Page 1

Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

André da Costa e Santos Bernardo Magalhães Rocha de Lima Camila Santiago Prímola Silva Florença Rezende Gabriel Diniz Almeida Karina Mapa Ferreira

Belo Horizonte Novembro / 2010

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

1 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Índice 1. Introdução..................................................................................................................3 A Empresa Analisada...................................................................................................4 Valores da Empresa.....................................................................................................4 Declaração da Visão....................................................................................................5 Declaração da Missão..................................................................................................5 Objetivos Estratégicos..................................................................................................6 Caracterização de Cenários.........................................................................................7 Análise do Ambiente Operacional/Tarefa..................................................................10 Análise das Congruências entre as Dimensões........................................................11 O Gráfico....................................................................................................................15 Recomendações.........................................................................................................16 Referências Bibliográficas..........................................................................................18 Anexos........................................................................................................................19

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

2 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

1. Introdução Atualmente, as organizações convivem em um ambiente muito mais competitivo e globalizado do que em tempos recentes. As constantes mudanças e aprimoramentos, desde a parte tecnológica até às relações com funcionários e clientes, induzem as empresas a buscarem constante melhoria, pois caso contrário, a mesma se encontrará defasada em relação às concorrentes, correndo o risco de, até mesmo, ser excluída do mercado onde atua por falta de capacidade competitiva. A análise organizacional envolve um levantamento global da empresa, tanto interna quanto externa a esta. A partir desta, serão obtidos os dados para a otimização dos processos e da estrutura da empresa contratante. Este tópico é de extrema importância, pois uma análise mal feita causará efeitos em todo o produto. A partir dos dados recolhidos, será possível identificar as principais ameaças e oportunidades percebidas pelo cliente em relação ao seu ambiente externo, bem como os pontos fortes e fracos da organização e, assim, elaborar as estratégias empresariais que sejam eficazes e embasadas pela realidade da organização.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

3 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

A Empresa Analisada A Espaço Engenharia atua no setor imobiliário, seu negócio é a construção e venda de imóveis. Atua no mercado desde de 1984 e é considerada uma empresa de porte médio. Seus principais produtos são unidades imobiliárias residenciais e comerciais.

1.1.

Histórico da empresa

A Espaço Engenharia é uma empresa de porte médio, que foi inicialmente constituída com sede na Av. do Contorno, em Belo Horizonte, no ano de 1984 por Aderbal da Rocha Magalhães. Desde então, a sede da empresa já foi transferida para a Rua Oscar Trompowski e, depois, para a Raja Gabáglia, local onde hoje se encontra instalada. Os principais problemas que a empresa enfrentou nos vinte e seis anos de negócio foram as diversas quedas na demanda do mercado, que gerou dificuldades de venda imobiliária, a falta de crédito e incentivo do governo, além da alta carga tributária cobrada da empresa.

Valores da Empresa Convicções claras e fundamentais que a empresa defende e adota como guia para a gestão do seu negócio (crenças e posturas éticas). Conjunto de características que refletem traços culturais, que distingue uma organização de outra.

1.2.

Satisfação

Através da participação de todos os colaboradores, comprometer-se em satisfazer os clientes.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

4 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

1.3.

Melhoria

Buscar sempre a melhoria na prestação de serviço.

Declaração da Visão  Se estruturar de uma maneira que possibilite o crescimento sustentado, podendo oferecer produtos de qualidade e suprir demandas em diversos setores imobiliários.

Declaração da Missão Construir, incorporar e comercializar obras residenciais e comerciais, próprias ou de terceiros, com alto padrão de qualidade, buscando sempre a satisfação de seus clientes.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

5 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Objetivos Estratégicos  Os objetivos estratégicos da Espaço visam a conclusão de obras em andamento e o fechamento de novos contratos que permitam a realização de novas obras.

1.4.

Conclusão de obras

Terminar três prédios em fase de construção. O primeiro para outubro de 2011, o segundo para março de 2012 e o terceiro para março de 2011.

1.5.

Novas obras

Iniciar, em março de 2011, quatro novos empreendimentos que se encontram em fase de projeto arquitetônico, terminando-os no início de 2014.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

6 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Caracterização de Cenários A análise do macroambiente, ou ambiente externo, é fundamental para traçar estratégias de atuação da empresa. As variáveis afetam indiretamente a organização, além disso, a mensuração das mesmas permite apontar se a empresa encontra-se em um ambiente estável ou instável. Essas variáveis foram levantadas com base em questionamentos feitos à gerência e coordenação da empresa, refletindo a visão da mesma em relação aos aspectos ambientais na qual está inserida. 1.6.

Ambiente Internacional A empresa não apresenta produtos ou serviços voltados para o mercado internacional, nem mesmo existe uma análise da mesma visando abordar aspectos da conjuntura internacional que afetem o ambiente da Espaço.

1.7.

Ambiente Econômico Representa a saúde econômica em geral de um país ou região nos quais a organização funciona (poder de compra, taxa de juros, taxa de desemprego). O ambiente econômico da empresa é composto, principalmente, pelo nível da taxa de juros, fundamental para avaliar os investimentos da empresa, bem como a demanda por seus produtos. Além disso, a mão-de-obra para trabalho operário no mercado de construção civil é um fator de extrema importância, dado que isso afeta a quantidade de construções ofertada pela empresa.

1.7.1.

Taxa de Juros A taxa de juros exerce muita influência nas perspectivas da empresa, apesar de ser uma variável considerada pouco instável. Ela afeta o nível de investimento feito pela empresa.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

7 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

1.7.2.

Mão-de-obra Atualmente, existe uma escassez de mão-de-obra no setor de construção civil, pois os potenciais empregados preferem trabalhar por conta própria. Com isso, a empresa é obrigada a oferecer maiores benefícios aos empregados, evitando criar uma alta rotatividade e garantindo a quantidade de trabalhadores suficiente para o seguimento de suas obras.

1.7.3.

Juros para compra de imóveis Considerando que a grande maioria dos clientes não compra os produtos ofertados pela empresa à vista, os juros para compra de imóveis influenciam bastante nas vendas da Espaço. Uma alta taxa de juros praticada pelo financiamento da Caixa Econômica, ou outros bancos, reduz o poder de compra dos potenciais clientes.

1.8.

Ambiente Tecnológico O ambiente tecnológico no qual a Espaço está inserida é estável, devido a pouca quantidade de inovações e ao lento processo de mudanças nessa área.

1.8.1.

Estruturas metálicas e DryWall Essas estruturas têm custo muito caro, ainda, no Brasil. Portanto, sua utilização é pouca no país e o preço inviabiliza seu uso em muitas obras da empresa.

1.8.2.

Pouca inovação No área de construção civil, tem havido poucas mudanças e inovações em técnicas de construção. Com isso, o ambiente tecnológico tem uma influência pequena dentro da organização.

1.9.

Ambiente Político-legal A adaptação da Espaço em cada região de Belo Horizonte é essencial, dado que o processo de zoneamento do município permite que cada região tenha seu próprio aspecto legal. Contudo, não há registros de mudanças constantes nesses aspectos, o que confere a esse ambiente uma estabilidade maior.

1.9.1.

Zoneamento de Belo Horizonte Cada bairro de Belo Horizonte tem uma lei específica em relação às construções imobiliárias. Há lugares em que é permitida apenas a construção de prédios comerciais, em outros Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

8 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

é permitido apenas construções residenciais. Com isso, a empresa precisa se adaptar às diferenças de legislação e diversificar seus produtos a fim de estar apta para realizar obras conforme a lei. 1.10. Ambiente Sócio-cultural A Espaço Engenharia atua em um ambiente sócio-cultural bastante estreito. Seus clientes são, potencialmente, de classe econômica média-alta, de maneira que os locais propícios para construções da empresa são os bairros nobres da região da grande BH. Uma análise mais a fundo sobre esses bairros revela que estes são, em sua maioria, locais de grande expansão de demanda por imóveis residenciais, como Belvedere e a cidade de Nova Lima. Além disso, há uma grande demanda em crescimento, no setor de imóveis comerciais, o que permite que a Espaço tenha uma maior variedade de potenciais clientes. Portanto, o ambiente sócio cultural da empresa pode ser considerado estável, dado que a tendência do mercado é que a demanda continue crescendo. 1.10.1.

Clientes de condição econômica elevada As construções imobiliárias da empresa são voltadas para clientes das classes econômicas A e B. Considerando que a tendência é de que a quantidade de pessoas que fazem parte dessa classe média-alta continue crescendo, essa variável pode ser considerada pouco instável.

1.10.2.

Locais de construção A empresa busca locais de construção com bastante demanda no setor imobiliário, como é o caso do bairro Belvedere e da cidade de Nova Lima. A tendência do mercado é de a demanda nesses locais continue alta durante muito tempo.

1.10.3.

Alta demanda por imóveis comerciais Recentemente, nos últimos três anos, a demanda por imóveis comerciais tem aumentado bastante e atualmente divide o mercado com os imóveis residenciais.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

9 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Análise do Ambiente Operacional/Tarefa A análise do ambiente de tarefa da empresa é de extrema importância para que a mesma possa identificar o grau de complexidade do ambiente que está inserida. A partir dessa análise, a organização poderá, então, traçar um planejamento estratégico para uma melhor relação com seus fornecedores, clientes e distribuidores e, com isso, assumir uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. 1.11. Análise dos Fornecedores Apesar de já terem relações comerciais com a Espaço há muito tempo e de haver pouca alteração desse tipo de parceria. Seus fornecedores são escolhidos de acordo com o padrão de qualidade da empresa e apresenta certificado ISO. Contudo, há mais de 100 fornecedores e cada um fornece um tipo de produto diferente. 1.12. Análise dos Clientes A grande maioria dos clientes é das classes econômicas A e B, sendo 90% deles pessoas físicas e apenas 10% pessoas jurídicas. Grande parte dos clientes é composta por investidores e são pessoas residentes na região da Grande BH. 1.13. Análise dos Concorrentes Existem vários concorrentes da Espaço originais de Belo Horizonte e, nos últimos quatro anos, várias empresa de São Paulo e Rio de Janeiro vieram para a cidade, aumentando ainda mais a disputa pelo mercado. Entre as principais concorrentes pode-se destacar: Líder, Castor, Caparaó, EPO, EPHV, Patrimar. 1.14. Análise dos Distribuidores Os corretores que tem parceria com a empresa são considerados distribuidores. Existem poucos corretores que, atualmente, detém algum tipo de parceria com a Espaço, a quantidade chega a mais ou menos dez.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

10 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Análise das Congruências entre as Dimensões Uma empresa que esteja corretamente adaptada ao ambiente em que está inserida, terá uma congruência entre suas dimensões mais homogenia, de forma que, um ambiente estável acarretará em uma estrutura mais mecanicista, por exemplo. Com isso, o gráfico de suas congruências tenderá a se tornar uma reta horizontal. Uma boa congruência entre as dimensões permite a organização estar mais adaptada ao ambiente em que está inserida, evitando processamentos ineficientes. 1.15. Dimensão- Ambiente O grau de incerteza no qual a Espaço está inserida é alto, considerando a instabilidade das variáveis do macroambiente e à complexidade dos seus stakeholders. Os parceiros interorganizacionais são a Brandeli e, eventualmente, a Líder. Esse tipo de parceria consiste na construção de imóveis em conjunto e visa lucros maiores para ambas as empresas. A economia do país é visto pela empresa com uma variável instável, principalmente devido às grandes variações na taxa de juros, que tem forte impacto na empresa. No nível econômico, é perceptível o aumento da renda média da população brasileira, com isso, há o crescimento demográfico na população cuja faixa de renda está entre A e B (principais clientes da Espaço). A tecnologia empregada na produção continua sendo aprimorada, porém de maneira mais lenta e gradual. Considerando a parte trabalhista, a principal dificuldade da empresa é na contratação de mão-de-obra, dado que essa é considerada escassa. A empresa possui uma área de monitoramento de acordo com a ISO 9000 ( grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão). A empresa está em constante verificação e medição da competitividade da empresa no mercado.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

11 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

1.16. Dimensão-Estratégia A empresa não utiliza uma estratégia em particular, eles analisam os riscos e oportunidades, e a partir desses dados, a empresa adota a melhor forma de atingir seus objetivos. A organização reage de maneira distinta às diversas mudanças que ocorrem. Como se trata de uma empresa aberta, flexível, e em constante interação com o ambiente externo, dependendo das mudanças a empresa precisa se adequar a nova realidade do ambiente, mas em alguns casos, as mudanças não provocam efeitos diretos na empresa, permitindo com que a empresa mantenha a sua estrutura. A Espaço engenharia se define como uma empresa proativa ( As empresas proativas são aquelas que sabem trabalhar de maneira eficaz o processamento da informação, tanto interna quanto externa, e desta maneira reduz as ameaças trazendo certeza de prosperidade e sobrevida de uma organização no mundo atual). A empresa não criou um nicho particular, pois esta aberta a diversas oportunidades e negócios dentro do setor de construção civil. A empresa também possui uma postura de competição e colaboração, internamente e externamente. A Espaço Engenharia participa de reuniões para discussões juntamente com as maiores construtoras de belo horizonte. A empresa também faz analises de assuntos como meio ambiente, lei de uso do solo. A empresa se define como competitiva no mercado, principalmente no que se refere a melhor preço e qualidade,

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

12 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

1.16.1.

Análise SWOT

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

13 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Forças As principais forças da empresa constituem o que podemos chamar de vantagens comparativas com outras empresas do mercado, gerando uma potencial expectativa de crescimento da empresa. • A pouca rotatividade é considerada uma força da organização, já que esta possui um quadro regular de empregados, que podem desempenhar melhor seus papéis quando permanecem mais tempo na empresa, devido a segurança que a pequena rotatividade proporciona. • A qualidade dos produtos ofertados é, também, abordada como força da empresa, pois criam uma boa imagem da marca e permitem a fidelização do cliente. • Os locais onde as obras são feitas podem ser considerados uma vantagem da empresa, pois correspondem a bairros nobres, cujos moradores dotam de maior poder aquisitivo. • Os preços dos produtos são bastante competitivos no mercado, o que permite que haja maior demanda pelas obras da empresa.

Fraquezas As fraquezas da empresa representam as áreas ou pontos em que a organização percebe que seus concorrentes possuem qualidades mais fortes, ou seja, tópicos que abordem aspectos a serem aprimorados na organização. • Devido ao pouco tempo de mercado, a Espaço não possui uma marca tão forte como outros concorrentes, o que pode gerar alguma desconfiança de consumidores que dispõem de pouca informação sobre o ramo de construção civil. • A Espaço é uma empresa de pequeno porte, o que não lhe permite realização de muitas obras simultaneamente. Por isso, alguns projetos de construção têm que ser arquivados e postergados.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

14 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

1.17. Dimensão-Tecnologia A Espaço engenharia utiliza a tecnologia adequada a cada prédio, as tecnologias utilizadas são as tecnologias de ponta que existem hoje no mercado de construção civil. Todos os procedimentos, como a fundação, alvenaria, estão descritos nas normas e procedimentos padrões internos, todo esse conjunto faz parte da ISSO 9000. Os processos são, normalmente, rotineiros, mas todos estão descritos nos manuais de prática padrão. As escolhas tecnológicas são feitas em função da realidade da obra. Se tem uma área com fundação profunda, há uma tecnologia pra ela; se tem uma área com muita água no subsolo, utiliza-se outra tecnologia pra ela; se tem um terreno que tem um declive muito alto, utiliza-se outra tecnologia. As tecnologias são escolhidas em função da realidade que enfrentam. O sistema é normalmente rígido, pois o processo de tijolo sobre tijolo sempre existiu. Porém, a forma de fazer com menos custo, maior produtividade, maior segurança existe, dependendo do momento em que está vivendo. A tecnologia é flexível e aberta, com isso, cria cargos com alto grau de autonomia. 1.18. Dimensão-Estrutura A empresa está organizada matricialmente (adaptam a forma funcional burocrática para fazer face a solicitações de situações especiais através do estabelecimento de subunidade , ou grupos com membros vindos de diferentes áreas funcionais ou departamentos), e dentre as teorias presentes encontram - se a teoria contingencial (em que a empresa está em interação com o meio externo),presença da teoria comportamental no que diz respeito a preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho). 1.19. Dimensão-Cultura Corporativa As pessoas contratadas são avaliadas por um perfil psicológico (a Espaço Engenharia tem uma empresa terceirizada que faz um laudo psicológico de toda pessoa que se candidata a uma vaga). Elas são contratadas em função da formação delas. O ethos dominante é o bem da organização e de seus funcionários. Não existe uma organização onde os funcionários não estão sendo bem atendidos e nem funcionários de uma organização desorganizada, as duas caminham juntas. Então, tem que ter a lucratividade da organização e o bem-estar dos funcionários. A isso 900 não permite a permanência de pessoas desmotivadas, como o “estou aqui pelo dinheiro”. O sistema da isso 900 detecta esse tipo de pessoa

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

15 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

e convence, treina e adéqua a pessoa a estar produzindo pelo prazer de produzir, tendo o dinheiro como conseqüência, e se a pessoa não entra nesse parâmetro, então a própria corporação expurga a pessoa. É meritocracia, tem que valorizar as pessoas que contribuem. Tem funcionários na Espaço Engenharia que trabalham pela motivação, dão resultado e ganham dinheiro por conseqüência, e tem aqueles que trabalham só pelo dinheiro e o dinheiro não vem. Os gerentes levantam quais os principais desafios que os administradores enfrentam na empresa, o perfil dos seus administradores, as habilidades mais valorizadas para cada nível gerencial dentro da empresa e as competências mais valorizadas nos seus gerentes. Tem o desafio básico, que é de toda empresa, que é ser lucrativa, mas não é a qualquer preço, é visando o bem social, tanto dos funcionários quanto do meio ambiente externo. Os desafios que enfrentam diariamente são para atingir esse objetivo. Os administradores são pessoas que tem uma capacidade mental e acadêmica suficiente para vencer os obstáculos. A competência mais valorizada, assim como em toda empresa, é a capacidade para antecipar e solucionar problemas, visando alta eficiência, redução de custo e lucro máximo. A cultura da empresa é totalmente democrática, ela nasceu dessa forma. A Espaço Engenharia compartilha todos os desafios e chamam todos os colaboradores para opinarem na respostas.

O Gráfico

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

16 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

ambiente

estratégia

tecnologia

estrutura

cultura

estável e certo

defensiva/ metas operacionais

rotina/ baixa autonomia

burocrática/ mecanicista

orientação econômica para o trabalho/ autoritária

turbulento/ imprevisível

proativa/sistema de aprendizagem

complexidade/ alta autonomia

orgânica

orientação pessoal para o trabalho/ democrática

Recomendações Após analisar diversas áreas da empresa, inclusive seu ambiente interno e externo, pode-se concluir que a Espaço Engenharia é uma empresa de construção civil de médio porte, inserida em um ambiente instável e complexo, com alto grau de incerteza. Dessa forma, é necessário que a organização atue de maneira mais orgânica, proativa, democrática e com tecnologia complexa. Contudo, não é exatamente isso que se percebe dentro da empresa; a tecnologia utilizada, muitas vezes é considerada rotineira e repetitiva, além de possuir uma estrutura burocrática, mecanicista. A despeito disso, pode-se afirmar que a Espaço constituiu sua estratégia e cultura bem moldadas em relação ao ambiente instável na qual se encontra, por isso, é considerada uma empresa competitiva e bem posicionada no mercado, muitas vezes se encontrando na posição de vantagem comparativa com seus concorrentes. 1.20. Recomendação #1 O processo tecnológico é, algumas vezes, rígido. Com isso, a empresa possui um desalinhamento em sua congruência entre as dimensões e, dessa forma, está posicionada de maneira inconsistente no mercado. Poderia aprimorar esse quesito através de um processo de produção mais flexível, em que a Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

17 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

empresa se comprometeria a buscar novas formas de produção civil, evitando criar processos rotineiros.

1.21. Recomendação #2 Por se encontrar em um alto grau de incerteza, a Espaço deveria usufruir de uma estrutura orgânica, menos burocrática. É necessário que isso aconteça devido a perda de tempo gerada por esse processo mecanicista, que atrapalha o fluxo de comunicação da empresa tanto com sua arte interna quanto externa. Para resolver esse problema, a Espaço deveria incentivar processos mais orgânicos, resolvendo solicitações de situações especiais de maneira mais pessoal e menos rígida.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

18 de 24


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Referências Bibliográficas

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. 2ed. São Paulo, Atlas, 2007. Cap. 2, 3, 4, 5, 8.

Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Campus Elsevier, 2003. Cap. 7, 8, 9, 10, 13, 17, 18.

MINTZBERG, Henry.Criando Organizações Eficazes. 2ª edição, Atlas, 2003. Cap. 1, 6, 7.

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

19 de 25


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

Anexos

1.22. Anexo #1 Entrevista com Jorge - Analista da empresa .

17/11/10

9.3 – Que tipo de tecnologia está sendo utilizada? Os processos de produção são rotineiros? Que escolhas tecnológicas a organização tem? Ela pode substituir sistemas rígidos por flexíveis? A tecnologia cria cargos com alto ou baixo grau de autonomia? A tecnologia é flexível? A empresa utiliza tecnologias adequadas a cada tipo de construcao, e claro, tecnologia de ponta no setor de construcao civil. A empresa afirmou que alguns processos podem ser definidos como rotineiros, e outros nao . Todos os processos vem descritos no manual de pratica padrao. As tecnologias utilizadas sao escolhidas em funcao da realidade e necessidade que a empresa enfrenta na obra. A empresa possui o sistema rigido, que ao longo dos anos passou por algumas mudancas, facilitando o trabalho, reduzindo custos, e otimizando o tempo, promovendo tambem mais seguranca. De acordo com a empresa, a tecnologia permite a criacao de cargos com alto grau de autonomia. A tecnologia da empresa e flexivel e aberta. 9.4- Como está estruturada a organização? Quais suas filosofias de administração? A organização é burocrática? A filosofia administrativa é autoritária e enfatiza prestação de conta e controle estrito? Ou, a filosofia é democrática, encorajando iniciativa, tomada de decisão e o empreendimento em todos os níveis? A filosofia enfatiza abordagens seguras ou é inovadora e assume riscos? Utiliza qual modelo: funcional, divisional ou matricial? Que tipos de departamentalização?

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

20 de 25


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

A empresa esta organizada matricialmente( adaptam a forma funcional burocratica para fazer face a solicitacoes de situacoes especiais atraves do estabelecimento de subunidade , ou grupos com membros vindos de diferentes areas funcionais ou departamentos ), e dentre as teorias presentes encontram - se a teoria contigencial ( em que a empresa esta em interacao com o meio externo),presenca da teoria comportamental no que diz respeito a preoculpacao com o comportamento organizacional (processo de trabalho). 9.5 - Que tipo de pessoas são empregadas e qual é o ethos (conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum de determinada comunidade) dominante dentro da organização? Que orientações as pessoas trazem ao ambiente de trabalho? A norma é um estrito compromisso do tipo “estou aqui pelo dinheiro” ou as pessoas estão procurando desafios e desenvolvimento? Quais os valores e crenças centrais determinam os padrões de cultura e subcultura corporativa? Gerentes: Levantar quais os principais desafios que os administradores enfrentam na empresa, o perfil dos seus administradores, as habilidades mais valorizadas para cada nível gerencial dentro da empresa e as competências mais valorizadas nos seus gerentes. A cultura tem uma orientação econômica para o trabalho/autoritária ou orientação pessoal para o trabalho/ democrática?

Os funcionarios contratados pela empresa sao recrutadas por uma empresa terceirizada ( especializada em rh/ gestao de pessoas). Claro que na espaco engenharia acaba ocorrendo casos em que alguns funcionarios possuem essa mentalidade focada somente no dinheiro. Mas como a empresa utiliza os padroes da ISO 9000, esse tipo de pessoas sao facilmente detectadas, e empresa durante o treinamento passa para o funcionario , a ideia de que a atividade tem que ser feita com prazer, e que o dinheiro e uma consequencia do trabalho bem feito. Toda empresa procura ser lucrativa. A Espaco engenharia funciona da mesma forma, entretanto a espaco engenharia se preoculpa com o bem estar dos funcionarios e do ambiente. Para a Espaco , os gerentes devem ser pessoas que possuem capacidade academica e mental suficiente para vencer os obstaculos. Dentre as habilidades que o gerente deve possuir, destacam - se a capacidade de antecipar e solucionar problemas, visando a auto eficiencia, reducao de custos e claro o lucro maximo. Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

21 de 25


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

A empresa se define como totalmente democratica, promovendo a participacao de colaboradores nos debates de desafios .

. 1.23. Anexo #2 Entrevista com Jorge - Analista da empresa.

17/11/10

9.1 - Existe

um departamento responsável pelo monitoramento do ambiente externo? Existe uma área responsável pela inteligência competitiva? Quais têm sido as medidas tomadas pela empresa para obtenção de informações acerca do monitoramento ambiental? Existe parceria interorganizacionais? Quais? Com qual o objetivo? Ele é estável ou turbulento, simples ou complexo? É fácil ver as interconexões entre os vários elementos do ambiente? Que mudanças estão ocorrendo no nível econômico, social, tecnológico, mercado, de relações trabalhistas e sociopolíticas? Essas mudanças impactam fortemente a organização? Qual é a possibilidade de alguma transformação total do ambiente, alguma transformação que possa criar nova oportunidade ou por em cheque as operações existentes?

a empresa possui uma area de monitoramento de acordo com a ISO 9000 ( grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão). a empresa esta em constante verificacao e medicao da competitividade da empresa no mercado.

9.2 – A

organização reage simplesmente a toda e qualquer mudança que ocorre? A organização analisa sistematicamente o ambiente externo? A organização está adotando uma postura inovadora, proativa, constantemente procurando novas oportunidades e avaliando as atividades atuais? A organização está tentando defender um nicho particular que ela criou no ambiente? A postura em relação ao ambiente é competitiva ou de colaboração? A empresa nao utiliza uma estrategia em particular, eles analizam os riscos e oportunidades, e a Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

22 de 25


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA partir desses dados, a empresa adota a melhor forma de atingir seus objetivos. A organizacao reage de maneira distinta as diversas mudancas que ocorrem. Como se trata de uma empresa aberta, flexivel, e em constante interacao com o ambiente externo, dependendo das mudancas a empresa precisa se adequar a nova realidade do ambiente, mas em alguns casos, as mudancas nao provocam efeitos diretos na empresa, permitindo com que a empresa mantenha a sua estrutura . A espaco engenharia se define como uma empresa proativa ( As empresas proativas são aquelas que sabem trabalhar de maneira eficaz o processamento da informação, tanto interna quanto externa, e desta maneira reduz as ameaças trazendo certeza de prosperidade e sobrevida de uma organização no mundo atual). A empresa nao criou um nicho particular , pois esta aberta a diversas oportunidades e negocios dentro do setor de construcao civil . A empresa tambem possui uma postura de competicao e colaboracao , internamente e externamente .a espaco engenharia participa de reunioes para discussoes juntamente com as maiores construtoras de belo horizonte.

1.24. Anexo #3

9.3.Dimensão-Tecnologia Entrevista com Túlio Rocha - Sócio da empresa .

10/11/10

 Que tipo de tecnologia está sendo utilizada? A Espaço engenharia usa a tecnologia adequada a cada prédio, as tecnologias utilizadas são as tecnologias de ponta que existem hoje no mercado de construção civil. Todos os procedimentos, como a fundação, alvenaria, estão descritos nas normas e procedimentos padrões internos, todo esse conjunto faz parte da isso 900.  Os processos de produção são rotineiros? Sim, às vezes e às vezes não, mas todos estão descritos nos manuais de prática padrão.  Que escolhas tecnológicas a organização tem? Como escolhem: em função da realidade da obra. Se tem uma área com fundação profunda, há uma tecnologia pra ela; se tem uma área com muita água no subsolo, utiliza-se outra tecnologia pra ela;se tem um terreno que tem um declive muito alto, utiliza-se outra tecnologia. As tecnologias são escolhidas em função da realidade que enfrentam.  Ela pode substituir sistemas rígidos por formas flexíveis? Tem um sistema rígido, pois o processo de tijolo sobre tijolo sempre existiu, mas na verdade, a forma de fazer com menos custo, maior produtividade, maior segurança existe, dependendo do momento em que está vivendo. Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

23 de 25


Análise Organizacional Espaço Engenharia Construções LTDA

 A tecnologia cria cargos com alto ou baixo grau de autonomia? Sim.  A tecnologia enrijece as operações ou é flexível e aberta? É flexível e aberta VER MORGAN CAP.3, MINTZBERG – Criando Organizações Eficazes, CHIAVENATO CAP.5,6,7,8,9,10 e 18, SLIDES 6 e7, SLIDES 9 e10 e SLIDE Análise Ambiental. 9.5.

Dimensão-Cultura Corporativa

 Que tipo de pessoas são empregadas e qual é o ethos (conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum de determinada comunidade) dominante dentro da organização? São pessoas que são avaliadas por um perfil psicológico(a Espaço Engenharia tem uma empresa terceirizada que faz um laudo psicológico de toda pessoa que se candidata a uma vaga). Elas são contratadas em função da formação delas. O ethos dominante é o bem da organização e de seus funcionários. Não existe uma organização onde os funcionários não estão sendo bem atendidos e nem funcionários de uma organização desorganizada, as duas caminham juntas. Então, tem que ter a lucratividade da organização e o bem estar dos funcionários, essa é a meta.  Que orientações as pessoas trazem ao ambiente de trabalho? A norma é um estrito compromisso do tipo “estou aqui pelo dinheiro” ou as pessoas estão procurando desafios e desenvolvimento? A isso 900 não permite esse tipo de comportamento, como o “estou aqui pelo dinheiro”. O sistema da isso 900 detecta esse tipo de pessoa e convence, treina e adéqua a pessoa a estar produzindo pelo prazer de produzir, tendo o dinheiro como conseqüência, e se a pessoa não entra nesse parâmetro, então a própria corporação expurga a pessoa. É meritocracia, tem que valorizar as pessoas que contribuem. Tem funcionários na Espaço Engenharia que trabalham pela motivação, dão resultado e ganham dinheiro por conseqüência, e tem aqueles que trabalham só pelo dinheiro e o dinheiro não vem.  Quais os valores e crenças centrais determinam os padrões de cultura e subcultura corporativa? Folha avulsa.  Gerentes: Levantar quais os principais desafios que os administradores enfrentam na empresa, o perfil dos seus administradores, as habilidades mais valorizadas para cada nível gerencial dentro da empresa e as competências mais valorizadas nos seus gerentes. Tem o desafio básico, que é de toda empresa, que é ser lucrativa, mas não é a qualquer preço, é visando o bem social, tanto dos funcionários

Revisado

Profa. Flávia M C Baêta Lara

Aprovado

Página

24 de 25

Profile for Camila Primola

Organizational Analysis of Espaço Construction & Engineering  

Theorical analysis of Espaco Construction and Engineering .

Organizational Analysis of Espaço Construction & Engineering  

Theorical analysis of Espaco Construction and Engineering .

Advertisement