Issuu on Google+

N

Nossa homenagem às mulheres

o dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada com o objetivo de homenagear a determinação, força de vontade, jogo de cintura e tantas outras qualidades se enquadram no perfil feminino. Ao longo da história, a mulher superou vários preconceitos e obteve várias conquistas com o seu empenho. Ela, que antigamente era vista apenas como a sombra do homem, provou que pode ocupar outros papéis na sociedade. Hoje, a mulher desempenha várias funções na sua rotina – é mãe, esposa, dona de casa e profissional. A presença da mulher no contexto social se tornou mais expressiva quando ela começou a lutar pelas causas operárias, principalmente para ter os mesmos direitos dos homens no mercado de trabalho. A luta por igualdade foi marcada por greves e mortes, fazendo com que a mulher abandonasse o estereótipo de ‘sexo frágil’.Nesta edição daremos destaque às atividades comemorativas da data. Leia mais na página 7.

Bianca Cesconetto em destaque

Bianca Cesconeto tem 19 anos e é moradora do Centro. Ela foi a vencedora da etapa Canoas do Garota verão 2013. Confira no click do Armandinho na página 5 toda a cobertura do evento.

Rosa Dourada é Campeã do Carnaval

A escola de samba Rosa Dourada, do bairro Vila Cerne, é a campeã do Carnaval 2013 em Canoas. O segundo lugar do grupo Especial foi para a escola Acadêmicos do Rio Branco, enquanto que Os Tártaros, ocupou o terceiro lugar. No Grupo deAcesso, a campeã foi a escola Império da Mathias Velho, e o segundo colocado foi a aspirante Pérola Negra. A última colocada no grupo Especial, Unidos do Guajuviras, caiu para o grupo de Acesso.  Nos desfiles dos blocos, o campeão foi o Aquarela do Samba. Confira a cobertura na página 3.


Campanha da Fraternidade 2013 TEMA: FRATERNIDADE E A JUVENTUDE Lema: “Eis-me aqui, envia-me!”(Is 6,8) A CF 2013 neste ano trás nos seu conteúdo uma abrangência bem mais profunda, isto é, ela quer ir ao encontro de toda a sociedade e convocar todos para uma tomada no que caracteriza os cuidados com a dignidade e primazia da vida que está em jogo. Os jovens em geral estão sendo deixados, esquecidos, desassistidos de seus direitos de cidadãos participantes de todos os espaços na sociedade. A Igreja do Brasil, a partir do exemplo de Isaías, ousa olhar os jovens do Brasil com esperança: aposta no potencial positivo e transformador de uma juventude comprometida com o Evangelho e engajada na Igreja, na vida acadêmica, profissional e nas esferas de participação da sociedade. Trata-se de uma posição divergente daquela visão retratada diariamente pelos Meios de Comunicação Social, que apresentam os jovens como “problema social”. É “jovem” a pessoa que se deixou tomar pelo amor próprio de Deus, pela força e seu vigor de amar, princípio da “conversão” desejada na Quaresma. A Campanha da Fraternidade deste ano deseja refletir as questões dos jovens em três níveis: 1) Propiciar às comunidades eclesiais a reflexão da necessidade de acolher melhor os jovens, aceitando-os como são e criando canais próprios para sua participação; 2) Revi-

gorar os organismos pastorais para um melhor acompanhamento e formação dos jovens já existentes em nossas comunidades, para que levem o seu testemunho cristão ao mundo e, 3) Refletir e propor soluções para a Vida dos jovens, especialmente, daqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade social. Além do protagonismo jovem com a campanha da fraternidade, estão em articulação há muito mais tempo preparando a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, tornando mais viva e eficaz a vida da juventude brasileira. Com a campanha e a jornada da juventude, querem os jovens mostrar que eles amam e são amados de Jesus Cristo. O próprio Senhor, quando se encontra com o jovem, olha com amor e lhe diz: “Só te falta deixar tudo o que tens e depois vem e segue-me” (Mc 10,21), isto significando que o próprio Cristo tem uma grande proposta para os jovens de todos os tempos, deixemos aos próprios jovens encontrá-la. Enviados por Cristo, os jovens serão o rosto de Deus. “Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar!” (Jorge Trevissol)

Pe. Leonardo Reichert Pároco da Paróquia Imaculada Bairro Rio Branco - Canoas

Leitores em Destaque

O tradicional costelão é atração em qualquer churrasco. Nada como um saborear um, assado por um especialista no assunto. Vitor Kengles toda semana coloca sua habilidade em prática, para a confraria que se reúne no Bar do Claudio, na José do Patrocínio em Niterói. Na foto ao lado dos amigos Passos e André durante a confraternização realizada semana passada.


Rosa Dourada é campeã do Carnaval de Canoas

A escola de samba Rosa Dourada é a campeã do Carnaval na Paz 2013 em Canoas. O segundo lugar do grupo Especial foi para a escola Acadêmicos do Rio Branco, enquanto que Os Tártaros, ocupou o terceiro lugar. No Grupo de Acesso, a campeã foi a escola Império da Mathias Velho, e o segundo colocado foi a aspirante Pérola Negra. A última colocada no grupo Especial, Unidos do Guajuviras, caiu para o grupo de Acesso.  Nos desfiles dos blocos, o campeão foi o Aquarela do Samba.

Classificação Grupo Especial

1º lugar = Rosa Dourada (177.1 pontos) 2º lugar = Acadêmicos da Rio Branco (176.4 pontos) 3º lugar = Os Tártaros (175.7 pontos) 4º lugar = Nossas Raízes (175.1 pontos) 5º lugar = Acadêmicos de Niterói (173.6 pontos) 6º lugar = Imperatriz da Grande Niterói (171.8 pontos) 7º lugar = Unidos do Guajuviras

Classificação Grupo Acesso 1º lugar = Império da Mathias Velho (174 pontos) lugar = Pérola Negra (170.9 pontos) lugar = Nenê da Harmonia (166.2 pontos) 4º lugar = Guardiões da Bom Sucesso (165.4 pontos) 5º lugar = Estado Maior da Rio Branco (140.8 pontos)

2º 3º

Classificação Blocos

1º lugar = Aquarela do Samba (149.7 pontos) 2º lugar = Ases do Ritmo (145.1 pontos)

 Campeã A escola da Vila Cerne conquistou o primeiro lugar do grupo Especial canoense sete anos após sua estréia na avenida do samba. «É um trabalho único de nossa comunidade, nosso esforço. Estou muito emocionada», disse entre lágrimas a presidente da agremiação, Irene Mancy. Saudada por uma grande torcida, a Rosa Dourada, também do grupo Especial, buscou o tesouro perdido em seu samba-enredo. Um barco abriu o desfile com piratas, Peter Pan e outros personagens, que interagiram com o público. Os integrantes representavam a busca da paz, das fantasias infantis, de tesouros do universo e do fundo do mar, do ouro e de pedras preciosas, no caso da ala das baianas.

Fantasias com pisca-pisca e muito samba no pé empolgaram do início ao fim do desfile.  O Carnaval na Paz em Canoas reuniu em duas noites (domingo 10 e segunda-feira 11), um público de 24 mil pessoas no Parque Esportivo Eduardo Gomes, onde foi montada a avenida do samba. Uma ampla estrutura que inclui serviços de saúde, segurança, estacionamentos, horários especiais de ônibus, arquibancadas e potente iluminação garantiu o brilho da festa canoense.

Escolas de samba do bairro fazem alegria do público

Acadêmicos da Grande Rio Branco

A Amazônia atravessa a avenida com a Acadêmicos da Grande Rio Branco. Na segunda noite de desfiles, a Escola Acadêmicos da Grande Rio Branco, segunda colocada de 2012 no Grupo Especial surgiu na passarela para apresentar “Lendas, Mitos e Mistérios da Amazônia”. Com cerca de 400 componentes a escola mostrou brilho do início ao fim do desfile, e por sua desenvoltura, arrancou aplausos do público. A Grande Rio Branco chamou a atenção pela organização das alas, pelos adereços diversificados e, sobretudo, pelo peso da sua bateria. O verde da Amazônia, a cultura indígena, os bois, Garantido e Caprichoso de Parintins, o saci pererê e a riqueza cultural do norte do país foram resgatados com vigor e competência por toda a agremiação.

Os Tártaros

Personagens animados de histórias, princesas, heróis e vilões. A comissão de frente da escola de samba Os Tártaros convidou o público para a brincadeira. O colorido teve destaque na passagem da agremiação. Os contos infantis estavam representados no primeiro carro, com livros coloridos e grandes bonecos. A seguir, alas formadas por “Emilias” e “Viscondes de Sabugosa”. Espaço também bruxas e zumbis que tomaram conta de espaços antes de um luxuoso carro com uma torre medieval. A fantasia continua com palhaços. Doces gigantes, papai Noel e o maior carro alegórico da noite encerraram o desfile os Tártaros.

Imperatriz da Grande Niterói

Com o enredo “A imperatriz sai de férias e chega como turista ao Rio de Janeiro,” a última escola a se apresentar na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval na Paz 2013, foi a Imperatriz da Grande Niterói. Fundada em 1994 a agremiação levou para Avenida 350 componentes, alegorias e adereços simbolizando uma viagem de amor, alegria e vida até o Rio de Janeiro. A Escola de Samba, buscou em seu tema os encantos oferecidos pela cidade do Carnaval, as praias, os botequins, o futebol, o clima e as montanhas para cativar o público e os jurados.” Vai decolar a Imperatriz”, foi a história contada de braços abertos, na fé através do Cristo Redentor e na alegria hospitaleira da cidade maravilhosa. O Carnaval homenageando o próprio Carnaval em uma jornada de magia e sedução.

Acadêmicos de Niterói

Embora fosse considerada a favorita no Grupo Especial de Canoas, a Acadêmicos de Niterói não conseguiu alcançar o título e sequer ficou entre as três primeiras. A escola encerrou o desfile da segunda noite. “A Niterói é chama que não se apaga” foi o tema da escola, que levou ao Sambódromo a evolução do homem com a descoberta do fogo e seus variados usos, passando pela tocha olímpica, fogueiras de São João e a cozinha. A evolução da escola foi prejudicada pela quebra de um carro, o que não diminuiu a garra dos integrantes. Em Porto Alegre terminou em 6º lugar no Grupo de Acesso


Em 2012 imóveis sobem 15,2% na Grande Porto Alegre Preço médio do metro quadrado subiu o equivalente a 2,6 a infalção registrada no periodo

Quem investiu em imóveis usados experimentou ganhos reais em 2012, na Grande Porto Alegre. De janeiro a dezembro, o preço do metro quadrado na subiu em média 15,2%, o equivalente a 2,6 vezes a inflação registrada pelo IBGE (5,84%). Considerando-se somente os imóveis residenciais (quitinetes e apartamentos de um, dois ou três dormitórios), a variação média no ano foi ainda maior: 16,16%. — A gente pode pensar, em um primeiro momento, que isso é vantagem para alguém, mas não é, porque aumenta o valor dos terrenos, da mão de obra, do material de construção, de tudo. Ou seja, o imóvel acaba ficando mais caro para todo mundo — avalia Gilberto Cabeda, vice-presidente de Comercialização do Sindicato das Empresas de

Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis do Estado (Secovi-RS). Curiosamente, em sua primeira publicação de resultados no Rio Grande do Sul, o Índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o site Zap. detectou no segundo semestre um percentual de crescimento nos preços dos imóveis de 7,6%, equivalente à exata metade do verificado pelo Secovi-RS, o que aponta para uma convergência de resultados nos dois estudos. — A Grande Porto Alegre é uma das regiões que tendem a maior valorização, fazendo, claro, a ressalva de nosso histórico curto de estudo — avalia Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap, que reúne os dados de 11 capitais brasileiras.

O imóvel foi entregue e agora para mobiliar ? Uma das maiores conquistas dos brasileiros é a realização do sonho da casa própria. No entanto, muitas vezes,nem tudo sai como o planejado. É comum os proprietários receberem o imóvel sem ter uma reserva para reformá-lo ou mobiliá-lo. Nesses casos, o que era um sonho pode acabar virando um pesadelo. Segundo o economista e professor do MBA Gestão de Riscos da Trevisan Escola de Negócios, Cláudio Gonçalves, nesses casos, o principal passo é realizar um planejamento. “O proprietário não pode agir por impulso ou empolgação e assumir novas dívidas, na euforia de se mudar”, explica Gonçalves.

Planeje sempre O especialista ainda explica que, nos casos em que

o proprietário já mora sozinho, ele deve aproveitar os móveis que tem e não adquirir mais dívidas, no impulso de comprar tudo novo. “As pessoas geralmente têm a ideia de casa nova tudo novo, mas esse é o primeiro passo para cair no endividamento. As famílias devem sempre lembrar que, além das prestações do financiamento, tem os gastos com o condomínio, entre outras despesas”, avalia Gonçalves. O arquiteto e designer Marcelo Guimarães, da Riko Construtora e Incorporadora concorda que é bom se planejar para juntar uma renda extra e ir adquirindo os móveis aos poucos, e também olhar com criatividade para móveis e objetos que você tem em casa há anos e que podem ajudar a compor um visual aconchegante e pessoal junto com outros móveis novos que serão imprescindíveis no apartamento

novo. “Uma cristaleira antiga, um toca-discos vinil, uma cadeira da vovó podem receber uma repaginada e ainda trazer memória e valorizar sua história de vida”, complementa Marcelo.

Aproveite seu imóvel novo Os proprietários devem ter cautela, fazer um orçamento, se livrar do impulso e manter o pé no chão. Faça com que essa nova fase seja comemorada tanto na entrega do apartamento quanto na efetiva mudança.Planeje, envolva a família no processo, compre revistas de decoração, namore lojas e utensílios, peça dicas de nossos consultores e use o os recursos que planejou para este momento, sempre com bom gosto e curtindo este momento único na vida de qualquer pessoa: a conquista do imóvel próprio.


Bianca Cesconetto Garota Verão Canoas Tivemos no dia 24 de janeiro, na sede da Liga Canoense de Futebol, no bairro Estância Velha, o concorrido concurso Garota Verão 2013, etapa Canoas, onde 49 belas jovens concorreram ao título, sendo eleita a lindíssima Bianca Cesconetto, moradora do Centro, com 19 anos, que cursa Matemática. Bianca disputou a seletiva regional em São Jerônimo e conquistou o direito de participar da grande final do Garota Verão 2013, em Capão da Canoa, realizado no último dia 2 de março. A vencedora foi a representante de Lajeado, Caroline Escouto de 19 anos.

Registros O evento foi uma realização da RBS TV e A.S. Produções Artísticas. Aos meus amigos presentes neste evento, nas pessoas dos srs. Pedro Gregório, Lisboa, Imídio, Amanda Almeida, Willian e Brenda, um forte abraço deste colunista ! Os empresários Imídio Gobbi, Òticas Gobbi, sra. Nadia, Zahara Acessórios, Sra. Nelda, Maria Izibida Estética e Saúde, que ofereceram mimos à Garota Verão Bianca.


GUIA DE COMPRAS, VENDAS E SERVIÇOS NO BAIRRO RIO BRANCO


Q

Orientações de saúde no calçadão

uem passou pelo Calçadão da Tiradentes, no Centro, nesta semana, teve a atenção voltada para um espaço montado pela Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres. Na Tenda das Mulheres, cerca de 20 profissionais da área da saúde prestam orientações sobre saúde bucal, tuberculose, DST/Aids, prevenção do câncer de mama e do colo do útero, planejamento familiar, saúde da mulher negra, saúde mental e nutrição. No local também são oferecidos teste de visão e serviços de embelezamento feminino.

A titular da Coordenadoria das Políticas para as Mulheres, Márcia Falcão, explica que a ideia não é lembrar o Dia da Mulher somente como algo festivo, mas que seja uma data de referência de participação da mulher na sociedade.  A Coordenadoria preparou uma semana inteira de orientações, cada dia dedicado a um tema, entre os quais saúde, enfrentamento à violência, direitos e qualificação no mercado de trabalho.

Atividades alusivas ao Mês da Mulher 07.03 * Tenda das Mulheres | Tema: Qualificação e Inserção produtiva das Mulheres  | Local: Calçadão de Canoas 15h: Palestra para colaboradoras da empresa “Mais Econômica” 18h: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Parceiros Voluntários, Associação Multiplicar | Inscrições: Cursos do Pronatec e Parceiros Voluntários | Geração de Trabalho e Renda: Economia Solidária

Rosângela Ragazzon, 48 anos, pediu 18h: Roda de conversa com mulheres joinformações, na manhã de4sta segun- vens com a presença das psicólogas Lucia da-feira, sobre exames de prevenção Pesca e Andrea Alves  | Local: Tenda da Mudo câncer de colo do útero. “É muito lheres, Calçadão de Canoas bom, acho que esses serviços deveriam ser oferecidos mais vezes no ano.” * Durante todo o dia haverá serviço volutário  de embelezamento feminino. No estande da nutrição, diversos frascos mostram a quantidade 08.03 de açúcar e sal presente nos alimentos industrializados como sal- 9h: Dia da Mulher - Evento OAB Subseção gadinhos, massas e chocolates.  Canoas | Local:  Foro Estadual de Canoas No final da tarde foram entregues exem- 9h: Tenda das Mulheres | Local: Tenda da plares em Braile da lei Maria da Penha.  Mulheres, Calçadão de Canoas As ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher vão ocorrer durante 10h: Batucada: preparação  para Caminhatodo mês de março, em parceria com da e Oficina para confecção da faixa da “Marcha Mundial de Mulheres de Canoas” diversas secretarias municipais, confira a programação ao lado da página. 14h: Caminhada: Centro de Referência da Mulher até a Praça do Avião, com Escolas de Samba

Mulheres que atuam na Segurança são homenageadas pes, coordenadora de Políticas Para Mulheres, Márcia Falcão, e a secretária executiva do Gabinete de Gestão Integrada, Telassim Lewandowski.

A programação alusiva ao Mês da Mulher teve, na manhã desta quarta-feira, 6, um encontro para as mulheres que atuam na segurança da cidade. Um café da manhã organizado na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) reuniu servidoras da Guarda Municipal, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícia e Mulheres da Paz. Elas foram recepcionadas pela vice-prefeita Beth Colombo, o titular da SMSPC, delegado Guilherme Pacífico,   secretária-adjunta, Cássia Lo-

A vice-prefeita Beth Colombo parabenizou as mulheres que trabalham diariamente na segurança. “Vocês se superam a cada dia como mulheres e trazem a humanização para esse ambiente.” O secretário Guilherme Pacífico também destacou a atuação feminina na segurança. “É a nossa homenagem às mulheres que, o ano inteiro, zelam pela segurança da cidade com garra, determinação e profissionalismo”. A titular da Coordenadoria de Políticas Para Mulheres, Márcia Falcão, falou sobre o orgulho e a determinação das mulheres na luta pelos seus direitos, em busca de igualdade.

16h: Concentração para Caminhada Unificada Estadual | Praça Glênio Peres/POA | Saída da Praça do Avião 19h: Exposição Coletiva “Tempos de Mulher” | Local: Qoppa Restaurante, Unilasalle, Prédio  15, 10º andar 20h: Celebração Ecumênica | Local: Igreja Episcopal Angllicana São Luca, Av. Santos Ferreira, n º 264

15h: Aula inaugural de abertura da segunda turma das Mulheres da Paz | Centro Social Urbano – CSU Mathias Velho 15.03 14h: Oficina Recomeçar | Local: CRM – Rua Siqueira Campos, 321 - Centro 16.03 14h: Inauguração da Garagem Cultural Matilde e Antônio Cechin | Lançamento do Livro e Documentário – Encontro de Gerações – Mística Feminina | Aula de samba, pagode, jazz e outras danças | Local: Garagem Cultural Matilde e Antônio Cechin,  Endereço: Nossa Sra. da Conceição, nº 212, esquina com Sta Rita de Cássia, Bairro: Vila Natal 18.03 14h: Roda de Conversa “Prevenção a Violência contra a mulher – Lei Maria da Penha” | Local: Quilombo Chácara das Rosas, frente ao Parque Municipal Capão do Corvo 19.03 9h-19h: Mulheres Negras mostram sua arte, resgatando valores – Economia Solidária Feminista | Local: Praça da Brigada, Bairro Guajuviras |14h Palestra com Sandra Mara 20.03 14h: Roda de conversa Mulheres recicladoras: Relações pessoais nos grupos de reciclagem | Local: Galpão de Reciclagem – COOARLAS, Bairro: Guajuviras 21.03 15h: Caminhada Mulheres da Paz Guajuviras e lançamento da Biblioteca Popular | Local: Saída do CRAS Guajuviras até a Casa das Juventudes 22.03

Inauguração Brechó –Associação Multiplicar  | Local: Estação Canoas La Salle

15h: Visitação à Fonte Dona Josefina - Dia da Água | Oficina Ecofeminismo | Local, Av. Santos Ferreira, na frente do Cemitério Santo Antônio

09.03

26.03

* Prefeitura na Rua  - Especial às Mulheres

9h-19h: Resgate da cultura negra e Lei 10639 | Local: Praça da Emaculada-Bairro Rio Branco | 14h Palestra com Profa Sirlândia

12.03 9h-19h: Exposição e Debate Mulheres Negras e sua Resistência | Local: Praça Dona Mocinha-Bairro Niterói |14h: Debate com o CRM 14h: Roda de Conversa Mulheres da Paz | Atividade com as Mulheres da Associção Getulio Vargas | Resp.: CRM e Associção | Tema: Lei Maria da Penha e Geração de Renda | Local  Associção de Moradores Getulio Vargas 13.03

27.03 9h-17h: Seminário “Mulheres de Canoas em Movimento” | Local a definir 28.03 15h: Caminhada Mulheres da Paz Mathias Velho | Local: Saída do CRAS Harmonia segue até o CRAS Mathias Velho


Novo modelo de pedágios Outra relação com o Planeta Terra

O lamentável fato corrido na “boate Kiss” de Santa Maria nos oportuniza novas reflexões, para além das questões de segurança a serem observadas e fiscalizadas nos espaços de uso público. Evidente que as condições de segurança, a fiscalização mais eficiente dos órgãos públicos e a superação do famoso “jeitinho” que ocorre entre proprietários e serviço público, é algo que deve ser aprimorado. Nosso município, inclusive, está inovando ao criar uma legislação de revisão periódica das condições de segurança, através de laudo de arquiteto ou de engenheiro credenciado. Portanto, não só avalizar no momento da liberação dos alvarás, mas fiscalizar periodicamente de acordo com a idade do prédio. Mas, eu penso que nós temos que ir além das questões pontuais e, do ponto de vista pessoal e social, temos que nos acostumar à outra relação com o nosso mundo. Faz cerca de trinta anos que aprendi a compreender o “planeta terra” como um organismo vivo. Refiz muitas das convicções que herdei da cultura agrária ítalo-brasileira da serra gaúcha, o cerne da minha existência. Tenho aprendido com os Aymaras, da região do altiplano colombiano, que chamam de Pachamama, de Mãe Terra, o nosso planeta. Um ser vivente que é cuidado para que ela também cuide de nós. Na fé e no cotidiano da vida a Pachamama tem os mesmos princípios de uma Mãe: “uma mãe fraca, triste e sem leite, irá gerar filhos doentes”. Cuidar da terra, comemorar sua boa colheita, festejar a vida dos campos que florescem, é uma obrigação cumprida com prazer pelos andinos. É dever e gratidão. Ensinam-nos uma lógica socioeconômica e política que induz a uma plena integração da vida humana com os ciclos da natureza, sempre sob a ética do cuidado pela vida. Portanto, temos que nos reeducar também em nossa forma de curtir a vida, de celebrar nossas conquistas, de frequentar festas e diversões em espaços que indiquem possivelmente grande perigo. Não basta só pensar na responsabilidade dos outros, é preciso ver também a responsabilidade pessoal. E acredito na força revolucionária das pequenas iniciativas em escolas, igrejas e nas políticas públicas que induzem uma nova ética do cuidado com o planeta, aprendendo com as civilizações ameríndias do passado.

Ivo Fiorotti, vereador, teólogo, pós-graduado em ciências políticas e mestrando em Memória Social pelo Unilasalle.

O Governo Tarso Genro cumpre um dos mais caros compromissos assumidos durante a campanha eleitoral: honrar até o fim os contratos assinados em 1998 com as concessionárias de rodovias, mas não renová-los. E mais: acabar com a praça de Farroupilha e diminuir o valor das tarifas, mantendo investimentos na manutenção das estradas. Sempre afirmamos que o  modelo de exploração das rodovias, que durante 15 anos impôs aos gaúchos altas tarifas e estradas mal conservadas, era prejudicial aos interesses públicos e, especialmente, ao bolso dos usuários. Um estudo feito pelo Consórcio Dynatest-SD comprovou o que todos já sabiam: o valor das tarifas poderia estar 20% mais barato, 30% dos trechos deveriam receber reparos imediatos e 8% deveriam ser refeitos. O fim da vigência dos contratos em 2013, portanto, mostrou-se o momento ideal para a sociedade gaúcha reavaliar a situação.���������������������  �������������������� E é isso o que estamos vivenciando agora. Através do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), o tema foi amplamente debatido com diversos segmentos da sociedade. O resultado foi um relatório com sugestões ao Governo, das quais destacam-se, justamente, a não renovação dos contratos, a adoção de modelos adaptados a cada caso e de mecanismos de transparência e fiscalização. Estamos, portanto, cumprindo uma promessa que reflete o desejo de grande parte dos gaúchos: o fim das concessões privadas e o início de um novo modelo público de gestão de rodovias. Com o aval da Assembleia Legislativa, criamos a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), órgão público com controle social, responsável pela administração de pedágios comunitários. As vantagens da mudança logo serão percebidas pelos usuários. Primeiro, porque já ficou comprovado que é possível manter o investimento na conservação das estradas e, ainda assim, diminuir o valor das tarifas. Segundo, porque todos os recursos advindos de cada praça de pedágio serão investidos na própria rodovia. E, por fim, porque o novo sistema garantirá o efetivo controle da sociedade, que terá representação direta nos conselhos da EGR. Esta é a hora de o Estado construir, com a participação de todos os gaúchos, um novo modelo de gestão das rodovias mais barato, mais eficiente e mais transparente. Afinal, além dos veículos, os gaúchos também querem dirigir as estradas.

*Carlos Pestana – Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vereador Patricio abraça a luta pelo Curso Técnico em Escolas Públicas de Canoas Vereador Patricio está empenhado na luta com a Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves para a liberação do curso “Técnico em Administração,Subsequente e Integrado.” Patricio reafirmou a necessidade de ter em Canoas escolas públicas de ensino Técnico, concordando com a justificativa da Diretora da Escola a Professora Leany Maria de Conti, que informou que a escola investiu mais de 20 mil reais em compras com livros para acervo bibliográfico exclusivo ao curso de Administração, também construíram banheiros de acessibilidade e rampas de acesso e que iniciaram obras de reforma em sala de informática. Estando a escola preparada para receber a liberação do curso. O vereador patricio diz, que segundo as informações da comunidade escolar a procura pelo Técnico subsequente é muito grande, que 2012, seis turmas de 8ª série, sendo que 80% optaram pelo Ensino Médio Integrado e que a partir daí foi gerada uma expectativa maior em ter o curso. Relata ainda que segundo a direção da escola 60% do quadro de RH da escola tem habilitação para atuar no Técnico em Administração, mais um motivo para fortalecer o pedido. Neste sentido, o vereador Jose Carlos Patricio levou a matéria a pauta da Sessão da Câmara de vereadores para anunciar o seu apoio ao pleitoe que vai interceder junto ao a Secretaria de Educação do Estado, com Pedido de Indicação em favor da Escola Bento Gonçalves. Salienta ainda que além das justificativas legitimas daquela comunidade, deve-se levar em consideração o ganho que a cidade de Canoas terá em relação a elevação dos níveis de colocação no mercado de trabalho, que hoje é uma preocupação da principais capitais do pais que encontram-se com falta de pessoas preparadas para as vagas disponíveis. Neste momento, completa Patricio:esta união conjunta estará contribuindo com o curso Técnico de Administração para que seja atendido o pedido, mas na intenção de estenderquem sabe para outros cursos, como informática e também que contemple outras escolas no nosso município. Conclui dizendo,que estas iniciativas mostram que a união da Comunidade Escolar e do Poder Público em prol do objetivo, trás benefícios tanto para Escola Bento Gonçalves, aos seus alunos que tanto desejam este curso, como para a cidade de Canoas no sentido de contribuir com o desenvolvimento da educação e o profissional.


Segunda rodada do Orçamento Participativo é no dia 17 A Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Monitoramento, por meio da Diretoria das Relações Comunitárias, prepara a segunda rodada do Orçamento Participativo 2012-2013. No dia 17 de março, serão eleitas 15 obras, no valor de R$ 500 mil cada uma, entre as 70 mais votadas, mas que não foram escolhidas na primeira etapa. Das 8h às 17h, estarão disponíveis 77 seções eleitorais, em 59 locais de votação, que será em cédula. Conforme o diretor Oli Borges Flores, já foram realizadas 26 reuniões por demandas, nas microrregiões, com 499 participantes. Esses encontros têm o objetivo de informar a comunidade sobre a metodologia do OP e organizar a mobilização. Nas assembleias realizadas de 30 de outubro a 23 de novembro de 2012, foram eleitas 15 obras, também no valor de R$ 500 mil cada uma. O Município investe, anualmente, R$ 16 milhões em demandas do OP - R$ 15 milhões nas 30 microrregionais e R$ 1 milhão na obra da cidade. Confira ao lado todas as obras que estarão em votação

Aeromóvel em Canoas

Foram anunciados esta semana em Brasília, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que será destinando às cidades brasileiras. Representando Canoas o prefeito Jairo Jorge recebeu a notícia que a cidade receberá do governo federal R$ 488 milhões do Ministério das Cidades. Em forma de financiamento, R$ 272 milhões serão para a construção da primeira etapa do aeromóvel, trecho Guajuviras/ Estação Mathias Velho (área identificada em amarelo na foto). De acordo com o prefeito “vai ser discutido com o governo federal e a empresa Trensub a melhor forma de executar a obra”.Serão repassados, via Corsan, R$ 216 milhões para obras de saneamento. Sendo a maior cliente da companhia, Canoas recebe o maior recurso entre as cidades gaúchas. A verba contemplará ampliação do tratamento da rede de esgoto, ampliação das bacias, entre outras. A meta da administração é chegar a 70% do esgoto tratado na cidade.

Aeromóvel Em novembro de 2012, Canoas inscreveu o projeto Aeromóvel no PAC Mobilidade Médias Cidades. Após a análise das propostas pelo Ministério das Cidades, o Município participou de reuniões presenciais para defesa da proposta no Ministério das Cidades, em Brasília.O projeto foi bem recebido pelo Ministério, por ser inovador, sustentável, ter baixo impacto urbanístico e visual. Outra vantagem é o custo reduzido de implantação e operação, comparado com outros modais. Duas linhas estão integradas à Trensurb.A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade, protocolou o projeto para implantar linhas do aeromóvel em três etapas, totalizando 15 quilômetros, com investimento orçado em R$ 718 milhões. A primeira fase do aeromóvel liga os bairros Guajuviras e Mathias Velho, partindo da avenida 17 de Abril até a estação Mathias da Trensurb. Os dois bairros têm, juntos, cerca de 150 mil habitantes. Na segunda fase, a linha parte do entroncamento das avenidas Farroupilha e Boqueirão, passando pela Inconfidência e Sete Povos, até a Praça do Avião.A terceira etapa liga a estação Mathias da Trensurb ao final da rua Rio Grande do Sul, no mesmo bairro. Atualmente, 57 mil passageiros utilizam o transporte coletivo urbano diariamente, de segunda a sexta-feira, em média.

Prefeitura na Rua

Será na região Sudeste a 164ª edição do Prefeitura na Rua, que ocorre no próximo sábado, 9 de março. A partir das 9h, o prefeito Jairo Jorge, a vice Beth Colombo, os secretários e diretores atenderão diretamente os moradores na Rua Concórdia nos fundos da Escola Municipal Pernambuco. O local fica entre as ruas Berlim e Fernando Ferrari, no bairro Niterói. Também irá funcionar o estande da Economia Solidária e estarão disponíveis os serviços do CRAS Móvel e atendimento do Procon.   Durante a edição, ocorrerá também a assinatura da ordem de início de serviço da obra do OP na EMEF Pernambuco. A obra consiste na cobertura da cancha e����������   �������� na construção de salas de aula.

Construção de moradias em Niterói O Prefeito Jairo Jorge assinou no dia 20 de fevereiro, o contrato para construção de um novo loteamento com 280 lotes urbanizados, para inscritos no programa Minha Casa Minha Vida. Assinam o contrato além da Prefeitura a Caixa e Empresa RSHaffer. Estas unidades habitacionais serão destinadas a famílias moradoras de área de risco na Vila João de Barro e Conduto Fernando Ferrari, bairro Niterói, local da construção do empreendimento. O Investimento aproximado é de R$ 19 milhões. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação esteve reunida com as famílias da região para explicar o início dos trabalhos, que consistem em mapeamento, identificação das residências, confecção de cadastro documental das famílias. No decorrer dos trabalhos, outros encontros serão realizados com a finalidade de continuidade ao processo.

Alteração de zoneamento no bairro O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano aprovou as alterações no Plano Diretor, a fim de permitir nova definição para implantação de complexo logístico no bairro Niterói. A alteração foi aprovada em reunião na última quinta-feira, 28.  Segundo a nova definição, ao invés de parque urbano o local, localizado no bairro Niterói entre a Base Aérea na avenida Dique e o loteamento Industrial Jorge Lanner,  pode ser utilizado como área de implantação de complexos de plataforma logística. A definição prevê a preservação de cerca de 10 hectares para parque urbano.O pólo logístico a ser instalado no local deverá ser um grande empreendimento da Região Metropolitana, podendo ser utilizado no hub, ou seja pode receber grandes equipamentos de diversos lugares e providenciar a destinação. O próximo passo será a realização de audiências públicas. Logo após, a proposta será encaminhada à Secretaria de Relações Institucionais e Monitoramento. O último passo deve ser a aprovação pela Câmara de Vereadores.


F

Inter vence Esportivo e disputa final no domingo

oi um jogo cheio de emoções e surpresas. Diego Forlán voltou a fazer a alegria da torcida, sendo o responsável pelos dois gols da vitória do Internacional sobre o Esportivo, e o técnico Dunga, apesar da vantagem de sua equipe, acabou expulso do campo.  A partida, que ocorreu no estádio Centenário, em Caxias do Sul, teve o placar aberto aos 29 minutos do primeiro tempo. Forlán soltou uma bomba da intermediária de ataque e colocou a bola no ângulo direito do goleiro. Foi o 10º gol dele com a camisa do Inter.  Aos 22 minutos do segundo tempo, mesmo com a forte marcação do ad-

versário, o craque da Copa de 2010 driblou a defesa do Esportivo, cortou para a direita e chutou forte no canto de Fabiano: 2 a 0. Logo após o gol, o técnico Dunga foi expulso do gramado por reclamar demais da arbitragem. Ele, inclusive, disse que a ação já teria sido combinada de antemão pelos árbitros do confronto.  Com o resultado, o Inter garantiu vaga na final da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão. A partida deverá ser no próximo final de semana no estádio 19 de Outubro, em Ijuí, já que o São Luiz tem a melhor campanha do Gauchão, 23 pontos contra 21 do Colorado.

Skatistas locais realizam campeonato e organizam entidade

A

partir do crescimento da movimento skatista na cidade, um grupo de praticantes dessa modalidade esportiva está se mobilizado para fortalecer a organização desse segmento. Semana passada, duas lideranças dessa área estiveram reunidas com o coordenador de Juventude, Herbert Poersch (DJ Cabeção), visando a busca de orientação para a organização de uma entidade na cidade. O encontro contou com a participação do skatista canoense Paulo Galera (Segundo, E-D), que tem trajetória reconhecida por vários prêmios conquistados nessa modalidade. Uma reunião ampliada com os skatistas locais está sendo preparada para ser realizada em breve.

Grêmio goleia na Libertadores Foi uma noite perfeita para o Grêmio e Zé Roberto. Do alto de seus 38 anos, o veterano com fôlego de menino voltou a ser o maestro da equipe ao comandar a goleada por 4 a 1 sobre o Caracas, na noite desta terça-feira de reconciliação do time com a Arena. É bom lembrar que Zé teve a brilhante companhia dos gringos Vargas (aplaudido de pé pela torcida ao ser substituído) e Barcos, também destaques no triunfo de superação da ‘sina caseira’, que não permitia os mandantes vencerem no Grupo 8 da Libertadores. O resultado - que poderia ter sido mais elástico - conseguiu ainda ter representatividade maior: alçou o time de Vanderlei Luxemburgo à liderança da chave, com o término da terceira rodada. Foi uma noite para o Caracas esquecer. Não viu a cor da bola, conheceu a segunda derrota em três jogos e amargou a lanterna da chave. Justo no dia em que Hugo Chávez, presidente da Venezuela, morreu vítima de câncer. A equipe gaúcha iniciou o jogo pressionando, enquanto o Caracas arriscava-se apenas em isolados contra-ataques. Depois de uma sequência de três escanteios, o Grêmio abriu o placar. Aos 16 minutos, Pará cruzou da direita, Baroja deixou a bola escapar e Werley dividiu com o goleiro. Com o camisa 1 caído e o gol aberto, o artilheiro Barcos ficou com a sobra e chutou para o fundo das redes. Foi o terceiro do Pirata na competição. Aos 38, após cobrança de escanteio de Elano, o zagueiro artilheiro Werley subiu mais que

todo mundo e cabeceou preciso para o gol. Um minuto depois, Baroja salvou o terceiro dos pés de Zé Roberto. A segunda etapa não começou diferente dos minutos iniciais. Com o mesmo ímpeto do ataque gremista, logo aos sete minutos, Barcos fez um belo lançamento e deixou Zé Roberto livre. O camisa 10 driblou o goleiro venezuelano e tocou para as redes. Após sofrer o terceiro, o Caracas começou a chegar mais através da bola parada. Aos 14, os venezuelanos descontaram. Otero cobrou falta no miolo da área e Sánchez se antecipou a Cris e cabeceou forte sem chances para Dida, que ficou estático embaixo das traves. O lance não passou de um susto. Aos 27, Pará cruzou rasteiro da direita e Zé Roberto apareceu livra e marcou o quarto gol, segundo dele no jogo, dando números finais ao confronto. Neste contraste, as duas equipes encerram a terça-feira em Porto Alegre. E vão se preparar para o confronto seguinte em Caracas – não atuarão no fim de semana. A partida, terça que vem, é às 21h30m, no Olimpico de la UCV.

1.º Rail and Box

Ainda integrando a mobilização dos skatistas locais, no último domingo foi realizado na Praça Dona Mocinha o 1.º Rail and Box (Trilho e Caixa). Mais de 100 skatistas se inscreveram na competição para disputar os mais de R$ 1.000,00 em premiações. Na categoria Mirim a disputa ficou entre Yur e Fábio Madeira, Fábio acabou levando a melhor e garantiu o primeiro lugar na categoria. Já na categoria Inciante o primeiro lugar ficou com Patrick Vieira e em segundo João Lopes o Xuxu. Mas uma grande final estava por vir, um show de persistência, técnica e muita base na grande final protagonizada por Jhonatan Souza e Everton Dalosto. que por mérito garantiu o primeiro lugar da categoria Amador.

Canoas Vôlei começa a disputa dos play-offs da Superliga Móveis Kappesberg/Canoas só conseguiu superar a UFJF por 3 a 2 na última rodada e encerrou a participação na 1ª fase em 6º lugar. Uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1, o time canoense terminaria em quarto com a vantagem de decidir em casa nas quartas de final. E o Canoas Vôlei, estreará em São Paulo, no próximo sábado, diante do Sesi, 3º lugar na fase classificatória e treinada pelo bicampeão olímpico Giovane. Na primeira fase os paulistas ganharam os dois jogos contra os gaúchos 3ª 0 lá e 3 a 1 aqui. O primeiro jogo da melhor de três está marcado para o ginásio Vila Leopoldina, às 18 horas. O segundo duelo será em Canoas, na quinta-feira da semana que vem, dia 14, no ginásio poliesportivo La Salle. Em caso de terceira partida será realizada em São Paulo.

Canoas sediará regional de MMA japonês O 1º Fight Sul Regional de MMA Japonês (Daido Juku) terá Canoas como sede no próximo dia 10 de março, no Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara. O evento, que terá início às 13 horas, terá ingressos vendidos ao preço de R$ 10 e maiores informações podem ser encontradas através dos telefones 3077-7616, 8482-9987, 8438-2116 e 84662260. Participarão 78 atletas de Canoas, Porto Alegre, Guaíba,

Gravataí, Viamão, Passo Fundo, Veranópolis, Eldorado do Sul, Esteio e Cachoeirinha, divididos em dez categorias – três femininas e sete masculinas.��������   ������ Segundo a organizadora do evento, Ana Paula Duro de Souza, o objetivo é proporcionar momentos de lazer e buscar novos talentos para os mundiais do Japão e da Rússia. Além dos troféus os campeões também irão receber prêmios em suplementos.


A escolha do novo Papa Esta é a primeira vez em quase seis séculos que um papa renuncia ao cargo. O último fazer isso foi Gregório 12, em 1415. O papa disse em um comunicado que está “plenamente consciente da dimensão do seu gesto” e que renuncia do cargo por livre e espontânea vontade. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que o papa não havia renunciado por “dificuldades no papado” e que a decisão havia sido uma surpresa, indicando que mesmo os auxiliares mais próximos não sabiam que ele estava para deixar o cargo. O papa não teme uma cisão na igreja após sua renúncia, disse o porta-voz. Ele também explicou que, de acordo com o canon pontificio (normas que regem o exercício do Papa), as condições para deixar o cargo são que o anúncio seja feito de forma livre e que a demonstração seja inequívoca. Ninguém precisa aceitar formalmente a decisão. Lombardi informou ainda que neste mês de março, provavelmente, será anunciado um novo papa. “Para a Páscoa devemos ter um novo papa, essa é a previsão que podemos fazer”, disse o porta-voz, explicando sobre a fase de “Sé vacante”, que será iniciada às 20h do dia 28 de fevereiro, período que a Igreja terá para anunciar o sucessor de Bento 16. Lombardi afirmou

que o papa (foto) não irá participar do conclave. Com a globalização do colégio de cardeais, analistas afirmam que ficou mais difícil acertar o nome do sucessor de um papa. Mas já começaram as apostas para saber quem será o novo líder da Igreja Católica. Do total de 119 cardeais hoje aptos a votar e receber votos no conclave, cinco são brasileiros. Dois aparecem na lista de possíveis sucessores de Bento 16: João Braz de Aviz, de 64 anos, defensor da Teologia da Libertação e  responsável pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, e Odilo Scherer, de 63 anos, arcebispo de São Paulo. Entre as apostas também aparecem Peter Turkson, de Gana. Aos 65 anos, ele é presidente do Pontifício Conselho por Justiça e Paz. Sua popularidade na África é impulsionada por participações em programas de TV. Outro africano é Francis Arinze, cardeal da Nigéria, que liderou o órgão Pontifício Conselho pelo Diálogo Interreligioso. O problema é sua idade: 81 anos. Entre os italianos, o preferido é Angelo Scola, de 68 anos, arcebispo de Milão. Ele fundou a revista em árabe Oasis, para melhorar os contatos e o diálogo entre os cristãos e os muçulmanos.

Dom Geraldo Majella, Dom Raymundo, Dom João Braz, Dom Odilo e Dom Frei Cláudio Hummes | Foto: Divulgação

Saiba como funciona o Conclave O Conclave é um retiro sagrado, no qual os cardeais eleitores invocam o Espírito Santo para proceder à eleição do Romano Pontífice. O artigo 37 estabelece que o Conclave começará 15 dias depois de vacante a Sé Apostólica, embora o Colégio de Cardeais possa estabelecer outra data, a qual não pode se atrasar mais do que 20 dias da vacante. Todos os cardeais eleitores ficam hospedados em uma acomodação, na chamada “Domus Sanctae Marthae”, construída na Cidade do Vaticano. Na parte da manhã e na parte da tarde, são feitas as orações e a celebração das sagradas funções ou preces que se acham indicadas no mencionado “Ordo rituum Conclavis”. Em seguida, há os procedimentos para as eleições. Podem votar e ser votados todos os cardeais com menos de 80 anos de idade. Os cardeais eleitores são obrigados a participar do Conclave e são convocados pelo cardeal mais velho (Decano).

São feitas duas eleições por dia, uma de manhã e outra à tarde, e será eleito o cardeal que, numa dessas eleições, obtiver 2/3 dos votos, considerando presentes todos os cardeais. A eleição é secreta, cada cardeal coloca em uma cédula o nome em quem deseja votar. Três cardeais são escolhidos para fazer a contagem dos votos (os escrutinadores). Conferem, após cada eleição, se o número de cédulas é igual ao de cardeais presentes. Se algum deles for escolhido com 2/3 de votos, estará eleito; se aceitar o cargo, então, é queimada uma fumaça branca no incinerador da Capela Sistina. Se após a segunda eleição do dia não houver ainda um eleito, então, queima-se uma fumaça negra que sai na chaminé da Capela, na Praça de São Pedro. Após cada eleição as cédulas são todas queimadas pelos escrutinadores. Cada cardeal, ao colocar sua cédula na urna, diz estas palavras em forma de juramento: “Invoco como testemunha Cristo Senhor, o qual me há de julgar, que o meu voto é dado àquele que, segundo Deus, julgo deve ser eleito”.Se houver algum cardeal doente que não possa sair de seu quarto, a urna é levada a ele, por três cardeais (os Infirmarii), para que possa votar.Caso os cardeais não elejam o novo Papa durante três dias de votações, estas serão suspensas durante um dia para uma pausa de oração, de livre colóquio entre os votantes e de uma breve exortação espiritual, feita pelo primeiro dos cardeais da ordem dos cardeais diáconos. Há cardeais de três ordens: diáconos, presbíteros e bispos. Em seguida, recomeçam as votações. Se, após sete escrutínios, ainda não se verificar a eleição, faz-se outra pausa de oração, de colóquio e de exortação, feita pelo primeiro dos cardeais da ordem dos presbíteros. Procede-se, depois, a uma outra eventual série de sete escrutínios. Se ainda não se tiver obtido o resultado esperado, há uma nova pausa de oração, de colóquio e de exortação, feita pelo primeiro dos cardeais da Ordem dos Bispos. Em seguida, recomeçam as votações segundo a mesma forma, as quais, se não for conseguida a elei-

ção, serão sete. (n.74) Se ainda as votações não tiverem êxito, os cardeais eleitores serão convidados pelo Camerlengo a darem a sua opinião sobre o modo de proceder, e proceder-se-á segundo aquilo que a maioria absoluta deles tiver estabelecido. Todavia, não se poderá deixar de haver uma válida eleição, ou com a maioria absoluta dos sufrágios ou votando somente os dois nomes que, no escrutínio imediatamente anterior, obtiveram a maior parte dos votos, exigindo-se, também nesta segunda hipótese, somente a maioria absoluta. Durante o Conclave, os cardeais ficam totalmente isolados do mundo, não podendo usar os meios de comunicação (jornal, rádio, televisão, celular, etc.), receber pessoas para visitas, etc. É terminantemente proibido aos cardeais, antes e durante o Conclave, fazer acordo entre si para a eleição de um deles, sob pena de excomunhão “latae sententiae”. O artigo 80, além disso, castiga com excomunhão os cardeais que aceitarem a proposta de uma autoridade civil de propor o veto contra algum cardeal, como acontecia até 1904. Após a eleição de um dos cardeais, o cardeal Decano pergunta ao eleito: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” E, uma vez recebido o consenso, pergunta-lhe: “Como queres ser chamado?”. Então, os cardeais eleitores aproximam-se para render homenagem e prestar obediência ao neoeleito Sumo Pontífice. Depois disso, o primeiro dos cardeais diáconos anuncia ao povo, que está à espera, a eleição consumada e o nome do novo Pontífice: “Nuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!” (“Anuncio-vos uma grande alegria: Temos um Papa”), o qual, a seguir, dá a bênção apostólica Urbi et Orbi do pórtico da Basílica do Vaticano. No Conclave para escolha do sucessor de Bento XVI deverão estar presentes 117 cardeais. O cardeal Camerlengo, que desempenha um papel fundamental no período de vacância, é o cardeal Tarcisio Bertone, nomeado pelo Papa Bento XVI em 4 de abril de 2007. Os cardeais eleitores serão 61 europeus, 19 latino-americanos, 14 norte-americanos, 11 africanos, 11 asiáticos e 1 da Oceania. O país com o maior número de cardeais, 21, é a Itália. 67 eleitores foram criados por Bento XVI, e os restantes 50 por João Paulo II.


Gente em Destaque Por Edson Santos edsoncanoas@ig.com.br

“ Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância” Sócrates

Carnaval da Paz Para quem ficou na cidade, sem dúvida a festa do Carnaval de Canoas foi uma grande opção no feriadão. Além da qualidade dos desfiles das escolas, o público presente pode acompanhar os apaixonados pela festa, que estiveram presentes em grande número. Destaque especial para a simpatia e beleza das mulheres presentes em todas escolas de samba canoenses. Confira alguns destaques do desfile nas fotos de Paula Vinhas e Luciano Marques da SECOM.

A beleza de Bianca

A jovem Bianca Cesconetto foi a vencedora da Etapa canoense do Garota Verão 2013. Chegou a final do concurso com todos os méritos, passando pela etapa classificatória com tranquilidade (fato que há muito tempo não acontecia). Se na final em Capão da Canoa não chegou a vitória , com certeza esbanjou simpatia e beleza, comprovando que Canoas foi muito bem representada no evento da RBS.

Mulheres de chuteiras ADF ( Associação Desportiva Feminina) foi criada há mais de 1 ano e começou no facebook com a ideía de formar uma equipe para um futebol semanal. Hoje o grupo já passa de 200 atletas e promove jogosfutsal, vôlei, handebol, além de atividades beneficentes e viagens. A ADF tem ganhado destaque na mídia, e as organizadoras estão de parabéns pelo sucesso, em especial a amiga Caroline Conterr, brilhante advogada canoense

Armandinho O colunista Armandinho esteve presente em toda a cobertura do Carnaval canoense, participando de todos os eventos , trazendo cada vez mais leitores e anunciantes para o Jornal Expresso Niterói. Na foto,ao lado da Corte do Carnaval.


Expresso Niterói - Edição 21