Issuu on Google+

COMUNICADO Rescaldo das Eleições Autárquicas 2013

A Comissão Política Concelhia da JSD/Portimão felicita, antes de qualquer análise política, todos os autarcas eleitos no passado domingo 29 de setembro, nas pessoas dos novos Presidentes dos órgãos municipais, designadamente os portimonenses Isilda Gomes (Câmara Municipal de Portimão), Francisco Florêncio (Assembleia Municipal de Portimão), Álvaro Bila (Junta de Freguesia de Portimão), Artur Sant'Ana (Junta de Freguesia de Alvor) e José Vitorino (Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande).

Face aos resultados eleitorais, a JSD/Portimão lamenta em primeiro lugar os elevados níveis de abstenção registados no nosso Concelho. Sabendo que em 46.478 eleitores portimonenses, cerca de 26.776 não foram votar, assinalando uma abstenção de 57,61%, apenas nos resta classificar a proximidade dos partidos políticos a todos os portimonenses de claramente insuficiente. Mais uma vez ganhou o partido abstenção com uma maioria ainda mais absoluta que em anos anteriores...

Estes números são ainda mais preocupantes quando verificamos que os valores de abstenção dispararam de 2009 para 2013 de 45,84% para 57,61%.

Como os portimonenses jamais erram nas suas escolhas e nas suas decisões o povo é soberano! - cabe aos partidos políticos e aos seus dirigentes voltar a aproximar a população do nosso Concelho dos locais de decisão e, www.jsd-portimao.com | geral@jsd-portimao.com


consequentemente, aumentar a participação cívica durante este mandato e nas próximas eleições.

Em segundo lugar, registamos que o PS voltou a vencer as eleições para todos os órgãos autárquicos em Portimão. Não vamos nem iremos nunca discutir se é uma meia vitória ou ainda menos que isso, face aos valores de eleições recentes, porque o que conta e o que fica na história são as vitórias. Felicitamos pois democraticamente o PS pela sua 11ª vitória consecutiva no Concelho de Portimão, mantendo-se como governo local ao longo dos últimos 37 anos.

Em terceiro lugar não podemos deixar de assinalar que os portimonenses decidiram que o PS não irá governar com maioria em nenhum dos 5 órgãos autárquicos do município, o que acontece pela segunda vez em 37 anos - a primeira foi em 1989 - e o que vai exigir de todos os partidos com autarcas eleitos uma redobrada responsabilidade. O PS porque tem que concertar posições e decisões regularmente com o CDS, o PSD, a CDU e o BE, e estes últimos porque terão que colocar os interesses da nossa terra acima de posições pessoais e estratégias partidárias, face à situação social e financeira da nossa terra e da Autarquia.

Em quarto lugar uma palavra para o CDS, para a CDU e para o BE. Todos conseguiram um resultado histórico para os seus projectos de alternativa à desgovernação socialista da nossa terra e fazem parte de uma página de representatividade nos órgãos municipais como nunca houve em tempo algum. Dai a redobrada responsabilidade!

Por isso fazemos votos das maiores felicidades a todos autarcas eleitos e desejamos inclusive os maiores sucessos aos novos Presidentes dos nossos órgãos locais porque sabemos que os seus sucessos serão sinal de uma melhoria clara da qualidade de vida e da situação sócio-económica de todos os portimonenses, sobretudo para os mais jovens.

A JSD/Portimão reafirma que nunca será uma oposição demagoga contra o PS em Portimão. Continuaremos, isso sim, a ser a voz dos jovens portimonenses, www.jsd-portimao.com | geral@jsd-portimao.com


fazendo oposição construtiva a possíveis medidas do executivo socialista que não sejam as que vão de encontro às necessidades dos portimonenses e da Cidade de Portimão. Igualmente, e aproveitando o Programa Político para a Juventude Portimonense (PPJP) apresentado recentemente pela JSD, manteremos uma permanente atenção, assim como iremos continuar empenhados em trabalhar e apresentar medidas e soluções para os problemas do Concelho.

Por ultimo queremos publicamente agradecer o empenho de todos os candidatos do PSD independentemente do mau resultado eleitoral que o nosso Partido obteve nas urnas e, consequentemente, todos nós jovens sociais democratas. No momento de uma derrota pesada não nos excluímos e por isso somos solidários com o PSD.

Mas o resultado do PSD não deixa dúvidas: foi o pior desde 1976... Este resultado exige de todos nós, militantes, responsabilidade, humildade e seriedade para analisarmos repensarmos o futuro próximo. Ao contrário de outros, apenas iremos discutir as suas leituras nos locais próprios e nas horas certas, que não nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais, pelo que aguardamos serenamente pela marcação de uma Assembleia de Militantes para podermos exprimir as nossas opiniões sobre tudo o que correu menos bem, mas sobretudo para defendermos o que devemos fazer para voltarmos a ter credibilidade, notoriedade e a confiança dos portimonenses.

Pela Comissão Política Concelhia da JSD/Portimão

Portimão, 4 de Outubro de 2013 Nota: Qualquer esclarecimento adicional poderá ser colocado através dos seguintes contactos: 967 574 042 e 916 329 537 (Carlos Gouveia Martins).

www.jsd-portimao.com | geral@jsd-portimao.com


Comunicado JSD Portimão - "Rescaldo das eleições autárquicas 2013"