Page 1

1

O Homem formado e formatado _______________________________________________________________________Por Carlos Coléct Refletindo sobre o mundo atual e seu sistema, percebo que grande parte dos homens e mulheres que tiveram destaques internacionais e que influenciaram significativamente a sociedade com os seus feitos, tanto para bem quanto para mal , foram pessoas que não aceitaram a fôrma e o formato que lhes foram sugeridos, ou seja, pessoas que não seguiram o padrão, não foram formatadas ou formadas de acordo com a sociedade a sua volta. A palavra "formatar" vem de "formato" , e isto significa as dimensões que algo possui como altura, peso, largura, espessura.E a palavra " formar", vem de " modelar segundo uma fôrma". Nos dias atuais a sociedade possui muitas universidades e faculdades envolvendo diversas áreas sociais, tecnológicas, humanas, ciências, e isto para formar as pessoas.Quando um cidadão termina o seu curso universitário ele recebe um diploma e é declarado "formado", ou seja, agora, ele está segundo os padrões e formas estabelecidas para atuar em tal área da sociedade estudada na universidade. Mas voltando aos homens e mulheres que se destacaram em seus tempos, percebemos que eles não seguiram esta "fôrma", eles não foram "formados" pela sociedade de suas épocas.Pagaram um preço para isto, porém não cederam ao modelo. Vejamos algumas personalidades:

- Machado de Assis (1839 - 1908 ) : Não cursou nenhuma universidade, no entanto foi e é um dos maiores nomes da literatura.Fundou e foi o primeiro presidente da Academia de letras Brasileira.

- Fernando Pessoa ( 1888 - 1935 ) : Não consegue uma boa nota no exame de admissão na Universidade de Cabo da Boa Esperança, , e em Portugal se matricula no Curso Superior de Letras, porém abandona o curso antes de completar um ano.No entanto também se tornou um dos grandes poetas e literários da Literatura Universal.

- Johann Sebastiam Bach (1685 - 1750) : Considerado o maior nome da música barroca. Teve seu inicio musical com o seu irmão, ao qual foi entregue para ser cuidado, pois ficou órfão.Não foi formado por alguma Universidade de música.


2

- Ludwig Van Beethoven ( 1770-1827) : É um dos pilares da musica ocidental e grande nome do período de transição da música Clássica e Romântica. Teve ótimos professores particulares como Haydn, porém não foi formado ou modelado e por isso seu nome hoje chegou até nós.

- Bill Gates (1955): Criou um dos primeiros computadores pessoais que foram lançados nos EUA e fundou a Microsoft , mas antes disso, ele foi admitido em Harvard , mas abandonou o curso de Matemática e Direito , decidindo não seguir o modelo.

- Steve Jobs (1955 - 2011): Um revolucionário da eletrônica e informática, cofundador da mundialmente conhecida e desejada Apple. Entrou para a Universidade Reed College em Portland, porém cursou formalmente até os seis meses.

- Jimmy Hendrix (1942 - 1970): Grande nome da guitarra. Não teve nenhuma formação musical formal , no entanto, sua maneira de tocar sua musica trouxe grande influência mundial.

- Madre Tereza de Calcutá (1910 - 1997 ) :Estudou em uma escola não católica, no entanto, se tornou missionária católica, seguiu o curso na contra-mão da sociedade.Viveu uma vida dedicada a aliviar os sofrimentos da vida humana, porque entendeu que assim deveria fazer.

- Sigmund Shlomo Freud ( 1956 - 1939): Foi um médico judeu-austríaco. Estudou medicina , porém não seguiu o formato da medicina da sua época, foi além da fôrma que lhe foi proposta e criou a psicanálise.


3

- Michael Jackson (1958 - 2009) : Não teve uma formação musical formal, mas se tornou um dos maiores ícones da musica Pop mundial, trazendo inovações e não seguindo o padrão musical pop atual.É considerado o rei do Pop e influência para muitos.

- Martinho Lutero (1483 - 1546 ) : O mais conhecido Reformador, o qual decidiu não seguir alguns formatos romanos.Não aceitou o formato da escola Católica.E hoje quando se pensa em Reforma Protestante, se pensa em Lutero.

Bom, a lista pode seguir com outros vários nomes como: Leonardo da Vinci, Martin Luther King, Mandela, Zilda Arns , e sem contar na Pessoa incomparável de Yeshua Ben Yosef (o mashiach -messias), o qual dispensa qualquer comentário. Também temos Paulo (Shaul) e muitos outros. De um modo geral essas pessoas passaram por privações , sofrimentos e pagaram um preço para não viverem o formato e a fôrma que estavam a sua volta. Não entramos aqui no mérito se os feitos realizados foram bons ou maus, porém é evidente que a posição destes homens e mulheres trouxeram mudanças e influências.Talvez não tenham mudado o mundo (com exceção de Yeshua ), mas fizeram o que entenderam de fazer, inovaram e viram além do que estavam diante dos seus olhos. Que possamos ter esta posição, porém no Eterno de Israel, vendo além daquilo que nos é apresentado todos os dias pela sociedade e seu sistema. Que vejamos com a Visão que o Eterno nos concede. "Não tomeis a forma deste século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que conheçais qual é a boa, perfeita e agradável vontade do Eterno " (Rm 2.12)

Shalom Carlos Coléct www.centroteshuva.blogspot.com


O HOMEM FORMADO E FORMATADO  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you