Issuu on Google+

Redução do seu financiamento em até 70%. Nós temos a solução. VEJA ANÚNCIO NA PÁGINA 5. CIRCULA EM NÃO-ME-TOQUE, CARAZINHO, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRÊS CANTOS E TAPERA - ANO XXXI - Nº 1729 - 12 DE MAIO DE 2012 - VENDA AVULSA: R$ 3,00

EM PASSO FUNDO:

Ótica Feldmann Visão confortável... Vida confortável.

CRECI 32622

COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS www.pegimoveis.com

Carazinho - No calçadão Rua Coronel Chicuta, 99/Sala 7/Passo Fundo (RS) Telefones 54-3313-3737/54-8405-3737/54-8406-3737 e 54-8408-3737

Telefone 54-333 1-2887 54-3331-2887

Vereadores rendem-se ao movimento SÓ NOVE

A comissão especial de vereadores, formada para traçar estudos em torno da polêmica questão do número de cadeiras, surpreendeu a sociedade de Não-Me-Toque. Apresentou, no início da tarde de terça-feira, parecer favorável ao projeto de iniciativa popular que limita a nove o número de vagas na Câmara de Vereadores. Também anunciou a retirada do projeto de autoria de vereadores que buscava a fixação em dez vagas. A proposta popular deverá ser submetida a apreciação, em plenário, nas sessões de 14 e 28 de maio. Com esta decisão da comissão especial de vereadores torna-se exitosa a ação de um grupo de lideranças de Não-Me-Toque que, há cerca de um ano, vinha trabalhando contra o aumento de cadeiras no legislativo e, sobretudo, a favor da racionalização dos gastos públicos.

Pombos são o tema em Carazinho

PÁGINA

9

Sabiá garante 17º título municipal

PÁGINA

14

Marcado o início do estadual de amadores

PÁGINA

9

fioscar@fioscarcentroautomotivo.com.br

AGILIDADE E EFICIÊNCIA EM: l Manutenção de veículos nacionais e importados. l Alto padrão de qualidade em qualquer marca. l Assistência especializada em injeção eletrônica. l Manutenção de ar condicionado veicular.

Rua Polidoro Albuquerque, 625 Bairro Vargas Carazinho (RS)

TELEFONES 54-3331-1412 54-9616-9343


2 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Opinião

Francisco de Campos Trabalhadores rurais festejam

Não-me-toquenses na Stockcar

O salão de festas Cristo Rei será palco hoje (12/5), a partir das 10 horas, do já costumeiro Encontro de Trabalhadores Rurais. A realização é do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque. O acontecimento deverá contar com a presença de representantes da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul). O deputado estadual Heitor Schuch, como de costume, irá comparecer para dar o seu recado. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Nienow, durante o encontro serão abordadas questões relativas ao novo Código Florestal. A partir do meio-dia será servido almoço, gratuito, a todos os associados em dia com as contribuições sindicais. Reuniãodançante terá início às 13h30min. A animação foi confiada à Banda Talentu’s (de Quinze de Novembro).

Paulo Finger (diretor administrativo do Grupo Augustin) e Paulo Juarez de Oliveira (gerente do Posto Augustin) estiveram, dia 6 de maio, na terceira etapa da Stockcar 2012, em Nova Santa Rita (RS). Foram a convite da Lubritec - distribuidora autorizada dos lubrificantes Mobil no Rio Grande do Sul. Tiveram calorosa recepção da parte de Elton Lösch (sócio-diretor da empresa) e Luiz Otávio Bertão (coordenador de vendas). A Lubritec/Mobil deu a Paulo Finger e Paulo Juarez de Oliveira o privilégio de fazerem uma volta rápida, na pista de competições, com o carro número 11 (inscrito nas disputas), acompanhados do piloto Nono Figueiredo. Os dois representantes do Grupo Augustin sentiram-se sobremaneira honrados.

Repórter cidadão n Flávio Luiz Lammel colocou em seu Facebook, segundafeira à noite, esta mensagem: “Agora à noite fui empossado como um dos vice-presidentes da Federasul (Federação das Associações Comerciais e Serviços do Rio Grande do Sul). Represento o Banrisul. O presidente Ricardo Russowsky disse que a Federasul vai ser uma promotora do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Eu vou atuar na área de desenvolvimento sustentável”. n Da professora Loraci Estery recebemos esta mensagem: “Obrigado, Chico, pelo apoio ao movimento Só 9. Como alguém disse, no CR Comunidade, foi a primavera política em Não-MeToque. Um pouco de poesia faz bem, para a alma, depois das agruras do inverno.”

Mutirão do lixo

n O tradicionalista Jorge Celito Zuffo nos enviou, dia 9 de maio, a seguinte mensagem: “Solicito que seja retificada a notícia veiculada na última página do Correio Regional do dia 5 de maio de 2012 relativa ao Torneio de Laço. CORREÇÃO - Jorge Celito Zuffo não declarou que os governantes não demonstram interesse em investir na preservação da cultura gauchesca.”

A Praça Otto Schmiedt será palco, hoje (12/5), do chamado Mutirão do Lixo Eletrônico, Recicle Essa Idéia! Serão recolhidos, durante todo o dia, equipamentos eletroeletrônicos que não estejam mais sendo utilizados. Segundo os organizadores da campanha: todo o material recolhido receberá destino adequado. Horário de recolhimento: das 9 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.

Representantes do Grupo Augustin pilotaram carro da Mobil

n Feito o serviço... Dado o esclarecimento... A informação de Jorge Celito Zuffo era, na verdade, a seguinte: “O Torneio de Laço, que seria realizado pelo CTG Galpão Amigo de Não-Me-Toque, nos dias 5 e 6 de maio, foi cancelado. Jorge Celito Zuffo diz que não existe um local apropriado para a realização de rodeios em Não-Me-Toque e os governantes não mostram nenhum interesse em investir em um local para que essa tradição possa ser cultivada.”

na imprensa estrangeira. Ainda não temos uma dimensão exata do efeito causado pela ameaça dos foguetes. Mas os bichinhos ganharam milhões de defensores e, é claro, também um universo enorme de adversários.

n A equipe de editores do Correio Regional apenas tentou dar uma sofisticada no vocabulário. Talvez até aliviar o peso da corajosa declaração do Jorge Celito Zuffo (sabemos que ele não é disso). Mas está transmitido o novo recado e, provavelmente, agora os governantes de Não-Me-Toque ficarão felizes e não mais perturbarão o Jorge Celito Zuffo. Aprendemos com a gauchada lá de Vacaria que homem de bota e bombacha jamais deixa o dito por não dito.

n Dizem que, no que tange a futebol, cada brasileiro é um técnico. Pois é... No que se refere aos pombos que brincam e namoram na praça de Carazinho - também - cada pessoa tem uma opinião. A maioria mostra, inclusive, uma ampla visão científica ao assegurar que “os pombos causam muitas moléstias”.

n Está superando as mais otimistas expectativas a campanha do agasalho da Conferência Vicentina São Francisco de Assis. Pontos de arrecadação funcionam na secretaria paroquial, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nos Supermercados Cotrijal, na Farmácia Santa Júlia e no Posto Augustin. Lideram a campanha: Idair Rogério da Silva, Gilvani da Silva e Leonilves Raber.

n Ninguém sabe dizer se essa ameaça dos pombos é consequência do possível uso de bebida alcoólica ou drogas outras comumente vistas em ambientes de diversão. Há, porém, quem garanta que pombo não bebe e jamais faz uso de substâncias ilícitas. Ou seja: só têm o maldito vício de bater papo e, quem sabe, fazer amor em cima das árvores e, às vezes, nas calçadas da Praça Albino Hillebrand.

n A coleta de donativos dar-se-á somente até 26 de maio. São costumeiramente beneficiadas por esta iniciativa famílias carentes que residem nos bairros de Não-Me-Toque. Roupas, calçados, cobertores... É aceito tudo que possa proteger, pessoas pobres, do nosso conhecido frio de inverno. Mais informações podem ser obtidas na secretaria paroquial.

Bombeador n Cursos do Senac Carazinho: 14/5 - Photoshop (tarde), 14/5 - Atendimento ao cliente (noite), 15/5 - Massagem facial (tarde), 21/5 - Massas e molhos (noite) e 22/5 - Gestão administrativa (noite). Informações e inscrições na Rua Presidente Vargas, 16/Centro. Telefones: 54-3331-5557 e 54-3329-5851. n O Museu Olívio Otto abriga, até 31 de maio, a Exposição Ave Flor - baseada no livro de poesias de Cleonice Bourscheid e em imagens botânicas de Anelise Scherer. Às quartas-feiras os visitantes têm entrada franca. Nos demais dias é cobrado ingresso de R$ 2,00. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 54-3331-2451 e 54-3329-4629. n Com o objetivo de suprir a carência de mão-de-obra qualificada - e apoiar o crescimento do setor de transporte no país - o Sest Senat acaba de tomar uma iniciativa. Lançou, quarta-feira, o Programa de Trainee para Novos Motoristas Profissionais. Voltada para pessoas entre 18 e 24 anos a capacitação terá dois anos de duração. Os interessados podem fazer inscrição gratuitamente em uma das 142 unidades do Sest Senat em todo o país. n A Câmara de Vereadores, representada pelo presidente Erlei Vieira, ingressou na justiça, com pedido de liminar, contra decreto do prefeito Aylton Magalhães que alterou a contribuição previdenciária municipal. O vereador Eugênio Grandó, advogado e mentor da ação, diz que qualquer alteração na contribuição previdenciária precisa ser feita através de lei municipal. Subscrevem a ação (protocolada no dia 8 de maio), também, os vereadores Gilnei Jarré, Elbio Esteve, Leandro Adams e Felipe Sálvia. Eles entendem que o decreto do prefeito é uma arbitrariedade.

n Recomendável seria uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde implementar um projeto de conscientização da sociedade para esse grande malefício. Essa mesma equipe poderia fazer uma inspeção, nos banheiros da Praça Albino Hillebrand, para verificar se há reais condições de funcionamento. Circula o boato de que os pombos, espertos como são, têm uma grande certeza: jamais utilizarão aquelas instalações sanitárias. São bichinhos inocentes. Mas não loucos.

n Mais um pequeno detalhe... Temos informação lá do Bairro Sommer... Os pombos da Praça Albino Hillebrand não têm coragem de frequentar a pracin Luiz Gustavo Trentin, 30 anos, mornha daquela parte da cidade. Verdade... reu em acidente de carro, no quilômetro quaNenhum pombo aparece por lá há muitro da RS-142, por volta da 1h40min da maLuiz Gustavo Trentin to tempo. Talvez esse descaso dos bidrugada de quinta-feira. Segundo agentes do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual: o homem teria per- chinhos se dê em razão da sujeira e do matagal que tomam conta dido o controle do Gol que conduzia. O veículo acabou capo- do ambiente. tando. Luiz Gustavo Trentin morreu antes mesmo da chegada n Há ervas daninhas, latas, garrafas, agulhas, seringas, balde socorro. des, roupas rasgadas, calçados... Até um vaso sanitário quebran Os pombos que adotam a Praça Albino Hille- brand como ponto de lazer e entretenimento acabam de conquistar fama em todo o território nacional. Talvez tenham figurado até

CNPJ 89.785.638/0001-99

www.correioregionalrs.com.br

do foi visto lá em um fim de semana. Um quadro de degradação a que somente os skatistas, sem alguém que os ouça, têm coragem de se submeter.

n Tiago de Quadros estará no CTG Galpão Amigo, a partir de 20 de maio, orientando a gauchada que deseja dançar direito. Ensinará chamamé, bugio, vaneira, valsa, rancheira, milonga e xote. Você, depois desta aprendizagem, pode ser o cara em qualquer fandango. Inscreva-se no salão do Jackson ou peça informação pelo telefone 3332-4728. n A Comunidade Santa Luzia, do Bairro Martini, está fazendo expressivos investimentos e necessita de ajuda da sociedade. Veja apelo que as lideranças do bairro estão publicando nesta edição do Correio Regional. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3332-4713 (Renato Fritzen), 3332-3423 (Flávio Fritzen), 3332-1082 e 9175-4578 (Clereci Schenkel). CURTÍSSIMAS n O empresário Paulo Finger completa cinquenta anos neste domingo. Grande abraço e votos de felicidade. n Vereadores renderam-se ao poder do movimento SÓ NOVE. Sentimos, desde o início, que o desfecho seria esse. n Dona Loraci Estery mostrou-se feliz, em conversa telefônica conosco, nesta semana. Mas garante que dificilmente voltará a se envolver em questões políticas. n As palavras desagradáveis, inevitavelmente ouvidas, deixaram dona Loraci Estery muito decepcionada. n Imagine se ela ousasse fazer jornalismo estilo Correio Regional... Acostumamo-nos, com o tempo, às baixarias dos descontentes. n O que nos interessa é a certeza de que estamos do lado dos bons. Verdade... Somos como o Chapolin Colorado... “Sigam-nos os bons!” n Segunda-feira, a partir das 20h15min, haverá sessão ordinária na Câmara de Vereadores. Primeira votação da proposta popular das nove cadeiras.

Diretor: Francisco de Campos MT/RS 4.406/Fenaj 4.410/15/19 Diretora adjunta: Candice Campos Chefe de redação: Aline Brandt

E-mails: redacao@correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br assinaturas@correioregionalrs.com.br opiniaodoleitor@correioregionalrs.com.br franciscodecampos@correioregionalrs.com.br

Rua Pedro Fleck, 185 - Não-Me-Toque (RS) Telefones: 54-3332-1883/54-3332-3842 Av. Flores da Cunha, 1184/Sala 106 - Carazinho (RS) Telefone: 54-3331-1883

Impressão em Off-Set rotativa Cia da Arte CNPJ 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - Fone: 55-3331-0318 - Ijuí/RS


Geral

INFORME DA COTRIJAL:

Departamento técnico realiza exposição de cultivares de soja Com a conclusão da colheita de soja, está na hora de definir as ações para a próxima safra. Visando auxiliar o produtor a escolher as cultivares que irá usar, o Departamento Técnico da Cotrijal realiza uma exposição dos materiais que estiveram no campo neste ano e foram multiplicados para comercialização. A exposição conta com 10 cultivares e está localizada na sede da cooperativa, em NãoMe-Toque, junto à recepção do departamento técnico. Conforme o coordenador do Detec, Fernando Geraldo Martins, sempre que o produtor analisar o desempenho de uma cultivar deve levar em consideração a época de plantio e os fatores climáticos que influenciaram nesse resultado. “A Cotrijal, como provedora de soluções, busca colocar à disposição do seu associado materiais com alto potencial produtivo”, afirma. “E o nosso objetivo, com essa exposição, é possibilitar ao produtor ver de perto as características de cada planta, facilitando a avaliação dos materiais e a escolha dos que melhor se adaptam à realidade de sua propriedade. E caso tenha dúvidas, ele pode logo esclarecê-las junto aos nossos técnicos”. Os produtores Olímpio Paulo Kraemer e Renato Hartmann aprovaram a exposição e gostaram da possibilidade de visualizar o rendimento de cada cultivar. Eles estiveram na cooperativa na tarde de segunda-feira (7/5) e trocaram experiências sobre o cultivo de soja e as características de cada planta em exposição. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Aos nãometoquenses! O crescimento político da comunidade nãometoquense está comprovado através da existência do Movimento Cidadão “Só 9”, o qual, após estes últimos meses demonstrou o quanto a união por causas justas e transparentes trazem benefícios para a comunidade. Assim, diante do posicionamento da Câmara de Vereadores, retirando o projeto de Lei de PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL Nº 011 DE 26 DE JANEIRO DE 2012 (por 10 vereadores), e dando seguimento único e exclusivo ao projeto de iniciativa popular (por

9 vereadores), revela uma atitude honrosa e sábia para com a comunidade. Por isso, cabe ao Movimento Cidadão Só 9, se manifestar publicamente, reconhecendo positivamente o posicionamento da Câmara de Vereadores e agradecendo a toda a comunidade que participou deste movimento. Dessa forma, aguardaremos a decisão suprema da Câmara de Vereadores nas votações dos dias 14 e 28 deste mês. Movimento Cidadão Apartidário

Fecoergs elege novo quadro diretivo

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 3

É preciso dizer

ALINE BRANDT*

n Fanatismo, segundo o dicionário Michaelis, é definido como: 1- Excessivo zelo religioso. 2- Facciosismo, partidarismo. 3- Dedicação excessiva a alguém ou a alguma coisa; paixão. 4- Adesão cega a uma doutrina ou sistema. n O fanatismo provocou muitas guerras ao longo da história. Causou - e ainda causa - milhares de mortes. Acreditamos que todos os excessos são doentios. Causam dor e sofrimento desnecessários. n Temos acompanhado, com uma frequência assustadora, notícias de brigas entre torcedores de times de futebol. Muitas destas brigas acabam em espancamentos e mortes. n Bruno Santa Ana Saturnino, 31 anos, é - por enquanto - a mais recente vítima do fanatismo de torcedores. Foi agredido, na noite de 29 de abril, por vinte vascaínos. Faleceu, no dia 4 de maio, em um hospital do Rio de Janeiro. n No momento da agressão não usava camiseta - ou qualquer outro acessório - que identificasse o Flamengo como sendo o time do seu coração. Mas foi reconhecido como flamenguista, dentro de um ônibus, por fanáticos vascaínos. Tentou fugir. Foi perseguido. Brutalmente agredido. n Foi amplamente divulgado pela imprensa que os agressores procuraram atingir a cabeça de Bruno Santa Ana Saturnino. Foi uma briga (?) mais do que desleal. Vinte contra um. Ao que tudo indica os vascaínos que perseguiram Bruno Santa Ana Saturnino só tinham uma intenção: matar. n A paixão por um time de futebol, na grande maioria das vezes, é passada de pai para filho. Faz parte da história de muitas famílias. O futebol tem tudo para ser um esporte de paz. Em muitas cidades brasileiras, entretanto, é insano levar crianças para assistirem partidas de futebol em estádios. No mínimo traumatizaremos os pequenos para o resto da vida.

Jânio Stefanello permanece na presidência da instituição

Dia 7 de maio foi realizada a Assembléia Geral Ordinária da Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, onde foi analisado o seu desempenho e o das 23 cooperativas filiadas, no exercício de 2011. No ano passado, as cooperativas que compõem a federação ligaram 6.714 novas propriedades rurais e distribuíram 7,31% a mais de energia, comparado com 2010, sendo este valor o dobro do consumo médio nacional que foi de 3,60%. Isso ocorreu devido ao bom desempenho das indústrias na área das cooperativas, que tiveram um aumento de consumo de 9,24%, enquanto a realidade nacional foi de apenas 2,3%. “Não podemos nos queixar do desempenho das nossas cooperativas que, apesar das previsões de diminuição na produção agrícola, tiveram um bom ano. A expectativa para 2012 é de um ano similar ao de 2011”, reforçou Jânio Vital Stefanello, presidente da Fecoergs. Em 2011 foram liberados pelo Sescoop/RS, mais de 400 mil reais, o que viabilizou o treinamento e o aperfeiçoamento de 1.028 técnicos.

Desde 2004 as cooperativas já treinaram 5.234 técnicos. Até o final de 2012, as cooperativas irão investir mais de 80 milhões de reais, com parte dos recursos da Eletrobrás, em programa para reforço de redes. Na AGO foi eleita a nova diretoria da federação, sendo reconduzido por unanimidade à presidência Jânio Vital Stefanello (Coprel - Ibirubá), vice-presidente Querino Volkmer (Cooperluz Santa Rosa) e para secretário Renato Pereira Martins (Certaja - Taquari). A diretoria executiva eleita deverá defender os interesses das filiadas para o período 2012 a 2014. Alguns dados da Fecoergs: A entidade representa 23 cooperativas de distribuição e geração de energia e desenvolvimento rural, atuando em 358 municípios gaúchos. São 21 usinas, 64 mil quilômetros de redes, 59.000 mil transformadores instalados. Tudo isso para beneficiar com energia 255 mil famílias, o que equivale a uma população de mais de um milhão e duzentos mil gaúchos. (Assessoria de Imprensa da Coprel)

n O irmão do flamenguista Bruno Santa Ana Saturnino falou, para uma emissora de televisão, sobre a violência provocada pelo fanatismo de alguns torcedores. Disse que está preocupado com a realização da Copa do Mundo de 2014. “Torcedores de times rivais ficarão lado a lado, dentro dos estádios, para assistirem aos jogos. Imaginem o que pode acontecer se um grupo de torcedores perceber que, nas proximidades, encontram-se torcedores rivais? Tenho medo de pensar na confusão que este tipo de encontro pode gerar...” n O Brasil perdeu, na semana passada, um dos grandes nomes da música sertaneja de raiz: José Perez - o Tinoco. Tinoco recebeu, após sua morte, grandes demonstrações de carinho em redes sociais e sites de notícia. Ficamos impressionados. Nos mais recentes anos quase não era lembrado. Temos a mania de reconhecer o talento - ou a importância - das pessoas somente depois que morrem. n Tinoco morreu em um hospital público. Passou, um bom pedaço da vida recente, por grandes dificuldades financeiras. Quase não fazia shows. Se apresentava, de vez em quando, em festas de casamento e batizado. Foi, ao lado do irmão João Salvador Perez - o Tonico - um dos maiores compositores da música brasileira. Tinha sido esquecido. Depois de sua morte parece que o amor - ou a admiração - ressurgiu no coração de muitos brasileiros. Voltou a figurar nas páginas dos jornais. Foi notícia em toda a grande imprensa. Achamos que o “reconhecimento”, para Tinoco, chegou tarde demais. * Mestre em história, jornalista e pesquisadora


4 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Social

Renata Bezerra

n Oficializaram casamento, sábado passado, Vanderlei Kaiser e Eliane da Silva. Cerimônia e festa tiveram lugar na Associação dos Funcionários da Cotrijal. O jovem casal recebe os cumprimentos dos membros das duas famílias.

n Completou 15 anos, no dia 28 de abril, Maria Elena Nascimento Zanella. A festa foi realizada, no mesmo dia, na sede da Afujan. Pelo jornal ela recebe as homenagens dos pais Lozir Luiz Zanella e Marcela Zanella. Abraços dos avós e dos demais membros da família.

n Manuela Savadintzky dos Santos completou dois aninhos no dia 19 de abril. A festa se deu, dia 29 de abril, no salão do Bairro Planalto (Victor Graeff). Homenagem carinhosa dos pais Cristiane/Alexandre e do mano Igor Gabriel.

n Fizeram cinquenta anos de casados (bodas de ouro), no dia 5 de maio, Ilmo e Ivone Markmann. Recebem cumprimentos dos filhos Ilcemar, Ilton e Ilceni. Também das noras Cristina e Juliane. Ainda do genro Armando e dos netos Luan, Grasieli, Letícia e Augusto.

AS MÃES E O AMOR Uma mulher começa a entender o verdadeiro significado do amor quando se torna mãe. Não desmereço nenhum tipo de amor, mesmo porque não acredito que exista um “amor verdadeiro” ou um “amor real”. Todo amor é amor, por mais torto, errado e impossível que pareça. Mas se existisse um “amor certo”, seria aquele que uma mãe sente por seu filho. Um amor que cresce, amadurece e se adapta, dia após dia. Paciente, exigente e fiel. Como todo amor deveria ser. Ser mãe, muito além de aprender a amar, é aprender a conhecer-se. É interessar-se mais pelo mundo e pelas outras pessoas. É descobrir nas coisas comuns a beleza que a vista cansada já não enxerga. É experimentar o novo, é repensar o antigo, é abrir-se. Ser mãe é rejuvenescer. É transcender. Ser mãe é sensibilizar-se e, ao mesmo tempo, fortalecer-se. É trocar olhos comuns por lentes de aumento. Ser mãe é aprender a chorar e a ser forte. Chorar de saudade, de alegria, de medo, de preocupação, de remorso e de orgulho. Ser mãe é derramar lágrimas pelo mundo que deixaremos para nossos filhos e pelos filhos que nem nossos são. É querer o melhor para um filho, nem que esse não seja o melhor para nós. E como já disse Rubem Alves, “amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.” Ser mãe também é exercitar o desapego. Esse difícil aprendizado começa cedo, quando precisamos nos separar dos serzinhos tão frágeis que habitaram nossos corpos durante tantos meses. Então recebemos a notícia de que nada nos pertence verdadeiramente. E a cada passo solitário que um filho dá, a mãe aprende que amar não é incentivar a dependência. Amar é sentir orgulho e alegria por aquela pessoa, tão nossa, estar conseguindo caminhar por conta própria. Nem que estes mesmos passos levem o objeto de nosso amor para longe de nós. É, Rubem, filhos são como pássaros pousados nos dedos. E amá-los é deixá-los livres. À minha mãe: Fico feliz que, mesmo com a internet lenta do pai, minhas palavras cheguem rápido. Sei que você adora sentir o cheiro e a textura do papel. Lamento pela tela fria do computador. Lamento não poder estar com você amanhã. Mas aceite esta pequena homenagem. Quero que você saiba que nem escolhendo eu teria ganhado uma mãe assim. Que você é a mulher mais forte, mais corajosa e mais justa que conheço. Você é uma vencedora. Uma heroína de carne e osso. A otimista mais realista que já vi neste mundo. Você para mim é tudo: meu orgulho, meu porto seguro, minha luz. Mãe, “você chegou na hora certa” em minha vida. Obrigada por me ensinar tanto sem nunca ter me dado lições. Por ser tão minha amiga. Obrigada por você existir. Um feliz dia das mães.

Ani sár ios Anivver ersár sários n Augusto Wolfart Altmayer completou cinco anos no dia 30 de abril. A festa, com presença de muitos amiguinhos, foi no dia 1º de maio, no salão do Bairro Planalto (Victor Graeff). Abração dos pais Dagna e Leandro.

Andr essa dos Santos Andressa

Miau.

..

n O casamento de Adriano Drehmer e Simoní Royer foi realizado, dia 28 de abril, no cartório de Victor Graeff. O ato teve acompanhamento dos padrinhos e de alguns familiares. Votos de felicidade total aos dois jovens.

12/5: Caroline Silvana Hasler, Claide Terezinha Klein, Adão Penna Borges, Igor Dillenburg, Elza Pereira de Campos, Marilei Weber e Marciano Schneider; 13/5: Edimilson Moraes, Charles Mathias Klein, Marisa Fátima Alberton Schwalbert, Paulo Finger, Fabiana Betto Koling e José Érico Martins; 14/5: Elaine Maria Kraemer, Mirco Goellner, Marcelo Drehmer, Orlando Kuhn, Marina Moura e Marli Oliveira Pereira; 15/5: Jair Espich, Harti Röhrig, Marília Braun, Arlete Baumgratz, Cleide Terezinha Franco, Maria Lurdes de Oliveira, Elga Ely, Reinoldo Mario Becker, Neri Teichmann, Yuri Moisés Gehlen, Scheíne Trentin e Valdir Huber; 16/5: Ricardo Salles, Edelmir Délcio Kissmann, Jorge do Amarante, Dasila Hoffmann, Rafael André Grunitzky, Neri Guimarães da Costa, Renato Pereira, Paulo Teichmann, Gilberto Kohlrausch, Joel Graebin e Stevan Rauber; 17/ 5: Abel Müller, Ivone Mallmann, Luiz Antônio Alberton, Hélio Walker, Cleide Andriolli, Eli França, Ricardo Becker e Paulo Ricardo Kannenberg; 18/5: Greice Caroline da Silva Aguiar, Egídio Heller, Livone Fülber, Luzia dos Ramos, Dário Cezar Pereira e Silva, Vanderlei Barzotto, Rudi Ellwanger, Ibanez Barboza e Jorgina Solange Siqueira.

Nascimentos Hospital de Caridade: 2/5 - LARISSA LUANY, filha de Bruna Antunes da Rosa e Isaias Joelir Monteiro. 2/5 - VALCIANE, filha de Édina Aparecida Focking Pereira e Valdeci Moraes Pereira.

Batizado Pastor Fábio Staggemeier batizará amanhã (13/5), na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil: DENNER - filho de Rafael da Silva e Maria Luiza de Oliveira. Padrinhos: Carlos Roberto da Rosa, Rosângela Auler, Rosane Pagliarini, Adão Pagliarini, Dirceu Carvalho da Costa, Lisiane Fátima Heuert, Paulo César Heck e Patrícia Soares Albuquerque Heck.

n O casamento da Alexandre Sartori e Fernanda Sturmer foi celebrado, sábado passado, em Carazinho. Convidados, familiares e amigos foram recepcionados na Bier Site. Votos de felicidade de familiares e amigos.

n O terceiro aniversário de Vibella Müller foi comemorado, dia 6 de maio, em Carazinho. A bela menina é filha de Valdir e Margarete Müller. Os votos de felicidade contínua são de todos os amiguinhos.

Pr ogr ama Religioso Progr ograma PARÓQUIA CATÓLICA HOJE: 18 horas - missa na matriz; 19 horas - missa no Bairro Jardim (São Vicente de Paulo). AMANHÃ: 8h30min - missa na matriz; 9 horas - missa em Rincão Doce (Nossa Senhora das Graças); 18 horas - missa na matriz; 19 horas - missa no Bairro Santo Antônio (Santo Antônio). DIA 15/5: 15 horas - missa da saúde no Bairro Industrial (São Cristóvão); 18h30min - missa no Hospital de Caridade. DIA 16/5: 15 horas - missa em Linha Gramado (São Sebastião); 19h30min - missa no Bairro Martini (Santa Luzia). DIA 17/5: 18h30min - missa no Hospital de Caridade; 19h30min - missa no Assentamento Libertação Camponesa (Nossa Senhora Aparecida). DIA 18/5: 15 horas - missa em Vila Seca (Nossa Senhora de Lourdes); 19h30min - missa em Colônia Vargas (Nossa Senhora de Fátima). PARÓQUIA EVANGÉLICA HOJE: 12h10min - programa de rádio; 14h30min - culto com as crianças; 14h30min - encontro do Clube de Mães em Colônia Saudades. AMANHÃ: 9 horas - culto do dia das mães. DIA 15/5: 14 horas - visita a enfermos e enlutados. DIA 16/5: manhã de visita aos hospitais; 14h30min - estudos bíblicos da Oase. DIA 17/5: 9h30min ensino confirmatório primeiro ano; 10h30min - ensino confirmatório segundo ano; 13h30min - ensino confirmatório primeiro ano; 14h30min - ensino confirmatório segundo ano; 16 horas - culto no Lar do Idoso São Vicente de Paulo com santa ceia. DIA 18/5: ensino religioso no Colégio Sinodal Sete de Setembro; 17h30min - juventude evangélica. PARÓQUIA LUTERANA HOJE: 9h30min - culto ao dia das mães em São José do Umbu; 14h30min - departamento de servas em Não-Me-Toque; 19 horas culto ao dia das mães em Victor Graeff. AMANHÃ: 9 horas - culto ao dia das mães em Não-Me-Toque; 18 horas - departamento de jovens em Não-Me-Toque. DIA 15/5: 9 horas - instrução aos confirmandos; 14h30min - instrução aos confirmandos primeiro ano; 15h30min instrução aos confirmandos segundo ano em Não-Me-Toque; 19h30min - encontro do departamento de leigos em Não-Me-Toque. DIA 16/5: manhã de atendimento pastoral no escritório; tarde de visitas; 19h30min - estudo bíblico em Não-Me-Toque. DIA 17/5: manhã de atendimento pastoral no escritório; tarde de visitas; 19h30min - estudo para profissão de fé em São José do Umbu. DIA 18/5: 19h30min - culto em Pessegueiro. SOCIEDADE ESPÍRITA DIA 16/5: 19h30min - sessão doutrinária ao público seguida de passes; 20h30min - sessão de educação mediúnica.


Social

n Luiza França Gonçalves fez o primeiro aniversário no dia 6 de maio. A festa, em Carazinho, foi momento de alegria para dezenas de crianças. Votos de felicidade inteira dos pais Marcelo/ Patrícia e dos amigos.

n A família Fries esteve em festa no início de maio... No dia 2 o garotão Dener Augusto Fries completou oito anos. Já no dia 4 sua irmã Daniela Lizandra Fries fez dezessete anos. Hoje, através do jornal Correio Regional, recebem abraços carinhosos, com votos de muitas realizações, dos pais Livandra/Ilmar Fries. Os avós Iraci/Renildo Petry e Cemilda/Elson Fries aproveitam para desejar muita felicidade.

ç ç ç ç ç

Acordos e cobranças extrajudiciais Redução da parcela Redução do seu financiamento em até 70% Entrega quitativa de veículos Tiramos a busca e apreensão do seu veículo

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 5

JUROS ABUSIVOS EM: FINANCIAMENTO DE CARRO, MOTO, E CAMINHÃO, CARTÃO DE CRÉDITO, SPC E SERASA. E-mail: oconsultor.net@brturbo.com.br

PROCURE UMA DE NOSSAS FILIAIS EM PASSO FUNDO: (54) 3311-4713 - Av. Presidente Vargas, 799 - São Cristóvão (próx. Banco do Brasil) CARAZINHO: (54) 3329-1226 - Av. Flores da Cunha, 4920 - sl. 02 - B. Borguetti (próx. Trevo do Avião) LAJEADO: (51) 3710-1092 - Av. Olavo Bilac, 51 - B. Americano (próx. Hotel Mariani) ERECHIM: (54) 3519-2493 - Rua Pedro Pinto de Souza, 1150 (próx. Rótula São Cristóvão)

n Em sua residência, dia 8 de maio, Murilo Brunhauser Philippsen festejou o sexto ano de vida. Parabéns, com votos de alegria sem fim, dos pais Fábio/Daniela e dos outros membros da família.

n Dia 6 de maio, na Igreja Assembléia de Deus, de Victor Graeff, casaram-se Leopoldo Clovis Schreiner e Rita Vasconcelos. Votos de felicidade dos familiares.

n Jhonas Hartmann e Elisângela Visotto juraram amor eterno, sábado passado, perante o altar da Igreja Matriz Cristo Rei. Depois recepcionaram padrinhos, familiares e convidados em Lagoa dos Três Cantos. Os dois recebem felicitações de toda a família.


6 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Gente Miúda Nome: Bianca Vitória de Oliveira Quadros de Moura. Data de nascimento: 17 de agosto 2005. Altura: Um metro e vinte centímetros. Cor dos olhos: Castanhos. Cabelos: Castanhos. Pai: Emerson Quadros de Moura. Mãe: Rosângela de Oliveira de Moura. Irmã: Gabriela. Fale sobre seus pais: São queridos e alegres. Melhor amiga: Milena. O que a deixa feliz? Estar na escola. O que a deixa triste? Não fazer novas amizades. Melhor dia do ano? O dia do meu aniversário. O que deseja ser quando crescer? Veterinária. Comidas prediletas: Batata-frita e ovo frito. Bebida: Leite com achocolatado. Sobremesa: Torta de bolacha. Brinquedo: Barbie. Lugar onde gosta de ir? A praça. Deseja conhecer: Disney World. Programa de TV: Chaves. Bichos de estimação: Cachorros Júnior e Lara e, também, um papagaio. Esporte favorito: Voleibol. Torce para que time? Grêmio. Roupa preferida: Vestido. Calçado: Sandália. Uma boa lembrança: A noite do pijama na escola.

Geral

Baile da terceira idade O salão de festas evangélico foi palco, na tarde de 5 de maio, de mais um baile da terceira idade. A organização foi do Grupo Sempre Viva na Fé. A animação foi confiada à Banda Talentu’s (de Quinze de Novembro). Grupos de terceira idade de toda a região marcaram presença no evento.

Acontecimentos n O Clube Recreativo Sempre Unidos (de Lagoa dos Três Cantos) será palco, amanhã (13/5), de mais uma festa popular da comunidade católica. Programa: 10 horas - missa; 12 horas - almoço a base de churrasco e tradicionais acompanhamentos; 14 horas - reunião-dançante. A animação será da Banda Renovasom.

Animação se estendeu até as 18h30min

Festa

Grupos de terceira idade de Carazinho também estiveram presentes

Integrantes do Grupo Exemplo de Vida (de Victor Graeff) marcaram presença no evento

CR Comunidade ALGUÉM Para: CAREM É que esses dois estavam com medo de não se eleger de novo e aí vem a jogada de mestre deles será que o povo não vai ver isso? Abraço. ALUNO Para: PDT Alguém sabe me dizer por onde anda o presidente do PDT que não comparece nas reuniões dos 9 que feio heim... PDT Para: ALUNO Para seu conhecimento, o presidente do PDT é o ANILDO LOPES - servidor municipal. Portanto quando é convidado para comparecer a qualquer atividade durante o horário de expediente (como o que tem ocorrido junto à Câmara de Vereadores) está impossibilitado. Mas cabe salientar que foi o primeiro a dar entrevista quando foi procurado pela Rádio Ceres e deixou clara a posição do PDT - manter 9 vereadores em NMT. MUNÍCIPE Para: SAÚDE Mais uma vez estamos sem agente de saúde e o prejuízo é nosso. O que será que está acontecendo ninguém quer trabalhar nesta função? O fato é que ainda restam muitas candidatas que fizeram o concurso e não foram chamadas para assumir. Será que a Secretaria da Saúde vai chamá-las? Ou vão chamar alguma por contrato assim como na Secretaria de Educação? Tanta gente que

paga para fazer o concurso passa e não são chamadas exceto auxiliar de serviços gerais e algum outro cargo, mas aqui digo pelos professores que não foram chamados para trabalhar e contratam os que não passaram. Quanta injustiça vamos lá pessoal comecem a chamar este pessoal de uma vez porque vaga tem falta a vontade ou... As eleições estão aí vocês não estão a fim de perderem mais uns votos por fazer a coisa certa estão? SÓ EU MESMO Para: TODOS A população esta toda alvoroçada, se preocupando e discutindo quantos vereadores vão estar na câmara, porque simplesmente não deixam que se faça cumprir a lei federal e se preocupem mais com outras coisas do município, como a saúde por exemplo, médicos não querem mais fazer plantões pois ganham muito pouco, nossas ambulâncias estão verdadeiramente sucateadas, nesta semana mesmo entrei em uma que nem cinto de segurança funcionando tem, além do revestimento do assoalho estar se soltando, fora muitos outros problemas que enfrentamos quando se precisa de um atendimento feito pelo SUS é de entristecer mesmo, mas fazer o que? Se tem outras coisas mais importantes a serem feitas e decididas... TESLA Para: SÓ EU MESMO Vamos separar as coisas. Uma é ser cidadão e fazer valer

n Está marcada para amanhã (13/5), no Bairro Viau, uma festa em homenagem às mães. Local: salão de festas da comunidade São Francisco de Assis. A organização é do Clube de Mães do Bairro Viau. Programa: 10 horas - missa; 12 horas - almoço; 14 horas - reunião-dançante. Os embalos serão da Banda JR & Cia (de Victor Graeff).

o seu voto, diminuindo gastos públicos desnecessários, para que sobre recursos para outras necessidades, entre elas as que se referiu. A outra é questão de quem gesta os recursos disponíveis e isto um cidadão comum não tem como interferir, operacionalmente, a única atitude possível é demonstrar inconformidade com a situação, pacificamente, escreva algo, os nossos administradores são pessoas da comunidade e tenho certeza que vão agradecer as sugestões.VIVA A PRIMAVERA POLÍTICA EM NÃO-ME-TOQUE. TESLA Para: SÓ EU MESMO Há esqueci de te informar, na lei federal que mencionou, está claro, ATÉ 11 vereadores, para municípios de 15.000 a 30.000 habitantes. Para muitos, 9 é suficiente, para alguns poderia até ser menos e para os envolvidos em política deveria ser 55... Se isto fosse possível, kakaka... Mas a quantidade quem define é a nossa câmara de vereadores, com seus ônus e bônus. SORTÊNCIO Para: COMUNIDADE CR Particularmente acho que o Movimento Pró 9 é o fato mais positivo das duas ou três últimas décadas aqui em NMT. Percebo que a grande maioria do povo pensa da mesma forma. COMANDOINVISÍVEL Para: SÓ EU MESMO Barbaridade companheiro (a), se você acha que a lei deve

Está marcada, para 20 de maio, a tradicional festa da comunidade evangélica de São José da Glória. Os festejos terão início, às 10h30min, com celebração de culto. Churrasco será servido a partir do meio-dia. A festa, que se estenderá durante toda a tarde, será animada pela Orquestra Nº 1.

www.correioregionalrs.com.br ser cumprida, ótimo, que se cumpra, mas que se cumpram todas. Começando pelo Código de Obras. Construções ocupando toda uma via pública para ser edificada. Vá para outro centro e veja se acontece este tipo de coisa. Aumento para o plantão médico? Ou você é médico ou não sabe quanto ganham. Parece até que fazem um favor quando atendem. Que juramento mais hipócrita que fazem em sua formatura. E outra, as ambulâncias estão assim por que não param. Que cidade mais doente a nossa, deveria ser feito um estudo para verificar isto. PROFESSORA Para: MUNÍCIPE Concordo plenamente com você. No caso dos professores, chamam e fazem contratos com os que não passaram e os que passaram deixam de lado. Tem muito professor que passou no concurso e está desempregado, indo trabalhar em outros municípios. OUTRO Para: POLÍTICOS Gestão pública: Nos dias atuais o papel do gestor público na administração das coisas referentes ao trato das necessidades públicas, vem a maximizar (fazer mais com menos recursos) e aperfeiçoar as demandas (povo quer 9 e não 11) que fazse necessário para alcançar uma gama de objetivos estabelecidos pelos órgãos governamentais (aplicar recursos em políticas públicas - educação -

saúde - segurança infraestrutura - e não em um órgão específico ex: câmara) respaldando também os anseios da comunidade (movimento cidadão) onde está inserida.- este é o conceito "traduzido" de gestão pública. O povo se antecipa ao que os políticos "não gostam de fazer", ou seja, UTILIZAR DE FORMA EFICIENTE OS RECURSOS PÚBLICOS, por isso sugerem 9 vereadores. VISITANTE Para: COMUNIDADE Hoje vi uma cena um pouco estranha paciente mal chegando ao hospital de carro? Duas pessoas tentando fazer o que podem? Pendurado pelo soro onde devia já ter sido socorrido... Onde está ambulância... Que jeito levam esses pobres coitados para o hospital... Ainda bem que esse chegou lá... Mas se acontece isso daqui uns dias alguém não vai chega até o hospital? Não há ambulância ou transporte decente para levar essas pessoas? Chega. Dá pena de ver isso... REMEDIADO Para: TODOS Meu Deus onde estão os remédios da farmácia do postão... Quando conseguimos consulta vamos na farmácia do postão e não tem nada... Já não é de hoje faz meses... Que procuro remédio e não tem tenho que dar jeito de comprar... O que há quando vem para todos os remédios que deveriam ser distribuídos para quem precisa... Nunca tem nada

quando vai ter... Quando? Vai levar mais quantos meses? ELEITOR Para: LEITORES Pois é! Os nobres edis nãometoquenses (a exemplo dos demais politiqueiros do Brasil) deram a prova de que não têm convencimento do que realmente estão fazendo. Não têm coerência. Fizeram um "auê" e no final o que aconteceu? Não se pode confiar! TESLA Para: ELEITOR Não se pode confiar, em quem, meu caro, nos coronéis? Nos que pensam que sabem tudo, nos conchavos, na divisão de interesses, no uso desenfreado dos gastos públicos, na máquina pública, tenha dó! Olha estamos em 2012, te acorda meu. Parabéns, vereadores, agora sim estamos indo na mesma direção. ELEITOR Para: TESLA Desculpa Tesla, não tive intenção de te ofender, apenas achei que eu podia expressar minha modesta opinião, mas ao que se depreende do teu comentário não é permitido ter opinião. Fazer o que. Vou ficar quieto no meu canto que eu ganho mais.

OBSERVAÇÃO: Por limitação de espaço nem todos os recados do mural são publicados no jornal. www.correioregionalrs.com.br


Geral

CR Bons Negócios Kitinete Edifício Málaga - Central. Ao lado da Churrascaria Gaúcha. Ótima para estudante. R$ 98.000,00. Kitinete Central Edifício Piriápolis - Defronte à praça do Hospital da Cidade. Completamente reformado. Móveis na cozinha e no banheiro. R$ 109.000,00. Kitinete Central Edifício Mediterrane - Andar alto. Ótima posição solar. Com garagem. R$ 105.000,00. P & G VENDE COM EXCLUSIVIDADE - TERRENO URBANO COM 2.733,00 M². Na saída para Carazinho. Terreno plano. Ótimo para loteamento residencial ou empresa. Ótimo para investidores. Residencial Acácia - 2 dormitórios com suíte. Sala com dois ambientes. Sacada com churrasqueira. Garagem. Excelente localização. Entrega: 12/2012. Investimento: R$ 198.000,00.

Febre aftosa Teve início, em 1º de maio, a primeira etapa de vacinação, de bovinos e bubalinos, contra a febre aftosa. Até o dia 9 de maio a Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Não-Me-Toque já havia distribuído mil e trinta doses da vacina. Segundo funcionários da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Não-Me-Toque: o município tem, hoje, rebanho de seis mil e seiscentos bovinos. “A vacinação é de extrema importância para que o estado continue livre da febre aftosa.” VACINA A vacina, contra a febre aftosa, deve ser aplicada em todos os animais existentes na propriedade. O produtor precisa estar ciente de que o trânsito de bovinos e bubalinos fica na dependência da aplicação da vacina. Os proprietários de bovinos e bubalinos devem se dirigir à Inspetoria Veterinária e Zootécnica para retirada da vacina ou apresentação da nota fiscal de compra em algum estabelecimento especializado. É importante lembrar que os produtores devem levar a caixa de isopor com gelo juntamente com a relação dos animais. Como os frascos são de dez doses recomenda-se, em caso de sobra, a divisão com vizinhos para evitar perda.

Apartamento novo no Edifício Érico Veríssimo - Com 2 dormitórios (1 suíte), na Rua Morom, nº 1.096, centro, quase esquina com a Rua Benjamin Constant. Excelente imóvel, decorado por arquiteta, situado no 10º andar, de frente, com sacada envidraçada e churrasqueira completa, sala de estar/jantar integrada com a sacada com persianas, bancada americana, boxes com vidros temperados e chuveiros nos dois banheiros, ar condicionado tipo split e junker para água quente já instalados, hidrômetro individual, depósito grande e garagem fácil de manobrar. Apartamento montado para o próprio dono morar. Área global (apto. + box) de 141,21 m² e área privativa de 87,85 m². Investimento: R$ 325.000,00 com box simples ou R$ 339.000,00 com box duplo.

Mudam nomes na equipe da Emater O engenheiro-agrônomo Leandro Nicolacopolus Soares, 39 anos, assumiu, no início desta semana, a chefia do escritório e do centro de treinamento da Emater de NãoMe-Toque. Vem de Coqueiros do Sul - onde trabalhou durante dois anos. Ocupará o lugar do engenheiro-agrônomo Elemar Poersche - que se aposentou. Leandro Nicolacopolus Soares diz que pretende dar atenção especial à agricultura familiar... “Vou trabalhar pelo desenvolvimento da agroin- Leandro Nicolacopolus Soares dústria e da atividade leiteira. Também merecem atenção especial os sistemas de disposição dos agricultores.” irrigação do município.” A extencionista de bem-estar social Ana Paula Segundo Leandro Nicolacopolus Soares: as Savadyntzky deverá assumir, em quinze dias, a portas da Emater sempre estarão abertas a todos vaga deixada por Lisiana Andersson Ramos, que os produtores. Visitaremos as propriedades. Quepediu afastamento temporário por motivos pesremos conhecer a realidade da atividade agrícola soais. Um técnico agrícola também será integrado do município. A Emater está permanentemente a à equipe da Emater nos próximos dias.

Vem aí o processo seletivo do curso de secretariado Está marcada, para 3 de junho, a partir das 8h30min, a prova seletiva para o curso técnico de secretariado que será desenvolvido na Escola Ernesto João Cardoso. O curso, na modalidade à distância, terá duração de um ano e meio. As aulas presenciais serão quinzenais. Noventa e cinco pessoas disputarão as quarenta vagas oferecidas. Tiveram inscrição homologada: Adriana Roveda, Adriana Viau Lermen, Adriane Aparecida Monteiro, Adriane dos Santos Rambo, Alessandra Talamini Pereira, Alexandra Salete Alves da Silva, Aline de Pellegrini, Aline Drebes, Aline Graciele de Souza, Amanda Tatiele de Quadros, Ana Cláudia da Silva Goulart, Ana Paula Dias Althaus, Andrieli Lodi Costa, Beatriz Fischer, Beatriz Silva dos Santos, Camila Dall Sant, Carla Daniela Rossatto, Carla Freitag Rodrigues, Charlene Hartmann, Cíntia Corrêa, Cláudia Maria Massing, Cristine Savadintzky, Daiane Elger, Daiane Elise Doebber, Daniela Brunhauser, Daniela Cristina Borges, Daniela Luiza Winter, Daniela Paulo da Rosa, Danuzia Petry, Débora Aline Costa da Silva, Débora Regina Talamini, Denise Schwalbert de Quadros, Diana da Silva Lenz, Elise Moreira de Camargo, Eloi Maria Ribas Alves, Ester Clarice Nowack, Evandro Carlos Bacher, Gilmar Luís Stein, Gilsiane da Silva da Costa, Gláucia Regina Sebastiani, Greice Klein, Inês Mari Arocena, Ivanete Terezinha Monteiro, Janaíne Harnisch, Jandira Hoscheidt Fantoni, Jaqueline Drebes, Jaqueline Ellwanger, Jaqueline Gomes Tavares, Joice Hahn, Juliana de Oliveira, Juliani Andréia Freitag, Kátia Cilene Landin, Kátia Luana Girelli Scherer, Keila Bettio, Kelly Aline Vieira,

Kellyn Gomes Hoffmann, Lisandra Fernandes de Oliveira, Lizandra Weber, Lovani Sacks Bertella, Maiara Baumgardt, Maria Luiza Santos Wiadetski, Marisa Fátima dos Santos, Marisa Müller, Maristela Taffarel Cunha Weiler, Marlise Osvald van Vught, Maura Franciéle Klassener, Michele Alves de Castro, Michele Amanda Vollmer, Michele Fabiana Dillenburg, Michele Fernanda Soder, Mirta Bernadete Werner, Natália Born, Natanieli Rodrigues, Neiva Gonçalves, Nelci Maria Pena, Nelson Dias, Paulo Francisco Kanofre, Renate Osvald Barboza, Rita de Cássia Seelig Godoy, Rosângela Sonda, Roselaine Aparecida de Oliveira, Roselita Martins de Almeida, Rosemeri Jung, Sadaic Hansen, Sandra da Costa Calheiro Raber, Scarlet Hartmann da Silveira, Scheile Fernanda Dhein, Sílvia Helena Eberhardt Kanofre, Simone Fetter, Taís Aroldi, Tatiana Renata Borges, Tatiane Cristina Schuster, Vanessa Sabrina Schneider, Vanise Beatriz Fritzen da Silva e Viviane de Almeida Neitzke. Os candidatos devem comparecer ao local da prova (Escola Ernesto João Cardoso) com meia hora de antecedência. Será necessário portar documento de identidade e caneta azul ou preta. Terão, no máximo, quatro horas para responder cinquenta questões. A relação dos aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 13 de julho. PROVA - Serão avaliados, durante a prova, conhecimentos de língua portuguesa (6 questões), literatura brasileira (3), língua estrangeira (5/inglês ou espanhol), matemática (5), biologia (5), química (5), física (5), geografia (5), história (5), filosofia (3) e sociologia (3).

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 7 Todas estas ofertas são de Passo Fundo. Tratar P&G Imóveis. Telefones: 54-3313-3737, 54-8405-3737, 54-8486-3737 e 54-8408-3737. Rua Coronel Chicuta, 99/Sala 7/Passo Fundo (RS) Residencial Splendido - De 2 e 3 dormitórios com suíte. Opção de 2 vagas garagem. Fica num lugar onde você e sua família vão passar momentos maravilhosos, com segurança e bem-estar, em uma localização nobre. Perto do centro, no bairro residencial, com o maior mix de serviços e comércio da cidade, a 200 metros da praça e da Igreja Santa Teresinha. Edifício Luxor - Apartamento com 3 dormitórios (1 suíte) e garagem. Na Rua Capitão Eleutério, nº 459. Imóvel centralíssimo, quase ao lado da Caixa Econômica Federal e do Posto Esso Morom, perto de tudo. Excepcional economia, decorado, de frente, no 3º andar, com sacada e piso laminados, com um box de garagem no Ed. Toulouse Lautrec (acesso pelas galerias internas). Prédio impecável, com portaria, elevador, central de gás e salão de festas. Área global: 111,05 m². Investimento: R$ 329.000,00 (preço sem o box de garagem: R$ 299.000,00).

Diversão Integrantes do Grupo de Terceira Idade Conviver tiveram, no dia 23 de abril, momentos de muita diversão. Visitaram o Camping Ribas (em Carazinho). Usufruíram de diversas brincadeiras e jogos. Boa música e muita conversa também marcaram o passeio.

Animação tomou conta dos integrantes do grupo

Ivar Hartmann Cartões de crédito Cartão de crédito é aquela ferramenta ótima para pagar contas mensais, as quais, às vezes, a gente extrapola e ao final do mês não consegue pagar todas. Então os bancos cobravam taxas de 12/13% ao mês - agiotagem pura - pelo que não podíamos pagar e, de clientes, passávamos a escravos. Todos os cartões de crédito têm as mesmas políticas. E os cartões mais em uso no Brasil - devendo ser o caso também do leitor - são o VISA e o MASTERCARD. Todos os bancos têm estes cartões disponíveis para seus clientes. O importante é o seguinte: seja BANRISUL, Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú, Bradesco, qualquer banco, o cartão é único. É o mesmo vendido em todas as agências. Como pão em padaria ou carne em açougue. Mesmo pão, mesma carne. Preços diferentes conforme a padaria ou o açougue. Preços também diferentes conforme o banco. E, como sabemos também, muitas vezes o preço é “de acordo com a cara do freguês”. E aí está a primeira situação de avaliação do leitor que usa múltiplos produtos bancários, sobre aquele com que é melhor negociar. A propaganda oficial diz que os públicos - os três primeiros citados - estão cobrando juros de até 3% ao mês, para o saldo residual mensal daquilo que deixamos de pagar no cartão de crédito. É uma diferença astronômica pagar 3% em um mês ou pagar 13% neste mesmo período. Os bancos privados, conforme a imprensa nacional, foram obrigados a também baixar os juros, após tentarem justificar-se com os riscos dos empréstimos. Assim o primeiro movimento foi vitorioso para a população, que confiou na proposta oficial e está buscando os bancos mais baratos, obrigado os outros a repensar suas taxas ou perder clientes. No entanto, mesmo baixando os juros, há diferenças entre eles e são tantas as formas e modos de emprestar dinheiro que só a atenção do leitor vai levá-lo à melhor taxa, seja particular ou para empresa. Como praticamente todo brasileiro tem internet, é fácil, após saber qual o empréstimo de que precisa, a qual instituição recorrer. Mesmo se para tanto tenha de trocar de banco, saindo dos que cobram muito e tornando-se cliente dos que cobram pouco. Exatamente esta migração é que assustou os bancos privados. Antes, de forma alguma, podiam baixar os juros por causa do risco. Em menos de uma semana todos começam a diminuir suas taxas. É o medo de perder o cliente. Agora é hora de aproveitar. ivarhartrmann@terra.com.br


8 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Geral

Flavio Lammel toma posse na vice-presidência da Federasul O vice-presidente do Banrisul, Flavio Lammel, tomou posse no último dia 07, em Porto Alegre, na nova diretoria da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). O dirigente passou a integrar uma das vice-presidências na gestão 20122014 da entidade. Para Flavio Lammel, a participação do Banco na Federasul é de extrema importância. “Pretendo Na posse da nova diretoria da Federasul, aparecem -da esquerda atuar principalpara a direita - Roseli Lammel, Flavio Lammel, Ricardo Russowsky (presidente da entidade) e Túlio Zamin (presidente do Banrisul) mente na área de sustentabilidade, contribuindo para que as empresas associadas à sua experiência de dois mandatos como prefeito entidade possam fazer os seus negócios de forma municipal em Victor Graeff e de presidente da integrada ao meio ambiente.” Federação das Associações de Municípios do Rio Lammel também pretende colaborar no proGrande do Sul (Famurs). (Assessoria de Imprencesso de interiorização da Federasul, utilizando a sa do Banrisul)

São funções da Câmara de Vereadores: LEGISLAR: É a função primeira da câmara, pois tem por objetivo elaborar as leis de interesse do município. Dentre elas a lei do orçamento anual. FISCALIZAR: Competência atribuída ao legislativo para fiscalizar a conduta político-administrativa do prefeito e de seus auxiliares. JULGAR: Autoriza à câmara julgar o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores na ocorrência de uma das hipóteses previstas na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município - sujeitas a punição com a perda do mandato. ASSESSORAR: Concretiza-se na forma de indicações - através das quais a câmara oferece ao prefeito sugestões legislativas e administrativas. O parlamentar pode propor políticas públicas. Propor políticas públicas é apresentar uma visão de como o Estado (neste caso o Município) deve ser. ADMINISTRAR: Os serviços internos, a organização de seu quadro funcional e a elaboração do seu regimento interno. O vereador é o político mais próximo da comunidade. Pode com isto avaliar as necessidades, tais como: saneamento básico, educação, saúde, coleta de lixo, iluminação pública, proteção ambiental e tantas outras. É direito e ao mesmo tempo dever da população cobrar do vereador atitudes de modo a representá-los com dignidade e competência, apresentando propostas e sugerindo medidas que beneficiem a coletividade. O bom vereador, portanto, é aquele que exerce estas funções com zelo e responsabilidade, prestando contas à população do seu trabalho, garantindo assim a transparência e o compromisso com os interesses da população.

Um pouco da história das câmaras de vereadores: A função do vereador surgiu em Portugal no século XV. A palavra vereador vem do verbo “verear”, que deriva de vereda. Significa: administrar, reger, governar, vigiar, verificar e cuidar das estradas, dos caminhos e, consequentemente, das ruas, das praças, da cidade... No período colonial, o vereador tinha o papel de zelar pelos bens do município, arrecadar as rendas e receber dívidas da municipalidade, além de administrar as obras. A primeira câmara de vereadores do Brasil foi instalada na Vila de Nossa Senhora do Desterro de Jundiaí, atual município de Jundiaí (SP), em 1656. Em São Bento do Una (PE), a primeira composição da Câmara de Vereadores foi eleita, para um mandato de 4 anos, no dia 7 de setembro de 1860, sendo composta por 7 vereadores, sendo eles: Bento José Alves de Oliveira, Francisco Alves Maciel, José Leão, Vitor Teixeira, João Emiliano de Seixas Valença, João Porciúncula Valença e Manoel Antônio de Andrade Dede. A Câmara de Vereadores de São Bento do Una (PE) foi inaugurada pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, a 7 de janeiro de 1861. A primeira reunião ordinária da Câmara de Vereadores de São Bento do Una (PE) foi realizada no dia 29 de janeiro de 1861. Nessa época, segundo a historiadora Ivete Cintra, o município abrangia, além da sede, os povoados de Jupi, Canhotinho (2º Distrito), Quipapá (3º Distrito) e, também, as povoações de São Benedito, Queimadas, Pau Ferro, Jurema, Cachoeirinha, Lajedo e Calçado. (Colaboração de Jairo João Bocasanta/bacharel em direito)

Quer conquistar clientes dentro e fora da sua cidade? Anuncie no jornal que chega a todas as partes da região. Disque: 54-3331-1883 ou 54-3332-1883

www .correiore gionalrs.com.br www.correiore .correioregionalrs.com.br publicidade@correioregionalrs.com.br


Geral

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 9

ENQUETE:

O que você acha da utilização de foguetes para espantar os pombos da Praça Albino Hillebrand?

“Acredito que seja uma medida necessária. A praça é um local de circulação de pessoas. Hoje, ao seu redor, observamos grande quantidade de dejetos de pombos. É necessário primar pela higiene e pela limpeza da praça.” (João Gheno Neto, padre, 82 anos) “Acho a medida conveniente. As pessoas que têm contato com fezes de pombo podem desenvolver diversos tipos de doença. A utilização de foguetes, segundo li em alguns jornais, visa afastar os pombos da praça e, consequentemente, evitar problemas à população. Medidas precisam ser tomadas, entretanto, para não ferir os pombos. Acredito que, depois de serem afugentados, os pombos encontrarão lugar apropriado para morar.” (João Arpini, advogado, 52 anos) “Os pombos podem transmitir uma série de doenças aos seres humanos. Suas fezes são nocivas à saúde das pessoas. A utilização de foguetes para espantálos é uma tentativa de evitar a transmissão de doenças. Estamos estudando outros meios de evitar o contado das pessoas com os pombos. Ficamos abertos a sugestões.” (Ítalo Tonon, 61 anos, secretário do meio ambiente) “Acho a medida interessante. Os pombos podem transmitir uma série de doenças aos seres humanos. O pó que se acumula, nos lugares onde pousam, pode ocasionar distúrbios respiratórios. As pessoas vão até a praça em busca de lazer e bem-estar. Precisam encontrar o lugar em condições de proporcionar-lhes o que procuram. A melhor forma de combater a infestação de pombos, sem agredi-los, é a utilização de foguetes.” (Mauro Mazzutti, 32 anos, secretário de saúde) “A medida é necessária. Solucionará o problema sem causar danos aos pombos.

Pombas ILSE ANA PIVA PAIM* No Brasil temos 23 espécies de pombas, ou seja, aves pertencentes à família Columbidae. A espécie mais comum nas cidades é justamente uma espécie que não é nativa do Brasil. “Essas aves, assim como os pardais, bem-te-vis, sanhaços, ratos, baratas e muitos outros são chamados de animais “sinantrópicos”. São animais que se adaptaram bem ao ambiente urbano. Alguns se tornam pragas, com populações muito grandes e que causam problemas (pardais, pombo-doméstico, ratos e baratas) e outros convivem conosco em relativo equilíbrio (bem-te-vis, sanhaços)”.(Dicionário) O pombo-doméstico é um grande transmissor de doenças: criptococose, histoplasmose, clamidiose, salmonelose, além de dermatites causadas pelos ácaros que transportam em suas penas. Na Argentina, ele é responsável pela disseminação do barbeiro, inseto que transmite o tripanossoma causador da Doença de Chagas. A lista completa você encontra no site do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses. Várias são as medidas que podem ser tomadas para evitar que os pombos se instalem na sua casa/escola/local de trabalho: * Não oferecer alimentos a eles. * Instalar telas nos vãos de telhados. * Superfícies (como o topo de muros e bases de janelas) devem ter pelo menos 60º de inclinação para impedir que as aves se apóiem. * Esticar fios de nylon nos locais onde os pombos costumam ficar. * Usar substâncias repelentes. O maior problema dos pombos é sua sujeira, normalmente suas fezes que contaminam e poluem nossas cidades. Mas falar em pombos é também lembrar porque eles aqui estão! Com o desequilíbrio ecológico, com a morte de vários de seus predadores, sua população tende a crescer e nos prejudicar. O que deve ser feito não são tiros, não são foguetes, temos que mudar nossos hábitos, nossa apatia em achar que não é problema nosso. Cuidar do planeta, nossa casa “Oikos”, é dever de todos nós. Escutar o arrulho das pombas é também constatar o arrulho de Brasília, de nossos mandatários que fazem barulho, poluem e ninguém sai dando tiros neles, ou melhor tirando eles. Pombas aqui estão pois, deixamos um rastro de lixo, descuidamos de nossas cidades, como se o que está fora do espaço casa material, nada nos interessasse. Temos que lutar por mais soluções, por mais vontade, peguem o exemplo das pombas que tornam-se um contingente forte, difícil de combater para ver nosso Brasil, onde logo, logo será difícil de reconhecer. *Artista plástica e mestre em educação

Lojista... Agende sua visita... Temos diversas coleções com preços e prazos especiais: l Camisa de flanela l Camisa social l Camisete xadrez l Linha infanto-juvenil FÁBRICA: Av. Jorge Müller, 995 Telefone 54-3377-1066 Santo Antônio do Planalto (RS) LOJA: Rua Alexandre da Motta, 572 Telefone 54-3331-3915 Carazinho (RS) Email: reymond@dgnet.com.br/Celular: 54-9967-1026

Com o passar do tempo acredito que os pombos encontrarão lugar adequado para ficarem - onde não causarão danos à saúde da população.” (Ricardo Xavier da Cruz, 42 anos, advogado) “A idéia pode diminuir a infestação de pombos no centro da cidade. Acredito que os pombos irão buscar outro lugar para viver. Não há outra atitude a ser tomada. Matar os pombos, com certeza, não é certo.” (Vinícius Estery, 23 anos, técnico agrícola) “Sou a favor da medida. Uma forma de afastar os pombos. É uma questão de saúde pública. O pombo é transmissor de grande quantidade de doenças - inclusive toxoplasmose.” (Luís Antônio da Luz, 55 anos, advogado) “Acredito que não haja problema em utilizar fogos de artifício para espantar os pombos. Mas não sei se esta medida será eficaz. Concordo que os pombos precisam ser retirados da praça. Receio, porém, que eles acabem voltando.” (Mauro de Paula, 52 anos, engenheiro-agrônomo) “O principal objetivo da praça central é servir a comunidade. A praça é um ponto de recreação e integração das famílias. Precisa ser um local seguro, limpo e higienizado. Não acredito, entretanto, que utilizar fogos de artifício para espantar os pombos seja a medida mais correta. Os pombos, contudo, precisam ser espantados. Devemos iniciar uma discussão sobre o assunto. Profissionais devem encontrar a melhor solução para o problema. É sabido que os pombos podem transmitir doenças aos seres humanos.” (Evandro Michelon, 39 anos, médico-veterinário)

Rádio Ceres promove Confraria dos Esportes Há 36 anos informando a comunidade, a Rádio Ceres desde a data de sua fundação conta com uma equipe de esportes. Programas e transmissões esportivas fazem parte da grade de programação da emissora que com sua equipe de esportes vai até às comunidades para transmitir as partidas do Municipal de Campo. Para agradecer às comunidades, os colaboradores, dirigentes, técnicos, comentaristas e patrocinadores, a Rádio Ceres promoveu na noite da quinta-feira (3/5) uma Confraria dos Esportes, onde estiveram reunidos no Quiosque do Colorado mais de 60 pessoas entre desportistas, patrocinadores e funcionários da emissora. Churrasco, saladas e bebidas diversas foram servidos aos convidados que durante o evento acompanharam as apresentações do colega da Rádio Ceres Flávio Neis que tocou e cantou músicas gaúchas e o vereador Maiquel do Nascimento que encerrou a noite com belas canções. Antes de o churrasco ser servido, Odair Antônio Loeff e Antônio Sadi Ribas agradeceram a parceria e participação de todos. “Quando vamos às comunidades, somos muito bem recebidos. Hoje é a nossa vez de retribuir esse carinho. Vocês é que fazem o esporte. O nosso muito obrigado da Equipe Ceres” - disse Odair. Autoridades, como o prefeito Antônio Vicente Piva, também fizeram uso da palavra. Após, a convite do prefeito Piva, todos se dirigiram ao gramado do Colorado para ver a iluminação do campo. Uma noite agradável, ao lado de amigos e colegas que fazem a equipe Ceres uma emissora da comunidade. (Poliana Glienke/acadêmica de jornalismo/Equipe Ceres)

Flávio Neis mostrou um pouco das suas habilidades artísticas

Estadual de amadores começa em junho O Esporte Clube Colorado vai fazer o primeiro jogo do Campeonato Estadual de Amadores 2012, dia 24 de junho, em Nova Petrópolis. Posteriormente deverá enfrentar o Flamengo (de Bento Gonçalves) e o Botafogo (de Fagundes Varela). O certame está começando mais cedo e deve ser encerrado já em setembro. Motivo: as melhores equipes irão participar do Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol Amador. Outras informações sobre as atividades do Esporte Clube Colorado serão divulgadas nas próximas semanas.

Dia do Desafio Está marcado, para 30 de maio, o chamado Dia do Desafio. Interessados em participar precisam fazer inscrição na Secretaria de Desenvolvimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-3177. No Dia do Desafio duas cidades, de mesmo porte, competem entre si. A que consegue mobilizar, com a prática de alguma atividade física, o maior percentual de sua população é considerada vencedora. Não-Me-Toque competirá, neste ano, com Apuiarés (Ceará). A palavra Apuiarés significa raiz com sabor de fruta. Era nome de uma tribo indígena que habitou aquela região. A cidade tem 14.000 habitantes.

l Escadarias l Pias l Faixas l Túmulos l Jazigos Celular: 9107-7190


10 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Pessoas chamadas ao correio As pessoas a seguir relacionadas devem comparecer à agência da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), com a máxima urgência possível, a fim de providenciarem a retirada de correspondência: Augusto Henrique Schwalbert, Adriano Schuster, Aldino Roque de Oliveira, Arno Roberto Auler, Anildo Kilpp, Andréia de Fátima Pigel, Anderson Talamini, Antônio Carlos Simon, Alberto Sanders, Ari Guilherme Müller, Ângela Raquel Hasler de Oliveira, Abel Grave, André Roberto Müller, Ana Paula Tesser Wallauer, Arcildo Fries, Ângelo Sílvio Raimondi, Camila Müller, Clécio Neuhaus, Cássia Cherini, Clóvis Fernando Birk, Clair Hoscheidt, Cledir Inês Sanders, Claudete Borges da Cunha, Darci Roque Alves da Silva, Deisi Cervo, Dilvo Antônio Hasler, Darci Fontani, Djoni Henrique Frank, Elói Becker, Elmira Maria Krug, Erni Ivo de Walle, Éder Márcio Decker, Eduardo Luís Breancine, Elisa Aparecida Schmitt Machado, Fábio Ricardo Rodrigues Marques, Fábio Alzeno de Paula Schmitt, Fabiano André Crevo, Fábio Daniel Kümpel, Gilberto Antônio Frank, Gilberto Vargas Pedroso, Gilberto Breancini, Gilberto Grevenhagen, Geonir João dos Santos, Gustavo Hermes, Herena Raasch, Ivander Marchesi Gnich, Írio Alberto Huther, Ivan Paulo Schwalbert, Iraci Cadore, Ilonia Roese Alberton, João Osmar de Quadros, Juliano Pedro Blau, José Luiz da Silva, Jair Cadore, Juliana Guadagnin, João Corrêa, José Egídio Warken, João Marcos Althaus, João Mário Oliveira Boeira, Joel José Auler, Leocádio Rambo, Leandro Seibt, Luís Carlos Ferreira dos Santos, Leonardo Henrique Grevenhagen, Líria Maria Schwalbert, Luís Carlos Müller, Lauri Miguel Adams, Lourdes Cervo, Miguel da Silva, Maurício de Mattos Costa, Marli Leonida Kilpp, Marciano Massmann, Marcos Vinícius de Souza Martins, Marcos Darlan Juver, Mirian Rosvita Schumann, Mário Ulrich, Marlene Rodrigues Corrêa, Mário Becker, Mário Luiz Diefenthaler, Nevito Pedro Savoldi, Natalino Vanderlei Batista da Silva, Otomar Darci Ely, Odair Reichert Barboza, Orlando Abelar Cadore, Paulo César Schwalbert, Paulo Roberto da Silva Santos, Paulo Adriano de Carvalho, Paulo Henrique Dias Fialho, Roni Valdir Breunig, Roberto Elias Sebastiani, Rudiberto Gilmar Daudt, Ronaldo da Silveira, Rui Rosa Trautmann, Rosane Fátima Menin, Romeu Nicolau Winter, Samuel Alves de Paula, Sadi Batista Cervo, Celço de Oliveira, Sidônia Garmatz, Sadi Ernesto Schwalbert, Sivone Paulina Ellwanger, Suely Terezinha Walker, Sandro Alves da Costa, Thomas Antônius Michels, Tomaz Alexandre da Veiga Sanderson, Telmo Kaiser, Vera Lúcia Chaves, Valdair Vieira da Costa, Valdair Portes Castanho, Willian Augusto da Silva, Waldomiro Lermen, Valdecir Luiz Koch, Varno Airton Becker, Volmir Adão Krüger, Valdemar Dillenburg, Valter Jacob Sebastiani e Valdomiro Röhrig. Para a retirada de correspondência é indispensável apresentar documento de identidade.

Geral

Apresentação religiosa para restaurar valores Frei Rodrigo André Cichowicz esteve, na tarde de 8 de maio, acompanhado do líder comunitário Joani Corlassoli Missio, em visita à sede do Correio Regional. Objetivo: divulgar um show, marcado para 16 de junho, no salão de festas Cristo Rei, do cantor e compositor religioso Antônio Cardoso. Segundo frei Rodrigo André Cichowicz: o acontecimento tem como propósito básico Frei Rodrigo André Cichowicz e Joani Corlassoli Missio aproximar lideranças e famílias... “Queremos restaurar valores familiares sitivas em todos os lugares em que se apresenta. como amor, perdão e vocação. Pretendemos unir Temos certeza de que tocará os corações dos nãoefetivamente a comunidade.” me-toquenses.” Frei Rodrigo André Cichowicz diz que a igreja Pessoas e empresas interessadas em patrociestá buscando patrocínio para o show de Antônio nar o show de Antônio Cardoso podem obter mais Cardoso... “Precisamos de patrocínio para que a informações junto à secretaria da Paróquia Cristo sociedade possa assistir a apresentação gratuitaRei. O show está marcado para 16 de junho, a mente. Antônio Cardoso tem deixado marcas popartir das 20 horas, no salão de festas Cristo Rei.

Aviso à sociedade A direção do Correio Regional informa que só há venda avulsa no Mercado das Pedras e na Estação Rodoviária de Não-Me-Toque. É vedada, terminantemente, a venda de jornal pelas ruas ou de porta em porta. Quem porventura esteja vendendo exemplares avulsos do Correio Regional está cometendo um crime e precisa ser denunciado. Telefones para contato: 3332-1883 e 9971-7153. Pela compreensão de todos agradecemos antecipadamente. O jornal Correio Regional circula quase que exclusivamente por sistema de assinaturas.

Lideranças discutem qualidade e usos da água na bacia do Alto Jacuí USUÁRIOS DA BACIA TERÃO A OPORTUNIDADE DE DEFINIR O FUTURO DAS ÁGUAS NA REGIÃO PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS. A Cotrijal está engajada com os fatos que envolvem a preservação do meios ambiente e é com essa missão que a cooperativa convida seus cooperados e a comunidade em geral para o ciclo de audiências públicas que irão definir a qualidade e os usos da água na bacia hidrográfica do Alto Jacuí. As audiências serão realizadas entre 14 e 17 de maio, nos municípios de Passo Fundo, Espumoso, Cruz Alta e Salto do Jacuí. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), promotor das reuniões, reforça a importância da participação das associações, entidades de classe e da comunidade em geral, para que seja planejado o uso da bacia para as próximas duas décadas. Esse processo faz parte do Plano de Bacia, que consiste no planejamento do uso dos recursos hídricos. Ele foi dividido em três etapas: diagnóstico da bacia, definição dos cenários futuros e programa de ações. O estudo do cenário atual servirá como base para definição dos usos e qualidade desejada, conforme a necessidade e expectativa dos usuários. Neste momento, o processo está na fase do enquadramento, onde a população é convocada para decidir o cenário futuro. Depois dessa etapa será elaborado um programa de ações com as intervenções necessárias para garantir as metas estabelecidas. Devem participar das audiências públicas, os prefeitos e secretários de agricultura e meio ambiente, representantes de conselhos de meio ambiente, câmaras de vereadores, sindicatos rurais e de trabalhadores rurais, associações comerciais e industriais, ONGs, hidrelétricas instaladas na bacia, cooperativas, universidades, Corsan, Emater, De-

fesa Civil, Ministério Público e comunidade em geral. Os 41 municípios que fazem parte da bacia foram divididos conforme a unidade de gestão em que estão inseridos. Serão realizadas quatro audiências para atingir com mais eficácia todas as regiões da bacia. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8153 ou no site www.upf.br/coaju. Datas, locais e municípios que devem participar das audiências: 14/05 - Audiência em Passo Fundo - Ernestina, Ibirapuitã, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Soledade e Tio Hugo. Local: Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). Horário: 13h30min. 15/05 - Audiência em Cruz Alta - Boa Vista do Incra, Carazinho, Chapada, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul. Local: Salão Nobre da Unicruz. Horário: 13h30min. 16/05 - Audiência em Salto do Jacuí - Arroio do Tigre, Campos Borges, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoão, Passa Sete, Pinhal Grande, Salto do Jacuí, Segredo, Sobradinho, Tunas e Tupanciretã. Local: Salão da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Horário: 13h30min. 17/05 - Audiência em Espumoso - Alto Alegre, Colorado, Espumoso, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Tapera e Victor Graeff. Local: Salão de eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Horário: 13h30min. (Assessoria de Imprensa da Cotrijal)

Vacina contra gripe Teve início, no dia 5 de maio (sábado), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Pessoas que integram os grupos de risco crianças entre seis meses e dois anos, idosos com mais de sessenta anos, gestantes e profissionais da área da saúde - têm até o dia 25 para serem imunizadas. No primeiro dia da campanha foram vacinadas cinquenta e quatro crianças, cinquenta e quatro profissionais da área de saúde, dezenove gestantes e seiscentos e dezoito idosos. As vacinas estão sendo aplicadas no Posto Central de Saúde das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas. É necessário ter em mãos carteirinha de vacinação e cartão do SUS. Mulheres grávidas precisam apresentar a carteira de gestante. A meta, em Não-MeToque, é imunizar duas mil novecentas e quatorze pessoas.

5 de maio foi o Dia D

Dirceu Cardoso Gonçalves O essencial mandato do vereador Pipocam por todo o Brasil notícias de vereadores recebendo vantagens indevidas para exercerem o nobre mandato que o povo lhes confere. São propinas, mensalinhos, mordomias e até o desvio de verbas públicas. Nos últimos dias, o fato repetiu-se em Londrina (PR), onde um vereador, o chefe de gabinete da prefeitura e um empresário foram presos sob a alegação de pagar R$ 40 mil a outro vereador, para livrar o prefeito de uma CPI. O vereador é o único dos eleitos a exercer sua atividade em contato direto com a população. É ele quem faz a ligação do cidadão com o prefeito, de acesso mais restrito principalmente nas médias e grandes cidades. Como tal, fica sabendo exatamente as necessidades e, se quiser, tem a oportunidade de fazer um grande trabalho, fiscalizando e orientando a ação da prefeitura e até a destinação e emprego das verbas estaduais e federais que chegam ao município. Já dizia um ilustre professor: todos moramos no município, não no estado e nem na união. Quando sai em busca dos votos para sua eleição, o candidato a vereador assume uma série de compromissos com o povo. É esse conjunto de propostas que motiva o eleitor a dar-lhe o seu voto e, na somatória, elegê-lo para o cumprimento de um mandato de quatro anos. Infelizmente, grande número dos eleitos desonra o voto popular antes de tomar posse, ao trocar o seu voto para a presidência da câmara por cargos no governo, dinheiro ou outras vantagens. A partir desse momento, sua representação é enfraquecida e, em vez de defender o interesse do eleitor, ele vira refém de quem o comprou e passa a defender o próprio interesse ou, no máximo, o de seu grupo familiar ou de cabos eleitorais. Daí a decepção do eleitor, que passa a qualificá-lo com termos ofensivos e estende essa má imagem a toda a classe política. O vereador, para cumprir bem sua obrigação, não pode estar seduzido pelos cargos que o prefeito lhe permite nomear e muito menos pelo dinheiro sujo retirado direta ou indiretamente dos cofres públicos. Também não precisa e nem deve ser oposição sistemática e cega. Sua missão só se concretiza quando, com o conhecimento vindo do contato diário com a população, ele estuda os problemas da cidade e propõe as soluções. É isso que, via-de-regra, todos prometem na hora de pedir o voto, mas não cumprem depois de eleitos. A corrupção - em menor ou maior escala - é coisa antiga. Na cidade do interior paulista onde vivi parte da adolescência, conta-se que, em determinada época, ao eleger-se para o primeiro mandato, um humilde vereador foi abordado pelo seu colega candidato à presidência da câmara, que lhe perguntou “do que precisava” para nele votar. Sem saber do real valor do seu primeiro voto legislativo, pediu uma carroça de esterco. Recebeu-a e votou conforme o prometido. As flores do seu jardim ficaram bonitas, mas seu mandato começou mal. Seja fezes de cavalo ou milhões, a corrupção é a mesma e precisa ser banida da prática política. Só assim o político nacional poderá recuperar o seu prestígio e principalmente o respeito da população. Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves Dirigente da ASPOMIL


Geral

Notícias Policiais COLISÃO Roseli Fátima das Almas Ely estacionou, na manhã de 2 de maio, em frente ao número 1453 da Av. Waldomiro Graeff, o veículo de placas NCQ-9880. Ao retornar constatou que o capô traseiro estava danificado. Um caminhão, que fazia retorno no meio da avenida, teria atingido o veículo. O condutor do caminhão fugiu sem ser identificado. FURTO Vanderlei Luiz Johann registrou queixa no 4º Pelotão Policial Militar. Disse que, na manhã de 4 de maio, constatou que seu Ômega, placas LYH-8864, estava aberto. O veículo tinha sido estacionado no pátio da propriedade (Rua Professor Antônio Castanho da Rocha, 425/Bairro Arlindo Hermes). Foram furtados dois alto-falantes de oito polegadas. Vanderlei Luiz Johann vem vivendo uma fase de sobressaltos. No dia 30 de abril constatou que a bateria, do veículo de placas BYE-2331, também de sua propriedade, havia sido furtada. A bateria estava presa com corrente e cadeado. A corrente foi cortada pelos ladrões.

Carazinho

Misses visitam o prefeito CARAZINHO - O prefeito Aylton Magalhães recebeu, na tarde de 9 de maio, em seu gabinete, as misses Carazinho 2012: Tânia Tramontini, Monoela Machado Moura, Mariana Tramontini, Amanda Geeir, Thayana Weber, Natália Beneduzi, Sofia Walber, Gabrielly Reis dos Santos, Paola do Amaral Rohden, Sofia Blessmann, Kananda Schneider dos Santos, Cecília Roessler, Emily Prates de Moura e Valentini de Quadros. EVENTO As misses que visitaram o prefeito foram coroadas, dia 28 de abril, no Centro de Eventos da Bier Site. Segundo Tânia Tramontini: foram coroadas, na oportunidade, vinte e cinco misses. “Todas representarão o município, em dezembro, na final do Miss Estadual.

MOTOCICLETA Daniel Roberto Hahn pilotava, na manhã de 4 de maio, a motocicleta de placa IVW-2440, pela Av. Waldomiro Graeff. Foi abordado, em procedimento de rotina, por policiais militares. Constatou-se que não tinha carteira de habilitação. Foi autuado. A motocicleta foi entregue a um condutor habilitado. FUSCA Dulce Irene Beutler conduzia, na noite de 6 de maio, pela Rua Coronel Alberto Schmitt, o Fusca de placas IHC-8959. Nas proximidades do número 222, em razão da luz alta de um veículo que trafegava em sentido contrário, perdeu o controle da direção. Acabou chocando o Fusca em um canteiro central da rua. Sofreu lesões leves. ACIDENTE Foi registrado, na tarde de 7 de maio, acidente de trânsito na Rua Capitão João Viau. O Ômega de placas BHO-7987 (de José Márcio Gonçalves Nunes) e a Montana de placas IOR8500 (de Marcelo Bittencort) colidiram. Houve acerto amigável entre as partes.

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 11

“É preciso valorizar o cliente em todos os aspectos” CARAZINHO - O auditório do Colégio Notre Dame Aparecida abrigou, na noite de 4 de maio, a 7ª Feira de Oportunidades: Faça a Diferença em Mercados Altamente Competitivos. Tema: Qual o Seu Projeto de Vida? A palestra ficou a cargo de Cristian Tudesco. Segundo Cristian Tudesco: o sucesso das empresas no presente não é garantia para o futuro... “Para garantir clientes é preciso percepção e comunicação... Atualmente não há vínculo entre clientes e empresas... O mercado está muito parecido.” Cristian Tudesco destacou que existem muitas opções no mercado... “Os clientes estão bem-informados... Antes de optar por um serviço ou produto avaliam todas as opções disponíveis.” De acordo com Cristian Tudesco: o que sabíamos sobre vendas está ultrapassado... “É preciso inovar diariamente... Fazer a diferença. O mercado está competitivo. Precisamos ter em mente que a concorrência quer os nossos clientes.” Para ser um vendedor de sucesso, conforme a ótica de Cristian Tudesco, é preciso tocar o coração dos clientes... “As pessoas não consomem somente pela razão... Deixam-se, também, levar pela emoção. Na área de vendas é preciso valorizar os clientes em todos os aspectos (inclusive no emocional)... Ter atitude e amor pela profissão.” No final da palestra Cristian Tudesco salientou que “tudo que se faz na vida é preciso vender... Até mesmo as idéias”. O momento de aprendizagem foi organizado pela unidade do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Carazinho.

Misses foram recebidas no gabinete do prefeito

Rádio informação 24 horas no ar

BOLSA Janete Rosa Santos da Silva registrou queixa no 4º Pelotão Policial Militar. Disse que, na manhã de 8 de maio, alguém furtou sua bolsa, juntamente com uma sacola cheia de roupas íntimas femininas e um telefone celular. Foram realizadas buscas nas proximidades mas nada foi encontrado. APREENSÃO Movidos por denúncia anônima, recebida ao meio-dia de 8 de maio, policias militares se deslocaram à Av. Stara, 519. Encontraram Mauro Roberto da Costa Soares e Alberto Foltz Agne vendendo CDs, DVDs e jogos de videogame falsificados. Também vendiam meias de procedência duvidosa. Os artigos foram recolhidos pelos policias militares. Mauro Roberto da Costa Soares e Alberto Foltz Agne prestaram esclarecimentos e, em seguida, foram liberados. GOL Deise Joice Costa de Almeida registrou queixa no 4º Pelotão Policial Militar. Disse que três homens chegaram, em um Logus verde, em sua residência (Av. Belém/Bairro Industrial) para avaliarem o Gol, placas IIM-5348, que pretendia vender. Em um momento de distração um dos homens pegou a chave do veículo, deu partida e fugiu. Em seguida os outros dois homens saíram sem dar explicações. Não tem notícia do paradeiro do seu automóvel. Não sabe dizer quem eram os homens que estiveram em sua residência. AGRESSÃO Jair Antônio Dutra Hahn registrou queixa, na noite de 8 de maio, no 4º Pelotão Policial Militar. Falou que foi agredido, no interior da Spectro Auto-Som (Av. Waldomiro Graeff), em razão de um desentendimento com o proprietário. Disse que também foi seriamente ameaçado.

Duzentas e cinquenta pessoas acompanharam a palestra

Controle finaceiro CARAZINHO - O salão nobre da Acic/CDL abrigou, de 7 a 11 de maio, o curso de controles financeiros. A organização foi do ponto de atendimento do Sebrae Carazinho. O curso, com duração de 15 horas, foi ministrado pelo economista e consultor empresarial Carlos Antônio Lopes. Objetivo: Desenvolver competência para utilizar ferramentas que possibilitem a organização e o controle financeiro da empresa. Fizeram o curso: Adriana de Oliveira, Adriano Santos da Costa, Airton Linck da Cruz, Aline Textor Ribas, Lisiane Quevedo, Angelita Fátima Rodrigues, Carine Damiani, Carmem Reisdorfer, Cecília Graeff, Elisandra Pereira Schavinski, Evandro Carlos Zanola, Fábio Cristiano Schmitz, Luís Roberto Ribas, Marcelo Cézar Gartner, Milton Rogério Pereira, Rafael Schallemburg, Evandro Orlandini, Romildo Bueno Dias, Susana Cristina Ribeiro e Tiago dos Santos.

FUGA Darci Rodrigues conduzia o Verona, placas PLB-9054, na noite de 8 de maio, pela Rua Otto Stahl. Ao parar, para ingressar na Rua Fernando Sturm, seu veículo foi atingido, na traseira, por um Gol que tinha, em suas placas, os números 8430. O motorista do Gol fugiu do local. HABILITAÇÃO Lucas Freitas Aguiar pilotava, na noite de 8 de maio, pela Av. Waldomiro Graeff, a motocicleta de placa CZW-6759. Foi abordado, em procedimento de rotina, por policiais militares. Constatou-se que não é habilitado. Hélio José Zwirtes, proprietário da motocicleta, foi autuado por entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada. Vinte pessoas fizeram o curso


12 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Geral

Região Futebol

Piscicultura

Terceira idade

TIO HUGO - Produtores interessados em receber alevinos podem formalizar pedidos, durante o mês de maio, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. São disponibilizados alevinos das espécies: Carpa Capim, Carpa Húngara, Jundiá e Tilápia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3338-9313. Segundo funcionários da secretaria: no mês de abril foram entregues três mil e trezentos alevinos... “Os alevinos são entregues, na propriedade, por uma equipe especializada.”

TIO HUGO - O ginásio de esportes Gilmar Mühl abrigou, dia 29 de abril, mais um baile da terceira idade. A organização ficou a cargo do Grupo Encontros que Marcam (de Linha Graeff/interior do município). A animação foi da Banda Voz Ativa (de Carazinho). Integrantes de quarenta grupos, de toda a região, marcaram presença. Entre as pessoas presentes estiveram o prefeito Verno Aldair Müller, a secretária de saúde e assistência social Alda Sprandel e a coordenadora do Grupo de Melhor Idade Liane Drebes.

Progresso

TIO HUGO - Foram conhecidos, no dia 5 de maio, os grandes vencedores do Campeonato Municipal de Futebol 2012. As finais foram acompanhadas por pessoas de todas as partes do município. Na categoria aspirantes o Progresso sagrou-se campeão. Sobrepujou, para isso, o São Paulo, com placar de 3x2. Já na categoria principal o título foi decidido na cobrança de pênaltis. O Divino converteu cinco vezes e garantiu o título máximo. Seu adversário, o São Paulo, converteu somente três vezes. Ficou, então, em segundo lugar. CAMPEÕES Principal: campeão/Divino, vice-campeão/Esporte Clube São Paulo, artilheiro/Rodrigo Machado/Esporte Clube São Paulo/8 gols, defesa menos vazada/Treze de Maio e troféu disciplina/Treze de Maio. Aspirante: campeão/Progresso, vice-campeão/São Paulo, artilheiro/ Vantuir Doherings/Progresso/4 gols, defesa menos vazada/Treze de Maio e troféu disciplina/Progresso.

Integrantes de quarenta grupos de terceira idade marcaram presença Três mil e trezentos alevinos foram entregues em abril

Calçamento Para morar melhor TIO HUGO - Ficam abertas, até 31 de maio, as inscrições para o programa municipal Pro Morar Melhor. O programa viabiliza, com repasses de até R$ 3.000,00, a execução de reformas e ampliações de residências. Pessoas interessados neste programa devem se dirigir ao Departamento de Habitação - portanto CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento de filhos menores de idade, certidão de casamento e comprovantes de endereço e renda - para fazer inscrição. Também é necessário ter em mãos o orçamento da obra.

TIO HUGO - Foram concluídas, recentemente, a terraplanagem, as bocas-de-lobo e a instalação de sistemas de microdrenagem nas ruas que serão calçadas no Bairro Nossa Senhora Aparecida. O investimento, de R$ 400.000,00, beneficiará moradores das ruas Campo Grande, Arnildo Neuls, Amazonas e Otto Willi Baumgardt.

A máquina governamental Divino

Fórum de secretarias LAGOA DOS TRÊS CANTOS - Porto Alegre sediou, nos dias 24 e 25 de abril, o 23º Fórum das Secretarias Municipais de Educação. O município foi representado pela secretária de educação Claudete Fátima Borghetti e pela presidente do Conselho Municipal de Educação Ires Margarida Fath. O fórum teve como objetivo o debate de questões relativas à realidade das escolas públicas gaúchas.

Claudete Fátima Borghetti e Ires Margarida Fath

ADVOCACIA Arthur de Aguiar OAB/RS 73.685

Causas cíveis, trabalhistas, criminais e previdenciárias. Av. Alto Jacuí, 653/Edifício Alphaville/Sala 3 Emm frente à Caixa Econômica Federal Telefones 3332-4503 e 9162-7618/Não-Me-Toque/RS

TIO HUGO - O prefeito Verno Aldair Müller recebeu, no dia 4 de maio, em seu gabinete, alunos da 3ª série da Escola Municipal Antônio Parreiras. Os alunos estavam acompanhados da professora Fabiéli de Souza Trevisan. Segundo a professora Fabiéli de Souza Trevisan: durante o mês de abril foram desenvolvidas, com os alunos, atividades em razão do aniversário do município... “Em uma das atividades, denominada Minha cidade, minha casa, foram abordadas questões relativas ao funcionamento dos órgãos públicos... A visita de hoje foi um complemento ao que havíamos abordado em sala de aula.” Além de visitar o prefeito os alunos conversaram com os secretários municipais.

Alunos questionaram prefeito e secretários sobre funcionamento da prefeitura

Investimento será de R$ 400.000,00

Conselho aprova ampliação TAPERA - Foi aprovada, no dia 4 de maio, pelo Conselho do Plano Diretor, a ampliação do perímetro urbano - nas margens da RS223 e da RS-332. A medida, segundo o prefeito Ireneu Orth, visa facilitar a instalação de indústrias no município... “A venda de pequenos lotes, em área antes considerada rural, será facilitada. Estamos nos adaptando à realidade das empresas que preferem se instalar próximas às rodovias - devido à facilidade de logística.”

Área urbana do município foi ampliada


SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 13

l André Quadros e Família l Almir Görgen (Miri)

www.correioregionalrs.com.br

Sabiá Branco - megacampeão municipal

l Mecânica Becker l Ibanez Victor de Quadros

O Esporte Clube Sabiá Branco garantiu, no dia 6 de maio, o décimo sétimo título máximo municipal Esta publicação é uma gentileza de:

l Paulinho Krüger/Mercado Bom Gosto l Família Guadagnin


14 - SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Bingo escolar é sucesso A Escola Estadual Geny Veira da Cunha fez, na noite de 4 de maio, no Ginásio Breno Kirinus, o seu tradicional bingo. Pessoas de todas as partes da cidade marcaram presença e contribuíram para o sucesso da iniciativa. Estavam em noite de sorte: 1º prêmio/Caetano Schenna/Keila Presser/José Tavares do Rosário, 2º/Marlene Schuster/Lisiane Birk/José Augusto Wulf, 3º/Robson Hoscheidt, 4º/Matheus Luz, 5º/Terezinha Müller/ Jeferson Wetter, 6º/Juraci Schneider/Andreza Pedroso/Rosângela Raber/ Natã Rosa, 7º/Maria Eli Graebin, 8º/Neli Bender, 9º/Iraci Schmith e 10º/ Edevaldo Amaral/Terezinha Müller. Nas rodadas livres a sorte ficou ao lado de: 1ª rodada/Roseli dos Santos/Pedro Neto/Márcia Hansen/Jeferson Quadros, 2ª/Jailson Monteiro, 3ª/Clóvis Ferreira, 4ª/ Rafael Alves e 5ª/Rozeli dos Santos. A equipe diretiva do educandário comemora o sucesso do bingo... “A sociedade, mais uma vez, mostrou-se solidária.”

Corsan atualiza cadastro de usuários A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) está solicitando aos usuários que não estejam como titulares, nas contas de água e/ou esgoto, que atualizem os seus cadastros. Essas pessoas devem se dirigir ao escritório da companhia que fica na Rua Pedro Augustin, 188. É necessário apresentar carteira de identidade, CPF e escritura ou contrato de compra e venda do imóvel registrado em cartório. A Corsan ressalta que este serviço não pode ser executado por telefone. É necessária a presença do titular do imóvel na atualização dos dados. A Corsan de Não-Me-Toque mantém faz expediente das 8 às 11h30min e das 13h30min às 18 horas.

Esporte/Geral

Sabiá Branco corresponde ao favoritismo na principal

Encerrado o futsete do Sesi Com vitória de 4x1, sobre a Jan A, terça-feira à noite, a Jan B garantiu título máximo no campeonato de futebol sete do Sesi. Os gols da vitória saíram dos pés de Andrei (2), Giliar e Rodrigo. A Jan A descontou através de Lucas. A Jan B selou esta conquista com os esforços de: Glauber, Adriano, Andrei, Cristiano, Paulo Roberto, Rocenir, Valdonei, Anderson, Geraldo, Giliar, Luan, Rodrigo, Sandro, Tailon e Luiz Oliveira (técnico). A Jan A pôde contar com a dedicação de: Jeferson dos Santos, Diego, Éder, Elomar, Jeferson da Cruz, Rafael, Jacson, Everton, Gilnei, Isaías, Lucas e Adilson Oliveira (técnico). Classificação final: 1º - Jan B, 2º - Jan A e 3º - Augustin. Goleador: Alan Morais Suerkamp (Stara B/6). Goleiro menos vazado: Glauber Viau (Jan B/5). MASTER Na categoria master só se inscreveram duas equipes: Jan e Stara. Classificou-se, para a etapa regional, a Stara. A etapa regional - categorias livre e master - será disputada, em Marau, no mês de julho.

Sabiá Branco sagrou-se campeão mais uma vez

Com vitória de 3x2, sobre o Ipiranga (de Vila Conceição), domingo passado, no Estádio Waldomiro Graeff, o Sabiá Branco (de Posse São Miguel) garantiu o décimo sétimo título máximo do Campeonato de Futebol de Não-Me-Toque. Os gols da vitória foram assinalados por Marcelo Ferrão (2) e Paulo Krüger. O Ipiranga descontou por intermédio de Clodoaldo Oliveira e Darcísio dos Santos. A arbitragem apresentou cartão amarelo para Alexandre Bueno, Darcísio dos Santos, Everton dos Santos, Abel dos Santos (Ipiranga), Alexandre Miotto, Clóvis Birck, Cristiano Batista e Newton Suerkamp (Sabiá Branco). DESTAQUES Campeão: Sabiá Branco. Vice-campeão: Ipiranga. Terceiro colocado: União (de Invernadinha). Quarto: Juventude (de Linha São Paulo). Taça disciplina: Santo Antônio (Bairro Santo Antônio). Artilheiro: Marcelo Ferrão (Sabiá Branco). Goleiro menos vazado: Fabrício Bello (Juventude).

ELENCOS Sabiá Branco - Jeferson Moraes (Balaio), José Carlos Martins, Daniel Cláudio Müller, Rudimar Krüger, Paulo Roberto Krüger, Juliano Tariga, Newton Morais Suerkamp, Leandro dos Santos, Marcelo Ferrão, Abrelino Preto Júnior, Antônio Gilberto Martins, Alexandre Miotto, André Luís de Mattos, Valdonei Maciel de Souza, Cristiano Batista, Clóvis Fernando Birck, Júlio César Ribas, Rodrigo Batista, Sérgio Ricardo Sebastiani, Gustavo de Quadros, Alan Suerkamp e Alex Suerkamp. Treinador: Orlácio Krüger (Barroso). Ipiranga: Tiago da Rosa Fernandes, Roniel dos Santos, Thiago Felipe da Rocha, Darcísio André dos Santos, Jeferson Rosa da Luz, Elomar da Cruz, Abel Garcia dos Santos, Jorge Rodrigues da Si lva, Diego de Souza, Benno Francisco Kaiser, Éder Renato Lange, Gerson Sprandel, André João de Oliveira, Rodrigo Corrêa Bonaldi, Cássio Rosa, Jussiê Berwig, Clodoaldo de Oliveira, Alexandre da Silveira Bueno, Ademir de Quadros e Júlio César Rodrigues. Treinador: Antenor Fleck (Fleckão).

Jan B/Livre

Jan A/Livre

Ipiranga ficou em segundo lugar

Stara/Master

Pizzas (doces e salgadas), massas, canelone, lasanha, frango a passarinho, polenta frita, panqueca doce...

PEÇAS AGRÍCOLAS E AUTOMOTIVAS.

TRÊS AMBIENTES CLIMATIZADOS E ÓTIMO ATENDIMENTO

Na compra de amortecedores e escapamentos a instalação é gratuita.

Av. Flores da Cunha, 2770 e Av. Flores da Cunha, 2771 Telefones: 54-3331-1234, 54-3331-5531 e 9982-8733, Carazinho-RS

COMÉRCIO DE PEÇAS E REPRESENTAÇÕES A.J.H. LTDA.

Av. Waldomiro Graeff, 666, Não-Me-Toque - RS ajh.copeças@hotmail.com ajh.copeças@yahoo.com.br Fones: 3332-1787 e 3332-1709 Fax: 3332-1347


Variedades

Bicho de Estimação Este cachorrinho vira-lata é o Lupi. Recebe muito carinho e cuidados especiais da família de Amanda Cantelle. Está com seis anos. Foi encontrado na rua, quando era filhotinho, por Amanda Cantelle. Foi adotado. Recebeu um lar e muito amor. Lupi adora brincar. Na hora da brincadeira adora a companhia de gatos e outros cachorros. Mas se está sozinho não dispensa uma bolinha colorida. Adora passear... Seu passeios são motivos de grande preocupação. Desaparece por horas e até dias. Mas sempre retorna. Amanda Cantelle precisou noticiar seu desaparecimento, em uma ocasião, em veículos de comunicação do município. "Ficamos muito preocupados... Sorte que o encontraram no mesmo dia." Lupi tem dieta balanceada e saudável... Se alimenta com ração. Água fresca também não pode faltar.

Espaço Cultural LIBÓRIO BRAUN? “Nunca antes tinha ouvido falar dessa pessoa. Penso que tenha sido agricultor do município.” (Tereza Kirst, 56 anos, empregada doméstica) “Já ouvi falar dele. Mas não cheguei a conhecê-lo.” (Alex dos Santos, 32 anos, escrevente) “Não conheço e nem ouvi falar de Libório Braun. Pode ter sido político de Não-Me-Toque.” (Marli da Rosa, 53 anos, metalúrgica) “Não conheci essa pessoa... Nunca tinha ouvido falar a seu respeito. Pode ter sido alguém que trabalhou na agricultura.” (Robson Bueno Tariga, 24 anos, metalúrgico) “Já ouvi falar dessa pessoa... Acredito que tenha sido motorista de caminhão.” (Ana van Riel, 74 anos, aposentada) “Não lembro de ter ouvido falar de pessoa com esse nome. Talvez tenha trabalhado no comércio.” (Valdemar Dillenburg, 55 anos, metalúrgico) “Não posso opinar sobre essa pessoa ou sobre a profissão que exercia porque nunca ouvi falar a seu respeito.” (Luciane Bender, 38 anos, artesã) “Nunca antes tinha ouvido falar dessa pessoa. Sou do interior... Não conheço muito bem as pessoas da cidade. Penso que Libório Braun possa ter sido político.” (Andréia Graciele Graff, 26 anos, agricultora) “Não sei quem foi esse homem e nem em que trabalhou. Penso, entretanto, que seja agricultor.” (Antônio Osli Ferreira, 62 anos, agricultor) “Conheci Libório Braun... Pessoa muito querida na comunidade. Colaborador, em tudo, conquistou o respeito dos não-me-toquenses. Seus filhos exercem cargos importantes na sociedade.” (Rosângela Schneider, 49 anos, empresária)

Retor no à vida Retorno

SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012 - 15

MIL TON KISSMANN MILTON miltonkiss@yahoo.com.br

ATRAVESSAREI AQUELA PONTE QUANDO CHEGAR LÁ A melhor coisa com relação ao futuro é que ele vem um dia de cada vez. Não me interesso especialmente por basquete, mas li recentemente que Michael Jordan, talvez o maior jogador de basquete de todos os tempos, não conseguiu entrar na equipe principal da escola secundária na primeira vez que tentou. Perguntei-me como foi que ele confiou suficientemente em si mesmo para seguir em frente. Seguindo a leitura, em resposta, contava a seguinte história: era o arremesso final da última campanha da carreira de Jordan como jogador e ele estava com a bola. A vitória da sua equipe dependia daquele arremesso. Ele acertou. Depois, perguntaram-lhe se, no segundo antes de arremessar, ele se preocupara com a possibilidade de falhar. Perplexo com a pergunta, Jordan respondeu: “Porque me preocuparia com alguma coisa que ainda não tinha acontecido?” Não consigo tirar essa história da cabeça. Talvez seja porque demorei tanto tempo para aprender à mesma lição. Eu era o rei da preocupação: câncer, ataques do coração, desastre de carro, abstinência, não ser possível abandonar as drogas, perder a família, os clientes, pode mencionar qualquer coisa, com certeza eu me preocupava com ela. Então um dia, quando estava internado, depois de perceber que os coordenadores e responsáveis não se torturavam assim, resolvi mudar. Comecei investigando a finalidade da preocupação para mim. Acabei descobrindo que eu imaginava antecipadamente todos os problemas possíveis para treinar como lidar com eles caso viessem a acontecer. Pior ainda, percebi que acreditava magicamente que podia evitar ou eliminar a catástrofe se me preocupasse com ela antes. Parece familiar? Se você também é recordista em preocupações por minuto, é possível que suas razões sejam iguais às minhas. Mas, de certa forma, acho que tive sorte. Algumas das coisas com as quais me preocupava realmente aconteceram. Sofri alguns acidentes. Tive realmente problemas com abstinência, tenho em meu corpo sequelas que foram deixadas pelo uso das drogas. E, a partir desses acontecimentos penosos, descobri duas coisas: 1) mesmo uma preocupação imensa não conseguiria evitar que aquelas coisas acontecessem comigo; e 2) sobrevivi... e bem. Gostaria muito de afirmar que nunca me preocupo. Seria mentira. Mas eis o que aprendi a dizer, logo que percebo o monstro da preocupação se aproximando de mim: “Atravessarei aquela ponte quando chegar lá.” Em outras palavras, lembro a mim mesmo que tenho recursos necessários para lidar com a situação e que a preocupação antecipada é apenas desperdício de energia. A sabedoria popular se expressa de várias maneiras sobre essa questão, como ditados como este: Não tome emprestado hoje os problemas de amanhã. E, é bom lembrar a famosa técnica de Scarlett O’Hara no filme... E o vento levou: “Pensarei em tudo isso amanhã.” A finalidade de todas essas técnicas é lembrar a nós mesmos que lidaremos com a situação quando ela ocorrer, de modo que é melhor não gastar nossa preciosa energia antecipadamente. Com essa mensagem, quero incentivar aqueles que estão adiando o início da recuperação quanto a dependência de álcool e drogas. Você é capaz, enfrente, pare de preocupar-se com algo que pode nunca acontecer, confie no seu potencial, essa é a essência para o recomeço. Com ela você pode encarar todas as dificuldades assim que elas chegarem até você, e assim como Michel Jordan, aproveitar mais a vida no agora e sentir concretamente o quanto é bom viver longe dos vícios. Até a próxima...Unidos!!! Abraços do amigo Milton.

Fotofofoca

DIA 15/5 - TERÇA-FEIRA * Recolher o INSS (autônomos)/abril 2012

Plantões

CRC/RS 12.170

CRC/RS 67.957

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA. SERVIÇO REALIZADO POR SISTEMA DE COMPUTADOR. ESCRITA FISCAL E CONTÁBIL, INDUSTRIAL, COMERCIAL E AGRÍCOLA. Av. Waldomiro Graeff, 939, fone 3332-1349 - Não-Me-Toque/RS

Ilse Ana Pi Pivva Paim ILSE ANA PIVA PAIM*

Agenda de Obrigações

Paula Mosselaar Assinck

Para as crianças

Descaso ou apatia

IDADE Um senhor, de idade já bem avançada, foi ao médico por causa de uma dor na perna esquerda. Após alguns exames o médico diz que a perna está em perfeito estado. - Mas como pode estar perfeita se não agüento a dor? - Deve ser a idade... - Mas disto eu tenho que discordar... Minha perna direita tem a mesma idade da esquerda e não dói!

Hendrikus Mosselaar

Áries: Sua vida profissional deverá entrar em fase de grandes realizações. Uma promoção pode estar a caminho. Você terá, depois de muito esforço, seu trabalho recompensado. Comemore em companhia da pessoa amada. Touro: Instabilidade na vida profissional. Investimentos em sociedade devem ser adiados. Não gaste suas economias sem amadurecer a idéia. Relacionamento a dois trará grandes alegrias. Faça um programa em companhia do seu amor. Gêmeos: Notícia de pessoa que não vê há muito tempo poderá dar um novo rumo a sua vida. Não tenha medo de se arriscar se estiver insatisfeito com sua vida profissional. Mas lembre-se que a decisão poderá afetar sua vida amorosa. Câncer: Semana de grandes compromissos sociais. O trabalho será favorecido em encontro ocasional com pessoas da sua área profissional. Uma sociedade pode estar a caminho. Momentos agradáveis em companhia de seus familiares. Leão: Você precisa mudar os rumos de sua vida. Se está insatisfeito procure meios de tornar sua vida mais prazerosa e gratificante. Ficar remoendo questões do passado não faz bem para sua saúde. Atividade ao ar livre é recomendada. Virgem: Semana de grandes emoções a dois. Uma pequena viagem poderá trazer grandes benefícios. Uma novidade está a caminho. Evite se envolver em questões que não lhe dizem respeito. Você poderá emitir opinião equivocada. Libra: O ritmo acelerado de sua vida profissional poderá trazer algumas complicações com a saúde. Procure, mesmo na correria, fazer refeições balanceadas e atividades físicas. Se possível tire uma semana de folga para cuidar de você. Escorpião: Oportunidade de emprego surgirá nos próximos dias. Antes de aceitá-la converse com seus supervisores. Poderá ter uma boa surpresa. Semana de total dedicação a sua família. Sagitário: Dificuldade em decidir qual caminho profissional seguir. Seja paciente. Encontrará as respostas para todas as perguntas. Aproveite para expressar seus sentimentos. Fim de semana propício para receber amigos queridos. Capricórnio: Deixe o trabalho em segundo plano e passe mais tempo com sua família. O aconchego do lar será o local ideal para repor suas energias. A companhia dos que ama renovará suas energias. Contato com a natureza é recomendado. Aquário: As turbulências dos mais recentes dias estão prestes a serem resolvidas. Basta ter paciência. Evite tomar decisões sobre a vida a dois por mais alguns dias. Poderá trilhar um caminho que não irá lhe satisfazer. Momento de reflexão. Peixes: Uma boa proposta de emprego está a caminho. Não a deixe escapar por causa de questões domésticas. Converse com seu parceiro e encontrará uma alternativa boa para as duas partes. Chance de conquistar sucesso profissional.

“O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis.” (Voltaire)

EU DEVO COMER TUDO???

Piada

Horóscopo

Disque-Denúncia: 3332-3613 ou 190

CONSELHO TUTELAR - Vanda Maria Görgen. Telefone: 9136-2098. Permanentes: segunda-feira - Rosane Fátima de Oliveira Dias, terça-feira - Célia de Vargas, quarta-feira - Derli Vargas Witcel, quinta-feira - Maria Augusta Rolim Sampaio e sexta-feira - Vanda Maria Görgen. CORPO DE BOMBEIROS - Para entrar em contato com o sistema de combate a incêndio é preciso discar 190 ou 3332-1226. BRIGADA MILITAR - Para recorrer aos serviços da Brigada Militar você disca 190 ou 3332-1226. FARMÁCIAS - De 7 a 13/5: São João. De 14 a 20/5: Econômica. Chamados podem ser feitos pelo telefone 9180-9091.

Na vida somos passageiros, no trabalho somos peões, na partida somos cinzas, mas cinza que pode transformar-se em adubo, que pode gerar mais vida. Continuo com a fala do patrimônio cultural de nossa cidade, que aos poucos desaparece. Gostaria de poder passar para todos orgulho, valor, respeito por aquilo que construímos ao longo de 81 anos de história. Somos munícipes jovens, pouco temos para legar as outras gerações e quando estas nos são ceifadas incomoda. Muitos são os que comentam como era linda nossa praça, como era majestosa aquela residência, aquele clube e assim muitos mais... Poucos são os que se importam, questionam, se entristecem. Rey registra a palavra apatia com a seguinte definição: “Estado caracterizado pelo desinteresse geral, pela indiferença ou insensibilidade aos acontecimentos; falta de interesse ou de desejos”. [1] Apatia provém do grego clássico apatheia. Páthos, em grego, significa “tudo aquilo que afeta o corpo ou a alma” e tanto quer dizer dor, sofrimento, doença, como o estado da alma diante de circunstâncias exteriores capazes de produzir emoções agradáveis ou desagradáveis, paixões. Assim, apatheia tanto pode significar ausência de doença, de lesão orgânica, como ausência de paixão, de emoções. [2] Por favor, povo, acorde desta apatia, sinta, sofra, se orgulhe do que possuímos, isto não tem preço, história é construção e cultura é a solução. *Artista plástica, mestre em educação e docente Ulbra Referências bibliográficas 1. REY, Luis. Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A., 1999. 2. BAILLY, A.: Dictionnaire grec-français, 16. ed. Paris, Lib. Hachette, 1950.


SÁBADO, 12 DE MAIO DE 2012

Trago Fino e Penharol dividem a liderança no bola nove O Campeonato de Bola Nove 2012, na sede do Grêmio Aquático de Carazinho, vai de vento em popa. Foi realizada, sábado passado, a terceira rodada. Veja, a seguir, os resultados: Dinoassauros 0x2 Penharol, Só se for agora 0x0 MCFC, Viamel 1x0 Real e Power 2x3 Chumbaço. PONTOS Chave A: Trago Fino (6pg), Real (3pg), Chumbaço (3pg), Dinossauros (1pg), MCFC (1pg) e Industrial (sem ponto). Chave B: Penharol (6pg), Viamel (6pg), Só se for agora (4pg), Camarões (3pg), Owerkil (1pg) e Power (sem ponto). Artilheiros: Tiago Damiani Santos (Camarões/4), Jomar Gomes (Penharol/2), Gustavo Schacht (Só se for agora/2), Marcelo Gonçalves (Real/ 2), Tiago Jarré (Camarões/2), Gabriel Pereira (Trago Fino/2) e Leomar Nunes (Chumbaço/2). Hoje, a partir das 12h45min, haverá a quarta rodada. Veja com serão os confrontos: Owerkil x Chumbaço, Trago Fino x Viamel, Só se for agora x Industrial e Camarões x Real.

Bocha Higínio da Rosa representará Não-Me-Toque no Campeonato Municipal de Bocha de Passo Fundo. Integra a equipe do Clube Recreativo Quinze de Novembro (de Passo Fundo). Na primeira rodada do certame, marcada para hoje (12/5), a partir das 13h30min, em sua sede, o Clube Recreativo Quinze de Novembro enfrentará a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil/de Passo Fundo).

Russo Preto estréia com uma só vitória O Campeonato Regional de Futsal/Categorias de Base teve início sábado passado. O Russo Preto viajou a Alto Alegre para fazer jogos com os elencos da Sementinha. Veja, a seguir, os resultados... Sub 9: Sementinha 7x3 Russo Preto. Gols: Erick de Lima, Kael Mendes, Mathias Malaquias (Russo Preto), Maicon “4”, Diego e Rodolfo “2” (Sementinha). Sub 11: Sementinha 4x5 Russo Preto. Gols: Rafael “2”, Diones “2” (Sementinha), Antony Erpen “4” e Gabriel Heuert (Russo Preto). Sub 13: Sementinha 4x1 Russo Preto. Gols: André “2”, Vinícius “2” (Sementinha) e Dionardo de Souza (Russo Preto). Neste fim de semana o Russo Preto está de folga. Dia 19 de maio, em NãoMe-Toque, fará a segunda rodada do campeonato regional com os meninos da Recreativa (de Quinze de Novembro). ELENCOS DO RUSSO Sub 9: Matheus dos Santos Loeff, Mathias Eilert Malaquias, Kael Alves Mendes, Guilherme Grahl Dickel, Joan do Carmo e Erick de Lima. Sub 11: Marvyn Viau Lermen, Valentim Guadagnin, Gabriel Heuert, Gabriel Fleck, Krystoffer dos Santos, Gabriel Rodrigues, Breno da Rosa, João Vitor Arocena, Bruno Fucks, Dalvo Hoffstaedter Júnior e Antony Erpen. Sub 13: Gabriel Berwig Tramontini, Gustavo Diel, Gabriel Zaisov de Lima, Dionardo de Souza, Cristian dos Santos, Leandro dos Santos, Gabriel dos Santos, Felipe Hoppen, João dos Santos, Gustavo Fritzen, Wesley Miguel Alves, Wellinton Luiz Forti, Wellinton Siqueira Cavalli e Alessandro Finger.

Municipal de bolão O Campeonato Municipal de Bolão foi encerrado na noite de ontem. Na categoria masculina disputaram título máximo Bola Preta e Maurer Schwantes. Na feminina a dispu-

ta ficou por conta de Sabiá Branco e Sintonia Total. Detalhes desta decisão estaremos dando na próxima semana.

Na categoria sub 23 a disputa continua Neste domingo, a partir das 15 horas, no Estádio Waldomiro Graeff, Santo Antônio (do Bairro Santo Antônio) e Sabiá Branco (de Posse São Miguel) estarão medindo forças pelo título máximo, categoria sub 23, do Campeonato de Futebol de Não-Me-Toque. O presidente do CMD (Conselho Municipal de Desportos), Silvano Tramontini, diz que o Sabiá Branco, para ser campeão, só precisa de um empate. Já para o Santo Antônio, se quiser título máximo, é indispensável mais uma vitória. No jogo de domingo passado o Santo Antônio venceu o Sabiá Branco com placar de 1x0. Mesmo assim o favoritismo ainda é do Sabiá Branco que tem melhor retrospecto. O gol, nessa disputa, foi anotado por Diego Moreira. Ganharam cartão amarelo: Gregori Jarré (Santo Antônio) e Emanuel de Quadros (Sabiá Branco). Cartão vermelho: Michael Siqueira (Santo Antônio) e Lucas Zamarchi (Sabiá Branco).

Veteranos CANARINHO O Canarinho venceu o Juventude de Linha São Paulo, com placar de 2x1, sábado passado na Costa do Colorado. Os gols da vitória foram assinalados por Sérgio e Alexandre. Saíram jogando: Jair, Cézar, Arinei, Airton, Luiz Alberto, Bilo, Cadore, Décio, Vander, Valmor e Jadir. Entraram depois: Alexandre, Egon, Sérgio, Ede, Ramoel e Marcos. Hoje, a partir das 15 horas, na Costa do Colorado, o Canarinho medirá forças com o Recreio de Alto Alegre. VETECOL O Vetecol montou escore de 3x1, frente ao Lagoense (de Lagoa dos Três Cantos), sábado passado no Estádio Waldomiro Graeff. A tarefa de fazer os gols foi confiada a Biro-Biro, Ronei e Airto Schwalbert. Mostraram-se em campo inicialmente: Barroso, Ademir, Airton Lange, Renato, Valdir, Carlinhos, Ronei, Dama, Volmir, BiroBiro e Airto Schwalbert. Foram aproveitados ao longo da disputa: Chiquinho, Jairo, Luizinho, Mika, Odair, Roberto, Tonho, Airton Görgen e Henrique. Hoje, a partir das 15h30min, no Estádio Waldomiro Graeff, o Vetecol fará amistoso com o Dragão da Serra (de Esquina da Sorte/Tapera). PINHEIRINHO O Pinheirinho sofreu derrota de 2x6, frente à Aesa (de Espumoso), sábado passado em Mantiqueira. Os dois descontos ficaram sob a responsabilidade de Carlos. O técnico mandou a campo no início: Porquinho, Carlos, Clides, Ilário, Miguel, Joel, Eduardo, Doce, Pelé, Inácio e Everaldo. Entraram nas substituições: Kuki, Sérgio, André e Noll. Hoje, em Tapera, o Pinheirinho enfrentará o América. A delegação deverá partir, às 14 horas, do Posto Augustin. DETROIT O Detroit (de São José do Centro) enfrentou, domingo passado, o Ipiranga (de Vila Conceição). Foi mais eficiente. Venceu com placar de 2x1. Os gols foram anotados por Marcelo e Ademir. O treinador confiou para o início do jogo em: Márcio, Vladi, Chicão, Leo, Vanderlei, Malandro, Amaral, Celso, Marcelo, Jéferson e Lauro. Foram utilizados nas substituições: Caroço, Moacir, Douglas, Nando, Ademir e Marcos.


Correio Regional 12 Maio 2012