Issuu on Google+


ACTIVIDADE Lê atentamente o folheto e assinala com Verdadeiro (V) ou Falso (F) as seguintes frases:

BUFETE SAUDÁVEL

____ As sandes com vegetais são ricas em hidratos de carbono, vitaminas, minerais e fibras.

____ O pão mais escuro contém maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras alimentares do que o pão branco.

____ Os vegetais são muito ricos em gordura por isso engordam.

____ O pão é rico em fibras e vitaminas do complexo B e C e os vegetais em hidratos de carbono e minerais.

____ Os vegetais ajudam a controlar os níveis de glicose no ELABORADO PELA EQUIPA sangue. PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE / BUFETE SAUDÁVEL

SEMANA PROMOCIONAL SANDES COM VEGETAIS

(PES)

28 DE FEVEREIRO A 4 DE MARÇO


“O pão é um alimento gordo”

SANDES COM VEGETAIS

FALSO. O pão fornece uma quantidade muito reduzida de gordura de origem vegetal – cerca de 1% do seu peso. “O pão não é todo igual”

O Pão é um alimento muito importante na nossa alimentação, pois é rico em hidratos de carbono, minerais (fósforo, magnésio, potássio e sódio) e vitaminas do complexo B. Por sua vez, os Vegetais são alimentos com elevado teor em fibras alimentares, vitaminas (carotenos, vitaminas do complexo B e C) e minerais (cálcio e ferro). Assim, a combinação destes dois alimentos é perfeita pois, criam-se Sandes saudáveis, nutritivas e muito saborosas.

VERDADEIRO. Do ponto de vista nutricional, um dos aspectos essenciais que diferencia o pão, é o tipo de farinha de que é feito. O pão “branco” é feito de farinha refinada o que o torna nutricionalmente menos rico. Já o pão produzido com farinha integral, que não é refinada, contém um maior teor em fibra, minerais e vitaminas.

RAZÕES PARA COMER VEGETAIS  Os vegetais são muito energéticos;  São pobres em gorduras;

Verdades e Mentiras sobre o Pão “Um pão tem mais calorias que um bolo” FALSO. Um pão fornece em média 128 Kcal, enquanto que um um “croissant” fornece cerca de 349Kcal, uma “bola de berlim” 325 Kcal e um “pastel de nata” cerca de 297 Kcal.

 Possuem grandes quantidades de fibra que contribuem para a melhoria da actividade intestinal;  São carboidratos complexos que aumentam a sensação de saciedade e acalmam a fome durante mais tempo;  Ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue;  Têm um papel importante na circulação sanguinea e previnem doenças cardiovasculares graças à quantidade de folatos que possuem.



SEMANA PROMOCIONAL DAS SANDES COM VEGETAIS