Page 1

A NOTÍCIA

Em termos genéricos, podemos definir noticia como sendo uma narrativa curta, de um acontecimento actual com interesse geral.

Narrativa curta - dizer apenas o essencial para captar a atenção do leitor Acontecimento actual - o que acontece ou é conhecido no espaço de 24 horas. Interesse geral - desperta a curiosidade e atenção do público a que se destina.

Estrutura da notícia A notícia deverá ser construída de forma a permitir uma leitura rápida. Consideremos uma notícia tipo, que apresenta a seguinte estrutura: Título - (pode, eventualmente, ter também antetítulo e / ou subtítulo) Lead – corresponde ao primeiro parágrafo do texto, que pode ou não ser destacado graficamente e que deverá conter as informações essenciais, respondendo, sempre que possível às perguntas: - Quem ? (quem participa na notícia) - O quê? (o que aconteceu, acontece ou vai acontecer) - Onde? (local onde aconteceu) - Quando? (dia, hora,) Corpo da noticia – corresponde aos restantes parágrafos do texto. É o desenvolvimento da notícia, no qual deverão estar as respostas às questões: - Como? (contar como aconteceu a notícia) - Porquê? (porque aconteceu a notícia)


RESUMINDO:

Notas: . As frases devem ser curtas com uma estrutura básica de sujeito - predicado complemento, ou seja, deve seguir o princípio "uma frase -uma ideia". . O jornalista deve evitar os adjectivos, utilizando sobretudo os substantivos e os verbos. . O jornalista não deve dar a sua opinião sobre o que conta; deve limitar-se a contar o que aconteceu. . Quando a notícia é sobre uma disputa entre pessoas ou instituições, o jornalista deve mostrar a opinião dos dois, para deixar que o leitor decida sobre quem tem razão.

o prof: António Alves

A noticia  

Informação sobre noticia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you