Page 1

Folhas Vivas Outubro 2011

Visita de Estudo à Auto Europa No dia 26 de Maio, os alunos da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira, efectuaram uma visita de estudo às instalações da Fábrica de Produção de Automóveis do Grupo Volkswagen, de origem Alemã – Auto Europa. Esta fábrica encontra-se sediada em Palmela. Fazem parte do Conselho de Gerência os Senhores António de Melo Pires - Director-Geral e Juergen Hoffmann Director dos Recursos Humanos, Finanças e Tecnologias de Informação. A área de produção e o parque industrial totalizam em 2.000.000 m2. Encontram-se permanentemente activos um Corpo de Bombeiros e um Posto Médico 24 horas por dia. A Unidade de Produção encontra-se dotada com as mais modernas tecnologias utilizadas na Indústria Nacional e está equipada com todas as ferramentas necessárias como a casa Mãe (Alemanha), desde a fase de planeamento de produção de carros, até a produção em série. A Fábrica foi construída com a preocupação fundamental de minimizar os efeitos das suas actividades sobre o meio ambiente. Cumpre as normas de protecção ambiental a nível da Europa. Nesta, existe, uma estação de tratamento primário dos efluentes industriais de água utilizada na Nave de pintura, é reciclada e reutilizada. Há controlo regular das emissões gasosas para a atmosfera. Os empregados recebem uma formação na área ambiental. A Fábrica conta com cerca de 3 500 colaboradores dos quais 10% são mulheres. A chave do sucesso da Auto Europa é o bom ambiente que reina e o espírito de equipa. Promove a responsabilidade e a tomada de decisões das equipas e alguns têm formação no Estrangeiro. Também incentivam os trabalhadores a aprenderem línguas e a serem polivalentes. Cada secção é composta por 10 trabalhadores, orientada por 1 chefe de equipa. Por cada 5 chefes de equipa há um supervisor.

2

Trabalham por turnos rotativos: das 7h às 15h30m, das 15h30m às 24h e das 24h às 7h. Dentro da produção horária tentam atingir o objectivo proposto: produção diária conseguida, quadro de equipa, índice de produtividade, sugestões para implementação do trabalho, organização e qualidade e plano de rotação dentro da estação, flash semanal e informações úteis. Em cada turno, fazem 4 pausas dentro das respectivas estações onde existem máquinas de café, jornais, para evitar a rotina e para almoçar ou jantar. Existe também um refeitório para os trabalhadores e uma loja de produtos das marcas que representam. Esta fábrica iniciou a sua produção efectiva e em série no mês Maio de 1995. A Volkswagen tem aproximadamente 670 fornecedores dos quais 430 são fornecedores de produção. Os carros produzidos são da marca: Volkswagen Sharan, Eos, Sirocco e Seat Alhambra Os motores são produzidos na Alemanha, Hungria e Polónia destinando-se ao mercado Português 23% e os restantes 77% são exportados para a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, China e África do Sul. Existem 4 fases de produção: Nave das Prensas, Nave das Carroçarias, Nave de Pintura e Nave da Montagem Final. O aço chega em rolos; antes do corte este é desenrolado, lavado, limpo, verificado a qualidade, planado, organizado, prensado e só depois entra para o corte. Existem 2 linhas de corte: regular e irregular - Prensagem algumas peças são únicas na Europa - A linha de corte é masculina e feminina da marca Ibermoldes e Triax. Depois de cortadas, as peças são levadas pelas aranhas modelares para o molde Prensas - Linha Tander – Maior da EUROPA. Molda conforme a necessidade. Em seguida faz-se o corte das portas. O aço que sobra do corte das portas é compactada e vai para a Siderurgia Nacional, em Paio Pires.

Zona dos Robots - É feito o reforço das portas e colocadas outras peças - União do automóvel - Colocação da porta Pintura – Desengorduramento Colocação dos anticorrosivos Mergulhar no tanque – Electrocoat - Selante para protecção - Aplicação do PVC Pintura com uma cor neutra para homogeneizar - Aplicação de esmalte - Forno e verniz - Forno e finalmente Colocação da cera para impermeabilizar. Motores São retiradas as portas para que não se risquem ou estraguem durante o processo de colocação do motor, do cockpit, dos bancos, da parte frontal, dos para choques, vidros, tubo de combustível e afins. Por fim, é feita a união da carroçaria com o chassis. É nesta altura, que se voltam a colocar de novo as portas, os pneus e as jantes e faz-se a ligação da parte eléctrica. Colocação do combustível; Teste da água, para ter a certeza de que não há infiltrações no carro; E por último os carros são testados a todos os níveis, por pessoal qualificado para confirmação do seu desempenho e eficiência. É colocado o selo de verificação de qualidade. O transporte dos carros para o porto de Setúbal é feito de comboio e deste o envio para o estrangeiro de barco. Não foi possível assistir ao teste drive porque chovia imenso na altura em que terminamos a visita. Ficamos elucidados sobre o processo da produção dos carros, montagem e finalização dos mesmos. O nosso muito obrigado a Auto Europa por nos ter permitido aumentar os nossos conhecimentos e em particular a simpática senhora Leila Madeira das Relações Públicas.

Evelisa Varela


Jornal da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira - Página 2  

Jornal da Universidade Sénior de vila Franca de Xira

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you