Page 43

autodefesa autodidata autolotação contragolpe contraindicado contratorpedeiro contraveneno extrafino extralinguístico

neoacadêmico neoclássico neocriticismo neogramático neolatino neotomismo protoevangelho protomártir protovértebra

supracitado supramencionado supraoccipital ultraconservador ultracorreção ultraotimista ultravioleta

1: Confundindo o elemento de composição auto- com a redução homônima de automóvel, o Vocabulário engloba a ambos na mesma regra. Portanto: autoestrada, auto-ônibus, autolotação, autoviação. OBS. 2: Nalgumas palavras, como protorganismo, o o final do prefixo se elide, dando-se a aglutinação; noutras, além da forma-íntegra, o VOLP consigna também a forma aglutinada: pseudoartrose e pseudartrose, pseudoestesia e pseudestesia, pseudo-ofite e pseudofite. Isso acontece também com outras composições, como termoelétrico e termelétrico, eletroencefalograma e eletrencefalograma, etc. OBS.

PREFIXOS E ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO TERMINADOS EM CONSOANTE 1° GRUPO (4): 4 terminados em -r: ciber-, hiper-, inter-, super-. REGRA: Pedem o hífen apenas quando seguidos de h e r.

Exemplos: super-homem, super-requintado; inter-resistente, inter-hospitalar, hiper-realista, hiper-honesto, ciber-rede. Nos demais casos não se usa o hífen: superabundante, superdotado, interestadual, internacional, hiperestesia, hipertrofia, ciberespaço, ciberpirata.

Profile for Carlos Duarte

Adriano da Gama Kury - Para falar e escrever melhor o português  

oi.

Adriano da Gama Kury - Para falar e escrever melhor o português  

oi.

Advertisement