Issuu on Google+

Entrega quitativa de veículos... Nós temos a solução. VEJA ANÚNCIO NA PÁGINA 5. CIRCULA EM NÃO-ME-TOQUE, CARAZINHO, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XXXI - Nº 1732 - 2 DE JUNHO DE 2012 - VENDA AVULSA: R$ 3,00

EM PASSO FUNDO:

Ótica Feldmann Visão confortável... Vida confortável.

CRECI 32622

COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS www.pegimoveis.com

Carazinho - No calçadão Rua Coronel Chicuta, 99/Sala 7/Passo Fundo (RS) Telefones 54-3313-3737/54-8405-3737/54-8406-3737 e 54-8408-3737

Telefone 54-333 1-2887 54-3331-2887

Sementes Roos em novo centro administrativo

Suplemento alimentar (proteína do leite). Produto natural.

Uso: idosos, atletas, pessoas que praticam esportes recreativos. Funções: diminui a perda excessiva de massa muscular, reduz danos e dores musculares, melhora o desempenho na atividade física.

Veja todas as informações na última página.

Prefeitura renova convênio com HCC

PÁGINA

12

Paulo Gaúcho é o treinador do Colorado

PÁGINA

16

Ulbra tem espaço informativo no CR

PÁGINA

6

fioscar@fioscarcentroautomotivo.com.br

AGILIDADE E EFICIÊNCIA EM: l Manutenção de veículos nacionais e importados. l Alto padrão de qualidade em qualquer marca. l Assistência especializada em injeção eletrônica. l Manutenção de ar condicionado veicular.

Rua Polidoro Albuquerque, 625 Bairro Vargas Carazinho (RS)

TELEFONES 54-3331-1412 54-9616-9343


Opinião

2 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Francisco de Campos Repórter cidadão n A direção do Sindimáquinas vem participando ativamente de negociações, em Porto Alegre, no intuito de conseguir um substancial reajuste para os salários dos trabalhadores das indústrias de Não-MeToque. Luiz Sérgio Machado, presidente da entidade sindical, diz que o objetivo é garantir 14,75% para quem percebe o piso dos metalúrgicos. Para os demais trabalhadores - aqueles que percebem acima do piso - é reivindicado aumento de 10%.

admirável (ou fabuloso - não nos vem à memória exatamente o adjetivo utilizado). Incrível... Por que será que alguns políticos se acham em condições de dar palpite em campo totalmente desconhecido? Quem realmente conhece os sentimentos de NãoMe-Toque? O povo que está aí reclamando ou o deputado Luis Carlos Heinze?

n Se as negociações do Sindimáquinas forem exitosas ninguém, na indústria metalúrgica de Não-Me-Toque, ganhará menos de R$ 890,00 por mês. “A indústria vive um momento de grande prosperidade. É contemplada com isenções tributárias. Também usufrui de uma variada linha de financiamentos. Precisa repassar parte desses privilégios ao trabalhador.” Este é o ponto de vista de Luiz Sérgio Machado. n A Escola Santo Antônio (Bairro Santo Antônio) desenvolve, neste ano, o Projeto Leitura. O objetivo é colocar os estudantes, efetivamente, “de olho na notícia”. Com o propósito de ajudar o educandário a atingir o êxito desejado, na iniciativa, estamos doando vinte e cinco exemplares do Correio Regional (toda semana). Cumprimentamos a diretora Alda Maria Steffler e sua equipe pela criatividade. O Bairro Santo Antônio é contemplado com um bom nível de educação. n Deu certo... Segunda-feira à noite a Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque oficializou o número de cadeiras dos próximos períodos legislativos. Acatou o projeto de iniciativa popular - SÓ NOVE - por unanimidade. Entendemos justo cumprimentar aqui as pessoas que corajosamente abraçaram esta causa e, hoje, podem se considerar vitoriosas. n Aperto de mão para Luiz Rubin, Edegar Estery, Clóvis Traesel, Jairo Bocasanta, Lizelote Battistella, Ricardo Liedke Rosa, Silviane Estery, Loraci Estery e Luís Paulo Estery. Sabemos que passaram por verdadeira tortura psicológica. Mas podem agora comemorar. Esperamos que NãoMe-Toque encontre formas de oficializar reconhecimento a este heróico grupo de cidadãos. n Veja bem... Em entrevista a uma emissora de rádio, no início desta semana, o deputado federal Luis Carlos Heize anunciou que, em Não-Me-Toque, seu partido (PP) repetirá a chapa Piva/Teodora nas eleições de outubro/2012. Contrariou, evidentemente, o que escrevemos nesta coluna sábado passado: “o PP tem condições de vencer as eleições se o candidato for Armando Carlos Roos”. n Alguém deve ter encomendado, às pressas, o ponto de vista do conceituado parlamentar. Porém: os trinta e quatro anos de intimidade com Não-Me-Toque nos credenciam a insistir na idéia: “com Armando Carlos Roos a vitória chegaria fácil para o PP... Isto mesmo frente ao desgaste do partido depois do nebuloso governo empossado em 2009”. O povo sabe que Armando Carlos Roos não teve culpa porque, notoriamente, foi mantido longe do círculo das decisões. n O deputado Luis Carlos Heinze disse que Piva e Teodora fizeram um governo

Visão popular n Uma equipe do Departamento do Meio Ambiente montará posto na Praça Albino Hillebrandt, dias 4, 5 e 6 de junho, para: recolhimento de resíduos eletrônicos, doação de mudas de árvores nativas e coleta de óleo de cozinha já utilizado. A atividade faz parte do programa da Semana do Meio Ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3330-1459. n O gabarito das provas do concurso público municipal está disponível no site www.carazinho.rs.gov.br. Também pode ser encontrado no site www.consesp. com.br. Dos 2.660 candidatos inscritos compareceram 2.302. O resultado oficial deverá ser divulgado no dia 14 de junho. A coordenação do concurso foi confiada a Isolde Maria Dias.

Armando Roos

n Tivemos uma breve conversa, terçafeira à tarde, com o ex-prefeito Armando Carlos Roos. Ele se mostrou muito ético. Disse que os companheiros de partido estão fazendo articulações e que não acha conveniente contrariá-los... “Cumpri o meu dever de cidadão. Exerci o cargo de vereador ao longo de 14 anos. Tive o privilégio de ocupar o gabinete principal da prefeitura durante oito anos. Ajudei a eleger Piva e Teodora. Posso me considerar realizado no cenário político municipal.” n Pudemos captar, na conversa com Armando Carlos Roos, embora ele não tenha feito qualquer crítica aos seus partidários, um significativo nível de decepção. E achamos isso muito normal. Afinal: deveriam os mandões do PP dar a merecida importância aos seus sentimentos. Ele é um dos mais emblemáticos pepistas desta região. Teria que ser ouvido em todas as circunstâncias. Piva e Teodora deixaram as rédeas soltas... Por isso são beneficiários de determinadas preferências. Com Armando Carlos Roos - diria o caboclo - “o furo é mais embaixo”. n Temos uma curiosidade... Por que Piva e Teodora querem tanto um segundo mandato? Para que? Para continuarem ouvindo críticas ao sistema de saúde? Para continuarem ouvindo reclamação das estradas do interior? Para continuarem sem dar explicações a coisas tipo aquele arrombamento na prefeitura? Poxa!!! Essa coisa de prefeitura deve ser uma delícia mesmo. O cara chega lá e não quer sair mais. Nem que deixe os outros mandando para ter tempo de ganhar dinheiro também como profissional liberal. n Temos admiração pelos prefeitos Ernor Weber (Lagoa dos Três Cantos), Ireneu Orth (Tapera) e Verno Müller (Tio Hugo). Motivo: eles vão em busca do que é bom para os seus municípios. Vão mesmo. São como cães de caça em busca do melhor resultado. Correm, farejam, garantem... São criativos... Não se limitam a fazer calçamento na modalidade “quem paga é o proprietário”. Piva e Teodora novamente... Por que?

CNPJ 89.785.638/0001-99

www.correioregionalrs.com.br

n A Caixa Econômica Federal começou ontem e conclui hoje o 2º Feirão de Imóveis de Carazinho. Local: salão nobre do Colégio Aparecida (Rua Bernardo Paz, 114/ao lado da Praça Albino Hillebrand). Uma equipe, especialmente treinada, dá todas as facilidades possíveis para quem deseja comprar um (ou mais) dos quinhentos imóveis que são disponibilizados. n Gustavo Menegaz Müller, gerente de relacionamento da Caixa Econômica Federal, diz que as pessoas podem optar por imóveis em planta, em construção ou prontos. Também é colocada a possibilidade de se adquirir somente o terreno e/ou o material de construção. Está a disposição do público, para todo tipo de esclarecimento, o telefone 0800726-0101. n As lideranças sindicais, responsáveis pelo movimento Tarifa zero nos pedágios, programam três concentrações, na Praça Albino Hillebrand, para coleta de assinaturas e informações que se fizerem necessárias. As datas são: 15, 22 e 29 de junho (das 8 às 19 horas). As pessoas que desejam aderir ao movimento - ou pretendem ajudar de alguma forma - podem aproveitar essas oportunidades. n Mais informações sobre esta mobilização podem ser obtidas pelos telefones 3329-3158 (Sindimáquinas) e 3331-1088 (Sindicato dos Metalúrgicos). Luiz Sérgio Machado, presidente do Sindimáquinas, entende que as praças de pedágio estão sacrificando sobremaneira os moradores de Carazinho e de outros municípios da região. Cópias do abaixo-assinado (manifesto) podem ser obtidas também nos sites dos sindicatos. n Cursos que o Senac Carazinho programou para junho: Planejamento estratégico de marketing (24 horas/aula a partir do dia 5), Redação empresarial (30 horas/aula a partir do dia 4), Excel Avançado (36 horas/aula a partir do dia 19) e Rescisões trabalhistas (20 horas/aula a partir do dia 12). Mais informações sobre estes e outros cursos você pode pedir no Senac Carazinho. Os telefones são 543331-5557 e 54-3329-5851. Falar com Dora Cristina Santos do Nascimento.

n Em Porto Alegre, nesta semana, o presidente da Câmara de Vereadores, Erlei Vieira, travou diálogo com Ciro Simoni (secretário da Saúde) e Elemar Sand (secretário-adjunto da saúde). Pediu apoio na agilização do projeto do Centro de Atenção Psicossocial de Carazinho. Recebeu a garantia de que haverá todo empenho possível para o atendimento de sua aspiração. n A artista plástica Ilse Ana Piva Paim está programando um coquetel, em sua galeria, só para mulheres de Não-MeToque e Victor Graeff. Pediu, à equipe do Correio Regional, ajuda na escolha dos nomes. A relação está pronta e os convites em fase de preparação. São só cinquenta mulheres de elevado padrão cultural e muito bom gosto. Somos gratos a Bethina Stapelbroek Simoni pela colaboração. CURTÍSSIMAS n A pesquisa da cesta básica - feita pela Ulbra Carazinho - acaba de completar dez anos. A comemoração, dia 17 de maio, teve lugar no auditório da instituição. n Prefeituras e câmaras de vereadores têm o costume de realizar audiências públicas bem no horário de trabalho dos seres mortais comuns. n Nesta semana mesmo a complexa questão das reformas de máquinas e equipamentos da prefeitura foi exposta em audiência pública que começou às 15h30min. n Só detentores de altos cargos públicos podem se fazer presentes a este tipo de discussão. Empresários e trabalhadores estão em horário de pique. n As audiências públicas, onde nada é preciso esconder, são realizadas à noite. Prometemos estar presentes em todo debate que for feito fora do nosso horário de trabalho. n O trabalhador que marca presença em audiência pública que começa às 15h30min acaba sendo demitido. Só não sabe disso quem desconhece a realidade da iniciativa privada. n Vamos lá... Cidadania... Audiência pública só à noite ou (sim) em fim de semana. De manhã e à tarde os normais têm que trabalhar (e produzir).

Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19 Diretora adjunta: Candice Campos Chefe de redação: Aline Brandt

E-mails: redacao@correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br assinaturas@correioregionalrs.com.br opiniaodoleitor@correioregionalrs.com.br franciscodecampos@correioregionalrs.com.br

Rua Pedro Fleck, 185 - Não-Me-Toque (RS) Telefones: 54-3332-1883/54-3332-3842 Av. Flores da Cunha, 1184/Sala 106 - Carazinho (RS) Telefone: 54-3331-1883

Impressão em Off-Set rotativa Cia da Arte CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - Fone: 55-3331-0318 - Ijuí/RS


Geral

Diretor de inspeção do Ministério da Agricultura debate temas técnicos na UBABEF O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Sérgio Turra, e os diretores Ariel Antônio Mendes, de Produção, e Ricardo Santin, de Mercados, participaram, dia 30 de maio, de reunião com o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira. O encontro, que contou, também, com a presença do diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), Rui Vargas, e da equipe técnica da UBABEF, aconteceu na sede da entidade avícola, em São Paulo. Na oportunidade, o diretor do DIPOA destacou o processo de reestruturação que está em andamento em sua diretoria. Também tratou de questões técnicas fundamentais para o setor avícola brasileiro, relativas ao mercado interno e ao comércio internacional, em especial os mercados da Ásia. “Temos questões importantes que demandam total atenção do DIPOA, a exemplo da habilitação de novas plantas para exportações ao mercado chinês. Nesse sentido, o Dr. Luiz Carlos tem acompanhado de perto os pleitos do setor e trabalhado proativamente em prol do desenvolvimento técnico da avicultura nacional”, ressalta Turra. (Assessoria de Imprensa da UBABEF)

Francisco Turra

Grupo Nova Vida festeja trinta e quatro anos O Grupo Nova Vida - filiado à Abcal (Associação Brasileira de Combate ao Alcoolismo) - acaba de completar trinta e quatro anos. A comemoração, dia 27 de maio, no salão de festas evangélico, reuniu autoridades municipais e, também, integrantes de grupos coirmãos. As festividades tiveram início às 9h30min... Estenderam-se até a tarde. Marcaram presença no acontecimento, entre outras pessoas, integrantes dos grupos Gratidão (Carazinho), Serenidade (Mormaço), Vida Nova (Linha Bonita), Libertação Nova diretoria foi empossada no dia da comemoração (Espumoso), Espelho de Vida (Espumoso) e Vida Real (Victor Graeff). Foram convidados a compor a mesa oficial: prefeito Antônio Vicente Piva, ex-presidente do Grupo Nova Vida Adão Barbosa, diretor do CFC (Centro de Formação de Condutores) Alto Jacuí Evaldo Harnisch e pastor Fábio Staggemeier. DIRETORIA Após os pronunciamentos de praxe foi empossada a diretoria do Grupo Nova Vida 2012/ 2013: presidente - Leonir Luiz Scapini, vice-presidente - Ari Berwig, secretária - Anelise Ma- Adão Barbosa passou a presidência do ria Berwig, vice-secretária - Mar- Grupo Nova Vida para Leonir Luiz Scapini lene Terezinha Rossi, tesoureiro - Cláudio Stangler e vice-tesouportância para quem deseja reiro - Antônio Luiz Souza. Conretornar ao mundo da sobrieselho fiscal: Adão Barbosa, dade... “O alcoolismo é uma Olímpio Krüger, Celso Rodrigues doença. Somente com auxílio da Silva, Adão Zeneri Dias, Máde outras pessoas se conserio Pereira e Ari Schmitt (suplengue ficar longe do álcool.” tes). Alguns ex-dependentes O presidente Leonir Luiz de álcool deram depoimentos Scapini agradeceu pela confiança emocionados... “Vivemos um nele depositada... “Com o apoio dia após o outro... Cada dia dos companheiros sei que farelonge do álcool é uma vitómos um bom trabalho. A responria.” sabilidade é grande. Mas, com Ainda durante a manhã união, vamos procurar atender foram realizadas brincadeiras todos que nos procuram.” com o propósito de DEPOIMENTOS descontrair e entrosar as pesMilton Kissmann também falou Um dos momentos mais sobre o Grupo Esperança Viva soas presentes. A partir do aguardados do acontecimento foi meio-dia foi servido almoço à base de churrasco e saladas diversas. À tarde o dedicado aos depoimentos de ex-dependentes de houve sorteio de brindes e apresentação do Coral álcool e outras drogas. Milton Kissmann - que da Oase (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangéfundou o Grupo Esperança Viva de Não-Me-Tolicas) de Não-Me-Toque. que - foi o primeiro a falar... “Comecei pelo álcool. RECONHECIMENTO Depois fui experimentando drogas mais pesadas. Receberam diploma de reconhecimento - por O álcool leva a pessoa ingressar em um mundo de estarem longe do álcool - Leonir Luiz Scapini (um dependência. Pode ser a porta de entrada para o ano sem álcool), Marli Terezinha dos Santos (3 uso de todo tipo de substâncias nocivas à saúde.” anos), Adão Barbosa (6 anos), César Augusto Conforme Milton Kissmann: os grupos de Frantz (8 anos) e Olímpio Krüger (22 anos). apoio a dependentes de álcool são de extrema im-

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 3

É preciso dizer

ALINE BRANDT*

n Pessoas que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) fazem verdadeira peregrinação em busca de atendimento médico e/ou hospitalar. Muitas acabam morrendo - literalmente - enquanto esperam por alguém que lhes dê atenção nos superlotados hospitais públicos. n Não há real comprometimento de grande parte da classe política com a saúde da população. Os investimentos são escassos. E, quando existem, acabam sendo consumidos pela gestão ineficaz e pela corrupção - dois “cupins insaciáveis” segundo o bacharel de direito Armando Negreiros. n Nossos governantes colocam, como sempre, a culpa na população... “As pessoas precisam entender que somente devem procurar atendimento, nos hospitais, em casos de extrema necessidade.” n As palavras “urgência” e “emergência” estão na moda. Mas grande parte da população não sabe diferenciá-las. Precisamos dizer que nós também não temos muita certeza sobre o que realmente as diferencia. E olha que pesquisamos sobre isto... n Uma possível solução - para evitar a superlotação de hospitais e postos de saúde - seria investir em prevenção... Grande parte dos parcos recursos destinados à saúde são aplicados em atendimento curativo... Quase nada é destinado à prevenção de doenças. Nossos governantes precisam se inspirar, com urgência, no ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”... n É sabido que hábitos saudáveis diminuem o risco de desenvolvermos uma série de doenças... Que o consumo de alguns alimentos, em excesso, pode ocasionar diarréia, dor de estômago, enxaqueca... Que podemos ser muito mais saudáveis mudando nosso comportamento. As equipes de saúde da família deveriam ser treinadas para trabalhar, efetivamente, na prevenção de doenças. Todos os brasileiros sairiam ganhando... n Trinta e um de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. Para marcar a data foram realizadas, em vários países, campanhas de conscientização sobre os malefícios do cigarro. Segundo dados do Ministério da Saúde: o fumo é responsável por duzentas mil mortes por ano no Brasil. “Depois da hipertensão o cigarro é a segunda maior causa de morte no mundo”. n Pessoas fumantes têm mais chances de desenvolverem câncer... Também são mais comuns entre fumantes: impotência sexual, complicações na gravidez, aneurismas, úlceras, infecções respiratórias e infecções cardiovasculares. n De acordo com o ortopedista Leonardo Rocha - do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad/ do Ministério da Saúde: a absorção de cálcio pode ser comprometida quando há presença de nicotina no organismo. “A nicotina inibe a produção de osteoblasto - célula responsável pela produção óssea. Já o monóxido de carbono, principal substância do cigarro, é extremamente venenoso... Reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio. A diminuição dos níveis de oxigênio no organismo reduz a densidade dos ossos tornando-os mais frágeis.” n Segundo Leonardo Rocha: pessoas fumantes são mais propensas à osteoporose - doença caracterizada por ossos mais finos devido à perda de minerais e, consequentemente, mais suscetíveis a fraturas. “A baixa resistência dos ossos prejudica a recuperação depois de uma cirurgia... Torna mais lenta a reação do organismo a tratamentos médicos. O fumo retarda a cicatrização afetando toda a cadeia inflamatória. Fumantes que sofrem fraturas ósseas têm tempo de recuperação 60% mais longo do que pessoas que não fumam. A deficiência óssea acentua ainda a possibilidade dos fumantes adquirirem problemas na coluna vertebral e os deixa mais sujeitos à amputação de membros.” *Mestre em história, jornalista e pesquisadora


Social

4 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Pr ogr ama Religioso Progr ograma PARÓQUIA CATÓLICA HOJE: 17 horas - missa no Bairro Viau (São Francisco de Assis); 18 horas - missa na matriz; 19 horas - missa no Bairro Jardim (São Vicente de Paulo). AMANHÃ: 8h30min - missa na matriz; 10h30min - missa (festa) em Posse São Miguel (Santa Ana); 18 horas - missa na matriz. DIA 5/6: 15 horas - missa em Cachoeirinha (Nossa Senhora do Carmo); 18h30min - missa no Hospital de Caridade; 19h30min missa em Arroio Bonito (Santa Cecília). DIA 7/6: 18h30min - missa no Hospital de Caridade. DIA 8/6: 19h30min - missa em Rincão Doce (Nossa Senhora das Graças). PARÓQUIA EVANGÉLICA HOJE: 12h10min - programa de rádio; 18 horas - encontro de pais e padrinhos; 19 horas - culto com batismo. DIA 5/6: 14 horas visita a enfermos e enlutados com grupo de visitação. DIA 6/6: manhã de visita aos hospitais; 14h30min - estudos bíblicos da Oase. DIA 8/6: ensino religioso no Colégio Sinodal Sete de Setembro; 17h30min - juventude evangélica. PARÓQUIA LUTERANA HOJE: 9h30min - culto da festa da colheita em Pessegueiro; 19 horas - culto em Não-Me-Toque com a presença da banda da comunidade. AMANHÃ: 9h30min - culto em São José da Glória; 15 horas - departamento de jovens em Não-Me-Toque. DIA 5/6: 9 horas instrução aos confirmandos; 14h30min - instrução aos confirmandos primeiro ano; 15h30min - instrução aos confirmandos segundo ano em Não-Me-Toque; 19h30min - reunião da diretoria paroquial. DIA 6/6: manhã de atendimento pastoral no escritório; tarde de visitas; 19h30min - estudo bíblico em Não-Me-Toque. DIA 7/6: 19h30min reunião da diretoria da Comunidade Luterana da Paz em Não-MeToque. DIA 8/6: 19h30min - estudo para profissão de fé em NãoMe-Toque. SOCIEDADE ESPÍRITA DIA 6/6: 19h30min - sessão doutrinária ao público seguida de passes; 20h30min - sessão de educação mediúnica.

Batizados Serão batizadas, hoje à noite, pelo pastor Fábio Staggemeier, na Igreja Evangélica, as seguintes crianças: HENRIQUE - filho de Clovir Ademar Eckert e Ziza Knopf Wallendorff Eckert. Padrinhos: Delmar Ellwanger, Suzéli Ellwanger, Cézar da Silva, Suza Wallendorff da Silva, Egon Schuster, Elizane Schuster, Clóvis Eckert, Joana Eckert, Mauro César de Quadros e Patrícia de Carvalho. GABRIELA - filha de Martinho José Scholze e Arlene Maria Müller. Padrinhos: Ismael Valdemar Blau, Leandro Seibt, Mateus Osterkamp e Andréia Gracieli Graff.

Nascimentos Hospital Alto Jacuí: 25/5 - RAFAELLA GIOVANA, filha de Eliana Eli dos Santos e Mauriston Wagner. 29/5 - ADILSON CRISTIANO, filho de Deni Feil e Ademar Neuhaus. 29/5 MARIANA, filha de Ivanete Matzen e Sandro Fritzen. 29/5 MATHIAS, filho de Ivanete Matzen e Sandro Fritzen. Hospital de Caridade: 24/5 - MURILO, filho de Marisa Cristina Roehrig e Giovani Sebastião Keil. 24/5 - GIOVANNA, filha de Cristiane Belestieri Becker e Edemar Becker. 27/5 - MILENA, filha de Danieli Roveda Pantz e Joceclei Pantz. 28/5 - KAUANY SOFIA, filha de Juliana Maria dos Santos e Marcos dos Santos.

Miau.

..

Renata Bezerra MAIS ELOGIOS, POR FAVOR Elogiamos nossas crianças porque entendemos que esta seja a forma mais simples e eficaz de incentivá-las a continuar fazendo coisas corretas e bonitas. Mas chega um dia em que achamos que elas estão prontas e então perdemos esse hábito. Porque achamos que elogios em demasia irão torná-las convencidas e muito seguras de si. Mas qual o problema em elevarmos a autoestima de alguém com verdades? Elogiar, verdadeiramente, não é bajular. É exaltar uma qualidade, já existente, mas que muitas vezes passa despercebida. E, tal qual o amor, não temos como subentender a admiração. Quantos de nós não seríamos o que somos hoje se não fosse pelo reconhecimento por algo que fizemos, por um incentivo dado por um professor, pela aptidão natural descoberta por um amigo? Nossos sonhos também são construídos a partir do olhar do outro sobre nós. Somos muito daquilo que os outros dizem que somos. Isso de fato não é muito bom, principalmente nos dias em que vivemos, onde é tão fácil apontar erros e tão raro enaltecer virtudes. Adultos são crianças crescidas que precisam de aprovação para seguir adiante. E por mais seguros, importantes e independentes que pareçam, ainda esperam por um “muito bem, é assim que se faz. Você é mesmo bom nisso!” Há alguns dias escrevi um e-mail a Mauricio de Sousa. Contei a ele que aprendi a ler, há cerca de vinte e oito anos, nos gibis da Turma da Mônica. E que hoje minha filha de quase cinco anos também está identificando as sílabas, pela primeira vez, nessas mesmas revistinhas. Expliquei que eu achava que pessoas imensas como ele também gostariam de saber o quanto são importantes para alguém. Agradeci por ele ter usado sua vida para encher de luz outras vidas. Pela generosidade em compartilhar o conteúdo de uma mente brilhante. E que o mundo precisava era de heróis como ele, que fazem da sensibilidade e da simplicidade as maiores armas. Que colorem nossos dias comuns, que traduzem nosso pensar e nosso sentir em imagens e palavras que até uma criança entenderia. Sim, eu sei. Fui pretensiosa e até inocente tendo a intenção - ou o sonho - de que minhas simples palavras chegassem a suas mãos. Mas o fato de que provavelmente Mauricio de Sousa nunca leia aquele e-mail não foi motivo suficiente para que eu deixasse de escrevê-lo. Porque acho que temos falado muito pouco uns aos outros. Por preguiça, vergonha, medo ou egoísmo, estamos deixando de fazer felizes as outras pessoas. Estamos deixando de dizer aquilo que realmente sentimos.

Gente Miúda Nome: Amanda Coleraus Grunitzky. Data de nascimento: 8 de agosto de 2005. Altura: Um metro e quinze centímetros. Cor dos olhos: Castanhos. Cabelos: Loiros. Pai: Paulo Grunitzky. Mãe: Neomara Grunitzky. Irmãos: Tauana e Thales. Fale sobre seus pais: Eles me fazem muito feliz. Melhor amiga: Camila Oliveira. O que a deixa feliz? Festejar aniversário. O que a deixa triste? Brigas comigo. Melhor dia do ano? O dia de natal. O que deseja ser quando crescer? Cabeleireira. Comidas prediletas: Lasanha, macarrão e chocolate. Bebida: Refrigerante. Sobremesa: Brigadeiro. Brinquedo: Boneca. Lugar onde gosta de ir? A praça. Deseja conhecer: Beto Carrero World. Programa de TV: Chaves. Bicho de estimação: Myleidi, Honny e Teo. Esporte favorito: Andar de bicicleta. Torce para que time: Internacional. Roupas preferidas: Calça, bermuda e blusinhas. Calçado: Com um pouco de salto. Uma boa lembrança: Viagem com a família ao Paraguai.

Av. Alto Jacuí, 595 Não-Me-Toque (RS)

Telefone 3332-4278

Luzia Barboza

MARCAS CONCEITUADAS COMO:

n Natália Floriano Ludwig comemorou sete anos, dia 26 de maio, na sede da Assodesc (em Victor Graeff), com a presença de familiares e amigos. Recebe hoje a homenagem dos pais Sergio/ Margarete e, também, dos manos Nataniel e Daniel.

n Completou o primeiro aninho, no dia 20 de maio, a bela menina Luana Vitória da Rosa Schumacher. A festa foi realizada na Associação dos Funcionários da Cotrijal (em Victor Graeff). As homenagens são dos pais Nelson/Claudiane e da mana Eduarda.

Ani sár ios Anivver ersár sários 2/6: Maria Denise Veloso Cury, Iliani Philippsen, Danusa Graeff Riczaneck e Luciana Fontana; 3/6: Claudete Sanini, Benevides Lanner, Jorge Rodrigues, Fábio Alexandre Henicka, Antônio Arlan da Rocha, Gibrail Anacleto dos Santos, Juliano Luiz Borges, Vilson Ari Fries, Sirley Kutzleb e Aiadini Valiatti; 4/6: Dilvo Antônio Hasler, Jéssica de Vargas, Mirco Schaeffer, Clóvis Boff, Tiago Dillemburg, Douglas de Carvalho, Jéssica Althaus, Felipe Althaus Cardoso e Nicole Arend Kern; 5/6: Erick Pusch Wilke, Rui Hoffmann, Elita de Quadros, Valdemira Manfrin, Rafael Stapelbroek, Ilone Maria Gräff Weber, Elói Nienow, Maurício Backes, Diles Fontana e Jonatan Schenkel; 6/ 6: Vera Eunice Domingues, Alison Ariel Kaiser, Janice Zanco, Raquel Cristina Agnes, Mara Lúcia da Rosa, Maria Olinda Pagliarini, Márcia Elizete Appelt, Kelly Patrícia Huber, Tainan Schenatto Welker, Andréa Kraemer, Izadora Bueno e Alisson Kaiser; 7/6: Eriberto Honorio Cassel, Tiésari Wendt, Vivian Cristina Friedrich, Gilberto Schmatz, Thereza Kohlrausch, Lucinda Bueno, Viviane Maria Kern, Rosângela Auler, Patrícia Milhoransa e Maria Beaty Ott; 8/6: Gisele Heck, Daniela Schroeder, Sueli Dossa, Nara Sanini, Luciano Loesch, Jackeline Azevedo, Joraides Sprandel, Marlene Görgen e Maria Ceni de Oliveira.


Social

n Os dois anos de Laura Sanini foram festejados, dia 27 de maio, na Associação dos Funcionários da Cotrijal. Hoje, através do Correio Regional, vão beijos e abraços dos papais Lair/Ângela e dos demais membros da família.

n Dilmar Felipe Lamb e Marielma Ponce de Souza oficializaram casamento, dia 26 de maio, em Linha Jacuí (interior de Victor Graeff). Os parabéns, com votos de felicidade em todos os aspectos, são da família e dos amigos.

ç ç ç ç ç

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 5

JUROS ABUSIVOS EM: FINANCIAMENTO DE CARRO, MOTO, E CAMINHÃO, CARTÃO DE CRÉDITO, SPC E SERASA.

Acordos e cobranças extrajudiciais Redução da parcela Redução do seu financiamento em até 70% Entrega quitativa de veículos Tiramos a busca e apreensão do seu veículo

E-mail: oconsultor.net@brturbo.com.br

PROCURE UMA DE NOSSAS FILIAIS EM PASSO FUNDO: (54) 3311-4713 - Av. Presidente Vargas, 799 - São Cristóvão (próx. Banco do Brasil) CARAZINHO: (54) 3329-1226 - Av. Flores da Cunha, 4920 - sl. 02 - B. Borguetti (próx. Trevo do Avião) LAJEADO: (51) 3710-1092 - Av. Olavo Bilac, 51 - B. Americano (próx. Hotel Mariani) ERECHIM: (54) 3519-2493 - Rua Pedro Pinto de Souza, 1150 (próx. Rótula São Cristóvão)

n Amanda Vitória Galvani festejou o primeiro aniversário, dia 26 de maio, na Associação dos Funcionários da Cotrijal. Hoje, por intermédio do jornal, a bela menina recebe beijos dos pais Anderson/Fabiane e dos outros integrantes da família.

Bicho de Estimação Este esperto cachorro, da raça pinscher, é o Niqui. Tem sete anos... Desde seu nascimento mora com a família Kummer. Niqui tem muitas manias... Adora passear principalmente de carro. Para chamar atenção de seus donos sobe em sofás e camas. Quando está se sentindo sozinho faz de tudo para ficar no colo das pessoas que gosta. Sabe retribuir a atenção que recebe mostrando-se companheiro e carinhoso. Parece sentir quando seus donos estão tristes ou felizes. “Só falta falar.” Sua alimentação é bem variada... Gosta de comida caseira, bife e chocolate.

Victor Graeff tem novos representantes no conselho consultivo da Coprel Em uma demonstração de responsabilidade coletiva, 125 cooperantes do município de Victor Graeff atenderam ao convite da Coprel e compareceram na reunião realizada no município, dia 24 de maio, no pavilhão evangélico. Muitas autoridades prestigiaram o evento da Coprel, como viceprefeito Sadi Paulo Menegaz, presidente do Sicredi José Celeste de Negri, o gerente do Sicredi Silvano Allebrandt, o gerente da Cotrijal Fernando Kaiser e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Volnei Schreiner. O presidente Jânio Vital Stefanello apresentou aos cooperantes diversos dados importantes relativos ao trabalho da cooperativa em Victor Graeff e em toda a sua área de atuação. Principais tecnologias utilizadas no atendimento aos cooperantes, indicadores técnicos e de satisfação, balanço social e investimentos realizados e previstos foram os principais assuntos abordados. Desde 2008, o município de Jânio Vital Stefanello falou dos Victor Graeff já recebeu R$ 953.334,00 em investimentos que a Coprel faz na região investimentos, já incluindo o investimento de R$ 59.194,23 previsto para 2012. No encontro também foram escolhidos três cooperantes para Eles ressaltaram a responsabilidade da função e o comprometimento compor o conselho consultivo. Os conselheiros titulares eleitos fo- em auxiliar no desenvolvimento de Victor Graeff e da Coprel. ram Otilo Drebes, de São José da Glória e Volnei Jurandir Schreiner, A Coprel agradece aos conselheiros que durante muitos anos de Posse Cerrito. O cooperante Ilton Enio Markmann, da localidade representaram o município de Victor Graeff: Claudino Ellwanger, de Linha Jacuí, foi eleito como conselheiro suplente. Para todos, o Valdir Koech e Edemar Sauressing. (Assessoria de Imprensa da compromisso de conselheiro consultivo junto à Coprel é inédito. Coprel)

O ESTOFADO DO JEITO QUE VOCÊ IMAGINAR... l Fabricação de estofados sob medida. l Do mais simples ao altamente sofisticado. l Matéria-prima de alta qualidade. l Poltronas para salas de recepção.

Casa dos Estofados Av. Flores da Cunha, 2492 - Telefone 54-3331-4703

NEGOCIA-SE PREÇOS E CONDIÇÕES

- Carazinho/Rio Grande do Sul


Geral

6 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Espaço da Ulbra SERCESA/ULBRA A Sercesa/Ulbra contemplou as mães de seus atletas, dia 24 de maio, com um momento de entretenimento e alegria. O espetáculo artístico ficou a cargo de Darci Vieira e os Tropeiros da Paz. Depois houve farto coquetel e sorteio de brindes. A diretoria da Sercesa/Ulbra diz que a comemoração foi viabilizada por contribuições da sociedade.

DIRIGENTES DO SICREDI A Ulbra Carazinho recebeu, no dia 24 de maio, a visita de José Celeste de Negri (presidente do Sicredi Alto Jacuí), Sérgio Luiz Tonello (presidente do Sicredi Rota das Terras) e Antônio Cherini (presidente do Sicredi Botucaraí. Motivo: renovação dos convênios do programa A união faz a vida. O diretor da universidade, Valdemar Sjlender, diz que esta parceria viabiliza envolver um universo enorme de pessoas em uma educação ética e humanizadora. O acordo entre Ulbra Carazinho e Sicredi beneficia os municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Carazinho, Colorado, Lagoa dos Três Cantos, Selbach, Tapera, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Rondinha e Sarandi.

Renovação do convênio contempla doze municípios

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO Entre os dias 16 e 18 de maio, Fábio Redin, professor da Ulbra Carazinho, participou do Encontro Nacional de Coordenadores de Engenharia de Produção em Natal (Rio Grande do Norte). Integrou um grupo de discussão sobre a formação do engenheiro de produção para as organizações sustentáveis e, também, discorreu sobre as novas diretrizes curriculares... “Pude comparar e verifiquei que o curso da Ulbra Carazinho está muito bem direcionado.

Trinta e três músicos animaram o encontro

Curso da Ulbra Carazinho é muito bem direcionado

ACUPUNTURA Acadêmicos fizeram, no dia 28 de maio, o chamado Momento Biomédico. Tema enfocado: acupuntura. A orientação ficou a cargo de Rafael Ferreira - enfermeiro pós-graduado em acupuntura e medicina tradicional chinesa. Ele contou que escolheu a profissão por ter aspectos diferenciados. Também por ser uma terapia natural muito antiga e sem efeitos colaterais.

Rafael Ferreira diz que a terapia não tem efeitos colaterais

CR Comunidade OBSERVADORA Para: TODOS Se as pessoas imaginassem que um só indivíduo é capaz de manchar ou salvar a reputação de uma cidade inteira... O grupo de teatro que apresentou de forma fantástica a peça O Menino do Dedo Verde deve ter saído com uma péssima impressão de NMT, ao ver quase metade do público levantando das cadeiras enquanto ainda fazia os agradecimentos. Lamentável. Senti vergonha por estar ali. PAIS Para: COMUNIDADE O que dizer dos alunos do 1º ano do Solano, turno da manhã, que estão sem professor de química há meses e não terão nota nesta primeira avaliação. Os alunos estão preocupados e os pais mais ainda. Quando que a 39ª Coordenadoria da Educação vai resolver essa carência? Isso é lamentável, falta pouco tempo para as férias de julho e nem aula tiveram, sim porque o que receberam de conteúdo nos primeiros dias nem se comenta. Vão ter que começar do início. VILA NOVA Para: CONCURSADOS Enquanto vocês discutem a vaga de vocês, os quais não são chamados, nós estamos pagan-

do o pato, pois faz mais de um mês que estamos sem a visita da agente de saúde. A que vinha nos visitar pediu demissão e até agora a administração não deu solução, porque nós temos que ficar sem. Se era para ficar sem nem precisavam ter começado. Vamos lá, estamos esperando uma solução! GESTANTE Para: ADMINISTRAÇÃO Acho uma falta de respeito para nós gestantes, diabéticos e hipertensos ficarmos sem a visita de uma agente de saúde. Nosso setor está há mais de um mês sem a visita de alguém da saúde. No Bairro Industrial foi tão rápido chamarem alguém. Por que aqui está tão difícil colocar uma pessoa para trabalhar? Alguém pode explicar? OUTRO Para: ANÔNIMO O PV é um partido novo no município e ainda não está "manchado" com a politicagem que rola no município e a posição do Chico é perfeita, primeiro uma cadeira no legislativo para depois buscar o executivo. No legislativo deve concorrer o Udo e vai dar de goleada... FRANCISCO DE CAMPOS Para: OUTRO Sem dúvida. Se o Udo concorrer arrebenta a boca do balão. Mas tem um detalhe... Se ele

Encontro de músicos

concorrer só sobrarão sete cadeiras para os outros... Uma já está garantida por outro candidato do PV... Tem uma idéia de quem seja este candidato? ALUNO Para: FRANCISCO DE CAMPOS Com certeza amigo Chico eu já sei quem serão os outros vereadores eleitos, Kexinho, Gessi, Maninho, Pedro Paulo, Ibanez, Edson, Neuri e dois do PV, ainda o PV vai ter sorte porque o Émerson e o Maiquel não vão concorrer senão o PV não botava nem um, os vereadores que estão lá todos eles se elegeriam de novo você sabe que é assim e sempre vai ser obrigado amigo... FRANCISCO DE CAMPOS Para: ALUNO Gostei da sua postagem. Também fiquei feliz por concordar que o PV pode eleger dois vereadores. Quanto à convicção de que todos se reelegeriam, se quisessem, tenho ressalvas... Acho que o povo de Não-MeToque, depois do movimento SÓ NOVE, está preparado para votar... Vai apostar, desta vez, em quem realmente pode limitar os gastos públicos... Em quem tem coragem de denunciar qualquer falcatrua que venha a ocorrer em âmbito administrativo. Abraço e continue por aqui.

O salão de festas de Linha São Paulo (interior do município) abrigou, dia 27 de maio, o 3º Encontro Estadual de Músicos e de Exfuncionários do Banco Meridional. Marcaram presença no acontecimento comitivas de Não-MeToque, Panambi, Teutônia, Poço das Antas, Boa Vista do Sul, Tapera, Colorado, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto, Cruz Alta (RS) e Chapecó (SC). As festividades duraram das 10 às 18 horas.

A animação é uma das principais características do evento

www.correioregionalrs.com.br TIBÉRIO Para: TODOS Darei um pitaco, também, sobre o assunto de concursos. Sou a favor de funcionários efetivos e a diminuição de contratos, CCs e estagiários. Acho pertinente o empenho dos professores que passaram no concurso a busca por suas vagas no lugar dos contratos e mais ainda não cabe a nós julgar se passaram em primeiro ou último, o que importa é que passaram, ou seja o que dizia no edital para aprovação, cumpriram. E a busca pela nomeação deve ser persistente, porque quem não é visto não é lembrado, o que eu acho que pode ser feito é aumentar a busca por essa vaga, unindo quanto mais pessoas melhor, com mais autoridades, quanto mais gente envolvida, maior se faz a pressão. É nítido que falta gente na prefeitura. Na minha opinião muitas das reclamações da comunidade, por melhores serviços, atendimentos mais humanitários, seriam diminuídas com a nomeação de pessoal efetivo, concursado. PAIS Para: COMUNIDADE Boa notícia chegou ainda na manhã do dia 24 de maio, para os alunos do Solano, na próxima semana já terão aula de química e física. Com a solução do pro-

blema os pais ficam mais aliviados. Agora alunos se dediquem o máximo aos estudos. Boa sorte a todos. HIPPIE Para: FRANCISCO DE CAMPOS EU SEI QUE A OUTRA VAGA SERÁ TUA CHICO... POIS VOCÊ E O UDO JUNTOS FARÃO MAIS DE 2000 VOTOS E COM ISSO O PV ELEGERÁ DOIS VEREADORES, PMDB 2, PP 3, PTB 1, PT 1, PDT 1... CHICO VOCÊ JÁ ESTÁ ELEITO... PENA QUE TERÁ DE SE AFASTAR DO CR REGIONAL POR TRÊS MESES... MAS DEPOIS VALERÁ A PENA. POIS VOCÊ É O PAI DA ÉTICA NA POLÍTICA E MERECE SER ELEITO. ATÉ A VITÓRIA. ALUNO Para: HIPPIE Meu amigo Hippie acho que você se confundiu com alguns partidos, se você quiser salvar esta postagem, aí você me cobra em outubro aposto o que você quiser que vai ficar assim PP=3, PTB= 1, PMDB=2, PDT=3, infelizmente o PV não bota nenhum e nem o PT porque o povo está de saco cheio com o PT. Pesquise e verá que você está enganado, lembre a voz do povo é a voz de DEUS. VAMOS FAZER O CERTO Para: TODOS Recebi um panfleto da pa-

lestra que vai ter essa semana com o deputado Mano Changes sobre drogadição. Ah? Mano Changes falando sobre o malefício das drogas? Peraí né! Um cara que tem uma banda (Comunidade Nin-Jitsu) e que nas letras de suas músicas diz: "Ah, eu tô sem erva" (nome da própria música), "um baseado apenas pro lazer" (da música Fazer a Cabeça) ou ainda "maconha no almoço maconha no jantar maconha tá virando produto alimentar" (da música Just) vem falar sobre os perigos das drogas? Acho que tem algo errado aí, não? Para quem quiser ler as letras das músicas, que não falam só sobre drogas, mas também banaliza as mulheres, recomendo esse site: http:// letras.terra.com.br/comunidadenin-jitsu/ Fica a pergunta: será que ele é a pessoa certa para falar sobre o tema drogas? Ou será que ele está vindo por que é companheiro de partido? Ou será que ele está vindo por que estamos em ano de eleições e a vinda dele beneficia alguns futuros candidatos?

OBSERVAÇÃO: Por limitação de espaço nem todos os recados do mural são publicados no jornal. www.correioregionalrs.com.br


Geral

Registro A sede da Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Arlindo Hermes continuará sob os cuidados de Elho José Kern... Mesmo eleito, na noite de 18 de maio, para o cargo de vice-presidente da entidade, Elho José Kern anunciou que continuará exercendo as funções de ecônomo... “Vou trabalhar, agora em dobro, em benefício das pessoas desta parte da cidade.”

Ano missionário Foi oficialmente aberto, dia 27 de maio, nos municípios de abrangência da Arquidiocese de Passo Fundo, o chamado Ano Missionário. Segundo lideranças católicas: o Ano Missionário antecede as pré-missões (2012) e as Santas Missões Populares - que deverão acontecer em 2013 nos municípios de abrangência da Arquidiocese de Passo Fundo. NÃO-ME-TOQUE O Ano Missionário foi aberto, simultaneamente, às 9h30min, em todas as capelas ligadas à Paróquia Cristo Rei, com foguetes e badaladas de sino. Em seguida foram realizadas celebrações - com a leitura de uma mensagem do arcebispo de Passo Fundo, dom Pedro Ercílio Simon... “Estamos em comunhão, neste dia de pentecostes, com todas as igrejas do Brasil e da América Latina, realizando a missão continental”.

Márcio Nickhorn continua no comando dos escoteiros Foi realizada, na noite de 24 de maio, assembléia geral ordinária do Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente. Em pauta: prestação de contas, eleição de diretoria e assuntos gerais. Diretoria eleita: diretor-presidente Márcio Leomar Nickhorn, vice-presidente - José Luís Erig, diretora administrativa Cassiana Pezini, vice-diretora administrativa - Elenir Born, diretora financeira Diretoria quer fortalecer o escotismo no município Beatriz Krohnbauer Frank, vice-diretora financeira - Quize Diefenthaeler, diretor técnico Pessoas interessadas em fazer parte do GruEdílio Pedro Batistelli e secretária-executiva po Escoteiro Guardiões da Nascente podem enCassiana Pezini. Conselho fiscal: Ursula Fischer, trar em contato com Márcio Leomar Nickhorn Mara Regina Erig, Denise Pedroso (titulares), através do telefone 54-9165-1311 ou, ainda, se Evanise Berghahn, Anelise Marilucia Nickhorn e dirigir, em dias de reunião, à sede social (Rua Pedro Anilce Abegg (suplentes). Ellwanger, 130). Também foram eleitos, durante a assembléia, ZESKAMP os representantes do Grupo Escoteiro Guardiões O Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente da Nascente na assembléia regional. São eles: Refoi convidado a participar do 35º Zeskamp - marnato Antônio Grunitzki, Isaías Heep e Maiko cado para o período de 18 a 21 de julho em NãoJames Berwig. Me-Toque. Será responsável por uma das tendas O diretor-presidente Márcio Leomar Nickhorn da praça de alimentação. agradeceu pela confiança nele novamente deposiSegundo o diretor-presidente Márcio Leomar tada... “Espero, com ajuda dos demais integrantes Nickhorn: uma reunião deverá ser marcada, nos da diretoria, continuar trabalhando pelo fortalecipróximos dias, para definir equipes e horários de mento do escotismo em Nao-Me-Toque.” trabalho.

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 7

Tricoche Mania

Alunos demonstram felicidade e interesse durante as atividades do projeto

Está sendo desenvolvido, desde o início de maio, com alunos do 3º ano (manhã) da Escola Ernesto João Cardoso, o projeto Tricoche Mania. A orientação é da professora Ezolina de Fátima Adiers. Segundo a professora Ezolina de Fátima Adiers: o projeto Tricoche Mania busca o aprendizado e o resgate de atividades manuais como tricô e crochê... “Com este tipo de atividade os alunos desenvolvem habilidades motoras finas, concentração, paciência e organização.” A professora Ezolina de Fátima Adiers diz que as atividades do projeto ocorrem uma vez por semana. “O material das aulas é separado e organizado pelos alunos, em casa, com ajuda dos pais...”

Projeto visa resgatar as atividades manuais

LAR DO IDOSO SÃO VICENTE DE PAULO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL No uso de minhas atribuições legais e estatutárias, CONVOCO os associados do Lar do Idoso São Vicente de Paulo para ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a qual será realizada na sede do Lar do Idoso São Vicente de Paulo, na Av. Stara, 1570, nessa cidade de Não-Me-Toque, no dia 11 (onze) de junho de 2012, às 19 horas, primeira chamada e 19h30min segunda e última chamada. Para apreciar e deliberar a respeito da seguinte ordem do dia: 1 Apresentação do balanço do período de 2011/2012, 2 - Eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal para o período 20122014. Não-Me-Toque, 28 de maio de 2012. Paulo Roberto Cervi Presidente

Turra reúne-se com presidente da JBS O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Sérgio Turra, encontrou-se terça-feira com o diretor presidente da JBS, Wesley Batista. A empresa, com o arrendamento da Doux Frangosul, está para se tornar a mais nova associada da entidade. Participaram do encontro, também, os conselheiros José Batista Sobrinho (fundador), Marcus Vinicius Pratini de Moraes (ex-ministro da agricultura) e Jeremiah O’Callaghan (diretor de relações com investidores da companhia). Wesley Batista enfatizou a disposição da JBS de contribuir para o desenvolvimento da avicultura nacional, demonstrando, ainda, estar plenamente identificado com o setor.

Acessibilidade O Instituto Educacional Girassol tem se destacado, entre as instituições de ensino da região, pelo elevado padrão da educação oferecida e pelos investimentos em infra-estrutura... Para facilitar o acesso de alunos com necessidades especiais, ao segundo piso do prédio, os administradores do educandário adquiriram um elevador móvel. “Buscamos sempre o bem-estar dos alunos.”

Elevador móvel foi instalado no dia 30 de maio


Geral

8 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS O TEMPO TODO. EM BREVE VOCÊ VAI CONHECER AS EMPRESAS QUE SE DESTACAM EM QUALIDADE, ATENDIMENTO E PREÇO EM NÃO-ME-TOQUE/RS

Convite de deputado Do deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) recebemos, quarta-feira, esta mensagem: “Ao cumprimentá-los cordialmente, vimos pela presente, convidá-los para a instalação da Comissão Especial que discutirá a situação das áreas indígenas e quilombolas no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorrerá no dia 5 de junho do corrente, às 13 horas e 30 minutos, no Salão Júlio de Castilhos (antessala do plenário), da Assembléia Legislativa do RS. Agradecemos antecipadamente pela sua presença e reforçamos votos de apreço e consideração. Gilbeto Capoani - deputado estadual PMDB”.

Mutirão da lâmpada A Praça Otto Schmiedt será palco, hoje (2/6), das 13h30mim às 17 horas, de um mutirão para recolhimento de lâmpadas fluorescentes não mais utilizadas. Segundo os organizadores do mutirão: somente serão aceitas lâmpadas inteiras. “Daremos destino correto a todo material coletado... Encaminharemos as lâmpadas para uma empresa especializada fazer a retirada do mercúrio nelas existente.”

TCE nas Escolas

Ceres tem homenagem

O plenário da Câmara de Vereadores abrigou, dia 24 de maio, uma palestra do programa TCE nas Escolas. Na platéia estiveram alunos de oitava série do ensino fundamental e, também, de turmas do ensino médio. Auditores explicaram, aos estudantes, a função do TCE (Tribunal de Contas do Estado) - que fiscaliza a forma como são investidos os recursos públicos. Falaram, também, sobre cidadania e práticas de con- Plenário ficou lotado trole social. Para chamar atenção dos estudantes - e facilitar o aprendizado - foram utilizados, durante a palestra, recursos audiovisuais e revistas em formato de gibi.

A Rádio Ceres foi homenageada, segunda-feira à noite, na Câmara de Vereadores. Motivo: a passagem do trigésimo sexto aniversário (no dia 9 de abril). Para receber o certificado foi ao plenário do legislativo o diretor da emissora, Dante Riczaneck, acompanhado do filho André Riczaneck.

A presença de técnicos do TCE no município, de 21 a 25 de maio, foi motivada por uma auditoria ordinária feita na prefeitura.

Emissora presta relevantes serviços à sociedade regional

Cumprimentos da senadora A senadora Ana Amélia Lemos teve um breve diálogo com o jornalista Francisco de Campos, dia 19 de maio, em Carazinho, por ocasião do encontro regional do PP. Disse estar ciente do trabalho que o Correio Regional assegurou, nos trinta e quatro anos mais recentes, para o progresso de Não-Me-Toque, Carazinho, Victor Graeff, Tio Hugo, Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Ernestina e outras cidades de semelhante importância. Ana Amélia Lemos exerceu as funções de jornalista durante muito tempo. Foi representante Ana Amélia Lemos destacou a do Grupo RBS em Brasília. É qualidade editorial do Correio Regional uma das profissionais de imprensa mais respeitadas no país. Em relação ao Correio dagens, principalmente nas colunas de opinião, Regional ela destaca a qualidade do texto... “A resão muitas vezes contundentes. Mas é um jornal dação de vocês é tecnicamente perfeita. As aborque desperta a cidadania. Vocês têm coragem.”

Lojista... Agende sua visita... Temos diversas coleções com preços e prazos especiais: l Camisa de flanela l Camisa social l Camisete xadrez l Linha infanto-juvenil FÁBRICA: Av. Jorge Müller, 995 Telefone 54-3377-1066 Santo Antônio do Planalto (RS) LOJA: Rua Alexandre da Motta, 572 Telefone 54-3331-3915 Carazinho (RS) Email: reymond@dgnet.com.br/Celular: 54-9967-1026

Conselheiros tutelares reúnem-se na capital O Auditório Dante Barone (Assembléia Legislativa do RS) está abrigando o 18º Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares que começou ontem e vai até o final da tarde de hoje. Entre os palestrantes estão José Fogaça (ex-senador e ex-prefeito de Porto Alegre), Mano Change (membro da frente parlamentar de combate ao crack e a outras drogas), Zilá Breitenbach (integrante da frente parlamentar em defesa das vítimas de violência), Tâmara Biolo Soares (diretora de direitos humanos e cidadania do RS), deputado Miki Breier, juiz de direito João Batista Costa Saraiva e promotor de justiça Miguel Velasques. Representam o Conselho Tutelar de Não-Me-Toque, nesse conclave, Célia de Vargas, Rosane Fátima de Oliveira Dias e Derli Vargas Witcel. Os temas básicos do encontro são direitos humanos e combate às drogas.

l Escadarias l Pias l Faixas l Túmulos l Jazigos Celular: 9107-7190


Geral

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 9

Cavalgada intermunicipal Está marcada para os dias 15, 16 e 17 de junho a 9ª Cavalgada Intermunicipal de Não-Me-Toque. A organização é do Grupo Cavaleiros da Tradição - ligado ao CTG Galpão Amigo. Segundo os organizadores: a cavalgada deste ano fará alusão ao Ano da Itália no Brasil. “Por este motivo integrantes do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo confirmaram participação.” O transporte e a alimentação dos animais ficam por conta dos participantes. “É obrigatório, para participar da cavalgada, uso de indumentária completa do gaúcho - de acordo com as regras do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho)”, ressaltam os organizadores. Valores de inscrição: R$ 25,00 (mulheres) e R$ 50,00 (homens). Crianças de até 12 anos não pagam. Mais informações podem ser obtidas em contato com os organizadores: Clézio Goettems - patrão do CTG Galpão Amigo/54-3332-4763, Letícia van Riel - comandante da cavalgada/54-9995-4490 e Rui Roi Horst - coordenador geral/ 54-9998-6591. PROGRAMA Programa: 15/6 - recepção aos cavalarianos no CTG Galpão Amigo; jantar de confraternização. 16/6 - café da manhã no CTG Galpão Amigo; almoço na propriedade de Primo Alberton; visita à Agroindústria e Embutidos Bin; jantar e pernoite no CTG Galpão Amigo. 17/6 - cavalgada até Colônia Saudades; almoço no CTG Galpão Amigo; apresentação de invernadas artísticas e grupos de dança italiana.

Escolas da região têm pracinhas revitalizadas O governo do estado instituiu o projeto “Qualificação dos Espaços Externos”. O objetivo é contemplar escolas de ensino fundamental e educação infantil da rede estadual. As escolas da região elencadas no projeto são: José Gomes Portinho (Coqueiros do Sul), Fág Kavá (Ronda Alta), Manuel Gonzales (Sarandi), José Maria de Castro (Victor Graeff) e Carlinda de Britto (Carazinho). Cada escola recebeu R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para investir em pracinhas infantis. As próximas escolas contempladas são: Albina Pazini - CIEP e Sepé Tiarajú (Sarandi), Luis Konhko (Ronda Alta), Eduardo Graeff, Ernesta Nunes e Princesa Isabel (Carazinho).

Etiqueta e postura O auditório da Acint (Associação Comercial e Industrial de Não-Me-Toque) abrigou, na noite de 23 de maio, o curso Etiqueta e Postura. A orientação ficou a cargo da ex-modelo e produtora de moda Madeleine Müller. Quarenta e oito pessoas usufruíram desta oportunidade de aprendizagem: Adriana Chuatiz, Adrieli Dal Vesco, Aline Veiga, Ana Letícia Hatmann Görgen, Ana Michele de Morais, Ana Paula Schmitz, Andréia Schmitz, Bruna Suelen Kissmann, Cássia Cherini, Cátia Meira Lermen, Cleusa Godoy Finger, Cristiane Aparecida Drehmer, Daiane Gonçalves, Débora Becker, Dóris Chaise, Edina Soares, Édina Auditório da Acint ficou lotado Fath, Eliane Daina Vogt, Francieli Morais, Franciele Florêncio, Geovana Suss, Mônica Petri, Nara Piccinini da Silva, Noeli Giovana Andrea Scolari, Geovana Beatriz Adam, Verônica Machry Santos, Patricia Rietjens, Rita Graciela Cecílio, Graziela de Mattos Souilljee, Ieda Fabiana Bohrer Hartmann, Sabrina Roehe, SimoBackes, Joice Cristina Schmidt, Kélin Bianca ne Teloecken, Soléia Beatriz Palhano, Tarciana Amann, Lisa Dahse, Lisane Drebes, Luciane Rosa Danielli, Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, Elsemann, Luciano Baumgardt, Maisa Roberta Maria Cristina da Silva, Tauana Müller e Jaqueline Fries, Marinilce Schmitz, Marizete do Prado, Petry.

Rápidas n Será realizada amanhã (3/6), a partir das 8h30min, na Escola Ernesto João Cardoso, a prova seletiva do curso de secretariado. Os candidatos precisam portar obrigatoriamente documento de identidade com fotografia (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho...). Também é preciso ter em mãos caneta azul ou preta. n Chapada sediou, no dia 26 de maio, a Assembléia Sinodal. Representaram a Igreja Evangélica de Não-Me-Toque, nesse conclave, pastor Fábio Staggemeier, Dirce Eckstein, Rudi Wallauer, Vilmar Port, Rogério Marinho Gräff e Orlando Nienow.


10 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Polícia/Geral

Dirceu Cardoso Gonçalves

INFORME COMERCIAL:

Lula, o mensalão e o Supremo

Febre aftosa Foi prorrogada, até 8 de junho, a primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa. Segundo a chefe da Inspetoria Veterinária e Zootécnica, Ketty Cristina Mazzutti, a prorrogação foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas. VACINAÇÃO A vacina contra febre aftosa deve ser aplicada em todos os animais existentes nas propriedades. O produtor precisa estar ciente de que o trânsito de bovinos e bubalinos fica na dependência da aplicação desta vacina. Os proprietários de bovinos e bubalinos devem se dirigir à Inspetoria Veterinária e Zootécnica para a retirada da vacina ou apresentação da nota fiscal de compra em algum estabelecimento especializado. É importante lembrar que os produtores precisam levar caixa de isopor com gelo juntamente com a relação de animais. “A vacinação é de extrema importância para que o estado continue livre da febre aftosa”, ressalta Ketty Cristina Mazzutti.

Julgamento tem nova data Está marcado, para 7 de agosto, a partir das 9 horas, no fórum de Não-Me-Toque, mais um julgamento popular... Desta vez estará no banco dos réus Júlio César Chechi (Catarina), 31 anos, residente em Tio Hugo. Ele é acusado de tentar matar a ex-companheira Letícia de Paula, 22 anos, no dia 14 de julho de 2009, a golpes de canivete. O julgamento de Júlio César Chechi, inicialmente marcado para 19 de abril, precisou ser adiado por falta de defensor público. A sessão do tribunal do júri será presidida pela Juíza Greice Witt. O Ministério Público terá como representante a promotora Marisaura Inês Raber Fior. Os interesses do réu ficarão sob a responsabilidade de um defensor público (ainda a ser nomeado). Pessoas com dezoito anos completos podem presenciar os trabalhos. Consta dos autos que Júlio César Chechi só não eliminou Letícia de Paula, definitivamente, porque houve a interferência de uma pessoa - Lauri Müller que se encontrava próxima ao palco do episódio (oficina mecânica/BR-386/Km 14/Tio Hugo). Mesmo assim a mulher sofreu graves ferimentos no braço direito, na perna direita na face e no pescoço.

Notícias Policiais GUINCHO Pedro Paulo Cunha de Chaves conduzia, na tarde de 20 de maio, pela Av. Guilherme Augustin, o Tempra de placas BRL-9300. Foi abordado, em procedimento de rotina, por policiais militares. Constatou-se que não tinha toda a documentação necessária. O automóvel foi recolhido ao pátio do Detran. FERRAMENTAS Sadir Domingos Fontana registrou queixa, na manhã de 21 de maio, no 4º Pelotão Policial Militar. Disse ter constatado que o cadeado de um galpão - onde ficam guardadas as ferramentas utilizadas na construção da Casa Italiana (Rua Eurides de Freitas, 335/Loteamento Flamboyant) - apresentava sinais de arrombamento. Prior de tudo: ferramentas e outros objetos que estavam no galpão desapareceram. Não tem suspeitos. CORCEL Policiais militares viram, na noite de 22 de maio, o condutor do Corcel branco, placas IEZ8711, fazendo manobras de derrapagem na Av. Alto Jacuí. Também constataram que o condutor não estava usando cinto de segurança. Ao solicitarem que parasse o motorista empreendeu fuga e não mais pôde ser localizado. GOL O Gol placas CMM-0452, de Rubens Savarite Rabaioli, foi recolhido ao pátio do Detran na noite de 22 de maio. Motivo: teria sido visto estacionado, na Av. Waldomiro Graeff, em cima de uma faixa de segurança. Policiais militares constataram, ainda, que o licenciamento do veículo estava vencido. BATERIA Everton Cleiton Borges foi abordado por policiais militares, na madrugada de 23 de maio, na Rua José de Alencar (Vila Nova). Portava uma bateria automotiva e um par de botas. Os artigos haviam sido furtados, minutos antes, de Ivani Salete Dias de Paula. Everton Cleiton Borges foi encaminhado à Delegacia de Polícia. Foi lavrado boletim de ocorrência simples sem flagrante. MERCADO O Mercado Estrela (Rua Venâncio Aires, 909/ Bairro Boa Vista), pertencente a Terezinha Noemi Tariga, foi arrombado na madrugada de 23 de maio. Duas portas foram danificadas... Do interior do estabelecimentos foi subtraída significativa soma em dinheiro (R$ 529,00). Logo após o arrombamento Oldair Soares foi detido por policiais militares... Portava, em suas roupas, o dinheiro que havia sido furtado... Foi

conduzido à Delegacia de Polícia e, em seguida, encaminhado ao Pecar (Presídio Estadual de Carazinho). FURTO O ginásio de esportes do Núcleo Habitacional Arlindo Hermes (Rua Professor Castanho da Rocha) foi alvo de ladrões na madrugada de 24 de maio. Segundo o ecônomo Elho José Kern: os ladrões arrombaram uma janela que fica na parte de trás do prédio. Prejuízo: vinte e quatro latas de cerveja, nove potes (de um quilo) de sorvete e nove latas de refrigerante. FUSCA Policiais militares abordaram, na tarde de 24 de maio, na Rua Pastor Theophilo Dietschi, o Fusca de placas ICT-8733 conduzido por Flordomar Costa de Almeida. Constaram que Flordomar Costa de Almeira estava com o direito de dirigir suspenso. Condutor e proprietário do Fusca acabaram autuados. HABILITAÇÃO Ivar Germano Schwanke conduzia, na manhã de 25 de maio, pela Av. Waldomiro Graeff, o Voyage de placas ICB-1397. Foi abordado, em procedimento de rotina, por policias militares. Constatou-se que não tinha carteira de habilitação e, também, não portava documento do veículo. Verificou-se, ainda, que o Voyage estava com o licenciamento vencido. O proprietário Sebastião Valdir da Silva foi autuado. O veículo foi recolhido ao pátio do Detran. BICICLETA Leo Roehe disse ter encontrado, em frente a sua residência (Av. da Gruta, 284/Bairro Industrial), uma bicicleta Monark preta com amarelo. Revelou não saber a procedência da bicicleta e, tampouco, quem a havia abandonado. ENTORPECENTES Gregore Ramon Alflen foi abordado, por policiais militares, na madrugada de 27 de maio, na Rua Padre Valentin Rumpel. Portava vinte gramas de uma substância com características de maconha. A substância foi apreendida. Gregore Ramon Alflen foi liberado após ter sido lavrado um termo circunstanciado. MEGANE Tiago Corrêa da Silva conduzia um Megane, na noite de 29 de maio, pela Av. Waldomiro Graeff (Centro). Foi abordado, por policiais militares, em procedimento de rotina. Constatou-se que sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) havia sido apreendida. Foi autuado. Cleberson Corrêa da Silva, proprietário do veículo, também foi submetido a multa.

Detentor de uma das mais vitoriosas biografias de todo o mundo - de retirante da seca a presidente da República - Lula agora é acusado de conspirar contra a nação para evitar o julgamento dos implicados no “mensalão”, o escândalo ocorrido no seio do seu mandato, onde parlamentares recebiam propinas do erário público para votar a favor do governo. Depois de repetidas vezes dizer que nada sabia sobre o esquema e de, como padrinho, eleger a sucessora, aparece ele tentando interferir pelos errantes, numa ação que contraria flagrantemente a pregação moralista de toda a sua vida e razão de sua escalada. Apesar de ainda convalescente, o ex-presidente deve urgentes explicações e - mais que isso - a tomada de medidas concretas que esclareçam definitivamente o seu envolvimento no malcheiroso episódio. Se as notícias forem mentirosas, tem de, em respeito à coletividade, desmenti-las e exigir a mais severa punição daqueles que a produziram e divulgaram e, ainda, de deles cobrar indenização. É a única forma aparentemente disponível para se safar do descrédito. O Supremo Tribunal Federal, como instituição colocada na berlinda, também tem de agir para esclarecer o caso e, principalmente, preservar sua credibilidade perante a nação. Infelizmente, vivemos uma época em que, mercê de tantos escândalos e da impunidade endêmica, a classe política perece com uma das mais baixas cotações na confiabilidade popular. Esse sentimento afasta da atividade muitos brasileiros que poderiam oferecer grande contribuição para a vida nacional e, com isso, o setor perece, sobrevivendo de escândalo em escândalo, apesar de todas as potencialidades de nosso país. Lula é uma das estrelas da nova classe política, queiram ou não os seus opositores. Mas isso não o coloca acima do bem e do mal. Tem de ser submisso às leis e aos bons costumes, como todos os cidadãos brasileiros, dos mais importantes aos mais humildes. Não pode, jamais, tentar obstruir a ação da justiça, única instância de poder que ainda mantém a estabilidade e o ordenamento nacionais, apesar dos problemas que também enfrenta em sua estrutura. É de se aguardar que Lula venha a público e atue para desfazer e, principalmente, esclarecer o mal estar criado. Quanto ao Supremo Tribunal Federal, é importante a afirmação feita pelo seu presidente, ministro Ayres Britto, a respeito do próprio episódio, de que “ainda está para aparecer alguém que ponha uma faca no pescoço dos ministros do STF”. Mas, especificamente quanto a essa denúncia, precisamos da firme ação institucional da corte, pela guarda do bom nome seu e dos seus integrantes. O “mensalão” é um dos episódios mais repugnantes da cena política brasileira das últimas décadas. A sociedade espera, com seu julgamento, ter a oportunidade de passar o Brasil a limpo e que cada um dos envolvidos receba a mais justa e severa punição, na medida exata de sua participação e envolvimento... Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves Dirigente da ASPOMIL


Geral

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 11

Curso de danças movimenta o Galpão Amigo Teve início em 20 de maio e estender-se-á até 30 de junho, no CTG Galpão Amigo, um curso de danças gaúchas (vaneira, xote, bugio, milonga, rancheira, valsa e chamamé). A orientação é do professor Tiago de Quadros. A organização é da invernada artística adulta do CTG Galpão Amigo. Estão fazendo o curso: Adalberto Fritz, Adriana MoPrimeira aula do curso ocorreu no dia 20 de maio raes, Alessandra Marques Canal, Anael Francisco de Moura Kaempfer, Andressa AzeCésar Gomes, Raquel Viau, Ricardo Weber, Rogévedo Rocha, Arlindo Cirio da Cunha, Cleber Diego rio Schmatz, Sebastião Oli Machado, Silvana Cadore, Cristina Luiza Weber, Deise Francieli Wandscheer, Simone Graziela de Lima de Souza, Seidenfus, Edegar Luis Estery, Elaine Inês Pellenz, Tatiane Aroldi, Thomas Liska, Valdonei Maciel Feliciano Redante, Francisco Carlos Borba, Gabriel de Souza, William Wentz, Bruna Liska, Lucimara Weber, Gilberto Rauber, Glaicon Xavier VasconRauber, Hellen Cristina de Souza, Marco Antônio celos, Ismael Guimarães, Janaine Harnisch, Jeferson Dias e Andressa da Rocha. Kraemer Uebel, Jorgina Solange Siqueira, Juliana FORMATURA Dias, Lauri Pellenz, Luciana Feltrin de Oliveira, Está marcado para 7 de julho, no CTG Galpão Lucimara Waller, Lucinéia Marciele Lindermann, Amigo, o jantar-fandango de formatura dos partiMaísa Cristina Barbosa, Márcia Tais Kaiser, cipantes do curso. A organização ficará a cargo da Márcio Leopoldo Weber, Maria Elise Rauber, invernada adulta e da patronagem do CTG Galpão Maria Loraci de Arruda Estery, Maria Tereza Amigo. O acontecimento festivo será aberto a toda Willig, Maria Verônica Schmatz, Marilene Rauber, sociedade. Cardápio e valor do ingresso ainda caMarisa Cunha, Matheus Marques Canal, Paulo recem de definição.

Antônio Cardoso faz show em Não-Me-Toque Cantor e compositor, baiano de Miguel Calmon, vinte obras gravadas com a Paulinas/Comep, shows em mais de duas mil e quinhentas cidades brasileiras. “Todo artista é ou deveria ser um repórter do seu tempo.” Assim esse cantor - como gosta de ser chamado - define sua missão de cantar a vida em família. O artista tem colocado em seus discos o afeto e a mística cristã de um jeito que conforta e alegra os corações. O mais recente CD (Pede um amor às estrelas), conforme ele diz, é fruto das transformações que os filhos produzem em nossas vidas. “Antes eu já enxergava o mundo com a sensibilidade de um poeta. Hoje tento enxergar tam- Artista vai se apresentar, dia 16 de junho, bém com o olhar dos filhos.” A a partir das 20 horas, no Salão Cristo Rei sua canção está cada dia mais parecida com os sonhos dos seus pais. Na canção de carne em seis partes iguais. Aprendemos assim ele diz: “Quando a gente ama de verdade pode vir que solidariedade começa dentro de casa”. qualquer dificuldade. O amor é energia que a todos Cantar solidariedade e partilha é coisa do coirradia de felicidade”. ração. As imagens e as canções de Antônio CardoQuando perguntam a Antônio Cardoso o que so inspiram para o amor maior. Caminhar assim é melhor resume a sua história na música popular sonho de felicidade - como diz a sua canção... “Os ele recorda de sua infância no convívio de seus sonhos não envelhecem. Os sonhos são como uma pais: “Diante de tantos desafios nosso pai tinha prece. Todo dia a gente sonha com a felicidade. E sempre um jeito de repartir um minúsculo pedaço a felicidade é sonho de Deus”.

Quer conquistar clientes dentro e fora da sua cidade? Anuncie no jornal que chega a todas as partes da região. Disque: 54-3331-1883 ou 54-3332-1883

www .correiore gionalrs.com.br www.correiore .correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br


Região

12 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Carazinho Fundescar sob novo comando CARAZINHO - Rubilar Lopes foi, terça-feira de manhã, oficialmente empossado na presidência da Fundescar (Fundação Desportiva e Cultural de Carazinho). A cerimônia, no gabinete do prefeito Aylton Magalhães, foi presenciada por um grupo de pessoas ligadas à instituição. O diretor executivo é Tarso Martini.

Cerimônia de posse teve lugar no gabinete do prefeito

Atividade física

Prefeitura renova convênio com HCC CARAZINHO - Foi oficialmente renovado, no dia 24 de maio, o convênio de prestação de serviços entre prefeitura e HCC (Hospital de Caridade de Carazinho). A cerimônia, no gabinete do prefeito Aylton Magalhães, foi presenciada por um seleto grupo de lideranças: Mauro Mazzutti (secretário de saúde), Michele Franke (diretora de licitação), Daniel Schu (diretor de controle orçamentário), Isolde Dias (oficial administrativa) e Paulino Moura (vereador). O HCC fez-se representar por Azelar Kissmann (presidente), Hélio Lütz (diretor administrativo) e Larissa Rosa (assessora de direção). O prefeito destacou a importância do convênio - “já que mais da metade da população utiliza os serviços do SUS”. Também revelou que em parceria com a instituição hospitalar deseja implantar uma UTI Neonatal... “Vamos pensar e buscar isso juntos.” O secretário Mauro Mazzutti anunciou que houve aumento de valor para o sobreaviso (no contrato). Foi acrescentada uma especialidade de atendimento: urologia... “O município está preocupado em melhorar o atendimento na área de saúde pública.” O contrato prevê a canalização de aproximadamente R$ 950 mil mensais para o HCC. A maior parte deste montante - R$ 715 mil - é proveniente do governo federal. O governo estadual entra com R$ 85 mil. A contrapartida do município é de R$150 mil. O investimento anual chega a R$ 7,5 milhões.

CARAZINHO - Integrantes da equipe do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Carazinho estiveram, na manhã de 30 de maio, na prefeitura. Motivaram os funcionários, em horário de expediente, a fazer alongamento e outros exercícios físicos. Foram quinze minutos de prática de atividade física e integração. A visita foi motivada pelo Dia do Desafio. Neste ano Carazinho competiu com a Banes (em Cuba). Será considerado vencedor o município que conseguir mobilizar, na prática de atividade física, o maior percentual da população.

Ensino de kaingang CARAZINHO - O coordenador pedagógico da educação indígena Rodrigo Venzon esteve, recentemente, em Carazinho. Objetivo: tratar de questões, junto à 39ª Cre (Coordenadoria Regional de Educação), relativas ao ensino da língua e da escrita kaingang. Crianças e adolescentes indígenas, que vivem às margens da BR386 (em Carazinho), terão aulas - em forma de oficinas - de língua e escrita kaingang. As aulas, em turno inverso ao do ensino regular, ficarão a cargo do índio kaingang Valdir Joaquim. Local: Escola Municipal Francisco Dorneles (Pólo). A organização é da 39ª Cre. Segundo Valdir Joaquim: os alunos já sabem falar o kaingang... “Mas escrever é muito complexo... Sinto que as crianças têm muita vontade de aprender a língua de origem.”

Gelci Teresinha Quevedo Agne e Rodrigo Venzon

Reciclagem de alimentos

Repasse mensal chega a R$ 950 mil

CARAZINHO - Mais uma turma concluiu, no dia 25 de maio, o curso de aproveitamento de alimentos. Usufruíram do aprendizado mães beneficiárias do Programa Bolsa Família. A coordenação ficou a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social - liderada por Pedro Sant’Ana. Na orientação atuou Elaine Weber Boscato - extensionista da Emater. As inscrições para curso de idêntico conteúdo já podem ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Rayra Mendes é a responsável pelo Bolsa Família em Carazinho.

Saúde pública CARAZINHO - Na tarde de 25 de maio houve mais uma etapa de capacitação de agentes comunitárias de saúde (ACS). Local: salão nobre do CMPP. As orientações se voltaram, desta vez, para saúde mental e depressão. As explanações ficaram a cargo da psicóloga Valéska Walber - da Secretaria Municipal de Saúde. Esta ação visa instrumentalizar a rede de atenção à saúde. Momento foi de grande descontração

Rádio informação 24 horas no ar

Curso é destinado a mães beneficiárias do programa Bolsa Família

Saúde em São Bento Capacitação gera melhoria no atendimento

CARAZINHO - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde esteve, dia 21 de maio, em São Bento. Objetivo: disponibilizar serviços de saúde a estudantes. Fizeram parte da equipe de atendimento: dentista Ciro Zanon, enfermeira Elaine Klein, técnica de enfermagem Lisandra Lamm e agentes comunitárias Neusa Maria Siqueira e Mariane Biasus.

Saúde mental CARAZINHO - Médicos e enfermeiros do SSM (Serviço de Saúde Mental) passaram, no dia 23 de maio, por mais uma etapa de capacitação. O secretário de saúde Mauro Mazzutti diz que estas oportunidades de aprendizagem fortalecem a rede de atendimento. A coordenadora geral do SSM, Nair Silva, destaca que a iniciativa é instrumentalizadora da atenção adequada à crescente demanda de adoecimentos psíquicos. As explanações técnicas ficaram a cargo da psicóloga Valéska Walber e da psiquiatra Míriam Pezzini dos Santos.

Moradores da localidade usufruíram de diversas modalidades de atendimento


Região

Carazinho

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 13

Região

Luta contra hepatite

Arte na sala de aula

CARAZINHO - A Secretaria de Saúde realizou, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), dia 29 de maio, o chamado Dia D Luta Contra a Hepatite. Pessoas que passaram pela Praça Albino Hillebrand, durante a manhã, puderam retirar sangue para a realização de exames de diagnóstico de hepatite C e HIV. Também foram fornecidas, por agentes de saúde e acadêmicos do curso de enfermagem da Ulbra, orientações sobre métodos de prevenção da hepatite. Segundo a coordenadora do SAE - Janaína Moreira - foram realizados, no chamado Dia D Luta Contra a Hepatite, cem exames... “Os resultados poderão ser retirados, no SAE, a partir de 25 de junho. Em razão da grande adesão da sociedade, em dezembro, no Dia D Luta Conta a AIDS, também disponibilizaremos exames de diagnóstico de hepatite e HIV.”

CARAZINHO - A artista plástica Ilse Ana Piva Paim fez palestra, dia 30 de maio, na D’Arte Galeria, para alunos da Escola Estadual Cônego João Batista Sorg e do Colégio La Salle. Tema: Participar. Os alunos estavam acompanhados das professoras Lisiara Herbert (Sorg) e Solange Folchini (La Salle). Segundo as professoras: após contato com as obras o trabalho em sala de aula é facilitado.

Agentes comunitários VICTOR GRAEFF - Os agentes comunitários participaram, dia 25 de maio, do 5º Simpósio Regional da Estratégia Saúde da Família (em Camargo-RS). Tema dos debates: “Violência - um olhar interdisciplinar”. Marcaram presença, no simpósio, 230 profissionais de: saúde, educação, serviço social... Estiveram representados os municípios de Camargo, David Canabarro, Sananduva, Marau, Vila Maria, Almirante Tamandaré do Sul, Nova Alvorada, Victor Graeff, Caseiros, Casca, Montauri, Vanini, Serafina Correia, Carazinho, Santo Antônio do Palma, Nicolau Vergueiro, São Domingos do Sul e Alto Alegre. As palestras giraram em torno do tema violência doméstica. No final houve uma exibição do Grupo de Teatro Timbre de Galo.

Educação Ilse Ana Piva Paim prendeu a atenção dos alunos

Trago Fino retorna à liderança isolada do bola nove Unidade Móvel da Secretaria de Saúde chamou atenção de quem passou pela Praça Albino Hillebrand em 29 de maio

Festa em duas rodas CARAZINHO - O prefeito Aylton Magalhães recebeu em seu gabinete, dia 24 de maio, representantes do Motogrupo Papaxão. Alceu Hommerding, Luiz Coletto e Paulo Foellner foram dar informações sobre o Encontro Sul-Americano em Duas Rodas que deverá ocorrer entre os dias 8 e 11 de novembro. Pediram que o espaço da Acapesu seja mais uma vez cedido para abrigar o acontecimento. Alceu Hommerding sugeriu ao prefeito a execução de reformas nos banheiros do ginásio e, também, nas vias de circulação externas. O prefeito manifestou apoio e afirmou já estar providenciando os melhoramentos necessários da infra-estrutura da Acapesu.

CARAZINHO - O Trago Fino voltou à liderança, isolada, do Campeonato de Bola Nove do Grêmio Aquático. Veja, a seguir, quem se deu melhor na sexta rodada do certame (sábado passado): Dinossauros 2x1 Só se for agora, Penharol 0x2 Real, Trago Fino 4x2 Power e Owerkil 3x0 Industrial. CLASSIFICAÇÃO Chave A: Trago Fino (12pg), Real (6pg), Industrial (6pg), Chumbaço (4pg), Dinossauros (4pg) e MCFC (1pg). Chave B: Camarões (9pg), Penharol (9pg), Viamel (9pg), Só se for agora (4pg), Owerkil (5pg) e Power (sem ponto ainda). Artilharia: Tiago Damiani (Camarões/4), Gabriel Pereira (Trago Fino/3), Oldair Borba (Industrial/3), Tiago Jarré (Camarões/3), Luan Borges (Camarões/3), Wagner Napp (Viamel/3), Paulo de Lima (Penharol/3), Daniel dos Santos (Industrial/3), Marcos Rocha (Trago Fino/3) e Taylor Borges (Trago Fino/3). Hoje, a partir das 12h45mi, haverá mais quatro jogos: Só se for agora x Real, Penharol x Chumbaço, MCFC x Camarões e Dinossauros x Power.

VICTOR GRAEFF - O município de Passo Fundo sediou, de 21 a 25 de maio, o 6º Seminário do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Objetivo: promover a formação de gestores e professores das redes estaduais e municipais para a efetiva inclusão de alunos que apresentam deficiência no ensino regular. Representaram Victor Graeff no seminário: professora Daiane Klassmann e assessora pedagógica da Secretaria de Educação Sofia Roessler.

Primeiro emprego TIO HUGO - Vão até 4 de junho as inscrições para o programa Primeiro Emprego oferecido pela prefeitura. As empresas interessadas devem se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento. O programa, lançado em 2009, é uma das onze ações da administração municipal voltadas ao incremento do setor empresarial. De acordo com a secretária de desenvolvimento, Mirian Cristina da Silva Budin, o Primeiro Emprego visa oportunizar aos jovens (a partir de 16 anos de idade) um espaço profissional com registro em Carteira de Trabalho.

Plantão médico TAPERA - Atendimentos de urgência e emergência, fora do horário de expediente, estão sendo realizados, desde 1º de junho, no Hospital Roque Gonzalez. Horários: Plantão - das 17 horas de sexta-feira às 7 horas de segunda-feira; das 17 às 23 horas em segundas, terças, quartas e quintas-feiras. Sobreaviso - das 23 às 7 horas e das 11h30min às 13h15min. Segundo integrantes da administração municipal: serão mantidos os atendimentos de urgência, no Cais, em horário de expediente (das 7h30min às 11h30min e das 13h15min às 17 horas), de segunda a sexta-feira. Nas unidades de saúde da família Dona Borja, Zona Sul e Centro o horário de atendimento não sofreu alteração.


14 - SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Região

Região Brigada mirim TAPERA - A Brigada Mirim teve, sábado passado, orientações sobre preservação ambiental. As explanações ficaram a cargo de Paula Kettenhuber, Bruna Piaia e Vanessa Moreira (estagiárias da Universidade Federal de Santa Maria). Começou, assim, um trabalho de educação ambiental voltado a todos os integrantes da Brigada Militar. Cabe lembrar que cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. O prefeito Ireneu Orth destacou a importância dos brigadianos mirins para a sociedade de Tapera.

Brigadianos mirins têm orientação para promover a preservação do meio ambiente

Em busca de investimentos TAPERA - O prefeito Ireneu Orth esteve, de 24 a 27 de maio, em São Paulo. Integrou uma comitiva, de lideranças de municípios ligados à Amaja (Associação dos Municípios do Alto Jacuí), que travou diálogo com empresários paulistas em busca de investimentos. “Apresentamos as potencialidades da Região do Alto Jacuí... Entendemos que o parque industrial desta parte do estado pode, assim, viver uma fase de grande crescimento”, ressalta Ireneu Orth. No dia 25 de maio a comitiva foi recebida pelo vice-governador de São Paulo Guilherme Afif Domingues... Mais tarde travou diálogo com o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. A comitiva participou, ainda, de uma rodada de negócios durante a 13ª MaiFest - no Bairro Brooklin (SP), dias 26 e 27 de maio, em comemoração à primavera alemã.

Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab conversou com integrantes da comitiva

ADVOCACIA Arthur de Aguiar

Meio ambiente

OAB/RS 73.685

VICTOR GRAEFF - Durante a Semana do Meio Ambiente - de 4 a 9 de junho - serão desenvolvidas atividades diferenciadas no município... A organização é da Emater em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Programa: 4 de junho/8h30min - palestra de Ilvandro Barreto de Melo, na Escola Leonel de Moura Brizola, sobre o Código Ambiental; 10 horas - lançamento do programa de revitalização do Arroio Cochinho.

Causas cíveis, trabalhistas, criminais e previdenciárias. Av. Alto Jacuí, 653/Edifício Alphaville/Sala 3 Emm frente à Caixa Econômica Federal Telefones 3332-4503 e 9162-7618/Não-Me-Toque/RS

Viagem de estudos

Jogos festivos TIO HUGO - Pessoas de todas as idades acompanharam, dia 26 de maio, no campo do Esporte Clube Treze de Maio, jogos festivos entre equipes de toda região. Estiveram em campo equipes de futebol veterano, feminino e principal... O público pôde acompanhar os jogos pela manhã e, também, durante a tarde. RESULTADOS: Veteranos - Esporte Clube Progresso (Tio Hugo) 0x2 Planaltino (Não-Me-Toque), Esporte Clube São Paulo (Tio Hugo) 5x2 Independente (Ibirapuitã) e Esporte Clube São Paulo 2x1 Planaltino. Feminino - Tio Hugo 2x0 Ibirapuitã. Principal: Seleção de Tio Hugo 2x2 Independente (Ibirapuitã).

LAGOA DOS TRÊS CANTOS - Alunos do terceiro ano da Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier fizeram uma viagem de estudos, dia 25 de maio, nas cidades de Mata, São Pedro do Sul e Santa Maria. Estavam acompanhados da diretora do educandário Eliane Francisca Artmann. Visitaram o Sítio Arqueológico (em Mata/RS) - onde foi possível ver, de perto, vestígios de répteis e madeiras petrificadas. “Foi uma viagem no tempo”, ressaltaram alguns estudantes. Segundo integrantes da equipe diretiva do educandário: a viagem, além de agregar conhecimento, proporcionou momentos de bemestar e contato com belas paisagens.

Coprolat conclui instalações até setembro TIO HUGO - O prefeito Verno Aldair Müller fez uma inspeção, quarta-feira, nas obras da Coprolat (Cooperativa dos Produtores de Leite de Tio Hugo). A área, de 10.000m², localizada em Polígono do Erval, abrigará uma plataforma de recebimento e resfriamento de leite com uma minifábrica de ração. O presidente da Coprolat, Alexandre Arend, diz que os trabalhos de construção devem ser concluídos em setembro ou outubro. O poder público municipal doou a área e auxiliou na formação da infraestrutura. O empreendimento fica a 2,7 quilômetros da BR-386 (sentido Tio Hugo/Carazinho). COPROLAT Fundada em 2006 a Cooperativa dos Produtores de Leite de Tio Hugo (Coprolat) vem prestando toda assistência técnica necessária aos produtores rurais de Tio Hugo e de outras partes da região. Também viabiliza o fomento da produção com prestação de serviços na agropecuária.

Boletim da Polícia Rodoviária Estadual n Dia 18 de maio, às 18h40min, na RS-223, Km 27, em Tapera, houve um acidente de trânsito, com danos materiais, tipo abalroamento. Envolveu o Gol de placas IRR8700 (Tapera) e o Gol de placas IQC-4329 (Carlos Barbosa). Resultaram danos materiais de média monta nos veículos. n Dia 23 de maio, às 7h40min, na RS-332, Km 168, em Lagoa dos Três Cantos, houve um acidente de trânsito, com lesões corporais, tipo choque. Envolveu o Fiat Palio de placas ILI-1573 (Carazinho). Resultaram danos materiais de média monta no veículo e lesões na condutora.

Atletas de três categorias fizeram o espetáculo em campo

Sítio arqueológico tem árvores petrificadas de 200 milhões de anos

n Dia 23 de maio, às 15h30min, na RS-142, Km 6, em Carazinho, ocorreu um acidente de trânsito, com danos materiais, tipo colisão. Envolveu o caminhão VW 8120 de placas ILX-1799 (Erechim) e o Astra de placas INO-8296 (Carazinho). Resultaram danos materiais de média monta no Astra. (Sgt Mattos/Comando de Tapera)

Pizzas (doces e salgadas), massas, canelone, lasanha, frango a passarinho, polenta frita, panqueca doce...

PEÇAS AGRÍCOLAS E AUTOMOTIVAS.

TRÊS AMBIENTES CLIMATIZADOS E ÓTIMO ATENDIMENTO

Na compra de amortecedores e escapamentos a instalação é gratuita.

Av. Flores da Cunha, 2770 e Av. Flores da Cunha, 2771 Telefones: 54-3331-1234, 54-3331-5531 e 9982-8733, Carazinho-RS

COMÉRCIO DE PEÇAS E REPRESENTAÇÕES A.J.H. LTDA.

Av. Waldomiro Graeff, 666, Não-Me-Toque - RS ajh.copeças@hotmail.com ajh.copeças@yahoo.com.br Fones: 3332-1787 e 3332-1709 Fax: 3332-1347


Variedades

Retor no à vida Retorno

Música INCONDICIONAL Luan Santana Eu vou pedir ao sol/Pra iluminar nosso caminho E todas as estrelas, pra enfeitar nosso destino Me leve aonde for, segure a minha mão Pois sei que você vai ser a minha direção A gente é assim/Temos tanta coisa em comum Você tem marca em mim, e pra você não sou mais um Assim é nosso amor, tão forte como a noite Perfeito como o dia Eu vou subir nas nuvens pra desenhar o teu sorriso E no azul do céu, vou ver os seus olhos brilhando E em meio as estrelas, fico flutuando Em minhas digitais já tem um pouco de você Eu sigo os seus sinais, assim nunca vou te perder É incondicional, você tem a forma exata pra me prender Em você A gente é assim/Temos tanta coisa em comum Você tem marca em mim e pra você não sou mais um Assim é nosso amor, tão forte como a noite Perfeito como o dia Eu vou subir nas nuvens pra desenhar o teu sorriso E no azul do céu, vou ver os seus olhos brilhando E em meio as estrelas, fico flutuando Em minhas digitais, já tem um pouco de você Eu sigo os seus sinais, assim nunca vou te perder É incondicional, você tem a forma exata pra me prender Em você

Espaço Cultural ARY GRIESANG? “Eu não o conheci... Também nunca ouvi falar a seu respeito.” (Amadeu de Morais, 59 anos, metalúrgico) “Ary Griesang foi meu chefe no tempo em que trabalhei no Posto Augustin. Uma boa pessoa... De boa família. Também conheci seus filhos. Morreu, há alguns anos, em um acidente.” (João Carlos dos Santos, 61 anos, aposentado) “Nunca ouvi falar desse homem.” (Marisa Seindenfus, 42 anos, doméstica) “Eu o conheci, há vinte e dois anos, quando comecei a trabalhar no Posto Augustin... Pouco tempo depois ele faleceu. Foi um dos proprietários da empresa Augustin.” (Milton Costa, 48 anos, frentista) “Não o conheço. Por isso prefiro não falar a seu respeito.” (Valdomiro Vogel, 59 anos, armador) “Nunca antes tinha ouvido falar de Ary Griesang... Por este motivo prefiro não emitir opinião a seu respeito.” (Solange Crespin, 54 anos, aposentada) “Eu não o conheço... Moro em Não-Me-Toque há 20 anos. Mas nada sei a respeito dessa pessoa.” (Lenice Conte, 40 anos, doméstica) “Claro que conheci Ary Griesang. Foi diretor da empresa Augustin.. Faleceu, em um acidente, pouco tempo depois que comecei a trabalhar na empresa.” (Ernani Kissmann, 40 anos, gerente de treinamento) “Não conheci... Nem sei de quem se trata. Por isso não posso acrescentar nada para a pesquisa.” (Claci da Silva, 53 anos, agricultora) “Ary Griesang foi sócio-diretor da empresa Augustin e diretor da Fazenda Garça Branca (em Mato Grosso). Tive o privilégio de trabalhar com ele. Era uma pessoa inteligente, séria, sensata... Infelizmente faleceu, no dia 12 de outubro de 1990, quando voltava de uma viagem a Passo Fundo.” (Paulo Finger, 50 anos, sócio-diretor da empresa Augustin)

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012 - 15

MIL TON KISSMANN MILTON miltonkiss@yahoo.com.br

A VIDA É UMA ESCADA E alguns altares ficaram sem oferenda, porque a covardia cruzou os braços, permaneceu em casa, rezando lá no escondido o ofertório do medo, da fuga, da omissão. E o engraxate miúdo, cara suja e mãos empapadas de tinta, foi dizendo ao coleguinha da rua, enquanto eu ia passando: - Pois é, Serelepe. Tu não engraxa mais do que dez sapatos por dia, porque tu é besta, covarde. A gente precisa entrá firme, gritá bastante. Sem agredi, anunciando forte, os nego não engraxa tá? Assim de medroso tu entra no brejo... Pensar que a vida é moleza, constante sombra e água fresca, é construir castelo no ar. A vida é luta. A vida é combate e esforço. Quem ainda não se convenceu dessa realidade está totalmente por fora, não só das coisas, mas da vida. Da vida como ela é. Essa vida que poderia ser diferente, mas não é. A vida como ela é. Desafiadora, competitiva, feroz e brutal, não raro. Com ventos e tempestades balançando nosso barquinho. Fundamentalmente, há dois tipos de pessoas. As que se acovardam perante as dificuldades e problemas. E as que aceitam os desafios, enfrentando os obstáculos, sorrindo para a vida. Detalhe significativo. Conheço muita gente que é mais feliz, mais realizada, exatamente porque desafia serenamente qualquer problema ou situação. São os intrépidos, os valentes. Eles crescem e se tornam maiores, porque fazem de cada obstáculo vencido um novo degrau para subir na escada da vida. Às vezes defrontam-se com dificuldades que parecem insolúveis, à primeira vista. Mas não se intimidam. Por vezes saem meio esfolados, nas escaramuças cotidianas. Até um pouco traumatizados, não raro. Mas sempre levantam vivos. Maiores do que antes. Falei em escada. É isso mesmo. A vida é uma escada. Subir ou descer é a única opção. Ainda ontem estive conversando com um amigo meio metido a covarde. E ele repetiu-me pela centésima vez. - Concordo que a vida é uma escada. Eu subiria, se fosse escada rolante. Adoro essa brincadeira. O cidadão se planta de pé, fica parado e a escada rolante faz o serviço, gratuitamente. Coisa bem boa... A vida é uma escada que é preciso escalar degrau por degrau, palmo a palmo, no ombro a ombro, carregando pedras... Os fracos e medrosos estão sempre descendo. Só os valentes, só os audaciosos e fortes vencem na vida. Porque aceitam o desafio e as regras do jogo. Porque topam subir, a qualquer preço. O medíocre não luta. Se acomoda na inoperância. Opõe-se frontalmente ao talento, ao gênio, a tudo aquilo que é original e brilhante. Porque vê em tudo isso um perigo, um desafio pessoal. Porque sonha apenas com escadas rolantes... O medíocre tem medo de ser original, de ser ele mesmo. Engolfase na massa, busca apoio na multidão. É inimigo do progresso, da cultura, da criatividade. Porque cultura é desinstalação. Porque o progresso é a busca de novos rumos e conhecimentos. E o medíocre não quer nada disso. Contenta-se com o seu horizonte. O medíocre ataca usando as armas baixas da mofa, do riso ferino, da ironia picante, do deboche agressivo. São as únicas armas que ele possui. O medíocre, no fundo, é um derrotado. Se houve um pai inteligente, no mundo, foi aquele que disse a sua filha: - No dia em que você se conscientizar de que a vida é difícil, tudo ficará mais fácil!! Então, amigo. Já que escada rolante é ainda artigo de luxo e só existe nalguma rodoviária sofisticada, não fique triste... O jeito é ensaiar o passo e subir a pé mesmo. Não resolve nada chorar ou maldizer as asperezas da escalada... Boa ou má de degraus, dura ou maciamente atapetada, bem ou mal conduzida, A VIDA É SEMPRE UMA ESCADA! Até a próxima... Unidos!! Abraços do amigo Milton.

UM BRINDE À EXISTÊNCIA DO REFRI...

CRC/RS 67.957

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA. SERVIÇO REALIZADO POR SISTEMA DE COMPUTADOR. ESCRITA FISCAL E CONTÁBIL, INDUSTRIAL, COMERCIAL E AGRÍCOLA. Av. Waldomiro Graeff, 939, fone 3332-1349 - Não-Me-Toque/RS

Gêmeos: Aproveite a semana para circular mais e renovar sua vida social. Poder pessoal e soluções inteligentes marcarão sua atuação no trabalho. Confie mais em si mesmo e alcançara o sucesso que tanto deseja. Câncer: Encontros surpreendentes agitarão sua semana. Momento de investir na relação a dois. Se estiver sozinho aproveite para conhecer pessoas. De uma boa conversa poderá surgir uma grande paixão. Leão: Oportunidade de crescimento financeiro. Aceite uma proposta de trabalho ou crie um novo projeto. Vida social agitada. Mas evite excessos. No amor o momento é de surpresas e muitas aventuras. Aproveite. Virgem: Assuntos do coração merecerão atenção durante a semana. O trabalho pode ficar em segundo plano. Desejos à flor da pele e pouca paciência tornarão seu humor instável. Tire o domingo para curtir a família. Libra: O desejo de viajar causará distrações no trabalho. Estudos acadêmicos e planos de longo prazo também atrairão sua atenção. Caminhos abertos para encontrar um novo amor. Sua saúde vai precisar de cuidados. Escorpião: Aproveite o início para movimentar sua vida social. Novas amizades trarão aprendizado e oportunidades de negócios. Bom momento para fazer sociedade. Seu poder de sedução estará em alta. Sagitário: Carreira em destaque. Assuma uma nova posição ou impulsione um negócio próprio. Os resultados serão surpreendentes. Na relação íntima momento de resolver diferenças e planejar o futuro a dois. Capricórnio: Aceite novos desafios e amplie seu prestígio no trabalho. Uma proposta atraente poderá aumentar suas responsabilidades. Planos de longo prazo trarão mais segurança no trabalho e na vida íntima. Aquário: Excesso de compromissos poderá deixar seu humor instável no início da semana. Aproveite o fim de semana para pensar em sua carreira e planejar o futuro. Discuta suas idéias com pessoas amigas. Peixes: Conversas com pessoas da família trarão tranquilidade emocional. Relaxe e aproveite os momentos de paz. Se estiver dividido entre um antigo amor e um novo romance este não é momento de decidir.

- O que é um pontinho preto em um castelo? - Uma pimenta do reino

- Qual é o cumulo da rapidez? - Você dar a volta no quarteirão e encontrar as suas costas.

Frase “Aprender sem pensar é tempo perdido.” (Confúcio)

Plantões

CRC/RS 12.170

Touro: Acertos financeiros equilibrarão seu orçamento. Mas é necessário evitar gastos desnecessários para equilibrar o orçamento. O amor em alta. Momentos românticos ou uma viagem a dois trarão grandes alegrias.

Para as crianças

DIA 6/6 - QUARTA-FEIRA * Recolher o FGTS/maio 2012

Paula Mosselaar Assinck

Áries: Ritmo acelerado no trabalho mas que trará bons resultados. O momento é positivo para fechar negócios ou ingressar. Se estiver em busca do amor poderá ter uma boa surpresa durante encontro de amigos.

Piada

Fotofofoca

Agenda de Obrigações

Hendrikus Mosselaar

Horóscopo

Disque-Denúncia: 3332-3613 ou 190

CONSELHO TUTELAR - Rosane Fátima de Oliveira Dias. Telefone: 9136-2098. Permanentes: segunda-feira - Rosane Fátima de Oliveira Dias, terça-feira - Célia de Vargas, quarta-feira - Derli Vargas Witcel, quinta-feira - Maria Augusta Rolim Sampaio e sextafeira - Vanda Maria Görgen. CORPO DE BOMBEIROS - Para entrar em contato com o sistema de combate a incêndio é preciso discar 190 ou 3332-1226. BRIGADA MILITAR - Para recorrer aos serviços da Brigada Militar você disca 190 ou 3332-1226. FARMÁCIAS - De 28/5 a 3/6: Farmácia Agafarma (Av. Alto Jacuí, 732). De 4 a 10/6: Farmácia Agafarma (Av. Alto Jacuí, 405). Chamados pelo telefone 9180-9091.

Para refletir SÊ Pablo Neruda Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina, Sê um arbusto no vale mas sê O melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore. Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva E dá alegria a algum caminho. Se não puderes ser uma estrada, Sê apenas uma senda, Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso... Mas sê o melhor no que quer que sejas.


SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012

Paulo Gaúcho é o novo treinador do Colorado Paulo Valério, mais conhecido como Paulo Gaúcho, é o novo treinador do Esporte Clube Colorado. Foi apresentado, na noite de 30 de maio, em um evento no quiosque do Estádio Waldomiro Graeff. Entre as metas de Paulo Gaúcho, para 2012, está a conquista do Campeonato Estadual de Futebol Amador com o Esporte Clube Colorado. “Vamos trabalhar, com muita dedicação, para conquistar títulos.” A direção do Esporte Clube Colorado ressalta que Paulo Gaúcho é uma excelente escolha para comandar a equipe... “Trata-se de um profissional com vasta experiência no futebol... Um vencedor.” PAULO GAÚCHO Paulo Gaúcho é exjogador profissional de futebol. Foi campeão brasileiro, em 1994, com o Criciúma (SC). Defendeu também, como jogador profissional, as cores do Ipiranga (de Erechim) e do São Luis (de Ijuí). Conquistou, em 2008, como treinador, o Campeonato de Futebol Amador, com o Grêmio (de Ibirubá).

Centro Administrativo Roos: Uma nova fase se inicia O centro administrativo Roos marca o inicio de uma nova etapa para a empresa E. Orlando Roos, pois a empresa está prestes a completar seu cinqüentenário em janeiro próximo. “É um sonho que se realiza, pois era uma das coisas que queria construir, não digo que não vou mais construir nada, mas era uma grande obra que queria realizar, conforme comenta a realização, o presidente da empresa Sr. Erni Orlando Roos. O centro administrativo está localizado em local estratégico no município de Não-Me-Toque na RS 142 - Km 21, bem próximo a sua Filial 01 onde abriga 23 setores administrativos juntamente com a Agropecuária Erni Orlando Roos, em um local amplo com 2.300 m² com arquitetura moderna e arrojada desde sua estrutura externa no formato de uma vagem de soja, como interna onde conta com o que há de mais inovador e tecnológico em questão estrutural. Anexo ao centro administrativo, está um auditório com capacidade para 140 pessoas, objetivando a realização de eventos, treinamentos, palestras entre outros. A empresa que tem por característica a inovação e qualidade por isso apresenta na nova estrutura toda acessibilidade necessária, segurança, elevador, estacionamento e projeto estrutural condizente à modernização que a empresa está passando e aos 50 anos de trabalho recompensa esta se completa nesta grande jornada de trabalho. Portanto é com orgulho que apresentamos o centro administrativo a clientes, fornecedores e comunidade em geral. Pois a principal preocupação da empresa é atender da melhor maneira a todos. Novo fone: 54 3320-0000. Novo endereço: RS-142 - KM 21, próximo à Filial 01 de Não-Me-Toque. Fonte: marketing@sementesroos.com.br

CANARINHO - O Canarinho perdeu de 0x1, para o seu xará, sábado passado em Selbach. O técnico escalou para este compromisso: Jair, Gilberto, Airton, Egon, Luiz Alberto, Cadore, Jorge, Ede, Cézar, Jorge e Valmor. Também tiveram chance de jogar: Claudiomiro, Arinei, Alexandre, Fuca e Jadir. Hoje, em Tapera, o Canarinho fará amistoso com Pôr do Sol. A delegação partirá, às 14 horas, do Posto Augustin. VETECOL - O Vetecol sofreu, domingo passado, no Estádio Waldomiro Graeff, a terceira derrota do ano. Desta vez frente ao Master (de Soledade) com placar de 2x4. A tarefa de fazer os descontos ficou a cargo de Silvano e Odair. Saíram jogando: Barroso, Airton Görgen, Renato, Jairo, Dama, Ronei, Fábio, Luizinho, Odair, Silvano e Biro-Biro. Entraram depois; Henrique, Valdir e Mika. Amanhã, a partir das 10 horas, no Estádio Waldomiro Graeff, o Vetecol medirá forças com a Aesa (de Espumoso).

Prédio tem o formato de uma vagem de soja

Futsal do Sesi

Equipe Augustin

Veteranos

Teve início, ontem à noite, no Ginásio Breno Kirinus, o Campeonato de Futsal do Sesi (categorias livre e master). Houve, na primeira rodada, três jogos: Jan x Grazmec (master), Jan A x Jan B e Jan C x Augustin (livre). Próximas rodadas: 4/6 - Jan A x Jan C e Jan B x Grazmec (livre). 6/6 - Augustin x Jan, Jan B x Jan C e Grazmec x Augustin (livre). Os campeões ganharão o direito de disputar a fase regional.

Equipe Jan B

PINHEIRINHO - O Pinheirinho bateu o Aliança, domingo passado em Passo Fundo, com escore de 3x2. Os gols foram anotados por Doce (2) e Clides. Mostraram-se em campo no início: Ilário, André, Clides, Volmir, Kuki, Eduardo, Fernando, Doce, Pelé, Sérgio e Everaldo. Do banco de reservas só foi aproveitado o atleta Beno. Hoje, em Esquina da Sorte (interior de Tapera), o Pinheirinho jogará com o Dragão da Serra. A delegação deverá embarcar, às 14 horas, no Posto Augustin. DETROIT - O Detoit fará amanhã (3/6), em São José do Centro, a partir das 9 horas, jogo amistoso com a equipe do Ouro Preto (de Carazinho). A delegação marcou embarque, para às 9 horas, na Praça Otto Schmiedt. Segundo a diretoria do Detroit: ao meio-dia haverá um almoço de confraternização.


Correio Regional 2 Junho 2012