Page 1

manual de orientação


2

3

CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

sumário Comissão de Cultura e Extensão da ECA - pag. 4 Cultura e Extensão Universitária - pag. 4 Curso de Especialização - pag. 5 Curso de Aperfeiçoamento - pag. 6 Curso de Atualização - pag. 6 Curso de Difusão - pag. 7 Prática profissionalizante e Programa de atualização - pag. 8 Calendário para apresentação de propostas de cursos - pag. 9 Fomento às iniciativas de Cultura e Extensão Universitária - pag. 10 Programas, Projetos e Atividades de Cultura e Extensão Universitária A Universidade Aberta à Terceira Idade - pag. 11 A UsP e as profissões - pag. 11 Feira das Profissões da Usp (visitas monitoradas) - pag. 11 Semana de Arte e Cultura - pag. 11 Aprender com Cultura e Extensão - pag. 12 Nascente - pag. 12 Aproxima-Ação - pag. 12 USP Legal - pag. 12 Circuito Esportivo UsP - pag. 13 incubadora tecnológica de Cooperativas Populares - pag. 13 Eventos Simpósio Aprender com Cultura e Extensão - pag. 14 Seminário de Cultura e Extensão - pag. 14 Workshop de Agentes de Cultura e Extensão - pag. 14 normas Gerais, resoluções, 5940/2011 e CoCEx/ PrCEU-5857/2010 - pag. 15 Atividades promovidas pelos departamentos da ECA - pag. 16 Membros da Comissão - pag. 17


Comissão de Cultura e Extensão Universitária

Comissão de Cultura e Extensão Universitária

CURSOS

Curso de Especialização Comissão de Cultura e Extensão da ECA É a área da Universidade que democratiza o conhecimento desenvolvido pela sua comunidade interna e dialoga com o conhecimento, as expectativas e as necessidades da comunidade externa. As atividades de cultura e extensão são indissociáveis do ensino e da pesquisa.

Cultura e Extensão Universitária (CCEx-ECA) É responsável pela política da ECA na área e também por seguir as normas gerais da Universidade. Por ela passam todas as atividades de Cultura e Extensão feitas na Escola. A CCEx é formada por 8 docentes, representantes de todos os Departamentos, e 2 representantes discentes, um da graduação e um da pós-graduação. A comissão tem uma secretária, que centraliza todos os procedimentos burocráticos e mantém contato com a Pró-Reitoria de cultura e extensão, com os funcionários responsáveis pela área nos Departamentos e com os professores que atuam na área.

O Curso de Especialização é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, que visa formar profissionais qualificados para atender à demanda em campo determinado de conhecimento. Carga horária mínima: 360h/ aula, mais 40 horas de monografia; A freqüência mínima não deve ser inferior a 85% em cada uma das disciplinas e atividades, além do aproveitamento de aprendizagem aferido ao processo global de avaliação de no mínimo sete, numa escala de zero a dez. O curso terá duração mínima de um ano e prazo máximo de dois anos consecutivos, sem exceder, para o cumprimento da carga horária mínima; Será ministrado somente para alunos graduados;

Deve ser organizado em forma de Projeto, sob a responsabilidade de um coordenador e, eventualmente, de um vice-coordenador, pertencente ao quadro docente da Unidade, que deverão possuir experiência comprovada na área específica do curso, com titulação mínima de doutor e não ser aposentado. A titulação mínima para os demais ministrantes é o grau de Mestre; Poderá contar com a elaboração de docentes de mais de uma Unidade ou Órgão da Universidade de São Paulo e com especialistas não pertencentes ao seu quadro docente, desde que devidamente justificada. Pelo menos 50% da carga horária do curso deverá ser ministrada por docentes da Universidade de São Paulo.

5

CURSOS

4


CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

Curso de aperfeiçoamento Curso de aperfeiçoamento é um sistema organizado e uma ou mais disciplinas, que visa aprofundar conhecimento em campo determinado. Carga horária mínima: 180h/aula; A freqüência mínima não deve ser inferior a 85% em cada uma das disciplinas e atividades;

Curso de atualização o curso de atualização visa difundir o progresso do conhecimento, em determinada área ou disciplina. Carga horária mínima: 30h/aula; A freqüência mínima não deve ser inferior a 85% em cada uma das disciplinas e atividades; Será ministrado somente para alunos graduados; Deve ser organizados em forma de Projeto, sob a responsabilidade de um coordenador pertencente ao quadro docente da Unidade, que deverá possuir experiência comprovada na área específica do curso, com titulação mínima de

Será ministrado somente para alunos graduados; Deve ser organizados em forma de Projeto, sob a responsabilidade de um coordenador e, de um vicecoordenador, pertencentes ao quadro docente da Unidade, que poderão possuir experiência comprovada na área específica do curso, com titulação mínima de doutor.

doutor e não ser aposentado; Poderá contar com a colaboração de docentes de mais de Unidade ou Órgão da Universidade de São Paulo e com especialistas não pertencentes ao seu quadro docente, desde que devidamente justificada. Pelo menos 50% da carga horária do curso deverá ser ministrada por docentes da Universidade de são Paulo; O curso de Atualização, excepcionalmente, a critério da CCEx poderá ser ministrado apenas por especialistas externos à Universidade de São Paulo, devidamente justificada.

CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

Curso de difusão o Curso de difusão visa divulgar conhecimentos e técnicas à comunidade. Carga horária mínima: 8h/aula. Para curso de Difusão com carga horária superior a 30h/aula, deverá ser aprAesentada justificativa circunstanciada para sua carga horária; A freqüência mínima não deve ser inferior a 85% em cada uma das disciplinas e atividades; Deve ser organizado em forma de Projeto, sob a responsabilidade de um coordenador, pertencente ao quadro docente da Unidade; Poderá contar com a colaboração de docente de mais de uma Unidade ou órgão da Universidade de São Paulo e com especialistas não pertencentes ao seu quadro docente, desde que devidamente justificada. Pelo menos 50% da carga horário do curso deverá ser ministrada por docentes da Universidade de são Paulo; O curso de Difusão, excepcionalmente, a critério da CCEx poderá ser ministrado apenas por especialistas externos à Universidade de São Paulo, devidamente justificada.

7

CURSOS

6


CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

prátiCa profissionalizante e programa de atualização A Prática profissionalizante visa aprimorar o exercício da atividade profissional. o programa de atualização visa desenvolver no profissional um conhecimento ou uma técnica em determinada área ou disciplina. A Proposta deve ser organizada em forma de Projeto sob a responsabilidade de um docente pertencente ao quadro da Unidade, o qual deverá ter experiência comprovada na área ou disciplina; Poderá contar com a colaboração de docentes de mais de uma Unidade ou Órgão da Universidade de São Paulo e com especialistas não pertencentes ao seu quadro docente;

Os critérios de aprovação serão definidos pela Unidade, sendo a freqüência obrigatória, igual ou superior a 85% em cada uma das atividades, observando-se o Artigo 35 do regimento de Cultura e Extensão Universitária, Resolução 4940, de 26 de junho de 2002. A Unidade definirá o calendário, bem como regulamentará e procederá a inscrição, seleção e matrícula dos candidatos; Para fins de expedição de certificados, ao final, o responsável deverá instruir o processo com a relação das freqüências e quando for o caso, da avaliação.

para maiores esclarecimentos, acesse normas gerais http://www.usp.br/leginf no link Cultura e extensão, link resoluções, leia 4940/2002 e CoCex-5857/2010.

CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

Calendário para apresentação das propostas de Cursos só é considerada a entrada na CCex quando a proposta está completa, sem necessidade de correções. Duas reuniões antes de se completar 120 dias do término do curso, os relatórios devem ser encaminhados à CCex.

espeCialização §1º - início previsto para apresentação da proposta do curso, com entrada na Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx, até (ano anterior): I - 1º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de maio (ano anterior) ao curso; II - 2º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de outubro (ano anterior) ao curso.

atualização §1º - início previsto para apresentação da proposta do curso, com entrada na Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx, até: I - 1º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de setembro (ano anterior) ao curso; II - 2º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de março (mesmo ano) do curso.

aperfeiçoamento §1º - início previsto para apresentação da proposta do curso, com entrada na Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx, até: I - 1º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de setembro (ano anterior) ao curso; II - 2º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de março (mesmo ano) do curso.

difusão §1º - início previsto para apresentação da proposta do curso, com entrada na Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx, até: I - 1º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de setembro (ano anterior) ao curso; II - 2º semestre - 5 dias úteis antes da reunião da CCEx de março (mesmo ano) do curso.

9

FOMENTO

8


Comissão de Cultura e Extensão Universitária

Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária FUNDO DA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Apoio Financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão/PRCEU, conforme resolução da PRCEU. São projetos de professores (ou de alunos com um professor responsável), que tenham ligação com a graduação e/ ou a pesquisa, com impacto social, que podem incluir bolsa, compra de material, alimentação, etc. A solicitação de verba deve ser encaminhada à CCEx da ECA dos meses de Março, Maio, Agosto e Outubro, com antecedência de 05 (cinco) dias úteis da data da reunião para o fechamento da pauta. O resultado será encaminhado pela PRCEU, após 30 dias, a partir de sua aprovação. Escola de Comunicações e Artes – ECA Apoio Financeiro da Diretoria por indicação da CCEx, conforme resolução da CCEx. A verba é dividida pelos pedidos apresentados e tem por objetivo incentivar ações de Cultura e Extensão na ECA. As solicitações deverão ser encaminhadas à CCEx, mensalmente, com antecedência de 05 dias úteis da data da reunião para o fechamento de pauta. Bolsas do programa aprender com cultura e extensão O Programa Aprender com Cultura e Extensão integra a política de apoio à permanência e formação estudantil da Universidade de São Paulo. As bolsas são destinadas, prioritariamente, a estudantes com necessidade socioeconômica. Sua duração é de 12 meses, podendo ser renovada uma vez, por igual período. Para o ano de 2011, foram concedidas 900 bolsas, em valor previamente estipulado pela Comissão de Gestão das Políticas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil e equiparado ao valor das bolsas do Programa Ensinar com Pesquisa. Os recursos são provenientes do orçamento da Universidade de São Paulo.

Comissão de Cultura e Extensão Universitária

Programas, Projetos e Atividades de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU (com participação da Unidade)

A Universidade Aberta à Terceira Idade Implementado em 1994, visa possibilitar ao idoso – pessoas acima de 60 anos – a comunidade de aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”. LINK: http://www.usp.br/prc/ programas/3idade/index.php A USP e as profissões Implantado em 1991, tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. LINK: http://www.usp.br/prc/ programas/uspprofi/feusp_ capital.php

FEIRA DE PROFISSÕES DA USP (Visita monitorada) Nas visitas monitoradas , os docentes e alunos da universidade expõem suas opiniões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade e promoções de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos. LINK: http://www.usp.br/prc/ programas/uspprofi/feusp_ capital.php Semana de Arte e Cultura Realizada anual, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da USP. Ela cumpre o seu papel de integrar para com a sociedade,

11

Programas, projetos e atividades

10


CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

realizando atividades programadas pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP. linK: http://www.usp.br/prc/ eventos/e_semana.php aprender Com Cultura e extensão Criado em 2008, integra a política de apoio à permanência e formação estudantil da UsP. são projetos de professores (ou de alunos com um professor responsável), que tenha ligação com a graduação e/ou a pesquisa, com impacto social. linK: http://www.usp.br/prc/ programas/aprender/pc_aprender. php nasCente Criado em 1990, com o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP premia o fazer artístico de excelência no âmbito da graduação e da pósgraduação. são 7 áreas: áreas Cênicas, Artes visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. linK: http://www.usp.br/prc/ programas/nascente/pc_ nascente

AProximA-Ação Esse programa procura promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da UsP utilizando metodologias de educação comunitária buscando a criação de vínculos e a aproximação com as crianças e adolescentes que freqüentam os campi, suas famílias e as instituições que as atendem, por meio de acompanhamento sócioeducativo. usp legal Criada pela Portaria Gr3304, em outubro de 2001, a Comissão Permanente de Assuntos relativos às Pessoas Portadoras de deficiência vinculadas à Universidade de São Paulo, vem desenvolvendo ações que promovem um desmonte dos processos excludentes dentro da USP, por meio da remoção das barreiras atitudinais, arquitetônicas e pedagógicas, e incentivando ações conjuntas da Administração Central, das unidades e órgãos e da comunidade, de modo a assegurar a plena inclusão

CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

de alunos e servidores com deficiência. linK: http://www.usp.br/prc/ programas/usplegal/pc_usplegal. php CirCuito esportivo usp Criado 2009, é um projeto que coordena os Centros Esportivos e as Associações Atléticas Estudantis de todos os campi, em competições nas modalidades de voleibol e futsal. Além disso, toda a sociedade também participa como convidada, integrando, na modalidade de corrida de rua, a volta da UsP. seu principal objetivo é oferecer à comunidade universitária programas e Educação Física, Esporte e Recreação e oportunidades de práticas de atividades físicas, visando à melhoria da qualidade de vida e a humanização de seus participantes. linK: http://www.usp.br/prc/ projetos/circuito/index.php inCubadora teCnolÓgiCa de Cooperativas populares Fundada em 1998, a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul

singer e da iniciativa da CECAE, incentiva e apóia a constituição de empreendimentos em comunidades da periferia da cidade de São Paulo, formando grupos para a prática da autogestão e sua inserção no mercado em diversas atividades econômicas, como alimentação, confecção e costura agricultura urbana, produção de produtos de limpeza e higiene, prestação de serviços e assistência técnica em informática. Comissão de Estudos de Problemas Ambientais: Criada em 1986, em 1989 passou a integrar a PRCEU, visando conciliar a extensão universitária ao atendimento público em geral, a CEPA procura abordar e dinamizar questões referentes aos problemas ambientais. linK: http://www.usp.br/prc/ programas/itcp/pc_itcp.php

13

ProGrAMAs, ProjEtos E AtividAdEs

12


CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

eventos simpÓsio aprender Com Cultura e extensão Realizado em 2009, o evento teve como objetivo debater as questões da cultura e extensão na UsP, divulgar e avaliar os projetos; proporcionar troca de experiência e atender ao Edital 2008 que prevê a apresentação do projeto em pelo menos um evento acadêmico. linK: http://www.usp.br/prc/ index.php#.TrPzZvT1n-M seminário de Cultura e extensão Coloca em destaque não um tema em si, mas a relação entre, de um lado, o ensino e a pesquisa, e, de outro lado, a sociedade. Desta forma, os debates exploram a correlação extensão/pesquisa/ ensino. Trata-se, assim, de importante evento, relacionando à abordagem da interação da Universidade de São Paulo com a sociedade, no sentido mais amplo. linK: http://www.usp.br/prc/ eventos/e_seminario.php

WorKsHop de agentes de Cultura e extensão Para aprimorar o processo de divulgação do acervo cultural da Universidade e ampliar as interações dos diferentes atores no âmbito da cultura e extensão este Workshop foi realizado pela primeira vez em 2008. Trata-se de um veículo inovador, por meio do qual estão sendo criadas as reais condições para a plena valorização e difusão das atividades de cultura e extensão. A comunidade universitária que atua na área, em rodos os seus segmentos, constitui-se em potencial multiplicador das ações da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Seu constante aprimoramento tornará as ações culturais e de extensão, hoje temporalmente pontuais, em perenes. linK: http://www.usp.br/prc/ eventos/e_workshop.php

CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

normas gerais, resoluções, 5940/2011 e CoCex/ PrCeU-5857/2010 O curso de Extensão Universitária no âmbito da Unidade caberá à Comissão de Cultura e Extensão a supervisão. O processo de criação de curso ou de nova edição, após a aprovação pelo Conselho de Departamento, deverá ser encaminhado à CCEx, excepcionalmente, ad referendum do Conselho, no prazo máximo de 30 dias corridos, instruído com a documentação exigida na Resolução CoCEx no. 5857, devidamente cadastrado no Sistema Apolo. Os cursos de extensão universitária não poderão ser iniciados sem as devidas aprovações e assinatura do convênio, quando for o caso. No período de até 120 dias após o término de cada edição do curso, o coordenador deverá encaminhar à aprovação do CoCEx o relatório final, contendo a prestação de contas aprovado pela CCEx. Caso o relatório final não seja aprovado pelo CoCEx, o docente responsável terá um prazo de 60 dias para o que se fizer necessário e apresentação de novo relatório. O coordenador que não apresentar o relatório contendo a prestação

de contas nos prazos determinados constitui irregularidade que implica a proibição de novas edições de cursos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. Os cursos de extensão universitária poderão contar com a participação de instituições externas à UsP, desde que devidamente justificada, observandose o Artigo 38 da resolução UsP no. 5940. Nessa hipótese, o projeto deve ser regulamentado por contrato ou convênio específico, observandose a normatização pertinente da Universidade. Os cursos de extensão universitária podem ser pagos ou gratuitos. Todos os cursos pagos deverão discriminar no projeto a forma de isenção contemplando, pelo menos, dez por cento das vagas oferecidas, com isenção total. A gestão administrativa e financeira dos cursos de extensão universitária poderá ser compartilhada com entidades de apoio, desde que devidamente justificada a conveniência para a Universidade, mediante contrato ou convênio. Os cursos de extensão universitária poderão ser oferecidos sob a forma presencial ou à distância.

15

NORMAS

14


CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

CoMissão dE CUltUrA E ExtEnsão UnivErsitáriA

universidade de são paulo Reitor: Prof. Dr. João Grandino Rodas Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda esCola de ComuniCações e artes Diretor: Prof. Dr. Mauro Wilton de Sousa vice-diretora: Profa. dra. Maria dora Genis Mourão Comissão de Cultura e extensão universitária Presidente Prof. dr. Eduardo tessari Coutinho (CAC) vice-Presidente Profa. dra. lucilene Cury (CCA)

atividades promovidas pelos departamentos da eCa: Apresentações de música (oCAM); Corais (CMU); teatro (CAC); Exposições de artes visuais (CAP); Fotos (CjE); jornais (CjE); rádios Comunitárias; ECA jr.; Encontros, jornadas, discussões – promovidos pelos alunos dentro de cada departamento; Projetos, como o “Redigir”, criados pelos alunos; Outros.

membros departamentais titulares Prof. dr. Mario Celso ramiro de Andrade (CAP) Prof. dr. Marcos luiz Mucheroni (CBd) Prof. dra. Marisa Midori deaecto (CjE) Prof. dr. luiz ricardo Basso Ballestero (CMU) Prof. dr. sérgio Bairon Blanco sant’ Anna (CrP) Prof. dr. Almir Antonio rosa (Ctr) daniela Ades (representante discente da graduação) Bruno schuitze (representante discente da pós-graduação) membros suplentes Profa. dra. Yedda Carvalho Chaves (CAC) Profa. dra. Branca de oliveira (CAP) Prof. dr. Martin Grossmann (CBd) Prof. dr. Ferdinando Crepalde Martins (CCA) Prof. dr. dennis de oliveira (CjE) Profa. dra. Monica isabel lucas (CMU) Prof. dr. Eneus trindade Barreto Filho (CrP) Prof. dr. Eduardo vicente (Ctr) teresa de lima Perosa (representante discente da graduação) Andrea Christine Bella Krotosznski (representante discente da pós-graduação)

mais informações, acesse: site da Comissão de Cultura e extensão da eCa http://www3.eca.usp.br/ccex site da Pró-reitoria de Cultura e extensão Universitária - UsP http://www.usp.br/prc

secretárias: Genoveva Rita de Moura técnica-Administrativa: Marineide vargas estagiária da CCex Carolina Rodrigues Silva Souza

17

COMISSÃO

16


Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 Prédio Principal da ECA - 1º andar - sala 118 Cidade Universitária - CEP 05508-900 e-mail ccex-eca@usp.br site http://www.eca.usp.br/

Manual e Orientação da CCEx - ECA/USP  

Diagramação do manual e elaboração de uma nova proposta de logo da CCEx que entrará em vigor a partir do próximo ano.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you