Issuu on Google+

Vêm sendo alvos de críticas, em Não-Me-Toque, os vereadores que receberam altos valores de diárias nos primeiros meses do ano. Os não-me-toquenses têm a esperança de que, de agora em diante, haja mais moderação. CIRCULA EM NÃO-ME-TOQUE, CARAZINHO, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XXXV - Nº 1777 - 27 DE ABRIL DE 2013 - VENDA AVULSA: R$ 3,00

Os melhores óculos de grau e solares... Lentes com proteção ultravioleta. fioscar@fioscarcentroautomotivo.com.br

AGILIDADE E EFICIÊNCIA EM: l Manutenção de veículos nacionais e importados. l Alto padrão de qualidade em qualquer marca. l Assistência especializada em injeção eletrônica. l Manutenção de ar condicionado veicular.

Igreja Luterana da Paz tem programa de serviço social

Ótica Feldmann

Rua Polidoro Albuquerque, 625 Bairro Vargas Carazinho (RS)

ÓCULOS GRAU E SOLARES

Carazinho - No calçadão

TELEFONES 54-3331-1412 54-9616-9343

Telefone 54-3331-2887

Bairro Santo Antônio sente a força da mobilização popular

PÁGINA 6

Sementes Roos mostra sua tecnologia para estudantes

PÁGINA 4

Renato diz estar aberto para as sugestões dos bem-intencionados

PÁGINA 3

Vacinação contra a gripe continua O Ministério da Saúde anunciou, quarta-feira (24), a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. Com os índices de imunização abaixo da meta o prazo para os grupos de risco receberem a dose foi ampliado até 10 de maio. A meta da campanha, que começou em 15 de abril, é vacinar 80% do público-alvo. A região sul conseguiu a maior adesão da população. Foram vacinados quase 2,4 milhões de pessoas, representando 60,6% de cobertura. O Rio Grande do Sul imunizou mais de 1,1 milhão de pessoas, superando 60,75% no índice de vacinados do Ministério da Saúde. Em Carazinho, segundo o secretário de saúde, Anderson Kurtz, mais de 50% da meta foi atingida já no sábado (20/4) - Dia D da vacinação nacional contra a gripe.

CONVITE PARA MISSA DE 30º DIA DE FALECIMENTO Viúva, filhos, noras, netos e bisnetos de

Erni Bender ainda consternados com o seu falecimento convidam a todos para a missa de trigésimo dia, em 5 de maio/2013, a partir das 8 horas, na Igreja Matriz Cristo Rei. MENSAGEM DA FAMÍLIA Deus leva de nós o que mais amamos, quando menos esperamos e sem nenhum aviso. E a culpa? A culpa é da vida que tem início, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto por perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: não importa onde esteja... estará sempre conosco!

O prefeito disse, em coletiva à imprensa, no dia 19 de abril, que seus grandes conselheiros são as pessoas íntegras que efetivamente desejam o bem para Carazinho. Veja página 12.

Plano Safra 2013 AGRICULTOR, FROTISTA E DEMAIS CLIENTES... APROVEITEM. Óleo diesel com preço especial à vista ou pagamento após a safra 2013. Proposta para produtos retirados diretamente das bombas de abastecimento. No Posto Augustin-Shell você encontra também gasolina V-Power: combustível garantido pela Shell usado na Stock-Car e na Fórmula 1.

Posto Augustin

HÁ 55 ANOS VENDENDO PRODUTOS DE QUALIDADE E CONFIABILIDADE.

Av. Alto Jacuí, 1080 - Não-Me-Toque/RS Telefone 3332-1726

Loja 1: Av. Flores da Cunha, 3980 Televendas: 54-3329-7600 Carazinho

Loja 2: Av. Flores da Cunha, 606 Televendas: 54-3330-2366 Carazinho

Loja 3: Av. Brasil, 2491 - Boqueirão Televendas: 54-3313-0715 Passo Fundo


2 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Opinião

Francisco de Campos

"Classificam-me de reacionário... Eu sou... Reajo contra tudo que entendo estar errado." (Nelson Rodrigues)

Visão popular

Registros n Não-Me-Toque não inscreveu agremiação no Campeonato Regional de Futsal (categoria principal). Confirmaram presença no certame, que começa no dia 11 de maio, Selbach, Espumoso, Ibirubá, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Alto Alegre e Tapera. Já para o campeonato feminino estão inscritas representações de Selbach, Ibirubá, Espumoso, Alto Alegre e Tapera. Não-Me-Toque também não inscreveu equipe feminina. n A Acint (Associação Comercial e Industrial de Não-Me-Toque) busca apoio financeiro das empresas filiadas para a compra de um veículo que vem sendo reivindicado pelo 4º Pelotão Policial Militar. Sabese que a guarnição conta, atualmente, com uma só viatura (cedida pelo comando da polícia militar de Carazinho). Mais informação sobre a campanha pode ser obtida pelo telefone 3332-1887. n Houve jogos interescolares, dia 23 de abril, no IEESFS (Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano). Participaram dezesseis equipes (masculinas e femininas) dos turnos da manhã e da noite. Feminina campeã: As Destróiers (Turma 221)- Elisa, Andressa, Milena, Lavínia, Iamara e Kelly. Masculina campeã: Só Anjinhos (Eja) Eduardo, Gerônimo, Matheus Monteiro, Jaílton, Itamar, Régis, Anderson e Michael. n Ocorrem no IEESFS, todas as quintas-feiras de manhã, aulas do grupo vocal. Atuam na orientação Julia Kuhn e Daniel

Asbam festeja resultado de mais um pedágio A Asbam (Associação Beneficente de Amparo ao Menor) fez, no dia 5 de abril, mais um pedágio com a colaboração de professores e funcionários e, também, da sociedade em geral. Funcionaram postos de arrecadação: em frente ao Solano, nas proximidades do Hospital Júlia Billiart, nas imediações do Clube União e ao lado da Fruteira Compre Bem. A arrecadação chegou a R$ 3.888,35. Vera Teresinha Meira, presidente da Asbam, diz estar sensibilizada com a resposta da sociedade de NãoMe-Toque a mais este pedágio... “Mais uma vez a equipe da Asbam pegou firme e os não-me-toquenses ajudaram. O Lions Clube de NãoMe-Toque atuou de forma voluntária. É bom ver essa gente toda trabalhando em busca de uma realidade mais justa... Assim podemos amenizar os efeitos das desigualdades sociais em Não-MeToque.”

Kuhn. A coordenação é de Ester Tariga da Silva. Em segundas e terças-feiras, à tarde, são realizadas oficinas de língua portuguesa, matemática e esportes. Participam alunos de primeiro ano do Ensino Médio Politécnico. n Às quintas- feiras, à tarde, são ministradas aulas complementares do Ensino Médio Politécnico (1º e 2º anos do turno da manhã). Os professores enfocam, nessa ocasião, as disciplinas de educação física, literatura e ensino religioso. n O próximo Bingão do Solano está marcado para 10 de maio. O local deverá ser anunciado oportunamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 33321386. n Os motoristas da prefeitura de NãoMe-Toque ameaçaram entrar em greve nesta semana. Chegaram a fazer uma paralisação, no início da manhã de quarta-feira, mas foram aconselhados a voltar imediatamente ao trabalho. Os motoristas acham que estão sendo prejudicados, em matéria de remuneração, num comparativo com outras classes de servidores públicos municipais. n Esta ameaça de greve acontece justamente dias depois de o presidente do Sindiserm (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), através do seu presidente, anunciar o resultado de negociação salarial com o prefeito. “Estamos satisfeitos”, frisou ele acrescentando que “as tratativas com o poder executivo tinham obtido o mais pleno êxito”.

Criatividade a toda prova Alunos do curso de design da Ulbra Carazinho investem na busca de um ícone (identificador) para a Copa de 2014. A tarefa, segundo a artista plástica Ilse Ana Piva Paim, permite uma conexão com a receptividade do grande certame de futebol que, no ano que vem, será sediado no Brasil. Ilse Ana Piva Paim, mestre da disciplina, mostra imagens das aulas, onde estudantes de várias cidades buscam a identificação da força brasileira pelo esporte.

Ilse Ana Piva Paim orienta os estudantes na tarefa de buscar um ícone para a Copa de 2014

Estudantes de diversas cidades da região são envolvidos em um trabalho que enfoca o futebol

n O Sebrae Carazinho está organizando, para os dias 13, 14, 15, 20 e 21 de maio, sempre das 19 às 23 horas, um curso de controle financeiro na propriedade rural. As inscrições devem ser feitas com a máxima brevidade possível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54-33293776. n Ficam abertas, até 8 de maio, as inscrições para o Campeonato de Bola 7 Master do Grêmio Aquático de Carazinho. A idade mínima é 40 anos. Mas é permitido atuar

Boca-de-lobo malfeita é perturbação em frente ao Hotel Arco-Íris A boca-de-lobo em frente ao Hotel Arco-Íris (Av. Waldomiro Graeff/Bairro Santo Antônio/ Não-Me-Toque/RS) é uma abundante fonte de odor desagradável. Não é só isso, porém, o que perturba moradores das proximidades e mesmo pessoas que só estão de passagem pela cidade. A boca-de-lobo, por falta de acabamento adequado, acarreta perigo de acidente aos pedestres. Iris Marli Kissmann e Isaías Heep, proprietários do hotel, dizem já estar cansados de apelar à prefeitura por uma solução... Jader acha que a boca-de-lobo não “Temos clientes de todas as par- condiz com a boa imagem de Não-Me-Toque tes do Brasil. Essas pessoas têm saído de Não-Me-Toque com uma impressão errada. Acham que toda a cidade enfrenta problema de mau cheiro.” Jader da Silva Nascimento, 36 anos de idade, vigilante do Hotel Arco-Íris e de outras empresas das proximidades, machucou uma perna, na boca-de-lobo mal-acabada, domingo passado (21/4), às 19h27min. Ele fazia a vigilância naquela área quando pisou, acidentalmente, no buraco e esfolou a canela (parte da frente da perna/abaixo do joeNa noite de domingo Jader machucou a lho). canela, por acidente, no buraco em frente ao hotel Para mais desespero de Jader da Silva não foi possível encontrar, em Não-Me- de e não consegui atendimento. Acho que essa Toque no domingo à noite, um profissional apto carência também não cai bem para a boa imagem a lhe fazer um curativo... “Corri por toda a cida- de Não-Me-Toque.”

Boa nova para quem precisa de reconstituição de mama Foi publicada, quarta-feira, no Diário Oficial da União, a lei que determina que na mesma cirurgia da retirada da mama, nos casos de câncer, as equipes médicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão realizar imediatamente a operação plástica para reconstruir o órgão - se as condições técnicas forem favoráveis. A lei prevê que, se a colocação da prótese não for possível no mesmo momento da mastectomia (retirada da mama), a cirurgia reparadora deverá ser feita assim que a paciente alcançar as condições clínicas necessárias. Atual-

Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19 Diretora adjunta: Candice Campos Chefe de redação: Aline Brandt CNPJ 89.785.638/0001-99

www.correioregionalrs.com.br

um atleta de 38 ou 39 anos por equipe. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3330-1388 e 3330-1391. Falar com Marlon Marques Hortêncio. n O ex-governador Germano Rigotto esteve, quinta-feira, em Carazinho. Marcou presença em reunião-almoço das entidades de classe e dialogou com o prefeito Renato Süss no início da tarde - acompanhado do deputado estadual Márcio Biolchi. Ao longo da tarde e, à noite, fez uma série de outros contatos na cidade.

Rua Pedro Fleck, 185 - Não-Me-Toque (RS) Telefones: 54-3332-1883/54-3332-3842 Rua Venâncio Aires, 13/Sala 217 Centro Comercial Esplanada - Carazinho (RS) Telefone: 54-3331-1883

mente as cirurgias são adiadas indefinidamente em muitas unidades do sistema público de saúde. O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em média, mais de 50 mil brasileiras desenvolvem a doença anualmente. De 2008 até 2012, segundo dados do SUS, 68 mil mulheres tiveram a mama retirada por conta do câncer. Nesse mesmo período, menos de 10% conseguiram fazer a cirurgia reparadora. Na há dados do governo federal sobre o número aproximado de mulheres que aguardam na fila.

E-mails: franciscodecampos@correioregionalrs.com.br redacao@correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br assinaturas@correioregionalrs.com.br opiniaodoleitor@correioregionalrs.com.br Impressão em Off-Set rotativa Cia da Arte CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - Fone: 55-3331-0318 - Ijuí/RS


Geral

Sementes Roos mostra sua tecnologia para estudantes

Sindimáquinas defende reajuste salarial de 10% Reajuste salarial de 10%. Redução da jornada de trabalho para quarenta horas semanais. Auxílio-creche (reenbolso integral de valores pagos por atendimento de filhos de até seis anos de idade). Dispensa de aviso prévio para trabalhador que comprove novo emprego. Alimentação. Ampliação do auxílio-maternidade (para seis meses). Estas são as reivindicações que o Sindimáquinas (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas) vem apresentando à classe patronal. A campanha sindical 2013, liderada por Luiz Sérgio Machado, quer que o piso dos trabalhadores permaneça 10% acima do piso regional. O Sindimáquinas fez mobilização em Não-Me-Toque no início da tarde de 18 de abril. Luiz Sérgio Machado diz que os trabalhadores estão confiantes. Acreditam que a classe patronal pode acatar as cláusulas recentemente aprovadas nas assembléias.

Estudantes se inteiraram do processo de produção de semente fiscalizada

O curso de administração da Ulbra Carazinho (vinte e nove acadêmicos) fez, no dia 13 de abril, uma visita técnica à empresa E. Orlando Roos (Sementes Roos) em Não-Me-Toque. A excursão foi coordenada por Rosane Regina Pilger e Luís Marcelo Mendes. A recepção, na empresa, ficou a cargo da gerente Patrícia Roos. Objetivo da visita: conhecer o processo operacional e as tecnologias utilizadas no beneficiamento de sementes. As explicações aos estudantes foram transmitidas pelo gerente operacional Mirno Bauer. Os acadêmicos consideraram a visita muito proveitosa. Podem, assim, aliar a teoria obtida em sala de aula com a prática do dia-a-dia de uma organização empresarial.

FIORA Automóveis e Imóveis

Lideranças sindicais desenvolveram um trabalho de conscientização em frente a uma indústria de Não-Me-Toque

Assembléia de Deus preocupa-se com a legislação contra incêndio

Automóveis - Casas - Camionetas Terrenos - Motos - Apartamentos

Em Carazinho, dia 25 de abril, aconteceu uma grande convenção de pastores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. A principal pauta foi a nova legislação contra incêndios no RS. Também as adequações que esta legislação vai definir para todos os ambientes públicos. As igrejas querem ter tratamento diferenciado em relação a boates e afins. Para prestar esclarecimentos sobre a composição da nova lei os pastores convidaram o deputado Jurandir Maciel que é relator da Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis contra Incêndio da Assembléia Legislativa/RS. Segundo Jurandir Maciel: a nova lei deve atender às necessidades de segurança de todos... “Vamos produzir uma lei moderna classificando os impactos de incêndio em três níveis: baixo, médio e alto.”

INTERMEDIAÇÃO E PERÍCIAS DE IMÓVEIS EM GERAL O lugar certo do bom negócio

Há 38 anos vendendo qualidade Rua Venâncio Aires, 730 - Carazinho/RS Fones: (54) 3331-1877 e 3331-1429 Site: www.fiora.com.br E-mail: fiora@wavetec.com.br

Palestra central ficou a cargo do deputado Jurandir Maciel

SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 3

É preciso dizer

ALINE BRANDT*

n O ex-ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Almir Pazzianotto esteve, no dia 23 de abril, em Porto Alegre. Fez palestra, na sede do Sinduscon/RS (Sindicato da Indústria da Construção Civil), sobre o tema: Legislação trabalhista x Custo da insegurança. n Almir Pazzianotto foi ministro do TST de setembro de 1988 a março de 2002. Também exerceu, de 1985 a 1988, as funções de ministro do trabalho (durante o governo de José Sarney). n Segundo Almir Pazzianotto: o empresário brasileiro vive hoje insegurança jurídica na hora de contratar um profissional... “A legislação trabalhista envelheceu e o empregador não sabe como proceder.” n Para Almir Pazzianotto o governo brasileiro não pode mais ignorar a existência do empregador. “Os empresários são responsáveis pela geração do emprego e pela sua manutenção. Mas quem gera emprego e renda é penalizado no país. Os empresários têm sido alvo, com frequência assustadora, de ações trabalhistas muitas vezes milionárias.” n Almir Pazzianotto disse, ainda, que a legislação trabalhista é implacável com os empresários brasileiros. “Além desta insegurança temos a competitividade com os produtos estrangeiros.” n Para o presidente do Sinduscon/RS Paulo Vanzetto Garcia a legislação trabalhista é o maior problema na construção civil... “Mais de 50% do contingente de funcionários do setor está na informalidade e prefere não assinar a carteira. Nessa situação se encontram os melhores trabalhadores. Hoje, em todo o país, 60% dos trabalhadores da construção civil atuam na informalidade.” CORRUPÇÃO E OPORTUNIDADES n Nos chegou, via emissora de rádio, dias atrás, uma orientação de como evitar possíveis prejuízos em postos de combustível. Recomendou o especialista que o cliente, ao abastecer seu carro, preste muita atenção no comportamento do frentista. Aconselhou, inclusive, a sair do carro e observar quantidade e valor constantes na bomba (desde o início da operação). Todo esse aconselhamento foi transmitido de forma natural. Sem um mínimo de constrangimento. n O autor da orientação tem, é verdade, conhecimento de que no Brasil há risco de prejuízo em quase tudo. Isso, porém, devia nos envergonhar... Devia estimular para uma ação concreta contra essa imagem de criminoso que quase todos nós, brasileiros, temos. A verdade, contudo, é que nos acostumamos à idéia da precaução porque entendemos ser muito difícil - até utópica - a definitiva solução. n No Japão, ao entrar em shopping, consumidores brasileiros são encarados com suspeita... Em determinadas ocasiões o serviço de alto-falante do shopping chegou a anunciar: “Atenção, senhores lojistas, alertamos que alguns brasileiros acabam de entrar neste centro comercial. Recomendamos especial cuidado”. Nos tempos de criança ouvíamos comentários assim de outros países da América Latina. Não do nosso Brasil. n Convenhamos... Em Londres (Inglaterra) as bancas de jornal funcionam sem atendente. A pessoa chega, pega o jornal, deposita o valor correspondente e vai embora. Tudo funciona sem a necessidade da presença de um agente de balcão. Já aqui no nosso Brasil, para se prevenir o prejuízo resultante da ação dos malintencionados, é indispensável uma pessoa, no mínimo, no atendimento da banca de jornal. n Sim... Só com atendente pode funcionar banca de jornal em nosso país. E esse atendente, em muitos casos, para não lograr o proprietário, precisa ser rigidamente vigiado. Afinal: temos a cultura da malandragem. Do aproveitar a oportunidade. “A oportunidade faz o ladrão” - reza o ditado popular. n Por último, para completar o quadro de desolamento, existem as leis trabalhistas que protegem o empregado (atendente de banca de jornal inclusive). Se o patrão toma precaução em tudo. Não dá brecha para levar vantagem... Mesmo assim, no final, corre o risco de ser levado para a justiça e, então, só Deus sabe. Quase sempre o prejuízo é maior do que as moedas que desaparecem da caixinha da banca. * Mestre em história, jornalista e pesquisadora


4 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Geral

Desempenho de cultivares de soja em Tarde de Campo da Cotrijal

Bairro Santo Antônio sente a força da mobilização popular

Onze cultivares de soja, que estiveram no campo na safra 2012/2013, foram tema de uma tarde de campo. Época de plantio, manejo e controle de pragas e doenças foram avaliados e debatidos durante a atividade, desenvolvida pelo Departamento Técnico da Cotrijal, na tarde de 23 de abril, junto à unidade de Linha Jacuí (Victor Graeff), com a participação de 60 produtores. Conforme o coordenador técnico da Cotrijal, Fernando Geraldo Martins, o objetivo foi Trabalho foi desenvolvido no interior de Victor Graeff apresentar variedades que estão presentes nas lavouras da região e comparar os mações e avalia a safra de soja de forma positiva. rendimentos. “O dia de campo oportunizou veri“São eventos como este que podem nos auxiliar na ficar os pontos positivos e os fatores que determihora de escolher uma cultivar. A safra de soja aprenaram alguma quebra na produção e ouvir o que o sentou muitos problemas devido a pragas e doennosso produtor fez em sua propriedade”, revela ças e a parceria com os profissionais do departaMartins. mento técnico da Cotrijal foi determinante para o O produtor e associado da Cotrijal Rudi resultado satisfatório obtido”. (Assessoria de Wallauer ressalta a importância da troca de inforImprensa da Cotrijal)

A poeira (em dias de sol), o barro (em períodos de chuva) e os buracos, na Rua da AABB, motivaram um protesto de moradores (na manhã de 20 de abril/ sábado). Revoltadas, sob a liderança de Claudiomiro dos Santos, as pessoas fecharam os dois pontos de acesso à via pública... “Vamos pressionar até que a prefeitura resolva atender os nossos apelos” - frisaram. O vereador Gilson dos Santos (Maninho), que foi se inteirar da mobilização, prometeu que exigiria da prefeitura providênci- Apelo por melhorias na Rua da AABB foi as imediatas. Garantiu que, o atendido pela prefeitura em poucas horas mais tardar na segunda-feira (22/ zações.” 4), os problemas apontados pelos moradores seriFizeram parte do movimento na Rua da am solucionados. Os manifestantes optaram, enAABB: Claudiomiro dos Santos, Maria Olinda tão, por lhe dar um voto de confiança. Gomes, Marli Terezinha dos Santos, Elaine dos Em telefonema ao Correio Regional, segundaSantos de Freitas, Alex dos Santos, Hélio José feira à tarde, Claudiomiro dos Santos informou Zuirtz, William Felipe dos Santos, Rosângela que a prefeitura tinha executado obras na Rua da Beffart, Terezinha Siqueira, Maristela Domigues, AABB. Agradeceu pela presença do jornal no palLuiz Carlos Vieira, Elisângela Alves Vieira, Marlon co de mobilização e mostrou-se satisfeito por ver Siqueira e Sérgio Rodrigues. o episódio concluído com pleno êxito... “Sentimos que a força popular pode conseguir grandes reali-

Ministro aponta índices desiguais da educação brasileira Presidente do TCU foi o palestrante do primeiro Ecoando a Educação. A desigualdade entre as regiões brasileiras no âmbito da educação foi o tema central da palestra de lançamento do projeto Ecoando a Educação, da Federasul, em parceria com o Ministério Público. O evento, que aconteceu terça-feira (23), no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, trouxe o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, que anunciou uma auditoria para avaliar a qualidade de ensino no país. “A idéia é Nardes diz que na busca da qualidade mostrar o que o Ministério Público do ensino é preciso valorizar a família está realizando no Brasil em relação Interno de Avaliação de Estudos, o Brasil ocupa a à educação”, explicou o ministro. posição 53, Portugal está em 27º lugar e Finlândia O presidente do TCU afirmou que a educação em 3º”, disse. brasileira tem altos e baixos. “Há uma grande A coordenadora do projeto Ecoando a Educadisparidade regional, com imensos gargalos”, resção, Maria Cecília Kother, afirmou que um dos saltou. Para destacar estas desigualdades, apresencaminhos para melhorar a qualidade do ensino é tou os números da auditoria, destacando desde os valorizar a relação família/escola. “Nesta política gastos de União, Estados e Municípios, até taxas de valorização da família é que a educação enconde analfabetismo. Comparou o desenvolvimento tra seu maior respaldo”, reforçou. no país com Portugal e Finlândia... “No Programa

Viaje com segurança e conforto... VEÍCULOS COM AR-CONDICIONADO, CALEFAÇÃO, VÍDEO E TELEVISÃO. MOTORISTA DE LONGA EXPERIÊNCIA.

Microônibus 19 lugares

TELEFONES: 54-3331-4019 54-9981-2118 Rua Bernardo Paz, 17/Centro Comercial Esplanada/Sala 315/Carazinho-RS

Van 15 lugares

PNHR faz chamamento em Carazinho A Secretaria Municipal de Agricultura de Carazinho convida os produtores rurais que tenham renda anual de até R$ 15 mil a participarem do Programa Nacional de Habitação Rural. O PNHR integra o Programa Minha Casa Minha Vida e busca garantir subsídio financeiro para a produção de moradia aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Os recursos são concedidos individual e diretamente a pessoas físicas para aquisição de material de construção e paga- Produtores interessados no programa mento de mão-de-obra destina- devem se dirigir à Secretaria de Agricultura dos à produção de unidades habitacionais: Construção/conclusão/reforma/amOs produtores rurais interessados podem propliação. “Os produtores que se interessarem pelo curar a Secretaria de Agricultura das 7 às 13 horas, programa e se encaixarem nessa renda de até R$ 15 munidos de documentos pessoais. Mais informamil anuais podem conseguir um subsídio de R$ ções podem ser solicitadas pelo telefone 333128.500,00 para a construção de sua casa”, explica 8845. o secretário de agricultura, Leandro Nicolacópolus.


Geral

SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 7

Joanes e Jaisson destacam-se em Lagoa dos Três Cantos Não-me-toquenses indignados Tarso visita A segunda etapa do CamIsrael e Palestina peonato com as despesas de diárias Gaúcho de Som Uma comitiva do Rio Grande do Sul, liderada pelo governador Tarso Genro, marcou para ontem o início de uma missão em Israel e Palestina. A agenda inclui visitas a empresas, encontros com representantes de governos e assinaturas de acordos de cooperação tecnológica. Representantes do Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (SDRS) têm reuniões de negócio agendadas com indústrias das áreas de agrotecnologia, saúde avançada, tecnologias da informação e comunicação, software e semicondutores. Na promoção comercial, indústrias gaúchas dos setores de calçados, móveis, cutelaria e alimentos terão diversas rodadas de negócio. As secretarias da agricultura e do desenvolvimento rural irão operar acordos na área do cultivo de oliveiras e da irrigação. Já a Secretaria da Ciência e Inovação vai realizar parcerias com as universidades e os centros de pesquisa da região. A missão foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) em parceria com a Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais. No dia 2 de maio o governador Tarso Genro embarca rumo a Portugal para agendas nas áreas de turismo, cultura e gastronomia.

Automotivo, Tunning e Rebaixados, dia 14 de abril, em Lagoa dos Três Cantos, teve expressivo acompanhamento de público. Veja, a seguir, como foi o desempenho de competidores de Não-Me-Toque... Joanes dos Santos, com o seu Logus bordô, conseguiu primeiro lugar na categoria fixa sem molas, aro 13, com medida 2,5cm. Colocou-se, também em primeiro lugar, na categoria fixa sem molas, aro 14, com medida 2,1cm. Sem dúvida um competidor de primeira linha. Jaisson Rodrigues, outro não-me-toquense que compete em todas as partes da região (com o seu famoso Gol branco), obteve primeiro lugar na categoria suspensão a ar, aro 13, com medida zero. Igualmente com medida zero garantiu primeiro lugar, na categoria suspensão a ar, aro 14. A terceira etapa do campeonato está programada para 12 de maio em Espumoso. Os dois competidores de Não-Me-Toque já confirmaram presença.

da Câmara de Vereadores

Joanes dos Santos vai se dando bem com o seu Logus bordô

Gol branco de Jaisson Rodrigues também se destaca na região

A melhoria da governança O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, recebeu mais um grupo de presidentes de comissões para apresentar a nova estrutura operacional e a diretriz de controle da gestão pública - a melhoria da governança. A idéia tem sido mostrar aos parlamentares que,

apesar de não se afastar de sua missão constitucional de observar a legalidade e a conformidade dos atos de gestão, o TCU atuará de forma mais pedagógica para auxiliar gestores a adotar medidas que evitem, já na origem, as irregularidades mais recorrentes encontradas em fiscalizações.

Dia das mães anima micro e pequenas empresas Os proprietários de micro e pequenas empresas estão otimistas em relação ao faturamento com a chegada do dia das mães, tradicionalmente um bom período para o comércio. De acordo com o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), pesquisado mensalmente pelo Sebrae, 94% dos empresários entrevistados esperam ampliar ou manter o faturamento nos meses de abril e maio. Esse percentual representa um forte aumento em relação ao índice de confiança medido entre os pequenos negócios no primeiro mês do ano. O ICPN pesquisado em janeiro mostrou que 78% dos empresários esperavam aumentar ou manter seu faturamento, 16 pontos percentuais abaixo do índice atual. Essa maior confiança dos empresários na economia brasileira confirma a expectativa do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, para quem os resultados econômicos de 2013 serão ainda melhores que os registrados no ano passado. “O mercado interno continua impulsionando os pequenos negócios e consequentemente beneficia a economia, já que as micro e pequenas são 99% das empresas brasileiras”, destaca.

Transporte gratuito para os universitários de Não-Me-Toque...

O CORREIO REGIONAL INCENTIVA ESSA IDÉIA.

MENSAGEM QUE PERMANECE www.correioregionalrs.com.br

Link do Correio Regional, com chamamento para matéria sobre as diárias dos vereadores de Não-Me-Toque, registrou de imediato oitenta e três compartilhamentos. Houve recorde de acesso ao site do jornal e muitos comentários de pessoas satisfeitas com a informação mas desgostosas com a forma de procedimento de alguns detentores de cargos eletivos... - Neli Fath - “Mas que coisa hein...” - Domingos Antônio Costa - “Cidade mais rica... NMT está na mídia internacional... Deve ser isso.” - Luciane Noll - “Essa pessoa foi o vereador mais votado da nossa cidade. O povo votou em um cidadão e elegeu um pesadelo.” - Waldir Antônio Heck - “Quando é possível fazer avaliações objetivas sobre o desempenho desses vereadores é importante confrontar custo e benefício das viagens.” - Tiago da Silva - “Parabéns ao campeão. Só que não...” - Izandra Alves - “Só tenho a dizer: cada povo tem o governo que merece!” - Tiago da Silva - “Ninguém merece...” - Monique Spielmann - “Foi o mais votado pela compra de votos... (aliás como QUASE todos) porque realmente ainda temos alguns que não apelaram pela compra de votos e sim para sua honestidade (os quais não se elegeram), mas infelizmente as pessoas não ligam para o real objetivo dos políticos e não correm atrás, não cobram o que eles prometeram... Daí eles se provalecem e roubam até não poder mais, as pessoas têm que entender de uma vez por todas que os políticos são funcionários PÚBLICOS! Não é só um direito nosso fiscalizá-los, mas é um dever!” - Gui Schuster - “Izandra Alves nem sempre às vezes o povo sofre junto por pessoas fazerem burradas ou não saberem ao certo eleger alguém decente aí como a maioria ganha não adianta ter 100 pessoas com cabeça e outras 300 sem cabeça porque o povo vai sofrer igual por essas pessoas. Mas NMT sofre disso faz tempo.” - Clovis Traesel - “Entendo que os cargos do executivo, legislativo e judiciário devem ter suas despesas (gastos efetivos comprovados) de viagem ressarcidos. Aliás, o Presidente da Câmara, no caso específico dos vereadores em NMT, foi cobrado no dia 18/02/2013 a se posicionar sobre esta questão diárias x ajuda de custo e simplesmente está ignorando mais esta reivindicação da comunidade. O que nos choca é que se deslocam com carro oficial, ficam hospedados em apartamentos de deputados, conhecidos, parentes e recebem os valores correspondentes a estes gastos através de "diárias". Então se não houve o dispêndio efetivo destes valores não poderiam receber em DIÁRIAS. Deveria haver somente uma ajuda de custo, só nesta simples alteração da "LEI" já haveria uma economia em torno de 70% nesta despesa. E o item diárias fica mais inchado e mais evidente quando até o motorista recebe para ficar a espera do político que levou em viagem oficial. Quanto a manifestação do sr. Waldir Antonio Heck concordo em relação ao custo x benefício, mas confrontando os dados de recursos em emendas parlamentares fica bem evidente que não é o gasto com diárias que aumentará o repasse de recursos ao município, pois outros municípios gastam menos e recebem mais.” - Francisco de Campos - “Perfeito este seu comentário Clóvis Traesel... Perfeito mesmo... Abri espaço, no Correio Regional, para os vereadores justificarem o custo-benefício. Espaço gratuito. Podem usar e abusar dessa minha gentileza. Tudo pela moralização da política em Não-Me-Toque.” - Tiago da Silva - “Francisco de Campos, algum dia eu vou entender de política. Mas antes desejo saber escrever bem 'quenem' você.” - Gui Schuster - “O dia que o Chico se eleger isso vai mudar pode ter certeza.” - Neusa Gatti - “É vergonhoso...” - Henrique Fries Neto - “Alguém elegeu, portanto deram salvo conduto para eles fazer o que quiserem como os eleitores não cobram ou têm memória curta, por isso acontece esses desmandos.” - Cristiane Graff - “ATÉ QUANDO VAMOS TER QUE PAGAR TUDO ISSO? SE LIGA MEU!” - Fátima Gonçalves - “QUE VERGONHA MEU VOTO NUNCA “TO” FORA.” - Adriane Luiza Forster - “Queremos uma explicação.” - Clovis Traesel - “Xiiiiii... E dizem que não podem reduzir o percentual de repasse à Câmara de 7% para 4, 3, 2 ou 1%... Que disparate!!! Engraçado o servidor Dario aparecer na relação, ao que me consta é motorista. ISSO É O QUE CONSTA NO SITE - “Ref. 500% de diária a Porto Alegre e outros municípios do estado do RS, para conduzir vereadores e servidores em viagens oficiais.” Valor de R$ 1.248,00 fev e R$ 1.248,00 - mar... Só não recebeu em janeiro porque estavam em recesso.-... Será que vai e fica esperando em POA??? R$ 249,60 por dia... É mole... Haja taxa de lixo para isso!!!” - Ricardo Liedke Rosa - “É isso aí meu amigo Clovis... Não tem como reduzir o percentual porque querem faturar mais... Mas temos que pressionar para que no próximo ano eles não recebam mais 7%... Se não dá esse ano, então que AGORA se faça a lei para ser aplicada já no ano que vem... Aí quero ver qual será a desculpa deles...” - Jucemara Santos - “Olha para onde vai o dinheiro dos munícipes da nossa Não-Me-Toque não é a toa que estão trocando de carro como se troca de roupa.” - Joel Borba - Parabéns, Francisco de Campos, pelo trabalho que está fazendo em relação aos GASTOS PÚBLICOS a comunidade precisa ser informada SEMPRE!”


6 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Geral

Igreja Luterana da Jovem morre no choque de duas motocicletas Duas motocicletas colidiram Paz tem programa frontalmente, às 15 horas de 20 de serviço social de abril, no trecho de acesso ao A Igreja Luterana da Paz, sob a liderança do pastor Alex Ziemann, está implementando um programa de serviço social. O objetivo, segundo ele, é arrecadar donativos para as creches da Asbam (Associação Beneficente de Amparo ao Menor) e, também, dar um acompanhamento espiritual para as crianças que lá passam o dia (unidades dos bairros Santo Antônio e Industrial). A primeira parte do projeto, segundo pastor Alex Ziemann, dar-seá com a arrecadação de leite, papel higiênico, fralda descartável e azeite. São convidados a ajudar: os membros da comunidade luterana e, também, a sociedade em geral. O pastor espera grande arrecadação de produtos nos cultos do mês de maio. Explica que também podem ser canalizados donativos, durante a semana, à sede da Igreja Luterana da Paz (proximidades da cooperativa).

Parque de Eventos Gorgen. O acidente ocasionou a morte de Júnior Batista (26 anos). Júnior Batista conduzia uma das motocicletas (sentido NãoMe-Toque/Parque de Eventos Gorgen). A outra motociclera era conduzida por Diozer Calegari (que seguia em direção a Não-MeToque). Júnior Batista não resistiu a gravidade dos ferimentos. Já Diozer Calegari quebrou um dos braços. Recebeu atendimento em um hospital da cidade mas já foi liberado. POSTE Thomas Liska (19 anos) conduzia, pela Av. Guilherme Augustin (sentido Centro/Bairro Viau), no início da manhã de 20 de abril, o Focus placas ITJ 8757. Nas proximidades do Posto Ipiranga acabou atingindo um poste da rede elétrica. O veículo ficou bastante danificado. Thomas Liska, entretanto, sofreu

Corsan faz investimentos em Não-Me-Toque

Focus conduzido por Thomas Liska destruiu poste na Av. Guilherme Augustin

Júnior Batista

apenas ferimentos leves. FURTO A Evidence Modas (Av. Alto Jacuí, 355) foi alvo de ladrões na madrugada de 22 de abril. A proprietária Edila Derlan diz que ao chegar para trabalhar, na manhã de 22 de abril, percebeu que uma das janelas (que fica nos fundos da loja) havia sido arrombada. Os ladrões levaram diversos casacos femininos.

A Unidade de Saneamento de Não-Me-Toque, dando continuidade ao Programa de Substituição de Redes, realizará a substituição de 120 metros de redes de PVC DN 50 e os ramais prediais na Rua AABB, no trecho compreendido entre a Rua Princesa Isabel e a Av. da Produção. Também serão substituídos 100 metros de tubos de 32mm por redes de PVC DN 50mm na Rua AABB. A substituição se faz necessária para adequar a rede que, devido a mudança do perfil da rua, ficou entre os postes de energia elétrica. Esta ação da Corsan, do governo do estado e da Secretaria de Habitação e Saneamento visa a melhoria do sistema de abastecimento de água que trará benefícios a toda comunidade de Não-Me-Toque. Os transtornos serão temporários, mas os benefícios serão permanentes. Mais de 12 quilômetros de redes antigas e precárias já foram substituídas na cidade de NãoMe-Toque, resultando em melhorias significativas para o abastecimento de água da cidade, com diminuição do rompimento de redes, com redução do índice de perdas e uma melhor pressurização do sistema de abastecimento em vários bairros da cidade. Para mais informações entrar em contato com o gerente da Unidade de Saneamento de Não-Me-Toque, Paulo Roberto Cervi, através dos telefones 3332-1377 e 99057067. (Assessoria de comunicação da Corsan)

CR Comunidade PPS Para: VIZINHOS Quando serão tomadas providências em relação aos terrenos baldios no centro da cidade? Não suporto mais tanto mato e infestação de insetos devido ao matagal ao lado da minha casa. Quem é responsável pela limpeza? PREOCUPADO Para: TODOS Pois então... Fui dar uma olhada como estão as diárias dos nossos “representantes” e, não para a minha surpresa, os dados são (por ordem de quem embolsou, digo, recebeu mais dinheiro do povo): 1º) Pedro Paulo Falcão da Rosa = R$ 5.803,20, 2º) Ibanez Vitor de Quadros = R$ 4.992,00, 3º) Paula Samuel van Schaik = R$ 4.056,00, 4º) Valdir Alberi Kirst = R$ 3.432,00, EMPATADOS EM 5º) Antoninho Leocir Baldissera, Carlos Alberto Bacher e Everaldo Quadros de Moura = R$ 1.092,00 (cada), 8º) Gilson dos Santos = R$ 468,00, 9º) Neuri Ivanor Sprandel = R$ 0,00 - Dados esses consultados no site da transparência da Pref. Mun. de NMT, no dia 16/04/2013 às 0h15min. O total que 8 dos 9 vereadores já embolsaram é de R$ 22.027,20. Se dividir esse valor por 8, pois 1 vereador não tem diária recebida (ou divulgada), o valor por vereador é de R$ 2.753,40. Sendo assim, fica a pergunta: eles estão ganhando mais dinheiro do povo em diária ou trabalhando? RUAS Para: TODOS Não-Me-Toque está uma reclamação só. Mato, buracos, estradas do interior intransitáveis e agora??? FALCÃO Para: COMUNIDADE Caros leitores, de certo o seu Neuri não vai pegar diária só para devolver o recurso para a prefeitura, para se promover na próxima eleição?

VIZINHOS Para: PPS Liguei para a fiscalização e fui informado que o responsável pelos terrenos baldios e as calçadas são de responsabilidade do Beto Barboza alguém sabe quem é ele??? Vamos cobrar já que estamos pagando nossos impostos. COMANDO INVISÍVEL Para: INTERESSADOS Estive afastado de minha cidade por um período, mas sempre acompanhando as postagens. Acho que vou mudar o rumo. Companheiros, estamos esquecendo de uma coisa simples, mas vital. Onde está o passeio público de nossa cidade? Nossas ruas? Tomadas de cacos de vidro, buracos e material de construção. Sim material de construção, nas calçadas e ruas. Onde estará o código de obras? Que diz que o passeio tem que dar prioridade para pedestres. Um promotor seguiu tanto a risca isto que retirou das calçadas as cadeiras que os estabelecimentos colocavam para seus clientes. E o material de construção e os cacos de vidro, ferragens sendo amarradas no meio da rua sem qualquer sinalização? Senhores proprietários, não venham com a conversa de que estão promovendo o crescimento da cidade ou que se fulano pode eu também posso. Vamos cada um cuidar dos seus problemas, com suas construções. Hoje já não ocupam somente calçadas, mas grande parte das ruas, forçando pedestres a conviverem em meio a carros e caminhões. Se temos leis, acho que está na hora de cumpri-las. Não interessa se é o fulano ou o senhor fulano que esta transgredindo a mesma. Afinal uma administração é para todos e não para alguns. E quanto a diárias, só se fala tanto delas agora por que se pode verifi-

car no portal. Já acontece desde sempre. Vamos cobrar junto com diárias o que se trouxe de retorno com o uso das mesmas, pois garanto que algo de positivo se consegue com elas. Não adianta somente falar, o correto é participar. A administração está dando esta oportunidade, façam como eu compareçam e participem e falem pessoalmente. Não pensem que não estou vendo o que acontece, apenas achei melhor observar, (abraço amigo observador). Grande abraço a todos companheiros, a luta continua. DIÁRIAS Para: INTERESSADOS E no município vizinho, como Lagoa dos Três Cantos, como anda a farra das diárias? FRANCISCO DE CAMPOS Para: CIDADANIA O prefeito Piva recebeu, de diárias até agora, R$ 4.536,83. A vice-prefeita Teodora recebeu R$ 2.490,69. Seriam estes dois líderes do poder executivo em Não-Me-Toque - menos operantes que os vereadores Pedro Paulo, Ibanez, Paulinha, Kexinho? Seriam? Dá para perceber que a vice-prefeita recebeu, de diárias, menos do que o motorista Dario César Pereira e Silva (R$ 2.496,00). ANONIMUS Para: SOCIEDADE É ridículo tudo isso. Não fazem nada e ainda ganham tudo isso e o pior é que nem ligam por que é mais importante prestar atenção no futebol, novela e tantas outras porcarias por isso que o Brasil é um lixo e quem torna isso uma merda de morar é o povo. O governo rouba e todos sabem mesmo assim ficam quietos e quem pode rouba junto. ZÉ DO POVO Para: POLÍTICOS NÃO-ME-TOQUE ESTÁ AFUNDANDO... É LIXO NAS RUAS, BURACO NAS ESTRA-

DAS, FALTA DE SEGURANÇA, POLÍTICOS EMBOLSANDO DINHEIRO... E AGORA? VOTEI EM VOCÊ DR. PIVA, AGORA QUERO RESPOSTAS, MAS NÃO VERBALMENTE... OU AINDA ACHA BONITO FAZER MILHARES DE PESSOAS DE IDIOTAS? QUERIA QUE O SR. TIVESSE UMA SEMANA DA MINHA VIDA PARA REALMENTE VER COMO É SOFRER POR FALTA RESPEITO. PREOCUPRADO Para: TODOS Então, vamos as diárias dos vereadores de Carazinho, por ordem de quem faturou mais: 1º) Erlei Antonio Vieira = R$ 3.863,42, 2º) Anselmo Britzke = R$ 3.199,63, 3º) Daniel Weber = R$ 2.679,55, 4º) Paulino de Moura = R$ 2.546,17, 5º) Eduardo Haubert Assis = R$ 2.392,81, 6º) Gian Antonio Pedroso = R$ 2.311,17, 7º) Rudinei Luiz Brombilla = R$ 1.809,41, 8º) Estevão de Loreno = R$ 1.758,60, 9º) Alaor Galdino Tomaz = R$ 521,30, EMPATADOS EM 10º): Fernando Sant’Anna de Moraes, Gilnei Alberto Jarré, Josir Antunes, Márcio Luiz Hoppen, Orion Albuquerque e Otto A. Gerhardt Neto = R$ 0,00 - Dados esses consultados no site da transparência da Pref. Mun. de Carazinho, no dia 18/04/2013 às 22h46min. O total que 9 dos 15 vereadores já embolsaram é de R$ 21.082,06. Se dividir esse valor por 9, pois 6 vereadores não tem diária recebida (ou divulgada), o valor por vereador é de R$ 2.342,451111. PP/NMT Para: TODOS NOSSA MÃE... OLHANDO O SITE DA TRANSPARÊNCIA, CONSTATEI QUE AKATIUSKAJÁ PEGOU MAIS DE R$ 3.000 DE DIÁRIAS. ESTÁ GANHANDO MAIS QUE A PRIMEIRA-DAMA... ONDE ISSO VAI PARAR? PELO QUE ESTOU VENDO O PMDB ESTÁ COMEÇANDOABOTARAS

MANGAS DE FORA... BEM QUE EU AVISEI... AGORA NÃO ADIANTA RECLAMAR... TEM QUE ENGOLIR SECO... OUTRA COISA: NÃO TINHAM CRIADO UM CARGO PARA A PRIMEIRADAMA? PORQUE NOMEARAM ELA PARA A SECRETARIA DE GABINETE ENTÃO? CLARO... ESSECARGOÉREMUNERADO... É O FIM. AGRICULTOR Para: COMUNIDADE Em Lagoa dos Três Cantos tem funcionário público (cargo de confiança do prefeito) recebendo bolsa família. PARTIDÁRIO DO PP Para: PP/NMT Ser coerente e justo, não é um favor é um dever. A Katiucia não é do PMDB. Faz um tempão que é filiada ao nosso partido PP sendo secretaária da viceprefeita nos últimos 15 anos. Não seria de confiança da vice sendo de outro partido... Nós do PP é que estamos tendo que ENGOLIR ela a seco... E sem achar culpados. OBSERVADOR Para: POVO Gostaria de dizer para as pessoas que reclamam de nossos políticos que agora não adianta reclamar. A maioria do povo foi avisada nas eleições que se o atual prefeito ganhasse teríamos mais quatro ano de atraso em nossa cidade. Então agora eu acho que quem mais uma vez não quis escutar tem que aguentar tudo isso que está acontecendo... Terrenos baldios virados em mato, estradas em buracos, saúde a desejar e estradas sem pavimentação. Isso ai pessoal. Parabéns para vocês que se desiludiram por mais quatro anos e se facilitar, por qualquer merreca, se sujeitam a sofrer mais e mais e mais. LEITORA CR Para: FRANCISCO CAMPOS Sr. Francisco Campos, no

mínimo posso classificar como incoerente a sua comparação feita com o valor das diárias recebidas pela vice-prefeita com o motorista Dario Cezar. Vale lembrar que ele é funcionário público, está exercendo a sua função, que por sinal, exerce com extrema responsabilidade e profissionalismo, sendo o melhor motorista em exercício no nosso município, sem mencionar todos os méritos da época em que era motorista da ambulância e vereador, tendo ajudado inúmeras pessoas em nosso município. Portanto, lembro que se recebeu diárias, é porque estava trabalhando ou preferia o sr. que ele usasse o dinheiro do seu próprio salário para pagar alimentação e hospedagem quando está em serviço dirigindo pela Câmara de Vereadores? Acredito que no mínimo esse profissional merece respeito nos comentários em que mencionam o seu nome, pois se hoje ele é motorista da Câmara de Vereadores, é pela segurança que todos possuem por estar em um veículo dirigido por ele. FRANCISCO DE CAMPOS Para: LEITORA CR Cara leitora... Com todo respeito... Preciso dizer que sua postagem me deixou profundamente consternado. Sinto um verdadeiro ódio pelos vereadores que acarretaram tanto serviço (e tantos ganhos de diárias contra-vontade) para esse seu tão brilhante motorista. Abraço e continue utilizando o nosso mural para a construção da moralidade política em Não-MeToque.

OBSERVAÇÃO: Por limitação de espaço nem todos os recados do mural são publicados no jornal. www.correioregionalrs.com.br


SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 7

Social

Telefone: 54-3383-1873 E-mail: gabibarbacovi@yahoo.com.br Rua Dr. Flores, 200/Centro Espumoso-RS - CEP 99400-000

Pr ogr ama Religioso Progr ograma

n O primeiro aniversário de Gabriela Fritzen foi festejado, dia 20 de abril, na Associação Stara. Os votos de felicidade, através do jornal, são dos pais e dos outros membros da família.

n O casamento de Jeferson Gonçalves e Nádia Corrêa foi oficializado, dia 20 de abril, em NãoMe-Toque. A recepção aos convidados se deu na sede da Afujan.

Nascimentos Hospital Alto Jacuí: 22/4 - CAROLINA GABRIELA, filha de Cristine Savadinscky e Gilvano Adriano Scherer. 24/4 - GUSTAVO, filho de Antônia Luciene Albuquerque e Doien Adir Batista. Hospital Júlia Billiart: 16/4 - JÚLIA, filha de Giseli Cristina Walker e Fabiano von Frühauf. 17/4 - MICAEL, filho de Simone de Lima e Denilson Soeiro Viana. 20/4 - BRAYAN RAY, filho de Rosinha de Farias Kuhn e Éder Valberto Scharlau. 22/4 - MIGUEL, filho de Cristiane Aparecida Drehmer e Adavilson Rômulo Krombauer. 22/4 - ÁGATA CAROLINE, filha de Marisete de Oliveira Pinto e Douglas Giliard Bomfim Bueno. 22/4 - FERNANDO VALENTIN, filho de Priscila Maiara do Carmo e Anderson Romano Bohn.

Laercia Souza

Miau.

..

n O saxofonista Silvano Raber comemorou, no dia 14 de abril, sessenta e nove anos. Recebe hoje, através do Correio Regional, os cumprimentos de suas filhas Varna e Mirna e, também, dos demais membros da família.

n Geovana Maria Ellwanger comemorou o primeiro aninho de vida, dia 21 de abril, cercada de amiguinhos e amiguinhas, na Fundação Guilherme Augustin. Os beijos e abraços são dos pais Diego e Sueli.

Ani sár ios Anivver ersár sários

PARÓQUIA CATÓLICA HOJE: 15 horas - missa em Colônia Vargas (Nossa Senhora de Fátima); 18 horas - missa na matriz; 19 horas - missa no Bairro Industrial (São Cristóvão); 19h30min - missa no Bairro Santo Antônio (Santo Antônio). AMANHÃ: 8h30min - missa na matriz. DIA 30/4: 18 horas - missa no Hospital Júlia Billiart. DIA 2/5: 18 horas missa no Hospital Júlia Billiart. DIA 3/5: 19h30min - missa no Bairro Arlindo Hermes (Sagrada Família). PARÓQUIA EVANGÉLICA HOJE: 12h10min - programa de rádio; Assembléia Sinodal em Linha Três Oeste. AMANHÃ: 19 horas - culto com santa ceia. DIA 30/4: visita a enfermos e enlutados. DIA 2/5: 9h30min - ensino confirmatório primeiro ano; 10h30min - ensino confirmatório segundo ano; 13h30min - ensino confirmatório primeiro ano; 14h30min ensino confirmatório segundo ano; 20 horas - Legião Evangélica (festiva). DIA 3/5: ensino religioso no Colégio Sinodal Sete de Setembro. PARÓQUIA LUTERANA HOJE: 9h30min - culto em São José do Umbu; 19h30min - culto em Victor Graeff. AMANHÃ: 9 horas - culto em Não-Me-Toque (durante o culto escola dominical para as crianças); 19 horas - departamento de jovens em Não-Me-Toque. DIA 30/4: manhã de atendimento pastoral no escritório; 14h30min - instrução aos confirmandos segundo ano em Não-Me-Toque; 16 horas - instrução aos confirmados primeiro ano em Não-Me-Toque; 19h30min - estudo bíblico em Ernestina. DIA 1º/5: feriado; 9 horas - encontro das famílias pastorais do distrito planalto. DIA 2/5: manhã de atendimento pastoral no escritório; tarde de visitas; 19h30min - reunião da diretoria da CEL da Paz em Não-Me-Toque. DIA 3/5: manhã de atendimento pastoral no escritório; tarde de visitas. SOCIEDADE ESPÍRITA DIA 1º/5: 19h30min - sessão doutrinária ao público seguida de passes; 20h30min - sessão de educação mediúnica.

27/4: Márcia Rovadoschi, Leopoldina Berwig, Eziquiela Windberg, André Antônio Graeff, Joice Fabiéli Seidenfus, Nicolau Diel, Keli Karine da Silva, Eliane Guindani, Cláudio Trentin, Edi Lourdes Nunes Lotti, Leoni Maria Marquetti, Armirio de Souza e Plínio Lucas da Silva; 28/4: Rodrigo Althaus, Walter Barth, Mirtes Goellner, Paulo Waldir Ludwing, Terezinha Bender, Elizabete Gomid, Edilha Wilma Schüssler, Luiz Flávio Reginato, Luíza Amann, Walter Reinoldo Barth e Orlando Scharlau; 29/4: Paulo César Kuhn, Valmor Keller, Eldo Teichmann, Hamilton Goia Gerlach, Rejane Salete Rambo, Elenir Morais, Hilda Uebel, Cássio Konzen, Cleomar Antônio Fontana, Diogo Talamini, Luiz Clemente Worst, Pedro Frederico Müller e Jacó Renato Finger; 30/4: Andreia Eckstein, Elisabele Slipacka, Dorotea Schuster e Nelci Bruch Krüger; 1º/5: Cleiton Antônio Hoose, Darcídio Schmitt, Salete Hedi Weber, Jairo Appelt, Anelise Schäfer, Leonila Winter, Mônica Baumgardt, Amélia Baumgardt, Gilberto de Campos, Dalir Theis Missio e Daniella Gebert Fies; 2/5: Carlota Terezinha dos Santos Heinrich, Maristela Pagliarini, Sérgio Tombini, Herta Josefina Gehler, Joana Irene Schaeffer, Pâmela Bitencortt, Lucas Keller, Nadir Terezinha Scopel Juchem e Carolina Wallauer; 3/5: Asildo Klein, Luiz Berghahn, Antenor Dossa, Maria Catharina Stapelbroek, Noeli Berres, Carlos Henrique Blum da Silva, Dolores Mercedes Crestani, Leandro Ramires, Ricardo José Fath, Nicole Surkamp, Gerson Klein, Kauã Kern, Arthur Vinícius dos Santos Amaral, Lauri Teobaldo Pellenz e Emerson Weber.

Pizzas (doces e salgadas), massas, canelone, lasanha, frango a passarinho, polenta frita, panqueca doce...

TRÊS AMBIENTES CLIMATIZADOS E ÓTIMO ATENDIMENTO Av. Flores da Cunha, 2770 e Av. Flores da Cunha, 2771 Telefones: 54-3331-1234, 54-3331-5531 e 9982-8733, Carazinho-RS

PEÇAS AGRÍCOLAS E AUTOMOTIVAS.

Na compra de amortecedores e escapamentos a instalação é gratuita.

COMÉRCIO DE PEÇAS E REPRESENTAÇÕES A.J.H. LTDA.

Av. Waldomiro Graeff, 666, Não-Me-Toque - RS ajh.copeças@hotmail.com ajh.copeças@yahoo.com.br Fones: 3332-1787 e 3332-1709 Fax: 3332-1347


8 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Bola 7 do aquático Resultados mais recentes do Campeonato de Futebol 7 do Grêmio Aquático de Carazinho: Viamel 1x1 Junto e Misturado, MCFC 0x4 Owerkil A, Camarões 3x1 Penharol, Real 3x1 Tinkilibra, Os Bartira 1x2 Penharol, Real 2x3 MCFC e Trago Fino 4x1 Tinkilibra. Classificação: Trago Fino (18pg), Só se for agora (16pg), Viamel (11pg), Owerkil A (10pg), Penharol (10pg), Camarões (8pg), Os Bartira (6pg), MCFC (6pg), Owerkil B (4pg), Real (3pg) e Tinkilibra (sem ponto). Goleadores: Vinícius Siqueira/Só se for agora (8), Marcos Rocha/Camarões (8), Jomar Gomes/Viamel (7), Paulo Martins/Trago Fino (7), Odair Borba/Junto e Misturado (6) e Luan Borges/Os Bartira (6). Hoje, a partir das 13h15, haverá mais uma rodada no aquatico. Serão realizados quatro jogos: Camarões x Owerkil A, Tinkilibra x MCFC, Só se for agora x Os Bartira e Trago Fino x Viamel.

Geral

Aremo vai a Ernestina neste sábado A Aremo (Associação Regional de Motociclismo do Rio Grande do Sul), liderada por Ivanor Pedro Schneider, tem sede em Não-Me-Toque. O sucesso do primeiro encontro de associados da entidade, na sede da Fundação Guilherme Augustin (em Não-Me-Toque), dia 6 de abril, deixou o quadro diretivo bastante motivado. É bem expressivo o volume de atividades da Aremo já neste primeiro momento. No dia 13 de abril uma grande representação da entidade esteve no 7º Motaço (em Panambi). Já no dia 20 de abril a integração se deu no 11º Encontro SulAmericano (em Soledade). Neste sábado (27/4) o programa é o encontro-almoço em Ernestina. Organização do Moto Grupo Fera do Asfalto. A Aremo já atua em vinte seis municípios da região com um total de noventa e quatro associados. A intenção é ampliar a região de abrangência e, também, o número de sócios. É para isso que trabalham os atuais dirigentes.

Meninos do Arsenal A Escolinha Arsenal de Futsal participa, neste ano, de três competições: 1ª Copa Chevrolet Regional de Futsal, Campeonato Estadual e Copa Integração Regional de Futsal Categorias de Base. A estréia do Arsenal na Copa Integração Regional de Futsal Categorias de Base está marcada, para 9 de maio, em Victor Graeff, diante da Sociedade Esportiva Rio-Grandense (SERG). Além de Não-Me-Toque outros sete municípios serão representados na competição: SERG de Victor Graeff, Multiesportiva de Lagoa dos Três Cantos, Walter Stacke de Ernestina, E. C. Colorado de Colorado, A.D.A.J. de Tapejara, ACESAP de Santo Antônio do Planalto e Escolinha Vitória de Espumoso. O campeonato terá seis categorias: Chupetinha, Iniciação, Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Feminina (nascidas em 1998). Os jogos serão realizados aos sábados, a partir das 14 horas, na seguinte ordem: mirim, feminino, iniciação, chupetinha, pré-mirim e infantil.

Projetos esportivos têm amparo do governo estadual Promover a inclusão social por meio do esporte... Esta é uma das principais linhas de atuação da Secretaria do Esporte e do Lazer do RS (SEL). Com esse intuito o secretário Kalil Sehbe assinou, dia 19 de abril, quinze convênios com prefeituras e entidades esportivas de 14 municípios do Rio Grande do Sul. O governo estadual, através da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), investirá R$ 200mil na aquisição de materiais esportivos e promoção de atividades de lazer. Foram contemplados, com esta iniciativa, os municípios que apresentaram propostas na Secretaria do Esporte e do Lazer do RS.

Dirigentes e associados da Aremo participam de eventos em todas as partes da região

O objetivo da entidade é a integração com intercâmbio de idéias e propostas

Futsete do Sesi Foi encerrado, no dia 18 de abril, o Campeonato de Futebol 7 do Sesi em Não-Me-Toque. No embate final houve empate, de 2x2, entre Jan B e Jan C. A decisão, então, se deu através da cobrança de penalidades máximas. Conseguiu melhor desempenho a Jan B - selando um placar de 3x2. Gols de Eleomar, Éder e Ciso. Os descontos, da Jan C, ficaram a cargo de Tiano e Michael. Elenco da Jan B: Isaías (goleiro), Andrei, Chaveiro, Ciso, Diego, Éder, Elomar, Didão, Anderson, Darlei, Careca, João, Marklei, Rafael e Valdonei. Treinador: Tata. A Jan C encarou o campeonato com: Guedes (goleiro), Abel, Anderson, Tiano, Itamar, Rodrigo, Tailon, Adriano, Michael, Tiago, Cristiano e Ramon. Treinador: Tinho. DESTAQUES Campeã: Jan B. Vice-campeã: Jan C. Terceiro lugar: Jan A. Artilharia: Cristiano Batista (Jan B) e Pablo Sanini (Construtora Mânica) - com seis gols cada. Defesa menos vazada: Isaías Ritter (Jan B) sete gols sofridos. A Jan B ganhou o direito de representar Não-Me-Toquena etapa final de futebol 7 do Sesi, em julho, na cidade de Marau.

Jan B - campeã

Jan C - vice-campeã

Futsal em Carazinho A Baika/Viccenzo’s/Churrascaria do Baixinho estreou, na noite de 23 de abril, seu novo uniforme. A equipe do coração de Vitor Zanatta está disputando o Campeonato Municipal de Futsal de Carazinho. No jogo da noite conseguiu vitória de 3x0. O adversário era o Lamarque.

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOASNATURAIS DE NÃO-ME-TOQUE (RS)

EDITAL DE CASAMENTO Bel. Sérgio Dornelles, Registrador Substituto do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais de Não-Me-Toque, Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber, na forma do artigo 1.527 do Código Civil Brasileiro, que pretendem casar: - Éverton Breancini da Silva e Kéli Karine da Silva. Quem souber de algum impedimento acuse-o na forma da lei. Não-Me-Toque (RS), 22 de abril de 2013. Bel. Sérgio Dornelles Registrador Substituto

Rua Venâncio Aires, 612 Centro - Carazinho/RS

Equipe de Vitor Zanatta inaugurou uniforme na noite de terça-feira


Sテ。ADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 9


10 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Geral

Produção de canola tem demanda garantida

Publicações Oficiais do Município de Victor Graeff/RS Evento atraiu dezenas de estudantes, pesquisadores, técnicos e produtores

Estudantes, pesquisadores, técnicos e produtores reuniram-se, dia 18 de abril, em Passo Fundo, na Embrapa Trigo, para debater o cenário e as tecnologias para produção de canola. A cultura, que está se tornando fonte de renda durante o período de inverno no Rio Grande do Sul, ainda esbarra em algumas dificuldades para avançar em área e produtividade, mas tem demanda garantida tanto no mercado brasileiro quanto no internacional. Na avaliação dos pesquisadores que conduziram as palestras do 7º Curso de Capacitação e Difusão de Tecnologia na Cultura da Canola, o investimento em conhecimento é fundamental para que a cultura cresça em importância e rendimento no Brasil. Apesar de ter sido introduzida no país na década de 1970, a canola não atraiu o mesmo interesse da soja, por exemplo, pelas dificuldades de produção. Em meados da década de 2000, com a criação de híbridos resistentes à canela-preta, doença que estava dizimando as lavouras gaúchas, passou a ser encarada como alternativa para o inverno e a cada ano vem atraindo novos produtores e, com isso, estimulando a pesquisa. “Já temos muitos aspectos dominados, mas ainda podemos evoluir muito em termos de tecnologias, especialmente manejo, para atingir o potencial dos híbridos de canola que hoje temos à disposição, que é de 4.500 kg/ha”, afirmou o pesquisador Gilberto Tomm, da Embrapa Trigo, que coordenou o evento. Visando estimular o cultivo da canola e identificar ações que podem contribuir para a melhoria da produtividade e do rendimento, iniciou neste ano, com o apoio do governo federal, um projeto de pesquisa, transferência de tecnologia e desenvolvimento organizacional. O projeto é coordenado pela Embrapa Trigo e tem o envolvimento de várias outras instituições de pesquisa e ensino, prevendo investimento de R$ 8 milhões em quatro anos. Para o coordenador técnico da Cotrijal, Fernando Geraldo Martins, um dos principais empecilhos para o aumento de produtividade da canola é a adaptação dos materiais às condições de clima do Rio Grande do Sul. “Já evoluímos bastante nos últimos anos, mas os híbridos que hoje utilizamos, plenamente adaptados às condições de clima uruguaio, argentino e canadense, por exemplo, não conseguem expressar aqui o mesmo potencial alcançado nesses países”, ressaltou. “A canola não é uma espécie rústica, e mesmo cultivando-a nas melhores áreas, com a melhor tecnologia, nos anos mais favoráveis chegamos a 30 sacos/hectare”. O curso também oportunizou aos participantes esclarecer dúvidas sobre a semeadura e a colheita da canola, através de oficinas no campo experimental da Embrapa Trigo. Profissionais da empresa Socidisco demonstraram a distribuição correta da semente, como fazer a adequada regulagem de diversas semeadoras e ainda de cortadoras-enleiradoras e recolhedores. A Cotrijal esteve representada no evento por profissionais do Departamento Técnico que atuam na orientação dos produtores que produzem canola. DADOS SOBRE A CANOLA NO BRASIL E NO MUNDO Produção mundial: 61 milhões de toneladas. Demanda mundial: 62 milhões de toneladas, sendo 95% direcionadas para produção de óleo. Estoques mundiais: 5 milhões de toneladas. Produção brasileira: 70 mil toneladas, sendo o Rio Grande do Sul responsável por quase 60% da produção nacional. Demanda brasileira: a produção não é suficiente, por isso, o Brasil importa 34 mil toneladas de canola e mais 7 mil toneladas de óleo bruto. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Baile da terceira idade Está marcado para 4 de maio, a partir das 14 horas, no salão de festas evangélico, baile organizado pelo Grupo Sempre Viva na Fé. A animação do acontecimento será da Banda Amigos do Baile (de Ibirubá).

PREFEITURA MUNICIPAL DE VICTOR GRAEFF/RS

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 002/2013 Objeto: Aquisição de 01 veículo zero quilômetro, ano/fabricação 2013, modelo 2013, com no mínimo 04 (quatro) portas e mínimo 95 CV de potência, para a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. Abertura das Propostas: 10/05/2013 às 09:00h. Local: Centro Administrativo Municipal, sita Av. João Amann, 690. Maiores Informações pelo telefone (54) 3338.1242/ 1273 e no site www.victorgraeff.rs.gov.br. Victor Graeff/RS; 26/ 04/2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 003/2013 Objeto: Aquisição de 01 Patrulha Mecanizada (Pá carregadeira) nova, para Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento. Abertura das Propostas 13/05/ 2013, às 09:00h. Local: Centro Administrativo Municipal, sita Av. João Amann, 690. Maiores Informações pelo telefone (54) 3338.1242/1273 e no site www.victorgraeff.rs.gov.br. Victor Graeff/ RS; 26/04/2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 004/2013 Objeto: Contratação de serviços de assessoria e assistência técnica ambiental. Abertura das Propostas: 14/05/2013 às 09:00h. Local: Centro Administrativo Municipal, sita Av. João Amann, 690. Maiores Informações pelo telefone (54) 3338.1242/1273 e no site www.victorgraeff.rs.gov.br. Victor Graeff/RS; 26/04/2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

TOMADA DE PREÇO Nº. 004/2013 Objeto: Contratação de mão-de-obra e aquisição de materiais necessários, para execução, sob regime de Empreitada Global, para reforma e melhoria do Ginásio Municipal Polivar, na Rua João Augustin, nº 74, município de Victor Graeff/RS, área a ser reformada: 1.702,58m². Abertura das Propostas: 15 de maio de 2013, às 09:00h, na Prefeitura Municipal, sita Av. João Amann, 690. Maiores Informações pelos fones (54) 3338.1242 e 3338.1273 e no site www.victorgraeff.rs.gov.br.Victor Graeff/RS; 24/04/2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

DISPENSA DE LICITACAO Nº. 030/2013 O Município de Victor Graeff/RS, representado pelo seu Prefeito Municipal, Sr. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal, ratifica a DISPENSA DE LICITAÇÃO, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, Artigo 24, inciso II, em razão de o valor cobrado ficar abaixo do limite de Licitação, conforme Processo nº 030/2013, que tem por objeto a contratação de prestação de serviços de um professor de Karatê para atender aos alunos durante oficinas pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola e Marcílio Dias, conforme pedido da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, sendo contratado o Sr. Cristiano Rodrigues da Costa no valor mensal de R$ 850,00 (Oitocentos e cinquenta reais). Victor Graeff/ RS, 16 de abril de 2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

SÚMULA DE CONTRATO CONTRATANTE: Município de Victor Graeff CONTRATADO: Cristiano Rodrigues da Costa OBJETO: Contratação de prestação de serviços de um professor de Karatê para atender aos alunos durante oficinas pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola e Marcílio Dias, conforme processo de Dispensa de Licitação nº. 030/2013. VALOR: No valor mensal de R$ 850,00 (Oitocentos e cinquenta reais) PRAZO: até 15 de dezembro de 2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

DISPENSA DE LICITACAO Nº. 031/2013 O Município de Victor Graeff/RS, representado pelo seu Prefeito Municipal, Sr. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal, ratifica a DISPENSA DE LICITAÇÃO, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, Artigo 24, inciso II, em razão de o valor cobrado ficar abaixo do limite de Licitação, conforme Processo nº 031/2013, que tem por objeto a contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços, com Danças Mistas, para atuar nas Oficinas Pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, com uma carga horária de 04 horas semanais, em local designado pela Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de despertar através da dança o amor e o respeito às culturas de cada povo, conforme pedido da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, sendo contratada empresa LUKASE EVENTOS LTDA – ME no valor mensal de R$ 550,00 (Quinhentos e cinquenta reais). Victor Graeff/ RS, 17 de abril de 2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

DISPENSA DE LICITACAO Nº. 032/2013 O Município de Victor Graeff/RS, representado pelo seu Prefeito Municipal, Sr. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal, ratifica a DISPENSA DE LICITAÇÃO, com base na Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, Artigo 24, inciso II, em razão de o valor cobrado ficar abaixo do limite de Licitação, conforme Processo nº 032/2013, que tem por objeto a contratação de prestação de serviços técnico na área de educação física para desenvolver atividades de orientação técnica e atividades esportivas, vinculadas ao projeto “Esporte Total”, visando à introdução de práticas esportiva nas instalações desse projeto e nas escolas municipais de Victor Graeff, conforme pedido da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, sendo contratado o SR. ODAIR JORGE BACH, no valor mensal de R$ 850,00 (Oitocentos e cinquenta reais). Victor Graeff/RS, 22 de abril de 2013. CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal

SÚMULA DE CONTRATO CONTRATANTE: Município de Victor Graeff/RS CONTRATADO: CSM CONSULTORIA E SEGURIDADE MUNICIPAL S/C LTDA. OBJETO: Serviços de mão de obra especializada empregada sob a forma de consultoria eventual visando à elaboração e emissão de Nota Técnica e Cálculo Atuarial 2013, referente ao sistema de Previdência dos servidores Municipais de VICTOR GRAEFF/RS, para o exercício de 2013. VALOR: no valor de R$ 2.450,00 (Dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). CLÁUDIO AFONSO ALFLEN Prefeito Municipal


Região

Carazinho Descobrindo talentos para assegurar cidadania

Policiais militares são homenageados

CARAZINHO - Foi apresentado, dia 16 de abril, durante um café da manhã na SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), o projeto Descobrindo Talentos no Esporte. A coordenação é da SMEC com apoio do Programa AABB, da Fundescar (Fundação Desportiva e Cultural de Carazinho) e da Secretaria de Saúde. O projeto (idealizado pelos professores de educação física Alaor Thomaz e Marcelo Somariva Vieira) tem como objetivos promover, através do esporte, o desenvolvimento integral e a cidadania de alunos da rede municipal. Serão oferecidas 45 vagas para futsal, 30 para atletismo e 30 para ginástica olímpica. Os treinos, no Ginásio da Acapesu (Associação Pró-Ensino Superior) e no CAIC (Escola Eulália Vargas Albuquerque), deverão ter início na primeira quinzena de maio. “Os professores têm até o dia 30 de abril para encaminhar, para a SMEC, as fichas de alunos (entre 10 e 15 anos) interessados em participar do projeto”, destaca a secretária de educação Eloísa Dreyer. A secretária de educação Eloísa Dreyer diz que o projeto, além de representar significativa melhora na saúde dos participantes, deve contribuir com o bom desempenho escolar. “Cobraremos disciplina, frequência nas aulas e boas notas.”

CARAZINHO - Foi realizada, no dia 18 de abril, uma solenidade em razão do Dia do Policial Militar (21/4). Durante o acontecimento foram homenageados: Flávio Maioki, Vilmar dos Santos Pereira, Euclésio Davi Shaefler e César Luis Xavier (policiais militares que se aposentaram do efetivo). Também foi realizada a condecoração por tempo de serviço. Receberam medalha os policiais militares que completaram dez (bronze), vinte (prata) e trinta (ouro) anos de serviço. A solenidade, no 38º Batalhão de Polícia Militar, contou com a presença de autoridades civis e militares. O prefeito Renato Süss marcou presença no acontecimento.

SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 11

Vivi Doce Art’s

Doces e salgados para festas de aniversário, casamento, recepção. Agilidade, qualidade e bons preços. Programe a festa e deixe os ingredientes por nossa conta. Telefones 3329-5598, 8141-3484 e 8124-7981.

Exposição no quiosque CARAZINHO - Dezenas de pessoas já visitaram, no quiosque da Praça Albino Hillebrand, a exposição de obras do carazinhense Rubilar Lopes. A exposição termina hoje (27/4). Horário de visitação: das 14 às 19 horas. Estão sendo expostas trinta telas e duzentas gravuras. As obras podem ser adquiridas por preços que variam entre R$ 5,00 e R$ 120,00. Rubilar Lopes diz que sua obra é inspirada, principalmente, na natureza e na música.

Prefeito Renato Süss marcou presença no acontecimento

Torneio de tiro de laço Professores de educação física da rede municipal participaram do café da manhã

Ano da matemática CARAZINHO - A Unesco (Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou 2013 o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra... “Nosso planeta é cenário de processos dinâmicos de todos os tipos: geofísicos, atmosféricos, biológicos e de finanças. As ciências matemáticas desempenham papel central para interagir e entender esse cenário.” A SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) lançou, em março, o projeto “2013 Ano da Matemática do Planeta Terra: somando sonhos, dividindo saberes, multiplicando conhecimentos”. Objetivo geral: “promover, entre alunos da rede municipal, consciência em relação a importância da matemática na construção do pensamento lógico e do cuidado com a terra.” ATIVIDADES Professores de quartos e quintos participaram, dia 16 de abril, na SMEC, da oficina Metodologia e Ensino da Matemática. A orientação foi da assessora pedagógica da Editora Ática Regina Célia Carvalho. Segundo Regina Célia Carvalho: a matemática é “bicho-papão” de grande parte dos estudantes... “Os professores devem estimular a pesquisa... Instigar a curiosidade dos alunos... As crianças e os adolescentes precisam entender a importância da matemática em suas vidas.” Regina Célia Carvalho diz que ao saber que a matemática está presente no cotidiano os alunos poderão melhorar a compreensão dos conteúdos... “O aprendizado será facilitado.”

CARAZINHO - O Parque Vali Albrecht foi palco, final de semana passado, de um torneio de tiro de laço organizado pela Invernada Campeira do CTG Pedro Vargas. O acontecimento contou com a participação de quarenta e três equipes (totalizando trezentos laçadores). Participaram da solenidade de abertura: prefeito Renato Süss, patrão do CTG Pedro Vargas Antônio Feyh, patrão da Invernada Campeira José Rodrigues e chefe de gabinete Vilson Paese. Centenas de pessoas estiveram no Parque Vali Albrecht nos três dias do torneio.

Exposição de obras de Rubilar Lopes no quiosque da praça termina hoje

População é orientada para a coleta seletiva CARAZINHO - Será desenvolvida no município, na segunda quinzena de maio, uma campanha de orientação sobre coleta seletiva de lixo. Serão distribuídos trinta mil panfletos informativos. Segundo o diretor administrativo da Fundetec (Fundação Educacional e Tecnológica de Carazinho): os panfletos, confeccionados com material reciclado, foram doados por uma empresa... “Firmamos uma parceria, no início deste ano, para desenvolver um projeto sócio-educativo ambiental no município.” A empresa já havia encaminhado material educativo e pedagógico e produtos reciclados para serem utilizados em palestras nas escolas... “Parcerias público-privadas podem gerar bemestar para a população. É isso que buscamos”, ressalta o prefeito Renato Süss.

Educação inclusiva

CARAZINHO - O prefeito Renato Süss recebeu, na tarde de 18 de abril, a visita de Cecília Roessler (princesa RS 2012), Kananda Schneider (miss RS 2012) e Thayana Webber (beleza RS 2013). As jovens têm representado o município em diversos concursos de beleza.

CARAZINHO - Foi realizado, dia 17 de abril, um encontro de capacitação de monitores da educação inclusiva. A organização foi a SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura). Entre as atividades constantes do programa a palestra com a fonoaudióloga Camila Rossetto Ludwig chamou atenção dos presentes. Tema: Espectro Autista. Segundo a assessora de educação inclusiva da SMEC Anelise Della Senta: durante o encontro foi apresentada a estrutura da educação inclusiva da rede municipal. “Os monitores puderam esclarecer dúvidas e, também, dar sugestões.” Encontros de capacitação de monitores da educação inclusiva deverão ser realizados uma vez por mês.

Kananda Schneider, Cecília Roessler, prefeito Renato Süss e Thayana Webber

Motitores da educação inclusiva deverão ter encontros mensais de capacitação

Prefeito Renato Süss participou da solenidade de abertura do acontecimento

Beleza feminina

Oficina foi coordenada por Regina Célia Carvalho


12 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Geral

Renato diz estar aberto para sugestões dos bem-intencionados O Prefeito Renato Süss convidou a imprensa, para uma coletiva, na tarde de 19 de abril. Jornais e emissoras de rádio compareceram e puderam se inteirar de um relatório de atividades desenvolvidas e, também, de planos estabelecidos para o futuro. Renato Süss mostra a segurança de quem toca um projeto administrativo com a sua marca... O ingrediente principal, no momento, é a austeridade... Mas há nítidos sinais de que ocorrerão significativos avanços Prefeito garante que vai ouvir proposta a curto e médio prazos. de todo cidadão de bem que quiser ajudar O prefeito de Carazinho tem o está nos informando que, de agora em diante, quer dever de acomodar, em âmbito administrativo, inum repasse mensal do município na ordem de R$ teresses heterogêneos - já que se elegeu como mem613 mil. Não temos orçamento e nem fluxo de bro de uma coligação partidária (PDT/PSDB/PR/ caixa para isso. Juntamente com vereadores elaboDEM)... Mesmo assim não deixa lhe escapar o ramos, para o HCC, uma proposta. Garantimos o direito de decidir. Veja, a seguir, algumas das colorepasse mensal de R$ 164 mil e, se isso não for cações de Renato Süss na coletiva de 19 de abril... aceito, nos colocamos a disposição para o início Estacionamento rotativo - “Está funcionando processo de municipalização do hospital.” do perfeitamente. O nosso sistema permite meia Observação sobre o HCC - “Não entendehora sem pagamento. Agradou sobremaneira os mos muito bem esta exigência da diretoria do hoscidadãos. Deixou a clientela do comércio satisfeipital. Não nos sentimos a vontade quando o insta. Satisfez, também, as expectativas dos comercitrumento é a pressão. Em 2012 o montante de antes.” recursos (federais, estaduais e municipais), canaliTW Transportes - “Prestamos atenção em zados via prefeitura para o HCC, foi de R$ 14 anseios e necessidades dessa conceituada organimilhões. Todos os nossos postinhos, juntos, tivezação empresarial. Fizemos asfalto até as suas insram gasto de R$ 7 milhões. Queremos diálogo. talações. É uma empresa que orgulha os Não gostamos de imposição apesar do reconhecicarazinhenses. Tem quinhentos caminhões. Todos mento da elevada importância dessa organização emplacados em Carazinho.” hospitalar para Carazinho e região.” Central de Projetos - “Esta é uma grande Sede da Capsem - “A sede do Centro de Asrealização. Nossa parceria com a Ulbra conduzirá sistência e Prestação a Saúde dos Servidores Mua excelentes resultados. Agora temos condições de nicipais-Capsem foi penhorada pela Justiça do elaborar todo tipo de projeto que viabilize a canaTrabalho. Uma pessoa só conseguiu a condenação lização de recursos federais e/ou estaduais para da entidade a pagar mais de R$ 1 milhão. É um Carazinho. A Central de Projetos é um divisor de águas em nosso município. Vamos elaborar, por absurdo. Mas é verdade. Vamos ver, juridicamenexemplo, o projeto de uma grande casa da cultura. te, o que é possível fazer. Mas a realidade, no Isto porque o nosso museu não mais tem espaço momento, é essa. A ação entrou na Justiça do Trapara o seu enorme acervo. Conseguiremos recurbalho em 2009. O problema é que não foram feitas sos, para esse empreendimento, em Brasília.” as contestações no tempo adequado.” Conselho administrativo - “Alguém chegou Alfabetização - “Criança tem que aprender a a falar da existência de um “conselhão político” em ler nos primeiros momentos de escola. Isso é inCarazinho. Não é verdade. O nosso conselhão é dispensável. Por isso investimos fundo em um bem simples. Todo cidadão exemplar, bem-intenprograma de alfabetização em primeiro e segundo cionado, que deseje realmente ajudar, pode nos anos de escola. Mas estamos preocupados. A clastrazer sugestão. Será muito bem recebido. Estamos se dos professores, em razão da péssima remunepermanentemente abertos a novas idéias.” ração, está minguando. Os professores estão desaEstradas - “Recuperamos, mesmo com patrola parecendo. Ninguém mais se interessa por essa emprestada, trezentos quilômetros de estrada. A profissão. Em Carazinho, no entanto, estamos reSecretaria Municipal de Obras desenvolve um trasistindo. Garantimos, no mínimo, o piso salarial balho bem satisfatório. Estamos contentes. Os monacional. Queremos ver as nossas escolas funcioradores do interior se sentem valorizados.” nando bem e os nossos professores satisfeitos.” Cursos profissionalizantes - “Firmamos Atenções do Estado - “O Estado, especialuma parceria preciosa com o Senac. Viabilizamos, mente em matéria de recursos da saúde, vem faassim, curso profissionalizante para 800 pessoas. lhando muito. Não faz os repasses previstos na Entendemos que, através do conhecimento, todo legislação e isso acarreta transtornos de toda espécidadão tem condições de conquistar espaço adecie. O nosso HCC, por exemplo, se é sacrificado é quado no campo profissional.” pelo Estado. Dentro de poucos dias, aqui mesmo Impasse com o HCC - “Fazemos um repasse em Carazinho, pediremos ao secretário de saúde mensal, ao Hospital de Caridade de Carazinho, no do RS que encontre uma forma de repassar os vavalor de R$ 164 mil. A direção do hospital, porém, lores a que temos direito para a saúde pública.”

FARMÁCIAS INDIANA Av. Flores da Cunha, 1243 Telefone 3330-2269 CARAZINHO/RS

Av. Flores da Cunha, 4668 Telefone 3329-6665 CARAZINHO/RS

l Medicamentos em geral. l Perfumaria e cosméticos. l Laboratório de manipulação. Av. Alto Jacuí, 405 Em frente ao Santander Telefone 3332-1391 NÃO-ME-TOQUE/RS

Av. Júlio Borella, 517 Telefone 3342-1838 MARAU/RS

Neste primeiro de maio rendemos efusivas homenagens ao trabalhador. Público mostra interesse por simulação de acidente na saída para Não-Me-Toque A Defesa Civil de Carazinho realizou, na manhã de quarta-feira (24), uma simulação de acidente de trânsito na RS-142 (saída para Não-Me-Toque). A atividade teve como objetivo testar a capacidade de resposta dos órgãos públicos de segurança do município e arredores a uma ocorrência com grande número de vítimas. A simulação durou das 9 às 10h30min. O acidente simulado foi entre um ônibus, um automóvel e um caminhão Objetivo da atividade foi testar o preparo dos com quarenta vítimas - entre órgãos responsáveis pelos atendimentos de socorro mortos e feridos. Participaram do trabalho Brigada Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), Departamento Municipal de Trânsito (DMT), instituições privadas e prefeituras de Carazinho e região. Onze ambulâncias atuaram no atendimento dos acidentados. Quatorze vítimas foram encaminhadas ao HCC. Houve quatro óbitos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) bloqueou a BR-285, Trabalho durou das 9 às 10h30min e foi considerado no trevo de entroncamento positivo em termos de preparo e, inclusive, conscientização com a RS-142, para a passagem dos veículos de socorro. bom preparo. O Departamento Municipal de Trânsito fez a “A tendência é melhorarmos ainda mais o atensinalização do cenário. Também houve espaço esdimento de todos os órgãos. O simulado foi justapecífico para o público se colocar e assistir ao mente para isso e alcançou o objetivo”, frisou Flásimulado. O trabalho obedeceu um cronograma de vio Maioki. Ele observou ainda que, no atendiminuto a minuto. Na avaliação do chefe da Defesa mento do pessoal que estava no ônibus, em uma Civil de Carazinho, Flávio Maioki, a ação teve situação real, seriam quebradas as janelas. Mas, na resultado altamente positivo, porque o atendimensituação de simulado, havia uma preocupação de to em geral foi rápido e as equipes demonstraram não danificar os veículos.

O trabalho pode conduzir a todas as conquistas... O trabalho permite, ao ser humano, a mais plena realização. Neste primeiro de maio queremos reiterar a nossa confiança em quem faz do trabalho o caminho do progresso, da paz social e da felicidade.


Região

SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 13

VALORIZAMOS O TRABALHO... O trabalho é um meio de concretização dos melhores sonhos. O Sindimáquinas dá enorme valor ao trabalho. Mas, também, valoriza de forma máxima quem se encarrega de executá-lo. Neste primeiro de maio reverenciamos o trabalho digno do ser humano. Rendemos as mais elevadas homenagem a homens e mulheres que encaram ano-após-ano a nobre missão de trabalhador. Sem isso não haveria o progresso que a todos beneficia.

Bettina Ferreira é prestigiada na noite de lançamento do seu livro Sob o céu de Londres, de Bettina Ferreira (acadêmica do primeiro nível da Escola de Direito da IMED), classificado como um romance policial, já está se espalhando pela região. A cerimônia de lançamento, com sessão de autógrafos, aconteceu, dia 23 de abril, no auditório da prefeitura de Não-Me-Toque. Jovem de 17 anos, natural de Soledade, Bettina Ferreira buscou inspiração em uma viagem que fez à Europa no ano de 2011. Nessa viagem conheceu diferentes lugares e ambientes (entre os quais a Inglaterra) e os adaptou à narrativa. TamBettina inspirou-se para a obra bém buscou em bandas de rock briem um passeio pela Europa tânicas e cantores do estilo folk americano ajuda para desenvolver o processo de escrita. Bettina Ferreira fala de como surgiu a idéia de escrever um livro... “O processo de escrita desse livro foi na verdade o resultado de hábitos que eu trouxe da infância. Considero meus pais pessoas cultas - que lêem muito - e isso é claramente uma influência para eu gostar da leitura também. Minha mãe sempre me incentivou a ler e meu pai, tendo também livros editados, sempre me inspirou a escre-

Márcio Marques foi pegar o seu exemplar com autógrafo de Bettina Ferreira

Almoço beneficente Foi realizado, no dia 21 de abril, em Colônia Saudades (interior do município), um almoço beneficente. O lucro do acontecimento será destinado ao pagamento de despesas com o tratamento médico do atleta Gustavo Lima (jogador do Nacional). Gustavo Lima machucou o joelho, recentemente, em uma partida do Nacional. Precisou submeter-se a uma cirurgia. Segundo os organizadores: cento e quarenta pessoas estiveram presentes no almoço. A animação foi confiada a Sertãozinho & Sertanejo.

Jairo (pai) e Ângela (mãe) mostraram-se muito orgulhosos da ousadia da filha

ver. A idéia surgiu, no começo do ano passado, em forma de um conto. Esse conto foi sendo amadurecido até transformar-se em livro”. Pessoas interessadas em adquirir o livro podem entrar em contato pelo e-mail bettina.ferreira@hotmail.com ou com a Lew Editora (de Tapera). A publicação também está disponível na livraria da IMED.

Ricardo Liedke Rosa fez questão de dar seu incentivo à jovem escritora

Ênio Schroeder, representante da Cotrijal, disse que o lançamento do livro demonstra que Não-Me-Toque está progredindo

Ex-primeiradama Cornélia van Riel marcou presença entre os convidados

Também a vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer se fez presente à cerimônia

A juventude está aprovando o resultado da experiência literária de Bettina Ferreira

Cento e quarenta pessoas estiveram presentes no almoço

Mil pessoas marcam presença em baile no interior do município O Clube Gonçalves Dias (de Invernadinha/interior do município) abrigou, na tarde de 20 de abril, o tradicional baile do Grupo de Terceira Idade Amigos Para Sempre. A animação foi confiada a Banda Sempre com Sede (de Invernadinha). Quarenta grupos de terceira idade, de diversos municípios da região, marcaram presença no acontecimento. Segundo os organizadores: foi registrada presença de mil pessoas.

Mil pessoas estiveram presentes no acontecimento

Animação se estendeu durante toda a tarde


14 - SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Região

Região Pequenos leitores VICTOR GRAEFF - Foram desenvolvidas, em escolas da rede municipal, no Dia Internacional do Livro Infantil (18/4), diversas atividades de incentivo à leitura... A organização foi da Secretaria de Educação. Na Escola de Educação Infantil Felipe Alflen houve contação de histórias. Em seguida os pequenos estudantes puderam manusear diversos exemplares de livros. “O contato com livros é fundamental para se adquirir o hábito da leitura.” Na Escola de Educação Infantil Cantinho do Amor os alunos foram incentivados a confeccionarem livros. LIVROS A Secretaria de Educação adquiriu, recentemente, vinte livros infantis... “São livros educativos que abordam temas variados... Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com os livros mais cedo aprenderão a gostar de ler”, salienta a assessora pedagógica Rita Vasconcellos.

Círculo de debates

Saneamento básico

TAPERA - Teve início, no dia 18 de abril, o círculo de debates da Escola de Pais de Tapera. Objetivo: auxiliar pais, futuros pais e agentes educadores na formação de verdadeiros cidadãos. Trinta casais estão participando dos debates. Os encontros deverão acontecer sempre as quintas-feiras, a partir das 19 horas, na Escola Dionísio Lothário Chassot.

VICTOR GRAEFF - Pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família assistiram, na tarde de 17 de abril, uma palestra com o técnico agropecuário Werner Hüither. Tema: Saneamento básico. O Secretário de Saúde e Assistência Social Marcos Petri marcou presença no acontecimento. A coleta seletiva de lixo, a utilização de cisternas (reservatórios de água) e a implantação de “compoteiras caseiras” (processo biológico em que microrganismos transformam matéria orgânica em material semelhante ao solo) foram alguns dos assuntos abordados por Werner Hüither durante a palestra.

Trinta casais estão participando do círculo de debates

Dia do índio

Livros puderam ser manuseados pelos estudantes

VICTOR GRAEFF - Foram desenvolvidas, com alunos das turmas dos maternais 1 e 2 da Escola Cantinho do Amor, em 19 de abril, atividades especiais em razão do Dia do Índio. Os pequenos alunos confeccionaram cocares - símbolo de nobreza para os índios. Também conheceram um pouco da cultura de algumas tribos indígenas do Brasil.

Dia de teatro

Dezenas de pessoas estiveram presentes

Incentivo à leitura TAPERA - Foram desenvolvidas, na Biblioteca Municipal, em 18 de abril, diversas atividades em razão do Dia do Livro Infantil. Contação de histórias, mostra sobre o escritor Monteiro Lobato, troca-troca de livros infantis... movimentaram a biblioteca. “É preciso incentivar, desde cedo, o hábito da leitura”, destacam funcionárias da Biblioteca Municipal.

VICTOR GRAEFF - O salão de festas católico abrigou, na manhã de 23 de abril, apresentação da peça teatral Banana com Canela (da Companhia de Teatro VagaMundo). A organização do acontecimento foi da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. Alunos do primeiro ao quarto anos, de escolas das redes municipal e estadual, assistiram, gratuitamente, ao espetáculo. “Muitas crianças chegaram a ficar em pé para interagir com o palhaço Rabito - personagem da peça”, destacam professores.

Alunos confeccionaram cocares

Estudantes visitam a prefeitura VICTOR GRAEFF - Professores e alunos das séries inicias da Escola Marcílio Dias (de São José da Glória/interior do município) visitaram, na manhã de 23 de abril, a prefeitura. Foram recebidos pelo prefeito Cláudio Afonso Alflen.

Espetáculo foi sobremaneira elogiado pelos estudantes

Visitantes aprovaram o programa de atividades

Gestores públicos VICTOR GRAEFF - A diretora de cultura e turismo Cristiane Savadintzky esteve, em Selbach, no dia 23 de abril. Fez um curso de capacitação de gestores públicos municipais. O curso, ministrado pelo turismólogo Felipe Stümer, teve como objetivo fornecer idéias para fortalecer a atividade turística nos municípios que integram o Consórcio Rota das Terras Encantadas.

Aprendendo a conviver VICTOR GRAEFF - Está sendo desenvolvido, com alunos dos maternais 1 e 2 da Escola de Educação Infantil Cantinho do Amor, o projeto Vivenciando, eu aprendo. A coordenação é das professoras Elisângela Wecker e Leonice Fischer. O projeto visa estimular a coordenação motora e a convivência entre colegas. Também são ressaltadas as virtudes do trabalho. Alunos e professores da Escola Marcílio Dias estiveram na prefeitura na manhã de 23 de abril

Cristiane Savadintzky representou o município no curso

Varal da solidariedade

Projeto está sendo desenvolvido com alunos dos maternais 1 e 2

Rádio informação 24 horas no ar

VICTOR GRAEFF - Está marcado para hoje (27/4), no Departamento de Assistência Social, o tradicional Varal da Solidariedade. “No Varal da Solidariedade são oferecidos, para famílias carentes do município, diversos tipos de agasalho”, destacam funcionários do Departamento de Assistência Social.


Variedades

Para refletir

Estamos indignados!

DESMOTIVAÇÃO, SEGUNDO PARREIRA Luiz Marins Dizem que Parreira entende de futebol e que é um excelente técnico. Isso confesso que não sei. Mas uma coisa eu tenho certeza: ele não entende de gente e, muito menos, de como motivar pessoas. Isso sempre me chamou a atenção. Das declarações, aos olhares de desprezo; da passividade ao lado do campo, à incrível teimosia em fazer valer o seu “sistema tático”, mesmo quando as evidências demonstravam claramente que estava errado. Tudo me dizia que ele era um competente desmotivador de equipes. Com o mais espetacular time de jogadores da história do futebol em suas mãos, ele conseguiu embotar a criatividade, impedir a ousadia, matar os talentos individuais. Tudo e todos deveriam subordinar-se à sua visão quadrada do futebol. Sua arrogante certeza o fez declarar, após a derrota, que não estava preparado para perder a copa do mundo antes das finais e que a vitória da França deveu-se a jogadores disciplinados que seguiram rigidamente um bom “esquema tático”, como que debitando a derrota a uma possível desobediência dos craques brasileiros à sua infalível “quadradice”. Como de tudo, temos que tirar uma lição para a vida, esta derrota nos mostrou a realidade de que pouco adianta ter uma equipe de incríveis talentos quando a liderança é fraca, desmotivadora, surda e cega para a realidade e para as evidências que todos insistem em falar e mostrar. Por melhores que sejam os talentos individuais do grupo, líderes soberbos, arrogantes, cheios de si, donos da verdade, não conseguem fazer um time vencedor. Líderes que não vibram com seus liderados, que não se emocionam, que não demonstram indignação com o erro e entusiasmo com o acerto, desmotivam seus times. Outra lição é a de que, para ser líder, não basta ser um excelente “técnico”. É preciso entender de gente, de seres humanos, de pessoas. Ainda mais se o seu time for formado de jovens que precisam de um líder-pai, líder-afeto, líder que ouça, que entenda, que dialogue. Faltou à nossa seleção um líder. Talvez tenhamos tido um técnico. Mas, de técnico para líder, a distância está em vencer e perder uma copa do mundo. Nesta semana, aproveite as lições de nossa derrota para refletir sobre o que faz um líder vencedor. Lembre-se que o verdadeiro líder é, antes de tudo, humilde e faz com que seus liderados se desabrochem dando tudo de si para que o time ganhe. E fazem isso porque têm um líder que os motiva, que os empurra, que vibra mais do que seus próprios liderados com cada vitória deles. Pense nisso. Sucesso!

Frase “Não basta dirigir-se ao rio com a intenção de pescar peixes. É preciso levar a rede.” (Provérbio Chinês)

Plantões

Disque-Denúncia: 3332-3613 ou 190

CONSELHO TUTELAR - Paulo Roberto Gomes Padilha. Telefone: 9136-2098. Permanentes: segunda-feira - Maria Augusta Rolim Sampaio, terça-feira - Célia de Vargas, quarta-feira - Derli Vargas Witcel, quinta-feira - Paulo Padilha e sexta-feira - Vanda Maria Görgen. CORPO DE BOMBEIROS - Para entrar em contato com o sistema de combate a incêndio é preciso discar 190 ou 3332-1226. BRIGADA MILITAR - Para recorrer aos serviços da Brigada Militar você disca 190 ou 3332-1226. FARMÁCIAS - De 22 a 28/4: Econômica. De 29/4 a 5/5: Agafarma (Av. Alto Jacuí, 732). Chamados pelo telefone 9180-9091.

Os professores do Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano (IEESFS) aderiram a Paralisação Nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril para reivindicar não só a valorização profissional e salarial, mas também pelos 100% dos royalties do petróleo e 10% do PIB para a educação e a implementação do PNE (Plano Nacional de Educação), além da profissionalização dos funcionários de escola e, principalmente, pelos rumos que a educação brasileira está trilhando. É lamentável que na era da revolução tecnológica a educação esteja voltando às décadas de 70 e 80. Quando seguia por ciclos, o ensino fundamental era de 9 anos e ocorria a “enturmação”... A categoria do magistério lutou anos para que as escolas públicas tivessem mais autonomia e liberdade para fazer o seu Regimento Escolar e Plano de Estudos. Nos dias de hoje, a mantenedora tem determinado como esses planos devem ser elaborados, ocorrendo um rompimento do diálogo, onde não são priorizadas as necessidades e potencialidades da Comunidade Escolar. Uma das estratégias usadas pelo secretário da educação foi modificar a matriz curricular, sendo que está assim distribuída: 1º ano do Ensino Médio Politécnico tem 25% de Seminário Integrado (parte diversificada) e 75% de currículo comum; 2º ano com 50% de Seminário Integrado e 50% de currículo comum, já com redução da carga horária das disciplinas; 3º ano, em 2014, vão ser 75% de Seminário Integrado e 25% de currículo comum. Logicamente haverá redução da carga horária do currículo comum, por exemplo: Língua Portuguesa e Matemática terão 1 período semanal. Sendo que pelo Ensino Médio, hoje, 2013, os alunos de 3º ano têm 4 períodos semanais de Matemática, 3 de Língua Portuguesa e 2 de Literatura. Frente a essa realidade mudou-se a avaliação, as notas foram substituídas por pareceres e conceitos (CSA, CPA, CRA). Somos questionados pelos alunos se os resultados dos concursos, vestibulares e ENEM serão por pareceres ou conceitos e se também será incluído o Seminário Integrado. O que foram as provas de redações do Enem de 2012? Onde alunos escreveram “receitas”. E em 2013, 2014... como serão as redações, as notas de provas diante dessa política educacional e dessa realidade??? É lamentável que os projetos e leis da Educação Brasileira sejam elaborados na maioria das vezes, não por professores, mas por pessoas que não conhecem a prática e não sabem a realidade de uma sala de aula. Manter o aluno na escola em período integral não significa qualidade, com isso quem mais está sofrendo com essas imposições são os alunos. Os resultados dessas políticas educacionais estão refletindo na nossa sociedade. Lembramos que os professores não são os únicos responsáveis pela educação, mas como todos os profissionais, temos uma hierarquia a ser obedecida mesmo não concordando com o que é imposto. Para nós, o governo não está preocupado com a aprendizagem, mas com o índice de aprovação, que é usado como parâmetro para financiamentos junto ao Banco Mundial. (Texto de professores do IEESFS)

Piada AMIGOS - Capitão! Os índios estão se aproximando! - São amigos ou inimigos? - Devem ser amigos capitão, pois estão vindo todos juntos.

Agenda de Obrigações DIA 30/4 - TERÇA-FEIRA * Recolher o IRPJ/março 2013 * Recolher a Contribuição Social/março 2013 * Recolher a cota única ou primeira cota do IRPF 2012/2013 * Recolher o IRPF (carnê leão)/março 2013 * Recolher o parcelamento lei 11941/2009 * Recolher o parcelamento Simples Nacional

ADVOCACIA Arthur de Aguiar OAB/RS 73.685

Causas previdenciárias, cíveis, trabalhistas e direitos do consumidor. Av. Alto Jacuí, 653/Edifício Alphaville/Sala 3 Emm frente à Caixa Econômica Federal Telefones 3332-4503 e 9162-7618/Não-Me-Toque/RS

Hendrikus Mosselaar CRC/RS 12.170

Paula Mosselaar Assinck CRC/RS 67.957

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA. SERVIÇO REALIZADO POR SISTEMA DE COMPUTADOR. ESCRITA FISCAL E CONTÁBIL, INDUSTRIAL, COMERCIAL E AGRÍCOLA. Av. Waldomiro Graeff, 939, fone 3332-1349 - Não-Me-Toque/RS

SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013 - 15

Horóscopo Áries: Evite ficar procurando desculpas para justificar a sua indisciplina. Ou você reage agora e se dedica mais aos seus objetivos ou não vai poder reclamar depois. Touro: Sujeito a frustrações. Certos objetivos podem não estar devidamente estruturados e você pode se sentir angustiado. Trabalhe a sua ansiedade. Gêmeos: Informações desencontradas ou falta de objetividade. Evite apostar em coisas que você não conhece. Prepare-se melhor antes de assumir responsabilidades. Câncer: Muita bagunça para você arrumar. As coisas podem estar desorganizadas, mas você pode contar com a ajuda de alguns amigos e parceiros de negócios. Leão: Possível resistência aos seus interesses. Algumas pessoas podem estar revoltadas e agindo de forma indiscriminada atrapalhando o seu sossego. Tenha calma. Virgem: Estresse com situações confusas nas quais as pessoas podem estar agindo irracionalmente. Espere que os ânimos se acalmem e todos voltarem ao normal. Libra: Não perca o rumo. Momento de dúvidas e incertezas que podem lhe trazer muita insegurança. Não lute. Espere o mundo voltar a se normalizar. Escorpião: Controle melhor seus temores. Não se entregue a provocações e desafios para os quais você não está preparado. Não se precipite para não cometer erros. Sagitário: Erros de cálculo ou investimentos mal feitos devido a informações poderão não se concretizar. Procure não acreditar em qualquer coisa. Capricórnio: Desacertos e desconfianças dominam o clima. Não insista em situações nas quais as pessoas não querem ou não podem colaborar. Aquário: Procure ter muito jogo de cintura para não desagradar pessoas e acabar se envolvendo em situações de conflito arriscadas. Tenha paciência. Peixes: Não se afobe e nem queira agradar demais as pessoas achando que assim você irá resolver os problemas delas. Deixe que elas se acertem naturalmente.

Para as crianças CHARADINHA - Qual a palavra que só tem três letras mas acaba com tudo? - Fim.

Jairo J. Bocasanta CICLOS DA VIDA Em nossas vidas, cruzamos por muitos caminhos, atravessamos ciclos e chegamos a etapas. Por isso, hoje repasso um assunto para refletirmos, queiramos ou não, são ciclos que cada um de nós passou de alguma forma e que não devem interromper a caminhada da vida. Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela, mais do que o tempo necessário, podemos perder a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechamento de portas, terminando capítulos, não importa o nome que damos, o que importa realmente é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará. Não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais. As coisas passam e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração. É o desfazer-se de certas lembranças. Significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos e às vezes perdemos. Lembre-se de que houve uma época em que podíamos viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais em nossas vidas. PARA REFLETIR: SERENIDADE E SABEDORIA: Toda a pessoa sábia é serena. A serenidade é conquista que se consegue com o esforço pessoal, passo a passo. “Chegará o dia em que talvez as máquinas pensem, porém elas nunca terão sonhos.” (Theodor Heuss.) “Se você sente que lhe faltam força e coragem, queira DEUS que o mundo possa abraçá-lo hoje com calor e amor”.


SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2013

Arsenal bate o Milan em Lagoa Vermelha EQUIPE DE NÃO-ME-TOQUE, ORIENTADA POR ALDO JOHANN, CAMINHA FIRME RUMO AO TÍTULO MÁXIMO ESTADUAL. MOSTROU, NA RETUMBANTE VITÓRIA EM LAGOA VERMELHA, QUE ESTÁ COM TUDO PARA CHEGAR LÁ. TEM ESTRELA.

O Campeonato Estadual Série Prata já se tornou uma das grandes competições de futsal do Brasil. A disputa pelas duas primeiras posições na tabela movimentam diversas equipes espalhadas pelos mais variados cantos do estado do Rio Grande do Sul. No último sábado (20), o Arsenal foi à região nordeste do estado enfrentar a equipe do Milan, em Lagoa Vermelha. Com gols de Guedes, Romarinho, Marcelo e Túlio, o Arsenal venceu pelo placar de 4 tentos a 2 e trouxe na bagagem os primeiros três pontos conquistados fora de casa. Com a vitória, o Arsenal soma 6 pontos e ocupa a quarta posição. Neste sábado (27), a equipe não-me-toquense volta a jogar diante do seu torcedor. O jogo contra a Sapucaiense, marcado para às 20 horas, no Ginásio Breno Kirinus (Nenão), marca o retorno às quadras do multicampeão com a Seleção Brasileira Marquinho, que fará sua estréia com a camisa do Arsenal. O jogo: Em partida válida pela terceira rodada da Série Prata, o Arsenal entrou em quadra na busca pelo resultado positivo, mesmo jogando distante fora de casa. Nos primeiros minutos de jogo, o Arsenal tomou a iniciativa. Túlio, após boa troca de passes, chutou forte por cima do gol. Faltando 17’21’’, Guedes se livrou da marcação e arriscou, mas o goleiro Mauricio defendeu. Aos 16’30’’, Túlio serviu Ranieri que chutou forte pela linha de fundo. Após algumas chances perdidas, o Arsenal marcou o primeiro gol. Faltando 15’50’’, Guedes recebeu bola e chutou forte para o fundo das redes, abrindo o marcador para o Arsenal. Após o gol, o Arsenal continuou criando chances de ampliar o marcador. Faltando 12’, o Milan chegou pela primeira vez com perigo ao gol do Diony. Aos 10’, Diony defendeu com os pés a equipe do Arsenal. Em seguida, o Milan chegou novamente com força ao ataque colocando uma bola no travessão. Os últimos minutos do primeiro tempo foram de pressão da equipe da casa. Em três lances seguidos, Ranieri, Marcelo e Túlio, respectivamente tiraram a bola para a linha de fundo nas cobranças de escanteio do Milan. Com o escore mínimo, o Arsenal voltou para a segunda etapa disposto a marcar o segundo gol. Logo aos 19’25’’, na roubada de bola, Ranieri chutou forte e o goleiro Mauricio espalmou para a linha de fundo. Em seguida, Marcel chutou forte para a linha de fundo. Buscando reação na partida, a equipe da casa chegou algumas vezes ao ataque, mas a defesa do Arsenal, com sucesso, defendeu as investidas do Milan. Faltando 17’06’’, Túlio na cobrança de falta tocou bola para Romarinho que cruzado chutou para o fundo das redes, ampliando o placar para o Arsenal. Com o segundo gol sofrido, a equipe do Milan passou a jogar mais no ataque criando boas chances de marcar o gol e faltando 12’08’’, o Milan conseguiu concluir com êxito. Ricardo descontou para a equipe da casa. Faltando 9’19’’, o

Nenão é palco de espetáculo de futsal Arsenal é Não-Me-Toque na Série Prata. Neste sábado (27) o Arsenal entra em quadra, pela quarta vez no Campeonato Estadual de Futsal/Série Prata, em busca de vitória. Arsenal x Sapucaiense, a partir das 20 horas, no Ginásio Breno Kirinus. O torcedor é convidado vibrar pela equipe. Ingressos a venda na Rádio Ceres, na Academia Zona Alvo, na Rádio Magia, na Rádio Comunitária, no Posto Daudt. Também a diretoria do Arsenal tem ingresso para a venda.

Veteranos

Hoje, no Nenão, a equipe busca mais uma retumbante vitória

Arsenal teve duas chances claras de ampliar o placar e garantir a primeira vitória fora de casa. Na cobrança de escanteio, Guedes dividiu com o goleiro e em cima do gol perdeu boa oportunidade de marcar o terceiro gol da equipe não-me-toquense. Faltando 3’, o técnico do Milan escalou um goleiro linha para chegar ao gol de empate. Mas se o Milan buscava o gol de empate, o Arsenal almejava ampliar o placar. E foi o que aconteceu, Marcelo marcou o terceiro gol do Arsenal e aumentou o escorre. Faltando 1’ para o término do jogo, o Milan com Jair buscou o segundo gol, mas faltando 16 segundos, o Arsenal com Túlio fechou o placar: Arsenal 4 x 2 Milan. (Poliana Glienke/Assessoria de Imprensa do Arsenal)

CANARINHO O Canarinho aplicou escore de 6x2, sobre o Real, sábado passado em Saldanha Marinho. Fizeram os gols: Ramoel (3), Chéio (2) e Michael. Saíram jogando: Douglas, Gilberto, Arinei, Nego, Claudiomiro, Chéio, Cadore, Cézar, Fuca, Valmor e Ramoel. Entraram depois: Luiz Alberto, Egon, Marcelinho, Michael e Décio. Hoje, a partir das 15h30min, na Costa do Colorado, o Canarinho medirá forças com o América de Tapera. PINHEIRINHO O Pinheirinho empatou de 3x3, com o Mourisco (de Selbach), sábado passado em Mantiqueira. Os gols foram assinalados por Pelé (2) e Rodrigo. Mostraram-se em campo no início: Bruno, Eduardo, Joel, Clides, Kuki, Zelão, Doce, Rodrigo, Pelé, Inácio e Everaldo. Foram aproveitados depois: Carlos e André. Hoje, a partir das 15h30min, em Mantiqueira, o Pinheirinho fará amistoso com o Liberal de Tapera. VETECOL O Vetecol montou placar de 3x2, frente ao Recreio (de Alto Alegre), dia 20 de abril, no Estádio Waldomiro Graeff. Os gols saíram dos pés de Álvaro (2) e Volmir. O técnico escalou no início: Barroso, Henrique, Airton Lange, Renato, Valdir, Carlinhos, Ronei, Paulinho, Daniel, Airto Schwalbert e Álvaro. Nas substituições foram aproveitados Ademir, Airton Görgen, Biro-Biro, Chiquinho, Luizinho, Marcos Berwig, Rudi, Volmir e Roxo. A escalação ficou a cargo dos festeiros do mês Jairo e Neldo. Amanhã, a partir das 10 horas, no Estádio Waldomiro Graeff, o Vetecol fará partida com o Harmonia (de Espumoso). PLANALTINO O Planaltino conseguiu vitória de 4x2, em amistoso com a AVI, em Ibirubá, sábado passado. Encarregaram-se de fazer os gols Schuster (2), Juarez e André. Fizeram parte do plantel: Augusto, Jair, Schuster, Volnei, Claudinho, Paulinho, Rogério, Celso, Gervásio, Juarez, André, Carlinos e Loeff. Hoje, a partir das 15h30min, em casa, o Planaltino jogará com a Avecol (Associação de Veteranos de Colorado).


Correio Regional 27 Abril 2013