Issuu on Google+

  Junho de 2012 Ayurveda   1 layout ayurveda.indd 1

04-06-2012 19:04:12


Massagem Ayurveda

Editora: cicling art Ideas cicling art Ideas@ cicling art Ideas. com Programação visual:

Pag. 5 Surya namaskar (Saudação ao sol)

Cármen Simão cicling art Ideas

Fotografia: http://www.tantravidyoga.blogspot.pt/ http://pazpazes.blogspot. pt/2011/09/ayurv eda-curso-de-massagem-abhyanga.html http://www.barbarajorge.com.br/ dicas/ http://www.saladeayurveda. com/2009/04/receitinha.html http://cristinalucio.sites.uol.com. br/02_arqpessoal_ayurveda.htm

Pag. 6 e 7 Ayurveda - como actua no ser humano

Pag. 8 a 11 Massagem Ayurveda

Marketing: Carmen Simão Administração : Carmen Simão

Pag. 14 a 16 Dieta Ayurveda

cicling art Ideas cicling art Ideas@ cicling art Ideas. com

2   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 2

04-06-2012 19:04:13


“O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo. O que for o teu desejo, assim será a tua vontade. O que for a tua vontade, assim serão teus actos. o que forem teus actos, assim será teu destino.” Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

  Junho de 2012 Ayurveda   3 layout ayurveda.indd 3

04-06-2012 19:04:13


Massagem Ayurveda

Surya namaskar (Saudação ao sol)

Yoga Da raiz sânscrita yug, que significa unir, yoga diz respeito à junção de corpo, mente e espírito, em um continuo único, que por sua vez se conecta ao espírito ou consciência universal. Essa união é simultaneamente o destino da pratica e do meio para chegar lá – o caminho que fazemos ao caminhar. A yoga permite obter o controle e o refinamento de nossas ações através de uma consciência mais elevada de nós mesmos. O primeiro passo para que isto aconteça é a conquista da calma. Aquietar a mente, neutralizar os conflitos internos e relaxar profundamente são condições necessárias para chegar a esta consciência mais elevada Tudo na vida é yoga – na medida em que toda a vida tem como objetivo consciente ou inconsciente a reintegração no cosmos

Tudo na vida é yoga – na medida em que toda a vida tem como objetivo consciente ou inconsciente a reintegração no cosmos. O yoga é um modo de tomarmos consciência do movimento natural de abandono do individual para voltarmos ao todo. A prática do Yoga proporciona harmonia e paz interior. É um caminho para aliviar as tensões cotidianas, funciona como uma terapia de harmonização do corpo e da mente.

Movimento em sentido horário. Em cada posição, precisamos ter consciência de todo o nosso corpo e de como estamos inspirando e expirando. Os movimentos para cima são acompanhados de inspiração, enquanto os que apontam para baixo acompanham a expiração.

4   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 4

04-06-2012 19:04:13


Junho de 2012 Ayurveda   5 layout ayurveda.indd 5

04-06-2012 19:04:21


Massagem Ayurveda

MASSAGEM AYURVEDA Ayurveda tem as suas raízes na cultura Indiana, é mencionada nas escrituras sagradas (Vedas) e vem sendo praticada desde á 5000 anos.

interna, equilibrando-os. Realizam-se alongamentos que promovem a flexibilidade corporal e corrigem posturas incorrectas, aumentando o fluxo de energia.

Segundo a mitologia Hindu, no princípio os seres humanos eram imortais, unos com o Cosmos. O Homem começou em determinado momento a interagir com o ambiente, violando as leis da natureza, alterando assim a sua harmonia interna e desta forma surgiu a doença e consequente morte do corpo. Os sábios, através da meditação iluminada, receberam o conhecimento da longa vida, Ayurveda, para ajudar o homem a combater a doença e o sofrimento.

Todo o trabalho fundamenta-se na necessidade de reequilibrar o ser humano com a eterna harmonia interior, ligando-o ao cosmos novamente e desta forma contribuindo para o aumento da longevidade, felicidade e autorealização. A Massagem Ayurvédica tem um alcance surpreendente porque age directamente na fonte, ou seja, no equilíbrio interno do indivíduo. Com a harmonização do corpo, da mente e do espírito não existe lugar para a doença, pois esta resulta da desordem.

A Massagem Ayurvédica é indicada no tratamento de algumas patologias, mas regra geral é praticada para a conservação da saúde. É aconselhada a massagem regular, bem como uma alimentação equilibrada, Ioga e Meditação. Que na linguagem Ocidental, traduz-se por uma correcta nutrição dos alimentos, exercício físico adequado e uma boa saúde mental.

Uma das muitas características próprias de Ayurveda é o conceito de dosha. Toda a matéria surge através dos cinco elementos: água, terra, fogo, ar e éter. Estes cinco elementos combinam-se entre si dando origem a três humores corporais: kapha, Pitta e vata. Cada ser humano tem em si uma combinação única que é formada no momento da concepção, com predominância de um ou mais doshas.

A Massagem Ayurvédica distingue-se de outras massagens terapêuticas pela sua forma e amplitude de acção: há um ritual na massagem que envolve não só o corpo mas também o relaxamento mental e a harmonia com o espírito. Decorre num ambiente tranquilo com som apropriado, luz e aromas que lhe são próprios. É realizada no chão sobre um colchão coberto com um lençol ou toalha. São utilizados óleos naturais apropriados á constituição individual, Prakriti e de acordo também com a estação do ano em que ocorre a massagem. A Massagem Ayurvédica respeita o sentido energético do corpo e utiliza o antigo conhecimento dos chacras, ou centros de energia,

Através do ambiente externo e de hábitos ao longo da vida, o organismo sofre desequilíbrios que alteram o prakriti, ou constituição individual. A Massagem Ayurvédica auxilia na harmonização dos doshas, restaurando a saúde e o bem-estar. Por Sandra Ferreira de Oliveira

6   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 6

04-06-2012 19:04:22


Sandra Ferreira de Oliveira • Formação em Massagem Ayurvédica pelo Espaço de Terapias Bioenergéticas em Lisboa • Curso sobre Civilização Indiana pela Universidade Nova de Lisboa • Curso de Terapia Marma pela Suraj Ayurveda Clinic Panchakarma & Research Center • Curso de meditação Raja Yoga pelo centro Brahama Kumaris • Formadora de Massagem Ayurvédica desde 2006 Contactos http://www.facebook.com/pages/Ayurveda-Massage/114744185202495

Duas ocidentais que cultivam e partilham esta sabedoria milenar vinda do Oriente Vivian Krüger, 36 anos. Diplomada em Massagem Aurvédica e CHavutti em Porto Alegre, Brasil. Trabalhou como massagista no Ayurcentre em Lisboa e como responsável holísticas em spas com terapias como Abhyanga, Chavutti, Shirodara e outras como: Reflexologia e Pedras Quentes. Massagista Ayurvédica há quase 10 anos, resolvi aprender essa técnica quando recebi uma de oferta e me apaixonei! A acumpressão, os aromas dos óleos essenciais naturais, o reequilíbrio espiritual pelos chakras e todo ambiente relaxante contribuem para um ambiente de maravilhas sensoriais.

  Junho de 2012 Ayurveda   7 layout ayurveda.indd 7

04-06-2012 19:04:22


Massagem Ayurveda

“Existe no Ayurveda um importante conceito relacionado com a evolução humana individual, que é a noção do dharma. O dharma pode ser traduzido como o caminho natural, o comportamento natural ou o dever natural da pessoa. Ele se refere ao fato de que cada pessoa possui um curso de ação que é o mais correto e gratificante para ela, um caminho que produz a maior felicidade e a evolução mais rápida.” Deepak Chopra

Pindas sveda A Ayurveda é uma medicina natural e a combinação de ciência e filosofia que abrange muito dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais necessários à saúde. A palavra vem do sânscrito Ayur - que significa vida, e Veda - conhecimento ou verdade. Dentro do sistema ayurvedico existem várias massagens e técnicas que são aplicadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Nestas imagens são abordadas três tipos de massagem:

Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo; É uma massagem terapêutica facial e corporal realizada com óleos de ervas naturais, com um conjunto de movimentos contínuos, que vai promover a revitalização dos tecidos e a remoção de toxinas. Esta massagem estimula os cinco sentidos.

Pinda Pindas sveda s sveda - saquinhos de linho com ervas medicinais que são aquecidos em óleo e percutidos por todo o corpo; As Pindas contêm no seu interior ervas medicinais, sal grosso, arroz etc. que são previamente aquecidas em óleos medicados, seguida por várias manobras de massagem criando um efeito terapêutico, equilibrando a energia interior e trazendo uma grande sensação de bem estar.

Udvarthanam Udvarthanam (massagem com pós medicinais anti – celulite). Massagem aplicada a seco ou com óleo medicado com a utilização de pós medicinais. É uma massagem redutora, associada a programas de emagrecimento em que se pretende eliminar toxinas estimulando o sistema linfático. Eficaz em casos de celulite, obesidade, pele oleosa e comprometimento da circulação venosa e linfática.

8   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 8

04-06-2012 19:04:22


Abhyanga

Pindas sveda

Udvarthanam   Junho de 2012 Ayurveda   9 layout ayurveda.indd 9

04-06-2012 19:04:22


Massagem Ayurveda

10   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 10

04-06-2012 19:04:30


OS DHOSHAS

De acordo com a Ayurveda, todo ser humano é um fenômeno único da consciência cósmica, manifestado através dos cinco elementos básicos da natureza (terra, água, fogo, ar e akasha). Obviamente, os nomes terra, água... não se referem aos elementos tais como os conhecemos atualmente, mas a estados da matéria.

A física quântica, nas suas teorias e pesquisas de ponta, descreve o universo como uma possibilidade dentro da consciência, corroborando a percepção dos antigos Sábios. A combinação destes cinco elementos forma três organizações do corpo ou tipologias, que são: VATA - éter + ar – leveza, estrutura esguia, rapidez nas atividades, fome e digestão irregulares, sono leve e interrompido, entusiasmo, vivacidade, imaginação; excitabilidade, mudança de humor, tendência à preocupação, energia física e mental em explosões repentinas.

PITTA - fogo + água – constituição mediana, temperamento empreendedor, gosto por desafios; inteligência aguçada, muita fome, sede e boa digestão; tendência à raiva e irritabilidade sob tensão; aversão ao sol e ao calor; caloroso e ardente nas emoções, quando equilibrado. KAPHA - água + terra – constituição forte e sólida; energia constante, gestos vagarosos e graciosos; personalidade calma e tranqüila; tendência à obesidade; afeição, tolerância e generosidade; tendência à possessividade e complacência; buscar consolo emocional nos alimentos. Todo temperamento psicossomático ou constituição é determinado por estes três doshas no momento da fecundação. Quando o embrião é formado, sua constituição está determinada, tal como o código genético e determina essas características até a morte física. Abaixo há uma caracterização de cada dosha.

  Junho de 2012 Ayurveda   11 layout ayurveda.indd 11

04-06-2012 19:04:32


Massagem Ayurveda

Meditação Se você quer viver uma vida mais realizada, primeiro você terá que conhecer seu potencial, quem você realmente é. Meditação é a rota para este conhecimento. É a metodologia da ciência da conscientização. A meditação os proporciona-nos a possibilidade de encontro com aquilo que há de mais profundo dentro de nós.

Exercício:

Escolha um horário fixo durante o dia, no qual você possa dedicar-se à prática da meditação . Inicialmente, comece meditando por 15 minutos, e pouco a pouco, de acordo com o progresso da meditação, você poderá aumentar, gradualmente, esse tempo. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta, de preferência em um quarto tranqüilo,colocando um aroma relaxante. Foque sua mente na inspiração, e depois na expiração . Inspire…expire . Se vierem pensamentos à sua mente não se preocupe. Não lute contra eles . Apenas volte gentilmente sua atenção para a respiração, e ouça o som do ar entrando e saindo dos pulmões. 12   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 12

04-06-2012 19:04:32


Dia virá em que sua mente, sem você perceber, acabará se aquietando, e com isso, finalmente os pensamentos desaparecerão, deixando o seu coração transbordando de bem-aventurança . Os momentos de meditação, mesmo que inicialmente fugazes, permitem-nos entrarmos em contato com a centelha divina que habita em cada um de nós (buddhi) e sentirmos a verdadeira paz e felicidade.

  Junho de 2012 Ayurveda   13 layout ayurveda.indd 13

04-06-2012 19:04:32


Massagem Ayurveda

DIETA AYURVEDA Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva em copo alto. Decore com o ramo de hortelã. Vata Lassi Ingredientes: -1/2 xícara (chá) de queijo cottage -1/2 xícara (chá) de iogurte -1/2 de xícara (chá) de água mineral -1 colher (chá) de cominho em pó -4 tâmaras grandes hidratadas -1/2 colher (chá) de suco de limão -1 colher (chá) de mel Lassi Na visão do Ayurveda ela ajuda na digestão e equilibra os três doshas. Pode ser doce ou salgado e tem como base iogurte e água. Abaixo algumas receitas fáceis de fazer de acordo com os três doshas: Pitta Lassi Ingredientes: -1/2 xícara (chá) de iogurte -1 xícara (chá) de água mineral -1/2 colher (café) de cardamomo em pó -açúcar demerara a gosto -8 folhas grandes de hortelã frescas -3 colheres (chá) de água-de-rosas -1 ramo de hortelã para decorar

Preparo: bata no liquidificador o queijo cottage com o iogurte e a água. Adicione os demais ingredientes e bata novamente. Kapha Lassi Ingredientes: -1/2 xícara (chá) de iogurte -1 xícara (chá) de água mineral -2 colheres (chá) de mel -1 pitada da mistura: canela em pó, gengibre em pó, pimenta-do-reino preta e cominho -3 sementes de cardamomo Preparo: bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em temperatura ambiente. Tem sabor forte e é estimulante.

14   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 14

04-06-2012 19:04:32


Kichadi Kichadi Tridosha para o verão O kichadi é uma categoria de pratos considerados curingas para a alimentação da ayurveda, porque servem para os três tipos de doshas.

Aguarde um minuto. Lave o arroz e a lentilha, escorra e adicione na panela. Junte a água e o sal e cozinhe até que os grãos fiquem macios (cerca de uma hora). Enquanto isso, lave e fatie os aspargos e lave as ervilhas. Quinze minutos antes de servir, cozinhe ambos no vapor e junte ao kichadi. Misture bem. Decore com fatias de carambola e damasco, ou frutas de sua preferência. Rende 4 porções. (*ingredientes encontrados em lojas de produtos naturais ou especializadas em temperos e condimentos)

Ingredientes: -1 colher (café) de açafrão -2 colheres (sopa) de ghee (manteiga especial indiana) ou manteiga sem sal -1/2 colher (chá) de cominho em pó -1/2 colher (chá) de sementes de fenogrego* -1 pitada de asafetida* (ou hing) -3 a 4 folhas de curry (opcional) -1/2 xícara de arroz basmati (típico indiano) ou arroz branco ou integral -1/2 xícara de lentilhas -6 xícaras (chá) de água mineral -1 colher (chá) de sal marinho -2 xícaras (chá) de aspargos frescos picados -1 xícara (chá) de ervilhas frescas Preparo: Aqueça o açafrão numa panela seca. Adicione o ghee (ou manteiga), o cominho e as sementes de fenogrego. Aqueça em fogo baixo até o cominho ficar dourado. Acrescente a folha de curry e a asafetida e misture.

Um dos segredos de saúde na ayurveda são as massalas preparadas para cada dosha ou biotipo. Além de conferir aroma e sabor aos alimentos, ajudam a eliminar e digerir toxinas do nosso corpo. Uma Massala, a princípio pode parecer apenas uma mistura de ervas e especiarias, mas os ayurvédicos sabem que ela na verdade é uma preciosa ferramenta de saúde.. um antídoto para aqueles dias que não almoçamos em casa e enfrentamos um restaurante ao quilo. Ter na bolsa uma massala pode prevenir um desequilíbrio lá na frente!

  Junho de 2012 Ayurveda   15 layout ayurveda.indd 15

04-06-2012 19:04:33


Massagem Ayurveda

Massala Kapha

Quente, picante e anti-inflamatória Ingredientes orgânicos: 5 Gengibre em pó 4 ½ Canela em pó 9 Mostarda em pó ou grãos 2 Páprica em pó 1 Pimenta do reino em pó 5 Urucum em pó ou grãos 1 Chilli em pó Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Massala Vata

Morna, carminativa, levemente picante e sedativa Ingredientes orgânicos: 3 Gengibre em pó 3 Cravo em pó 7 Cominho em pó ½ Nos Moscada em pó 2 Alho em pó ou bem seco 1 Erva doce em pó ou grãos Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Massala Pitta

Aromas que curam A ayurveda recomenda aplicar óleo essencial em lugares especiais, como no terceiro olho, no topo da cabeça, nas têmporas, na base do nariz, nas orelhas, mas jamais nas mucosas. Podemos também fazer o uso de óleo essencial em difusores. Óleo essencial atua aumentado ojas – em sânscrito, a seiva da vida. Isso equilibra os doshas e promove uma natureza sátvica, ou seja, equilibrada pela união perfeita entre movimento (rajas) e inércia (tamas). Vata: Para combater: Ansiendade: Misturar sete gotas de óleo essencial de lavanda com três de laranja-doce. Insônia: 10 gotas de óleo essencial de lavanda.

Fresca, depurativa e aromática

Pitta:

Ingredientes orgânicos: 13 Coentro em pó ou grãos 1 Cominho em pó ou grãos 13 Cúrcuma ½ Feno greco em pó ou grãos 1 ½ Nos moscada em pó 3 Alecrim em pó ou erva seca Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Para aplacar: Raiva: Misture 6 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang e 2 gotas de óleo essencial de grapefruit. Estresse: 8 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 gotas de óleo essencial de alecrim.

Preparação: misture bem todas as especiarias em uma bacia. Aqueça o ghee em uma panela de barro e em seguida refogue tudo por 5 minutos sempre mexendo. Há quem não refogue. Eu prefiro refogar pois o ghee desperta os aromas e deixa a massala muito mais saborosa.

Kapha: Para auxiliar na cura de: Depressão: 8 gotas de óleo essencial de grapefruit (toronja) e 2 gotas de óleo essencial de alecrim. Letargia: Combinar 8 gotas de óleo essencial de eucalipto com 2 gotas de alecrim.

16   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 16

04-06-2012 19:04:33


Junho de 2012 Ayurveda   17 layout ayurveda.indd 17

04-06-2012 19:04:34


Massagem Ayurveda

18   Ayurveda Junho de 2012 layout ayurveda.indd 18

04-06-2012 19:04:40


Ayurveda