Page 1


HAMLET pela mala voadora | BlackBox | Montemor-o-Novo 14 MARÇO | ENSAIO ABERTO Um homem de acção movido por uma pergunta: O que podemos fazer pelos nossos mortos, sabendo que de nada adianta rezar por eles? A mala voadora faz um Hamlet. Vamos partir na versão do texto conhecida como o "mau quarto" – a versão que, como era hábito na época, resultou de testemunhos de quem conheceu o espectáculo original e, provavelmente a troco de dinheiro, o descreveu para que pudesse ser vendido a outras companhias. Era um procedimento habitual. O texto é irregular, imperfeito. Um rascunho sujo. Uma versão apressada da narrativa. Mas, na verdade, as investigações mais recentes, baseadas em aplicar esse material à cena, têm descoberto que é afinal perfeitamente adequada ao palco, mesmo com as lacunas ou erros que possa conter. É feita para companhias com menos actores. Prevê que os mesmos actores desempenhem vários papéis. É uma peça mais de grupo, com papéis mais equilibrados. E, sobretudo, é sintética. Com um Hamlet menos introspectivo e mais cru. Uma peça de vingança mais pura e bruta. Alec Guinness chamou-lhe "o Hamlet com uma avaria nos travões". Na sua rapidez, parece ser propícia a ensaios curtos e à improvisação. E ao cómico. W. H. Widgery achou-a "superior para fins teatrais". Apesar de literariamente criticada (por atalhar os devaneios líricos e introspectivos), o mau quarto tem sido louvado pela sua energia, pelo ritmo, pulsão narrativa, e pela sua económica clareza.Trata-se de um Shakespeare ainda mais apressado do que o costume. direcção Jorge Andrade | tradução e apoio dramatúrgico Fernando Villas-Boas apoio dramatúrgico David Cabecinha com Anabela Almeida, Carlos António, David Pereira Bastos, Hugo Torres, Manuel Moreira, Marco Paiva, entre outros cenografia e figurinos José Capela | luz Daniel Worm d’Assumpção | banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins produção Manuel Poças | assessoria gestão/programação Vânia Rodrigues A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes e é associada da Associação Zé dos Bois e d’O Espaço do Tempo.


Sessão de leitura para pais e filhos Biblioteca Municipal Almeida Faria Montemor-o-Novo 15 de março

Margarida Junça

Conto por Ponto Palavras, música, memórias de embalo e panos unem-se, ponto a ponto, para contar um conto!

Inscrições na Biblioteca ou através do telefone 266898105


A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e o artista plástico catalão Abel Criado Guardiola, têm o grato prazer de lhe enviar este convite para a exposição TOTEM que se inaugura na galeria municipal no dia 15 de março pelas 18h30. Esta exposição estará patente até ao dia 4 de abril de 2014 no seguinte horário: De terça a sexta - das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00. Sábado - das 15h00 às 18h00. Encerra domingo e feriados


Está triste? Tem insónias? Sofre de comichões na carteira e de urticárias profissionais? Sente-se sem forças? Acha que anda a chocar uma depressão? O adVERSUS é um concentrado de sonhos que contém substâncias activas com efeitos imediatos na forma de olharmos o mundo à nossa volta. Há quem diga que a nossa sociedade está doente. E se lhe administrarmos uma boa dose de poesia? O adVERSUS é isso mesmo. O prazer de dizer o mundo com as palavras dos poetas.


Ensaio Aberto “Kiss & Tell” de Nelson Guerreiro e Filipa Brito (performance) Dia 22 de março | 21h30 Convento da Saudação | Montemor-o-Novo Org: O Espaço do Tempo Kiss & Tell é o primeiro projecto de Neo-Lovers Forever Young - uma dupla formada por Filipa Brito & Nelson Guerreiro – e que parte do beijo artístico, sobretudo no cinema, mas também no teatro, nas artes visuais e, claro na literatura. Numa primeira instância, Kiss & Tell pretende incorporar a artificialidade dos beijos nas manifestações artísticas (pensando sobretudo no cinema de ficção e no teatro – aí chamados "beijos técnicos"), logo a sua plasticidade, não tanto ao nível do beijo em si, já que aqui os beijos serão autênticos, pois, para além de uma enorme vontade de beijar a boca um do outro e de gostar de o fazer, será notória a sua verdade física e sensorial. Quer isto dizer que nos interessa explorar a dimensão plástica dos beijos: os planos, os fundos cénicos, as músicas acompanhantes, mas também o potencial narrativo dos beijos enquanto motores para contar uma história. Em suma, tudo aquilo que emoldura o beijo. A tudo isto, e como princípio dramatúrgico, se deverá juntar o facto de que procurar-se-á aqui performatizar os chamados "beijos compostos" inventados pela dupla nas suas vidas reais, mas também outros que entretanto surgirão decorrentes do processo criativo ao longo da residência.


“A Coragem que lhes vai na Alma” Os Amor

Electro têm disco novo. Chama-se “(R)EVOLUÇÃO”.

Este novo álbum promete partir da vincada personalidade da banda, que lhes valeu um reconhecimento invulgar por parte do público, para os levar a territórios ainda não explorados, sem que a intensidade singular - com que as mais profundas raízes da música popular portuguesa dialogam com a mais moderna pop de raiz electrónica deixe de estar constantemente presente. Continua a ser Portugal o elemento essencial do ADN dos Amor Electro mas, desta vez, com eles e por eles, um Portugal mais irrequieto, mais tenso, vestido de alguma irreverência rock, reflectido em grandes canções, entregues com uma alma que só os eleitos conseguem. Depois de dois anos de concertos onde a banda teve uma grande envolvência com o público, nota-se claramente uma maturidade acrescida nas canções, nos arranjos e na interpretação. Entre os dez temas que preenchem o álbum, na sua grande maioria originais, estão apenas duas versões que de certa forma surgem mais uma vez como uma homenagem aos seus compositores, criadores e interpretes, como é o caso de “No teu Poema” de José Luiz Tinoco e “Adeus Tristeza” de Fernando Tordo. De resto surgem aqui uma série de novas canções entre as quais o primeiro single “A Nossa Casa”. Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Rui Rechena e Ricardo Vasconcelos, juntam-se mais uma vez para nos trazer toda “A Coragem que lhes vai na Alma”


“Um lugar de encontro, um percurso coletivo. Arte e Cultura em Montemor-o-Novo (25.000 AC/2012)” patente durante todo o mês no Arquivo Municipal


“Mulheres que lutam….sempre!” Patente durante todo o mês de Março na Biblioteca Municipal “Almeida Faria”.


O Espaço da Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo tem uma nova exposição da iniciativa «Lembre-se» no Mercado. Desta vez, pode apreciar no Mercado Municipal, uma mostra Sobre o Clube de Automóveis e Motas Antigas de Montemor-o-Novo.


A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Associação Académica da Universidade de Évora, o GIPAA – Gabinete de integração Profissional e Antigos Alunos e o PCTA – Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, organizam entre os dias 19 e 21 de Março de 2014, na Universidade de Évora, a Feira do Emprego, Empreendedorismo e Inovação. A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo irá participar nesta iniciativa, fazendo divulgação do CAME – Centro de Acolhimento às Micro e Pequenas e Médias Empresas de Montemor-o-Novo. + informações em http://www.alentejo.pt/feei14/


BTL 2014

Espaço do Município de Montemor-o-Novo

Pelo 10º ano consecutivo o Município de Montemor-o-Novo participa na Bolsa de Turismo de Lisboa BTL, que este ano se realiza de 12 a 16 de março. Este evento, que é o maior certame do género no nosso país, acolhe anualmente expositores, não só portugueses, mas também de vários países, destacando, cada um deles, o Turismo da sua região. A participação do Município de Montemor-o-Novo tem como objetivos divulgar turisticamente o município, promover os produtos, os recursos e as entidades turísticas do concelho e desenvolver o relacionamento com outras entidades nacionais e internacionais presentes na BTL. Montemor-o-Novo está presente no Pavilhão 1, este ano em participação conjunta com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, num stand com cerca de 600m2 que para além da presença institucional da Entidade Regional de Turismo, conta com a participação de 18 empresas e 29 autarquias de forma a promover o turismo alentejano e ribatejano. Os visitantes terão oportunidade, para além de obter informações sobre a oferta dos destinos, assistir a múltiplas iniciativas, provas, degustações, apresentações de projetos e eventos, demonstrações de artesanato e animações musicais. No espaço do Município também se realizarão diversas apresentações e provas de produtos locais, desde a doçaria conventual, aos queijos, vinhos, licores e azeite. Dia 12 - 15h00 Confeitaria Os Monges (Prova de Licores). Dia 13 14h30 Monte Selvagem; 16h00 Quinta da Anema (Prova de Queijos Biológicos). Dia 14 15h00 Viveiros Plansel; 16h00 Caminhos do Futuro (azeite). Dia 15 14h00 Grupo Coral Fora d´Oras; 15h00 Solar da Giesteira; 16h00 Herdade da Amendoeira (Prova de Licores de Poejo e Granito). Dia 16 15h00 Licores Tradicionais da D. Joaquina. Uma das ações a merecer destaque no stand do Alentejo e Ribatejo é o desfile de Cante Alentejano, agendado para sábado dia 15, às 14h00, e que promove a candidatura deste bem a Património Imaterial da Humanidade, e que contará com a presença do Grupo Fora d'Oras. É intenção do Município continuar a desenvolver esforços no sentido de promover “lá fora” a oferta turística que passa por toda a atividade da Câmara bem como das associações locais que complementam toda a atividade turística do Município. Estes são motivos mais que suficientes para nos visitar na BTL.


Futebol Campeonato Distrital de Iniciados 16/03/2014 |10h30

Lavre | Bairro de St. António Campo da Amoreira, Lavre Campeonato Distrital Divisão de Honra - Manutenção 16/03/2014 |15h00

Valenças | Brotense Campo D. Manuel I, Ciborro Campeonato Distrital Divisão de Honra - Manutenção 16/03/2014 |15h00

Fazendas do Cortiço | Alcaçovense Campo 25 de Abril, Fazendas do Cortiço


Futsal Jogo Particular de Juniores Masculinos 15/03/2014 |11h30

Almansor Futsal | ADQE Pavilh達o Municipal de Montemor-o-Novo


Rugby Campeonato Nacional Sub-16 2ª FASE - APURADOS - GRUPO A 6ª Jornada 15/3/2014 | 15H00

RC MONTEMOR O NOVO | CF BELENENSES Parque Desportivo Montemor


A Câmara Municipal aderiu ao projeto “A Minha Rua”. Trata-se de uma plataforma online, acessível através do endereço http://www.portaldocidadao.pt/portal/aminharua/situationreport.aspx , onde os munícipes podem contactar com a autarquia, reportando situações que surjam nos espaços públicos (veículos abandonados, problemas de iluminação, recolha de lixo…). Através da plataforma a autarquia dará resposta às questões colocadas. Colabore com a sua Câmara Municipal na melhoria das condições de vida do nosso concelho.


Informações Úteis Contactos Biblioteca Municipal Almeida Faria Tel: 266 898 105 | Dias utéis das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, Sábados das 14h00 às 18h00 Encerra ao Domingo. email: biblioteca_dcdj@cm-montemornovo.pt

Posto Municipal de Turismo Tel: 266 898 103 | De 2ª a Sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h30/18h00. Encerra ao Domingo. email: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt Horário:

Galeria Municipal Tel: 266 898 100 | De 3ª Feira a 6ª Feira: 10h00 às 12h00 - 15h00 às 18h00 Sábados: 15h00 às 18h00. Encerra ao Domingo e 2ª Feira.

Centro Interpretativo do Castelo Tel: 266 898 103 | (novembro a março) 3ª feira a Domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra à 2ª Feira. email: turismo_dcdj@ cm-montemornovo.pt

Arquivo Municipal Tel: 266 898 100 | Dias utéis: 10h00/12h30 -15h00/18h00 email: arquivo_dcdj@cm-montemornovo.pt Centro Juvenil Tel: 266 898 100 | Dias utéis: 10h00/13h00 e das 14h00/19h00 email:centrojuvenil_dcdj@cm-montemornovo .pt Oficina da Criança Tel. 266 898 100 | Dias utéis: 09h00/12h00 14h00/18h00. email:oficinacrianca_dasse@cm-montemornovo.pt

Museu de Arqueologia Tel: 266 890 235 | Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra à 2ª Feira. Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado Tel: 266 837 476 | Visitas mediante marcação prévia Tel: 266 898 103/912 254 659 e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

Telefones Câmara Municipal Geral: 266 898 100 Águas: 266 898 101 (a partir das 16h30 e fins de semana) Bombeiros 266 899 180 Electricidade Assistência Técnica 800 506 506 EDP Emergências 800 501 000 EB 2,3 266 898 600 Escola Secundária 266 892 346

Farmácias Centro de Saúde de Montemor-o-Novo Unidades Funcionais de Saúde UCSP - 266899520 UCC - 266899522 USF - 266898710 Hospital S. João de Deus 266 898 040 Estação Rodoviária 266 892 110 GNR 266 898 050 Táxis 266 892 333 / 266 892 444 707 277 277

https://www.facebook.com/municipio.montemornovo

De serviço em Março Farmácia da Misericórdia - 266 899 140 Dias 1, 6, 11, 16, 21, 26, 31 Farmácia Freitas - 266 892 226 Dias 2, 7, 12, 17, 22, 27, 01/04 Farmácia Sepúlveda - 266 857 804 Dias 3, 8, 13, 18, 23, 28 Farmácia NovAlentejo - 266 892 117 Dias 4, 9, 14, 19, 24, 29 Farmácia Central - 266 892 242 Dias 5, 10, 15, 20, 25, 30

http://www.cm-montemornovo.pt

Agenda Mor semana - edição 15 março 2014  

Agenda de eventos do Município de Montemor-o-Novo.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you