Page 1


Paulo Futre e Margarida São Pedro reinam no Carnaval da Figueira da Foz João Ataíde e Isabel Cardoso apresentaram, dia 1 de Fevereiro, perante uma plateia entusiasmada, os Reis do Carnaval da Figueira da Foz 2012. Paulo Futre é o convidado especial desta edição do Carnaval, no qual desfilará como Rei na companhia da ilustre figueirense Margarida São Pedro. A Avenida do Brasil é, uma mais vez, o palco dos desfiles carnavalescos, que se realizam nos dias 19 e 21 de Fevereiro, a partir das 14H30, com a participação das 3 Escolas de Samba, 4 Grupos, 10 carros alegóricos e dezenas de Foliões. João Ataíde considera que “este evento é uma mais-valia para a promoção do destino Figueira da Foz, elevando a autoestima da cidade enquanto palco de grandes eventos, potenciando as funções económicas da cidade”. O percurso de Paulo Futre no futebol é sobejamente conhecido do público português. Foi um dos melhores jogadores do mundo e um determinado dirigente desportivo. Durante a sua carreira lidou com alguns dos mais influentes e controversos presidentes do mundo do Futebol. Jogou nos mais reconhecidos clubes de Portugal: Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e no Sporting Clube de Portugal. Em 1987 a sua contratação para o Atlético de Madrid fez furor por ser a maior contratação do futebol português e a 2ª maior contratação ao nível mundial, à época, apenas superado por Maradona. França, Itália e Inglaterra viveram também bons momentos com Paulo Futre. Afastado dos relvados, o Rei do Carnaval da Figueira da Foz pode ser visto semanalmente na TVi24 no programa “A Noite do Futrebol” e em campanhas publicitárias onde se destaca o Licor Beirão. Para Paulo Futre “é uma honra ter finalmente disponibilidade para aceitar um convite para reinar no Carnaval”, pois é um “fanático desta grande festa” e nunca teve o privilégio de o fazer. Paulo Futre agradeceu ainda o convite que lhe fizeram, prometendo “esforçar-se para estar à altura da Rainha e da magnífica cidade que é Figueira da Foz”. Margarida São Pedro, de alcunha Cafezeiro, é assídua do Carnaval da Figueira da Foz desde a sua génese, contava o ano de 1979. Não é novata nestas andanças pois


já reinou noutros carnavais da cidade, 1981 e 1986. Mentora do grupo Samba da Praia, que está na origem da 1ª Escola de Samba da Figueira da Foz, sempre participou em todas as edições. Reconhecida ainda pela sua fantástica voz, Margarida vai reinar neste Carnaval mas não quer desiludir os seus fãs, pois irá cantar ao longo de todo o desfile. “Vai ser o melhor Carnaval de sempre. Carisma, beleza e muita alegria”, refere Margarida São Pedro, sobre o seu Rei diz “não podia ser melhor a escolha!”. A festa começa já no dia 12 de Fevereiro com a Chegada dos Reis. É uma tradição antiga, retomada sempre que a disponibilidade dos convidados o permite. Este ano, Rei e Rainha vão saudar os figueirenses a partir das 14H30 junto à CP. O desfile prossegue pela Avenida Saraiva de Carvalho, com uma breve paragem na Câmara Municipal, continuando pelas Avenidas de Espanha, 25 de Abril e Brasil, terminando no Caras Direitas com um breve discurso dos Reis. No dia 18 de Fevereiro, pelas 22 horas, junto ao Jardim Dr. Fernando Traqueia, em Buarcos, realiza-se o Desfile Noturno apenas com as Escolas de Samba, que apresentam-se pela ordem: A Rainha, Unidos do Mato Grosso e Novo Império. Este ano os Reis vão estar presentes. Paulo Futre e Margarida São Pedro vão abrir o desfile. O bilhete custa € 2,00 por pessoa e é gratuito até aos 12 anos, inclusive. A FGT nesta edição do Carnaval vai pontuar as Escolas de Samba. Durante o Desfile Noturno, as 3 Escolas figueirenses vão ser avaliadas por um Júri próprio que determinará qual a Escola que melhor preenche os requisitos. De salientar que o Júri é composto por um elemento de cada Grupo participante, complementado com elementos expert nas áreas da música, dança e indumentária. Nos dias 19 e 21 de Fevereiro, com início às 14H30, o corso de Carnaval enche a Avenida do Brasil com os seus 700 participantes: 3 Escolas de Samba, 4 Grupos a Concurso, 10 Carros Alegóricos e dezenas de foliões. As magnificas plumas e o brilho das lantejoulas avistam-se à distância. O ritmo é marcado pelas Baterias. As temáticas surgem ao sabor da imaginação, e a fantasia e sátira juntam-se nestes dias para brincar ao Carnaval. Os foliões têm lugar reservado e os Grupos da Freguesia de Buarcos e da Associação Império Jovem prometem não os desiludir: música popular, muita alegria, boa disposição e sardinha assada. Os 4 Grupos a concurso serão premiados com o 1º, 2º e 3º lugares nas Categorias de Melhor Carro e Melhor Grupo. A todos os Grupos e Escolas de Samba será atribuído um troféu de participação. Os fatos dos Reis foram desenhados e confecionados pelas duplas: Dora Oliveira e Helena Oliveira; e Quim Madeira e Lurdes Mamede, para Rei e Rainha, respetivamente.


Tendo em vista uma melhoria da apresentação e da dinâmica dos desfiles a FGT, para o corrente ano, optou por iniciar o desfile na 1ª rotunda a seguir ao Galante, o que permite agilizar o percurso. Serão ainda instaladas mais bancadas para maior comodidade do público. O preço dos bilhetes mantém-se em relação aos anos anteriores, €3,50 por pessoa, com entrada gratuita para carnavalescos e para crianças até aos 12 anos, inclusive. Em ano de forte contenção orçamental, a FGT propôs-se a fazer mais com menos, com mais qualidade, apostando numa dupla de Reis de grande notoriedade, tendo em vista uma maior motivação para os participantes e a captação de mais público. Através de uma campanha no Facebook, entre 13 e 17 de Fevereiro, a FGT vai ainda oferecer 1 convite duplo a todos os amigos que conseguirem trazer 10 novos amigos para a página da FGT; e já no recinto do Carnaval, nos dias 19 e 21 de Fevereiro, nas bilheteiras (abertas a partir das 10H00), por cada 5 bilhetes de grupo oferecemos o 6º. Isabel Cardoso referiu que “tem esperança que este Carnaval seja vivido e sentido pelos Figueirenses com muita alegria e que este possa, pelo menos por dois dias, desanuviar o ambiente de dificuldade em que todos vivemos e partilhamos no País”. A FGT agradece a colaboração dos Reis e participantes do corso, assim como de todos os colaboradores e patrocinadores que se associaram ao Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz 2012.


Programa


Recintos


Fotos: Cortesia de RaĂşl Cardoso / ASF

Carnaval 2012  

Apresentação Carnaval 2012 CI

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you