Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos A AGOSTO GOSTO/ / 2016 2016

Um Informativo Digno de Você!

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Mensal

Ano XIX - N.º 228 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 - Contato / E-mail - campinarte@gmail.com - Telefone - Claro (9)9116-5147

Na teoria, democracia é o governo do povo, exercido quer diretamente, quer através de representantes eleitos Aristóteles argumentava, afirma o livro A History of Political Theory (História da Teoria Política), que "quanto mais democrática se torna uma democracia, mais esta tende a ser governada por uma populaça, . . . degenera[ndo-se] em tirania".

Quem é que vandaliza, reprime, humilha e deprime a população desse país? Por acaso você saberia respon-

P

der quem foi o responsável pela vandalização da democracia? Por acaso você saberia responder quem foi o responsável pela vandalização de nossas leis: as leis orgânicas municipais, as constituições estaduais e a constituição federal? Por acaso você saberia responder quem foi o responsável pela vandalização da saúde, sucateando hospitais, reprimindo, humilhando e deprimindo a população do país em filas intermináveis para conseguir uma senha para só então (a partir daí) marcar uma simples consulta para só Deus sabe quando? (Isso sem falar na falta de médicos, medicamentos, macas e outras coisas mais.) Por acaso você saberia responder quem foi o responsável pela vandalização da educação promovendo a desvalorização em massa de professores praticando baixos salários e péssimas condições de trabalho forçando-os a desenvolver um processo de deseducação nacional reprimindo, humilhando e deprimindo nossa juventude? Por acaso você saberia responder quem foi o responsável pela vandalização da segurança que criminaliza pobres, negros, índios, gays, reprimindo, humilhando, deprimindo e não poupando nem os nossos velhos? Por acaso você saberia responder quem foi o responsável pela vandalização do transporte público que circula pelo país com profissionais mal treinados, tarifas absurdas e sempre em quantidade insuficiente, desconfortáveis, reprimindo, humilhando e deprimindo os trabalhadores desse país? A resposta certa é: “A criminosa classe política brasileira”.

N

No fundo a democracia é uma forma de governo que pode ser defendida racionalmente, não como boa, mas como menos ruim do que qualquer outra. A democracia que aí está sendo praticada possui várias deficiências. Em primeiro lugar, para ter êxito, as pessoas precisariam estar dispostas a colocar o bem-estar da maioria à frente de seus próprios interesses. E não é isso o que se vê. Outra coisa: a ignorância e a incompetência dos políticos - A Maldição Especial Das Democracias. Muitos políticos profissionais lamentam que seja tão difícil achar pessoas habilitadas e talentosas para servir no governo. Até mesmo autoridades eleitas podem ser pouco mais do que políticos amadores. E na era da televisão, a boa aparência ou o carisma dum candidato podem granjear-lhe votos que suas habilidades administrativas jamais lhe granjeariam. Por esses e por numerosos outros motivos, essa nossa democracia dificilmente pode ser chamada de governo ideal. Henry Miller, escritor americano, foi rude, porém exato, quando satirizou: "Os cegos conduzem os cegos. Esse é o método democrático." Resumo: estamos vivendo um falso estado democrático e se não começarmos uma reação imediatamente pagaremos muito caro pela nossa omissão. Ou você vai querer viver o resto da vida sendo tratado como se tivesse cara de palhaço, assim como eu, Huayrãn Ribeiro?

Campinarte Dicas e Fatos / Edição de Agosto / 2016  

Informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you