Page 1

GUIA ILUSTRADO DO GATEIRO INICIANTE

por Carla Bonomi


Parabéns, você agora é o tutor de um gato! Mas e agora? Nunca teve um gato? Não sabe o que fazer? Este guia irá auxiliá-lo com os princípios básicos da convivência felina.


COMO CUIDAR DE UM GATO: Você vai precisar de:

Água

Um gato Comida

Areia Sanitária

Caixa de Transporte


ALIMENTACÃO

Dê preferência para as rações que não contenham corantes. Ao contrário da crença popular, o leite de vaca não é um alimento adequado ao gato doméstico pois gatos são intolerantes à lactose, além do fato do leite de vaca não possuir todos os nutrientes necessários para seu animal, o que pode causar diarreia, fla 1 tulência e desnutrição . Pode dar sache, gatos adoram sache.

1 segundo dados de http://idmedpet.com.br/dieta-e-nutricao/fazmal-dar-leite-para-o-gato.html


ÁGUA Deixe sempre água limpa e fresca ao alcance de seu gato. Alguns gatos tem propensão à formação de pedras nos rins, então é sempre muito importante estimular o consumo de água, deixando vários potinhos de água espalhados pela casa. Você pode até improvisar uma fonte com uma bombinha de aquário ligada à energia, assim a água permanece em movimento estimulando o consumo de água. Aprenda a fazer uma fonte caseira em http:// dicasparagateiros.blogspot.com.br/2011/10/ como-fazer-uma-fonte-de-agua.html


HIGIENE Gatos são muito limpos e a maioria deles sabe por instinto utilizar a caixa de areia. Mas assim como nós não gostamos de usar um banheiro sujo, gatos também não, portanto mantenha a caixa de areia sempre limpa para evitar surpresas desagradáveis como urina e fezes no ralo do banheiro. Gatos procuram um local limpo para fazer suas necessidades caso sua areia esteja suja.


SAÚDE É imprescindível para a saúde do seu gato que suas vacinas estejam em dia. A vacina anti-rábica em dose única e a tríplice contra calicivirose, panleucopenia e rinotraqueíte em duas doses devem ser aplicadas anualmente. Também é importante o combate a parasitas e para isso é necessária a administração de um vermífugo em conjunto com um remédio anti-pulgas. Para dar comprimidos para gatos, aperte levemente as laterais de sua bocao que fará com que ele a abra. Insira o comprimido na gargnta do animal e mantenha sua boca fechada até que engula o remédio. fazer uma leve massagem em sua garganta facilita o engolimento. Atenção: sempre, sempre, SEMPRE consulte um veterinário antes de administrar qualquer remédio ou vacina e sempre que notar qualquer alteração na saúde do seu animal.


PELOS Gatos muito peludos tendem a sofrer com as bolas de pêlos. Ao se lamberem para sua auto-higienização, os gatos acabam ingerindo pelos que não são digeridos e acabam entalados no organismo do animal, sendo regurgitados eventualmente. Para minimizar a queda de pelos, escove seu gato regularmente. Existem rações e remédios que ajudam na digestão, procure um vete rinário.


CASTRACÃO

2

A castração pode ser feita em gatos a partir de 2 meses.2 Além de ser uma atitude responsável perante o alto número de abandono de animais, ela traz diversas vantagens para a saúde de seu animal, assim como evita que 2 seu gato desenvolva hábitos como a marcação de território (quando o gato urina em móveis, paredes e objetos a fim de impregnar seu cheiro) e brigas com outros gatos. Também evita o aparecimento de futuros tumores nas fêmeas.

2 Segundo a Larousse dos Gatos

Depois de castrado, o gato deve comer ração específica para gatos castrados. No período de cicatrização das fêmeas, é importante o cuidado para que elas não arranquem os pontos, usando para isso uma roupinha cirúrgica facilmente encontrada em pet shops ou feita em casa. Veja como fazer uma roupinha em: http://www.youtube.com/ watch?v=fSHLKrRENqw


COMPORTAMENTO

Gatos tem a mania (irritante) de afiar as unhas em tudo o que vêem, de preferência no sofá. Bater, berrar, fazer escândalo não vai adiantar, o melhor mesmo é comprar um arranhador para o seu bichinho. Se quiser você pode cortar as unhas dele, mas tome cuidado! Se cortar além da conta machucará seu gato.


cortando as unhas: Aperte delicadamente a almofadinha do dedo do gato. Isso fará com que sua unha saia para fora. Corte antes da carne que recobre a unha para evitar sangramentos.

Gatos gostam muito de brincar, são caçadores natos, mas a cortina nova não é o lugar ideal certo? Tenha sempre brinquedinhos pequenos como bolinhas e ratinhos de borracha, mas nada pequeno o suficiente para ser engolido.


CARINHO

Gatos gostam de carinho, uns mais, outros menos. Quando não temos muita intimidade com felinos, tendemos a cometer certos erros. Para evitar arranhões, ou mordidas, fique atento: O gato pode variar a barriga para cima e fazer movimentos de minhoca para fazer graça. Você pode mexer na barriga dele, mas dependendo do gato isso irá implicar em mordidinhas, de leves a mais Gatos gostam de dar fortes, fique atento. esfreguinhos nas pernas das pessoas. Cuidado para não pisar na patinha ou rabo, ele vai ficar magoado. Gatos não gostam que peguem em seus rabos, patas, nem de ser carregados como bebê. Gatos não são bonecas!


ANOTE Gatos não são traiçoeiros, muito menos interesseiros. Gatos se apegam muito ao seu dono, porém demonstram seu carinho de forma sutil Gatos não tem asma, o barulhinho que fazem é o ronronar, som que todo gato faz quando se sente feliz. Proteja muito bem seu gato preto ou branco perto de sextas-feiras 13 ou dia das bruxas (sério) Evite deixar seu gato sair de casa, eles podem se perder, serem atropelados, roubados ou algo pior . Lembre-se que ao decidir adotar um gato, a responsabilidade é sua. Ele vai depositar toda a confiança em você, não o abandone


SE VOCÊ GOSTA DE GATOS TAMBÉM IRÁ GOSTAR DE: Um gato de rua chamado Bob - James Bowen (editora Novo Conceito) O gato por dentro - William Burroughs (L&PM pocket) http://www.simonscat.com/ http://pusheen.com/ http://www.catversushuman.com/


PARA ADOTAR UM GATO: http://adoteumgatinho.uol.com.br/(S창o Paulo) https://www.facebook.com/rescuecatland (S찾o Paulo) http://www.resgatinhos.com.br/home/ (Campinas) http://adoteumpeludorj.blogspot.com.br/ (Rio de Janeiro) http://cantodosgatinhos.blogspot.com.br/ (Rio de Janeiro) Saiba Mais: http://www.uipa.org.br/ http://www.arcabrasil.org.br/ http://www.anda.jor.br/


REFERÊNCIAS LAROUSSE dos gatos. São Paulo: Larousse do Brasil, 2005. 256 p. <http://dicasparagateiros.blogspot.com. br/2011/10/como-fazer-uma-fonte-de-agua. html> Acesso em: 06 nov. 2013 <http://idmedpet.com.br/dieta-e-nutricao/ faz-mal-dar-leite-para-o-gato.html> Acesso em: 04 nov. 2013 <http://www.youtube.com/ watch?v=fSHLKrRENqw.> Acesso em: 06 nov. 2013


Guia Ilustrado do Gateiro Iniciante  

Guia de princípios básicos da convivência com felinos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you