Page 1

Imagem: Domínio Público—Internet

CAMTUC Campus Universitário de Tucuruí

Na Beira do Lago...

07/2017


30 de Julho – Dia do nascimento de Mario Quintana

Mario Quintana. O poeta que nasceu na pequena cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, certamente é um dos escritores mais respeitados e queridos pelo público. O alcance de sua obra é digno de nota (vide sua popularidade nas redes sociais), sobretudo em um país onde o gênero poema ainda é pouco lido e divulgado. Embora não seja considerado um poeta “além-fronteiras” (sempre apelamos para o gentílico “gaúcho” antes de mencioná-lo), Quintana possui leitores cativos em todas as faixas etárias. Sua obra poética é marcada por uma simplicidade e lirismo inconfundíveis, pois era da vida cotidiana que o poeta extraía sua matéria-prima.

Fonte: brasil escola

Imagens: Domínio público

Mario de Miranda Quintana nasceu no dia 30 de julho de 1906. Foi poeta, tradutor e jornalista. A estreia na literatura aconteceu em 1940, com a publicação do livro de poemas “A Rua dos Cataventos”. Além de sua obra poética, o escritor deixou também uma considerável contribuição como tradutor, com destaque para a tradução dos livros “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, e “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust. Embora tenha concorrido por três vezes a uma das vagas de imortal na Academia Brasileira de Letras, Quintana nunca foi eleito, recusando, inclusive, o quarto convite (esse feito sob a promessa de uma eleição por unanimidade). Em 1980, recebeu o prêmio Machado de Assis – principal prêmio literário brasileiro –, oferecido pela ABL a escritores brasileiros pelo conjunto da obra.


12 DE JULHO — DIA DO ENGENHEIRO FLORESTAL

Fonte: Brasil Escola

Imagens: Domínio público

No dia 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal, um profissional responsável por analisar os ecossistemas florestais e planejar estratégias para que seja feito seu uso de maneira sustentável. Essa data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto, que foi escolhido pelo Papa Pio XII, em 1952, como o Protetor dos Florestais. A profissão de Engenheiro Florestal, como dito anteriormente, garante o manejo adequado de recursos florestais. Segundo a resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, compete ao engenheiro florestal o desenvolvimento de atividades “referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.” O papel desse profissional é extremamente importante, uma vez que o país possui uma grande área florestal e necessita, portanto, de profissionais capazes de controlar a exploração desenfreada de seus recursos. Para ser um bom profissional, é fundamental ter ética e comprometimento com a preservação da natureza.


Confira as dicas para aproveitar os últimos dias de férias

1. Crie uma rotina, assim como na época de estudos: tenha hora para acordar, estudar, descansar, se alimentar 2. Não fique o dia inteiro estudando nem se desligue totalmente do vestibular: equilíbrio é a palavra-chave 3. Não adianta aumentar a carga de estudo nas férias e voltar mais cansado para o segundo semestre. Preocupe-se em repor as energias para os próximos meses 4. Focar a matéria na qual se tem mais dificuldade é uma boa pedida nas férias, mas não fique apenas nela: é preciso rever o conteúdo das demais disciplinas 5. Não é produtivo estudar por horas seguidas apenas uma matéria. Alterne o conteúdo de hora em hora 6. Se for viajar, se concentre na viagem: não leve livros e apostilas. É o momento para aproveitar o descanso, a família, os amigos 7. Na viagem, dá para estudar mesmo sem levar livros e apostilas: aproveite para visitar museus e lugares históricos 8. Concilie diversão e estudo: veja filmes cujo conteúdo se relacione com história, geografia, literatura. Também dá pra estudar vendo peças de teatro, exposições de arte, lendo história em quadrinhos e assistindo à televisão 9. Aproveite as férias para dormir um pouco mais que na época de aulas, mas oito horas já são suficientes para repor as energias 10. Praticar atividades físicas é importante tanto nas férias quanto no período normal de aulas. Aproveite as férias para praticá-las com mais frequência, duas ou três vezes por semana


Mesmo com as férias escolares previstas para esse período, o mês de julho não significa uma pausa nas comemorações. Desde o Dia da Vacina BCG até o nascimento de Mario Quintana, há muito o que se celebrar no sétimo mês do ano. Duas datas remetem ao meio ambiente: 12 de julho é Dia do Engenheiro Florestal, profissional responsável por apresentar estratégias para que as florestas sejam exploradas de forma sustentável; e 17 de julho é a data dedicada ao Protetor de Florestas, desde o lendário Curupira até os ambientalistas que hoje se preocupam com a preservação. Em 1969, mais especificamente no dia 20 de julho, a Apolo 11 chegava à Lua, uma das empreitadas mais ousadas da humanidade. O dia 20 também é Dia Internacional da Amizade, estabelecido pela ONU para divulgar a cultura de paz e não violência. Fonte: Brasil Escola


Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Tucuruí

Coordenação de Campus:

Divisão de Tecnologia da informação e Comunicação - DTIC Direção: Wagner Costa

Editorial:

Keyla Cristina

Contato:

camtucti@ufpa.br Ala II - Sala 10 Telefone: (94) 3778 - 4778 / 4855 / 4853 Ramal: 212

Imagem: Domínio Público—Internet

Marcelo Rassy Teixeira - Coordenador Geral

Na Beira do Lago - Edição 12