Issuu on Google+

Informativo

PLANETA NEWS

1 0 2 0

Brasília,

fevereiro de

2011 - Ano 3 - Nº 14

RETROSPECTIVA

OS FATOS QUE MARCARAM O ANO NA EMPRESA m ano se passou e muita coisa aconteceu. Foi um ano de muita atividade, trabalho e, também, diversão. E o Planeta News esteve presente para registrar esses momentos, os quais vamos relembrar nesta edição.

O utros

U

destaques desta edição especial

Qualidade no trabalho

Festas e eventos

Eles são exemplos

A empresa promoveu uma série de cursos e treinamentos para os seus colaboradores em 2010.

Além do trabalho, 2010 também foi um ano de diversão e lazer.

Vários funcionários se destacaram por seus bons trabalhos e se tornaram destaques do mês.

Expediente Ano 3 - Nº 14 Fevereiro de 2011

QNP-24 Área Especial 02 - Ceilândia CEP: 72235-240 - Brasília/DF Telefone: 61 3377.3373 www.viacaoplaneta.com.br

Diretor editorial: Fernando Eloia Jornalista responsável: Paulo Passos - RP 2059 - DF Projeto gráfico e diagramação: Denny Guimarães (ÍCONE

Comunicação Visual - www.iconecv.com.br)

Relações Públicas: Camila Calazans


2010

Editorial

PLANETA NEWS

VAMOS NOS PERMITIR... EM 2011 VAMOS OLHAR A VIDA, OS ACONTECIMENTOS E AS PESSOAS DE MANEIRA DIFERENTE Vamos observar o trânsito louco e as pessoas estressadas e rir por dentro e por fora. Vamos deixar que o ar, mesmo poluído, seja motivo de agradecermos por estarmos vivos. Vamos deixar que os chatos, os prepotentes e os desumanos sejam motivo para uma reflexão do que NÃO precisamos na nossa vida. Vamos fazer uma oração silenciosa a cada um deles. Vamos criar em torno de nós uma aura de felicidade e paz de espírito. Vamos rir a valer dos nossos erros e teremos a certeza que fizemos o que achávamos melhor naquele momento. EM 2011 VAMOS NOS PERMITIR pagar micos e viver sem culpas.

2

Vamos trazer de volta a criança que está guardada em nós e procurar motivos para vivermos feliz e espontaneamente. Vamos tirar do álbum nossas fotos de infância e catalogar os momentos inesquecíveis.

Vamos aumentar o som do rádio e dançar aquela música preferida, sem se importar com o que as pessoas poderão dizer.

Diremos às pessoas mais próximas o quanto as amamos e como são importantes em nossa vida. Daremos um abraço apertado e demorado, que nos mostrará em segundos qual é o verdadeiro sentido da vida! Vamos criar um NOVO ANO diferente, em que o sentido do trabalho seja as famílias e o bem a todos a nossa volta, perdoando e amando como Jesus nos ensinou. EM 2011 VAMOS NOS PERMITIR TRABALHAR com a certeza que nos colocaremos no topo. Certezas que nos permitam ser alguém que faça a diferença para cada pessoa que passar por nós. Vamos nos permitir ter Compaixão, Amor e Paz para que nossa vida seja repleta de felicidades e Triunfo.

E VAMOS NOS PERMITIR FAZER NOSSA ORAÇÃO TODO DIA PELA MANHÃ. AMÉM!

Vamos ligar para os amigos, parentes distantes e pessoas que nos magoaram, diremos da saudade e do quanto somos maiores que o ressentimento e a dor. Vamos relembrar de todas nossas travessuras e aprender com elas, permitindo-nos viver um dia de cada vez.

Ano 3 - nº 14 - Fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

EM 2011 VAMOS NOS PERMITIR não criar nenhum problema imaginário em nossa mente. A Viação Planeta preocupa-se com o rendimento e o bem-estar dos seus colaboradores. Pensando nisso, a empresa criou a Divulgação de Resultados, um bate-papo entre os instrutores, motoristas e cobradores visando a discutir o trabalho da empresa. Por meio de tabelas e gráficos simplificados, é possível saber onde

ww

w

Fonte: Reginah Araújo (adaptado por Sr. Victor Foresti)

precisamos melhorar, como poderemos atingir nossas metas e melhorar o atendimento aos nossos clientes. No encerramento é servido um café e brindes são sorteados entre os participantes da Apresentação de Resultados. O sucesso da nossa empresa depende de cada um de vocês. Contamos com vocês!

VOCÊ SABIA QUE A NOSSA EMPRESA AGORA TEM

UMA PÁGINA NA INTERNET? É isso mesmo! Agora você pode encontrar informações sobre as ações que acontecem na empresa, os itinerários das linhas, notícias e programação do mês seguinte. Basta acessar

www.viacaoplaneta.com e conferir a nova ferramenta de comunicação da nossa empresa.


2010

Atualidades

PLANETA NEWS

SOLIDARIEDADE Visando ajudar aos desabrigados do Rio de Janeiro, a empresa Planeta arrecadou produtos diversos na garagem do Setor “O”. A iniciativa contou com a organização dos funcionários Marilene (despachante) e Edson Alves (Encarregado) com apoio do DRH e DEMAN. Vários voluntários ajudaram na separação e embalagem dos produtos para serem entregues na Secretaria da Juventude, no Pátio Brasil, onde estão sendo recolhidos os donativos para que sejam enviados para o Rio de Janeiro. A todos que colaboraram,nossos agradecimentos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL Após a contratação de Menores Aprendizes, foi realizado no último dia 24 de janeiro, no auditório do P Sul, um Treinamento Institucional, no qual alguns jovens menores de idade receberam instruções de quais são seus deveres na empresa, bem como quais são os deveres desta para com eles. Com essa iniciativa, a empresa trabalha sua responsabilidade social integrando os menores aprendizes à sociedade por meio desse programa de cidadania e educação.

3

Por Prof. Marins É preciso que todos numa empresa compreendam que se há algum adversário a ser combatido, ele está lá fora, é nosso concorrente. Dentro da empresa não há adversários e não deve haver. Dentro da empresa temos colegas de trabalho que devem ter o mesmo grande foco: comprometer-se com o sucesso de cada um de nossos clientes atuais e tudo fazer para conquistar novos clientes. Ao visitar empresas, vejo que as pessoas perderam essa consciência e fazem de seus colegas, seus adversários e às vezes até inimigos. O tempo gasto em fofocar, em fa-

zer armadilhas, em dificultar o trabalho de colegas é muito maior do que o dirigido ao atendimento ao cliente, à melhoria da qualidade, à construção de um ambiente sadio de trabalho e de produtividade. Outro dia presenciei uma reunião em que um departamento preparava uma verdadeira estratégia de guerra - pasmem - contra outro departamento da própria empresa. Pareciam oficiais. Coletavam dados, montavam mapas e planos, tudo para acabar com o nosso maior inimigo? Não preciso dizer que essa empresa está com problemas sérios em relação a seus clientes, à qualidade, à logística e distribuição e muitos

outros. Enquanto os clientes desaparecem, a maioria se ocupa em combater seus pares, em vez de ajudá-los, de procurar erros nos outros, em vez de corrigir os próprios erros. A verdade é que não há empresa que resista e sobreviva à desunião e é preciso matar no ninho qualquer início de briga interna, pois ela se alastrará, contaminando toda a empresa. Lembre-se: o inimigo está lá fora e não aqui dentro! Pense nisso. Sucesso!

É SUCESSO!!! Colaboração: Luciano Freitas (Adm. de Tráfego)

Ano 3 - nº 14 - Fevereiro de 2011

O INIMIGO ESTÁ LÁ FORA


Retrospectiva 2010

CURSOS E TREINAMENTOS PLANETA NEWS 4

Visando a qualidade no trabalho de seus colaboradores, a empresa, juntamente com o DRH e várias parcerias, promoveu uma série de cursos e treinamentos em 2010.

L

ogo em fevereiro, o DRH, em parceria com o SEST/SENAT, deu início ao Treinamento de Condutor de Veículos de Transporte Coletivo para Passageiros. Já em em março, os encarregados da manutenção tiveram a oportunidade de participar de alguns treinamentos comportamentais com a Psicóloga Maytê Costa. Os treinamentos foram realizados no auditório do Setor “O” para 12 funcionários que conheceram um pouco mais sobre liderança, comunicação, motivação e trabalho em equipe, além de reforçarem o conhecimento com dinâmicas divertidíssimas. Foi um momento de entrosamento entre os colaboradores e uma troca de experiência válida, já que muitos exercem o papel de líder. Em maio, ocorreu na garagem do Setor “O” a aula inaugural da Escola Manutenção, que continuou nos dias seguintes com suas aulas teóricas e práticas. Foi mais uma parceria com Sest/Senat e um marco para a história da Viação Planeta.

Ano 3 - nº 14 - Fevereiro de 2011

Ainda em maio, foram realizados treinamentos de atendimento ao cliente nos auditórios de Santa Maria, P Sul, P Norte e nos terminais do Paranoá e Brazlândia. Esse treinamento teve como principal objetivo preparar melhor os nossos funcionários para atender com excelência os nossos usuários. O “Projeto Manobrar” surgiu como mais uma oportunidade de qualificação e crescimento profissional para os funcionários, tendo

como objetivo principal preparar os funcionários a fazerem parte do quadro de motoristas da empresa. Os resultados esperados com esse projeto são: motoristas qualificados, boa conduta no atendimento ao cliente, atender às necessidades e expectativas dos clientes e sistema de transporte, transportando-os com dignidade, respeito, educação, condução do veículo de forma segura, respeitando as leis de trânsito e evitando multas e colisões.

Em mais uma parceria com o Sest/Senat, a empresa ofereceu aos seus funcionários o curso de capacitação profissional “Curso de Motor” em setembro.

O Projeto 10pertar teve a sua 2ª fase em setembro. O curso teve como principal objetivo reforçar o treinamento realizado no ano de 2009 com os despachantes, bem como verificar melhorias e pontos que ainda precisam ser trabalhados,

2010 como a liderança e a comunicação. E ainda foram introduzidos dois novos módulos: “Gestão do Tempo” e “Relacionamento Interpessoal”. Com relação aos treinamentos, o mês de outubro foi especialmente dedicado aos treinamentos com as duplas de motoristas e cobradores. Foram ministrados treinamentos sobre trabalho em equipe, nos quais a ênfase foi o empenho que ambos os profissionais precisam ter durante sua jornada. Foi ressaltado que o companheirismo e a dedicação de todos pelo trabalho são itens indispensáveis para atender bem ao passageiro e respeitar as leis de trânsito.


Retrospectiva 2010

PLANETA NEWS

LAZER PARA TODOS

2010

m março, foi realizado um grande evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Foi um dia com muitas atividades, em que oferecidas às colaboradoras orientações sobre: Postura e Ergonomia com Fisioterapeutas, DST/Prevenção de câncer e Odontologia. Além disso, também foram oferecidos: aferição de pressão, medição de taxa de glicemia, medição de taxa de glicose, cabeleireiro, manicure, maquiagem e confecção de carteirinhas gratuitas do Sest/Senat para as colaboradoras.

5 Também em outubro, as colaboradoras da empresa tiveram momentos de lazer no 6° Passeio das Mulheres, que este ano foi para Guaibim, na Bahia.

Ano 3 - nº 14 - Fevereiro de 2011

E

E o clima de Copa do Mundo de Futebol tomou conta da empresa em junho. Os auditórios da empresa foram preparados para esse evento, e os colaboradores puderam assistir e torcer pela Seleção Brasileira. Foram momentos de descontração, nos quais todos puderam se confraternizar e torcer juntos. Em julho, os colaboradores puderam se divertir na Festa Julina. Além de comidas típicas, o evento contou com a apresentação do Coral Cante Comigo, da Quadrilha Fogo de Palha e uma apresentação musical com Raimundo do Forró. E ainda ocorreram vários sorteios e bingos para os convidados.


2010

Retrospectiva 2010

terminal da QNQ/QNR recebeu o ”Alô Terminal Especial” em 11 de março. Foram sorteados vários prêmios aos funcionários que contribuíram e se destacaram na melhor forma de condução do veículo.O evento contou com a participação do Gerente da Manutenção, Sr.Estevão, do Diretor do RH, Sr. Fernando Eloia,

do Assessor, Sr. Ricardo Rodrigues, do responsável pelo treinamento, Sr.Lima, e da equipe do RH. Em 30 de abril, mais um “Alô Terminal”, dessa vez no terminal do Setor “O”. O evento contou com a presença de enfermeiros aferindo pressão e medindo taxa de glicemia. Ocorreram, também,

palestras sobre educação bucal e postura, e, logo em seguida, foi realizada uma ginástica laboral para os funcionários presentes. Brindes foram entregues ao final de cada palestra.

NOTA RÁPIDA

PLANETA NEWS

ALÔ, TERMINAL! O

6

FUNCIONÁRIOS DESTAQUE T

Ano 3 - nº 14 - Fevereiro de 2011

ambém tivemos vários funcionários que se destacaram no ano passado, dentre eles: o cobrador Luís Calado de Figueiredo, que devolveu uma carteira deixada no ônibus à sua dona; o funcionário Antônio Casimiro de Oliveira, que conquistou mais vitórias no atletismo; Helden Alves da Silva, que se destacou por sempre cuidar da conservação do ônibus no qual faz linha; e o despachante Edmar, do terminal de Taguatinga Sul, um exemplo de respeito ao idoso.

o dia 5 de outubro N ocorreram as eleições da CIPA das em-

presas Pioneira/Planeta/ Cidade e Satélite, em que foram eleitos representantes dos empregados.


Informativo Planeta News - 14