Canguru | BH | Fevereiro de 2018 | Número 29

Page 35

FOTO: RONDINELLE DE PAULA

maior busca dos pais hoje é uma coisa que não existe: eu quero que meu filho seja feliz. Então, você faz o quê? Seu filho não tem frustração, seu filho nunca escuta “não”. Tem gente que brinca com o filho e não o deixa perder. Não pode ser assim, no jogo se ganha e se perde. O casamento acaba, a relação sexual acaba, você faz tudo, cria uma redoma. Mas um dia ele vai ter que sair para o mundo e, quando vier o primeiro “não” da vida, ele não terá desenvolvido competência emocional para suportar a frustração. Isso resulta em depressão infantil, ansiedade infantil e suicídio. Coisas que eram descritas como casos de exceção psicológicos e psiquiátricos e hoje estão virando epidêmicos. Então, se você tiver que errar, copie o modelo que você recebeu dos seus pais. Você acredita que a tecnologia e as redes sociais são um fator positivo ou negativo para as crianças?

As redes sociais e os smartphones são neutros em si, a grande questão é o uso que a gente está dando a eles. Uma pesquisa da Universidade Harvard mostra que, se você estiver estudando e seu celular receber

uma notificação, só de você olhar para ela, não precisa nem abri-la, seu cérebro leva oito minutos para voltar ao nível de concentração anterior. Crianças e adolescentes que vão para a escola com smartphone, que dormem com o smartphone e depois têm que ter professor de reforço, [é dito que] têm déficit de atenção, que têm que tomar Ritalina, e não é nada disso. E as crianças menores de 6 anos? Elas não têm telefone, mas usam os dos pais.

Eu acho que a questão é diminuir o uso de smartphones e tablets, porque eles diminuem o [desenvolvimento] cognitivo das crianças. Para você ter uma ideia, o QI médio mundial, desde que foi medido, sempre aumentou. Em 2016, pela primeira vez na história, diminuiu. O que eu aprendo se eu passo seis, sete horas dentro de uma rede social, ou no WhatsApp, fazendo vídeos para o Snapchat ou o Insta Stories? Nada! As discussões são rasas, sem profundidade, repetitivas, padronizadas. Você pede a um jovem hoje para ler um texto de 30 páginas e ele pensa que tem que ler a Bíblia. Quando conseguem ler, não conseguem entender. E isso não é só no Brasil, não. 

F E V E R E I R O 2 01 8 .

Canguru

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.