Issuu on Google+

A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE E DA ELETRÓNICA

Realizado pelo Professor Carlos Bico Dezembro de 2013


Sabes o que 茅 a eletricidade e a electr贸nica?


Vamos ent達o ver cada uma. OK?


A ELETRICIDADE Vou falar apenas um bocadinho sobre a Eletricidade, porque existe um velho ditado “Uma imagem vale por mil palavras”, MAS como vamos ver depois alguns filmes, um filme equivale a UM MILHÃO DE PALAVRAS.

(Quando tiveres dúvidas carrega nas palavras azuis)

Então a Eletricidade é o ramo da Física que estuda os fenómenos elétricos estáticos e dinâmicos, a nível microscópico, nanoscópico ou a nível macroscópico, bem como as suas aplicações. 

Os fenómenos elétricos estáticos são estudados na Eletrostática.

Os fenómenos elétricos dinâmicos são estudados no Eletromagnetismo.

Portanto, a Eletricidade divide-se em Eletrostática e Eletrodinâmica. A Eletrodinâmica divide-se, por sua vez, em Eletrónica e Eletrotecnia, estas duas vamos ver mais à frente. A Eletrónica e a Eletrotecnia são, portanto, dois sub-ramos da Eletrodinâmica que, por sua vez, é um sub-ramo da Eletricidade.


Agora vamos ver alguns filmes sobre a ELETRICIDADE, de notar que são poucos e falam apenas sobre uma parte básica da Eletricidade, MAS se quiseres podes ver os filmes todos num só, clicando na imagem que tem o título Viagem com a Eletricidade.

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

CLICA NAS IMAGENS PARA VERES OS FILMES

Viagem com a Eletricidade


Os Perigos da Eletricidade  

É preciso ter muito cuidado com a eletricidade, é muito perigosa devido aos choques elétricos. A eletricidade pode provocar lesões muito graves, queimaduras, incêndios…… e até a MORTE muito facilmente.

Clica nas imagens para veres uns pequenos filmes sobre os perigos da eletricidade.

Cuidado!!! Este filme tem imagens Chocantes

Como Evitar os Choques Elétricos (Filme)


Os efeitos da eletricidade no corpo humano A eletricidade pode agir sobre o Sistema Nervoso Central, ou sobre o coração, provocando a perda irreversível da consciência ou mesmo a morte. O calor produzido pela ação da passagem da corrente elétrica pode coagular os tecidos e produzir a necrose. Os espasmos musculares violentos provocados pelo choque elétrico podem causar a lesão dos ossos ou dos tecidos moles do corpo humano. Podemos destacar que a corrente é ainda mais importante que a tensão no choque elétrico. A intensidade da corrente elétrica depende da tensão elétrica e da resistência elétrica dos tecidos, principalmente da pele. A resistência da pele diminui com a presença de humidade. O suor, por exemplo, reduz drasticamente a resistência da pele, quando está seca, fica entre 100 e 600 mil ohms, quando está molhada, pode ser de 1 ohm ou menos. A resistência interna do corpo humano é muito menor. É por esta razão que a corrente se torna muito mais perigosa se entrar no corpo através de um corte ou outro tipo de ferimento na pele, como uma queimadura, o que pode acontecer quando o contacto com a fonte de eletrocussão é prolongado. Os efeitos da Eletricidade (Filme)


A ELETRÓNICA A Eletrónica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os eletrões têm um papel fundamental. A Eletrónica divide-se em analógica e em digital. Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrónica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrónicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (informações sob forma de sinais elétricos) fazem todos parte da área da Eletrónica.


Vamos ver também alguns filmes sobre a ELETRÓNICA, são poucos e falam apenas sobre uma pequena parte básica da Eletrónica.

Eletrónica Digital – Aula 1 Eletrónica Digital Aula 2 Eletrónica Básica – Ex. Práticos 1 Eletrónica Básica – Ex. Práticos 2

CLICA NAS IMAGENS PARA VERES OS FILMES


E ASSIM O QUE VISTE AQUI, FOI APENAS UMA “GOTA NO OCEANO” DA ELETRICIDADE E DA ELETRÓNICA. ESPERO QUE TENHA DESPERTADO A TUA CURIOSIDADE

E

QUE

APROFUNDES

OS

TEUS

CONHECIMENTOS SOBRE ESTE TEMA.

“O saber não ocupa lugar” Obrigado pela atenção dispensada. Professor Carlos Bico Dezembro de 2013


Eletricidade - Carlos Bico