Page 36

cozinha

SEM GLÚTEN TRÊS FARINHAS PARA SUBSTITUIR A DE TRIGO

Fotos: Divulgação

por Raíssa Zogbi

IDA B. ONO, Fundadora e criadora de receitas da Confeitaria Sem Trigo, que tem como missão levar bolos e sobremesas saborosas livres de alergênicos de forma acessível.

36 CAMPINAS CAFE

oferta nas prateleiras é grande, mas nem sempre as alternativas vão para o carrinho. As farinhas refinadas, principalmente a de trigo, ainda são as mais consumidas e, hoje, pesquisas demonstram que elas são fatores responsáveis pelo aumento de peso. Por sofrerem um processo industrial que elimina a parte externa no grão, a farinha refinada perde qualidade nutricional e quantidade de fibras. A boa notícia é que possuem diversas opções saborosas (muitas vez, até mais) e mais saudáveis, que podem ser a base de bolos, biscoitos e pães. Conversamos com Ida Ono, doutoranda em Economia Aplicada pela

Esalq/Usp na área de Bem-Estar e fundadora da Confeitaria Sem Trigo, que contou sobre os benefícios dessas opções. “A substituição da farinha de trigo, que é pobre em vitaminas e contém glúten, por farinhas saborosas e nutritivas como a de amêndoas, de coco, de grão-de-bico, de aveia, entre tantas outras opções de cereais, além de raízes, que deixam os nossos bolos e sobremesas mais fofinhos, leves e saudáveis”, explica. Conheça três opções para incluir na lista do mercado e teste a receita da Confeitaria Sem Trigo! Saiba: elas são versáteis e podem ser consumidas sobre frutas e saladas ou para bolos, pães, tortas e até para empanar alimentos.

Campinas Cafe | edição 283 | maio 2018  
Campinas Cafe | edição 283 | maio 2018  
Advertisement