Page 1

1

A VERDADE ESTÁ NA LIBERDADE E A LIBERDADE ESTÁ NA VERDADE _______________________________________________________________________Por Carlos Coléct

1. Consideração inicial _____________________________________________________________________________________ Jo 8.31,32 - Disse, pois, Yeshua aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a VERDADE VOS LIBERTARÁ. Nesses dias de Restauração , quando muitos enganos estão vindo a tona, também surge a indagação: "como saber o que é verdade ou mentira?", e isto devido as muitas vozes que ressoam ao nosso redor, e vozes que se achegam a nós com muita facilidade devido aos meios imediatos de informações, tal como a internet.E desta forma, somos bombardeados por informações, pensamentos e conhecimentos. 2. A Verdade é Personificada, é uma Pessoa _____________________________________________________________________________________ Mas creio que o ponto essencial, é compreendermos que a Verdade é uma Pessoa, e não um estado emocional ,um posicionamento mental, um estudo ou um ensino. Assim Yeshua disse: João 14:6 Respondeu-lhe Yeshua: Eu sou o caminho, e a VERDADE, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. E de acordo com Yeshua, a Liberdade evidencia a minha posição dentro da Verdade. Nisto podemos entender que o conhecimento da Verdade não está naquilo que eu ouço ou na voz que escuto, ou seja, não é algo que está fora de mim, mas é algo que está dentro de mim.Não é algo que deve ser discernido exteriormente, mas internamente.Pois a Verdade é um Pessoa, na qual preciso me encontrar e estar.Sabemos que a Verdade é Yeshua, e que também é a Palavra(Torah): João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.


2 3. A Liberdade evidencia a Verdade _____________________________________________________________________________________ Mas o foco aqui é ampliarmos o entendimento a cerca da Liberdade que evidencia a Verdade.A Liberdade é inseparável da Verdade.Compreendo que se não houver Liberdade naquilo que se diz ser verdade, essa tal verdade é falsa. João 8:36 Se, pois, o Filho(verdade) vos libertar, verdadeiramente sereis livres Gál 5:1 Para a liberdade foi que o Messias nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

3.1 Quem está na Verdade ouve a Voz do Pastor _____________________________________________________________________________________ Bom, quanto as vozes que se aproximam dos nossos ouvidos diariamente, embora saibamos que a base de julgamento e discernimento seja a Lei e os profetas, creio que não há uma receita infalível para discernirmos se a voz que ouvimos é a Voz da Verdade ou não, e isso devido as misturas ocorridas, mas creio que quando realmente conhecemos a Voz do nosso pastor e aprendemos a discernir a sua voz dentro de nós, então não seguiremos outras vozes fora do aprisco.No entanto, o nosso único Pastor não nos impede de escutarmos outras vozes, Ele não fecha a porta do aprisco, Ele deixa as suas ovelhas caminharem livremente pelo pasto, mas quando as chama, elas retornam reconhecendo a Sua Voz. João 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 18:37 Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Yeshua: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Creio que quando nos encontramos na Pessoa da Verdade, já não ficamos preocupados com as vozes que nos cercam, pois estamos em Liberdade, pois não estamos preocupados em aceitar essa ou aquela voz. 3.2 A Verdade nos conduz à Liberdade que havia no Éden _____________________________________________________________________________________ A Verdade quando experimentada e vivenciada nos conduz à um grau de liberdade.Não à uma liberdade no sentido grego onde não se tem obrigações ou deveres, mas á uma liberdade onde embora haja obrigações e deveres, não somos constrangidos e somos levados a uma consciência e a uma posição apta para discernirmos estarmos dentro ou fora do aprisco. Por isso se nesses dias um ensino é ouvido ou lido, ou a voz de alguém chega aos nossos ouvidos e nos constrange a aceitarmos o ensino proposto, nos prendendo a essa doutrina ensinada e não nos dá a opção de escolha, ou seja, não nos dá liberdade para aceitarmos ou não., esse PODE ser um ensino falso, fora da Verdade.Mas temos que compreender que esse aprisionamento é de forma sutil, e nisso cabe um examinar e julgar interno da nossa parte.Pois o propósito do engano e da mentira é prender e enredar, enquanto o propósito da Verdade é abrir a porta da gaiola e dizer :" esse é o mundo lá fora, lá é assim, mas você pode decidir ir lá fora sabendo das conseqüências ". Assim foi a Liberdade dada ao Homem no Jardim :


3

Gên 2:16 E o Senhor Eterno lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente Gên 2:17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Vemos que o Eterno não colocou muro algum em torno da árvore do conhecimento do bem e do mal.O Eterno deu o mandamento, deixou o Homem ciente das conseqüências da transgressão do mandamento, no entanto, o deixou liberto, não o prendeu para que não comesse do fruto, e nem colocou uma cerca elétrica em torno da árvore. Entendo que a Verdade nos conduz a esta Liberdade que havia no Éden, a qual não nos isenta da obrigação do mandamento, mas nos permite um posicionamento. 4. Consideração final _____________________________________________________________________________________ Quando estamos na Verdade (Personificada em Yeshua), estamos também na Liberdade de não nos constrangermos a obedecer essa ou aquela voz. Então, a indagação: " Isto é verdade ou mentira?" ou " como saber que algo está na verdade ou na mentira?" , esses questionamentos já não farão sentido, pois o que está por traz desses questionamentos ainda é uma mente aprisionada e sob jugo, pois deseja saber qual voz tem que obedecer e se sujeitar. O entendimento que hoje tenho é que quando chegamos na Liberdade é porque alcançamos uma posição dentro da Verdade. E para finalizar gostaria de deixar uma observação: Só há um LIVRE totalmente, e este é o Eterno, Ele não está sob jugo algum, nós , porém, somos LIBERTOS, pois ainda temos um jugo, embora seja leve como Yeshua declarou, ainda assim é um jugo, ou seja, precisamos estar sob o Eterno na condição de SERVOS LIBERTOS, mas o Eterno não está sob qualquer sujeição de alguém.

Shalom Carlos Coléct www.centroteshuva.blogspot.com

A VERDADE ESTÁ NA LIBERDADE E A LIBERDADE ESTÁ NA VERDADE  

www.centroteshuva.blogspot.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you