Page 1

Pontal do Sul, CEM-UFPR | 28 de abril de 2014 | Ano 1, Edição 02

CA Navigare

SNO no #UHPARANÁ

Mar Adentro 2014

“Comunicação e Integração, é preciso navegar por esses mares”, esse é o tema da XXVI Semana Nacional de Oceanografia que nós do Centro de Estudos do Mar estamos organizando.

O primeiro curso do Mar Adentro de 2014 foi um sucesso! Contamos com 32 inscritos que despenderam 36 horas em dois finais de semana a fim de aprender e se capacitar em um curso de geoprocessamento de dados, o ArcGIS. Agradecemos mais uma vez à dedicação de Larissa Santos e Bruno Giacomelli Chiarello que, com muita dedicação e paciência, foram responsáveis pela capacitação.

Na oceanografia é necessário um olhar holístico para compreender e descrever algo, devido à heterogeneidade de sistemas, processos e organismos envolvidos. Biológica, geológica, empreendedora, física, química, social... cada área forma um pedaço do enorme quebra-cabeça que consiste o estudo dos nossos oceanos, a oceanografia. Tudo isso somado, gera diversas possibilidades e caminhos. A partir disso faz-se necessária, cada vez mais, a comunicação e integração entre todas essas áreas. Seguindo essa rota, a SNO de 2014 trará uma programação inovadora, abrangendo toda a variedade de visões, filosofias, realidades e perspectivas. Comunicação: congressistas e convidados terão a liberdade de compartilhar suas opiniões sobre a profissão e o papel da oceanografia. Integração: como um mecanismo potencializador da troca mútua de conhecimentos entre todos os participantes, incentivará os congressistas a saírem de sua zona de conforto, almejando novos mares. Essa expectativa será suprida dentro da programação do evento, uma vez que atividades alternativas serão voltadas especialmente para realizar essa maior integração e comunicação. Essa SNO é nossa, venha participar, comunicar e se integrar!

Alunos participantes do curso de ArcGIS

Mas a temporada 2014 está apenas começando. Em uma parceria entre o Mar Adentro e COL - Clube de Oratória e Liderança de Joinville, será realizada a segunda edição do curso de Oratória, que irá ocorrer durante os dias 17 e 18 de maio, no Centro de Estudos do Mar – UFPR. Esse curso é ideal pra quem sente dificuldade em falar em público e se apresentar, trazendo conceitos, princípios e técnicas para o melhoramento da comunicação verbal. Para inscrições e mais informações sobre o curso, acesse a página do projeto no facebook/maradentroufpr.

01


Jornal Blablabla| Ano 1, Edição 02 10 coisas que você não sabia sobre a Maris 1. No final de 2013, eles trocaram os chinelos por sapatos e foram destaque no Prêmio NEJ, premiação que reconhece o trabalho realizado pelas Empresas Juniores (EJs) da UFPR durante todo o ano. Ganharam 2 dos 7 prêmios lindos, que hoje são orgulhos da casa! 2014 os aguarda! 2. Em 2014 a Maris começou o ano iniciando o processo de federação, pelo qual será afiliada e apoiada pela organização que regulamenta todas as EJs do Paraná! 3. Este ano, a Maris faz parte da organização do mega evento ESEJ – Encontro Sul-Brasileiro de Empresários Juniores – que acontecerá em Curitiba no próximo mês reunindo muita gente bonita e inteligente! 4. Hoje a Maris tem cinco membros no exterior e dois com as malas quase prontas! Saudades à parte, eles estão tendo uma infinidade de experiências que com certeza vão deixar a Maris mais completa quando retornarem! 5. 2014 também é ano de aniversário! Completando 11 anos, a pré-adolescente Maris garante comemoração e prosperidade para muitos outros anos! 6. Alguns membros da empresa têm horas embarcadas para uns 10 cursos de oceanografia! Para os interessados em aumentar também esse número fiquem ligados no projeto voluntários! 7. Com a SNO 2014 sendo realizada pelo CEM, a Maris será a mediadora do ENEJO – Encontro de Empresários Juniores de Oceanografia – que acontece todo ano durante o congresso. Hora de apoiar todas as EJs de Oceano do Brasil! 8. Mais uma vez, este ano, a Maris abre uma oportunidade para não-membros, sorteando uma vaga para um evento super divertido de interação com as demais EJs da UFPR. O Sinergia acontece já no próximo mês. Você que tem interesse em saber como esse mundo funciona é o alvo! Fique atento! 9. O quarto ano domina a Maris com 8 membros. Brincadeiras à parte, ter

CA Navigare

representantes do primeiro ao quinto ano é muito importante para nós, por isso... 10. ... o próximo Processo Seletivo já começa em agosto. Novas cabeças e novas ideias são bem-vindas!

Greve na UFPR A greve dos servidores públicos nas universidades federais de 2014 busca o cumprimento total do acordo de greve que ocorreu em 2012. Entre as reivindicações, estão a implementação da jornada de 30 horas semanais, contagem especial do tempo de serviço para trabalhadores com insalubridade, aprimoramento de carreira e a abertura imediata dos concursos públicos. A comunicação com o governo está ocorrendo, mas no último ofício aos grevistas ainda não houve concessões e a greve continua. O DCE da UFPR decidiu apoiar a greve. No geral, eles reivindicavam principalmente ajuda com alimentação, na forma de compra de marmitas e vales refeição para os estudantes da UFPR de Curitiba enquanto o RU estava em greve, porém o RU já foi reaberto. Eles também falam do descaso do governo com as IFES no decorrer do ano, atrasos nas bolsas de instituições federais e no auxílio aos estudantes. Quem quiser saber mais, acesse: dce.ufpr.br e sinditest.org.br

Viagem de Canoa A viagem de canoa é um acontecimento anual que ocorre na região das ilhas do litoral paranaense, no município de Guaraqueçaba. O intuito da viagem é arrecadar doações de inverno, como agasalhos de todos os tamanhos e cobertores para as populações que vivem às margens das baías de Paranaguá, Laranjeiras e Pinheiros. Roupas em bom estado, assim como livros e sapatos também são bem vindos. A viagem é realizada por estudantes e integrantes interessados na ação social, sendo o grupo de canoeiros formado por cerca de 20 pessoas que junto ao criador e

02


Jornal Blablabla| Ano 1, Edição 02 organizador da viagem, percorrem durante 16 dias cerca de 180 km em canoas a remo. Com mais de 10 anos de história, a Viagem de Canoa é conhecida por sua clara característica em não somente querer levar as doações para as comunidades e conhecer sua cultura, mas contribuir com alegria e força, pois estas pessoas esperam por nossas visitas todos os anos, e nos recebem com imenso carinho em suas casas. As comunidades possuem basicamente uma cultura com elementos miscigenados da cultura branca europeia e negra africana com os povos nativos indígenas, Carijós e Guarani, são chamados e conhecidos como Caiçaras. Além das doações, projetos como construção de hortas, vacinação de cachorros, construção de banheiros seco, algo voltado para as crianças das comunidades são organizados e levados para a viagem que possam ajudar estas pessoas que sofrem de tantos problemas básicos de infraestrutura. Sendo assim, contamos a sua ajuda e compreensão, nos ajude a tornar a Viagem de Canoa a cada ano mais especial. Você pode levar as sua doações nos pontos de coleta que estarão espalhados por Pontal do Sul e outros balneários, ou para o CEM. Qualquer dúvida procure os envolvidos por meio do CA.

Atividades Formativas As Atividades Formativas (AF) do CEM são constituídas de atividades complementares em relação ao eixo fundamental do currículo, que visam uma conexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para os alunos da Oceanografia, são cobradas 240 horas de AF que se encaixem em pelo menos três categorias diferentes. As categorias se classificam em Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão Universitária, Sócio-culturais e Embarque. As AF são: disciplinas eletivas; estágios não obrigatórios; atividades de monitoria; de pesquisa; de extensão; de representação acadêmica; atividades culturais; participação em seminários

CA Navigare

jornadas, congressos, eventos, simpósios, cursos e afins; participação em Programa Especial de Treinamento (PET); em projetos ligados à licenciatura; em oficinas didáticas; em programas de voluntariado; em programas e projetos institucionais; em Empresa Júnior reconhecida formalmente como tal pela UFPR e atividades embarcadas. É responsabilidade de cada aluno buscar, executar e documentar a realização das AF por meio de declarações e certificados. Os alunos também devem cumprir pelo menos 100 horas de embarque. Destas, 40 horas são oferecidas dentro das disciplinas do curso, o restante são responsabilidade do aluno buscar oportunidades de embarques dentro ou fora da universidade, devendo ser solicitada a assinatura do responsável pela atividade embarcada. Os membros da comissão de Atividades Formativas são os professores Luciene Correa Lima, Carlos Eduardo Belz e Marcelo Lamour, e da Comissão de Embarque o professor Maurício Camargo. Informações tiradas da Resolução CEPE 70/04 da UFPR. Para mais informações, formulário de embarque e as cargas horárias acesse o site do CEM (cem.ufpr.br).

Eleição para direção do CEM No dia 02 de abril ocorreu a eleição para os cargos de direção do Centro de Estudos do Mar. A votação dispos de apenas uma chapa candidata, composta pelos professores Maurício Noernberg e Fabiano Bendhack, concorrrendo a Diretor e Vice-Diretor, respectivamente. Com um total de 169 eleitores, dentre eles alunos de Oceanografia, Aquicultura, Ciências Exatas e do PGSISCO, técnicos administrativos e professores, eles receberam 154 votos, contra 15 entre brancos e nulos. Maurício e Fabiano foram aceitos para a direção com cerca de 90% dos votos.

03

JornalBlablabla-Abril  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you