Issuu on Google+

JORNALISMO [Escreva o subtítulo do documento] O aparecimento de novos meios de comunicação social introduziu novas rotinas e novas linguagens jornalísticas. O jornalismo escrito, o jornalismo radiofónico e o jornalismo televisivo utilizam linguagens adaptadas às características do respectivo meio.

Carina e Carla 9º3

08-04-2013


Jornalismo

Índice Índice ............................................................................................................................................. 1 Introdução ..................................................................................................................................... 2 Jornalismo ..................................................................................................................................... 3 A sua História ................................................................................................................................ 4 Trabalho de um jornalista ............................................................................................................. 5 Funções do jornalista .................................................................................................................... 6 Editorias e Cadernos ..................................................................................................................... 7 Conclusão ...................................................................................................................................... 8 Bibliografia .................................................................................................................................... 9

Carina e Carla

1


Jornalismo

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre o jornalismo, e vamos falar um pouco dele, sobre a sua história., as suas funções, as suas editorias e cadernos e um pouco sobre

o trabalho de um jornalista.

Carina e Carla

2


Jornalismo

Jornalismo Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Em uma sociedade moderna, os meios de comunicação tornaram-se os principais fornecedores de informação e opinião sobre assuntos públicos.

Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

Ilustração 1: As varias áreas do jornalismo

Carina e Carla

3


Jornalismo

A sua História O mais antigo jornal que se tem notícia foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 69 a.C., a partir do desejo de Júlio Cesar de informar a população sobre fatos sociais e políticos ocorridos no império, como campanhas militares, julgamentos e execuções. As notícias eram colocadas em grandes placas brancas expostas em local de grande acesso ao público. Na China, jornais escritos a mão surgiram no século VIII. Com a invenção do telégrafo, em 1844, as notícias passaram a circular muito mais rapidamente, gerando uma grande mudança no jornalismo. Em meados do século XIX, os jornais já eram o principal veículo de transmissão das informações, passando a surgir grandes grupos editoriais, que tinham grande capacidade de influência.

Primeiro jornal publicado no Brasil

Carina e Carla

4


Jornalismo

Trabalho de um jornalista A atividade primária do Jornalismo é a observação e descrição de eventos, conhecida como reportagem. 

"O quê?" - O fato ocorrido.

"Quem?" - O personagem envolvido.

"Quando?" - O momento do fato.

"Onde?" - O local do fato.

"Como?" - O modo como o fato ocorreu.

"Por quê?" - A causa do fato.

A essência do Jornalismo, entretanto, é a seleção e organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV etc.), é chamada de edição.

Uma relativa maquina que imprime jornais

Carina e Carla

5


Jornalismo

Funções do jornalista As funções que os jornalistas podem exercer na profissão variam de média para média, de canal para canal e de veículo para veículo. Às vezes a mesma função recebe nomes distintos em empresas diferentes. Basicamente, as trê funções fundamentais são a reportagem, a redacção destas em e a edição.

Função

Edição

impresso

Radio

tv

digital

Editor, editor-chefe

Editor

Editor

Editor, editor de capa

Editor de texto

Webwriter ( editor de

Subeditor, Redator,

Redacção

colunista,

articulista, Redactor critico,

pagina) redator

revisor

Repórter, Reportagem

pauteiro

Carina e Carla

apurador, Repórter

Repóter,

vídeo repórter

repórter, produtor

6


Jornalismo

Editorias e Cadernos

O trabalho em redações jornalísticas é geralmente dividido entre editorias temáticas, agrupando os assuntos mais comuns do noticiário. Assim como a classificação dos assuntos adequados a cada editoria pode variar. Em jornais diários, as editorias podem ser organizadas em Cadernos e Suplementos. OS Jornais diários de grande circulação e revistas de informação geral normalmente têm as seguintes editorias: 

Local ou Cidade;

Nacional ou País;

Política;

Polícia;

Internacional;

Mercadoria;

Cultura, entre outros.

Ilustração 2: As editorias do jornalismo

Carina e Carla

7


Jornalismo

Conclusão

Podemos concluir que, com este tema, o jornalismo desde 69 a.c., começou a evoluir e segundo os comentadores do jornalismo, ainda a muito para evoluir. As suas funções são claras e, tendo em conta a linguagem, são explicativas muito explicativas. E também podemos concluir que a Essência de um jornalismo, é a selecção e organização das informações no produto final.

Carina e Carla

8


Jornalismo

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornal.pdf

Carina e Carla

9


Jornalismo