Issuu on Google+

Introdução ao Capzles

Este manual pretende servir de apoio à criação dos seus primeiros capzles. Para tornar mais fácil a sua utilização optámos pela utilização de imagens, estas pretendem ilustrar cada um dos passos que deverá seguir para a criação do seu capzles. Pretendemos que fique com uma ideia geral das possibilidades desta ferramenta. Com o capzles pode criar as suas apresentações numa cronologia narrativa e pode utilizar os ficheiros mais comuns. Uma das suas melhores características é a forma como lida com o tempo, ou seja, traz as fotografias e os documentos juntos no tempo, tornando fácil a sua navegação. Os seus capzles podem ser guardados sem limite de tempo, nem de espaço.

Depois do registo efetuado pode começar a criar os seus capzles.


Como criar o seu primeiro Capzle. Aceda ao site: http://www.capzles.com/ Faça o login.

Insira os dados necessários. Screen Name e Password Clique em Login.

Para começar a criar a sua apresentação clique em Create – New Capzle

No lado esquerdo estão as várias etapas pelas quais terá que passar para a criação e formatação do seu capzles.


Clique no primeiro separador Add Title & Description. Ao clicar neste separador abre as opções para o título e descrição. Insira um título para a nova apresentação. Faça uma pequena descrição do seu capzles, esta opção é facultativa. Se retirar esta seleção opta por ficar sem título. Escolha a fonte, tamanho de letra e cor para o seu título.

Clique no segundo separador.

Neste separador tem a possibilidade de usar tags, escolha palavras que estão relacionadas com o capzles que está a criar. Separe as palavras por vírgulas.

Escolha uma categoria.

Clique no terceiro separador.


Exemplo:

Depois de clicar no terceiro separador tem as opções para inserir os seus documentos ou imagens. De seguida explicamos em detalhe cada uma destas opções, pois cada uma delas interfere com a forma da apresentação final.

Este separador faz o upload direto para o seu capzles, ou seja, cada imagem ocupa o seu “espaço”.


Clique em add files, de seguida selecione a localização, as imagens, ou vídeo, ou documentos e clique em Abrir.

Clique em Start upload, para começar a carregar o ficheiro.

Como foi referido cada imagem ocupou o seu “espaço”, neste caso colocámos quatro imagens. O nome da imagem aparece na parte superior da mesma.


Ao clicar na segunda opção, tem a possibilidade de conjugar todas as imagens no mesmo “espaço”, como é exemplificado de seguida.

Atribua um título ao conjunto de imagens que vai criar. Faça uma descrição. Escreva as tags. Se desejar modifique a data. Clique em add files.

Escolha as imagens e clique em start upload.

Agora, no seu capzles, além das quatro imagens, tem também um conjunto de imagens (três, porque foram as selecionadas), no entanto, estas ocupam o mesmo “espaço”.


Depois de terminado o capzles, ao clicar neste conjunto de imagens ficará com a seguinte apresentação.

De seguida vamos apresentar a terceira opção, esta permite que um blogue apareça como um momento único.

Escreva o título do blogue, a descrição e as tags. De seguida clique no símbolo para criar uma hiperligação. Cole o endereço do blog e ok.

De seguida escreva o que quer que apareça, por exemplo “clique para ir para o blog”


Em qualquer altura pode terminar o seu capzles e depois continuar, para isso clica em I’m finished.

Para continuar o seu trabalho volte a fazer login e clique em Create – Edit Existing Capzles.

Clique em cima do título do seu capzles e continue. Clique em Edit Capzles.

Até agora vimos como inserir imagens, assim como as opções disponíveis para as mesmas e os passos para inserir um blog na linha do tempo.


De seguida vamos mostrar como se insere vídeos e documentos. Para inserir um vídeo que tenha no seu computador clica novamente na primeira opção, clica em add files, seleciona o filme e clica em start upload, repare que os passos são exactamente os mesmos que realizámos para inserir uma imagem. Tal como as imagens, o título é o que está no ficheiro.

Se desejar alterar o nome clique no documento respetivo e altere o título na nova janela.


Para inserir um documento, juntamente com uma imagem que já foi colocada, (neste caso selecionámos o conjunto de imagens). Clique na imagem e automaticamente abre a seguinte janela. Nesta janela tem as informações da imagem escolhida e pode fazer alterações. Para adicionar qualquer ficheiro, neste caso um documento de Word, clique para fazer o upload.

Para formatar o seu capzles clique no quarto separador.

Tem duas opções, ou escolhe um dos temas ou cria um completamente novo.


Depois de selecionado o tema, pode escolher uma música que irá acompanhar toda a sua apresentação. Clique no quinto separador.

Clique em Upload Music, selecione a música do seu computador e faça o upload.

Para visualizar o capzles que foi criado com estes passos clique aqui.


Manual de Capzles