Page 1

Imagem: Domínio Público—Internet

CAMTUC Campus Universitário de Tucuruí

Na Beira do Lago...

08/2017


03 de agosto – Fim da censura no Brasil

Em 3 de agosto é comemorado no Brasil o fim oficial da censura no país, isto é, do cerceamento da liberdade de expressão intelectual, artística, científica, comunicativa etc. Essa data remete ao dia em que foi votada, na então Assembleia Constituinte de 1987/88, o conteúdo da nova ConstituiçãoFederal referente ao tema da censura, que havia vigorado como política de controle durante o Regime Militar (1964-1985). O Regime Militar aplicava a censura às diversas esferas da sociedade, desde a prática do jornalismo até festivais de música, teatro etc. Para tanto, servia-se de órgãos de Estado, como a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP), o Conselho Superior de Censura (CSC) e o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Imagens: Domínio público

Fonte: Mundo Educação


05 DE AGOSTO – NASCIMENTO DE DEODORO DA FONSECA O alagoano Manuel Deodoro da Fonseca é uma das personagens históricas mais importantes da História do Brasil. Nascido em 5 de agosto de 1827, Deodoro da Fonseca seguiu carreira militar no Exército Brasileiro e atingiu o maior posto na hierarquia dessa instituição, isto é, o posto de marechal. Deodoro notabilizou-se por ter sido o líder do golpe militar de 15 de novembro de 1889 que deu origem à República no Brasil e também pelo fato de ter sido ele o primeiro presidente do regime republicano. Formação militar e monarquismo Filho de militar, Deodoro da Fonseca seguiu ainda muito cedo a carreira do pai. Aos 21 anos já era cadete de primeira classe e participou de sua primeira operação militar: um sufocamento à Revolução Praieira, uma revolta de tendência liberal promovida no estado do Pernambuco, em 1848. Durante as décadas seguintes, principalmente na década de 1860, Deodoro serviu fielmente ao regime monárquico. Uma de suas maiores façanhas foi ter comandado o segundo Batalhão de Voluntários da Pátria, a partir de 1865, durante a Guerra do Paraguai. Fonte: Mundo Educação

Imagens: Domínio público


Imagens: Domínio público

11 de Agosto - Dia do Estudante

Em 11 de agosto, é comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles. Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar na história, pois, em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior. Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do ensino superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante.

Fonte: Mundo Educação


Fonte: Notícias Universas

Imagens: Domínio público

O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto, ou do azar. Mas você sabe por quê? Os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto, numa homenagem ao Imperador Augusto, quando estavam acontecendo os mais importantes fatos de sua vida, destacando-se, dentre os principais, a conquista do Egito e sua elevação à dignidade de cônsul. Porque, como e quando agosto começou a ser um mês azarento é que ninguém sabe explicar.ÿ As mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram esta crença para o Brasil.ÿ Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto. Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte. A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente na zona rural do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste, onde o processo de colonização foi homogeneamente português.


Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Tucuruí

Coordenação de Campus:

Divisão de Tecnologia da informação e Comunicação - DTIC Direção: Wagner Costa

Editorial:

Keyla Cristina

Contato:

camtucti@ufpa.br Ala II - Sala 10 Telefone: (94) 3778 - 4778 / 4855 / 4853 Ramal: 212

Imagem: Domínio Público—Internet

Marcelo Rassy Teixeira - Coordenador Geral

Na Beira do Lago - Edição 13  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you