Page 23

bate-papo Você é designer de interiores. Como surgiu o interesse pela área de Personal Organizer? Desde muito pequena sou organizada. Virginiana, tenho prazer deixar tudo em ordem. Em 2014, conheci um curso em São Paulo, um dos pioneiros na área de personal organizer e resolvi fazer. Foi aí que percebi que existem técnicas de organização, de como guardar no armário, tipos de dobraduras. Hoje, as pessoas têm cada vez mais atividades e o tempo fica escasso para pensar na organização, por isso esse serviço é muito procurado. Foi aí que vi uma oportunidade de unir o que gosto com trabalho.

Qual a diferença entre organizar e arrumar? Arrumar é uma forma caseira. Organizar envolve técnicas, algo mais profissional. Na organização, você otimiza os ambientes. O primeiro passo é aprender o método do descarte, etapa fundamental para evitar acúmulos e ganhar espaço.

Esse trabalho pode ser feito em qualquer ambiente da casa? Sim, em todos! Quarto, escritório, cozinha, sala, despensa, garagem e sótão. O personal organizer começou com atuação em casas e empresas, mas hoje tem uma infinidade de opções, por exemplo para ajudar na

“A energia do ambiente muda. Doar o velho e comprar o novo é o passo inicial para o hábito da organização” mudança. Aplicamos a técnica do descarte, depois embalamos e, por fim, recebemos tudo na casa nova para dar início à organização. Outro exemplo, quando a mulher está grávida e precisa montar o quarto do bebê. Nós ajudamos a organizar para facilitar a vida da mãe e, ao mesmo tempo, a pensar em uma disposição segura para o filho.

Como funciona a manutenção?

Quanto tempo, em média, demora para organizar um ambiente?

O que você precisa para ser um Personal Organizer?

Teve uma cliente que fiz roupeiro, quarto e banheiro em dois dias. Mas, depende muito do tamanho do espaço e de como ele se encontra.

Se a pessoa for organizada e seguir com a manutenção, ela mesmo conseguirá manter. Mas, tenho clientes que já me solicitaram para ir uma vez ao mês para ajeitar o espaço. Nós damos algumas dicas também, como dobradura de calcinhas, que otimiza espaço e deixa a gaveta clean.

Basicamente, ser organizado. Não existem outros pré-requisitos! É uma área muito promissora. Hoje, 98% dos cargos são ocupados por mulheres.

Dica de organização para o quarto: Cestos de roupa suja e roupa limpa (de lavar e passar). Padronizar os cabides já deixa o ambiente mais leve, com aspecto de organizado.

Contato: rosewebster.personal organizer@gmail.com 19 98925.9818

Campinas Cafe | edição 283 | maio 2018  
Campinas Cafe | edição 283 | maio 2018  
Advertisement