Issuu on Google+


2 EDITORIAL

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

Festival do Salame nasceu no Espaço Plural

Com a certeza de que apoiamos o Festival Nacional do Salame, também precisamos restabelecer a justiça e trabalhar com a verdade dos fatos. Se fomos marginalizados do evento, precisamos deixar a modéstia de lado e não deixar se perpetuar a inverdade. Antes mesmo do festival, oferecemos apoio para recuperar a vocação do vinho (promovendo com a Emater o primeiro encontro na Comunidade do Carmo com produtores de uva e vinho), e então o Jornal de Marau fez matéria importante ao surgir a primeira placa diante da Sede dos Motoristas de que se estava chegando na região da uva... Sugerimos na oportunidade: por que não o salame? Ato contínuo, foi no Espaço Plural que o jornalista Carlito Silvestri, na presença do arquiteto Fernando Oltramari e do turismólogo Paulo Cezar Dal Paz, sugeriu que se devesse iniciar um movimento para im-

plantar aqui um festival para valorizar nossa fonte primária que era o Salame Borella, de consagrada marca de reconhecimento nacional. Valorizar os italianos que fizeram da agricultura e da suinocultura uma bela fonte de renda para continuar morando e povoando o interior.

candidato presidencial) - e aqui sem intenção de indicar o voto - quando sugere que os governos não tentem se apoderar de conquistas sociais, como o Bolsa Família, que tinha outro nome com FHC e posteriormente foi ampliado com Luis Inácio.

Tanto é verdade que continuamos apoiando, que achamos conveniente fazer o festival em outro lugar. Segundo nosso entendimento a Festival do Salame fica adequado, por enquanto, no Ginásio Jatiyr Francisco Foresti.

Ficaria bem para Municípios, Estados e União que as conquistas sociais ficassem como seus legados e não marcas apenas de seus governos, que são passageiros.

Lamentamos de outro lado as formas de bastidores para aproveitadores que tentam desvirtuar a história e usar do evento partidariamente, direcionando privilégios. Não fica nada bem para uma sociedade que luta para se afastar dos pesadelos do ranço e da segregação.

Inteligente é o cidadão que torce para o êxito de iniciativas culturais. Não é diferente a visão que nós da Vang e do Jornal de Marau temos sobre o V Festival Nacional do Salame. Que a mesa, com certeza farta, seja alongada para o diálogo e como nas boas famílias, para se olhar nos olhos, com respeito e civilidade, sirva para aproximar pessoas.

Certa está a proposta do senador Aécio Neves (até

Apesar de ser conhecida como “a profissão mais antiga do mundo”, a prostituição não é exatamente uma profissão, já que não é legalizada e ninguém pode, portanto, tem “profissional do sexo” escrito em sua Carteira de Trabalho. Mas o debate sobre a legalização desta “vocação” já se arrasta por anos. Você já formou sua opinião? A FAVOR:

CONTRA:

• O Brasil, como todos sabem, é um Estado laico, logo, não há motivo para não legalizar uma profissão apenas por motivos morais. É evidente que essa moral que vê com maus olhos a prostituição é de natureza religiosa, o que não deveria gerar consequências num Estado desvinculado de uma religião. A moral é subjetiva. Os direitos são objetivos.

• A legalização é um presente para os cafetões, traficantes de mulheres e a indústria sexual. Com a legalização, uma profissão tão degradante e tão perigosa passa a ter os mesmos direitos de qualquer outra profissão. Dignificar a prostituição como trabalho, não significa dignificar as mulheres. Portanto, a exploração do corpo alheio passaria a ser um meio lucrativo e legítimo de viver.

• A prostituta é uma profissional como qualquer outra. Não há razão para negar a profissional do sexo os seus devidos direitos trabalhistas. Isso porque o Código Penal define vários crimes relacionados à prática, classificados sob o título genérico de “lenocínio”, que significa sua exploração ou favorecimento.

• O exemplo da Holanda mostra que a legalização é incapaz de controlar uma atividade. Nesse país, a indústria do sexo representa 5% de sua economia. Durante a última década, quando a ação dos cafetões se tornou legal, a indústria do sexo se expandiu em 25%.

• A mulher, conscientemente, oferece seu corpo a um homem que paga por seus serviços. Por mais degradante que isso seja, a mulher está sendo remunerada. Os únicos que correm perigo com a prostituição são as partes implicadas (prostitutas e consumidor). Logo, é melhor legalizar para que as partes implicadas tenham mais formas de se proteger.

• Hoje, as forças policiais são corrompidas para fazer vista grossa perante os prostíbulos. Com a legalização, os policiais corruptos não irão se converter em honestos. O que vai acontecer é que eles apenas irão passar a cobrar para fazer vista grossa perante as irregularidades que futuramente acontecerão nos prostíbulos.

• A prostituta apenas está atendendo a uma demando que existe dentro da sociedade, não podendo ser a única responsabilizada por cobrar por um ato que não comete sozinha.

• Ao facilitar o acesso de homens a qualquer tipo de sexo, o Estado acaba promovendo o adultério. Como é oferecido legalmente aos homens um excesso de serviços sexuais, as mulheres têm de competir entre si. Um vez que a prostituição seja legalizada, todas as barreiras são eliminadas.


Qual das duas? 1- Esteve no Festival do Salame na noite de ontem, sexta-feira?

SENTENÇA “Eu acho que vai ser uma Copa extraordinária. Eu não posso reclamar de passeata. Durante trinta anos, eu fiz passeata." Luiz Inácio Lula da Silva

2- Ou deixou para prestigiar o evento no sábado e domingo?

Lúcio José Finkler

Chegada dos Cubanos

Finalmente Marau recebeu, igual a outras centenas de municípios brasileiros, médicos estrangeiros para trabalhar nos ESFs. Não pode haver dúvidas do acerto deste programa do Governo Federal, tendo em vista que as Prefeituras não conseguem contratar doutores brasileiros. Nossa cidade é exemplo. Houve Processo Seletivo para contratação de médicos e, pasmem, não houve NENHUM inscrito. Os governos municipais não tem como pagar 25, 30, 40 mil por mês. Essa é a questão. Sejam bem vindos, cubanos! E bom trabalho.

Vai ter Copa Na próxima quinta-feira inicia a maior de todas as Copas. O Brasil está sediando o maior evento esportivo do Planeta. A Vang e JM estarão presentes, como de costume, nas cidades sedes e suas Arenas. E tomara que o “grosso” do Felipão nos traga o Hexa. Agora, não importa se tu és Dilma, Campos ou Aécio. De agora em diante, somos todos um só! Vai, Brasil!

POLÍTICA: Um papiloscopista da Polícia Federal enviou, fora do horário de trabalho e por seu e-mail, reclamações sobre suas condições de trabalho e o excesso de policiais que cuidam da segurança da filha do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para a página Fale com a Presidenta - site mantido pelo Planalto para ser um "canal direto" com a Presidência e que diz garantir o sigilo do remetente. Dias depois, ele foi suspenso pela direção da PF. A decisão foi revertida pela Justiça após uma ação do sindicato dos policiais federais, mas ficou claro que o direito à crítica não vale para todas as áreas do governo. GERAL: Conforme relatório da Controladoria Geral da União, foram expulsos 529 servidores públicos dos quadros do Executivo federal em 2013, sendo que no ano anterior foram expulsos outros 506. O Rio de Janeiro é o estado que mais registrou punições em 2013 (95). Dentre os ministérios, o da Previdência Social lidera com 138 casos. ESPORTE: Virou lugar-comum no discurso dos jogadores que o calendário apertado do futebol brasileiro atrapalha o desempenho dos clubes. Não é bem assim. Uma pesquisa inédita com os doze times mais tradicionais do Brasil revela que, em 2013, dos 509 jogadores empregados, apenas 43, ou 8,4%, jogaram cinquenta ou mais partidas. A média dos gigantes europeus é de sessenta jogos por temporada. ECONOMIA: Levantamento da Folha de São Paulo aponta que, em dois anos, as dívidas das 12 cidades-sede da Copa do Mundo com o Tesouro ou bancos públicos cresceu, em média, 51%. Nas capitais sem Copa, no mesmo período, essa taxa cresceu 20%. A dívida cresceu, principalmente, por conta de projetos relacionados a transporte e mobilidade urbana. HUMOR: A mãe chama o filho de 9 anos e, um tanto quanto constrangida, lhe diz: - Filho, senta aqui ao meu lado, precisamos ter uma conversa bastante séria! - O que foi mãe? - O assunto é sexo! - O que a senhora quer saber? PARA REFLEXÃO: "A distância entre o sonho e a conquista chama-se atitude." luciofinkler@terra.com.br


4

POLÍTICA

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

Os vereadores votaram na última sessão o projeto de lei que criaria o FUNESPORTE, Fundo Municipal do Esporte. Apesar dos pareceres favoráveis, e depois de duas retificações a erros contidos no projeto por parte do Governo Municipal, o projeto não passou pela câmara e foi reprovado por 5x3 Em votação nominal, os vereadores Anderson Rodigheri, Jair Roy e Elisabete Dall’Aqua Alban manifestaram-se favoráveis. Os vereadores Igo De Carli, Matheus Fernandes da Silva, Ademir Durante e Nego Vedana votaram contrários. A matéria não necessitava do voto do pre- Vereador Matheus Fernandes foi um dos que se posicionaram em contrário. sidente da Câmara, Iura Kurtz. A justificativa para o voto contrário é a existência de uma política de incentivo, a Lei Municipal do Desporto, que já abrange o tema, segundo os vereadores, de forma mais adequada. O parecer do vereador sobre o pedido de vistas ao processo, ainda cita o fato de os auxílios destinados a equipes e entidades precisarem ser devolvidos, e atenta para a possibilidade de que isso seja modificado, pois dificultaria a realização de projetos filantrópicos.

CVMarau

Vereadores rejeitam criação do fundo para o esporte

Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

Cidade faz reivindicações junto ao DAER Nesta quarta-feira, o Secretário de Cidade Orides Luzzi recebeu o engenheiro civil Márcio Bortolamedi, em uma reunião para tratar a viabilização junto ao DAER de algumas obras na ERS 324. Entre as solicitações feitas pelo secretário, que serão encaminhadas ao Departamento Estadual está um estudo para acesso ao Distrito Industrial Angelino Pilatti junto a ERS 324, acesso ao Loteamento Novalternativa em frente à Metasa e construção de passarela em frente a Metasa. O secretário também apresentou como demandas de Marau a verificação da viabilidade de retirada de água que fica parada em frente ao ponto de ônibus dos universitários em frente a Metasa, acesso ao Loteamento Jardim do Sol pela Rua Antônio De Toni, acesso a Rota das Salamarias via Nossa Senhora do Carmo em frente ao Posto Sander. Luzzi também solicitou o estudo de viabilidade de retirada de água parada no trevo de saída para Nicolau Vergueiro, - acesso ao Loteamento Portal do Sol em frente a empresa Gaspodini e estudo para travessia (túnel ou passarela) no Bairro Santa Rita em frente a BRF Aves. O próximo passo, de acordo com o Secretário Orides Luzzi, é solicitar a viabilidade da realização dessas obras junto ao DAER, que deve vir a Marau para verificar as situações apresentadas.


Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

ESPECIAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

Uma reunião foi realizada na última quartafeira, para discutir a questão de demarcação de terras, em Brasília. Estiveram presentes 25 parlamentares representando os seus estados e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Segundo O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA - deputado Luis Carlos Heinze, "mais uma vez a falta de disposição do governo em resolver o conflito ficou explicitada". Ele ressalta que agora o governo fala em pagar as terras que forem desapropriadas, no entanto para os agricultores essa não é a melhor alternativa. Eles apresentaram ao Presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária, Luiz Carlos Heinze governo áreas novas, que poderiam ser compradas, para que os indígenas fossem transferidos, inuma decisão sobre a questão de Faxinalzinho, vista clusive com a anuência dos mesmos, mas não houve por eles como ilegal por se tratar de uma ampliação, interesse da União. mas não houve interesse do governo em apresentar O deputado registra que cobrou, especificamente, uma solução definitiva para questão.

VENDE-SE PET SHOP Excelente oportunidade de investimento. Vende-se pet shop em ótima localização e com clientela consolidada. INTERESSADOS LIGAR PARA 9163-9714 OU 9124-3061.

Divulgação

Reunião sobre questão indígena termina novamente sem solução

5

Prefeitura terá turno único durante jogos do Brasil na Copa A Prefeitura de Marau terá turno único de trabalho nos dias 12, 17 e 23 de junho, em função dos jogos da seleção Brasileira na Copa. Nestas datas a prefeitura vai funcionar das 7h30 às 13h30, exceto os serviços essenciais que permanecerão sendo prestados nos horários habituais. As escolas estabeleceram calendário próprio e deverão liberar os estudantes uma hora antes do horário dos jogos do Brasil. As escolas de educação infantil funcionam normalmente, sem alteração de horário. As unidades de saúde estão incluídas no turno único.

Lei da Palmada ganha nome de Bernardo Boldrini Aprovada recentemente, a chamada Lei da Palmada foi rebatizada para “Lei Menino Bernardo”, em homenagem a Bernardo Boldrini, morto em Frederico Westphalen com uma injeção letal, pelo pai, a madrasta e uma assistente social, que foram indiciados pelo crime em 13 de maio. A proposta proíbe pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes de baterem em menores de 18 anos. O projeto prevê que os pais que agredirem fisicamente os filhos devem ser encaminhados a cursos de orientação e a tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de receberem advertência. A matéria não especifica que tipo de advertência pode ser aplicada aos responsáveis. As crianças e os adolescentes agredidos, segundo a proposta, passam a ser encaminhados para atendimento especializado. O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para incluir um trecho que estabelece que os menores de 18 anos têm o direito de serem "educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante" como formas de correção ou disciplina.


Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

7

Projeto para o trânsito de Marau é entregue à administração municipal O engenheiro de trânsito Rui Pires entregou ao Governo Municipal o projeto viário, que contém as principais melhorias que precisam ser feitas para qualificar o trânsito em Marau. A avaliação foi contratada pela Prefeitura para embasar as medidas tomadas em dados técnicos e estudos de viabilidade. Conforme o prefeito Josué longo, o relatório será analisado e posteriormente as entidades de classe, vereadores e conselho de trânsito serão chamados para conhecer a proposta. Conforme dados oficiais, a frota de Engenheiro apresentou o projeto ao Gabinete do Prefeito veículos de Marau chegou a 24.834 veículos em 2013 e tem projeção de alcançar os 31 gradativamente. mil veículos até 2017. Segundo o engenheiro Rui PiO estudo revelou os pontos mais críticos em relares, o código Brasileiro de Trânsito estabeleceu priorição a ocorrência de acidentes na cidade. O campeão dades para os pedestres e com a municipalização do de ocorrências é a Avenida Júlio Borella, seguida da trânsito, a tendência é que as medidas propostas pelo João Posser, José Fuga, Barão do Rio Branco, PresiCódigo de Trânsito Brasileiro sejam implementadas dente Vargas e Bento Gonçalves. “Para diminuir aci-

dentes é preciso reduzir os pontos de conflito, causados especialmente pelas ruas com duas mãos de tráfego”, diz o engenheiro. A falta de vagas de estacionamento é também um ponto que gera muita reclamação da comunidade. A principal solução apresentada é a implantação do estacionamento rotativo na área central. Entre as indicações também está a implantação de binários, que são ruas de mão única, uma em cada sentido, para melhorar a fluidez do trânsito. Restringir o peso dos caminhões que podem circular pelas vias centrais e disciplinar horários de carga e descarga também são ações indicadas para preservar o pavimento da área central e para reorganizar o trânsito em seu espaço mais crítico. O projeto será implantado gradativamente, e ainda não existe prazo para que sejam iniciadas as mudanças mais profundas.

Com expectativa de ambiente lotado nos três dias de festa, o Festival Nacional do Salame abriu sua quinta edição na tarde de ontem, no ginásio municipal Jatyr Francisco Foresti. Com uma programação artística diversificada e diversos expositores estreantes, o festival celebrará, durante este final de semana, as raízes italianas dos colonizadores responsáveis pelos primeiros passos de Marau rumo ao progresso. Neste ano em sede nova, o Festival conta com um ambiente externo mais amplo, que contará com os mesmos produtos da parte interna e permitirá circulação constante durante os três dias. O espaço adicional ainda permitiu que novas empresas se juntassem à festa: neste ano, doze vinícolas estarão presentes. Para degustar os produtos, o ingresso adulto custa R$ 60 no sábado e R$ 50 no domingo. Crianças até 12 anos pagam R$ 35. Terceira idade tem preço diferenciado no domingo, e estudantes credenciados, no sábado. É possível ainda adquirir os produtos no varejo, sem precisar participar do festival. A venda ocorre num espaço à parte, de livre circulação. As arquibancadas do ginásio também não serão utilizadas, por orientação do Corpo de Bombeiros, em medida de segurança. A expectativa de público total é de 5 mil pessoas, durante todo o evento.

Jamile Triches

Festival do Salame celebra cultura e gastronomia italiana

Festival será realizado pela primeira vez no Jatyrão


8

GERAL

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

“Sou o torcedor número 1.”

Funcionários rejeitam proposta de reajuste salarial oferecido pela GSI

Franck Ribéry, da França, que não vai disputar a Copa do Mundo no Brasil.

Alternativas

Em votação secreta, funcionários rejeitaram a proposta de 8% de reajuste

Lideranças sindicais do Sindicato dos Metalúrgicos e direção da empresa GSI estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, procurando um acordo para o reajuste salarial da classe. Em nível estadual, a negociação foi finalizada em 8% de reajuste e um piso salarial de R$ 1035,00. Em Marau, o sindicato tentava negociar um reajuste superior, em 8,5%. Porém, a empresa se comprometeu apenas com a negociação estadual. Além disso, a GSI deverá fazer uma folha complementar para atualizar o pagamento do mês de maio, colocando o piso em R$ 1.035 e pagando os 8% para quem ganha mais do que o piso. Em votação secreta, realizada no pátio da empresa, os funcionários rejeitaram os valores e a empresa não apresentou uma nova proposta. O presidente do Sindicato da região de Passo Fundo, Ailton Araújo, informou que na próxima sexta-feira haverá uma nova assembleia e até lá a entidade tentará negociar novamente com a empresa. Neste meio tempo, não haverá paralisação. Se o acordo não ocorrer, a greve poderá se intensificar nos próximos dias.

O time do Brasil depende de Neymar (que coisa esquisita ele insistir em ser chamado de Neymar Jr. né?)? Até quem grita que não vai ter Copa sabe disso. É assim porque o atacante do Barcelona é o único capaz de fazer algo sem querer e todos terem certeza de que foi um lance genial. Ou de fazer uma grande jogada de improviso. Além dele, apenas Paulinho pode surpreender os adversários, quando deixa de ser volante e vira meia-atacante. Mas e se os rivais conseguirem, durante a partida, dobrar a marcação sobre Neymar durante o jogo inteiro? E se ele se machucar? E se perder a ousadia e alegria? E se achar um zagueiro croata parecido com o Laerte da novela, enciumar e partir para cima do cara à Zidane vs Materazzi? Talvez Luiz Felipe Scolari nem pense em não contar com seu melhor jogador em campo. Mas eu posso pensar em alternativas. Não há substitutos para Neymar no elenco. Então não adiantaria manter o mesmo esquema e apenas substituí-lo por um reserva. Por quê? Porque a troca simples, colocando Bernard, por exemplo, faria a torcida, mesmo de maneira inconsciente, pensar que o ex-jogador do Atlético Mineiro poderia clonar a atuação de Neymar em campo. Acho inútil e injusto. Nem a opção por William, que parece ser o primeiro reserva para qualquer um dos três meias do tal 4-2-3-1 (mas também pode substituir Fred, com Neymar atuando como centroavante. Mas esse é outro assunto). Mesmo sendo o reserva imediato, acho que a simples escalação do jogador do Chelsea, mantendo o esquema preparado para Neymar, deixaria o meio-de-campo muito longe de Fred. Mas alterar o esquema para jogar com uma linha de quatro em vez de três meias poderia fazer o time render. No 4-1-4-1, Felipão poderia escalar Luiz Gustavo à frente de Hulk, Oscar, Paulinho e Willian, ou Ramires. No 4-4-2, de novo com linha de quatro no meio, talvez tivesse de avançar Oscar para ser companheiro de Fred. Ou sacar o jogador Chelsea, adiantar Hulk para jogar com Fred e compor o time com jogadores mais velozes que atuem pelos lados do campo. Em 1998, na Copa do Mundo da França, Zidane teve de cumprir suspensão imposta pela Fifa ainda na primeira fase e só voltou na final contra o Brasil, onde usou a cabeça para derrotar a seleção de Zagallo. Os franceses conseguiram se ajeitar sem seu craque. Se tiver de jogar sem Neymar, nem o fato de atuar em casa manteria o favoritismo da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo.


2

Suplemento da edição 882 do JM/Jornal de Marau

Sexta-feira às 8 horas é momento de risco para a dieta

As tensões e ritmo da vida moderna podem provocar muitos sentimentos, entre eles, a vontade de autocompensação por enfrentar tantas dificuldades. Um estudo descobriu que às 8h de sexta-feira acontece a maioria dos casos de cessão à tentação, no caso das mulheres. Quase 24% das britânicas estão constantemente em dieta e 22% citaram o dia e o horário como momento mais difícil para manter a dieta. As informações são do Daily Mail. O sábado é o segundo dia mais propício à escapada da dieta, de acordo com 21% das entrevistadas.

Terça-feira é o dia que apresenta menos ameaça, já que 2% apenas disseram que são tentadas a comer algo fora do cardápio dietético. Quartas e quintas-feiras já possuem mais propensão. Do total, 43% das mulheres culpam os exageros dos finais de semana como motivos para o ganho de peso. Dias fora da dieta produzem efeitos negativos sobre a motivação de 35% das entrevistadas para perder peso. Faz também, segundo 15% delas, com que inventem desculpas para sair do regime, como a necessidade de vida social.


Suplemento da edição 882 do JM/Jornal de Marau

Dentes pequenos demais ou grandes demais

Entre 4% e 15% da população mundial têm algum problema relacionado à falta ou ao crescimento anormal de um ou mais dentes, principalmente os permanentes. "Geralmente, não são problemas graves, mas podem significar prejuízo para as funções bucais e até impactar a harmonia do sorriso quando não diagnosticados ainda na infância e tratados adequadamente”, diz Marcelo Viola, ortodontista e membro do Conselho Científico da APDC (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). São exemplos de malformação dentária a microdontia (quando os dentes são bem menores que o normal), macrodontia (quando são bem maiores) e a hipodontia (quando nascem menos dentes do que o comum). Além dos fatores genéticos e hormonais, muitas vezes são responsáveis por essas alterações dentais traumas, inflamações, infecções e hábitos deletérios como respiração bucal, uso de chupeta e a sucção digital (chupar o dedo). PROBLEMAS E SOLUÇÕES O diagnóstico dessas malformações pode ser feito por meio de um exame clínico no dentista, com a ajuda de radiografias. A microdontia traz dois principais problemas; o estético e o funcional. “Com o problema do diastema (espaçamento) podem surgir problemas

no encaixe dos dentes (oclusão) e também desalinhamento”, diz Marcelo. Nesse caso é indicado o uso de aparelhos ortodônticos para fechar os espaços ou adequá-los para receber restauração. A macrodontia é bem mais rara e normalmente está relacionada a alguma síndrome. O principal problema dessa deformação dental é a falta de espaço para que todos os dentes se encaixem na boca, podendo ocorrer o fenômeno chamado “dentes encavalados”. “Em determinados casos de macrodontia, a extração e o uso de aparelhos ortodônticos são necessários a fim de evitar, inclusive, a deformação facial”, diz o especialista. No caso da hipodontia os danos para o paciente e a solução para o problema vão depender do número de dentes que estão faltando. “Os danos podem ir desde dificuldade de mastigação até problemas de desenvolvimento das estruturas faciais (maxila e mandíbula), além de outros problemas funcionais e estéticos”, diz Marcelo. Aparelhos ortodônticos também podem promover o fechamento do espaço ou, se os “buracos” forem muito grandes, vão preparar a arcada dentária para receber tratamentos restauradores que vão desde restauração com resina até implantes e próteses.

3

Vinho tinto pode ajudar a combater cáries, diz pesquisa Uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o vinho tinto pode proteger os dentes contra cáries, assim como o extrato de semente de uvas. Os pesquisadores afirmaram que a descoberta pode ajudar o desenvolvimento de produtos naturais que combatam as doenças dentárias. Maria Victoria Moreno-Arribas, do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha, e sua equipe fizeram uma experiência laboratorial com diversos líquidos para testar o combate a cáries. O vinho tinto, com ou sem álcool, com extrato de semente de uva se mostraram mais eficazes em se livrarem das bactérias. As informações são do Daily Mail. As doenças dentárias, de acordo com os pesquisadores, são extremamente comuns no mundo todo. As cáries, doenças na gengiva e perda dentária afetam um número estimado de 60% a 90% da população mundial. Os problemas, segundo os especialistas, começam quando certas bactérias na boca se reúnem e formam biofilmes, comunidades difíceis de matar. Eles formam placa e produzem ácido, que começa a danificar os dentes. Mesmo com o uso de flúor e escovação adequada, os efeitos são limitados. Mas as constatações sobre o vinho nem sempre são positivas, já que outro estudo recente apurou que a bebida não aumenta a expectativa de vida, como já fora divulgado anteriormente.


Suplemento da edição 882 do JM/Jornal de Marau

4

Saiba como deixar seu treino cardiovascular mais estimulante Ir para a academia depois do trabalho e fazer uma hora de esteira talvez não seja a ideia de programa mais feliz para muita gente. Muitos apostam nos exercícios cardiovasculares por conta dos benefícios associados à saúde, para queimar calorias ou para melhorar o desempenho. Não importa a razão pela qual você está fazendo este tipo de exercício: às vezes ele pode ser simplesmente chato. Para ajudar quem quer tornar este momento mais agradável e, ao mesmo tempo, garantir todas as vantagens citadas acima, o site do jornal Huffington Post listou algumas dicas. Confira. Nova música Tente adicionar uma nova playlist à sua seleção musical. Existem também diversos tipos de podcasts com download gratuito, que você pode baixar e intercalar com as canções. Tente também novos ritmos musicais, isso pode deixar o seu treino mais divertido. Treine com um amigo Uma vez por semana, tente ir para academia com algum amigo que também malha. Às vezes nem é preciso conversar durante o treino, mas é bacana ter alguém ao lado como forma de incentivo. Faça uma aula em grupo Se você é do tipo que adora exercícios cardiovasculares, sozinho no seu próprio mundo, tente uma nova experiência. Fazer uma aula em grupo pode dar uma quebrada na rotina e, além disso, ter alguém

AGORA TAMBÉM EM MARAU!

INFORMAÇÕES: Kauai Marau: 3342-6881 Carina: 9983-2420 Baillar Passo Fundo: 3313-6334

no comando dos movimentos pode aumentar a sua performance. O tempo gasto na aula vai voar. Treine ao ar livre Tem dia que é bom sair um pouco e mudar o cená-

rio habitual. Encontre um parque perto da sua casa onde você possa andar, correr, patinar ou pedalar. Dessa forma você queima calorias de um jeito novo. Tente novos aparelhos Se você é novo na academia, logo irá descobrir que gosta mais de alguns equipamentos do que de outros. Depois de alguns meses, você irá perceber também que pode usar o mesmo aparelho, com diferentes velocidades e intensidades. Da próxima vez que for para a academia, tente sair da sua zona de conforto e tente as outras opções de exercícios disponíveis. Aumente a intensidade Se você percebe que mal está suando e que segue fazendo movimentos sem muito esforço, é hora de se mexer. Aposte em inclinações e com a velocidade – isso vai tornar o treino mais desafiador, o que significa calorias indo embora ainda mais rapidamente. Tenha em mente o “por que” Pense no por que você está fazendo um treino cardiovascular. Cuidar do seu corpo agora é a garantia que o seu processo de envelhecimento será mais saudável. Você vai se sentir mais magro e manter a saúde do coração em dia. Não se trata apenas de queimar as calorias da sua última refeição: este tipo de atividade oferece uma série de benefícios, que vão muito além da sua sessão de malhação.


Suplemento da edição 882 do JM/Jornal de Marau

Beber durante a gravidez pode ser pior do que fumar Beber durante a gravidez pode causar mais danos ao feto do que um fumar cigarro ou maconha, dizem especialistas. Com o alerta, foi preciso alterar as diretrizes governamentais, que indicam às mulheres que têm o hábito de beber que o façam no máximo duas vezes por semana. A recomendação dos especialistas para as gestantes é que eliminem de vez o álcool da rotina. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail. Pediatras dizem que pelo menos 1% dos bebês nascidos na Inglaterra sofrem de problemas comportamentais ou de desenvolvimento devido à exposição ao álcool. Isto significa que, entre 730 mil nascidos no país por ano, pelo menos 7 mil são afetados. Os danos que as bebidas alcoólicas podem causar são tão sérios que um especialista disse que, se é para ter um hábito ruim durante a gravidez, que seja o uso de maconha ou cigarro. Neil Aiton, pediatra dos hospitais universitários de Brighton e Sussex, disse que sua recomendação para as futuras mamães seria “não beba”. “Temos fortes evidências de que beber álcool com regularidade é prejudicial”, afirma. Ele complementa dizendo que bebês de mães que fumam podem nascer menores do

que o normal. “Existem outras evidências, mas são menores quando comparadas com os prejuízos psicológicos e neurológicos de longo prazo que o álcool causa ao sistema nervoso.” Uma taça de 250 ml contém cerca de três unidades de álcool e os médicos dizem que, com isso, as mulheres estão colocando os seus fetos em risco. Sheila Hollins, da British Medical Association, diz que esta é uma recomendação difícil de se seguir, já que as pessoas não sabem o que é uma unidade. “A recomendação do BMA seria a de que eliminar a bebida durante a gravidez é mais seguro devido à incerteza sobre beber de níveis baixos a moderados”.

5 Tomar café da manhã queima 442 calorias a mais durante o dia As pessoas que tomam café da manhã queimam mais calorias e têm o nível de açúcar no sangue mais controlado do que aquelas que ficam muito tempo em jejum depois de acordar. Foi o que concluiu um estudo da Universidade de Bath, no Reino Unido. As informações são do site inglês Daily Mail. Os estudiosos analisaram pessoas com idade entre 21 e 60 anos por seis semanas e os dividiram entre aquelas que só podiam se alimentar depois do meiodia e ficavam muito tempo em jejum e aquelas que deviam comer até 700 calorias antes das 11h, sendo metade delas, no máximo, duas horas depois de levantar da cama. Aqueles que tomaram café da manhã não abusaram dos lanchinhos no meio da manhã e ainda tiveram o metabolismo aumentado. Além disso, gastaram mais energia - cerca de 442 calorias a mais - durante o exercício físico do que aquelas que ficaram em jejum e apresentaram níveis de açúcar mais baixos no sangue. "A maioria das pessoas pensa que estas calorias são queimadas porque, depois do café, as pessoas não tomam lanches e também têm o metabolismo acelerado, mas na verdade é porque elas se sentem com mais energia e tendem a ser mais ativas, queimando mais calorias", explica o responsável pela pesquisa Dr. James Betts.


Suplemento da edição 882 do JM/Jornal de Marau

6

Gatos com frios... não neste inverno! Quando a temperatura cai, os gatos procuram lugares fechados e com bastante acolchoamento para se aquecerem. Vários encontram caminhas perfeitas nas gavetas e armários dos seus donos. Outros também se escondem atrás de almofadas ou entre os travesseiros da cama para se aquecerem. Se o dono não tomar cuidado, é fácil prender o gato no armário ou até sentar nele quando for utilizar o sofá. Antes de sair de casa, portanto, os donos devem tomar cuidado para não prenderem seus animais. Para evitar que os gatos optem sempre por uma gaveta quentinha e acabem deixando as roupas e lençóis cheias de pelo de gato, espaços atraentes devem ser criados para os gatos se aquecerem no inverno. Camas térmicas ou camas cobertas para gatos, que imitam uma toca, podem ser a solução.

Para os donos que tem uma cama para gatos sem cobertura, alguns pequenos ajustes estruturais podem fazer uma grande diferença. Colocar um cobertor na cama, por exemplo, ajuda o gato a se aquecer. Similarmente, tirar a cama do chão e colocá-la em um espaço elevado é uma forma fácil e eficiente de manter o gato quentinho, dado que ele não perderá calor para o chão. O sol é um grande aliado na hora de manter o gato quentinho e confortável. Mudar a cama do gato de local e posicioná-la aonde o sol bate durante o dia também é uma boa idéia. Gatos adultos e idosos sofrem mais durante o inverno - Na maioria dos casos, os gatos idosos são os que mais sofrem com o frio. Para gatos com artrite, principalmente, os músculos ficam mais tensos e

eles têm dificuldades de subir em lugares altos ou até no sofá. Para não sentir dor, eles comumente optam por lugares mais baixos da casa, porém mais frios e menos confortáveis. Ao perceber que o seu gato não está deitado nos espaços mais aconchegantes da casa, eles devem pegar o gato no colo gentilmente e posicioná-los em locais quentinhos e aconchegantes. Chuva e banho reduzem o calor corporal do gato - Quando o gato molha o seu pelo, ele tem mais dificuldade de manter o seu corpo aquecido. Gatos normalmente evitam água nos dias frios, mas em alguns caso, molhar o pelo é inevitável. Em dias frios, donos devem evitar deixar o gato do lado de fora aonde ele pode se molhar (exemplo: varanda) e também devem evitar dar banho em casa.

VENDE-SE FILHOTE DE SHIH TZU

Nome: Pablo Proprietária: Margarete Barriquel De Cesaro


Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

GERAL

9

O prefeito Josué Longo foi à capital gaúcha receber os cubanos do Programa Mais Médicos, que vão atuar em Marau nos próximos anos. Os profissionais chegaram ao Brasil há 7 meses e estavam atuando em um pequeno município no Amazonas. Yaquelin Yera Perez e Elicerio Pupo Gómez foram redirecionados para trabalhar em Marau. A dupla diz ter gostado do que viu ao chegar ao Rio Grande do Sul, que tem vários municípios próximos uns dos outros e boas estruturas para trabalhar. Nos próximos dias deve ser definido em qual ESF cada um vai atender. Nesta quinta-feira foram apresentados as equipes da Secretaria e conheceram um Prefeito e secretária apresentaram os médicos à equipe da Saúde pouco da cidade, acompanhados pela Secretária Sandra Brollo. Em entrevista, a secretária afirmou que, mesmo com a vinda dos médiprocessos seletivos. “A prefeitura está sempre concos cubanos, a Prefeitura continuará com os procestratando profissionais. Somente neste ano foram quasos de contratação de médicos, inclusive com o lançatro processos seletivos, dois deles sem nenhum candimento de um concurso no mês de agosto. Assim, os dato sendo efetivado. Isso quer dizer que os médicos profissionais de Marau e região que tiverem interesse do programa federal não vem tirar a vaga de ninguém, em trabalhar para o Município, poderão participar dos e sim auxiliar num processo de reeducação do povo

Comunicação PMMarau

Médicos cubanos já estão em Marau

brasileiro para prevenir, e não somente remediar os problemas”, acrescentou. Yaquelin salientou que os médicos cubanos não trabalham apenas no Brasil, mas são referência em medicina social em diversos países do mundo. No momento, 11 mil médicos cubanos atuam no Brasil.


Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

OPINIÃO

11

Sexta estrela

Casa nova No início, a realização do Festival do Salame no Ginásio de Esportes gerou opiniões contraditórias. Mas o resultado ficou muito bom. Ambiente mais amplo, espaço externo para circulação, maior facilidade de trânsito. E não há nada que uma decoração eficiente não resolva. O Festival Nacional do Salame definitivamente achou sua nova casa. E ainda melhor, porque esta é própria, mesmo. Não precisa pagar aluguel pra ninguém.

1° Reinado

Alternativas? Nosso setor de estatística pode ter se equivocado, mas a cada 10 reclamações que o JM e a Vang recebe, seis vêm da região do bairro Novalternativa. E são por motivos diversos: estado do calçamento, pouca iluminação, postes colocados em local errado, recolhimento de lixo imperfeito, acúmulo de entulho em terrenos baldios, falta de paradas de ônibus, animais soltos e tudo mais. Está faltando atenção ao bairro mais afastado do centro da cidade? Os moradores acham que sim. E não precisa de setor de estatística para perceber.

Amistosos Os livros de história ensinam aos estudantes que o Primeiro Reinado no Brasil – e do D. Pedro i – foi um período de profunda ineficiência administrativa, crises políticas e divisões internas no partido que apoiava o rei. Pelo menos, foi um período de efervescentes affairs amorosos. Uma era verdadeiramente fascinante!

As apresentações contra Panamá e Sérvia, nesta semana, não foram primorosas. Mas não há de ser nada. Itália empatou com Luxemburgo. Vai ganhar de quem? Argentina sofreu mais do que nós para ganhar seu amistoso, contra uma seleção igualmente fraca. Será que o maior evento do mundo também vai ser nivelado por baixo, ou quando a coisa começar, o futebol das principais seleções finalmente vai engrenar? Estamos na torcida.

Se o Brasil vai bordar mais uma estrela sobre o brasão da CBF, somente o tempo dirá. Mas se o título não vier, a estrela pode ser a do Felipão, mesmo. Primeiro foi o Falcão Garcia, depois Luis Suarez e Cristiano Ronaldo. E agora Frank Ribery. Aos poucos, os adversários vão perdendo seus jogadores por lesões. Alguém nos informe o pai-de-santo que está fazendo este competente trabalho, ou se isso é resultado da brilhante estrela do técnico da seleção. Afinal, o Brasil segue 100%. Pelo menos no papel. Porque no futebol, ainda está bem meia-boca.

Abrigo Para os que viram o movimento de máquinas em frente à Metasa nesta semana: não criem expectativas. Não é a tão sonhada passarela sendo instalada. E nem a lombada eletrônica. No que dependermos do DAER, continuaremos esperando. Era a prefeitura instalando um abrigo de ônibus maior, para que todos os universitários caibam embaixo em dias de chuva.


12

SEGURANÇA

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

Estudante da UPF é indiciado por tentativa de homicídio Arquivo Pessoal

Vereador de Nicolau Vergueiro é acusado de agredir ex-mulher Os casos incluídos na Lei Maria da Penha – referente à agressão em ambiente familiar, principalmente em mulheres – seguem ocorrendo com freqüência na região. No final de semana, mais um deles foi registrado. O fato ocorreu em Nicolau Vergueiro e foi registrado na delegacia de Marau. Ilani Uebel, de 54 anos, sofreu agressão de seu ex-marido, atual vereador daquele município. Segundo a vítima, ele invadiu sua casa e, ao iniciar uma enviou ao JM foto discussão, a agrediu com socos, Ilani capturada no dia da agressão conforme mostra o registro fotográfico enviado à Rádio Vanguarda. Ela foi socorrida por familiares e encaminhada para o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Embora o ex-marido tenha dito a familiares que os ferimentos sejam resultados “de uma queda”, Ilani procurou a polícia e registrou queixa.

Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

O estudante Fabiano Cardozo Machado, 24 anos, foi indiciado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio, na morte de Claudecir Altair Lenz, 44 anos. O crime ocorreu em 26 de maio, no campus da Universidade de Passo Fundo. O inquérito realizado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD), encaminhado à Justiça, apontou motivo passional. Funcionário de uma empresa especializada em formaturas, Lenz, que não tinha envolvimento nenhum no caso, levou uma facada no tórax ao tentar socorrer a estudante que estava sendo agredida por Machado. A vítima foi levada para o Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu três dias depois. A jovem, de 26 anos, relatou à polícia que não tinha amizade com o acusado, mas percebeu que nos dias que antecederam ao crime ele vinha tentando uma aproximação através das redes sociais e também na faculdade. Ambos são alunos do mesmo curso, mas em níveis diferentes. De acordo com relato da jovem, no momento do crime pessoas ouviram os gritos de socorro e correram até o local. Eles conseguiram desvencilhar a vítima e a levaram para o interior do prédio do IFCH. Ela afirmou não ter visto a faca usada por Machado e somente ficou sabendo que uma pessoa havia sido ferida cerca de 20 minutos depois. Interrogado na delegacia durante o andamento do inquérito, Machado se reservou ao direito de permanecer calado. Ele teve a prisão preventiva decretada e permanece recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.


Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

SEGURANÇA

13

Motorista morre em capotamento Por volta das 5h desta quinta-feira, dia 5 de junho, foi localizado por populares um automóvel Fiesta, placas JFF 3894 de Marau, na estrada que liga Marau a Nicolau Vergueiro, no trecho entre a Perimetral e a comunidade Sagrado Coração de Jesus. O automóvel capotou horas antes, e o acidente acabou vitimando o condutor do veículo. Pedro Terres, 53 anos, morador da co-

munidade, foi projetado para fora do veículo e faleceu em decorrência de um profundo trauma na cabeça. O Corpo de Bombeiros e Brigada Militar de Marau atenderam a ocorrência. O IGP (Instituto Geral de Perícias) efetuou os levantamentos no local. A estrada não chegou a ser bloqueada, porque o veículo parou longe da pista de rodagem.

Condutor pode ter dormido ao volante

O delegado Norberto dos Santos Rodrigues, desde quinta-feira, 5 de junho, titular da Delegacia de Polícia Civil de Marau, chega com a intenção de manter o ritmo intenso de operações e prisões imprimido no último ano, sob a coordenação de seu antecessor, Ivair Matos Santos. Natural de Porto Alegre e formado na última turma da Academia de Polícia do estado, Norberto iniciará sua carreira como delegado em Marau, embora já seja funcionáNorberto dos Santos Rodrigues será rio público há 15 anos. empossado oficialmente na terça-feira Norberto disse estar informado sobre as operações realizadas em 2013 e 2014. Seus primeiros trabalhos na cidade, inclusive, foram referentes à “Operação Tranqüilidade”, realizada no mês de maio, mas que ainda possui andamentos pendentes, que caberá ao novo delegado proceder. “A equipe da delegacia de Marau é muito boa, e a estrutura está de bom tamanho, embora sempre seja possível melhorar. Temos tudo para continuarmos fazendo um bom trabalho”, salientou. As prioridades do novo delegado não diferem muito do principal foco de trabalho que os investigadores da Polícia Civil adotaram recentemente: o combate exaustivo ao tráfico de drogas, que, segundo o ex-delegado, é a raiz da maior parte dos crimes cometidos na cidade. “As drogas são um problema em todas as partes do país. Aqui em Marau, temos ainda uma proximidade com um grande centro como Passo Fundo, e os índices de violência de uma cidade deste porte acabam refletindo um pouco aqui”, argumenta. A posse oficial do novo delegado ocorre na próxima terça-feira, com a presença de autoridades. Mesmo assim, Norberto já responde pela delegacia de Marau.

Andersson Catani

Novo delegado afirma: combate às drogas segue como prioridade


14

AGRICULTURA

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

Divulgação

Plantio do trigo está atrasado por causa das chuvas

Média de precipitação é histórica em 2014

A inconstância do tempo tem prejudicado o plantio do trigo, que não evoluiu de maneira satisfatória no último período, chegando a apenas 12% do total projetado. Este é o mesmo percentual verificado na safra passada nesta mesma época, que apresentava as mesmas condições climáticas registradas atualmente, com dias muito úmidos e chuvosos. De acordo com a Emater/RS-Ascar, pela média estadual, o percentual deveria ser de 25%.

Na região de Marau, onde o plantio se realiza mais tarde, os triticultores estão realizando pedidos e reservas de insumos, elaborando projetos técnicos de custeios junto aos escritórios da Emater/RS-Ascar e firmas de planejamento agrícola, com vistas a conseguir recursos junto aos agentes financeiros para o custeio das lavouras. Os triticultores planejam iniciar o plantio após 15 de junho, concentrando a semeadura na segunda quinzena de junho, ou mesmo no início de julho.

Marau receberá protetor solar com prioridade Os municípios de Marau, Casca, Passo Fundo, Carazinho e Vanini fazem parte do grupo de 129 municípios prioritários que receberão da Secretaria Estadual da Saúde, protetores solares para distribuição aos trabalhadores rurais. Os protetores, que estão armazenados no Laboratório Farmacêutico do Estado, se-

rão retirados pelas Coordenadorias Regionais de Saúde e encaminhados para os 129 municípios prioritários. Os sindicatos serão responsáveis pelo encaminhamento dos trabalhadores cadastrados às Unidades Básicas de Saúde, sendo que o produto será disponibilizado nas farmácias especiais dos municípios.

Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7


Acompanhe a Copa do Mundo pela 93.7

JORNAL DE MARAU | SÁBADO, 7 DE JUNHO DE 2014

ESPORTE

15

Chegou nessa semana ao município o novo técnico do FC Marau, Edmilson Neves da Silva. Junto ao novo auxiliar técnico, Luis Carlos dos Santos, o novo comandante já organiza a formação do plantel para o segundo semestre. A nova comissão técnica também é composta pelo preparador físico André Moreira Borges e pelo treinador de goleiros Bastos Bispo. Segundo Edmilson, os nomes que irão compor a equipe ainda estão sendo discutidos. Ao todo, 26 atletas farão parte do plantel, sendo apenas sete deles com idade acima de 23 anos. A decisão é tomada focando a disputa da Série B do Campeonato Gaúcho no próximo ano, que é realizada com equipes sub-23. Edmilson Neves da Silva iniciou sua carreira como jogador nas categorias de base do

Alessandra Formagini

Nova comissão técnica chega a Marau

Luis Carlos, José Ademar de Mello (presidente do clube) e Edmilson

Flamengo, passando também por clubes de fora do país, na Arábia Saudita e na Europa, além de times em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Silva também foi um dos pioneiros do Porto Alegre, auxiliando na criação do clube.

FGF altera data de início da Copinha O F.C. Marau confirmou sua participação na Copa FGF na última segunda-feira. Conhecida como Copinha, a competição teve sua data de início alterada durante a reunião da Federação Gaúcha de Futebol e deve iniciar no dia 3 de agosto. Dividida por regiões, durante a Copinha o FC Marau disputa a Copa Serrana juntamen-

te com Brasil, Esportivo, Garibaldi, Juventude, Passo Fundo, Panambi e Veranópolis. As inscrições ainda estão abertas para outros clubes. Devido à mudança na data de início da Copinha pela FGF, a apresentação oficial dos jogadores também sofreu alteração. O início dos treinamentos acontece no dia 25 de junho, quarta-feira.

l Escrevo esta coluna no momento em que o Morumbi pede em coro Luís Fabiano, no amistoso entre Brasil e Sérvia. Mas Fred apareceu e acabou com a farra. Mas vamos e convenhamos: atuação abaixo da crítica. l Não foi combinado com o nosso comentarista padrão FIFA Lencaster Foresti que eu ocuparia nesta edição este espaço. Fui convidado por ele para ser o substituto por questão de saúde. l O coração já bate descompassado e o pêlo do braço arrepia: vou para minha terceira Copa. Desta vez fazendo algo que sempre desejei: vivenciar a seleção brasileira em sua plenitude. Onde ela estiver, onde quer que ela vá. l A cobertura da Vang FM e JM se notabilizou no Estado pela sua ousadia. Estivemos de 1982 à 2010 em TODAS as Copas. Contamos ao longo do tempo histórias de vida, de paixão. Centenas de pessoas passaram pelos nossos microfones e neste momento temos a responsabilidade de apenas "cumprir tabela". Estamos em casa, É isso? NÃO. l A Copa do Mundo do Brasil é o maior de todos os desafios. Teremos ao nosso alcance uma diversidade de plataformas: áudio/ vídeo/texto/imagem. Nossa equipe se espalha e não esquece da sede Gaúcha. Dois jornalistas acompanham tudo em Porto Alegre. Mais dois seguem os rastros do Brasil. Estamos juntos num só ritmo, numa só batida. l Nesta edição apresentamos parceiros que acreditam em um projeto contemplador, inovador e amplo. Nossos veículos alçam vôos ainda maiores, cada vez mais livres e compenetrados no objetivo final: colocar você no contexto do mundo. l O colega Carlito Silvestri inicia a Copa em São Paulo, onde parte na próxima terça e acompanha a primeira partida da seleção contra a Croácia, dia 12. Eu sigo para o Rio de Janeiro na sexta para uma série de reportagens e de onde falarei no próximo sábado no Ponto e Contraponto. No início da semana o rumo é Fortaleza e aí sim: tudo é Brasil. l Quero agradecer a direção, professores e alunos do Iesta. Esta semana estivemos eu e o Carlito conversando com centenas de alunos no anfiteatro da instituição. O carinho e respeito pelas coisas feitas na terra nos comoveu. Compartilhar experiências que o jornalismo nos proporcionou ao longo do tempo não tem preço. Prometemos voltar, e quem sabe cm o HEXA na bagagem. l Participe da nossa ampla cobertura da Copa. A interatividade será aguçada por uma enxurrada de prêmios.



Jm7junho2014