Issuu on Google+

Politécnico da Guarda

PREPARAR PARA O SUCESSO “O IPG foi a instituição que me fez crescer como aluno, como pessoa e me preparou para os desafios profissionais que vão aparecendo ao longo da vida”. A afirmação é de Pedro Pinto, natural de Castro Daire e ex-aluno do Politécnico da Guarda, onde desenvolve a sua atividade profissional. “Atualmente, sou Administrador de Sistemas e docente no IPG e também administrador e editor do projeto Pplware.com, que faz parte da rede SAPO, e que é considerado como o maior site de tecnologia em Portugal. “ Para Pedro Pinto, a sua formação académica tem contribuído, “em muito”, no desempenho da sua atividade profissional e “servido também de base na descoberta de novas tecnologias/projetos”. Foi o caso, por exemplo, do desenvolvimento da plataforma KNX Automática” que permite visualizar e controlar uma instalação domótica, a partir de qualquer ponto do mundo, através de um dispositivo móvel com sistema android.


“Com esta plataforma, instalada, passamos a ter a capacidade de “comunicar” com a nossa casa a partir de qualquer lugar. Podemos realizar, remotamente e em tempo real, tarefas simples como por exemplo controlar a iluminação, a climatização, os estores e até ligar ou desligar uma simples torradeira. Para tal, basta que o nosso dispositivo móvel esteja ligado à Internet através de uma rede GPRS, 3G, 4G ou Wifi para podermos enviar “ordens" à habitação e obter também o estado dos equipamentos elétricos”. Este engenheiro informático considera que o IPG é uma instituição de ensino superior de excelência e “um forte motor de desenvolvimento, formação e dinamização de toda a região da Guarda.” Do seu tempo de estudante, no Politécnico, recorda a “proximidade e disponibilidade dos docentes no apoio à formação e também toda a organização e estratégias adotadas pela Instituição que contribuíram, de certa forma”, para o seu sucesso académico e o ajudaram a entrar no mercado de trabalho. “Depois de ter frequentado a Licenciatura em Engenharia Informática e o Mestrado em Computação Móvel no IPG, considero que ambos os cursos estão muito bem estruturados e


têm acompanhado as necessidades e tendências do mercado de trabalho”. Questionado sobre que conselho deixaria aos candidatos ao ensino superior, Pedro Pinto afirmou-nos que “quando se é estudante, um dos objetivos principais é tentar ser um aluno excelente…pois o mercado profissional assim o exige”; na sua opinião, “tanto o IPG, como a cidade da Guarda, oferecem aos estudantes um ambiente acolhedor, excelente infraestruturas, que contribuirão certamente no sucesso académico de cada um”. Daí que aconselhe esses jovens a aproveitarem o “serem alunos e também o melhor que a cidade e o IPG tem para oferecer”.


Politécnico da guarda