Page 1

Cartilha de

Sustentabilidade


Desenvolvimento Sustentável é um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Esta concepção começa a se formar e difundir junto às organizações, com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado. Tendo isso em vista, a Campello resolveu ampliar suas ações sustentáveis. São pequenas e simples ações, mas que fazem a diferença.

O que hoje é feito Inicialmente como meio de reduzir os gastos e gerar menos impactos ao meio ambiente a Campello tomou algumas medidas. Em 2011 foram produzidas canecas de cerâmica e distribuídas entre todos os colaboradores. Até o momento deixamos de eliminar em torno de 120.000 copos descartáveis no meio ambiente. E para reduzir o desperdício de papel implantamos o módulo controlado que possibilitou uma gestão das quantidades de impressões feitas em cada área. Além disso, configuramos a impressão frente e verso como padrão nas impressoras e multifuncionais da sede, e hoje a maioria dos documentos de processos internos são eletrônicos. Todos os cartuchos são resgatados para descarte responsável. Nossos equipamentos de informática e lixo eletrônico são doados para o Sistema Divina Providência para formação de mão de obra e inclusão digital.


O que ainda podemos fazer Coleta Seletiva A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. Reciclar significa transformar objetos, materiais usados em novos produtos para o consumo. Trata-se de uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. A partir de agora todo o lixo produzido pela Campello será separado e recolhido pela ASCAP para reciclagem. Por isso, disponibilizaremos na cozinha duas lixeiras, uma para materiais que podem ser reaproveitados e outra para lixo comum.


Ÿ

Vantagens da reciclagem:

Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que: Diminui a exploração de recursos naturais Reduz o consumo de energia Diminui a poluição do solo, da água e do ar Prolonga a vida útil dos aterros sanitários Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias Ÿ Diminui o desperdício Ÿ Diminui os gastos com a limpeza urbana Ÿ Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias Ÿ Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Tempo de decomposição de alguns materiais Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Chiclete - 5 anos Lata de aço - 10 anos Vidro - mais de 10.000 anos Plástico - mais de 100 anos Madeira - 6 meses Papel - 3 meses a vários anos Cigarro (filtro) - 3 meses a vários anos Lata de alumínio - mais de 1.000 anos Restos orgânicos - 2 a 12 meses

Veja como é fácil participar da coleta seletiva


Papel Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento. - Recicláveis Folhas e paras de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulário de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos, fotocópias, folhetos em geral, Tetra Pak. - Não Recicláveis Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papeis engordurados, metalizados, parafinados, plastificados, papel de fax.

Vidro Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft). - Recicláveis Potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molhos, frascos de vidro. - Não Recicláveis Vidros planos, espelhos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, cristais, ampolas de medicamentos.


Metais Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados). - Recicláveis Latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate) ferragens, canos, esquadrias, arames, latas de bebidas e alimentos, tampas de recipientes de vidro, latas de biscoito, bandejas e panelas. - Não Recicláveis Clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta ou veneno, latas de combustível, pilhas, baterias e latas de aerossóis.

Plásticos Os materiais devem estar limpos para não se tornarem possíveis focos de transmissão de doenças. - Recicláveis Tampas, potes de alimentos, garrafas PET, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza e higiene, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes - Não Recicláveis Cabo de panela, tomadas, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.


O que ainda podemos fazer Uso das Janelas Com as janelas da empresa abertas, aumentamos a circulação do ar e a luminosidade na sede, evitando ligar lâmpadas e ar condicionado, gerando assim uma economia de energia.

Troca das Torneiras As torneiras dos banheiros serão trocadas por torneiras de pressão com timer. Essa atitude irá evitar o desperdício de água.

Sensores de luz Serão instalados nos banheiros da Campello sensores de movimento que ativarão as luzes quando algum colaborador entrar no ambiente.

Produção de bloquinhos Buscando dar uma nova vida a folhas de papel que seriam descartadas no meio ambiente, as mesmas serão coletadas e transformadas em bloquinhos e distríbuido para a equipe.


Dicas de descarte Lixo Eletrônico A produção e o consumo de aparelhos eletrônicos estão em plena expansão, porém, a sociedade paga um preço por isso: o também intenso aumento no volume de lixo eletrônico. O maior problema no acúmulo deste lixo são os danos que ele pode causar devido à sua composição. Diversos metais como: Ouro, Prata, Cobre, Chumbo e Platina estão contidos nos aparelhos eletrônicos descartados, e a má administração deste lixo pode causar grandes danos ambientais tais como contaminação de solo e de pessoas próximas. O descarte de computadores, notebooks, impressoras, scanners, mouses, teclados e aparelhos de telefone pode ser feito nos seguinte endereços: Belo Horizonte Ÿ Avenida Belém, 40, Bairro Esplanada Ÿ Rua Pouso Alegre, 2.892, Bairro Horto Ÿ Rua Padre Pedro Pinto, 2.631, Bairro Venda Nova Ÿ Rua José Clemente Pereira, 440, Bairro Ipiranga Nova Lima Ÿ MG-030, 2.255 – Shopping Ponto Verde


Descarte de pilhas Onde descartar corretamente: - Agências do Banco Real - Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Rua Espírito Santo, 495, Centro - Palácio da Liberdade - Escola de Engenharia da UFMG - Av. do Contorno, 842 - 8º andar, sala 808 - Centro. - Centro Mineiro de Referência em Resíduos - Rua Belém, 40, Horto - Agências do Correio que participam do projeto “Cata Pilhas”. Ao todo em Minas Gerais são mais de 220 agências.

Descarte de óleos O óleo deve ser acondicionado em sacos plásticos ou em uma garrafa PET e encaminhado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel. O material também pode ser levado para Organizações Não-Governamentais, que o encaminham para as empresas. Onde descartar corretamente: - Epa Supermercados - Walmart - Super Nosso Gourmet - Via Brasil - Mart Plus - Regional Norte - Rua Rubens Souza Pimentel nº 750 Arão Reis - Regional Centro-Sul - Rua Tupis nº 149 Centro - Regional Noroeste - Rua Peçanha nº 144 Carlos Prates - Regional Leste - Rua Lauro Jacques nº 20 Floresta - Regional Oeste - Rua Belford Roxo nº 215 - Nova Granada - Regional Barreiro - Av. Ximango nº 809 - Flavio Marques Lisboa


Alameda da Serra, 288 - 2ยบ andar Vale do Sereno - Nova Lima/MG Tel: 31 3519-0700 campello@campello.com.br

Cartilha de Sustentabilidade da Campello  

Cartilha com ações sustentáveis produzida pela Campello Inovação e Tecnologia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you