Caro Gestor - edição 9

Page 44

CULTURA acadêmico dessa distinção, durante Audiência Pública pelo Dia Nacional do Tropeiro, em Vitória da Conquista. Todas as histórias de Mané Rico foram catalogadas e entraram para o banco de dados da ONG. Esse acervo será parte do projeto Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista, desenvolvido pela Catrop em parceria com o Museu Regional da Uesb.

No passado Os homens do caminho, tratantes ou viandantes, como eram chamados os tropeiros, passaram a ser de grande importância para o comércio de escravos, alimentos e ferramentas dos mineiros no final do século XVIII. Vendendo de tudo um pouco, eles estavam longe de serem comerciantes especializados. A existência do tropeirismo estava diretamente ligada ao ir-e-vir pelos caminhos e estradas, com destaque para a Estrada Real - via onde o ouro mineiro passava para chegar ao porto do Rio de Janeiro e seguir para Portugal. O constante movimento, o ir-e-vir das tropas, não só viabilizou o comércio como também se tornou elemento chave na reprodução econômica do tropeirismo na época. Enquanto isso, aqui na Bahia, a região onde está situada a cidade de Vitória da Conquista foi colonizada pelo português João Gonçalves da

44

Maris Estella Shiavo, hoje presidente da ONG Carreiro de Tropa.

Costa. De arraial, hoje é terceira cidade do estado e historicamente firmou-se uma característica de entreposto comercial ligando por via terrestre a Bahia ao restante do País. A região então passou a possuir uma riqueza cultural que mediatiza a influência desse perfil de terra de percursos e passagens. Por esta razão, de acordo com Maris Estela, a Catrop trabalha com a te-

mática do tropeirismo e sua influência na construção de um arcabouço identitário para essa região que tem na música, expressões literárias, artes cênicas, plásticas e audiovisuais seus principais expoentes de visibilidade. “É partindo desses referenciais que nós da Catrop buscamos elaborar estudos e projetos educativos, palestras e participações em eventos sociais ou acadêmicos”, conclui.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.