Page 1

Universidade Federal do Rio Grande – FURG Centro de Atenção Psicossocial Conviver – Rio Grande/RS Projeto R de Extensão “Programa de Rádio e Jornal Mensal no CAPS Conviver – Rio Grande: Uma Proposta de Reinserção Social e Promoção de Saúde” – Edital PROEXC/FURG 01/2012

Edição 2/2012 – mês de junho Primeiros passos Programa de Rádio Unidos Venceremos Você já escutou o programa Unidos Venceremos? É aquele que é transmitido pela rádio FURG FM (106,7) todos os sábados a partir das 19 horas... pois é! Esse programa surgiu como projeto de estágio em Psicologia Institucional e Comunitária das acadêmicas Bianca Hameister e Karen Côco no CAPS Conviver. Atualmente, Unidos Venceremos é um programa que conta com uma equipe formada por acadêmicas de Psicologia e os usuários do CAPS e acontece desde 2011, somando mais de 30 programas transmitidos. O nome foi escolhido a partir de uma votação e carrega consigo um significado forte para os usuários, pois exemplifica o significado do CAPS para muitos: um local onde, juntos, a superação das dificuldades e até mesmo a convivência com os possíveis sintomas da doença se torna mais fácil. Assim, o nome unidos – importância do grupo, venceremos – desmistificação da doença mental na sociedade. Confira os nossos quadros semanais (Recadinhos do coração, músicas, discussões sobre temas cotidianos e atuais e produções textuais) todos os sábados, as 19 horas, na rádio FURG FM 106,7. Os internautas podem ouvir o programa pelo site www.furgtv.furg.br e mandar email com sugestões, críticas ou comentários para capsconvivernaradio@hotmail.com. Um grande abraço, Equipe do Programa Unidos Venceremos.

Projeto de extensão: Jornal e Rádio continuando no ano de 2012 Na edição passada contamos a história do Jornal Maluco Beleza, e você acabou de ler sobre o Programa Unidos Venceremos. Agora, gostaríamos de contar como essas oficinas passaram de atividades de estágio a projeto de extensão. A partir de uma solicitação dos usuários de continuar com os grupos, e pelo aprendizado proporcionado pelos mesmos durante o ano de 2011, tanto para as acadêmicas quanto para os usuários, buscamos transformar essas ações em um projeto de extensão, pela FURG, com supervisão do Professor Alfredo Martín. O projeto foi aprovado em abril de 2012 e pôde dar continuidade ao jornal e à rádio, que hoje contam com importantes modificações (para melhor, esperamos!) e a entrada de duas novas acadêmicas de Psicologia/FURG, a Gessyka Veleda, atuando na rádio, e a Juliana Buonocore, no jornal.

Informações do CAPS Conviver Os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) surgiram a partir de uma lei que tenta implementar uma nova forma de cuidar das pessoas com sofrimento psíquico, buscando substituir o Hospital Psiquiátrico para não precisar mais internar as pessoas. Quem quiser conhecer pode visitar o CAPS, que se localiza na Avenida Presidente Vargas, 688. O telefone é 32323258 e o email é capsconviver@hotmail.com. Nós também temos um blog para os internautas conhecerem um pouco mais dos trabalhos do pessoal. É www.capsconviveronline.blogspot.com.

Maluco Beleza informa... Visita ao Cinema Na quarta-feira, dia 13 de junho de 2012, nós fomos convidados a irmos ao cinema, que, para muitos de nós, é coisa quase sem importância. Mas, para alguns dos usuários que foram, como o Sérgio, o Cleiton e o Faustino era a primeira vez que visitavam um cinema. Notemos a importância desse momento, para nós, que temos o costume de ir ao cinema, pode soar como algo comum, mas, para estes, não. Um deles disse, inclusive, que estava “sedento por uma nova oportunidade como esta”. O filme “Madagascar 3”, embora seja um filme aparentemente infantil, já que os atores são animais, em desenho, a mensagem é profunda e nos faz refletirmos com relação aos valores relacionais de cada um de nós com os outros. Mostrou-nos o quanto podemos ser importantes na vida de cada um dos companheiros ou daqueles que compartilham conosco projetos e sonhos. Agradecemos aos estagiários Juliana, Gessyka e Hartur que conseguiram um valor mais acessível a todos os usuários e ao Cine Dunas que disponibilizou esta oportunidade. Deixamos registrado aqui que os usuários que aproveitaram esse espaço são: Luiz Sá, Reginaldo, Faustino, Sérgio, Cláudio, Fabiano e Cleiton. Esperamos ansiosamente um novo momento tão feliz quanto este!


2

Assembleias do CAPS As assembleias, de acordo com a Cartilha do Ministério da Saúde, devem fazer parte do funcionamento de todos os CAPS. Aqui no CAPS Conviver elas acontecem a cada 15 dias, espaço onde nós discutimos as reclamações, elogios, nossos direitos e deveres, nosso dia a dia, os projetos e boa parte de nossos ideais também. Em muitos momentos falamos sobre nossa felicidade por estar aqui. Participam das assembleias os usuários, familiares e corpo técnico do CAPS Conviver, mas a comunidade também é convidada a participar. A próxima assembleia será no dia 2 de julho, uma segunda feira, às 9h30min. Um exemplo de mudança vinda com a assembléia é o acréscimo de café com leite no café da manhã do CAPS e a realização de abaixo-assinados para reivindicar os direitos dos usuários do CAPS, os quais estão indicados pela Portaria 336, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. _________________________________________________________________________________________________________

Namoro – por Luiz Carlos Sá da Costa Momento especial a ser redescoberto por cada um de nós todos os dias. Sentimento tão envolvente, mas tantas vezes é por tantos desconsiderado. Esquecemos a energia que sustenta a vida e desconsideramos as leis naturais que nos amparam. A natureza nos convida insistentemente ao namoro entre os seres. Sintamo-nos enamorados com a própria vida. Enamoremos a nós mesmos, descobrindo sentimentos e emoções novos a cada instante. Vivamos eternamente enamorados uns com os outros , buscando aproveitarmos as oportunidades de crescermos em espírito vivendo o pleno amor que nos sustenta.

Poemas – por Paulo Cruz A vida na paz Lá no horizonte encontrei você Te dou até nome A semente hoje na paz deu aquele beijo Céu hoje encontrei Só horizonte encontrei. Vai, vem noite de amor De Deus A vida na paz hoje encontrei A vida na paz (Paulo Cruz) A visão de coração O destino de amor é a felicidade Quando chegar na cidade A verdade, céu azul e seus olhos castanhos O amor, o beijo, é A felicidade é E coração A visão do coração

Poema – por Paulo Cruz A visão de amor É o viver do coração Do destino do seu sorriso É a vida, é reflexão Das estrelas do amor O destino de amor é o viver O viver, o viver O momento do coração, da paz

Pensamento – por E. Cláudio

Minha Vida – por Yolanda Escoto

Texto sobre preconceito – por Geovana da Silva Aguiar

Quero melhorar dessa doença. Eu quero que o CAPS continue aberto. Estou em um pensionato e quero continuar lá. Quero participar da rádio e do jornal, eu me sinto bem quanto participo dessas oficinas porque eu gosto dessas atividades. Gosto muito de todo pessoal do CAPS e do pensionato.

A meu respeito eu acho onde machuca mais a pessoa e cidadão não se dá por conta que humilhado e pisoteado são os deficientes, com as pessoas olhando, debochando, principalmente quando temos que passar a carteira de ônibus. Ficam debochando e dando risada. Só que nós somos humanos, a gente sente que nem eles. São pessoas preconceituosas que não sabem o que os deficientes estão passando.

Tem um vírus que está fora de controle É o preconceito O tempo vai dizer o que vai acontecer Primeiro a extinção do preconceito É a cura das doenças mentais


3

O que está acontecendo pelo CAPS? No CAPS, o psicólogo Pablo está orientando dois grupos de trabalho. Surgiu também a ideia de criarmos uma biblioteca, já um dos grupos, o de literatura, discute autores e temas relacionados com suas obras. Os participantes podem produzir contos, poesias, romances, poemas. Quem queira, pode doar livros. No outro grupo, participam somente homens. Neste, os participantes comentam seus temores, suas aflições, suas alegrias, seus projetos. Todos encontram apoio, esclarecimentos e estímulos. Dá-se uma verdadeira troca de energias positivas e saímos todos renovados. (Luiz Carlos Sá da Costa)

Dia dos Namorados Data em que deveria ser celebrado o amor, mas é o consumo que está em alta e a luxúria, celebrada. (E. Cláudio) Namorar é muito saudável, com amor eterno aqui nessa vida e na eternidade, só com amor. (Moacir) Minha amiga, eu fiz no dia dos namorados este texto para ti. Feliz dia dos namorados. Abraços, Faustino Cabral Félix. Amor da minha vida, Isabel! Te amo muito, e toda tua família.

Desenhos produzidos no CAPS

Horóscopo para o mês de Junho – por Vladmir Vieira Áries (21/03 a 20/04) A semana de trabalho entra com bons sinais em sua vida. Ótimo momento. Bom astral para viagens de passeio e para o serviço. Touro (21/04 a 20/05) Atenção! Aproveite os momentos de folga para descansar. Dia excelente para sair e ver os amigos. Gêmeos (21/05 a 20/06) Aumento significativo em sua habilidade e terá utilidade em suas tarefas profissionais. Dia muito feliz. Câncer (21/06 a 21/07) Ótimos momentos astrais lhe trarão boas novidades no amor. Leão (22/07 a 22/08) Fique atento! Várias oportunidades surgirão. Aproveite o máximo que puder. Virgem (23/08 a 22/09) Aproveite os melhores momentos de sua vida, retome suas atividades e garanta seu futuro.

Libra (23/09 a 22/10) Sua semana será de muitas novidades em sua vida surgiram várias oportunidades e sua vida, saiba aproveitá-las. Escorpião (23/10 a 21/11) Não dê ouvidos ao que outros dizem, siga a sua própria intuição. Seja confiante e tudo sairá bem. Sagitário (22/11 a 21/12) Confie em você mesmo e tudo dará certo. Momentos felizes. Capricórnio (22/12 a 20/01) Sua vida é excelente, aproveite os bons momentos que ela lhe oferece. Aquário (21/01 a 18/02) Você está passando por dificuldades em sua vida, nada como um dia após o outro. Peixes (19/02 a 20/03) Momento astral favorável a viagens, curta sua vida ao máximo que puder.

_________________________________________________________________________________________________________

Um pintinho está muito triste. Então chegou um peixinho e perguntou para ele porque ele estava triste. Aí ele, meio tímido respondeu: é que a minha mãe é uma galinha! Então o peixinho, respondeu: e daí cara? E a minha que é uma piranha? O bêbado vinha caminhando e entrou numa fila sem saber nem o que era. Lá na frente tinha um pastor benzendo as pessoas num tanque d’água, perguntando: “você viu Jesus? Você viu Jesus?”. E elas sempre viam. Quando chegou a vez do bêbado, mergulharam o bebum e levantaram: “você viu Jesus?”. E ele “eu não”. Mergulharam a segunda vez e levantaram “você viu


4

Jesus?” E ele “não”. Aí ficaram se perguntando “mas como?” e quando foram mergulhar a terceira vez ele gritou “PÁRA AÍ! Vocês tem certeza que ele ainda ta aí dentro?” O pulgo tava trabalhando. Aí chegou em casa, tomou um banho e disse para a esposa: pulga, vamos ao cinema? E ela claro meu amor! E ele: ta, mas vamos a pé ou vamos de cachorro? _________________________________________________________________________________________________________

Receitas de festa junina Bolo Pamonha (fonte: Zero hora) – sugestão: Silvio 5 espigas de milho verde 1 lata de leite condensado ½ xícara de leite ½ xícara de manteiga 3 ovos 1 colher (sopa) de fermento em pó Debulhe o milho cortando os grãos rente ao sabugo (pode ser substituído por 2 latas de milho verde), Ponha no liquidificador o leite condensado, o leite, a manteiga e os ovos. Bata bem e misture o fermento em pó. Coloque em uma forma de aro removível untada com manteiga. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 40 min. Retire do forno, espere amornar, desenforme. Bolo de macaxeira (fonte: Zero hora) – sugestão: Reginaldo 2 colheres (sopa) de manteiga 4 ovos 1 lata de leite condensado ½ xícara de açúcar 1 xícara de coco fresco ralado 2 colheres (sopa) de queijo Parmesão ralado 500g de mandioca crua ralada 1 xícara de farinha de trigo ½ colher (sopa) de fermento em pó Em uma batedeira, bata a manteiga com os ovos. Adicione o leite condensado em fio e continue batendo até ficar homogêneo. Acrescente o açúcar, o coco fresco, o queijo parmesão e a mandioca. Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada com o fermento em pó. Despeje em uma forma com furo central, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 35 minutos.

Pudim de coco (fonte: Zero hora) – sugestão: Paulo 1 xícara de açúcar ½ xícara de água fervente 1 lata de leite condensado 1 lata de leite 1 vidro de leite de coco 3 ovos 1 xícara de coco fresco ralado Para a calda, em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte 1/ xícara de água fervente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma forma com furo central. Reserve. Para o pudim, em um liquidificador, bata os ingredientes. Despeje na forma reservada, cubra com papel alumínio e asse em banho Maria em forno médio, a 180 graus, por cerca de 1h30min. Depois de frio, leve para gelar. Desenforme e sirva.

Batata suíça (fonte: Zero hora) 3 batatas médias Queijo provolone Orégano Sal e pimenta do reino Azeite de oliva Descasque as batatas e rale no ralo fino como se fosse fazer batata palha. Não lave as batatas depois de raladas. Ponha em uma vasilha, tempere e misture bem. Aqueça uma frigideira, unte com um fio de azeite e despeje metade das batatas. Com as costas de uma colher aperte para deixar uniforme. Espalhe o provolone ralado no meio. Espalhe o restante da batata ralada, cobrindo todo o recheio. Aperte para deixar a superfície uniforme. Deixei fritar até que doure a parte de baixo. Coloque um prato sobre a frigideira e vire com cuidado. Adicione mais um fio de azeite na frigideira. Devolve, cuidadosamente, a batata para a frigideira e deixe dourar a parte de baixo. Tampe, reduza o fogo e deixe abafado até a batata ficar macia e dourar do outro lado. Sirva quente. _________________________________________________________________________________________________________

Bianca Hameister Cleiton Dias E. Cláudio Faustino Félix Fernanda Borges

Felipe Guidotti Geovana Silva Aguiar Juliana Buonocore Karen Côco Luiz Carlos Sá

Paulo Cruz Reginaldo Chaves Sérgio Barros Sílvio César Medeiros Vladmir Vieira dos Santos

Maluco Beleza  

Jornal do Caps Conviver

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you