Issuu on Google+

SALVADOR, SÁBADO, 8 DE JANEIRO DE 2011

Movida à energia solar FÁBIO FREITAS

Hoje em dia, a energia solar está em toda parte. Os satélites rodam o espaço com ela e até barcos rodam o mundo com aqueles painéis gigantes. Os cientistas descobriram mais uma coisa movida à energia solar: uma vespa! A vespa oriental tinha algo de muito estranho, bem diferente das outras. A maioria das espécies de vespas trabalha no início do dia, bem cedo, enquanto o Sol está mais fraco. Já a vespa do Oriente prefere trabalhar quando o Sol está muito forte, no meio do dia. A vespa do Sol Os cientistas tentaram entender esse comportamento estranho e passaram a estudar o corpo da vespa. Lá, eles descobriram que a parte

coberta de amarelo conseguia converter a energia solar em eletricidade! Assim, enquanto a vespa trabalhava durante o dia, podia tirar energia do próprio Sol para sobreviver. Essa foi a primeira vez que se encontrou algum inseto que utilizava a energia solar dessa forma e ainda não sabemos quantos conseguem fazer a mesma coisa, apesar de não parecer ser comum. Agora, os cientistas querem entender melhor como este inseto consegue tirar a energia do Sol para que possamos usá-la. Mas será que como as vespas, os nossos aparelhos elétricos terão que ser amarelos?

Debora Paes / Divulgação

7

Um descompositor contemporâneo CARLA BITTENCOURT

Uma casa antiga no Centro Histórico de Salvador guarda criações geniais de um senhor que sempre gostou mais do mistério do som do que da própria música. Walter Smetak (1913-1984), que nasceu suíço e virou brasileiro, fez a conta: instruir + mentes = instrumentos. E tirou da cachola suas invencionices. Vá com tempo. Para ver um chão de pedras e cartas de baralho, violão com dois braços e até um pássaro mamífero. Dá vontade de pegar, mas resista. Discos de Smetak ficam tocando e tem uma salinha de cinema reservada para desfazer as interrogações sobre anjos, peixes, constelações e o som do silêncio.

Anjo Soprador (1969), feito de cabaça, metal, madeira e plástico

[vá lá ] Smetak – O Alquimista do Som Onde: Sala Walter Smetak / Centro Cultural Galeria Ferrão / Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho Quando: de terça a sexta, das 20h às 18h. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h Quanto: de graça

FÁBIO É FÍSICO E PROFESSOR DE ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DA FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Eugene Davkaev / Divulgação

Cabeleira encantada Para quem não ganhou a promoção, nada de tristeza. Chacoalhe seu porquinho e vá assistir o novo filme da Disney. Lembra de Rapunzel? Pois bem. A pobre mocinha do conto de fadas inspirou essa versão, menos romântica e mais engraçada. Em Enrolados, a cabeleira dela é mágica, o príncipe é meio bandido, o cavalo é policial. Até seu tio careca vai querer ir.

[assista] Enrolados Diretores: Nathan Greno e Byron Howard Onde: www.cineinsite.com.br

A Vespa orientalis Linnaeus tira energia do Sol para viver Divulgação


Passeio