Page 1

receitas deliciosas e fáceis de fazer

edição 01 • 2008

carne orgânica

tire todas as suas dúvidas e saiba como escolher

delícia 11 receitas rápidas preparadas especialmente para você pelos chefs Lucas e Thiago

e+ comportamento sustentabilidade dicas especiais

03


sumário

04

especial

08

15 minutos

15

Flavio Saldanha, gerente de marketing e inovação do Grupo JBS, tira nossas dúvidas sobre a carne orgânica

Os pratos preparados pelos nossos chefs e feitos com carne orgânica

depende de nós O que fazer por um mundo, uma casa e um corpo mais saudáveis e conscientes

06

15 minutos

14

você sabia?

16

endereços verdes

Dois chefs ensinam receitas rápidas e fáceis de preparar. Tudo saudável e bem gostoso!

Como o boi é tratado e outras curiosidades sobre a carne orgânica

Lugares onde o planeta já é visto como protagonista


editorial

um mundo

muito melhor

S

aber se tratar bem, cuidar da gente mesmo com carinho, respeito, atenção. É disso que a gente precisa, cada vez mais. Só assim é que podemos realmente cuidar dos outros: da nossa família, nossa casa, nossa cidade, do nosso mundo. Os produtos orgânicos, hoje em dia, não são mais um luxo; já se tornaram prioridade e a opção natural para aquelas pessoas que, como você, não abrem mão de ter a melhor qualidade na vida possível. Está na nossa mão. Viver é escolher. E se a gente é o que come... não tem tempo a perder! Esta revista vai acabar de vez com qualquer dúvida que você ainda pudesse ter sobre carne orgânica – e melhor: traz as receitas mais fáceis do mundo, feitas especialmente pra você usar, abusar, se inspirar. Porque, afinal de contas, a idéia é não ficar só na teoria: quem é inteligente quer a prática, ou seja, carne orgânica, já! Mônica figueiredo, diretora de redação

diretor comercial fontana gerente de mArketing e inovação flávio saldanha gerente de trade mArketing orgânicos robson fonseca projeto e conteúdo editorial mônica figueiredo / monica.salacadula@uol.com.br diretora de arte camila toledo repórter camila vasconcellos fotógrafa Fernanda Lupo / PHOTOVERDE Ilustração de Capa Sonic Yu chefs Lucas rodrigues e thiago werneck produção geral sspww revisão daniel japiassu colaboradores Sofia Benini impressão gráfica plural distribuição interna lojas pão de açúcar / Extra / wall mart / carrefour A revis­ta EmTempo é uma publicação edi­ta­da pela JBS SA, sedia­da na capi­tal do Estado de São Paulo, na Avenida Marginal direita do Rio Tiête, 500, Vila Jaguara, São Paulo, SP, CEP 05118-100. Con­teú­do edi­to­rial for­ne­ci­do pela ZMA3 Assessoria, Editora e Serviços Fotográficos Ltda., com sede na Rua Augusta, 2.690, 3º andar, São Paulo, SP, CEP 01305-000. Todos os direi­tos reser­va­dos ao edi­tor. A repro­du­ção total ou par­cial de tex­tos, arti­gos e ima­gens desta edi­ção somen­te será per­mi­ti­da atra­vés de expres­sa auto­ri­za­ção de seus edi­to­res.


especial

escolha feita Com espaços decorados e degustação nos pontos de venda, o Grupo JBS reafirma seu pioneirismo. Flávio Saldanha, gerente de marketing e inovação, chama a atenção do consumidor para uma escolha mais saudável: a da carne orgânica por Camila Vasconcellos

fotos Fernanda Lupo

Orgânica é a carne produzida de um gado orgânico. Ou seja, criado segundo conceitos de sustentabilidade e certificação. Isso significa alimentação natural – pasto, água e sal”


M

uita gente ainda desconhece o que é uma carne orgânica. Para tirar nossas dúvidas, falamos com Flávio Saldanha, gerente de Marketing e Inovação do grupo JBS, detentor da marca Organic Beef Friboi, a única do segmento orgânico no Brasil. “Orgânica é a carne produzida de um gado orgânico. Ou seja, criado segundo um tripé de conceitos que envolve respeito ambiental, viabilidade econômica e responsabilidade social. O gado tem certificação emitida por um órgão respeitado e competente para este fim”, explica o executivo. Sua alimentação (pasto, água e sal) e medicação (homeopática) também são naturais. “O interessante do orgânico – e o que todo mundo pergunta – é sobre como criar um gado sem medicamentos. Eu digo que é igual a uma pessoa que, quando bem tratada, querida e bem alimentada, também não necessita ir ao médico ou tomar medicamentos. Ou seja: o bem-estar permite uma qualidade de vida espetacular ao animal”, completa Flávio.

O COMEÇO Já pioneira em produção de carne tradicional, o Grupo JBS percebeu, a partir de um estudo de mercado, um nicho de consumidores conscientes que exigiam maior segurança e qualidade na carne que ingeriam. Em 2004, surgiu uma parceria com a Aspranor (Associação Brasileira de Produtores de Animais Orgânicos). “Eles produziam, mas não tinham quem comercializasse. E nós nos interessamos. Temos uma exclusividade mútua – eles se comprometem em entregar o que há de melhor e nós fazemos abate, refrigeração, embalo, transporte, marketing e comercialização. Foi o primeiro caso de integração total da cadeia produtiva”, afirma Flávio.

PREOCUPAÇÃO Para garantir que os produtos resultantes sejam orgânicos, as fazendas e os animais são certificados pelo IBD (Instituto Biodinâmico), que atesta o título e a qualidade. Para se ter uma idéia do cuidado, o gado é rastreado desde que nasce, na própria fazenda onde é criado. “Temos todo o histórico do boi. Se, por exemplo, ele precisar tomar antibiótico, isso é anotado em sua ficha. E se acontecer de receber três doses, é descartado como orgânico e passa a ser gado de corte tradicional. Isso é raro de acontecer, mas precisamos ter essa preocupação com a qualidade”, completa o executivo.

Outra curiosidado é o isolamento do gado orgânico nas fazendas – ele é abatido em apenas duas unidades do Grupo JBS, e em dias específicos. O cuidado é tão grande que, nas unidades que produzem a carne orgânica, há total controle e rastreabilidade do gado, garantindo, assim, a certificação orgânica também no processo produtivo.

PARA VOCÊ O que mais interessa para o consumidor é o preço dos alimentos e, apesar de mais cara que a tradicional, cerca de 15% a 20%, a carne orgânica traz inúmeras vantagens para a saúde. Além disso, essa escolha mais saudável permite uma conscientização ambiental. “Por oferecer maior qualidade de vida, seu preço nem é tão alto. Organizamos campanhas de degustação nos pontos de venda e acabamos de realizar uma temporada muito bem-sucedida em Campos do Jordão (SP), com bastante aprovação”, comenta Flávio. Se ainda lhe resta alguma dúvida, experimente. Em uma parceria com o Pão-de-Açúcar, o Grupo JBS organizou pontos de venda e degustação em diversas lojas.

como es colher Selo de autenticidade – Antes de mais nada, qualquer carne deve ter o rótulo do SIF (Serviço de Inspeção Federal), colocado na embalagem do produtor. Ele atesta que o produto passou por uma fábrica capacitada e habilitada a produzi-lo. Selo orgânico – Para as carnes orgânicas existe um selo especial, fornecido pelo IBD, que garante que todo o processo de produção daquela carne, desde a criação até o transporte final, teve preocupação ambiental. Estabelecimento – Também é de extrema importância prestar atenção no local que vende a carne. Balcões, chão, paredes e máquinas devem estar limpos. O ambiente deve ser sempre bem iluminado e arejado, e os funcionários também devem aparentar extrema higiene. A carne – Por fim, perceba a aparência da carne. Sua temperatura deve estar preservada – o produto não pode estar molhado, suado ou com gotejamento –, e a embalagem deve estar inteira, sem furos ou aberturas.

05


15 minutos

a comida n Há cerca de 4 anos, esses dois garotos não tinham a menor noção de gastronomia. Hoje, ensinam que comida de chef pode ser muito simples e prática – ideal para ser preparada em casa por Camila Vasconcellos

por fulano de tal fotos fulano de tal

fotos Fernanda Lupo

T

hiago Werneck, de 27 anos, era um editor de cinema cansado do trabalho fechado em uma sala e de passar horas na frente do computador. “Decidi viajar um tempo e me descobri apaixonado pela gastronomia”, conta o chef. Hoje, três anos depois da decisão e com apenas oito meses de formado, não pensa em trocar a nova profissão por nada. Lucas Rodrigues tinha apenas 18 anos quando ingressou na faculdade de Gastronomia (ambos são formados pela Universidade Anhembi Morumbi). Como todo jovem, estava em dúvida sobre que profissão seguir e escolheu fazer Gastronomia por hobby. “Não sabia o que fazer e escolhi essa faculdade. Depois, me apaixonei. Já trabalhei em restaurantes e num navio. Também não pretendo seguir outra profissão”, garante Lucas.

o uso do orgânico As receitas que você verá nas páginas seguintes serão ensinadas em algumas lojas Pão-de-Açúcar. Elas foram elaboradas por Thiago e Lucas – escolhendo a carne orgânica como principal ingrediente. “Faremos um roadshow nas lojas da rede. Serão, em média, três receitas ensinadas ao dia”, adianta Thiago.

06

chef

Lucas rodrigues


a vida real A idéia é que o consumidor perceba o quanto a carne orgânica pode fazer parte do cotidiano. “Nos lugares onde trabalhei, oferecíamos a carne orgânica, mas o cliente sempre pensou se tratar de carne de soja. É preciso tirar esse estigma do produto, por meio da divulgação e do preparo dos pratos”, explica Lucas. Com relação ao sabor e à textura da carne orgânica, os dois chefs concordam em dizer que ela é muito mais firme que a tradicional, o que não significa dizer, em hipótese alguma, que seja dura. Ela é, sim, mais tenra. Mas isso se dá por um bom motivo: o gado leva muito mais tempo para atingir o peso de abate, já que não é engordado com hormônios, mas de maneira totalmente natural. Seu sabor também é diferente – mais forte, curtido. “O gado orgânico é como o frango caipira, livre de hormônios e medicação forte, mas com um sabor muito mais natural e rústico. Saudável e delicioso”, garante Lucas.

receitas para fazer em casa

chef

thiago werneck

Sabe aquela história de que receita de chef é complicada, cara e mirrada? Pois esqueça. Thiago e Lucas mostram, aqui, as receitas que você pode aprender em uma das lojas Pão-de-Açúcar. Fáceis, rápidas (cada receita demora, no máximo, 10 minutos para ser preparada) e deliciosas. “Queremos que as pessoas entendam que podem fazer essas receitas. Elas vão olhar o prato pronto e pensar: ‘Pôxa, que legal, posso fazer aquela peça de carne embalada se transformar nesse prato maravilhoso em apenas 10 minutos!’”, brinca Lucas. E Thiago completa: “É possível fazer uma receita rápida com muito sabor e classe. Não é porque o prato tem 10 minutos de preparo que ele não sera sofisticado”. Quem não tem prática agradece.

07


15 minutos

Contra filé com queijo brie ao molho de abacaxi, chef Thiago Werneck

Tomate recheado com crocante de organic beef, chef Thiago Werneck

ingredientes • 200g de contra-filé • 200g de queijo brie • 1 xícara de suco de abacaxi natural coado • 1 xícara de abacaxi picado sem o miolo • 50g de açúcar refinado • 5g de curry • 10g de hortelã

ingredientes • 125g de coxão duro moído • 125g de farinha de rosca ou similar • 150g de manteiga • 50g de pimentão verde • 25g de cebola pérola • 2 tomates • sal • pimenta-do-reino

modo de preparo Tempere a carne com sal e passe em uma frigideira com óleo em fogo alto, apenas para dourar os lados. A carne não pode perder o suco. Reserve. Molho

Adicione todos os ingredientes em uma panela, em fogo médio, até ficar em ponto de calda. Reserve. Faça uma cama com o queijo brie e coloque o contra-filé por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até o queijo derreter. Tire com uma espátula e coloque no prato. Sirva com o molho e polvilhe hortelã por cima. Rende uma porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 1.317 kcal carboidratos totais: 105g proteínas totais: 116g gorduras totais: 62g fibras: 4,4g

08

modo de preparo Retire toda a polpa dos tomates e reserve. Faça um refogado com a cebola pérola bem picadinha até dourar, acrescente o coxão duro moído, a polpa do tomate e o pimentão picadinho. Assim que cozinhar a carne, acrescente a manteiga e a farinha de rosca. Mexa até formar uma massa. Coloque essa massa dentro do tomate e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 5 minutos ou até a pele do tomate começar a enrugar. Rende 2 porções.

tabela nutricional calorias totais da receita: 1.824 kcal carboidratos totais: 95g proteínas totais: 54g gorduras totais: 136g fibras: 0g


Berinjela recheada com farofa de amêndoas, chef Thiago Werneck

Contra Filé Folheado com Patê de Pimentão, chef Thiago Werneck

ingredientes • 2 berinjelas fatiadas • 200g de coxão mole moído na ponta da faca • 150g de farinha de amêndoa • 150g de manteiga • 100g de bacon brunoise • 150g de queijo gruyère ralado • tomate cereja para a decoração

ingredientes • 2 pimentões vermelhos • 2 pimentões verdes • 200g de parmesão ralado • 200g de contra-filé • 150g de massa folhada • azeite • cebola, salsinha, cebolinha • alho, sal

modo de preparo Fatie a berinjela e amoleça-a em uma frigideira teflon com um fiozinho de azeite. Reserve para não grudar. Recheio

Pique a cebola bem picadinha e refogue-a com um fio de óleo. Adicione o coxão mole moído e aguarde a carne fritar. Sal a gosto. Adicione a manteiga, o queijo ralado e a amêndoa triturada como farinha. Mexa até ficar com consistência de pasta. Pegue essa pasta, faça um enroladinho com a berinjela e leve ao forno por 5 minutos para derreter o queijo. Rende 4 porções.

tabela nutricional calorias totais da receita: 2.006 kcal carboidratos totais: 0g proteínas totais: 83g gorduras totais: 196,3g fibras: 0g

modo de preparo Limpe os pimentões e triture-os no liqüidificador. Adicione o parmesão ralado. Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho e bata no liqüidificador até formar um patê. Por último, adicione a salsinha e a cebolinha picadas. Tempere a carne com sal e selea em uma frigideira com óleo. Deixe a carne esfriar. Cubra com o patê de pimentão e envolva-a com a massa folhada. Pincele com gema de ovo misturada com água. Asse tudo até que a massa esteja uniformemente dourada. Rende 1 porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 1.820 kcal carboidratos totais: 61g proteínas totais: 143g gorduras totais: 112g fibras: 0g

09


15 minutos

Quibe assado com pesto de hortelã e limão siciliano, chef Thiago Werneck

Fleisch Ertrunken im Bier,

ingredientes • ½ kg de patinho moído • 250g de trigo para quibe • 2 cebolas picadinhas • 1 tomate picado sem sementes • 2 xícaras de hortelã fresco • 50g de parmesão ralado • 100ml de azeite extra-virgem • 50g de nozes sem casca • 1 dente de alho • azeite • pimenta-do-reino • sal

ingredientes • 1 kg de lagarto • 2 cervejas tipo malzebier • 300g de cebola • 1 maracujá • 250 ml de suco concentrado de maracujá • 60g de açúcar • sal • pimenta-do-reino

modo de preparo Deixe o trigo para quibe de molho por 3 horas. Escorra muito bem e esprema o trigo. Misture os demais ingredientes – se preferir, passe por um moedor ou processador antes de assar. Estenda em uma travessa e regue azeite de oliva por cima. Junte todos os ingredientes e bata no liqüidificador até ficar em consistência de pasta. Coloque o pesto apenas na hora de servir o quibe. Rende 1 porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 3.302 kcal carboidratos totais: 84,76g proteínas totais: 152,80g gorduras totais: 211g fibras: 0g

10

chef Lucas Rodrigues

modo de preparo Corte as cebolas em tiras finas. Reserve. Tempere o lagarto com sal e pimenta. Coloque na panela de pressão a carne, as cebolas, o conteúdo das latas de cerveja e uma xícara de água. Cozinhe por 1 hora, ou até as cebolas derreterem. Reserve. Coloque em uma panela o suco de maracujá, o açúcar e uma pitada de sal e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver no ponto de calda média, retire do fogo. Separe as sementes do maracujá, e incorpore a este molho. Corte a carne em tiras finas e sirva com um pouco do molho de cerveja; por cima, a redução de maracujá. Rende 3 porções.

tabela nutricional calorias totais da receita: 2.960 kcal carboidratos totais: 127g proteínas totais: 335g gorduras totais: 92,24g fibras: 0g


Rotolato con funghi, chef Lucas Rodrigues

Fillet aux Raisins, chef Lucas Rodrigues

ingredientes • 1 kg de coxão mole • 200g de cogumelos • 1 cebola • 2 dentes de alho • 1 cenoura, 1 salsão • 60g de tomate seco • 30 ml de vinho tinto

ingredientes • 200g de contra-filé • 50g de uvas moscatel • 1 cubo de caldo de carne • 40ml de creme de leite fresco • 30ml de conhaque • 25g de manteiga

• 50g de mozzarella de búfala • conhaque • manteiga • tomilho • pimenta-do-reino • sal

modo de preparo Limpe o coxão mole e abra-o em manta. Tempere com sal, pimenta e tomilho. Recheie com a mozzarela e o tomate, cortados em lâminas finas. Enrole a carne como um rocambole e amarre com barbante. Corte em rodelas medias a cebola, a cenoura e o salsão, pique os dentes de alho e jogue tudo sobre uma assadeira, com a carne por cima. Leve ao forno por 40 minutos. Reserve o rolotone, despeje o vinho na assadeira e, depois, peneire o molho, separando todos os legumes. Leve o suco da cocção, peneirado, para uma panela pequena, adicione o conhaque e leve ao fogo baixo por 10 minutos. Adicione manteiga e mexa bem. Corte o rotolone e sirva com o molho. Rende 3 porções.

tabela nutricional calorias totais da receita: 2.449 kcal + bebidas alcoólicas carboidratos totais: 12g proteínas totais: 263g gorduras totais: 151,4g fibras: 3,3g

• 50g de espinafre • 100g de ricota • 25g de ervilha fresca • 1 limão (suco) • pimenta-do-reino • hortelã • azeite • sal

modo de preparo Corte o contra-filé em fatias finas e tempere com sal e pimenta. Corte as uvas ao meio e reserve. Doure os filés na manteiga. Reserve. Na frigideira em que fritou os filés, coloque as uvas e flambe-as com o conhaque. Na mesma frigideira, adicione um pouco do caldo da carne e de creme de leite; deixe em fogo baixo para reduzir. Lave as folhas de espinafre e reserve. Salteie em uma frigideira as ervilhas com manteiga. Aperte no garfo a ricota, com sal e pimenta. Misture o suco de limão com o azeite e bata para emulsionar. Misture os ingredientes todos e tempere com esta emulsão de azeite com limão. Rende 1 porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 1.092kcal carboidratos totais: 52,12g proteínas totais: 63,80g gorduras totais: 56,13g fibras: 0g

11


15 minutos

Cordon Bleu de Organic Beef com Purê de Mandioquinha, chef Lucas Rodrigues ingredientes • 150g de contra-filé cortados • 25g de queijo gruyère fatiado • 25g de presunto parma • 1 ovo • 20g de farinha de trigo

• 20g de farinha de rosca • óleo para fritar • 100g de mandioquinha • 50g de shitake em tiras • 50g de manteiga sem sal • sal e pimenta-do-reino

modo de preparo Tempere a carne com sal e pimenta e cubra-a com duas fatias de presunto parma e duas de queijo. Dobre ao meio e grude as pontas, polvilhando com farinha. Empane, usando a ordem farinha de trigo, ovo, e farinha de rosca. Frite por imersão, em óleo quente, até dourar. Para os acompanhamentos, descasque e corte a mandioca em pedaços médios e cozinhe-os em uma panela com água e uma colher de sopa de sal. Quando macia, retire a mandioquinha da água, esprema-a e reserve-a. Em uma frigideira, coloque 10g de manteiga, os cogumelos em tiras grossas e uma pitada de sal. Enquanto isso, misture a mandioquinha ao restante da manteiga, tempere com sal e leve ao fogo. Misture até ficar homogêneo. Retire os cogumelos quando estiverem levemente secos. Sirva. Rende 1 porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 1.361,85 kcal carboidratos totais: 55,2g proteínas totais: 31,7g gorduras totais: 12,68g fibras: 0g

12

Croque Bûcheron, chef Lucas Rodrigues ingredientes • 3 fatias de pão integral preto • 1 kg de lagarto • 10g de mostarda amarela • 10g de mel • 40g de queijo provolone • 2 folhas de agrião • 40ml de azeite • 1 maço de cebolinha • 70g de batata bolinha • 1 dente de alho • sal • pimenta-do-reino • óleo modo de preparo Tempere o lagarto com sal e pimenta, doure-o em uma frigideira por 10 minutos e fatie-o em lâminas finas. Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem firmes. Enquanto isso, leve ao processador a cebolinha, o azeite, o dente de alho, sal e pimenta e bata até virar um molho grosso. Passe as batatas neste molho e sirva. Misture a mostarda com o mel e passe no pão. Monte o sanduíche com as folhas de agrião, o rosbife e o queijo provolone em tiras. Sirva com as batatas. Rende 1 porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 2.956 kcal carboidratos totais: 52,65g proteínas totais: 3,48g gorduras totais: 1,40g fibras: 5g


Hot Nachos, chef Lucas Rodrigues ingredientes • 2 nachos prontos (estilo taco fiesta) • 150g de coxão mole • 1 pimenta jalapeño (ou dedo-de-moça) • 2 tomates sem sementes • 40g de queijo cheddar

• ½ abacate • 2 limões (suco) • 1 caixa de creme de leite • 1 pote de cream cheese • 2 dentes de alho • 1 cebola, azeite, sal • pimenta-do-reino

modo de preparo Corte o coxão mole em tiras finas e tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Corte um tomate e meia pimenta jalapeño em tiras finas (se gosta de picante, não retire as sementes). Coloque a carne em uma frigideira com azeite e frite até ficar dourada. Adicione a pimenta e o tomate e mexa até a mistura secar. Reserve Guacamole: coloque no liqüidificador o abacate, a cebola, um tomate, os dentes de alho descascados, meia pimenta jalapeño, o suco de um limão e bata em um processador. Adicione azeite aos poucos, até virar um creme verde e grosso. Sour cream: misture o suco de um limão com o cream cheese e o creme de leite e bata até ficar uma mistura homogênea. Montagem: pegue um taco pronto e recheie com a carne, uma camada de guacamole e o sour cream. Coloque por cima o queijo cheddar ralado e sirva. Rende 1 porção.

tabela nutricional calorias totais da receita: 1.234kcal carboidratos totais: 47,2g proteínas totais: 76,6g gorduras totais: 82,1g fibras: 0g

consultoria Ana Cristina Teixeira Santos e Laura Sampaio, nutricionistas do Equilibra Centro de Nutrição, tel.: (21) 2484-7228 • www.equilibradiet.com.br agradecimento chef Ruy Fernandes, formado pela Universidade Anhembi Morumbi, nos ajudou na elaboração dos pratos

13


você sabia?

sabor Quem já experimentou afirma que a carne orgânica é muito mais saborosa que a tradicional. Visualmente mais macia e suculenta, é também mais saudável e garante uma consciência ambiental tranqüila. Aprovada pelos carnívoros!

qualidades Orgânica é a carne de um gado alimentado com produtos livres de pesticidas, herbicidas, fungicidas tóxicos ou fertilizantes artificiais. Além disso, o gado é tratado com remédios homeopáticos.

curiosidades O sistema de produção da carne orgânica brasileira é mundialmente aceito porque tem boa origem: é transparente e confere credibilidade ao processo de produção alimentar, que vai do campo à distribuição, passando pelo processamento.

cada um no seu quadrado fidelização O maior mercado de carne orgânica do Grupo JBS ainda é São Paulo, seguido do Rio de Janeiro. E a fidelização é grande. Cerca de 70% dos consumidores afirmam não trocá-la mais pela tradicional. Além disso, 10% a 15% de vegetarianos têm readaptado sua dieta e consumido a carne orgânica.

14

Na fazenda orgânica só entram animais orgânicos. Há uma preocupação muito grande em não misturá-los com o gado tradicional. Nas áreas de abate é escolhido um dia por semana em que somente gado orgânico é abatido. O mesmo acontece na desossa, no embalo, na refrigeração e na expedição.

diversidade Com 14 diferentes cortes, a linha orgânica da Friboi ainda conta com hambúrguer. Suas peças têm, no máximo, 1,5kg, o que facilita a vida de quem vai preparar e servir em casa.


depende de nós

compra consciente

C

plantio

E

ntre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos no Brasil estão o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia. Para se ter uma idéia, no processo de produção das uvas rubi e itália são aplicados cerca de 40 produtos químicos. Por isso a importância de uma escolha crítica do que ingerimos.

omprar de maneira consciente é saber se todos os processos pelos quais um produto passou tiveram preocupação ambiental. Você pode se perguntar de que maneira aquele produto foi confeccionado, embalado, transportado, distribuído e como se dará seu descarte.

de olho no bolso

P

reocupar-se com o meio-ambiente é também ver vantagens no bolso. Desligar os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas pode representar uma redução de 15% na conta de luz. Mas não vale manter a luz vermelhinha, de stand-by, ou o relógio do microondas funcionando. Tem de tirar tudo da tomada!

e os resíduos ?

soluções caseiras

M

É

uita gente não sabe, mas o óleo de cozinha pode ser reciclado e virar sabão. Despejálo no ralo ou esgoto ou colocá-lo num vidro para jogar no lixo é um dos maiores erros que podemos cometer. Para uma atitude mais consciente, leve seu óleo em postos de coleta para reciclagem. O Pão-de-Açúcar é um deles.

possível diminuir os resíduos de agrotóxicos na nossa alimentação: prefira legumes, verduras e frutas da estação, que têm menos defensivos e hormônios. Outra dica é lavá-los numa solução de detergente e água pura ou em mistura de água e vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxágüe-os.

15


endereços verdes

Você enco ntra o s p ro d ut o s O r g a n i c B e e f n a s lo ja s: pã o d e a ç úc a r são paulo capital: ABÍLIO SOARES APINAGÉS CUNHA

BORBA GATO

CASA VERDE

IBIRAPUERA

CERRO CORÁ

JABAQUARA

MARIA ANTÔNIA PEDROSO

MOEMA

VIEIRA DE MORAES

- BARTOLOMEU

GUARUJÁ

SÓCRATES

SANTOS - EPITÁCIO PESSOA

ANGÉLICA

DR. CÉSAR

MARANHÃO

SUMARÉ

RUBEM BERTA

TATUAPÉ

GUATÁS

MARIA AMÁLIA

PADRE ANToNIO

RICARDO JAFET

APIACÁS

CARNEIRO DA

GABRIEL MONTEIRO

LAVANDISCA

PAMPLONA SANTANA

TEODORO SAMPAIO

GRANDE SÃO PAULO: ALPLHAVILLE

V.N.

GRANJA VIANA

OUTRAS LOCALIDADES: BADY BASSIT - SÃO JOSÉ DO RIO

SÃO VICENTE - ITARARÉ

CAMPOS DO JORDÃO

TAUBATÉ - INDEPENDÊNCIA, MONSENHOR

ANA ROSA

CARDOSO DE ALMEIDA

PACAEMBU

REBOUÇAS

WASHINGTON LUIZ

CAMPINAS - BARÃO GERALDO, CAMBUÍ, ITAPURÁ, PROENÇA

ALTA - PIRACICABA

CONSOLAÇÃO

OSCAR FREIRE

SHOPPING IGUATEMI

SÃO CAETANO DO SUL

CANTAREIRA

JOAQUIM FLORIANO

REAL PARQUE

VILA LOBOS

ALFONSO BOVERO

BROOKLIN

MORUMBI

PRAÇA PANAMERICANA

SANTO ANDRÉ - FIGUEIRAS PRETO

JARDIM PAULISTA

SHOPPING JARDIM SUL

CONCEIÇÃO

ALAMEDA SANTOS

CLODOMIRO AMAZONAS

JARDIM

MIRANDÓPOLIS

PORTAL

SANTO AMARO

AFONSO BRAZ

BRIGADEIRO LUIZ ANToNIO

ITU

CARAGUÁ - CARAGUATATUBA

RIBEIRÃO PRETO

SHOPPING COLINAS - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SANTANA DE PARNAÍBA

CIDADE SANTOS

SHOPPING JARAGUÁ - INDAIATUBA

s u p e rm e rc a do s extr a são paulo capital: AEROPORTO GUARAPIRANGA RAPOSO TAVARES GUARULHOS

INTERLAGOS

ANHANGÜERA ITAIM BIBI

RICARDO JAFET

SÃO CAETANO DO SUL

AMOREIRAS, ABROLHOS SANTO ANDRÉ

CARAPICUÍBA

SANTOS

BOSQUE MAIA

JAGUARÉ

JOÃO DIAS

BRIGADEIRO LUIz ANToNIO MARGINAL TIETÊ

FREGUESIA DO Ó

MOÓCA

MORUMBI

GRANDE SÃO PAULO: ANCHIETA - SÃO BERNARDO DO CAMPO OUTRAS LOCALIDADES: ANA COSTA - SANTOS COLINAS - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SÃO CARLOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

ARARAQUARA ITATIBA

SÃO VICENTE

ITU

COTIA

PENHA

DIADEMA

CAMPINAS - ABOLIÇÃO, JUNDIAÍ

SOROCABA

PRAIA GRANDE TABOÃO DA SERRA

ac e ss e n o s s o s i te

www.organicfriboi.com.br

Em Tempo  
Em Tempo  

Revista da Organic Beef - Friboi

Advertisement