Issuu on Google+


38ª edição da feira Capital do Móvel já tem data marcada Será de 25 de Fevereiro a 4 de Março de 2012 a data em que se irá realizar a próxima edição da Feira Capital do Móvel. Esta data foi escolhida tendo em conta a pascoa e as restantes feiras de mobiliário nacionais. Esperamos com esta escolha conferir uma vantagem competitiva aos nossos expositores

permitindo que estes beneficiem, para além dos contactos normais, também dos contactos dos consumidores que pensam decorar ou remodelar o seu lar na altura desta celebração religiosa. Prevê-se também que nesta data a primeira fase das obras do Parque de Exposições já se

encontre terminada, ou seja, que a parte exterior já se encontre praticamente concluída. A intervenção no exterior do edifício vai permitir, para além do embelezamento de todo o Parque de Exposições, uma maior fluidez nos movimentos de visitantes e expositores, bem como maior conforto no seu interior.

7 de dezembro: Paulo de Vilhena desvenda os segredos dos negócios O ciclo de conferências do Clube do Empresário dedicado a Motivação, Inovação e Excelência vai promover mais um jantar, desta vez com Paulo de Vilhena. Organizado pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), este ciclo de jantaresconferência pretende contribuir para acrescentar mais inovação e competitividade nas empresas. Mantendo o propósito de apoiar os seus empresários na busca pela excelência e na luta para aumentar os seus níveis de produtividade, Paulo der Vilhena vem a Paços de Ferreira apresentar o seu CURSO SECRETO DO CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS, já no dia 7 de Dezembro, às 19h30, no restaurante do Parque de Exposições Capital do Móvel. A inscrição para o jantar-conferência custa 30 euros.

Paulo de Vilhena é MBA pela Universidade Católica Portuguesa, Practioner em PNL e Coach de Negócios e Executivos. Entre 2005 e 2010 foi Diretor-geral, em Portugal, da ActionCOACH, a maior e mais antiga

empresa mundial de Coaching de negócios, que conduziu no prazo de 18 meses a estar duas vezes do Top 10 dos franchisings de maior crescimento em Portugal e uma vez no Top 10 dos franchisings de serviços para empresas. Empresário, com interesses em vários sectores de atividade, o Paulo escreve também para várias publicações nacionais sobre temas como crescimento de negócios, desenvolvimento pessoal e vendas, intervindo como orador em Seminários e Workshops por todo o País e no estrangeiro. Em Abril de 2010, publicou a sua primeira obra de autor “O Livro Secreto das Vendas – O Mapa Mental dos Super Comerciais Desvendados”, cuja primeira edição esgotou em 3 meses. Atualmente, vai na 3ª edição, sendo já considerado o livro de vendas mais vendido em Portugal.

Centros Novas Oportunidades do Norte reúnem-se na VII convenção A Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, participada pela AEPF, realizou a VII Convenção de Centros Novas Oportunidades do Norte, no auditório do Parque de Exposições Capital do Móvel. Entre os oradores convidados destaque-se a presença de Gonçalo Xufre Silva, presidente da Direção da Agência Nacional para a Qualificação. A iniciativa, como tem sido habitual, resultou positivamente e a sala encheu para ouvir esta conversa entre especialistas de formação.

XX ExpoAve

Realizou-se no Parque de Exposições Capital do Móvel, no final de Novembro, a XX edição da Expo Ave, uma iniciativa da Associação Ornitológica de Paços de Ferreira. Neste evento, para além do público em geral e das visitas das escolas da região, a atração principal são os pássaros, através de um concurso (na foto um juiz avalia os concorrentes) que distingue os melhores em várias categorias.


Atividade da AEPF: balanço do ano de 2011 Carlos Adegas Diretor

Marcos Carneiro Diretor

Paulo Dinis Diretor

Departamento de Apoio às Empresas

Departamento de Feiras e Eventos

Departamento de Formação Profissional

O ano 2011 foi marcado pelo acentuar da conjuntura recessiva e pela imposição de medidas de austeridade, cujos reflexos se alastraram à economia real e social. Neste contexto o DAE assumiu, com sucesso, o desafio de contribuir para dinamizar e potenciar a atividade empresarial da região. Ao nível do comércio local foi lançada uma arrojada campanha com elevado impacto nos media regionais (e até nacionais), reforçada pelo concurso de Natal e pelo Fashion Event. Foram elaboradas mais candidaturas a mais sistemas de incentivos: SI Qualificação e SI Inovação (QREN); FactorPME; PRODER; Formação para a Inovação e Gestão (POPH) e reforçada a consultoria especializada (ex: avaliação de empresas). A propósito da internacionalização foram realizadas sessões de esclarecimento, divulgadas oportunidades e organizada uma Missão Empresarial a Moçambique. Conseguiu-se ainda aprovar o projeto de internacionalização para 2012 que, a par das ações tradicionais, contempla a realização de 2 inovadores estudos estratégicos. Foi prestada formação e consultoria personalizada gratuita a inúmeras empresas ao abrigo dos projetos MOVE, I.F.E. e Mulher+ (que continuará em 2012 face à aprovação de 2 candidaturas ao MOVE para 13 micro empresas e 39 PME). Por último de destacar as inúmeras conferências sobre diversas temáticas e a colaboração do DAE em diversos projetos interdepartamentais da AEPF (ex.: Fórum para a Competitividade na Região do Tâmega).

O calendário de feiras de 2011 interveio essencialmente no setor que mais nos identifica, o mobiliário, para além de uma feira Tuning automóvel, feira essa com êxito assinalável. Para o Mobiliário tem-se notado que as feiras têm sido um incremento positivo na estratégia de crescimento das empresas. Note-se que este continua a ser, por excelência, o principal meio de promoção das empresas e dos seus produtos. Na sua grande maioria, o retorno do investimento é facilmente alcançado. As feiras Capital do Móvel têm ocupado um lugar de destaque no panorama geral nacional. Contrariamente á tendência do mercado, a ultima Capital do Móvel, atingiu valores superiores aos de 2010, o que nos permite afirmar que realmente vale a pena vir à “Origem”. Tal como no ano anterior continuamos com a realização de feiras em Espanha (Galiza), tendo sido realizadas feiras em Silleda, Vigo, Corunha e também em Villagarcia de Arousa. Esta última foi organizada pelo departamento de feiras em parceria com a organização espanhola, não fazendo esta parte do calendário deste ano. Tratou-se de uma Feira Ibérica de artigos para o Lar e decorreu de 12 a 20 de Novembro. Relativamente às restantes feiras realizadas, conseguiu-se manter o mesmo nível de empresas e visitantes. De uma maneira geral, podemos considerar que o departamento de Feiras atingiu os seus objetivos com a realização de oito feiras na totalidade, embora se tenha notado uma quebra no número de m2 ocupados, todas as feiras tiveram uma taxa de ocupação que se pode considerar elevada.

Num contexto de grave crise económica e social, o DFP colocou na primeira linha da intervenção a maximização das possibilidades de acesso ao financiamento para as ações de formação especialmente vocacionadas para públicos com dificuldades de acesso, por si mesmos, a meios de rendimento. Por essa razão, foram privilegiadas as ofertas conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, particularmente aquelas que respeitam a adultos pouco escolarizados e desempregados, a jovens em iniciação profissional e a adultos em risco de exclusão social. Consolidou-se a colaboração com os CNO da região, particularmente com o promovido pela Profisousa no sentido de dar resposta de formação de curta duração e de estrutura modular dirigida a desempregados encaminhados pelo Centro de Emprego de Penafiel. O ano de 2011 fica também marcado pela afirmação do cariz regional da intervenção da AEPF particularmente pela formação dirigida à inserção profissional dos jovens da região do Vale do Sousa através de cursos em Sistema de Aprendizagem em Lousada, Paredes e Vizela mercê do protocolo assinado com o IEFP e financiado pelo Sector Terciário. O DFP está, ainda, empenhado na dinamização da rede da Agenda para a Empregabilidade do Tâmega e Sousa onde a AEPF é representante do empresariado da região e na qual se incumbiu de realizar, para a região, o diagnóstico de necessidades de formação. Em estudo está também a possibilidade de, para a região, ser proposta de uma plataforma facilitadora da inserção profissional dos jovens.

Paços de Ferreira Tuning Motor Show foi um sucesso!

O Paços de Ferreira Internacional Tuning Motor Show, realizado no Parque de Exposições Capital do Móvel terminou com a entrega de prémios aos melhores exemplares da personalização automóvel que participaram neste evento. Os prémios distinguiram modelos para todos

os gostos, do som ao ruído de escape, sem esquecer o embelezamento interior e exterior das máquinas de quatro rodas. Fora os automóveis, o Tuning Motor Show ofereceu, ainda, muita animação. Beldades de duas pernas e de quatro rodas, sem esquecer a

demonstração de várias especialidades. Som, muito som, seja de escapes quase livres ou de sistemas de áudio hi-fi cheios de potência. Esta foi uma organização da empresa de tuning ByPower, sediada em Braga, e da AEPF, através do seu Departamento de Feiras e Eventos.



jornaldoempresario_dez_2011