Issuu on Google+

C@RMO Março/2014

Informa

Confira nesta edição: 

English Project  Projeto

Estudo Monitorado  Material Didático Digital  Todos Contra o

Tráfico Humano  Abertura da CF 2014  A importância do estudo  Projeto Reconhecimento

Ambiental  Projeto de Orientação

Educacional  Girando Polígono e

Aprendendo  Aulas de Laboratório  Construção

de Brinquedo  Biblioteca Dom Bosco  Alunos do Período

Complementar Matutino

www.colegiodocarmo.com.br


O R J E P C H T S I L G EN Fazendo um poster com informações pessoais Este projeto tem como objetivo fazer um poster com informações pessoais, fortalecendo o relacionamento e ajudando o aluno a aprender mais a respeito de seus colegas de classe.

Angela

Professora


PROJETO

Estudo Monitorado Desde o dia 26 de março, os alunos do Ensino Médio do Colégio do Carmo participam do projeto de Estudo Monitorado. A meta é desenvolver em nossos alunos o hábito de estudo diário, através de atividades enviadas semanalmente pelos professores. Este ano, o projeto será desenvolvido utilizando os chamados agrupamentos produtivos. Segundo o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934), “o bom aprendizado é aquele que foca o potencial que o aluno pode desenvolver com a ajuda de outros”. Trabalhar em grupo, então, não é apenas importante, mas fundamental para ele. (Coord. de Turma 9º ano EFII e EM)


DIGITAL


TODOS CONTRA O TRテ:ICO HUMANO


ABERTURA DA

Campanha da Fraternidade 2014

Durante as aulas de Ensino Religioso, após o Carnaval, os alunos dos 1os Anos começaram a estudar sobre a Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para liberdade que Cristo nos libertou”. Nas aulas fizemos a exploração do cartaz da campanha, aprendemos a cantar o hino, conversamos sobre o verdadeiro sentido da liberdade e os direitos das pessoas. Estamos rezando a oração todos os dias, trabalhando sempre o respeito e a dignidade. No dia 14/03, sexta-feira, aconteceu a hora do Boa Tarde, a abertura da Campanha da Fraternidade de 2014 com a participação dos alunos e professoras.Foi um momento muito rico, de fé e reflexão. As crianças tiveram a oportunidade de aprender também o verdadeiro sentido da Quaresma.

Profª Priscila e Ísis


A importância do estudo

M

ais uma vez, o Carmo deu início ao Projeto de Estudo com os alunos do EFII, enfatizando e conscientizando nossos educandos sobre a importância do estudo diário, não somente na véspera das provas. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua para ajudar no processo de aprendizagem, de fixação e memorização. Neste projeto, a psicóloga escolar, Lia Souto, deu orientações sobre como estudar, ressaltando que deve-se organizar em casa um lugar apropriado, arejado, sem barulho, com material à mão de cada disciplina, estudando cinquenta minutos, descansando dez. Com hábitos assim, com certeza, o estudante obterá resultados.

Professora Maria Helena Machado


Projeto Reconhecimento Ambiental Iniciamos no mês de março o PRA (Projeto de Reconhecimento Ambiental), que será dividido em 3 etapas:  ETAPA 1: Identificação e estimativa de

biodiversidade.  E TA PA 2 : C a r a c t e r i z a ç ã o e classificação de espécies.  ETAPA 3: Fatores abióticos e bióticos observados na área de estudo. Ele será feito em grupo, a cada etapa, será solicitado que façam um relatório de pesquisa com os resultados obtidos. Todo projeto será realizado no ESPAÇO VERDE da Escola, onde os alunos deverão fazer um levantamento das espécies dessa área. Essa é uma técnica que os biólogos usam para estimar a biodiversidade de espécies atualmente existentes, e é importante, portanto, que essa atividade seja realizada, para que os educandos possam ter a noção de como se projetam essas estimativas.

Portanto, os alunos devem estar conscientes de que o que estão fazendo é uma simulação do que é realizado pelos biólogos, em campo, e que a partir desses métodos se estima o número de espécies que podem existir potencialmente no planeta.

Professora Maria Angela


Projeto de

Orientação Educacional Acabei o Ensino Médio

e Agora?

Que curso devo

Escolher?

Curso? Graduação? Intercâmbio?

C

om o objetivo de orientar os jovens para uma trajetória profissional feliz, o Colégio do Carmo se empenha em desenvolver um projeto de Orientação Educacional e Profissional com seus alunos do Ensino Médio. Palestras, feiras de profissões e visitas a algumas faculdades da região serão feitas com os educandos durante o ano, para que possam ir refletindo sobre suas possíveis profissões. Orientamos aos pais que conversem também com seus filhos a respeito de seus sonhos, objetivos de vida, suas facilidades e dificuldades. Dessa forma, o jovem confiante, toma consciência de suas aptidões e consequentemente se encaminhará para aquela profissão que o fará um ser humano pleno e realizado profissionalmente. A vida é feita de escolhas. Escolhas adequadas constroem seres humanos felizes e realizados para promover uma sociedade mais justa e fraterna.

Lia Souto

Psicóloga Escolar


Girando PolĂ­gonos e aprendendo!

Professora Ana Paula


Aulas de Laboratório

Iniciamos em fevereiro as aulas de Laboratório de Ciências. Física, Química e Biologia. Nessas aulas os alunos fazem experimentos para comprovar as teorias estudadas. A experimentação enriquece o conhecimento do aluno e desperta o espírito científico. A prática conecta a teoria do dia a dia, facilitando a percepção do mundo pelo aluno. As aulas são sempre em grupo, o que fortalece a troca de informações e aumenta o aprendizado.

A ciência depende da prática!

Profa Lenita Luiza Esteves Laboratório e Biologia


Construção de Brinquedo Alunos do Infantil I A e B constroem

PIPA S

com a participação da família! Tudo bem ser diferente, pois “ninguém é igual a ninguém!” Os alunos e as professoras da Educação Infantil I (crianças de 2 anos) estão desenvolvendo o Projeto de Leitura Interdisicplinar baseado no livro de literatura infantil “Ninguém é igual a ninguém”, da autora Regina Rennó. Este Projeto está proporcionando aos alunos diversas vivências e descobertas que mostram a importância de se respeitar e de se valorizar as diferenças, e ao mesmo tempo, explorar as possíveis semelhanças existentes entre pessoas da mesma família, entre os colegas da sala e as pessoas que convivem com os pequenos. Uma das atividades propostas pelo Eixo Movimento foi a construção de um brinquedo muito especial: a PIPA! Realizada com o apoio e a colaboração das famílias esta atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos um momento de interação cm seus familiares em casa e um momento lúdico com seus colegas na escola. Foi uma brincadeira muito divertida!

Professoras Luciana e Fernanda Infantil I A e B


Biblioteca Dom Bosco

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I frequentam a biblioteca semanalmente, acompanhados pelas professoras dos respectivos anos, com horário agendado, com o objetivo de dinamizar e despertar o gosto pela leitura. Realizam também leituras diversificadas, fazendo comentários orais na roda de debate sobre os livros lidos para indicações: “li, gostei e recomendo”. Outra atividade desenvolvida é o teatro de fantoche. A Biblioteca juvenil, espaço reservado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, é um ambiente preparado cuidadosamente, que possibilita uma boa organização e acomodação para os usuários do Projeto de Leitura, desenvolvido pelas professoras de Língua Portuguesa. Contamos ainda com a parceria da Diretora Adm. Financeira, Ir. Rosana Maria de Castro Rodrigues Cavalcante, que está sempre investindo na nossa biblioteca, com a aquisição de livros.

Roseli

Bibliotecária


Alunos do Período Complementar Matutino

A horta na Educação Infantil tem como objetivo principal aproximar os alunos da natureza e despertar o interesse deles em cuidar do meio ambiente. Essa atividade traz sentimentos de equilíbrio e bem estar, sendo importante na vida de qualquer criança. Os alunos do Período Complementar Matutino da Educação Infantil, desenvolvem muito bem esta atividade durante a “Rotina semanal”, com o auxílio da Monitora Izabeli e da Auxiliar Tatiane. O contato com a terra e o cultivo de determinados vegetais e hortaliças permitem aos alunos perceber as necessidades vitais do plantio, os cuidados que se deve ter (assim como a falta deles) e o processo de crescimento e a colheita desses alimentos. Além disso, as crianças também aprendem a se alimentarem de maneira saudável e conhecem alguns conceitos de ecologia através de brincadeiras e atividades utilizando materiais recicláveis.

Izabeli

Monitora


Informativo março