Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos M MAIO AIO/ / 2016 2016

Um Informativo Digno de Você!

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Mensal

Ano XIX - N.º 225 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 - Contato / E-mail - campinarte@gmail.com - Telefone - Claro (9)9116-5147

Dia da Mata Atlântica Salvem a Mata Atlântica… Menos de 8%: foi isso que sobrou da Mata Atlântica brasileira. Temos que nos conscientizar, e apoiar as pessoas que trabalham para cuidar da floresta!

A

27 de Maio / A Mata Atlântica é uma região de clima tropical e subtropical úmido da floresta, que se estende ao longo da costa atlântica do Brasil a partir de Rio Grande do Norte, no norte do estado ao Rio Grande do Sul, e no interior, tanto quanto o Paraguai e a província de Misiones da Argentina. A Mata Atlântica é caracterizada por uma alta diversidade de espécies e endemismo. Foi o primeiro ambiente que os conquistadores portugueses encontraram mais de 500 anos atrás, quando ele foi pensado para ter uma área de 1.000.000 para 1,5 milhões km 2 e uma distância desconhecida interior. Atualmente, a Mata Atlântica se estende por 4.000 km 2 ao longo da costa do Brasil e em uma pequena parte do Paraguai e Argentina. Na Argentina, sabe-se como Selva Atlântica. A Mata Atlântica é agora designada uma Reserva Mundial da Biosfera, que contém um grande número de espécies ameaçadas de extinção. A enorme biodiversidade dos resultados de Mata Atlântica, em parte é devido a suas variações de altitude, com seus diversos regimes climáticos, bem como a história geológica e climática da região. A Mata Atlântica é isolada e vizinha de grandes florestas da América do Sul: A Amazônia e a Mata da Região Andina.

Biodiversidade A Mata Atlântica permanece extraordinariamente exuberante em espécies da biodiversidade e endêmicas, muitas das quais estão ameaçadas de extinção. Cerca de 40 por cento de suas plantas vasculares e até 60 por cento de seus vertebrados são endêmicas espécies, ou seja, eles não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. A lista de espécies ameaçadas do Brasil contém mais de 140 espécies de mamíferos terrestres encontrados na Mata Atlântica. No Paraguai existem 35 espécies listadas como ameaçadas, e 22 espécies estão listadas como ameaçadas na parte interior da Mata Atlântica da Argentina. Cerca de 250 espécies de anfíbios, aves e mamíferos foram extintos devido ao resultado da atividade humana nos últimos 400 anos. Mais de 11 mil espécies de plantas e animais estão ameaçadas hoje na Mata Atlântica. Mais de 52% das espécies de árvores e 92% dos anfíbios são endêmicas para esta área. A floresta abriga cerca de 20.000 espécies de plantas, com cerca de 450 espécies de árvores a ser encontrados em apenas um hectare em algumas ocasiões. Novas espécies estão continuamente a ser encontrado na Mata Atlântica. De fato, entre 1990 e 2006 mais de mil plantas floridas foram descobertas.

Conservação e organizações não-governamentais Devido a grande diversidade da Mata Atlântica de plantas e animais endêmicos, bem como a fragmentação afetando essas espécies, muitos grupos e organizações estão a trabalhar para a restauração deste único ecossistema. Organizações Não-Governamentais (ONG) são benfeitores enormes no Brasil, a concessão de financiamento bem como de ajuda profissional para a Mata Atlântica, devido ao movimento ambientalista brasileiro. Uma organização, chamada BirdLife International , está usando suas pesquisas para preservação da biodiversidade de aves da área por trabalhando principalmente com as pessoas para a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Algumas organizações estão a receber subsídios do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), se cumprir suas instruções. Estes incluem: • Programa de proteção a espécies • O Programa de Apoio a Reservas Particulares do Patrimônio Natural • O Programa de Fortalecimento Institucional Outra estratégia a ser implementada para manter a biodiversidade dentro da Mata Atlântica é a criação de corredores de fauna. O Banco Mundial está doando US $ 44 milhões para criar um corredor, que será conhecido como o Corredor de Biodiversidade Central , na Mata Atlântica e uma na Amazônia. O Banco Nacional de Desenvolvimento tem vindo a financiar, com os não-reembolsáveis empréstimos, 16 para 18 projetos de ecossistemas de restauração total de 3.500 hectares e custando aproximadamente US $ 22 milhões de acordo com a chamada Iniciativa BNDES Mata Atlântica. A fim de preservar a diversidade, o estado de São Paulo criou a Restinga de Bertioga Parque Estadual , um 9.300 hectares Park, que é também serve como um corredor de vida selvagem ligando as regiões costeiras a Serra do Mar serra. Algumas organizações, como a The Nature Conservancy , está planejando para restaurar partes da floresta que foram perdidos e construir corredores que são compatíveis com os estilos de vida dos povos nativos. O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica reuniu mais de 100 empresas, não-governamentais e organizações governamentais em torno do objetivo de ter 15 milhões de hectares do ecossistema original restaurado em 2050.

Campinarte Dicas e Fatos - Edição de Maio/2016  

Informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you