Page 1

Redes Sociais   e   Aprendizagem   C olaborativa Camilla Regis Diniz de Mesquita


CONTEXTUALIZAÇÃO Com o passar do tempo, a tecnologia foi se desenvolvendo e ganhando mais espaço em nossa sociedade. Com isso, muitos educadores começaram a fazer uso de mídias e tecnologias na educação a fim de alcançar uma aprendizagem mais eficaz. Mas será que os educadores fazem uso adequado dessas tecnologias?

TEMA Uso de tecnologias no ensino presencial.

OBJETIVO Identificar se os educadores estão fazendo uso das tecnologias em suas aulas. Caso positivo, com que frequência utilizam e com qual finalidade. Caso negativo, por que não fazem uso.


METODOLOGIA Foi selecionado um grupo de professores aleatoriamente para avaliar durante o período de agosto a novembro o uso de tecnologias em suas aulas. A pesquisa foi feita por meio de Facebook, e-mail e whatsapp. Foram feitas as seguintes perguntas:

Nome: Idade: Disciplina lecionada: Instituição que atua: ( ) pública ( ) privada Ensino que atua: ( ) fundamental ( ) médio ( ) superior ( ) outro Nas últimas duas, você fez uso de algum recurso tecnológico em suas aulas? ( ) sim ( ) não Se sim, com que frequência utilizou e com qual objetivo?


PERFIL Todos os professores selecionados estão na faixa dos 30 anos. 67% dos professores selecionados lecionam em instituição pública. 33% dos professores selecionados lecionam em instituição privada.


RESULTADOS 75% dos professores fizeram uso de tecnologias em suas aulas durante os últimos 4 meses. 25% dos professores não fizeram uso de tecnologias em suas aulas durante os últimos 4 meses.

Dos professores que utilizaram recursos tecnológicos... 100% utilizaram como atividade complementar de alguns conteúdos trabalhados em sala de aula, e com o objetivo de tornar a aula mais dinâmica. Dos professores que não fizeram uso de recursos tecnológicos... 30% tiveram tentativas frustradas; 70% nunca tentaram.


CONCLUSÃO Os professores que utilizam recursos tecnológicos em suas aulas os utilizam com o objetivo de complementar o conteúdo que já foi abordado – objetivo secundário –, e não como meio de trabalhar o conteúdo pela primeira vez – objetivo primário.

Redes Sociais e Aprendizagem Colaborativa  
Redes Sociais e Aprendizagem Colaborativa  
Advertisement