Page 1

EM DESTAQUE NESTE NÚMERO

Feira Capital do Móvel em Vilagarcia de Arousa - Págs. 2 e 3 Comércio tradicional com vários projectos - Pág. 4 Mobiliário da Capital do Móvel na Porto Canal - Pág. 4

Jornal do Empresário é uma publicação mensal do gabinete de comunicação e imagem da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Sugestões e Críticas podem ser enviadas para:

Parque de Exposições Capital do Móvel Rua da Associação Empresarial, nº 167 - Carvalhosa | Apartado 132 4591-909 PAÇOS DE FERREIRA Tel: 255 862 114/ 6 - Fax: 255 862 115 www.aepf.pt | imprensa@capitaldomovel.pt

NÚMERO 97 / DEZEMBRO 2008

Moda Local mostra tendências em 2009

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) lançou um convite aos comerciantes do concelho para se associarem a mais uma edição do evento Moda Local. Esta iniciativa, que se realiza habitualmente em Paços de Ferreira, vai ser organizada pela AEPF em Março de 2009, no Parque de Exposições Capital do Móvel, e servirá para apresentar as colecções de vestuário para a estação Primavera/Verão. Existem duas opções, envolvendo a contratação de oito ou de dez manequins por cada loja.


Qualidade e design do mobiliário português destacou-se na Galiza A Capital do Móvel despediu-se de Vilagarcia de Arousa com um saldo positivo. Entre 8 e 16 de Novembro, o pavilhão de exposições da Fexdega acolheu cerca de 200 marcas de mobiliário e decoração provenientes da principal região de mobiliário portuguesa. No total, mais de 18000 visitantes aproveitaram esta feira para conhecer a vasta colecção que Paços de Ferreira tem para mostrar, do clássico ao moderno, do rústico ao contemporâneo. Os objectivos propostos inicialmente foram, assim, conseguidos, esperando-se que os inúmeros contactos realizados se transformem em negócios concretos. As perspectivas apontam para um volume de negócios potencial de vários milhares de euros no curto prazo.


Formação destinada a comerciantes arranca O Departamento de Formação Profissional da AEPF informa que estão abertas as candidaturas para vários cursos destinados ao comércio tradicional, quer sejam empregados ou empregadores. Os cursos funcionarão em horário pós-laboral e são dirigidos a activos com idade superior a 16 anos, detentores de baixa qualificação escolar e/ou profissional, ou ainda que possuam qualificações desajustadas às necessidades do mercado de trabalho. Os cursos financiados disponíveis são: Comércio; Contabilidade e Fiscalidade; Gestão e Administração; Ciências Informáticas; Segurança e Higiene no Trabalho. Os cursos não financiados são: Comunicação e Imagem na Empresa; Negociação e Técnicas de Venda; Comércio Internacional em Contexto de Globalização.

Sistema da Qualidade renovado na AEPF O sistema de gestão da qualidade da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) foi renovado por mais um período de três anos. A norma de qualidade ISO 9001:2000 atribuída à AEPF foi renovado, não se tendo verificado desconformidades. Através do cumprimento desta norma a AEPF garante a qualidade dos serviços e procedimentos prestados aos seus clientes e associados.

Publicada nova norma ISO 9001:2008 A norma International Organisation for Standartization (ISO) 9001:2008 foi, entretanto, publicada em português, simultaneamente com as edições em inglês, francês e espanhol. Com a actual versão o principal objectivo foi tornar os requisitos existentes mais claros, e não introduzir novos requisitos, bem como melhorar a compatibilidade com a norma ISO 14001 (sistemas de gestão ambiental). Apesar das alterações introduzidas à ISO 9001:2008 serem mínimas, algumas organizações poderão rer de fazer certas alterações nos seus sistemas de gestão de qualidade de forma a manterem a certificação.

Missão empresarial à Arábia Saudita adiada A missão empresarial ao Dubai, Arábia Saudita e Qatar programada para o passado mês de Novembro foi adiada devido às cerimónias religiosas que decorrem naqueles territórios nesta época do ano.


Capital do Móvel em golfe angaria verbas para construção de creche

Stock Off na AEPF para escoar excedentes A realização de mais uma Mobifree – o maior stock market de mobiliário, iluminação e decoração do país – é uma oportunidade para os comerciantes tradicionais de Paços de Ferreira escoarem os seus excessos de stock a preços mais atractivos. Nesse sentido, o Departamento de Apoio às Empresas da Associação Empresarial de Paços de Ferreira lançou um repto aos comerciantes tradicionais para que aproveitem esta oportunidade em se associarem a um grande evento, já consolidado, para apresentarem os seus produtos em condições muito vantajosas. Este evento chama-se Stock Off Comércio Local e irá ocupar o pavilhão 1 do Parque de Exposições Capital do Móvel.

City Card dinamiza comércio tradicional O 2º Open Capital do Móvel em golfe, que decorreu no passado fim-de-semana, permitiu ao Lions Clube de Paços de Ferreira angariar aproximadamente 20000 euros através da participação dos jogadores e dos apoios de patrocinadores. Entre os principais estão a Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Paços de Ferreira, bem como o Campo de Golfe de Amarante, onde decorreu este torneio, e a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira. As receitas apuradas por este torneio, à semelhança da prova realizada no ano passado, destinam-se a criar uma creche no concelho de Paços de Ferreira. Este equipamento social, que já se encontra em construção, tem um custo aproximado de 300 mil euros e vai servir cerca de 35 crianças, com idades até aos três anos. A conclusão das obras deverá ocorrer durante 2010.

Recorde-se que o terreno para implantação do edifício era um antigo campo de mini-golfe, cedido pela autarquia para a construção da creche, o que inspirou os responsáveis pelo Lions Clube a organizar estes torneios de golfe. Relativamente ao torneio de golfe, no qual se reuniram cerca de 60 jogadores e 26 patrocinadores, a vitória final (Nett) coube a Mário Sousa, com 38 pontos, seguido de Alberto Clemente Sousa (37 pontos) e João Paiva (36 pontos). Nas senhoras, o primeiro lugar coube a Ana Cardoso (30 ponto) e nos maiores de 55 anos a António Cruz (35 pontos). Em primeiro lugar Gross ficou, após play-off, Fernando Pires, enquanto o melhor júnior Nett foi para João Pedro Barbosa (40 pontos). Foram, ainda, entregues prémios para a pancada mais longa (Pedro Barroso e Ana Rita Félix) e para a bola mais perto do buraco (Rolando Silva).

Está em curso um projecto da AEPF de dinamização do comércio tradicional. Trata-se do cartão City Card que vai atribuir pontos aos clientes do comércio tradicional de rua por cada compra efectuada.

Comércio com horário alargado no Natal A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) propôs aos comerciantes tradicionais do concelho a abertura das lojas, durante o período de Natal, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h e as 19h nos dias 30 de Novembro, 1, 7, 8, 14 e 21 de Dezembro, bem como o encerramento nos dias 25 e 26 de Dezembro. Através desta proposta, a AEPF espera poder corresponder aos desejos dos comerciantes de Paços de Ferreira e facilitar as compras desta época natalícia dos habitantes do concelho.

Televisão Porto Canal com mobiliário da Capital do Móvel

Prémios para compras no comércio tradicional

A Capital do Móvel forneceu duas peças de mobiliário fabricadas em Paços de Ferreira para dois novos programas do Porto Canal, uma das televisões distribuídas através de cabo. Os programas são a Zona Interdita, um programa diárioemitido de 2ª a 6ª, das 16h às 18h, em directo do estúdio, direccionado ao público jovem com convidados em estúdio e rubricas

O comércio tradicional de Paços de Ferreira vai contar com uma campanha de Natal para promoção deste tipo de negócio. A iniciativa, da responsabilidade da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, destina-se a estabelecimentos exclusivamente localizados no concelho, aos quais serão entregues cupões numerados que darão acesso a um sorteio. Por cada compra efectuada no comércio tradicional, cada loja atribuirá aos seus clientes um cupão a cada 5 euros. A tômbola que reunirá todos os cupões a concurso ficará localizada nas instalações da AEPF, devendo os comerciantes ficar responsáveis pela deposição dos mesmos. Os prémios a atribuir aos clientes que comprem no comércio tradicional são monetários e valem 2500 euros para o primeiro, 1500 para o segundo e 1000 para o terceiro.

variadas (cinema, videojogos, música,..); e De Olho na Câmara, um programa semanal que consiste na entrevista a um presidente da Câmara da região Norte do país. No foto, o convidado era o autarca de Espinho. As peças de mobiliário são uma mesa cinza para as entrevistas (foto da esquerda) e um balcão de apoio preto (foto da direita).

Dezembro 2008  

EM DESTAQUE NESTE NÚMERO NÚMERO 97 / DEZEMBRO 2008 Parque de Exposições Capital do Móvel Rua da Associação Empresarial, nº 167 - Carvalhosa...