Issuu on Google+

HISTÓRIA MOVIMENTO ESTUDANTIL ORGANIZAÇÃO INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Manual calouro

do

CENTRO ACADÊMICO MEDICINA UNICID XXI Turma - fevereiro de 2014

GESTÃO REFORMA


Toda ação tem uma

reação

Pratique as boas com seu calouro Isaac Newton

Inspire-se nos bons exemplos Recepção de calouros 2014

CENTRO ACADÊMICO MEDICINA UNICID

GESTÃO REFORMA


APRESENTAÇÃO Manual do Calouro XX Turma – fevereiro de 2014 Publicação especial do Centro Acadêmico Medicina Unicid (CAMU) destinada aos calouros do curso de medicina da UNICID. Rua Cesário Galeno, 448/475, Bloco D, Sede do CAMU, Tatuapé, São Paulo/SP, CEP 03071-000

PLANEJAMENTO EDITORIAL Editor Felipe Hurtado Textos Monique Ferreira Patrícia Pampuri Vlassios Marangos Felipe Hurtado Bruna Fernandes Editor de Arte Felipe Hurtado Revisão Monique Ferreira Patrícia Pampuri Bruna Fernandes Amanda Fré

Este Manual do Calouro foi produzido para apresentar a você, Calouro, que acaba de ingressar no curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Esta publicação visa esclarecer as principais dúvidas sobre o curso, sobre o centro acadêmico e da importância dele para sua vida. Nós do Centro Acadêmico Medicina Unicid (C.A.M.U.) lhe desejamos boas vindas e esperamos que os próximos seis anos sejam os melhores de sua vida, e para isso estaremos ao seu lado por toda esta jornada.

Esta publicação, através do esforço e competência dos estudantes que colaboram para sua criação, se redige praticamente sozinha e traz consigo valores de liberdade de expressão, igualdade e assistência estudantil. Somos o órgão máximo de representação estudantil de nosso curso (Lei 7.395/85) e estamos prontos e aptos a ouvi-lo e auxilia-lo, sempre em busca de uma formação de qualidade. Você poderá participar ativamente de nossas atividades e reuniões, será um prazer tê-lo conosco. Seja muito bem-vindo calouro! Gestão Reforma


4

ÍNDICE MENSAGEM AOS CALOUROS

6

Palavra dos Presidentes – Gestão Reforma e Progressão

BEM-VINDOS À MEDICINA UNICID

HISTÓRIA

8

UM POUCO DE HISTÓRIA

9

ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

10

O QUE É ESSE TAL DE C.A.M.U.?

13

ESTRUTURA DO CAMU

25

GUIA DO CALOURO

PBL? É DE COMER? TUTORIA MORFOFUNCIONAL PRÁTICAS FUNCIONAIS HABILIDADES MÉDICAS HABILIDADES DE INFORMÁTICA HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PISCO E MINHAS NOTAS? PROGRAMA MORE COMIGO NÃO SE PERCA! (MAPA)


5

ESTRUTURA DO CAMU Presidência Vice-Presidência 1º Secretário 2º Secretário 1º Tesoureiro 2º Tesoureiro Patrimônio

GESTÃO 2013.2 e 2014

DIRETORIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE

COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE

EDUCAÇÃO MÉDICA DEPARTAMENTO DE

EXTENSÃO DEPARTAMENTO DE

INTERCÂMBIO - CLEV DEPARTAMENTO DE

RELAÇÕES EXTERNAS DEPARTAMENTO DE

LIGAS ACADÊMICAS DEPARTAMENTO DE

MARKETING E LOJA DEPARTAMENTO

JURÍDICO

21 22 23 24 25 26 27 30 31


6

Mensagem aos calouros

Bem-vindos à Medicina UNICID

Amigos, É com imensa felicidade que escrevemos esse texto de boas vindas, principalmente por sabermos exatamente como estão se sentindo, seus anseios e mais diversos sentimentos. Sabemos que estamos escrevendo para vencedores, pessoas fortes que esperamos conhecer individualmente. Até aqui passaram por dificuldades e momentos pelos quais muitos não se atreveriam a enfrentar, longe dos pais, irmãos, família, esperando resultados incertos seguidos de notícias desagradáveis, novas matrículas em cursinhos, resoluções incansáveis de exercícios repetitivos, passando tudo isso com os corações cheios de dúvidas e incertezas, fazendo, desfazendo e refazendo amizades, estresse, sono, raiva, tristeza, mas enfim, isso é passado e aqui estão pra iniciar a melhor fase de suas vidas.

Felipe Hurtado Presidente do CAMU Gestão Reforma (2013.2)

Agora vocês farão verdadeiros amigos e os carregarão para sempre, seguirão juntos nas alegrias e se apoiarão nos momentos de dificuldades, momentos esses que Vlassios Marangos não faltarão já que apenas escolheram estudar Presidente do CAMU Medicina, ou seja, resolveram estudar uma arte que Gestão Progressão (2014) independe de contexto, arte que se traduz por ser atemporal, por ser eterna, por ter nascido de uma fagulha em nossos corações para o compromisso de lutar por ela, não apenas como ciência, mas como vocação com a humanidade, aliviando a dor e recompondo a dignidade sem a nós doer ou indignar.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Se assim seremos não é por acaso, tivemos super professores na escola da vida, que são nossos pais, mães e família. E se na vida os encontramos, também os encontramos aqui na figura dos professores e amigos. Pois, no futuro, seguiremos a sós, mesmo levando um pouco de cada um, e sentiremos o verdadeiro significado da palavra saudade. Esperamos que vivam esse momento intensamente, e que não se deixem influenciar, tenham opinião própria, defendam seus interesses, saibam diferenciar o certo do errado, não aceitem abusos, sejam inquietos, defendam o nome dessa Universidade e seus sonhos com unhas e dentes, ajudem e participem intensamente do Centro Acadêmico e da Atlética, se interessem pelo que está acontecendo no campus, pelas decisões e temas de reuniões da diretoria e reitoria, mas principalmente para temas referentes ao direito de nós, estudantes, se movam, questionem e sejam ativos já que carregarão para sempre o nome UNICID. Sendo assim, o que é o futuro senão o que fazemos hoje ? Acreditamos que morre lentamente quem não troca de ideias, não troca de discurso, evita as próprias contradições. Acreditamos ainda que, morre lentamente quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos, ou ainda quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe. Podem contar conosco e com o Centro Acadêmico para tudo o que precisarem, pois não somos nada sem vocês e dependemos de suas ideias, propostas e principalmente sua participação ativa. Muito obrigado e nos vemos pela universidade!

Vlassios Marangos e Felipe Hurtado

7


8

História

Um pouco de história

O movimento estudantil no Brasil, no ano de 1959 teve contribuições importantes em alguns momentos históricos como: A luta ”O Petróleo é Nosso”, pelo ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, na luta contra a ditadura, nas "diretas já“, no Impeachment do Presidente Collor. Porém, as primeiras organizações estudantis surgiram com uma estrutura vertical e centralizada. No dia 24 de Março de 2003, estudantes organizados pelo MEPR atacaram o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Foi a primeira demonstração de violência revolucionária da juventude brasileira desde as manifestações da época do regime militar. É evidente que durante a história da humanidade as pessoas sentiram necessidade de se organizarem em torno de algum interesse em comum ou para defender seus direitos. Os estudantes também sentem essa necessidade de organização e os Centros Acadêmicos (ou CA’s) cumprem com esse papel. O CA é a entidade representativa dos estudantes de um determinado curso de nível superior. Ele deve ser responsável por congregar, coordenar e representar com autonomia os interesses dos estudantes por ele representados e defender os interesses da categoria estudantil, em particular dos alunos de seu curso. Atuando na chamada base do movimento estudantil, o CA existe em cada curso da universidade, atendendo aos problemas gerais e desafios no seu interior. Assim como o DCE, realiza atividades de mobilização, luta por melhorias no ensino e na estrutura acadêmica, festas, atividades culturais e ações ligadas ao movimento nacional dos estudantes.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Organização do Movimento Estudantil Organização é a palavra chave para qualquer entidade de representação estudantil, e trazemos conosco a seguinte filosofia: “quanto mais organizada for a nossa entidade de representação, melhor conseguiremos representar os estudantes”. Portanto, tendo em vista a complexidade do Movimento Estudantil no Brasil, iremos resumi-lo aqui para vocês, em uma divisão de 3 esferas: local, estadual e nacional.

Nacional: Temos a União Nacional dos Estudantes (UNE) – que representa TODOS os estudantes do Brasil - as Federações Estudantis (como a FENEAS - Federação Nacional dos Estudantes da Área da Saúde) – que representa todos os estudantes de uma certa área, neste caso a área da saúde) - e as Executivas de Curso (como a DENEM – Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina) – que representa todos os estudantes de medicina do Brasil. Estadual: Temos as Uniões Estaduais dos Estudantes (UEE’s) e Coordenações Regionais (tanto nas Feredações como nas Executivas, em nosso caso temos a Regional Sul 2 da DENEM e a Regional Sudeste da FENEAS). Local: Temos os CA’s (Centro Acadêmico – que representa todos os estudantes de um curso, no nosso caso, o CAMU) e os DCE’s (Diretório Central dos Estudantes – que representa todos os cursos de uma universidade, no nosso caso, o DCE-UNICID). Também é considerado parte do Movimento Estudantil, a representação em eventos esportivos, que é traduzida pelas Associações Atléticas, mas que nem em todos os cursos estão presentes, passando esta finalidade aos seus CA’s. Em nosso caso, temos a A.A.A.R.L.C. como representação esportiva da Medicina UNICID.

Nacional

Estadual

Local

9


10

C.A.M.U.?

O que é esse tal de CAMU? CAMU é o Centro Acadêmico dos Estudantes da Medicina UNICID, cuja função é representar os estudantes, promover e incentivar atividades que possam contribuir para o desenvolvimento cientifico, ético, intelectual, artístico, político e social dos seus representados. É formado por alunos eleitos pelos acadêmicos e por colaboradores dispostos a aprender mais sobre o centro acadêmico e contribuir com todos os departamentos existentes. Juntos defendemos e representamos os direitos de todos os estudantes do nosso curso. O Centro Acadêmico foi criado em 18 de abril de 2004, no mesmo ano da criação do curso de medicina da UNICID. Inicialmente chamado de Centro Acadêmico Professor Remo Rinaldi Naddeo (C.A.P.R.R.N.), sofreu a mudança de nome para Centro Acadêmico Medicina Unicid (C.A.M.U.) em 2012, ano em que teve intensa participação durante a primeira greve estudantil, na qual houve a total paralisação das atividades em nosso curso, do primeiro ao útimo semestre, e luta por mensalidade justa, de acordo com a qualidade do curso que queremos. Desde este evento, o C.A.M.U. vem conseguindo cada vez mais participação nos conselhos da universidade e maior comunicação com coordenadoria e reitoria, visando dessa forma obter ciência dos rumos tomados no ensino dentro da universidade e também levando as opiniões, sugestões e reivindicações dos alunos até eles, para que juntos tenhamos um curso de alta qualidade. Ocorre semanalmente, na sede do C.A.M.U, a Reunião Ordinária (RO). É um espaço democrático, aberto a todos os estudantes, visa a evolução da organização discente e das lutas estudantis em favor do crescimento de nosso curso. Fique atento às convocações que são publicadas na fanpage do CAMU – facebook.com/medicinaunicid.

I Espaço de Formação de Chapas (2013)

Recepção dos calouros da XX turma (2013)


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Gestões

O centro acadêmico é formado por estudantes, assim como vocês, que escolheram dedicar parte do seu tempo para auxiliar seus colegas nos assuntos cabíveis às ações deste órgão, sejam eles culturais, sociais, políticos, científicos, intelectuais ou morais. Sendo assim, a cada ano são feitas eleições para que novos alunos assumam funções, aprendam e deem continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo desses 10 anos da Medicina UNICID. No ano de 2014, quem estará à frente do Centro Acadêmico será a Gestão Progressão, que foi eleita no final de 2013 pelos alunos da Medicina Unicid. Porém a Gestão Reforma, que assumiu o C.A.M.U em 2013, atuará até dia 5 de março de 2014. Todas a gestões a partir de 2014 iniciarão suas atividades na primeira quinzena de março e encerrarão suas atividades no ato da posse da próxima gestão. Portanto, gostaríamos de apresentar os membros de ambas as gestões para vocês. Gestão Reforma (2013.2) Diretoria Executiva

Departamentos

Colaboradores

Aurélio Diniz (XX)

Felipe Hurtado (XIV) Presidente

Daniel Consoni (XVII) Vice-Presidente

Tainah Freitas (XIV) Comunicação

Patricia Pampuri (XX)

André Luiz (XIV) Educação Médica

Felipe Moreno (XIV) Monique Ferreira (XX)

Gabriela Soledano (XV) 1ª Secretária

Fábio Martins (XIV) 2º Secretário

Mônica Moreira (XVII) Extensão

Nayana Camurça (XVII) Bruna Fernandes (XIV) Letícia Quaini (XX) Intercâmbio (CLEV)

Pedro Loredano (XV)

Osvaldo Rocha Mello (XIV) 1º Tesoureiro

Marcos Fumiko (XIX) Diretor de Patrimônio

Amanda Fré (XIX) 2ª Tesoureira

Lígia Lorraine (XX) Jurídico

Bruna Leite (XIV) Ligas Acadêmicas

Vlassios Marangos (XVII) Marketing e Loja

Relações Externas

Em vacância

11


12

C.A.M.U.?

Gestão Progressão (2014) Departamentos

Diretoria Executiva

Fernanda Zamboni (XV) Marketing e Loja

Vlassios Marangos (XVII) Presidente

Mônica Moreira (XVII) Vice-Presidente

Letícia Quaini (XVII) Extensão

Giovana Brancher (XVII) 1ª Secretária

Lígia Araújo(XX) 2ª Secretária

Monique Ferreira (XX) Ligas Acadêmicas

Heloísa Lopes (XV) Intercâmbio (CLEV)

Patricia Pampuri (XX) Marketing e Loja

Amanda Fré (XIX) 1ª Tesoureira

Osvaldo Mello (XIV) 2º Tesoureiro

Diane D’Avila (XV) Marketing e Loja

Flavia Mattos (XV) Marketing e Loja

Melissa Soares (XIX) Marketing e Loja

Nayana Camurça (XVII) Intercâmbio (CLEV)

Cargos em vacância: Bruna Fernandes (XIV) Diretora de Patrimônio Conselho Fiscal

Jurídico Extensão Comunicação Educação Médica Se você deseja participar do CAMU, traga suas propostas para estes departamentos em uma de nossas Reuniões Ordinárias (RO), ou nos contate através de nosso e-mail camunicid@gmail.com.

Fábio Martins (XIV) Conselheiro


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Diretoria Executiva A Diretoria Executiva é a responsável por representar o CAMU como um todo, frente à coordenação do curso de medicina, reitoria e quaisquer outros órgãos. A ela é atribuído o dever de gerenciar os departamentos, cobrando que toda a gestão cumpra com a Carta Programa (entregue no ato de sua candidatura), convocar as Reuniões Ordinárias e Assembleias, respeitar e fazer-se cumprir o estatuto do CAMU, entre outras tarefas. A Diretoria Executiva é composta por: - Presidente - Vice presidente - 1º e 2º Secretários

- 1º e 2º Tesoureiros - Diretor de Patrimônio (cuidado e fiscalização de todos os materiais que

são de posse do centro acadêmico, entre eles a sede, a quantidade e condições de uso dos armários disponíveis para a utilização da loja, materiais de uso do próprio centro acadêmico e aqueles que são cedidos para uso dos alunos) Neste ano de 2014 os componentes da diretoria executiva serão:

Vlassios Marangos (XVII) Presidente

Mônica Moreira (XVII) Vice-Presidente

Amanda Fré (XIX) 1ª Tesoureira

Giovana Brancher (XVII) 1ª Secretária

Lígia Araújo(XX) 2ª Secretária

Bruna Fernandes (XIV) Diretora de Patrimônio

Osvaldo Mello (XIV) 2º Tesoureiro

13


14

ESTRUTURA DO CAMU

Departamento de Comunicação O objetivo deste departamento é tornar a comunicação entre o CAMU e os acadêmicos mais dinâmica, informativa e transparente, a fim de mantê-los informados sobre as atividades, cursos, novidades e acontecimentos, assim como receber reclamações e sugestões dos estudantes. Dentre as atividades que este departamento vêm desenvolvendo podemos citar: Mural Proteste Aqui, Murais de Avisos do CAMU/Ligas Acadêmicas/Eventos Externos, Administração da Fan Page e Grupos do Facebook e Administração do Programa More Comigo. Proteste Aqui: Tem o objetivo de dar voz aos estudantes de uma forma que os próprios estudantes possam construir este mural, colocando suas ideias e reflexões. Com bom senso e com críticas construtivas, sempre são indicados temas de relevância para os estudantes.

Murais: Os murais são usados para informar os estudantes sobre acontecimentos relevantes tanto na nossa universidade como em outras instituições. Fornecem informações sobre congressos, provas de residência, ações e eventos do centro acadêmico.

Para a gestão 2014 este cargo está em vacância

Se você deseja participar do CAMU, traga suas propostas para este departamento em uma de nossas Reuniões Ordinárias (RO), ou nos contate através de nosso e-mail camunicid@gmail.com.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Departamento de Educação Médica O objetivo deste departamento é auxiliar, fiscalizar e contribuir para o desenvolvimento do cenário que envolve a educação médica na UNICID. Isso é possível através da participação de integrantes do C.A.M.U. nos diversos conselhos da faculdade, tais como: a comissão de avaliação, comissão do PISCO, Colegiado do Curso de Medicina, CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e CONSUN (Conselho Universitário). Conselho de Representantes de Turma (CORETU): o Departamento de Educação Médica preside este importante conselho, que é formado por um aluno de cada etapa, os quais foram eleitos para representa-la. Este órgão tem o objetivo de viabilizar o levantamento de reivindicações dos alunos acerca da educação médica na UNICID, e tudo que a influencia, são questões que envolvem por exemplo: o projeto pedagógico do curso, conteúdo programático das disciplinas, atividades e desenvolvimento dos módulos temáticos, métodos de avaliação utilizados no curso, mensalidades/FIES/PROUNI. Atua por meio de planos, metas e prazos para que a Universidade cumpra com todas as suas incumbências. Cada representante tem como obrigação comparecer às reuniões. Em caso de impossibilidade, seu suplente deverá comparecer, levando consigo todas as reivindicações de sua turma, além de participar do Colegiado do curso, mecanismo que envolve alunos e funcionários da universidade para analisar e procurar soluções e mudanças para o nosso curso.

Para a gestão 2014 este cargo está em vacância

Se você deseja participar do CAMU, traga suas propostas para este departamento em uma de nossas Reuniões Ordinárias (RO), ou nos contate através de nosso e-mail camunicid@gmail.com.

15


16

ESTRUTURA DO CAMU Colegiado do Curso de Medicina: este órgão foi instaurado no ano de 2013, após muitos anos de luta dos estudantes, do CAMU e do DCE, que pressionaram a Reitoria e Coordenação do Curso para a sua criação. Enfim, em 2014 se iniciaram as atividades destes órgãos, trazendo voz ao estudante, colocando-o numa posição de decisão, para traçar os rumos de nosso curso. Resumindo: este órgão decide todas as mudanças no curso de medicina, e cada membro deste órgão tem direito a voz e voto, onde suas cadeiras são ocupadas 50% por estudantes e 50% por professores, sendo que o presidente é o Coordenador do Curso de Medicina.

Composição do Colegiado Presidente (Coordenador do Curso) Bancada Estudantil (12) Representantes de Turma (1) Representante do CAMU (1) Representante dos Residentes Total = 14 estudantes Bancada Docente (1) Representante da Avaliação do Curso (1) Representante do Planejamento (1) Coordenador do PISCO (1) Coordenador das Habilidades+Ambulatórios (1) Coordenador do Morfo + Práticas Funcionais (8) Coordenadores de Etapa (1) Coordenador do Internato Total = 14 docentes

1ª Reunião do Colegiado (06/02/2014)


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Departamento de Extensão Ser médico vai além do atendimento hospitalar. O médico é um cidadão e possui uma importante função social. A medicina não pode perder seu aspecto humanístico e, pautado nisso, esse departamento tem a função de promover e participar de eventos que integrem a universidade e a sociedade. A extensão também promove o desenvolvimento artístico, cultural, social em prol da integração dos alunos. No ano de 2013, este departamento ajudou a promover, em conjunto com a UNICID, o “Dia da Responsabilidade Social”, que reuniu alunos de diversos cursos para prestar os mais diversos atendimentos para a comunidade do Tatuapé e arredores.

Não poderíamos falar de extensão sem mencionar o MED TALENTOS, evento semestral que ocorre na hora do almoço, sempre na primeira semana de aula, e já está em sua 2ª edição no ano de 2014. Este evento permite a todos os alunos que possuem algum talento (seja canto, dança, poesia, etc) compartilhar com a universidade. Para vocês, calouros, também promoveremos o Trote Solidário, que consiste em cada calouro doar 1 kg de alimento não perecível, e também os levaremos na entrega para o “lar das mãezinhas”, uma casa de cuidados prolongados para idosos.

CAMU, Atlética e calouros (XX Turma) na entrega dos alimentos ao Lar das Mãezinhas

17


18

ESTRUTURA DO CAMU

Departamento de Intercâmbio (CLEV UNICID) A CLEV (Coordenação Local de Estágios e Vivências) foi fundada em 2012, e é um órgão representativo da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Associations), a qual promove intercâmbios de Pesquisa (SCORE) e Prática Médica (SCOPE). SCOPE - Standing Committee on Practical Exchange Programa de intercâmbios internacionais direcionado à atuação do acadêmico em qualquer um dos campos clínicos e pré-clínicos do curso de Medicina em diferentes países do mundo. Visa à aquisição de conhecimentos médicos, a troca de experiências culturais e a participação em programas sociais em um país estrangeiro. Os estágios ocorrem em hospital/unidade de saúde de uma das universidades participantes, no país escolhido. SCORE - Standing Committee on Research Exchange Programa de intercâmbios internacionais que proporciona ao estudante participação em atividades de pesquisa clínica ou préclínica em um país estrangeiro. O aluno entra em contato com princípios básicos da pesquisa, tais como: estudo de literatura, coleta de informações, elaboração de artigo científico, trabalho laboratorial, aspectos estatísticos e éticos. Através deste programa esperamos contribuir para a cooperação internacional e entendimento global de que a pesquisa vai além dos laboratórios, tendo grande importância na vida das pessoas. Tanto no SCOPE quanto no SCORE o estudante ganha moradia e ao menos uma refeição diária, totalmente inclusos nos programas. Duração SCOPE e SCORE: usualmente 4 semanas. Para saber mais acesse: www.clevunicid.wix.com/intercambio

Pedro Loredano Ghana

Aline de Castro México

Marina Valência Equador

Felipe Hurtado Chile


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Departamento de Relações Externas Este departamento visa a integração do C.A.M.U com entidades de representação dos acadêmicos de Medicina, organizações representativas da classe médica e organismos governamentais e não-governamentais relacionados à área de saúde e educação médica.
 Uma das funções dos integrantes deste departamento é o comparecimento a reuniões e congressos que visam discutir formas de melhorar o ensino médico no país, levantar os problemas e confrontar as realidades de cada faculdade. Dentre os eventos em que buscamos sempre enviar um representante está o COBREM (Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina), o FOREMP (Fórum Regional das Escolas Médicas Pagas) e o EREM (Encontro Regional dos Estudantes de Medicina). Também é uma atribuição deste departamento, fomentar o movimento estudantil organizando ônibus para levar o máximo de estudantes possíveis para estes espaços.

Fórum Nacional sobre o FIES FENEAS - Brasília/DF

Organização da Greve Estudantil de 2012 no FOREMP (Fórum Regional das Escolas Médicas Pagas) DENEM – São Paulo/SP

EREM - Encontro Regional das Escolas Médicas 2013 DENEM - UNESP BOTUCATU/SP

19


20

ESTRUTURA DO CAMU

Departamento de Ligas Acadêmicas A liga acadêmica é um grupo formado por alunos que, juntos, buscam desenvolver e aprimorar sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão seus conhecimentos sobre determinada área da medicina. Este departamento está associado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Cidade de São Paulo e é responsável pela regulamentação, fiscalização e apoio às Ligas Acadêmicas existentes no curso de medicina UNICID. Atualmente contamos com 19 ligas devidamente regulamentadas e cadastradas, são elas: Liga de Oncologia Liga de Ginecologia e Obstetrícia Liga de Oftalmologia e Saúde Ocular Liga de Psiquiatria Liga de Cirurgia Geral e Trauma Liga de Clínica Médica. Liga de Anestesiologia Liga de Cirurgia Pediátrica Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva Liga de Pediatria Liga de Telemedicina Liga de Neurologia Liga de Medicina Intensiva e Emergência. Liga de Neonatologia Liga de Geriatria e Gerontologia Liga Acadêmica de Cardiologia Liga de Dor e Medicina Chinesa Liga de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Liga de Gastroenterologia OBS: O ingresso nas ligas acadêmicas ainda não foi padronizado, existem ligas que admitem novos membros por meio de prova e outras por meio de entrevista, e ainda as que fazem as duas coisas. Geralmente há um curso introdutório ou um Congresso em que será obrigatória sua participação para o ingresso na liga. Cada liga tem seu regimento interno e por isso somente algumas aceitam calouros, as informações mais detalhadas você pode conseguir com os membros da liga de seu interesse.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Departamento Jurídico O centro acadêmico é um órgão de representação estudantil, assegurado por lei e com poder de voz perante a sociedade acadêmica. Este departamento é essencial no planejamento estratégico de nossas ações, pela busca ativa de direitos discentes subtraídos ou ignorados, por meio de análise e assessoria nos problemas acadêmicos já instalados. O departamento jurídico auxilia o centro acadêmico em todos os seus departamentos e atua em conjunto com a diretoria executiva para que nós alunos possamos ter nossos direitos garantidos, tenhamos consciência dos nossos deveres e pautemos nossas lutas e reivindicações nas leis que nós regem.

Para a gestão 2014 este cargo está em vacância

Se você deseja participar do CAMU, traga suas propostas para este departamento em uma de nossas Reuniões Ordinárias (RO), ou nos contate através de nosso e-mail camunicid@gmail.com.

Departamento de Marketing e Loja Este departamento cuida da criação de novos produtos e orçamentos dos produtos do C.A.M.U. Responsável pela criação e venda do kit bixo, que a cada ano é modernizado visando atender as necessidades dos calouros. No ano de 2014 além do tradicional jaleco e o aluguel semestral do armário o kit bixo virá com produtos exclusivos e com o logotipo comemorativo dos 10 anos do CAMU.

Caneca (10 anos)

21


22

GUIA DO CALOURO

PBL? É de comer?

PBL ao pé da letra é: “Problem Based Learning” ou o Aprendizado Baseado em Problemas. O PBL destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e também estimula o estudo individual de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno que deixa seu papel de receptor passivo para assumir o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. A metodologia se desenvolve geralmente em grupos de até 12 estudantes, que se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana para a discussão de uma situação-problema. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas instiga um debate entre os alunos sobre determinado tema, conduzindo-os quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para a resolução de cada situação-problema. Uma sessão tutorial inicial (abertura do problema) trabalha os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, com base em tópicos considerados úteis para o esclarecimento e a resolução do problema. Na etapa seguinte, os estudantes vão trabalhar independentemente na busca de informações (estudo autodirigido) antes da próxima sessão tutorial, que será quando as informações trazidas por todos serão discutidas e integradas no contexto do caso-problema (fechamento).

Tutoria:

A tutoria é a discussão de problemas baseada no método “Os Sete Passos” que são: 1- Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos.
 2- Identificar as questões (problemas) propostas pelo enunciado. 3- Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem sobre o assunto. 4- Resumir estas explicações.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

5- Estabelecer objetivos de aprendizagem que levem o aluno ao aprofundamento e complementação destas explicações.
 6- Estudo individual respeitando os objetivos alcançados. 7- Rediscussão, no grupo tutorial, dos avanços do conhecimento obtidos pelo grupo. Os grupos tutoriais contam também com um aluno que assume a função de coordenador da sessão tutorial, que tem por responsabilidade de organizar o debate, não permitindo que uma pessoa interfira na fala da outra e nem que uma pessoa domine a sessão não deixando os demais alunos contribuírem; e também com um aluno que assume a função de relator, responsável por registrar numa lousa as ideias do grupo e os objetivos de aprendizagem. Ambas as funções são rotativas para não sobrecarregar nenhum aluno e mesmo quem assume alguma dessas funções tem o direito e dever de participar das discussões promovidas.

Morfofuncional:

O laboratório morfofuncional funciona como um local que unifica as disciplinas como Anatomia, Imagem, Histologia e Patologia, proporcionando ao aluno a construção do seu conhecimento de maneira integrada e gradual. Geralmente os temas desenvolvidos nesse laboratório são compatíveis aos assuntos discutidos nos grupos tutoriais permitindo ao aluno observar, estudar e conhecer além da teoria, a morfologia do corpo humano bem como o seu funcionamento. Nesta aula você analisará lâminas no microscópio, tocará e conhecerá estruturas do corpo humano e começará a entender como essas estruturas aparecem nos diferentes exames que temos hoje na área da medicina. No curso de medicina UNICID contamos com dois laboratórios com essa estrutura, um para as aulas, no térreo, e outro para o estudo individual dos alunos, no primeiro andar do bloco D, onde os alunos podem rever lâminas, peças anatômicas e cadáveres ampliando e aprofundando o que foi visto em aula.

Habilidades Médicas:

Todo médico precisa conhecer técnicas para realização de exames físicos, anamnese e também manter um relacionamento dinâmico e humano com seu paciente. Visando atingir esses objetivos, essa aula proporciona ao aluno oportunidades de aprender e aprimorar seus conhecimentos em exames físicos, anamneses, permitindo a você, calouro, entender procedimentos como aferição da pressão arterial, detecção do estado geral do paciente, a maneira correta de se higienizar dentro do ambiente hospitalar.

Habilidades de Informática:

Durante o período universitário todos nós precisamos de conhecimentos de informática para estruturação correta de um trabalho científico. Nessa aula nós aprimoramos nossos conhecimentos com as ferramentas de texto e edição, além de discutirmos temas relevantes como a ética e a bioética no contexto médico e social.

23


24

GUIA DO CALOURO Portanto através dessa atividade discutimos sobre medicina baseada em evidência, que é um movimento médico que se baseia na aplicação do método científico a toda a prática médica, especialmente àquelas tradicionalmente estabelecidas que ainda não foram submetidas ao escrutínio sistemático científico. Esta disciplina nos oferece conhecimento técnico para utilização das fontes de informação em BEM. Dentre elas, o Centro Cochrane do Brasil é a principal organização não governamental e sem fins lucrativos a promover o ensino, pesquisa e extensão em MBE, prática baseada em evidências e saúde baseada em evidências do Brasil.

Habilidades da Comunicação:

Todo médico em algum momento da sua carreira ou na maior parte dela terá contato com pessoas de diferentes etnias, credos, valores, estilo de vida, e nós, futuros médicos, precisamos sempre atendê-los com equidade. Nesta aula discutimos e simulamos situações comuns do cotidiano médico para aprendermos como nos comunicar com nossos pacientes, como nos portar em determinadas situações, o que podemos ou não fazer.

PISCO (Programa Interdisciplinar de Saúde na Comunidade):

O PISCO é uma disciplina que ocorre nas UBS’s da cidade de Guarulhos. Nós, estudantes, somos levados por transporte cedido pela universidade até a UBS. Sua turma, calouro, será dividida em pequenos grupos de em média 6 alunos que trabalharão juntos pelo período de 4 anos na UBS que será designada a cada grupo. Você conhecerá o sistema público de saúde, sua estrutura, seu funcionamento, suas regras e conhecerá a unidade de saúde em que atuará semanalmente até a sua 8ª etapa.

Práticas Funcionais:

Nesta aula você terá atividades laboratoriais em que aprenderá, por exemplo, como é feito um teste de glicemia, que, no futuro, você, quando for um médico, terá que avaliar; entenderá sobre as síndromes cromossômicas, testes de DNA e tantos outros procedimentos que são essenciais.

E as minhas notas? O processo avaliativo da Unicid é contínuo, ou seja, todos os dias você é avaliado, em cada aula você é avaliado. Seu semestre será dividido em módulos. Existem os módulos transversais, que ao todo são 3, são mais curtos, durando em média 6 semanas cada um. Nesses módulos mais curtos você obtém nota somando a nota das sessões tutoriais que correspondem a 50% da sua nota final mais a somatória das notas das provas de tutoria, morfofuncional e práticas funcionais. A prova de tutoria tem peso de 25% e práticas funcionais e morfofuncional tem peso de 12,5% cada uma. A média da Unicid é 6. Aqui nós não temos “exame”, temos “aceleração”, que nada mais é que uma “segunda chance” de você fazer a prova de morfofuncional, tutoria e práticas funcionais. Se você pegar aceleração a nota que vai valer para o seu módulo é a nota da prova de aceleração. Se você não quer ficar de aceleração, e acredite você, calouro, é capaz de passar com louvor por todos os módulos, você tem que obter a nota mínima 4 em todas as provas e sessão tutorial e sua média tem que ser superior a 6. Se sua média for 6 mas você tirou menos que 4 em qualquer uma das suas provas ou na sessão tutorial você está de aceleração mesmo tendo alcançado a média.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

RESUMINDO AS NOTAS DO MÓDULO TRANSVERSAL Nota da sessão tutorial ------------------------------------------------------------ 4,0 Nota do portfolio de tutoria ------------------------------------------------------ 1,0 Nota da prova teórica (morfofuncional + tutoria) -------------------------- 2,5 Nota prova prática (morfofuncional + analises clinicas) ------------------- 2,5 Contabilizando um total de 10 pontos que podem ser alcançados !!!

As notas das sessões tutoriais são dadas em conceitos que vão de 0 a 5. São usados critérios na abertura da sessão tutorial e outros no fechamento da sessão. São eles: Na abertura: 1. Identifica o problema e gera hipóteses 2. Utiliza conhecimentos prévios 3. Participa ativamente no grupo Fechamento: 1. Demonstra estudo prévio pertinente aos objetivos 2. Possui capacidade de síntese e exposição das ideias 3. Apresenta atitude crítica OBS: Sua média da sessão tutorial é a média de todos esses critérios somados. Existem tutores que dão notas por conceitos e têm tutores que dão a média. Nos módulos longitudinais, que são semestrais, você só obterá uma nota ao final do semestre. Esses módulos são o do PISCO, Habilidades de Informática, Habilidades de Comunicação e Habilidades Médicas. Nesses módulos longos a avaliação é feita por meio de atividades particulares de cada disciplina. As Habilidades têm suas notas somadas, portanto no final você só terá uma nota de habilidades, porém lembre-se sempre que deve tirar conceito 4 ou superior em todas as habilidades, ou pegará aceleração. O acesso as notas no curso de medicina UNICID é feito pelo portal do aluno (www.unicid.br) no final do semestre e pelo adasoft (plataforma usada somente para medicina – medicina3.adasoft.com.br) ao fim de cada módulo. Você deverá receber maiores orientações sobre o adasoft nas suas aulas de Habilidades de Informática.

25


26

GUIA DO CALOURO

Programa More Comigo

Você, calouro, que não é da cidade de São Paulo, ou que mora em São Paulo, mas por causa do trânsito acredita que não vai conseguir cumprir seus horários e está procurando um lugar perto da faculdade parar morar, esse programa é pra VOCÊ! O “More Comigo” está iniciando em 2014 com o intuito de auxiliar calouros e veteranos que precisam dividir moradia nas proximidades da Universidade Cidade De São Paulo. Para você participar basta entrar no link a seguir que está na fanpage do centro acadêmico: http://goo.gl/Y2PLeC Preencha lá os seus dados e assim que recebermos suas informações publicaremos na fanpage. Conforme a adesão for crescendo pretendemos ampliar a divulgação das vagas e os dados da pessoa que procura vaga pelos murais da universidade.


Manual do Calouro 2014 Centro Acadêmico Medicina Unicid

Não se perca!

Ser calouro não é fácil, um mundo de expectativas nos espera, um misto de felicidade e temor pelo que virá. Logo de cara enfrentamos pressão, cobrança, nos sentimos assim, como na foto acima, (recepção dos calouros do 2º semestre de 2013) com os olhos vendados esperando pelo que há por vir junto com outros que, como você, embarcaram nessa nova vida chamada MEDICINA. Calouros, nós do Centro Acadêmico Medicina Unicid estamos aqui para auxiliá-los em tudo o que precisarem, podem nos procurar sem hesitação, seja pessoalmente seja pelo e-mail camunicid@gmail.com. Por meio de vocês, com vocês e para vocês faremos dessa faculdade um lugar cada vez melhor. Sejam bem vindos a família MEDICINA UNICID!

27


Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os que fogem ao padrão. Aqueles que veem as coisas de um jeito diferente. Eles não se adaptam às regras, nem respeitam o status quo. Você pode citá-los ou achá-los desagradáveis, glorificá-los ou desprezá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram adiante a raça humana. E enquanto alguns os veem como loucos, nós os vemos como gênios. Porque as pessoas que são loucas o bastante para pensarem que podem mudar o mundo são as únicas que realmente podem fazê-lo. Jack Kerouac


Manual do calouro 2014