Page 1

Universidade Federal da Fronteira Sul Curso: Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química Componente Curricular: TICs Campus: Cerro Largo-RS

RECURSOS INFORMÁTICOS PROJETADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: BASES EPISTEMOLÓGICAS IMPLICADAS NA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Professor: Márcio Marques Martins Componentes: Carla Kornowski Carla Polanczky Turma A


Epistemologia no âmbito do ensino de Ciências...


Atualmente, muito nos preocupamos com o ensino de ciências, que de certo modo vincula-se com a maneira com a qual os discentes a caracterizam em suas aulas. Diretamente, ou indiretamente, o professor é em muitos casos o grande responsável pela significação do ensino de ciencias nos alunos em suas práticas pedagógicas.


A capacidade de reflexão nas aulas de ciências é de essencial importância para a formação das concepções dos alunos a cerca do real significado de Ciências, que muitas vezes se distorce em alunos onde o professor faz uso da reprodução de conhecimentos científicos em suas aulas.


As questões epistemológicas são levadas em conta quando se há uma análise e ruptura do pensamento positivista- que consiste na descrição positiva dos fenômenos da natureza- onde se tem a transmissão e não a construção do conhecimento.


TENDÊNCIA EPISTEMOLÓGICA


Na Tendência Empirista, os conhecimentos são explorados como verdades e expressão de uma realidade objetiva externa a partir de um mundo observável.


A tendência Empirista trabalha com a experimentação e um controle rigoroso na obtenção dos dados que passam a ser interpretados levando a resposta de fatos experimentais evidenciados no experimento, levando a credibilidade da teoria.


A forma de ensino pelo método científico se inspira no modo de trabalho dos cientistas, onde há atividades experimentais e trabalhos no laboratório com a presença de práticas fragmentadas.

Os alunos passam a ser considerados como pequenos cientistas.


TENDÊNCIA EMPIRISTA- INDUTIVISTA


Alega que os alunos devem observar e registrar tudo o que percebem, levando à compreenção das Leis e Teorias científicas que constroem o então conhecimento científico.


Na Tendência Empirista- indutivista, as atividades de ensino e aprendizagem não estabelecem relações entre ciências,tecnologia e sociedade, ou quando ocorre, passam a ser comportamentos independentes.


Como o aluno compreende o Conhecimento cientĂ­fico...????


A visão Empirista- Indutivista trata o aluno como “descobridor” de conhecimentos já sistematizados. A aprendizagem parte da idealização de que os alunos aprendem por conta própria, qualquer conteúdo científico a partir da observação.


Tendência Racionalista Contemporânea...

Powerpoint Templates

Page 1


A construção do conhecimento é resultante crítica e reformulação de hipóteses a partir situações não explicadas pela teoria.

da de


Seu princípio se baseia no questionamento da exigência única de princípios objetivos , lógicos de rigor e universais para a construção do conhecimento científico que não é mais visto como definitivo ou absoluto.


O processo de construção do conhecimento científico não se configura como algo isolado, mas como uma construção social.


Existem um conjunto de fatores que se articulam como a experiencia e a teoria fundamentada na comunicação intersubjetiva. A interlocução desses fatores é responsável pelo novo saber reconstruído.


TENDÊNCIA RACIONALISTA CONTEMPORÂNEA; Construção do Conhecimento...


Concentra-se em uma efetiva (re) construção do conhecimento realizado em um processo de desmontagem e recuperação de um novo modo pautado no diálogo argumentativo dos interlocutores em extrema liberdade, influenciando na tomada de decisões inteligentes.


As atividades Experimentais... São resultantes de um diálogo com a teoria , enriquecendo-se mutuamente. O aluno passa a ser instigado a investigar , questionando, problematizando e propondo explicações. A metodologia se ajusta a situações e aos problemas.


Dever do aluno.... O aluno deve: Questionar e problematizar as suas aulas pois uma metodologia de ensino pautada na reprodução de conteúdos , inviabiliza o desenvolvimento de um pensamento científico no mesmo.


Projeto RIVED: Situando o trabalho e expondo o processo de anรกlise dos Objetos de Aprendizagem


Objetivo Geral... O Projeto Rede Interativa Virtual de Educação- com fundação no ano de 2004- tem como objetivo principal a inserção de tecnologias na formação de professores, buscando Objetos de Aprendizagem pautados em conteúdos pedagógicos digitais.


RIVED: Objetivo das Atividades...


O Projeto busca alcançar 3 características principais: Estimular o raciocínio e o pensamento crítico( minds-on); Trazer questões relevantes aos alunos do Ens. Médio( reality-on); Oferecer oportunidade de exploração.


RIVED: Proposta Pedag贸gica...


Apresenta uma Proposta Pedagógica voltada para a elaboração do design, roteiros, produção do próprio objeto de aprendizagem e do guia do professor.


Considerações...


Para a construção das propostas pedagógicas, deve-se considerar uma enfase na experimentação, ou na observação,ou na teoria científica, todavia torna-se necessário desmistificar essa ideia, uma vez que a mesma é consequência observada na descrição realizada pelos alunos sobre o que é ciência.


Torna-se necessário então, investigar os aspectos tecnológicos para se propor uma qualificação nos objetos de aprendizagem, tanto para orientar, como para a sua construção.


Referências SILVA,Rejane M. G. Da; FERNANDEZ, Márcia A. Recursos informáticos projetados para o ensino de ciências: bases epistemológicas implicadas na construção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem.In : PRATA, Carmem Lúcia ;NASCIMENTO, Anna Christina Aun de Azevedo Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. ISBN: 978-85-296-0093-2


Obrigado pela Atenção...

Texto 4 pronto  

Recursos Pedagógicos aplicados ao Ensino

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you