Issuu on Google+

Julho / Agosto de 2013 - ano 03 - nยบ 20 | www.clube29dejunho.com.br

Confira balanรงo do primeiro ano de gestรฃo | 82 anos do clube foi um sucesso


editorial

Mandato participativo Prezado sócio; Essa publicação que chega agora às suas mãos contém um resumo dos investimentos realizados pela atual diretoria, no primeiro ano de mandato. Há um ano assumimos a presidência do 29, ressalto ASSUMIMOS, assim no plural, pois nosso mandato está sendo construído por muitas mãos. A pluralidade de ideias tem nos permitido planejar o futuro do clube, de forma consciente e muito cautelosa. Você não vai ver em nossos balancetes recursos destinados a grandes obras. No entanto, poderá conferir que cerca de 90% da estrutura foi favorecida com algum tipo de melhoria. Nossa administração não está pautada em prédios e sim em um modelo de gestão, por meio da qual todos possam participar e ter autonomia para tomar as decisões, em suas respectivas áreas.

Queremos que diretores, coordenadores e funcionários estejam cada vez mais envolvidos e comprometidos com o clube. É essa forma participativa de administrar que queremos consolidar. E os resultados começaram a aparecer. As contas do clube estão em dia e já há sobras no caixa. Isso nos dá segurança e nos motiva a pensarmos em obras importantes, como a reforma do salão principal, algo que se torna cada vez mais necessário. Temos mais um ano pela frente e esperamos dar continuidade aos investimentos realizados de forma pulverizada. Atendemos muitas áreas, graças às sugestões apresentadas nas reuniões setoriais, que continuam ao longo do próximo semestre. Fica então, nosso convite, para que você participe das reuniões e traga sua contribuição para tornarmos NOSSO clube cada vez melhor. Tenha uma ótima leitura!

MARCELO FERNANDES MATOS Presidente

Revista Canal Vintenove - Periodicidade bimestral Presidente

Diretor Social

Direção e fotos

MARCELO FERNANDES MATOS

MARCELO FRANCISCO SOARES

Vice-Presidente

Diretor Patrimonial

MGM PROPAGANDA - MARCOS GIRALDI 48. 9129-2500 - giraldi@mgmpropaganda.com.br

JOÃO RODOLFO BARBOSA

FABRÍCIO MENEGHEL TONON

Projeto gráfico, edição e diagramação

Diretor Financeiro

Diretor de Esportes

LUCAS DOS SANTOS MAY

JONAS DE FÁVERI GOULART

UAW! Comunicação & Design 48. 3626-1374 - atendimento@uaw.com.br

Diretor Administrativo

Secretário Executivo

JOÃO CARLOS C. PEDROZA

JOSÉ VENILTON CARDOSO

Clube 29 de Junho - Avenida Marcolino Martins Cabral, 4085 - Tubarão - Santa Catarina | Fone: (48) 3622-1056

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

03


ÍNDICE

06

DIA DAS CRIANÇAS Saiba como será o evento que vai movimentar o 29

09 11

GESTÃO ESPORTIVA

Dirigentes apresentam resultados das reuniões setoriais

BALANÇO SEMESTRAL Confira lista dos investimentos feitos nos últimos seis meses

18

TORNEIO DE JUDÔ Evento integra pequenos judocas de Tubarão

21

CAMPEONATO DE PÁDEL Torneio interno reuniu padelistas do 29

22 25

ESTADUAL DE TÊNIS Melhores do estado vão se encontrar em Tubarão

PARCERIA

Mormaii instala suporte para Stand-up Paddle na Náutica

33 36

40 43 46

FISCALIZAÇÃO

Quadras e estacionamento mais organizados

QUEM FAZ O 29

Conheça as pessoas que integram o Conselho Deliberativo

TÍTULOS

Conselheiros aprovam promoção especial para filhos de titulares

QUADRO DE HORÁRIOS Confira os dias e horários das principais atividades do clube

ANIVERSÁRIO

Confira os melhores cliques da Feijoada de 82 anos do 29


“No ano passado, trouxe meus dois filhos, Elisa e Carlos Eduardo, à festa do Dia das Crianças e eles adoraram. A nossa expectativa é que a desse ano seja ainda melhor.”

“Minha filha Valentina está bem empolgada com a festa e nós prestigiaremos o evento que é sempre muito bem organizado, com programação para divertir toda a família.”

“Meu filho Rafael não pôde participar da edição do ano passado, mas ele está animado para participar da festa desse ano. Pela empolgação da criançada será mais um grande evento.”

“A festa do ano passado foi muito bem organizada. Nós aproveitamos para almoçar no Pier 29 e passar um dia diferente. Nesse ano, trarei novamente minhas filhas Maria Luísa e Letícia.”

Claudete F. Corbetta, sócia há 15 anos

Daniela Botega, sócia há 8 anos

Fillipi Guerra, sócio há 1 ano

Juliana Margotti, sócia há 6 anos

D

ia 12 de outubro é o Dia das Crianças e o 29 não vai deixar a data mais divertida do ano passar em branco. Aliás, o dia promete ser mesmo muito colorido. Uma grande festa com atrações para toda a família está sendo preparada com muito carinho e deve mais uma vez movimentar a sede do clube. Palhaço Dedé, brinquedos, pinturas, camarim fashion, contação de histórias, teatro de fantoches, caça ao tesouro, atividades recreativas, presença do grupo de Escoteiros e distribuição de muitas guloseimas, como picolé, pipoca e algodão doce vão tornar o dia dos pequenos vintenovistas muito mais alegre. E depois de tanta diversão, para recompor as energias, o restaurante Pier 29 vai servir um saboroso almoço, por adesão. O dia é das crianças, mas a animação é para toda a família. Prestigie.

Cria Dia

Fique por dentro

06

Doze de outubro foi instituído por meio de decreto como data oficial para comemoração do Dia das Crianças, em 1924. Entretanto, a homenagem não se tornou uma unanimidade imediata. Somente na década de 50 é que começou a ganhar espaço na mídia, passando a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - maio/junho - 2013


“A festa do ano passado estava perfeita e minha filha Ana Luísa se divertiu muito. Vamos participar da próxima edição, e esperamos que supere nossas expectativas.”

“Meu filho Arthur gostou bastante do evento do ano passado. O 29 tem investido em atividades sociais, que unem as famílias e esportivas que incentivam os pequenos atletas.”

“A festa desse ano já está sendo comentada e minha filha Julia aguarda ansiosa. Para a garotada, é uma grande diversão e para os pais uma boa oportunidade para reencontrar os amigos.”

“A festa é uma ótima opção para toda a família. Enquanto meus filhos Pedro e Lara se divertem, nós ficamos tranquilos sabendo que estão seguros e em um ambiente muito saudável.”

Alessandra Carradore, sócia há 8 anos

Vanessa Costa Balbino, sócia há 8 anos

Fernanda Paes, sócia há 3 anos

Ana Paula Kuerten, sócia há 7 anos

29

nças das

vem aí e o 29 prepara uma grande festa

SERVIÇO:

Ingressos para a festa do Dia das Crianças podem ser adquiridos na secretaria. Crianças até 12 anos pagam R$ 10,00, o convite para os demais participantes custará R$ 5,00. O evento inicia às 11h30.

07


Israel Riella (Wise Up) e Marcelo Matos, na festa de 2012

Parcerias de sucesso A festa do Dia das Crianças, do Clube 29, promete grandes surpresas para a garotada. E toda essa diversão é garantida graças às parcerias firmadas com empresas de Tubarão. No ano passado, Wise Up e Bzz Bzz apoiaram o evento e a festa foi um grande sucesso. E em 2013, não será diferente. A Bzz Bzz completa 10 anos e para comemorar, vai sortear diversos brindes na festa do Dia das Crianças, do 29. Então, você é nosso convidado. Venha comemorar o Dia das Crianças e festejar os 10 anos da Bzz Bzz, no evento que reserva muitas surpresas para toda família vintenovista.

08

www.clube29dejunho.com.br

Renata e Jaderson (Bzz Bzz) se divertiram com os filhos

Canal 29 - julho/agosto - 2013


O CLUBE

GESTÃO ESPORTIVA

O

setor esportivo do 29 está mais forte. E oferecer condições ainda melhores é uma das principais metas da atual diretoria. Todas as modalidades têm recebido atenção especial, já que, ao longo desse primeiro ano de gestão, nas diversas reuniões setoriais, foram apontadas as necessidades de cada área. “As decisões, na grande maioria, partem desses encontros, pois nada melhor do que o sócio para nos dizer quais as prioridades da modalidade que ele pratica,” ressalta o presidente do clube, Marcelo Matos. A iniciativa deu certo e os resultados positivos foram apresentados no 2º Workshop de Gestão Esportiva, realizado no final do mês de julho, evento que reuniu diretores e co-

NovAS REUNIÕES As reuniões setoriais do próximo bimestre já foram agendadas. No quadro ao lado você confere as datas das que já ocorreram e das que ainda acontecerão. E se a reunião da modalidade que você pratica ainda não foi realizada, participe. Venha dar sua sugestão para tornar o 29 um clube ainda melhor.

Dirigentes fazem balanço do primeiro ano de gestão

ordenadores de todas as modalidades esportivas do clube. Coube ao gestor esportivo, Keller Minatto, apresentar as ações colocadas em prática nesse primeiro ano de gestão. “Os investimentos foram pulverizados e todos os setores, de alguma forma, melhoraram, graças às indicações dos próprios associados, que aceitaram o convite e participaram das reuniões setoriais”, afirma. Segundo Keller, cerca de 70% das demandas apresentadas no 1º Workshop, promovido no ano passado, foram concluídas. “Houve evolução não só em infraestrutura, como principalmente na forma de gerir. Com esse novo modelo estamos tendo voz ativa e as soluções são mais rápidas, pois quando os problemas são apresentados à diretoria, já estão praticamente resolvidos”, garante o gestor.

Modalidades 

Data

Horário

Natação / Hidro / Sauna

13/08/2013

19h30

Náutica

20/08/2013

19h30

Tênis

22/08/2013

19h30

Futebol

27/08/2013

19h30

Pádel

29/08/2013

19h30

Academia / Ginástica / Pilates / Judô

03/09/2013

19h30

Futevôlei

05/09/2013

19h30

Bocha

10/09/2013

19h30

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

09


10

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - maio/junho - 2013


O CLUBE

BALANÇO FINANCEIRO

Diversas áreas foram favorecidas pelos investimentos realizados pela atual diretoria

A

Diretoria Executiva do Clube 29 apresentou, no início de agosto, o balanço dos investimentos realizados no primeiro semestre de 2013. Com uma gestão iniciada em julho de 2012, os atuais dirigentes comemoram os resultados obtidos até agora. “Assumimos o clube com uma situação financeira bastante delicada. Ao longo dos últimos anos, houve muitos investimentos na parte estrutural, o que comprometeu as finanças. Por isso, desde que assumimos, decidimos investir na parte operacional, para ajustar o caixa”, explica o diretor financeiro, Lucas May. A estratégia deu certo. Passado o primeiro ano, o clube começa a apresentar sobras em caixa. “As contas estão estabilizadas e isso foi possível, por que no primeiro momento investimos em pequenos, mas importantes, detalhes em todos os setores, para fazer o clube funcionar adequadamente. Sanamos as contas e agora podemos pensar no próximo passo”, assegura Lucas. Segundo o diretor financeiro, o planejamento da diretoria prevê que os investimentos em grandes obras ocorram já no início do próximo ano. “Concluímos com sucesso a primeira etapa e agora já começamos a pensar em obras mais volumosas, pois temos uma previsão orçamentária para nos orientar”, ressalta.

FUTEBOL Melhorias  Jogos de colete infantil

Valor R$ 548,00

Uniforme para o time adulto

R$ 2.302,00

Uniforme para o time infantil

R$ 1.287,50

Espelhos nos banheiros

R$ 190,00

Porta de alúminio nas divisórias

R$ 460,00

Mão-de-obra pintura dos banheiros e quiosque

R$ 750,00

Tinta pintura dos banheios e quiosque

R$ 296,00

Manutenção freezer

R$ 100,00

Material para construção de divisórias nos banheiros

R$ 929,42

www.clube29dejunho.com.br

Mão-de-obra divisórias nos banheiros

R$ 1.600,00

Quadro de regras

R$ 300,00

Chuveiros novos

R$ 260,04

Lixeiras novas para os banheiros

R$ 80,00

Bolas, cones e rede

R$ 917,00

Valor Athiê

R$ 1.830,00

Total

R$ 11.849,96

Canal 29 - julho/agosto - 2013

11


O CLUBE

ADMINISTRAÇÃO CONJUNTA

Diretores, coordenadores e funcionários atuam em parceria Além dos investimentos em diversas áreas, a atual diretoria adotou um novo método de cobrança da mensalidade, que favorece quem paga em dia. “Com isso, nos últimos três meses, registramos uma queda de 13% na inadimplência”, revela Lucas. O bom momento vivido pelo clube é atribuído ainda à gestão participativa implantada pelo atual presidente Marcelo Matos, que confirma os bons resultados e espera que esse modelo de adminis-

tração seja efetivado. “Se esse padrão de gestão, na qual a equipe administrativa não depende única e exclusivamente do presidente, for firmado, nos sentiremos satisfeitos e com a certeza de termos contribuído para implantar uma gestão de fato participativa”, frisa o presidente. As planilhas dos investimentos realizados ao longo do primeiro semestre de 2013 podem ser conferidas nas próximas páginas.

“Existe uma proximidade muito grande entre diretoria, conselheiros, funcionários e sócios. Os conselheiros confiaram na diretoria e o presidente tem repassado essa confiança, dando autonomia aos funcionários e coordenadores de cada área. Os resultados obtidos até agora são muito positivos e animadores” Lucas May Diretor Financeiro

NÁUTICA Valor

Melhorias 

GINÁSTICA E PILATES

Limpeza da rampa

Funcionários

Valor

Organização dos armários e do depósito

Funcionários

Dez colchonetes

R$ 790,00

Quadro de regras

R$ 300,00

Cinco bolas suiças de 65cm

R$ 445,00

Mármore para o quiosque

R$ 1.100,00

Troca de espelho quebrado

R$ 360,00

Balcão náutica (para o mármore)

R$ 230,00

Um microfone novo

R$ 590,00

Construção da rampa, almoxarifado etc.

R$ 22.513,16

Dez faixas elásticas

R$ 276,08

Registro de entrada e saída dos sócios donos de embarcação

Funcionários

Total

R$ 2.461,08

Total

R$ 24.143,16

Melhorias 

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

13


O CLUBE

ACADEMIA Valor

Melhorias  Aparelho de pressão digital

R$ 264,10

Cadeira com rodas para sala de avaliação física

R$ 160,00

Kit de primeiros socorros

R$ 168,00

Adesivar os halteres

R$ 64,00

Manutenção das esteiras

R$ 1.741,00

Manutenção das caneleiras

R$ 170,00

Um relógio

R$ 22,00

Espelhos na área de abdominal

R$ 420,00

Total

R$ 3.009,10

Melhorias nas quadras atenderam sugestões dadas pelos sócios nas reuniões setoriais

PISCINA Valor

Melhorias  Cubo de PVC para armazenagem dos espaguetes

R$ 55,54

Duas plataformas para natação infantil

R$ 140,00

Limpeza dos azulejos e porta do box dos vestiários

Funcionários

Grades e suporte para bandeirinhas

R$ 2.600,00

Placas piso escorregadio e/ou material antiderrapante

R$ 150,00

Lâmpadas mais fortes

R$ 322,00

Quadro branco

R$ 32,50

Manutenção do telhado (piscina interna)

R$ 7.096

Dois relógios

R$ 40,00

Colocação de cabideiros

R$ 27,20

Total

R$ 10.463,24

tênis Valor

Melhorias  Irrigação das quadras

Funcionários

Conserto de vazamento na cuba do banheiro

R$ 5,00

Molhar e varrer as fitas de marcação

Funcionários

Baixar a rede e cadear a roldana em caso de chuva

Funcionários

Passar o rolo duas vezes por mês

Funcionários

Limpar calha no chão ao lado das quadras

Funcionários

Não fazer aula de pádel na quadra ao lado do tênis

Funcionários

Trinta tatames

R$ 3.575,71

Valor funcionário

R$ 6.795,00

Espuma para os pilares

R$ 399,00

Quadro de regras

R$ 600,00

Torneio de judô

R$ 1.400,00

Total

R$ 7.400,00

Total

R$ 5.374,71

14

www.clube29dejunho.com.br

JUDÔ Melhorias 

Canal 29 - julho/agosto - 2013

Valor


Pádel Valor

Melhorias  Limpeza diária das quadras e banheiros

Funcionários

Toldo na frente do complexo para o campo de futebol

R$ 4.000,00

Placas indicativas dos ambientes (campeonato)

R$ 65,00

Bancos laterais entre as quadras de futevôlei e pádel

Sem custo*

Manutenção do chuveiro com pouca vazão

R$ 30,00

Placa de aviso para apagar as luzes

R$ 40,00

Lixeiras nas quadras (pádel, tênis, futebol e náutica)

R$ 450,00

Quadro de regras

R$ 600,00

Troca de local do interruptor e lâmpadas do banheiro

R$ 100,00

Bebedouro próximo as quadras

Sem custo*

Portão na entrada da quadra ao lado das quadras de tênis

R$ 730,00

Espelho no banheiro

R$ 95,00

Placas nas quadras com o número das mesmas

R$ 40,00

Mão-de-obra para pintura das quadras

R$ 800,00

Tinta para pintura das quadras

R$ 490,70

Custo funcionário

R$ 6.795,00

Total

R$ 14.235,70

*Os materiais já se encontravam no depósito

FUTEVÔLEI

Bocha

Melhorias 

Valor

Melhorias 

Valor

Cabideiros para a quadra

R$ 27,20

Box e basculante no banheiro

R$ 400,00

Calha sobre o corredor de passagem para a bocha

R$ 500,00

Prateleira para apoio de mochilas

R$ 20,00

Telhado na porta de entrada

R$ 500,00

Troca de faixa de demarcação da quadra

R$ 130,00

Limpeza da cancha nas terças

Funcionários

Espelho no banheiro

R$ 95,00

Manutenção da geladeira

R$ 340,00

Portão na entrada da quadra

R$ 400,00

Troca de carpê

R$ 1.924,00

Troféu Campeonato de Futevôlei

R$ 269,00

Placa de aviso para apagar as luzes

R$ 25,00

Total

R$ 1.341,20

Total

R$ 3.289,00

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

15


Instalação de prismas de concreto promoveu organização do estacionamento

GERAIS Valor

Melhorias 

R$ 595,00

Prismas de concreto (Estacionamento) Troca do trocador de calor da caldeira

R$ 7.500,00

Servidor para armazenamento de dados

R$ 2.578,00 R$ 798,00

Impressora de recibos

R$ 12.540,00

Millenium outdoors (painéis de publicidade) Manutenção anual da caldeira

R$ 1.400,00

Sala rampa

R$ 2.097,00

Pisos entrada salão principal

R4 6.042,70 R$ 16.128,00

Pisos salão principal Manutenção dos refrigeradores e troca de local do ar condicionado

R$ 52.642,70

Total

16

R$ 2.964,00

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - maio/junho - 2013


ESPORTES

TORNEIO DE JUDÔ revela novos talentos

O

Impacto, Vital, Multiação e Unilutas. Mais de 500 visitantes acompanharam as provas disputadas por atletas de todas as idades, divididos nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, júnior e sênior. Os judocas, de até 10 anos, receberam medalhas, independente da colocação em sua categoria. Já os atletas com 11 anos ou mais foram premiados do 1º ao 3º lugar.

Apoio:

s pequenos judocas de Tubarão demonstraram muita técnica e talento durante o 3º Torneio de Judô, realizado na sede do 29, no mês de junho. O evento promovido pelo Clube 29 de Junho, com apoio da Associação Tubaronense de Judô, teve a participação de 130 atletas de Tubarão e região, representantes do Clube 29, Combemtu, colégios Conceito, Dehon, ETCT e São José e academias

18

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013


ESPORTES

Organização

O professor de judô do Clube 29, Thiago Gomes ficou satisfeito com o resultado do evento. O 3º Torneio de Judô é uma realização do Clube 29 de Junho, com o apoio da Associação Tubaronense de Judô (ATJ), Prefeitura de Tubarão e cursos de Educação Física e Enfermagem da Unisul e curso Técnico de massoterapia do SENAC.

“Tudo saiu perfeito, devido ao empenho da diretoria do Clube 29 de Junho, da Associação Tubaronense de Judô, dos patrocinadores e ao reconhecimento das equipes participantes, que acreditaram no sucesso e prestigiaram as competições” Thiago Gomes

Rua Conselheiro Mafra, 77 Centro - Tubarão - SC

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

19


ESPORTES

TORNEIO DE

PÁDEL

O

Clube 29 de Junho promoveu nos dias 02, 03 e 04 de agosto, a 3ª Etapa do Torneio Interno de Pádel. Cerca de 80 atletas participaram de evento esportivo, válido para o ranking da Federação Catarinense de Pádel (FCP) 2013. Além das disputas acirradas, o Torneio foi mais um momento de integração dos padelistas do 29, que demonstraram muita técnica e espírito esportivo, durante as competições. Confira os resultados e os melhores momentos dessa grande festa esportiva do 29.

os e Nilton Mat

mos Richard Le

Resultado GERAL 2ª Categoria

1º lugar: Nilton Matos / Richard Lemos 2º lugar: Fabiano de Souza / Muriel Serafim

4ª Categoria

1º lugar: Alba Medeiros / João Paulo Medeiros 2º lugar: Gustavo Freitas / Roberto Cabral

5ª Categoria

1º lugar: Allan Sorato / Sidnei Souza 2º lugar: Marcelo Costa / Fabrício Plácido

Iniciantes

1º lugar: Taylor Farias / André Costa 2º lugar: Claisson Costa / Sérgio de Souza Medeiros

Feminina

1º lugar: Luciana Gazola / Bruna Brunel 2º lugar: Alessandra Carradori / Vanessa Balbino

Categoria Mista B

1º lugar: Aida Destro / Fabiano Atanásio dos Santos 2º lugar: Andrea Zumblick / Fernando PX Fernandes

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

21


ESPORTES

ESTADUAL DE TÊNIS Clube 29 será sede da 5ª etapa

O

Clube 29 de Junho sedia nos dias 13, 14 e 15 de setembro, as partidas principais da 5ª etapa do Estadual Por Classes de Tênis. Cerca de 150 atletas de todo estado são esperados e devem promover partidas emocionantes, já que o campeonato é válido pelo ranking da Federação Catarinense de Tênis (FCT) e é a última etapa antes do Master, que acontece em novembro, em Lages. As partidas acontecerão também nas quadras do Clube de Campo de Tubarão, no entanto, as disputas

22

www.clube29dejunho.com.br

principais das classes Vip, 1ª classe A e B, 2ª classe A e B e 3ª classe A e B ocorrerão no 29. O diretor do Tênis e atleta do 29, Rodrigo Borghezan vai participar da competição. “O nível dos atletas que competem no estadual é bem elevado e, por isso, devemos ter disputas bem acirradas. Vou me esforçar para representar bem nosso clube”, planeja. O acesso às partidas é gratuito. Então, anote em sua agenda e venha conferir a habilidade das feras do tênis catarinense, que estarão em Tubarão, no mês de setembro.

Canal 29 - julho/agosto - 2013


ESPORTES

SEMESTRE MOVIMENTADO Agenda repleta de atividades O primeiro semestre de 2013 foi bastante movimentado para os tenistas do 29. Em abril, a Copa Nandi de Tênis reuniu mais de 100 atletas, que participaram de disputas acirradas. Em junho, o Torneio de Duplas foi um sucesso, integrando os atletas da modalidade. Em agosto, foi a vez do Torneio Interclubes, evento esportivo que movimentou a sede, atraindo atletas de toda a região. Em pé: Arthur Araújo, João Ubaldo, professor José Basualdo, André Zumblick e Bernardo Miranda Agachados: Pedro Souza e Bruno Dal Bó

Federado O Clube 29 de Junho é filiado à Federação Catarinense de Tênis (FCT), desde 08 de março de 2002. Para os atletas do 29, essa é uma condição indispensável, já que somente os tenistas devidamente registrados na FCT podem participar das competições organizadas ou autorizadas pela federação.

Futuros campeões As atividades dos pequenos atletas da Escolinha de Tênis estão cada vez mais intensas. Cerca de 25 crianças participam das aulas que acontecem de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas. Quem tiver interesse em participar, pode procurar o professor José Luís Basualdo, que ministra as aulas.

23


Responsáveis pela parceria: César Tadeu de Menezes (Governador do Rotary-2013/2014); Edson Fogaça (Presidente da Comissão ADM); Sérgio Fernandes Macial (Presidente do Rotary Club Tubarão); Jonas Goulart (Diretor de Esportes do 29) e Luciano José de Souza (Técnico de Futebol)

PARCERIA entre o 29 e Rotary Club beneficia crianças da comunidade

O governador do Distrito 4651 do Rotary Internacional, César Tadeu de Menezes, visitou no início do mês de agosto, a sede do Clube 29 de Junho. O governador distrital veio conhecer o projeto “Passagem para a Cidadania”, desenvolvido desde 2010, por meio de parceria firmada entre o 29 e o Rotary Club Tubarão. Graças ao projeto, 30 alunos de escolas públicas, de 10 a 12 anos, residentes em comunidades socialmente mais vulneráveis, participam de aulas de natação e futebol, nas dependências do clube. As aulas de futebol são ministradas pelo professor Luciano José de Souza Júnior, às terças e quintas-feiras. Já as aulas de natação acontecem às sextas-feiras.

STAND-UP PADDLE

Náutica já conta com suporte para pranchas

A

Mormaii de Tubarão instalou no início do mês de agosto, no galpão da Náutica, um suporte para guardar de forma adequada até duas pranchas de Stand Up Paddle. Além do suporte, uma prancha ficará, permanentemente, disponível no local. “Vamos emprestar a prancha para quem tem vontade de praticar o esporte, mas ainda não teve a oportunidade de experi-

mentar”, explica o proprietário da Mormaii, Márcio Machado Farias. Para utilizar o equipamento, basta comparecer à loja Mormaii. “A utilização é gratuita, necessitando apenas o preenchimento de um cadastro”, ressalta Márcio, ao adiantar que, dependendo da demanda, outros suportes poderão ser instalados para que os sócios possam guardar suas pranchas de maneira apropriada.

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

Márcio Machado Farias Proprietário da Mormaii

A Mormaii de Tubarão fica no Farol Shopping e o telefone para contato é 3052-3454.

25


ESPORTES

MÚSCULOS ESQUECIDOS Determinados grupos da musculatura são negligenciados durante a atividade física. Descubra quais são e por que eles não devem ficar de fora do treino

É

cada vez maior o número de pessoas que se exercitam de segunda a sábado sem fazer cara feia. Contudo, isso não significa que o corpo inteiro é colocado para ralar. Não raro, algumas áreas são simplesmente ignoradas. De imediato, podemos citar dois dos principais motivos que levam a esse esquecimento: mulheres e homens focam em alguns músculos por livre e espontânea vontade ou, por não procurarem instrução, desconhecem a existência e a importância de certas regiões para o bom desempenho físico. Seja qual for o pretexto para deixar alguns músculos em constante repouso, esse comportamen-

to tende a causar prejuízos. E engana-se quem pensa que o desalinho dos contornos só desagrada diante do espelho. É que, se toda a estrutura corporal não estiver preparada, o grau de dificuldade do treino aumenta. “Quando os homens não têm coxas e glúteos treinados, fazer um exercício inclinado, como a remada curvada para as costas, pode ser bem mais complicado. Afinal, esses músculos ajudam a manter a boa postura e o equilíbrio”, explica o professor Fernando Gonçalves, Especialista em Musculação e Condicionamento Físico. Descuidar de determinados músculos favorece a ocorrência de lesões. “O risco de se machucar é maior se existe um desequilíbrio desses, ou seja, quando algumas áreas são muito mais fortes do que outras”, lembra o professor Fernando.

Fernando Gonçalves CREF 14.557 – G/SC

Os mais esquecidos Busque orientação e tire-os do descanso.

Nas mulheres Bíceps, costas, trapézio e atríceps;

Nos homens Glúteos, anterior e posterior de coxa e panturrilha;

Todos Há também músculos ignorados pela maioria das pessoas: Ombro, antebraço, tibiais anteriores, parte interna da coxa.

26

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013


RECICLAGEM DE MADEIRA

J

á está vigorando no país, a resolução CONAMA 307, lei ambiental que regula a correta destinação dos resíduos da construção civil. A madeira é um destes resíduos e representa o lixo mais volumoso do planeta, e, portanto, o mais importante a ser preservado, pois é o único depósito de carbono que temos. Atualmente, tudo é queimado ou jogado em terrenos, o que acelera o aquecimento global e o desequilíbrio do planeta. Para aproveitar os resíduos e contribuir com o meio ambiente, acaba de ser inaugurada em Tubarão, a primeira empresa de reciclagem de madeira de construção civil do Brasil. O processo inédito garante total reaproveitamento dos resíduos, que são impermeabilizados com Epo-

Primeira empresa do ramo é inaugurada em Tubarão

xi, tornando-os resistentes à água e ao cupim. Nessa transformação é possível fazer decks, paredes, objetos de decoração, móveis em estilo rústico ou outros. Você que está construindo uma casa, apartamento ou reformando não perca tempo, recicle a madeira e ajude nosso planeta. Faça um espaço sustentável.

Mais informações pelo e-mail

marioferminio@gmail.com

27


LOMBALGIA C

VARIEDADES

Conheça os sintomas e saiba como prevenir onhecida popularmente como dor nas costas, a Lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. O sintoma mais comum é uma dor lombar, que corresponde à região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas, na altura da cintura.

O início é geralmente discreto, com aumento progressivo da dor, agravado com a mobilidade da região. Comumente, é acompanhada ainda de algum grau de contratura muscular. Muitas causas podem provocar as dores lombares e existem maneiras simples de eliminá-las. Elas não precisam fazer parte da sua vida.

Confira algumas dicas Deitar-se quando possível: a gravidade causa uma sobrecarga nos músculos, ligamentos e discos intervertebrais da região lombar, levando à compressão discal.

Fazer aquecimento: não apenas antes dos exercícios, mas sempre! Jardinagem, atividades domésticas, carregar objetos pesados, comumente causam dores lombares.

Fazer alongamento lombar: antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Existem alongamentos simples que diminuem a tensão e preparam sua lombar para o dia seguinte, como abraçar as pernas enquanto está deitado.

Fazer exercícios para lombar: faça exercícios específicos para aumentar a força de sustentação lombar. Isso inclui exercícios para o centro de força, ou seja, abdômen, períneo e diafragma. Para obter resultados de longa duração é necessário eliminar as causas e os sintomas da dor. Na fisioterapia métodos como alongamento, liberação muscular, Pilates e RPG ajudam a eliminá-los.

SERVIÇO: Agende seu horário pelo fone: (48) 3626-0631

Claiane Linhares De Pieiri | CREFITO 10-SC 75098-F Daniela da Rosa Nunes Garcia | CREFITO 10-SC 68729-F Patrícia da Rosa Nunes Alípio | CREFITO 10-SC 97437-F


VARIEDADES

Modo de preparo

CREME DE AIPIM Ingredientes

1 kg de aipim descascado

Cozinhe o aipim e bata no liquidificador com o caldo de legumes e reserve. Refogue o alho, bacon e a cebola. Junte o aipim ao refogado e deixe ferver, regule o sal e a pimenta a seu gosto, desligue o fogo, acrescente a salsa e sirva.

1 dente de alho 100 g de bacon magro 1 molho de salsa 1 L de caldo de legumes 1 cebola pequena

Luciano Martins Chefe de cozinha do Pier 29

Sal e pimenta a gosto

30

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013


SOCIAL

Ademir Buerger, Evandro, Carlos, Ernani, Raul, Nelson e Aguiar

ENCONTRO DE AMIGOS

O

que se reúnem para saborear pratos variados, acompanhados, preferencialmente por chopp ou cerveja. Atualmente, o grupo conta também com amigos de Tubarão e de outras cidades do Brasil, que se reúnem mensalmente. Em cada encontro da Confraria do Chopp, um cardápio diferente é elaborado para ser acompanhado da degustação de uma deliciosa cerveja artesanal.

Imagens meramente ilustrativas. CONTÊM GLÚTEN.

República Vintenovista recebeu, no mês de julho, uma turma bastante divertida. O local foi sede da 3ª Noite de Degustação dos integrantes da Confraria do Chopp. Fundada em 2011 e presidida por Ademir Buerger, a Confraria do Chopp é formada por amigos, originalmente oriundos de Blumenau, cidade onde se cultiva a tradição dos chamados STAMMTISCH, grupos de amigos

Confraria do Chopp reúne-se no Clube 29 e faz uma grande festa

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

31


SOCIAL

FEIJOADA DE ANIVERSÁRIO reúne família vintenovista

auss e Rodolfo Du Nunes, Dr. Kl

O

s 82 anos do Clube 29, completados em junho, foram comemorados em grande estilo. No dia do aniversário, 29 de junho, uma turma animada participou da feijoada realizada à beira da piscina. Além da comida saborosa, grupo de pagode e DJs deram o tom ao evento, tornando a festa uma grande confraternização da família vintenovista. Tudo ficou registrado na memória dos participantes e foi devidamente captado pelas lentes dos fotógrafos. Então, confira os melhores momentos!

TUDO A VER COM VOCÊ. NADA CONVENCIONAL COMO VOCÊ.

(48)

3622 5100

WWW.TARTARIEALMEIDA.COM.BR

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

33


O CLUBE

FISCAL

organiza utilização dos espaços do clube

V

ocê chega no horário certo para jogar e a quadra está ocupada e o pior, quem joga no horário que é seu é uma pessoa que nem pertence ao quadro de sócios. Para evitar situações constrangedoras como essa, desde março, o Clube 29 de Junho conta com a atuação de um profissional responsável por controlar o cumprimento dos horários e evitar o ingresso de não sócios. Eduardo Domingos, ou o “Jack”, já se tornou figura conhecida no meio esportivo vintenovista. Atletas que utilizam as quadras do 29, agora já sabem a quem recorrer, caso haja alguma irregularidade. “Minha missão e tornar o convívio saudável entre os sócios, dando prioridade a eles”, ressalta.

Quando não conhece o atleta, Eduardo solicita a carteirinha ou algum documento. “Hoje, já conheço quase todos os sócios, principalmente os que praticam esportes, mas sempre ando com uma lista, caso haja alguma dúvida”, explica. Então, se alguém pedir para que você se identifique, lembre-se que é mais uma atitude do Clube 29 para garantir sua segurança e conforto. Estacionamento Cuidar do estacionamento do Clube 29 também é uma das atribuições de Eduardo. O fiscal orienta os motoristas a estacionarem os veículos de forma adequada e a observarem a velocidade ideal dentro das dependências do clube.

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

“Demarcamos todos os espaços e agora o estacionamento está mais organizado. Evitamos assim, que os carros sejam estacionados em locais de passagem ou que acabem bloqueando a saída dos outros veículos” Eduardo Domingos

36


O CLUBE

EQUIPE RENOVADA

Comunicação mais efetiva A publicitária Vânia Paris é a mais recente contratada do Clube 29. Vânia será responsável por ampliar os canais de comunicação, aproximando a instituição dos sócios. Além do atendimento ao associado e clientes do clube, a publicitária vai prestar ainda assessoria em eventos, cuidar do marketing digital - site e redes sociais - e buscar novos investidores publicitários.

Novo diretor de esportes A diretoria executiva do Clube 29 de Junho tem novo diretor de esportes. O arquiteto Jonas de Fáveri Goulart assumiu o cargo em julho. Praticante de pádel, Jonas é diretor de Marketing da Regional Sul da Federação Catarinense de Pádel e pretende utilizar sua experiência associativista para movimentar e integrar as diversas áreas esportivas do clube.

Nova edição do Core 360° Os professores da academia do Clube 29 participaram nos dias 27 e 28 de julho, da segunda edição (módulos 3 e 4) do Treinamento Funcional e CORE Training. O Core 360° é um curso reconhecido nacionalmente e atende atletas de alto nível, já que tem a proposta de um sistema de treino global, específico e não convencional, baseado nos princípios de Treinamento Funcional.

www.clube29dejunho.com.br

Torneio de

Pesca

Atenção pescadores de plantão: vem aí o 1º Torneio de Pesca Esportiva do Clube 29 de Junho. O evento acontece no sábado, dia 21 de setembro, nas modalidades iscas artificiais e iscas naturais e não sócios também poderão participar. Os melhores pescadores serão premiados com troféu e haverá ainda distribuição de bonés e camisetas. Faça a inscrição na secretaria do clube e venha mostrar sua habilidade.

Canal 29 - julho/agosto - 2013

37


O CLUBE

MÍDIAS

Espaços internos do 29 são ótima oportunidade para divulgar sua empresa

P

or ano, cerca de 53 mil pessoas participam dos eventos promovidos nas dependências do clube e, diariamente, cerca de 250 sócios circulam pela sede. Por isso, o 29 é o local ideal para a exposição de marcas e produtos. Paredes das quadras, painéis, para-sóis, muros, outdoor e demais áreas garantem grande visibilidade e estão disponíveis para locação. As empresas Paris Clean, Higienelar, Movimento Corporal, Color Mix, Automobile e Tubarão Personal perceberam a grande oportunidade de negócio, firmaram parceria com o 29 e estão divulgando suas marcas nos espaços internos do clube. Sua empresa pode ser a próxima. Procure a secretaria do clube e conheça a planilha de valores. Você vai encontrar um espaço adequado para aproximar sua marca de seu público-alvo.

Novo canal de comunicação Você já curtiu a página que o Clube 29 tem no Facebook? Ainda não? Lá você vai ficar por dentro das promoções e eventos que rolam por aqui. Acesse e confira: www.facebook.com/clube29dejunho www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013

39


O CLUBE

QUEM FAZ O 29

Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo definem juntos rumos do clube

U

ma sociedade recreativa como o 29 se constrói com a participação de diversas pessoas, que se unem para fortalecer cada vez mais a entidade. Além dos membros da Diretoria Executiva, os integrantes do Conselho Deliberativo são também responsáveis pela análise dos assuntos de interesse do clube. Os 21 membros efetivos do Conselho têm mandato de quatro anos e, bienalmente, na segunda semana do mês de julho, reúnem-se para eleger e dar posse ao presidente e aos demais membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

40

www.clube29dejunho.com.br

Todas as iniciativas da Diretoria Executiva são devidamente apreciadas pelos conselheiros e a parceria entre as duas esferas é fundamental para assegurar a tomada de decisões sábias, que garantam o pleno desenvolvimento do clube. A atual Diretoria Executiva tem buscado a aproximação, por meio de reuniões periódicas. “Queremos fortalecer cada vez mais esse contato com os conselheiros. Alguns, inclusive, já foram presidentes do 29, conhecem exatamente as dificuldades do cargo e por isso suas críticas ou sugestões são sempre muito consistentes”, observa o presidente Marcelo Matos.

Canal 29 - julho/agosto - 2013


O CLUBE Conselho Deliberativo Cornélio Vieira Neves Haroldo Freitas José Carlos Caminha Joel Porto Larroyd José Antônio Rocha Gecy José Gonzaga Rocha José Carlos de Carvalho Cabral Felippe Luiz Collaço Luiz José Collaço Glauco Machado Cargnin Luiz Otávio Ramos de Medeiros Odilson de Souza Domingos Glauco Cargnin, Paulo Constantino, Luiz Antônio Rocha, Cleber Horácio, José Carlos Caminha, Douglas Bonelli, José Antônio Rocha, Hamilton Aguiar, Edson Fogaça, Gecy Rocha

Paulo Antônio Constantino Luiz Antônio Rocha Alexandre de Oliveira Neves Pedro Luiz Collaço Adriano de Carvalho

Autonomia

Clóvis Gonzalez Cabral Douglas dos Santos Bonelli

O presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Antônio Rocha atesta que a atual diretoria tem adotado um modelo de administração muito coerente. “Eles estão fazendo uma gestão muito interessante, que preza pela autonomia dos diretores e coordenadores das respectivas áreas. Os gestores trabalham com liberdade e podem tomar decisões independentes. Isso tem aumentado a motivação de todo o grupo”, garante. Luiz Antônio já presidiu a entidade e revela que se sente satisfeito ao ver a nova geração dar continuidade aos projetos do clube. “Nosso sonho era ver esses jovens dando sequência aos ideais que tínhamos quando éramos moços como eles. E esta corrente está fazendo a diferença. Fico orgulhoso ao ver essa administração tão jovem se dedicar e levar nossos sonhos adiante”, frisa.

www.clube29dejunho.com.br

Flávio Afonso Klein Edson Luiz Fogaça SUPLENTES Alessandro Rebello da Silva Campelli

Conselho Fiscal Geraldo Otto Furghestti Gustavo Zumblick Gelosa Hamilton Aguiar Júnior Cleber José Horácio

Canal 29 - julho/agosto - 2013

41


O CLUBE

filho de sócio pode se tornar sócio contribuinte por R$ 1,00

P

ara facilitar a inserção dos filhos de titulares como sócios contribuintes, o Conselho Deliberativo do Clube 29 de Junho aprovou em reunião realizada no dia 14 de agosto, uma promoção imperdível. Se você tem mais de 21 anos e é filho de um sócio que está com a mensalidade em dia, poderá utilizar o clube como SÓCIO CONTRIBUINTE, pagando o valor simbólico de R$ 1,00. Para aderir à promoção, basta comparecer à secretaria, preencher a inscrição, assinar o termo de compromisso, que contém os direitos e deveres desta modalidade, e pagar, mensalmente, a Taxa de Manutenção. Essa é uma oportunidade imperdível para os filhos de

www.clube29dejunho.com.br

sócios regularizarem suas situações, já que o estatuto do clube prevê que podem constar como dependentes do título de seus pais ou responsáveis, pessoas com até 21 anos, ou até os 24 anos, se estiverem estudando. “Essa superpromoção é uma grande chance para que os filhos de sócios que estão com os prazos expirados regularizem sua situação e evitem constrangimentos, já que vamos intensificar a fiscalização”, explica o presidente do clube, Marcelo Matos. Atualmente, o quadro social conta com 360 filhos de sócios acima de 21 anos, que frequentam as dependências de forma irregular. Outros 562, estão inativos. A promoção é por tempo limitado.

Canal 29 - julho/agosto - 2013

43


CANAL LIVRE

Marcos Giraldi

44

www.clube29dejunho.com.br

Canal 29 - julho/agosto - 2013


canal livre

“Água calma, agitada ou serena, cada uma tem seu encanto, e por isso, não resisto e não me canso, de todos os seus formatos clicar: rio, lagoa ou mar”

Uma turma comprometida com as questões ambientais participou da Travessia de Stand Up Paddle, promovida em junho, no Dia do Meio Ambiente. Parceria com a Funat, Mormaii, Corpo de Bombeiros de Tubarão, Capitania dos Portos e Náutica do Clube 29, garantiu o sucesso do evento, durante o qual manifestamos nossa preocupação com o rio Tubarão. Salve nossas águas!

45


O CLUBE

horário das atividades

O

Clube 29 de Junho dispõe de uma ampla infraestrutura na qual os associados podem desenvolver diversas atividades esportivas e sociais. As modalidades que necessitam de instrutor têm mensalidade no valor de R$ 10,00. Informações e inscrições sobre as diversas modalidades podem ser obtidas na secretaria do Clube, aberta de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 21 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas, ou pelo fone 3622-1056.

Academia Segunda, quarta e sexta - 7h às 11h e das 14h às 22h Terça e quinta - 8h às 11h e das 14h às 22h Sábados - 14h às 18h

Campo de futebol

Aulas semanais Judô (mensalidade R$ 10,00) Baby judô (4 a 7 anos) Terça e quinta - 18h às 18h40 Escolinha (6 a 9 anos) Terça e quinta - 18h40 às 19h20 Pré-equipe adulto (+10 anos) Terça e quinta - 19h20 às 20h10

Jump Segunda - 16h - 20h

Step Segunda - 19h Quarta - 19h Sexta - 16h - 16h10

Segunda e quarta - 19 às 20h (Escolinha de futebol)

Circuito Mix

Segunda e quarta - Após 20h (Time oficial do clube)

Quarta - 16h

Segunda e quarta - 8h às 18:30h (Livre para sócios, demais dias até as 19h)

Sexta - 19h

Demais dias - 19h às 22h (Disponível para sócios agendarem)

Sauna Diariamente - 17h às 21h30

Piscina interna

Pilates Segunda - 21h10 Terça - 08h10 - 16h10 - 20h20 Quinta - 08h10 - 16h10 20h20 - 21h10

Terça a sexta - 7h às 21h50 Segunda, sábado e domingo - 14h às 21h50

Piscina externa

Mensalidade: Pilates 1 aula por semana - R$ 20,00

Segunda - 14h às 21h

Pilates 2 aulas por semana - R$ 35,00

Terça a domingo - 9h às 21h

Demais atividades - R$ 10,00

Quadras de tênis e pádel Diariamente - 7h às 22h

EXAMES MÉDICOS

Para utilizar as piscinas e participar das demais atividades físicas é necessário fazer o exame médico, oferecido nas segundas e quartas-feiras, das 19 às 20 horas. O exame custa R$ 10,00 por pessoa e é válido por seis meses.



Canal29 - Julho / Agosto 2013