Page 1

Educação Aberta António Albano

Powerpoint Templates

Page 1


1 :Contextualização As potencialidades de acesso e circulação da informação, que a internet possibilita, conjugadas com a disponibilidade de ferramentas (edição, comunicação, colaboração, etc.) da Web 2.0, possibilitam o desenvolvimento de um conjunto de novas formas educacionais (tornando possível combinar canais de transmissão, estabelecer múltiplos modelos de relação pedagógica e organizar a comunicação) e respectivos modelos enquadradores.

Powerpoint Templates

Page 2


2 :O que é a Educação Aberta?

A Educação Aberta, caracteriza-se por se enquadrar num modelo que defende o acesso livre e gratuito aos recursos educativos ( textos, vídeos, simulações, jogos, aulas), disponibilizados online, permitindo que o aluno/formando/aprendiz não só proceda à sua utilização como os possa modificar, em contexto colaborativo e interactivo.

Powerpoint Templates

Page 3


3 :Vantagens 1. Permite dar oportunidades fora do sistema regular de ensino ( Abertura e Acesso =Inclusão). 2. Motivação – O aluno pode aceder aos conteúdos que lhe interessam e apenas a esses. 3. Impacto socio-económico, na medida em que se torna possível fornecer serviços educativos direcionados para os interesses de uma determinada comunidade a preços baixos.

Powerpoint Templates

Page 4


4 :Desafios/Problemas 1 – Qual o modelo de « negócio »( e mercado) que pode garantir a sustentatibilidade de uma infraestrutura educativa de tipo « Educação Aberta »? 2 – Como garantir que o respeito pela propriedade intelectual e direitos de autor são preservados, num contexto de abertura e acesso livre? 3 – Que solução tecnológica pode existir que possibilite a partilha de actividades e recursos nas ( e entre) múltiplas comunidades de aprendizagem?

Powerpoint Templates

Page 5


5: Ligações Recursos para cursos de Educação Aberta http://mindshift.kqed.org/2011/05/10-open-educationresources-you-may-not-know-about-but-should/ Exemplos http://ocw.mit.edu/index.htm www.khanacademy.org/ www.youtube.com/edu www.ted.com

Powerpoint Templates

Page 6


20-11-2011

A Educação à Distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se encontram fisicamente no mesmo local, ou seja, estão, geograficamente, em lugares diferentes. Por isso, a transmissão dos conteúdos educativos é realizada através da utilização de meios técnicos de comunicação.

1


20-11-2011

Estudo independente ou em grupos; População estudantil relativamente dispersa; Estruturas curriculares flexíveis; O aluno desenvolve habilidades de independência e de trabalho; Largo número de estudantes por curso; Investimentos iniciais elevados; Não é necessário lecionar o curso em tempo real; Combinação de vários meios (papel, videoconferência, internet); O professor perde mais tempo na preparação e conceção das aulas.

Custos e Benefícios Custos

Benefícios

 Tecnologia

 Acessibilidade

 Infraestrutura

 Horários flexíveis

 Manutenção

 Qualidade

 Produção e suporte

 Iniciativa

 Pessoal

 Evolução e Atualização  Partilha de Recursos

2


20-11-2011

Impressão Cassetes de vídeo Linhas telefónicas e satélites Computadores e Internet

3


20-11-2011

Educação à Distância

Em toda a parte, em qualquer momento e em qualquer lugar!

Definição Sistema tecnológico de comunicação bidireccional, que pode ser massivo e substitui a interacção pessoal, em sala de formação, entre formador e formando, como meio preferencial de ensino, pela acção sistemática e conjunta de diversos recursos didácticos e pelo apoio a uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.

1


20-11-2011

Pressupostos • • • • • • •

Distância física facilitador-aprendente Estudo individualizado e independente Comunicação bidireccional Processo de ensino-aprendizagem mediatizado Uso de tecnologias Estruturas curriculares flexíveis Produção massiva de materiais de ensino/aprendizagem

Características • Abertura – Diversidade e amplitude de cursos – Atende a uma população numerosa e dispersa – Níveis e estilos de aprendizagem diferenciados

• Flexibilidade – De espaço, tempo e ritmos de aprendizagem – Combinação trabalho, estudo e família

2


20-11-2011

Características • Eficácia: – Formando é o sujeito da sua própria aprendizagem

• Formação permanente:

Deverá receber suporte pedagógico, administrativo, cognitivo, através da integração dos meios de comunicação bidireccional.

– Actualização pessoal e profissional

• Economia – Evita deslocações

3


20-11-2011

Educação aberta vs educação a distância

Educação a Distância 

"O termo educação a distância cobre um amplo espectro de diversas formas de estudo e estratégias educativas, que têm em comum o fato de não se realizarem mediante a tradicional contiguidade física de professores e alunos em locais especiais para fins educativos; “ Armengol (1982, p. 56)

1


20-11-2011

Educação Aberta 

Ensino Aberto, baseia-se na autoaprendizagem, através do uso de materiais escritos, como, manuais e textos básicos.



Para além dos materiais escritos, os alunos utilizam vídeos ou áudios que reforçam especificidades das disciplinas ou clarificam, em áreas de maior complexidade, os conteúdos das mesmas.

Educação Aberta e a Distância (EAD) 

Os sistemas de aprendizagem aberta geralmente utilizam a educação a distância, cujos ambientes permitem a abertura e flexibilidade propostas.



O conceito de educação aberta e a distância (aplicável igualmente a muitas situações de formação profissional, inicial ou continuada) reside em considerar que qualquer indivíduo, desde que para tal tenha motivação suficiente, pode aprender por si próprio, longe de sala de aula ou de professor.

2


20-11-2011



Requisitos: ◦ O acesso fácil do estudante ou formando a materiais didácticos de qualidade, capazes de facilitar a auto-aprendizagem; ◦ A existência de uma ligação personalizada entre o estudante e o sistema responsável pelo ensino ou formação, numa base de relação individual formalizada; ◦ A previsão de um esquema de apoio individualizado ao estudante, capaz de o manter devidamente informado de todos os assuntos do seu interesse, de lhe resolver



Os chamados sistemas de Educação Aberta e a Distância, EAD baseiam-se nestes requisitos, aos quais é ainda de acrescentar um outro conjunto de necessidades operacionais para tais sistemas, que se traduzem pela sua disponibilidade de muito eficazes sistemas de comunicação e de tratamento de informação e de uma boa infraestrutura técnica em matéria de organização e métodos, de logística e de gestão.

3


Ensino Presencial


Definição O

ensino presencial é aquele que obriga a comparência do professor e do aluno no mesmo espaço e no mesmo horário;  Implica a existência de recursos físicos (quadro, giz, papel, carteiras…)  É o método de formação mais empregue em Portugal.


Vantagens   

Permite uma interação imediata entre professor/formador e alunos/formandos; Permite a construção de uma relação mais próxima; O professor/formador e os seus alunos/formandos pertencem geralmente à mesma comunidade local, não se encontrando dispersos por vários espaços como noutros modelos de formação;


Desvantagens   

Custos significativos (espaços, materiais…); Perda de tempo em deslocações para a escola/centro de formação; Sistema muitas vezes centrado no professor/formador, no qual o aluno/formando não se assume como construtor do seu conhecimento; A avaliação centra-se em momentos específicos, com peso excessivo das produções escritas.


20-11-2011

1


20-11-2011

Modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia.  Assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos.  Pode funcionar com sessões presenciais e recebe o nome de blended learning ou b-learning. 



O aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação;

2


20-11-2011



Síncrono › O ensino é síncrono é quando professor e aluno

estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos são o telefone, chat, vídeoconferência, web-conferência



Assíncrono › No ensino assíncrono o professor e os alunos não

estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos são o e-mail e os fóruns

3


20-11-2011



Aumenta as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar



Não gera a possibilidade da existência de cumplicidades e vínculos relacionais, que somente o processo de interacção presencial permite;

4


20-11-2011

         



Centralidade e convergência com as necessidades dos alunos. Desenvolvimento de capacidades de auto-estudo e auto-aprendizagem Rápida actualização e personalização dos conteúdos. Facilidade de acesso e flexibilidade de horários. O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando. Custos menores quando comparados à formação convencional. Redução do tempo necessário para o formando. Possibilidade de formação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos. Registo e possibilidade de acompanhamento detalhado da participação dos alunos. Redução de custos logísticos e administrativos.

    



 

Problemas de ordem técnica. Dificuldades de adaptação a ferramenta e ao ambiente digital. Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos. Exigência de maior disciplina e autoorganização por parte do aluno. A criação e a preparação do curso on-line é, geralmente, mais demorada do que a da formação. O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento programa de e-learning é alto. Limitações no desenvolvimento da socialização do aluno. Limitações em alcançar objectivos na área afectiva e de atitudes, pelo empobrecimento da troca directa de experiência entre professor e aluno.

5


20-11-2011

A evolução dos modelos de educação à distância está intimamente ligada à evolução tecnológica e dos meios de comunicação, bem como à grande evolução sócio-cultural que se observa desde 1833.

Vários foram os autores que trouxeram uma nova abordagem aos modelos de formação de educação à distância, focando aspetos de inovação pedagógica, tais como: Representação e distribuição de conteúdos Tecnologias de suporte à comunicação Frequência e modalidades de comunicação Nível de interação entre os vários intervenientes

Representação de Distribuição de conteúdos conteúdos

Documentos 1.ª Ensino por Palavra escrita ou impressos e Geração correspondencia mono-média enviados como correspondência

Tecnologias de suporte à comunicação

Correio postal

Interação e Modalidades de comunicação Professor/Aluno Comunicação bidirecional, assíncrona e com elevado tempo de retorno.

Aluno/Aluno

Aluno/Grupos de discussão

Inexistente

Inexistente

Inexistente

Inexistente

Muito rara

2.ª Tele-Ensino Geração

3.ª Multimédia Geração interativo

4.ª Geração

Texto, som, Emissões imagem estática e radiofónicas e imagem de video televisivas

Principalmente por telefone

Síncrona (telefone) Pouco frequente

Síncrona (telefone) Suportes digitais CD-ROMs, DVDs Existente, mas pouco Existente, mas interativos e/ou remetidos Telefone e correio Assíncrona e mais rápida significativa (Fóruns de que as gerações anteriores pouco significativa multimédia através de eletrónico discussão e conferências (correio eletrónico) (correio eletrónico) interativo correio postal por computador) Frequente

Síncrona com caráter permanente Síncrona com caráter Síncrona com caráter Páginas Web Assíncrona com permanente permanente Multimédia distribuídas em Correio eletrónico, pequeno Assíncrona com colaborativo redes temáticas fóruns eletrónicos, Assíncrona com pequeno desfasamento de pequeno desfasamento Aprendizagem desfasamento de tempo estruturada sobre blog, chats, tempo de tempo em rede Muito frequente redes de Ficheiros em videoconferência, Existente e Existente e significativa » E-learning comunicação por rede (upload e wikis, entre significativa computador download) outros… LMS e CMS »»» Constituição de comunidades de aprendizagem no espaço virtual

1


20-11-2011

5.ª Geração – M-learning Definição

Interação e Modalidades de comunicação Representação de Distribuição de Tecnologias de suporte Aluno/Grupos de conteúdos conteúdos à comunicação Professor/Aluno Aluno/Aluno discussão

Para além do correio Aprendizagem com a Sistemas Síncrona Síncrona Síncrona utilização de Multimédia móvel e wireless, com eletrónico, fóruns, chat, Assíncrona mais Assíncrona mais Assíncrona mais videoconferência, temos dispositivos móveis conetivo com base em tecnonlogia de frequente (correio frequente (correio frequente (correio também o Small aplicações/conteúdos como telemóveis, banda larga e eletrónico) eletrónico) eletrónico) para dispositivos Mensage System (SMS), PDA's, leitores de funcionalidades móveis Instant Messangers Mp3, Computador RSS Muito frequente Muito significativa Muito significativa (IM), podcasts ultraportatil, smartphone, eBook »»» Aprendizagem com um elevado nível de portabilidade, acessibilidade, flexibilidade, interatividade e conetividade

6.ª Geração – Second life Definição É um "simulador de vidas" que nos permitenos ter uma vida paralela. São ainda ambientes virtuais com avatares que possuem características humanas e sobrehumanas. O mundo virtual a 3D torna possível aos estudantes que se encontram distantes, desenvolver o verdadeiro sentimento de comunidade, interagindo uns com os outros como se estivessem no espaço escolar, desenvolvendo discussões e trabalhos de grupo.

Distribuição de conteúdos

Sistemas do Second life

Tecnologias de suporte aos espaços virtuais

Interação e Modalidades de comunicação Aluno/Grupos de Aluno/Aluno discussão

Professor/Aluno

Estas comunicações entre os diferentes intervenientes e a identificação das respetivas modalidades ainda não estão bem definidas, uma vez que existem diferentes interpretações Second life e as referentes a esta nova geração de EaD, nomeadamente: hipermédiasa) Poderá ser o ambiente Second Life; imersivas b) Por outros por se tratar de um meio virtual colaborativo, poderão ser identificadas interações síncronas e assíncronas.

Esta evolução, como qualquer evolução na nossa sociedade, consistiu e prossegue como um processo contínuo de construção com base nos alicerces constituídos pelo conhecimento anterior. Observamos assim que as novas alternativas foram sendo incorporadas e ajustadas às tecnologias anteriores, proporcionando assim o surgimento de novas gerações de Educação à Distância.

2


Apresentações  

Conjunto de Apresentações elaboradas para a edição especial de E-Continuum

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you