Page 1

À

Nossa homenagem a todas as mães pelo seu dia !

s Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doloridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos; Às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;  Às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;  Às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, e as abraçar e beijar...  Às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje

abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...; Também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício...  A todas as Mães, a todas sem exceção...um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça!


Leitores em Destaque

No último sábado, dia 4, a Escola de Educação Infantil Espaço Mamãe Bebê recebeu familiares e alunos para homenager o Dia das Mães. A noite teve apresentações artísticas, com dança , música e teatro, envolvendo inclusive os bebês. foi uma bonita confraternização, que deixou as mães emocionadas. A diretora Viviane Reis (centro da foto) agradece a todos pelo sucesso do evento !


Comunidade virtual dos ex-alunos do São Paulo realiza festa C

Colaboração: Tânia Mello

erca 300 pessoas, estiveram presentes no último dia 28 de abril, para a comemoração do quarto aniversário da Comunidade Admiradores, ex-alunos do Sampa, cuja finalidade é a de reencontrar e reunir a todos que, de uma forma, ou de outra, mantém, ainda hoje, um vínculo com a saudosa escola, conhecida carinhosamente como “colégio das Irmãs”. O pequenino grupo de quatro anos atrás, conta, hoje, com mais de 500 pessoas, agrupando ex-professores, ex-alunos, pais, vizinhos e amigos das mais diversas épocas em que a escola se manteve em atividade. Causava emoção, olhar os rostos sorridentes de adultos que frequentaram juntos os bancos escolares quando ainda crianças, ou adolescentes, transpondo o portão por onde tantas e tantas vezes passaram, mesmo que, agora, já não ouvissem a campainha tocada diariamente, na entrada, no intervalo entre períodos, recreio e saída. A festa iniciou-se às 9h30m, com missa solene, na Igreja São Paulo Apóstolo, tendo seu segui-

mento no salão de esportes do próprio ex- Colégio São Paulo, hoje Centro Comunitário La Salle, onde foi servido um belíssimo e delicioso almoço acompanhado de música ao vivo, animando a todos. A mesma banda nos acompanha desde o primeiro encontro que tivemos, com o maior carinho, composta por amigos maravilhosos, que já fazem parte da comunidade, sem nenhuma dúvida.O local estava repleto. Todas as mesas ocupadas por amigos de ontem, de hoje e de sempre, curtindo a alegria de mais uma vez estarem juntos. O quinto aniversário já está sendo esperado, ansiosamente. 

Abertas inscrições para a Escola de Domésticas Idealizado pela Secretaria de Projetos Especiais e Inovação, a proposta é que sejam formados profissionais completas para cumprir todas as atividades previstas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de forma íntegra e com excelência. O método utilizado é do “aprender fazendo”, no qual o profissional aprende de forma vivencial as tarefas diárias de trabalho.. O publico alvo são mulheres com mais de 18 anos, com renda familiar de até 2 salários mínimos e moradoras de Canoas e arredores.O curso terá carga horaria de 300 horas mais atividades extras e a proposta da Secretaria de Projetos Especiais e Inovação é de capacitar 40 mulheres neste ano, divididas em 2 turmas. As inscrições podem ser feitas de 01 a 30 de maio nos seguintes locais: . - CRAS Sudoeste - Fátima Rua Rui Barbosa, 850 - Fátima - CRAS Nordeste - Guajuviras

Av. 17 de Abril, 28 - Quadra N, Setor 6 - Guajuviras - CRAS Noroeste 1 - Harmonia R. Dr. Sobral Pinto, 35 - Harmonia - CRAS Noroeste 2 - Mathias Velho Av. Rio Grande do Sul, 5070 - Mathias Velho - CRAS Sudeste - Niterói Rua Paraná, 474 - Niterói - Prefeitura na Rua - Secretaría de Projetos Especiais e Inovação (SPEI)  Av. Boqueirão, 1631 no bairro Igara As aulas começam no dia 01 julho e serão ministradas na casa-escola na rua Passo Fundo, 730 no bairro Mathias Velho, de segunda a sexta pela manhã ou a tarde no horário das 8 ás 12 ou das 14 ás 18h..

Professores protestam e prefeitura faz proposta para acalmar os ânimos No dia 25 de abril, cerca de 500 professores municipais tomaram as ruas do Centro da cidade (foto ao lado) em uma mobilização organizada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan). Na oportunidade a categoria entregou um documento ao secretário da Educação Eliezer Pacheco, com as principais reivindicações da classe. As principais situações levadas ao secretário de Educação são relativas a três tópicos: salários, carga horário e condições de trabalho. A categoria, que não recebe aumento salarial real há 11 anos, reivindica o piso nacional, a destinação de 1/3 da carga para planejamento, melhoria das condições de trabalho nas escolas e ajustes no Plano de Carreira. O prefeito Jairo Jorge anunciou, na tarde desta sexta-feira, 3, medidas que beneficiarão os professores da rede municipal de ensino. Dentre as ações está a contratação imediata de 200 educadores, a equiparação com o piso nacional dos salários dos professores sem graduação, bolsas integrais de pós-graduação e mestrado para a equipe docente, entre outros. De acordo com o prefeito, a Prefeitura já contratou 554 professores, desde janeiro de 2009. Um total de 136 profissionais está sendo nomeados.

No entanto, Canoas sofreu uma baixa de 120 educadores, que se aposentaram ou estão em licença-saúde. O secretário municipal de Educação, Eliezer Pacheco, pediu que os diretores das EMEFs e EMEIs ajudem à Prefeitura no diálogo com os professores dentro das escolas. “Queremos que aja diálogo com a categoria para garantir a verdadeira democracia e a real qualidade na educação”. Esta semana o Sinprocan convocou os cerca de 2 mil professores para a Assembléia que será realizada no dia 14 e ouvirá a classe. Um dos pontos que deverá manter professores e governo em rota de colisão é o reajuste anunciado aos sem graduação. O presidente Jari Oliveira (foto) entende que o aumento deve ser estendido para toda a categoria.


GUIA DE COMPRAS, VENDAS E SERVIÇOS BAIRRO FÁTIMA


Alunos do Carlos Chagas participam de projeto de inclusão na SME

Estudantes do curso de Magistério e do Aproveitamento de Estudos, do Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas, estiveram na Secretaria Municipal de Educação marcando a segunda etapa do projeto “Para uma educação Inclusiva compartilhada”. A proposta, fruto de uma parceria entre a SME e o Instituto, é uma iniciativa da Diretoria de Educação Inclusiva e pretende contribuir no apoio pedagógico aos alunos de inclusão, através de estágios não remunerados, caracterizados como horas complementares de práticas pedagógicas. O grupo foi recepcionado pela secretária adjunta, Érida do Amaral, pelos diretores Elisângela Trentim e professor Eri Domingos da Silva e pela equipe de trabalho. Os estudantes já haviam participado de dois encontros de sensibilização sobre a temática da inclusão realizados no Instituto. O projeto tem como objetivo possibilitar alternativas de apoio à inclusão, através da capacitação e acompanhamento de estagiários(as) em processo de formação, visando ao atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais. Ainda em fase de implantação, segue dois princípios básicos: a capacitação de estudantes de Magistério e de Aproveitamento de Estudos em aspectos pertinentes à educação inclusiva e a ampliação e qualificação do apoio pedagógico aos alunos de inclusão matriculados na rede municipal de ensino. EXPERIÊNCIAS - A formação inicial teve como pauta a apresentação do projeto, a abordagem sobre as atribuições dos(as) estagiários(as) e um relato de experiências de duas professoras que atuaram, por dois anos, como estagiárias de inclusão na EMEF João Palma da Silva. “Acreditamos que, com o comprometimento de todos e a efetivação de parcerias, conseguiremos avançar, cada vez mais, na construção de uma educação de qualidade para todos”, explicou o diretor Eri.

Feira das Mães no Calçadão

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), através da Diretoria de Economia Solidária, realiza até o dia 11 de maio, a 18ª Feira do Dia das Mães. Produtos da agricultura familiar, artesanato feito por artesãos canoenses, artigos para presentes, roupas, bordados e utensílios domésticos de diversos tipos, produzidos por oficineiras estão à venda em 40 estandes das 9h às 19h no Calçadão do Centro de Canoas. O primeiro dia da feira teve boa procura por mimos e presentes na linha do artesanato em tecidos e a boa localização atraiu a aposentada Elaine Goulart que elogiou a iniciativa. “Gosto muito de comprar aqui especialmente para incentivar este trabalho,” afirmou. Para a �������������������������� tricoteira, pintora e bordadeira, Lígia Constanti da Silva, do Grupo Fios de Ouro do bairro Guajuviras, a feira é excelente. “Sempre vendemos bem aqui, há muitos tenho participado destas atividades que ajudam a divulgar o nosso grupo também”, disse a vendedora do estande 36. A Feira das Mães ocorre até sábado das 9h às 19h e conta ainda, com uma praça de alimentação com salgados, cucas e doces coloniais.

Festa da Padroeira

A Paróquia Nossa Senhora do Caravággio, localizada na rua Santos Dumont, 1198, convida toda a comunidade para participar da Festa da Padroeira no dia 26 de maio. Haverá novena do dia 17 a 25 e as atividades culminarão no domingo dia 26, com procissão, missa e almoço festivo. No cardápio carne de gado, suíno, galeto, lingüiça, aipim, arroz e saladas diversas. Os convite podem ser adquiridos na casa paroquial.

Solicitada sinaleira na rua Santos Dumont Conforme publicado na edição 22 do EN, do mês de abril, moradores através de um abaixo-assinado solicitaram a instalação de um semáforo na esquina da rua Santos Dumont e Lajeado, local onde diariamente ocorrem acidentes. O pedido foi encaminhado à Camara de Veradores e feito o pedido de providência através do vereador Patricio, conforme cópia abaixo. Os moradores aguardam que o prefeito municipoal atenda ao pedido da população.

Feira do Livro de Canoas Um cortejo cultural vai marcar nesta quinta-feira, 9, o lançamento da programação da 29.ª Feira do Livro de Canoas. A caminhada sai às 18h do estacionamento do Unilasalle, na R. 15 de janeiro. Na ocasião, participam escritores, atores, dançarinos e outros segmentos culturais. “Mais do que anunciar a programação, a proposta é contagiar a cidade com esse clima literário que já anuncia esse evento”, explica gestora da Unidade de Livro, Leitura e Literatura da SMC, Andréa Falkenberg. O roteiro do cortejo vai percorrer também o Calçadão, encerrando na Av. Victor Barreto, no outro lado do Centro Universitáiro La Salle. Além de divulgar a feira à população, durante essa caminhada também vai ser anunciado o nome do xerife dessa edição do evento. A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural, comunica que já podem ser realizados os agendamentos de escolas para a 29ª feira do Livro de Canoas. O contato deve ser realizado por meio do e-mail feiradolivrocanoas@gmail.com. Outras informações, pelo telefone: 34784449, ou diretamente na SMC - Rua Ipiranga, 105, sala 10, Centro. No próximo dia 15, também começa a funcionar na cidade a Linha da Leitura, atividade que de divulgação desse evento em bairros, escolas e outros pontos da cidade. Na última quinta-feira, a feira foi pauta na reunião dos coordenadores da modalidade EJA. No mês passado foi anunciada a escritora Luisa Geisler (Foto) como a homenageada desse evento, que ocorre que de 1º a 15 de junho no Calçadão e na Praça da Bandeira. Nesta edição, o patrono da feira vai ser o escritor Décio Dalke.


A origem do Dia das Mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data. Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. “O amor de uma mãe é diariamente novo”, afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe. No Brasil O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia

Canoas Shoping promove concurso cultural para o Dia das Mães Com uma expectativa de aumento de 11% nas vendas deste dia das mães em comparação ao de 2012, o Canoas Shopping, maior centro de compras da região metropolitana, fora de Porto Alegre, preparou um concurso cultural que vai premiar cinco mamães e seus acompanhantes com um final de semana no SPA Tour Life – Centro de Medicina integrada e SPA, de Montenegro/RS. Para participar basta retirar um cupom no balcão situado na Praça de Eventos Guilherme Schell do Canoas Shopping e responder em até cinco linhas “Por que a sua mãe merece essa folga?” Os autores das cinco melhores frases levam os prêmios. A participação é livre e gratuita, não sendo necessário efetuar compras em troca dos cupons. Além da hospedagem em um fim de semana e alimentação, cada mamãe ga-

nhadora terá direito ao pacote Relax Weekend, que inclui consulta médica, aplicação de vela apache, aula de dança, banho de argila, ducha escocesa, gomagem, ai chi, máscara de argila, massagem ayurvédica, watsu, sauna seca e úmida, alongamento individual e drenagem linfática. E para dar um gostinho do que as ganhadoras terão no SPA, durante o período da promoção os clientes que forem ao Canoas Shopping poderão usufruir de uma quick massage e saborear um chá relaxante no quiosque da promoção montado na Praça de Eventos, que possui uma estrutura especialmente projetava para proporcionar bem estar e relaxamento. O concurso cultural e os serviços disponibilizados no shopping, que tem como apoiador o Spa Tour Life, vão de 2 a 12 de maio e a divulgação dos contemplados do concurso cultural ocorre no dia 20 de maio.

Comércio prevê aumento de 5,5% nas vendas para o Dia das Mães

Conforme pesquisa realizada pela Fecomércio-RS, os números são otimistas e prevêem um crescimento de 4,5% a 5,5% nas vendas comparando com 2012. Segundo a Fecomércio RS, o Dia das Mães, no Rio Grande do Sul é a segunda data comemorativa com maior índice de vendas, atrás somente do Natal. A pesquisa deste ano revela ainda que o número médio de presentes será de 1,44 unidade. De acordo com o presidente do Sindilojas Canoas, Denério Neumann, conforme o cenário que vem se dese-

nhando o Dia das Mães pode ser considerado positivo. “É preciso destacar a conjuntura do mercado de trabalho, o principal determinante do desempenho das vendas do comércio varejista. A taxa de desemprego baixa e o rendimento médio do trabalho em expansão, a massa de salários registrou crescimento real de 4,0% em março em comparação ao mesmo mês do ano passado vem aumentando o nível de confiança por parte dos consumidores, o que se reflete em alta nas vendas”, destaca. Na hora de ir as compras, a  pesquisa revela que há

diferenças entre os gêneros. Os homens pretendem comprar 1,58 unidades, enquanto as mulheres, 1,36 unidade. Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (32,4%), perfumes e cosméticos (17,5%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (10,8%) e calçados (10,6%). O gasto médio, por pessoa, deverá ser de R$ 154,29. Os homens deverão apresentar um gasto médio de R$ 194,85, enquanto as mulheres gastarão R$ 130,09.


12 DE MAIO – DIA DAS MÃES


Revisitando a teoria da separação dos poderes Jessé Torres Pereira Júnior

Eventos com Orientação Segura Após a tragédia da boate Kiss em Santa Maria, no final de janeiro deste ano, nosso município tomou medidas urgentes, tanto de fiscalização em relação aos estabelecimentos de eventos em geral, como de prevenção em relação à vida útil das edificações em geral. O prefeito Jairo Jorge cria de imediato, pelo decreto n.º 55 de 31.01.2013, o “Grupo de Trabalho Diversão Segura”, formado por titulares de oito órgãos da administração municipal, tendo como objetivos: “revisar os processos e procedimentos de concessão dos alvarás”, “verificação das condições de regularidade e segurança dos prédios”, “validação das estruturas, rotinas de serviços e procedimentos existentes no município para instalação, funcionamento, fiscalização” e “revisão da legislação”. Já na primeira semana de atividade, foram interditadas seis casas noturnas, mostrando o descaso de muitos empresários com as condições de segurança dos usuários. Em Canoas, existem 12 boates e danceterias regularizadas e inúmeras em situação irregular. A ação fiscalizadora do “GT Diversão Segura” tem efeito positivo tanto no sentido de constatar irregularidades e exigir as adequações necessárias num prazo de sessenta dias, como a constatação de que muitos estabelecimentos, por iniciativa própria, estão acordando e realizando ações antes negligenciados. A Câmara de Vereadores apreciou e aprovou em regime de urgência uma nova lei, enviada pelo prefeito municipal no dia 31.01.2013, criando o “Certificado de Inspeção Predial”. No dia primeiro de fevereiro foi promulgada (Lei 5.737/2013) e regulamentada no dia 4 de fevereiro (Decreto, 05/2013). A emissão deste certificado exige um Laudo de técnico habilitado nos órgãos de engenharia e arquitetura, onde consta a avaliação da edificação e as providências realizadas quanto às deficiências e necessidade de qualificação da mesma. Avaliando todas estas iniciativas, percebi a necessidade de orientações e informações de segurança por ocasião da realização de espetáculos/ eventos/shows. Neste sentido, apresentei um Projeto de Lei que torna obrigatória esta orientação aos usuários antes do início dos mesmos. Orientações e informações quanto a capacidade, os responsáveis e fones para possíveis denúncias. Regra procedimentos para eventos tanto em ambientes fechados como em espaços abertos. Previnem-se tragédias e, nestas, sua amplitude! Ivo Fiorotti, vereador, teólogo, pós-graduado em ciências políticas e mestrando em Memória Social pelo Unilasalle.

N

o momento em que a admissibilidade da PEC 33/2011 pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados abre imensa polêmica entre Judiciário e Legislativo, é pertinente lembrarmos a evolução histórica da separação de poderes. Foi proposta por Montesquieu no século XVII e ingressou no Novo Mundo quando se tornaram independentes as colônias inglesas na América, no século XVIII. Palavras da Constituição da Virginia (20/06/1776): “Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário deverão ser sempre separados e distintos entre si.” A Constituição de Maryland (11/11/1776) acrescenta: “Nenhuma pessoa no exercício de funções em um desses poderes assumirá ou se desincumbirá de deveres em qualquer dos outros.” Daí à fórmula dos artigos 2º e 60, § 4º, III, da Constituição brasileira de 1988, são 236 anos: “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (...) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: ... III – a separação dos Poderes”. Portanto, a tripartição dos poderes continua sendo cláusula pétrea. Porém, em que termos? A divisão hermética é obsoleta. “Onde quer que exista o sistema de freios e contrapesos não há separação absoluta”, pondera atualizada doutrina (Eoin Carolan, The New Separation of Powers, Oxford University Press, março de 2009). Haveria uma fórmula/doutrina institucional universal? O poder político governamental pode ser definido e se esgota na trindade dos três poderes? Não há divergência relevante entre os modernos compêndios quando sumariam a evolução da teoria da separação e lhes identificam sete objetivos históricos: evitar a tirania; estabelecer equilíbrio entre os poderes; assegurar que toda lei sirva ao interesse público; estimular a eficiência governamental; prevenir a prevalência da parcialidade; elevar o teor de objetividade e generalidade das leis; e impor a prestação de contas a todos os agentes estatais. A complexa sociedade contemporânea vem percebendo a insuficiência desses objetivos, embora bem articulados, para sustentar uma doutrina institucional universal. Hoje, o exercício da governabilidade é complexo e intrincado. Não se amolda mais ao figurino dos séculos XVII a XIX e boa parte do século XX. Do debate sobre a teoria da separação dos poderes vêm resultando premissas ajustadas aos novos tempos, destacando-se:  o Estado é uma construção colaborativa; os cidadãos são sujeitos de direitos e obrigações políticas em face do Estado; a separação de poderes deve conduzir à organização de instituições estatais que atuem para assegurar que as decisões governamentais levem em conta os interesses coletivos e individuais; as instituições devem estar predispostas a suportar as divergências e a admitir que nenhum dos poderes tem o monopólio do que é interesse público; o novo modelo da separação de poderes busca extrair a unidade da divergência; o interesse público constitucionalizado nas políticas públicas exige administração responsiva às necessidades e aspirações coletivas e individuais; o novo perfil da separação de poderes reclama um processo de coordenação participativa que os aproxime entre si, afastadas disputas personalistas e vedados expedientes sigilosos; no estado democrático, o exercício do poder político é um processo permanente de colaboração coordenada entre as instituições, cujo núcleo deve ser a governabilidade. Vê-se que qualquer semelhança com as medidas e contramedidas protagonizadas por Legislativo e Judiciário, em aparente disputa pela primazia do poder, não é mera coincidência e desafia, em escala planetária, estados e sociedades nas escolhas de seus destinos. Que as façam com sabedoria e prudência, esperam os cidadãos na dupla qualidade de eleitores e jurisdicionados.

*Jessé Torres Pereira Junior, desembargador, é professor-coordenador da Pós-Graduação de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Como homem público quero uma  Canoas que cuide  e  acolha seus  cidadãos, vc é  nosso  convidado para  ler   e interar-se neste  movimento...Ser vereador me fez  realizar  um  sonho ... Trago  hoje  ao  eleitor  informações  que  encaminham  alternativas que  falicitem a vida de todas as  pessoas, tornando  os  serviços  de  saude  mais   transparentes a  comunidade. “Queremos uma  Canoas com mais  saúde” TELEAGENDAMENTO COM MAIS AGILIDADE A partir deste mês  a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas dá início a utilização de um processo inédito de atendimento na saúde pública.Trata-se do Call back. A inovação irá funcionar junto ao sistema de Teleagendamento de consultas eletivas para a rede básica municipal e proporcionará mais segurança e praticidade ao cidadão canoense. ENTENDA O FUNCIONAMENTO : - A partir do momento em que o usuário liga para o numero 0800 6470156 (Teleagendamento) para agendar uma consulta, ela vai ouvir uma gravação , onde será informado a posição na fila virtual e um aviso que de a ligação será retornada. Com este novo processo, não será necessário ficar aguardando na linha até ser atendido. - O sistema retornará a ligação por três (3) tentativas , se o cidadão não atender , ele receberá um SMS, no caso de celular, informando que é preciso ligar novamente para o Teleagendamento. - O Call Back está sendo testado durante toda essa semana (até 26/04) e deve inaugurar uma nova fase do Sistema de Teleagendamento de Consultas em Canoas. SERVIÇO - O serviço de Teleagendamento de consultas funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, desde março de 2012 . - O telefone do serviço é 0800-647-0156. - São 20 posições de atendimento. - A ligação será retornada em até 15 minutos. - Por dia, são agendadas em média 1,5 mil consultas.

ONDE BUSCAR PRONTO ATENDIMENTO EM  SAÚDE  EM  CANOAS - Três (03) Unidades de Pronto Atendimento 16 horas (UPA 16 Hs) , localizadas nos bairros Niterói (rua 1º de Maio), Guajuviras (avenida Boqueirão) e Mathias Velho (rua Caçapava). Estes locais funcionam de segunda-feira à sábado com atendimento pediátrico; - Uma Unidade de Pronto Atendimento 24 H localizada no Bairro Rio Branco com atendimento pediátrico; - Dois (02) hospitais, que são o Hospital Universitário (bairro São José, junto à Ulbra) e Hospital de Pronto Socorro de Canoas (bairro Mathias Velho) com atendimento pediátrico; A cidade possui ainda uma Unidade de Pronto Atendimento ao Idoso (UPA IDOSO) que funciona diariamente por 16horas, localizada no bairro Rio Branco.


Câmara homenageia campanha Eu Amo Canoas

A

Câmara Municipal de Canoas promoveu no dia 16 homenagem a Campanha de Valorização da cidade EU AMO CANOAS.  A solenidade  contou com a presença do gestor do projeto social Aldo Della Rosa, Sirlei Dias Gomes, gestora de Relações Institucionais da campanha e  do secretario de Desenvolvimento Econômico do município, Itamar  Tadeu da Silva.  A homenagem e  destinação  do grande  expediente do legislativo  foi uma proposição  do vereador Alexandre Gonçalves (PR) que  justificou “ esta  homenagem e espaço é  uma  forma de chamar a  atenção para o crescimento do município e  chamar  a  atenção para  o potencial de  Canoas  como polo  comercial “  enfatizou  Alexandre. Já  o  gestor da Campanha  reportou  toda  a  dinâmica  que  a  campanha vem  aplicando  com encontros  quinzenais onde  são  debatidos temas como  desenvolvimento  econômico, ações da  rede e  definição de  metas da  campanha de Valorização da  cidade. O Secretário Itamar  Tadeu  ressaltou a importância da campanha  para  o desenvolvimento  econômico do municípios. O vereador , autor  da  proposição lembrou  também que a  Campanha esta  completando um ano e  vem crescendo gradativamente  realizado  Convenções e encontros com  empresários e  comunidade. No  final da  solenidade o Vereador Alexandre Gonçalves  entregou  aplaca  alusiva aos  gestores da Campanha.

PT se divide em “eleitoreiro” e o da base, afirma Lula

Dez anos de poder levaram à existência de dois PTs: o “eleitoreiro, parlamentar, o PT dos dirigentes”, e o partido da “base, igualzinho ao que era em 1980”, contrário às alianças política, mas ciente que, para ganhar, “tem que fazer acordos políticos”. A análise é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criador da legenda que nasceu num colégio católico, em bairro nobre paulistano, e agora “precisa voltar a acreditar em valores (...) que foram banalizados por conta da disputa eleitoral”, mas sem ser “sectário como no começo”. As declarações do “principal protagonista” do PT fazem parte do livro “10 Anos de Governos Pós-Neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, coletânea de 23 artigos organizada pelo sociólogo Emir Sader que será lançada no dia 13, em seminário no Centro Cultural São Paulo com participação da filósofa Marilena Chauí e do economista Marcio Pochmann, além do próprio Lula. Assinam os textos o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo e o físico Luiz Pinguelli Rosa, entre outros.O livro também traz uma entrevista inédita do ex-presidente, concedida em 14 de fevereiro. Estão lá não só frases de elogios aos mandatos petistas - como “outros

países não conseguiram, em 30 anos, fazer o que nós conseguimos fazer em dez anos” -, mas também uma análise de Lula do quanto a chegada ao poder mudou o PT, e o que o partido deve fazer a respeito. Nas 20 páginas da entrevista, só o próprio Lula menciona a palavra mensalão e cita “problemas com os companheiros” que tiveram de deixar o governo. Tanto os entrevistadores - Sader e o diretor da Faculdade de Ciências Sociais da América Latina (Flacso), Pablo Gentili - quanto o ex-presidente veem atuação política em setores da mídia brasileira.Em meio à defesa de ações de

Vereador adota canil

O vereador progressista Celso Jancke esteve no dia 25, visitando o Centro do Bem Estar Animal, localizado no bairro Igara. Jancke foi recebido pela servidora Ângela Calixto e na ocasião informou que estará adotando o canil destinado aos cães paraplégicos, que encontra-se em fase de construção. O Centro do Bem Estar Animal foi criado em 2011 e atende cerca de 160 cães. O vereador esteve acompanhado das assessoras Bárbara Barbosa e Inês Urbano durante a visita.

Partido de Marina dobra número de assinaturas coletadas

A Rede Sustentabilidade, partido político que a ex-senadora Marina Silva pretende fundar, conseguiu recentemente dobrar o número de assinaturas coletadas em todo o País. Entre 9 de abril e 2 de maio, a sigla coletou 135 mil nomes e agora contabiliza um total de 263.515 assinaturas. Os números fazem parte do segundo balanço nacional, divulgado nesta sexta-feira.

Segundo a assessoria do futuro partido, os Estados com maior expansão de assinaturas no período foram São Paulo, com 64.608 assinaturas; Rio de Janeiro, com 27.704; e Rio Grande do Sul, com 26.035 apoiadores. Para o mês de maio, a Rede Sustentabilidade promete intensificar suas ações em universidades e outros pontos considerados estratégicos. Nas redes sociais, foi iniciada esta semana a campanha “Democratizar a Democracia”.

Para que o partido obtenha registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e consiga disputar as eleições de 2014 é preciso recolher 500 mil assinaturas em pelo menos nove Estados da Federação. Todo o processo tem de ser finalizado junto ao TSE até um ano antes da eleição, ou seja, em outubro próximo.

Em Canoas, o grupo tem feito atividades toda a semana e tem se empenhado na coleta de assinaturas, principalmente nos parques da cidade. Gisele (em destaque na foto acima) explica que a coleta de assinaturas está funcionando muito bem e que o conceito de rede está se aplicando perfeitamente. “As pessoas estão buscando assinaturas com suas redes de contato, que por sua vez vão passando a ideia adiante As pessoas que querem assinar e colaborar na coleta podem imprimir a ficha através do site www.brasilemrede.com.br e encaminhar para o endereço rua Tiradentes n°17, sala 04, Canoas RS – Centro, CEP 92010260. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: faleconoco@brasilemrede.com.br.

sua gestão, como a criação de universidades federais, o aumento do salário mínimo e a “revolução na política externa” do País, o ex-presidente reconhece “tropeços” e “medidas erradas”, como o programa do primeiro emprego. “Concluímos que essas coisas fictícias não funcionam. Pode ficar muito bom no discurso, mas o patrão só vai contratar um trabalhador se precisar dele. Nem o Estado contrata se não precisa”, diz. Ao pregar o diálogo entre diferentes forças políticas, Lula diz que seu medo “é que se passe a menosprezar o exercício da democracia e se comece a aplicar a ditadura de um partido sobre os demais”. Hoje, o governo Dilma Rousseff enfrenta críticas por tentar aprovar uma lei partidária que prejudicaria potenciais adversários nas urnas de 2014, como a ex-senadora Marina Silva. O ex-presidente defende as alianças feitas em nome da governabilidade e diz que o PT “mudou porque aprendeu a convivência democrática da diversidade”. “Mas, em muitos momentos, o PT cometeu os mesmos desvios que criticava como coisas totalmente equivocadas nos outros partidos políticos”, reconhece. “Você pode fazer o jogo político, pode fazer aliança política, pode fazer coalizão política, mas não precisa estabelecer uma relação promíscua para fazer política.

Operação Concutare A Justiça Federal decidiu soltar todos os presos da Operação Concutare da Polícia Federal na sexta-feira, 3, em Porto Alegre. A investigação apura pagamento de propinas a agentes públicos, feito por empresários e despachantes, para acelerar processos de licenciamento ambiental ou aprová-los mesmo com irregularidade. Na segunda-feira, 29, foram cumpridos 18 mandados de prisão temporária, que venciam nesta sexta-feira. Ao longo da semana, oito dos suspeitos foram liberados depois de prestarem depoimentos. Os outros dez deixaram o Presídio Central de Porto Alegre na sexta. Entre eles estavam o ex-secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Fernando Niedersberg (PC do B), o ex-secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia (PMDB), ambos afastados de seus cargos logo que foram presos, e o consultor Berfran Rosado (PPS), que havia ocupado a pasta estadual no governo de Yeda Crusius (PSDB). Sob a alegação de evitar influência ou pressão dos envolvidos sobre testemunhas que serão ouvidas nos próximos dias, a Polícia Federal queria a prorrogação, por mais cinco dias, das prisões temporárias, mas a juíza federal Karine da Silva Cordeiro, da 1ª Vara Federal Criminal de Porto Alegre, entendeu que não havia motivo para tal. Sustentou, em seu despacho, que, estando os ex-secretários afastados de seus cargos, “restaria diluída a influência tanto das autoridades citadas quanto dos consultores do Instituto Biosenso (de Rosado) sobre os servidores subalternos”.Pouco depois da decisão da Justiça, os delegados Roger Cardoso e Renato Arruda, da Polícia Federal, fizeram um balanço da operação e informaram que todos os 18 suspeitos presos temporariamente e mais quatro empresários estarão entre os indiciados ao final do inquérito por crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Esta semana, a Polícia Federal seguirá tomando depoimentos de possíveis envolvidos e testemunhas e admite recorrer a pedidos de prisão preventiva se alguém tentar atrapalhar a investigação. “Acreditamos que o número de indiciados pode chegar a 50”, revelou Cardoso. Um grupo de peritos vai avaliar danos ambientais de projetos aprovados com irregularidades. “Queremos quantificar em valores monetários quanto a natureza foi atingida para que os responsáveis tenham que arcar com isso de alguma maneira”, adiantou o delegado.Cardoso também reiterou que “há provas indiscutíveis” contra os 18 que ficaram presos durante a semana e admitiu que há um quebra-cabeças a montar para apontar mais envolvidos. Por fim, comentou declarações dos advogados de defesa dos suspeitos, que afirmaram que as provas existentes são fracas e inconsistentes. “A pressão faz parte do jogo”, avaliou. “Se um advogado (de defesa) dissesse que as provas (contra seu cliente) são muito fortes seria o fim do mundo”.


GUIA DE COMPRAS, VENDAS E SERVIÇOS BAIRRO rio branco


Leite adulterado ameaça saúde dos gaúchos Operação conjunta detecta presença de formol no leite e fraude ocorria no trasnporte do produto

A Operação Leite Compensado, conduzida pela Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ministério Público do Estado, Secretária da Agricultura e Polícia Civil será continuada, informou ontem o promotor de Defesa do Consumidor do MP, Alcindo Luz Bastos. Nesta quarta-feira, a ação culminou com a divulgação de lotes de quatro marcas (Bom Gosto/Líder, Italac, Mu-Mu e Latvida) que continham a presença de formol na composição do leite e com a prisão de oito envolvidos na adulteração.

vados”. A fiscalização, por sua vez, é obrigação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). As indústrias podem sofrer punições e devem arcar com indenizações, ainda não definidas. Para o secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a adulteração não é regra e as indústrias vinculadas ao setor são sérias, inclusive as que apresentaram lotes irregulares. “Em função da fraude, o MP apurou e prendeu os transportadores, mas a responsabilidade pelo produto é da indústria, porque ela tem que fazer os respectivos testes de qualidade. Agora vão ter que explicar como é que não foi detectado que isso estava acontecendo”, ponderou.

As fraudes, conforme apontam as investigações, ocorriam na fase de transporte do produto. Foram expedidos nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina. Até o momento, oito pessoas foram presas, entre elas, transportadores, compradores O superintendente federal de Agricultura no Estado, Francisde leite, além de um médico veterinário e uma secretária. co Signor, esclarece que o formol presente no leite é resultado da adição de ureia na composição do produto, que servia Foram encaminhados ao Presídio Estadual de Espumoso, como forma de mascarar as análises feitas para identificar presos preventivamente, João Cristiano Pranke Marx, Angéadulterações. “Tem leite com ureia e água”, detalhou.  A ureia, lica Caponi Marx, João Irio Marx, Alexandre Caponi e Daniel explica, aumenta os níveis de proteína do leite. “Na primeira Riet Villanova. Eles foram detidos nas cidades de Ibirubá, Selanálise não é possível identificar essa fraude. É preciso fazer bach e Tapera. Já Leandro Vicenzi, de Guaporé, ficará recoum exame muito sofisticado, mais demorado, para poder pelhido no Presídio Estadual da cidade. Rosilei Geller e Natália gar isso”, explica. Signor revela que, preliminarmente, foi posJunges, também investigadas, foram ouvidas e liberadas. sível identificar mudanças no comportamento do leite, mas as análises não eram capazes de detectar os componentes. Uma fábrica e três postos de refrigeração foram interditados. “Os exames laboratoriais continuados apontaram a presen“Temos notícias de outras fraudes e vamos seguir trabalhando ça do formol. A gente chegou a ureia por conta do formol”. em outras regiões do Estado”, afirmou Bastos. A divulgação da ação pela imprensa também tem levado pessoas a procurarem A operação gaúcha desencadeou, ainda, análises em outros o MP para denunciar mais casos, acrescentou o promotor. A estados, com o objetivo de levantar possíveis irregularidaPromotoria Criminal do MP também integra as investigações. des, semelhantes ou não à deflagrada no Rio Grande do Sul.  Embora a origem das adulterações esteja no elo intermediário da cadeia, a responsabilização sobre o recebimento do material recai sobre as indústrias. De acordo com o Mapa, “a responsabilidade pela seleção adequada da matéria-prima e pelo controle de qualidade do produto elaborado nas empresas de laticínios é exclusiva do estabelecimento beneficiador, inclusive durante sua distribuição”. Os representantes das quatro marcas identificadas serão convocados pelo MP a prestar esclarecimentos sobre a presença de formaldeído no leite. “As indústrias não agiram de má fé, mas elas têm a obrigação de fazer análise de fraude”, destacou Bastos. Ainda de acordo com a norma do Mapa, “a empresa deve saber se autocontrolar e seus programas de controle de qualidade devem ser capazes de detectar a prática de fraudes, adulterações ou falsificações na matéria-prima que recebem, bem como em seus produtos e deri-

“O Ministério da Agricultura está fazendo uma coleta em todo País para identificar se não há problema também em outros estados”. Em outras regiões do País, é possível que o MP também seja convocado a atuar. O procurador do MP tranquilizou a população afirmando que em abril foram feitos testes com todas as marcas que atendem ao mercado gaúcho e que nenhuma delas apresentou irregularidades. A ingestão do formol pode levar ao aparecimento de câncer, alertou o oncologista clínico Stephen Stefani, mas desde que o consumo seja excessivo e por muito tempo. “Não há motivo para pânico, mas isso é um crime, de qualquer maneira”, salientou. Para fins de indenização, ele explicou que é muito difícil mensurar um dano causado pelo consumo do formol, mas que, inicialmente, o consumo do leite adulterado pode provocar alergias e problemas gastrointestinais.

Abertas inscrições para o projeto Cozinha Brasil Estão abertas as inscrições para o programa Cozinha Brasil, do Sesi, e podem ser efetuadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) de Canoas e nas quatro subprefeituras. As aulas se iniciam no próximo dia 13 de maio, no Caic Guajuviras, e no dia 20 de maio, no Centro Social Urbano Mathias Velho. O programa tem como principais objetivos: ensinar as pessoas a se alimentar com qualidade, sem gastar muito, e aproveitar integralmente os alimentos, utilizando em suas receitas aquilo que normalmente é dispensado, como talos, cascas, ramas, folhas e sementes. Sempre são ensinadas receitas saborosas e nutritivas.Todos os moradores de Canoas podem participar, independente do bairro e quadrante onde residem. As inscrições para as aulas no bairro Guajuviras seguem até esta sexta-feira, 10 de maio. Os interessados nas aulas que serão ministradas no Mathias

CURSO: Caic Guajuviras Rua 17 de abril (Avenida Principal), s/nº Aulas: de 13 a 16 maio Horário: Manhã - turma de multiplicadores: das 8 horas às 12h15 Tarde - duas turmas de comunidade: das 13horas às 15h30 e das 15h45 às 18h15 CSU Mathias Velho Avenida Rio Grande do Sul, 1790 Aulas: de 20 a 24 maio Horário: Manhã - turma de multiplicadores: das 8 horas às 12h15  Tarde- duas turmas de comunidade: das 13 horas às 15h30 e das 15h45 às 18h15 * Turma de multiplicadores com no máximo 30 alunos e turma de comunidade com no máximo 40 cada.

Velho têm até o dia 17 de maio para efetuarem a inscrição.

Maiores informações pelo telefone: 3428 1643, com Roseli Ferraz.


Gente em Destaque

“ O ideal seria que as pessoas soubessem amar, o tanto que sabem finger “

Por Edson Santos

Bob Marley

edsoncanoas@ig.com.br

A beleza de Bianca

Bianca Cesconetto, Garota Verão Canoas 2013, leitora assídua do Jornal Expresso Niterói, comemorou seu aniversário no dia 22 de abril. É com imensa alegria que nos juntamos seus aos familiares e amigos parabenizando-lhe por esta nova etapa em sua vida. Parabéns linda Bianca !

Abrace o Pestalozzi

O Instituto Pestalozzi lançou, no dia 30 de abril, a campanha Abrace o Pestalozzi, que terá duração de um ano. O objetivo da ação é a remodelação da instituição, que já completou 86 anos. Serão realizadas diversas atividades no decorrer deste ano, a fim de resgatar a memória do instituto, abrindo às portas para a comunidade canoense. O Pestalozzi atende atualmente 180 pessoas com deficiência. O aluno mais idoso tem 48 anos e o mais novo seis anos de idade. O aprendizado na instituição equivale ao oferecido na rede regular de ensino, adaptada às capacidades e habilidades individuais do aluno, conforme o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e da Política Municipal da Educação Especial de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Contempla Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Educação Física, Artes, Sociedade e Cidadania e Temas Transversais como também parte diversificada tais como: Informática, Musicalização, Sala de Recursos e Psicomotricidade Adaptada. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode acessar o site www.abraceopestalozzi.com.

A união de Bruno e Veridiana Por Armandinho

No dia 20 de abril, aconteceu o enlace do jovem casal Bruno e Veridiana. A cerimônia aconteceu na paróquia Imaculada , no bairro Rio Branco. Após o ato religioso os convidados foram recepcionados no salão anexo da paróquia, com destaque para a ornamentação floral de toodo o salãó.Os pais maternos Sergio e Suzana e os maternos Edison e Luci eram só alegria. O Jornal Expresso Niterói parabeniza os noivos, desejando muita felicidade. Crédito da foto: Ricardo

Igualdade Racial Recebo da Coordenadoria de Igualdade Racial do Município convite para a programação das atividades alusivas a comemoração da Abolição da Escravatura, que entre elas, terá a Caminhada Municipal do Negro , com concentração na Praça da Emancipação no dia 13 de maio. Agradeço ao Coordenador Sidiclei Mancy, pelo convite, desejando sucesso no evento.

Expresso Niterói - Edição 23  

Jornal quinzenal da localidade de Canoas no Rio Grande do Sul - BRASIL

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you