Revista A história do telégrafo

Page 8

Avanços do Telégrafo Elétrico O telegrafo elétrico foi o principal sistema de comunicação à longa distância utilizado no decorrer dos séculos XIX e XX. Anteriormente ao telégrafo elétrico, a comunicação se dava através de mensageiros ou pombos correio, uma tática arriscada que exigia somente torcer para que a mensagem enviada chegasse ao seu destino, ou ainda que a mesma não fosse alterada no caminho de sua entrega. A velocidade na transmissão de informações que o telégrafo elétrico permitia era imensamente superior aos telégrafos óticos, por exemplo. Com a utilização do código Morse (pontos, linhas e espaços correspondentes às letras do alfabeto) era possível transmitir cerca de 30 palavras por minuto. Com a implantação do telégrafo elétrico em várias cidades, cortando países e continentes além do oceano, ampliou-se consideravelmente o conhecimento dos fatos, notícias e acontecimentos mundiais.

Telégrafo de Morse, 1844-45, com melhoramentos de Alfred Vail (1807-59) ao original inventado por Morse.

O telégrafo foi bastante utilizado por industrias, governos e também pelas forças armadas de vários países em momentos de guerra. O sistema de Morse tinha alguns pontos negativos, como o fato de a transmissão de um ponto a outro ter de ser alternada e a necessidade de contar com pessoal especializado na utilização deste tipo de código. Também sua velocidade já era considerada baixa para os padrões dos jornais da época. A partir disto, em 1874, começa a ser usado um sistema, intitulado Sistema Baudot, honrando, então, as exigências impostas pelos jornais. Enquanto o sistema de Morse permitia o envio de não mais do que 1.800 palavras por hora, com o de Baudot era possível ter uma média de 6.000 palavras por hora. Sua utilização se dava com mais facilidade pelo fato de que seus números, símbolos alfabéticos e gráficos eram transmitidos sobre um teclado semelhante ao de uma máquina de escrever. Com a introdução do sistema Baudot era possível montar uma rede e colocar o usuário em contato com uma central, para aí estabelecer a comunicação direta com qualquer outro assinante do serviço. A partir


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.