Desafios do Microcrédito Produtivo

Page 55

as exposições

Embora a função de agente de crédito exija e proporcione muitas emoções, ela não é simples. Ao contrário, exige desprendimento, arrojo, esforço físico, compromisso com os mais humildes e com as comunidades onde vivem. É natural que ganhem o suficiente. “Na composição do salário de nossos agentes, consideramos todas essas questões. Todos têm salário-base e remuneração situacional. O que vem a ser essa remuneração situacional? O agente pode ir da faixa 1 à faixa 11 e o critério para que ele mude de faixa é aumentar em 125 clientes a sua carteira. A cada 125 clientes, ele muda de faixa. Ao mudar de faixa, a remuneração situacional aumenta, ele ganha mais. Além disso, há a remuneração variável, um instrumento que criamos para remunerar a qualidade do trabalho.” A palestrante esclareceu que “quando falamos de qualidade, falamos de carteira saudável, equilibrada, com pouca inadimplência, poucos atrasos e perdas... Além disso, há a possibilidade de ascensão funcional, mesmo que não exista um plano específico de cargos e salários, ainda assim ele pode mudar de cargo na estrutura da organização. Por exemplo, quem entra como funcionário administrativo pode passar a agente de crédito, quem é agente de crédito pode passar a coordenador, de coordenador a monitor... e assim por diante”.

51 Em conformidade com o que a instituição espera de seus agentes, é necessário que ela adote critérios e procedimentos de seleção rigorosos, precisos. Não acertará sempre, mas errará menos. “Temos alguns parâmetros para selecionar nossos agentes. Deve ter mais de 18 anos, exceto no caso dos aprendizes, que a lei nos obriga a ter. Não exigimos curso superior, mas ensino médio completo. Avaliamos que as pessoas com ensino são mais propensas a aderir aos objetivos da instituição, a crescer juntos. Preferimos aqueles com alguma experiência profissional em vendas, cobrança e negociação. Se tiver experiência com ações comunitárias, melhor. Para isso, geralmente escolhemos pessoas que moram na comunidade onde vão atuar, pois já conhecem as pessoas, as lideranças.” Para Helda Pereira, o reconhecimento da atividade do agente de crédito enquanto profissão, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no início do ano, foi uma conquista que equacionou alguns problemas para esses profissionais e para quem os contrata, uma vez que “deu fim a uma angústia da categoria. Isso significa o reconhecimento de uma atividade, embora ainda haja alguns problemas trabalhistas. Mas, agora, poderemos detalhar com precisão e de acordo com a lei aquelas atividades que são próprias do agente de crédito”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.