Page 1

O que vamos fazer?

Nossa ação se dará com a implementação do sistema bioágua e de quintais agroecológicos em trinta casas, de três comunidades, além da organização de intercâmbios e formações. Estas envolverão também os jovens da Escola Família Agrícola da Ibiapaba, para que sejam multiplicadores dos saberes compartilhados, assim como as famílias atendidas. Através dos intercâmbios, levaremos as comunidades a outras localidades para conhecerem de perto o funcionamento do bioágua e saberem dos impactos na vida de quem já faz uso da tecnologia. Com as formações, vamos estimular as comunidades a pensarem sobre a produção agroecológica, sobre o protagonismo das mulheres neste tipo de produção e no fortalecimento da agroecologia, e ainda capacitar para a gestão e manejo da água reutilizada através do bioágua. Por fim, construiremos um guia didático a partir das vivências ao longo desta ação. Ele ajudará outras agricultoras e agricultores a pensarem sobre a convivência com o Semiárido e a implementarem por conta própria a tecnologia em suas casas.

Onde estão os Quintais de Maria? CAIXA DE GORDURA

MINHOCÁRIO COMPOSTEIRA BOMBA FILTRO BIOLÓGICO

TANQUE DE REUSO SUBSOLO

SUBSOLO

Nós vamos trabalhar com três comunidades da Ibiapaba: Albino, no município de Ubajara; Areia Branca, em Tianguá; e Volta dos Almeidas, em Granja. Apesar de estarem localizadas na serra e no seu sopé, a região é semiárida e conhecida popularmente como carrasco, por ter o solo pobre em nutrientes. Como o acesso aos direitos básicos, tais como à água e à alimentação, seguem sendo violados no território, tecnologias sociais como o bioágua são importantíssimas para que Marias e suas famílias possam alcançar a segurança hídrica comunitária necessária para uma vida de melhor qualidade. Apesar de nossa ação ser localizada apenas nessas comunidades, o desejo é que a apropriação da tecnologia bioágua e dos debates que nascerão desta experiência sejam difundidos por muitos e muitos Quintais de Maria em todo o Semiárido.

Tecnologia social

O que é o Bioágua? Esse sistema é utilizado para o tratamento das águas cinzas, aquelas do uso em pias, tanques e chuveiros domésticos. Elas são cinzas porque ficam com impurezas, tais como sabão e outros resíduos. Através de um filtro com camadas de material orgânico e inorgânico, o bioágua consegue retirar os principais poluentes da água, deixando-a própria para irrigar produções de frutas, verduras, hortaliças e plantas medicinais nos quintais ao redor de casa e para criar pequenos animais. Tecnologia simples, de baixo custo e de muito valor para poupar água e garantir comida na mesa!

que contribui com a prática cotidiana da convivência com o

Semiárido e

com os princípios agroecológicos através do reuso

de água.


Inspiração

O Semiárido pulsa vida, resistência e sabedoria popular. O lugar e seu povo são as nossas primeiras e maiores inspirações. O projeto Água de Reuso nos Quintais de Maria vem para compartilhar conhecimento e contribuir na implementação da tecnologia social bioágua como uma estratégia a mais de convivência com o Semiárido para comunidades rurais do Ceará. Através desta tecnologia conseguimos reaproveitar água para promover segurança alimentar e nutricional com a irrigação de quintais agroecológicos ao redor de casa. Sem perder de vista que as revoluções se dão no âmbito comunitário, definimos as mulheres como sujeitos prioritários desta ação, pela importância na mobilização de outros sujeitos e na adesão cotidiana à convivência com o Semiárido, numa prática que revela amor e perseverança. É especialmente pela ação delas que a agroecologia se difunde, e, por isso, nossa ação quer potencializar a autonomia e o empoderamento das Marias do Semiárido, contribuindo com o conhecimento e reflexão crítica sobre alimentação, saúde, trabalho e relações desiguais de gênero.

REALIZAÇÃO:

Cáritas Brasileira Regional Ceará Rua Júlio César, 442 - Jardim América Fortaleza / Ceará (85) 3253-6998 ce.caritas.org.br caritasceara.ascom@caritas.org.br Cáritas Regional Ceará Cáritas Ceará aguanossadecadadia.org.br

PARCERIAS:

QUINTAIS DE MARIA PATROCÍNIO:

Nos quintais de tantas Marias, água para plantarem os sonhos e colherem os frutos que desejarem!

"Onde eu moro é um lugar seco. A gente quer plantar, mas a água é pouca. Mas, como vamos fazer o trabalho de purificação, a gente espera melhorar nossa vida, e reutilizar a água nas plantas que a gente tem vontade de plantar."

Maria José da Silva

Comunidade Areia Branca, Tianguá.

Pra nós, da comunidade que vamos ser beneficiados, vai ser uma fonte de renda pra vida das pessoas, porque vão poder plantar, criar e produzir coisas que possam vender para o sustento da família. As vezes, as pessoas querem fazer essa fonte de renda, mas não é possível, porque as águas da comunidade são muito poucas."

Maria de Jesus Teixeira Manso Comunidade Albino, Ubajara.

A gente quer aproveitar a água pra fazer plantio, pra melhorar mais a renda da gente. E aproveitar água, pra não desperdiçar!"

Francisca Zilda Ferreira Comunidade Volta dos Almeidas, Granja.

Profile for Cáritas Ceará

FOLDER Água de Reuso para os Quintais de Maria  

Material de divulgação do projeto Água de Reuso para os Quintais de Maria, realizado pela Cáritas Regional Ceará em três comunidades da serr...

FOLDER Água de Reuso para os Quintais de Maria  

Material de divulgação do projeto Água de Reuso para os Quintais de Maria, realizado pela Cáritas Regional Ceará em três comunidades da serr...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded