Page 1

Na Beira do Lago...

Imagem: Domínio Público—Internet

Informativo Mensal do Campus Universitário de Tucuruí—CAMTUC | Ano 3 Edição 07 | Outubro/2016

CAMTUC Campus Universitário de Tucuruí


Fotos: Assessoria CAEM

Ação de Extensão

TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO E SEGURANÇA DE MOTORES DE RABETAS PARA POPULAÇÃO ENTORNO DO LAGO DA UHE DE TUCURUÍ. O projeto “Manutenção de Motores de Rabetas” do Laboratório de Motores, da Universidade Federal do Pará, esteve presente na vila de Nazaré dos Patos, localizada à margem direita do rio Tocantins no trecho médio da jusante da UHE de Tucuruí. No dia 24 de setembro de 2016, aconteceu na localidade o “Festival de corrida de Rabetas”. Aproveitando o evento, o projeto “Manutenção de Motores de Rabetas” realizou ação de extensão universitária. Foram ofertados os seguintes serviços à comunidade local: troca de óleo, verificação da vela de ignição, limpeza do filtro de ar e carburador, tudo gratuitamente. Além disso, o proprietário recebia o diagnóstico do motor para manutenção futura. O “Festival de corrida de Rabetas” é um evento com grande visibilidade na região. Além disso, explicita a realidade e a cultura da maioria da população que vive as margens do Rio Tocantins. O evento evidencia a Rabeta como um importante meio de transporte. Considerando a demanda de motores utilizados nas Rabetas e a condição de vulnerabilidade socioeconômica da população, o projeto “Manutenção de Motores de Rabetas” possui singular importância na ação de extensão da UFPA. Coordenação: Prof. M.Sc. Bruno Wallacy ; Prof. M.Sc. Ronaldo Moura Colaboradores (discentes):

Railan Assunção

Vitor Cesar

Nayury Sousa

Franciney Silva

Érica Lopes

Nathalia Carvalho

Wagner Santos

Iury Barile

João Moreira

Renan Costa

Alessandra Lacerda

Rafael Silva


Foram realizadas aproximadamente 200 trocas de livros de literatura nacional e estrangeira nos mais diversos gêneros como, por exemplo, romance, ficção fantástica, policial, etc. O evento foi aberto ao

público em geral e teve a participação dos discentes e técnicos-administrativos da UFPA além da comunidade externa. A equipe organizadora foi bastante elogiada pela iniciativa e planeja promover as trocas uma vez por semestre a partir do ano que vem.

Texto: Mayara Menezes

Fotos: Assessoria Biblioteca CAMTUC

Nos dias 26 e 27 de outubro deste ano foi realizada a 1ª Troca de livros do Camtuc, evento organizado pela equipe da Biblioteca do Campus em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980.


Feira do Vestibular CAMTUC A V feira do vestibular que teve por tema “A Construção de Uma Vida Acadêmica” foi um evento promovido pela Divisão de Avaliação e Ensino em um trabalho coletivo com as faculdades que aconteceu no dia 21 de outubro de 2016 das 8h às 17h e que fez parte do conjunto de ações da comunidade acadêmica do Campus Universitário de Tucuruí CAMTUC/UFPA, desse modo, teve como finalidade orientar aos interessados sobre os procedimentos de seleção, informar sobre as demandas de vagas, sobre as concorrências tanto no sistema de cotas como na ampla concorrência, a pontuação máxima e mínima obtida no último processo bem como os cursos ofertados pelo Campus aos discentes

concluintes do ensino médio da comunidade local. Para além das orientações no tocante aos procedimentos do PSS/UFPA, A V Feira do Vestibular oportunizou aos estudantes concluintes do ensino médio a interação com os espaços e produções acadêmicas desenvolvidas nos processos de estudos e pesquisa dos Cursos. Neste sentido, foram convidadas todas as escolas da rede de ensino do município de Tucuruí e toda a comunidade local e acadêmica do Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC/ UFPA.

Texto: Rosinete Silva/ DAE

Fotos: Hélio Loiola

#FeiraDoVestibularCamtuc


Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. Foi pensando na necessidade de conversar sobre o assunto, que a unidade de extensão do Subsistema de Atenção a Saúde do Servidor de Tucuruí, promoveu um encontro entre servidores e convidados do Campus Universitário de Tucuruí, o encontro aconteceu no auditório do Campus e teve como palestrantes alguns alunos concluintes de enfermagem da UEPA. O próximo encontro será em novembro, para falar sobre a campanha Novembro Azul. Participe!

Foto: Raquel Costa

Texto: Raquel Costa

O CAMTUC parabeniza à todos os aniversariantes do mês de Outubro. Charles Nay Nobre

01/10

Administrador

Railson Silva

04/10

Vigilante NDAE

Raimundo Moreno

04/10

Vigilante Civil/FAESA

Carolina da Rosa

10/10

Professora

Edileuza de Almeida

13/10

Pedagoga

Fernanda Gouveia

15/10

Professora

Antonio Gomes

22/10

Vigilante Civil/FAESA

Lorena Pacheco

25/10

Bolsista Sec. Executiva

Rafael Araújo

26/10

Professor

Maurício Pina

31/10

Professor


Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Tucuruí CAMTUC Campus Universitario de Tucuruí

Coordenação de Campus: Marcelo Rassy Teixeira - Coordenador Geral

Divisão de Tecnologia da informação e Comunicação - DTIC Direção: Wagner Costa

Editorial: Raquel Costa

Contato: camtucti@ufpa.br Ala II - Sala 10 Telefone: (94) 3778 - 4778 / 4855 / 4853 Ramal: 212

Camtuc UFPA

Na Beira do Lago - Edição 07