Page 1

1

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

ANÁLISE DOS CANDIDATOS PARA O CARGO DE VEREADOR, ELEIÇÕES DE 2012, CIDADE DE CURITIBA.

CURITIBA 2012


2

EQUIPE TÉCNICA: Prof. Dr. Christian Luiz da Silva (coordenador) – Tutor Bolsista PET/ MEC Prof. Dr. Décio Estevão do Nascimento – Pesquisador Revisor

Bolsistas PET/ MEC: Gabriela Pelissari Machado Juliana Nami Fugii Letícia Sayuri Kumegawa Marta Chaves Vasconcelos Lucas Eduardo Mathias Heloísa Sbrissia Selzler Letícia Duwe Leila Aparecida Szychta

FINANCIAMENTO: Programa de Educação Tutorial (PET) – Ministério da Educação Proext 2010 – Programa de Extensão: projeto “Observatório Socioeconômico de Políticas Públicas e Inclusão Produtiva”

APOIO: Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP – UTFPR) Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE – UTFPR) Departamento de Gestão e Economia (DAGEE – UTFPR)


3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISES DOS RESULTADOS............................................. 5


4

INTRODUÇÃO Eleição é o processo mediante o qual um grupo social escolhe seu governante ou seu representante político por meio do voto. Nos países democráticos, o exercício do voto é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. É por meio dele que o indivíduo participa do poder público e manifesta a sua vontade. No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para os jovens que tenham entre 16 e 18 anos. As pessoas que deixam de votar, em qualquer eleição, devem justificar-se diante da Justiça Eleitoral para conservar seus direitos sociais. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Nesse trabalho podem-se observar os candidatos ao cargo de vereador na Cidade de Curitiba para as eleições de 2012. Há informações como a escolaridade, bairro onde reside, idade, religião, profissão e a descrição dos partidos políticos. Informações que são muitos importantes para todos os cidadãos. Para este estudo, foi utilizado, principalmente, o banco de dados do Jornal Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/candidatos), que foi alimentado pelos próprios candidatos a vereador em Curitiba (eleições 2012). Para análise relativa das liberdades econômica e civil, foram confrontadas as indicadas pelo candidatos na base de dados e as tidas como pressupostos nas ideologias dos partidos, buscadas nos seus discursos encontrados em sítios internet. No caso, padronizando a natureza da fonte, foram utilizadas as informações disponibilizadas no Wikipedia.


5

PERFIL DOS CANDIDATOS O Gráfico 1 apresenta dados referentes à formação dos candidatos ao cargo de vereador na cidade de Curitiba. Apesar de haver candidatos que sabem apenas ler e escrever, as porcentagens dos que possuem ensino médio e ensino superior são as mais altas, totalizando 78%. Apenas 7 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.

Gráfico 1 – Formação dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O Gráfico 2 apresenta a faixa etária dos candidatos. A maior parcela situa-se na faixa de 40 a 50 anos.. Apenas 2 candidatos não forneceram informações para a pesquisa. Gráfico 2 - Idade dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O Gráfico 3 mostra a o percentual de candidatos que já ocupou (ou não) cargos públicos. Nota-se que os valores não são tão discrepantes, contudo, a maioria (60%) afirma não ter ocupado. 147 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.

Gráfico 3 – Ocupação em cargo público dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O Gráfico 4 apresenta a Classificação de Nolan. Criado pelo cientista político norteamericano David Nolan, o diagrama que leva seu nome é um teste capaz de identificar e classificar quem o responde de acordo com o pensamento de cada grande grupo político. São feitas dez perguntas relacionadas à intervenção do estado na economia e à intervenção do estado na sociedade civil. Há cinco resultados possíveis de acordo com as respostas dadas às perguntas: direita (defendem liberdade econômica e controle da liberdade do indivíduo), esquerda (defendem restrições na economia e liberdade individual), libertarianismo (favoráveis à liberdade nos dois campos), estatismo (favoráveis à restrição nos dois campos) e centrismo (equilíbrio entre intervenção e liberação). A partir dos dados, nota-se que a maioria declarou-se centrista, ou seja, defendem o equilíbrio nas duas formas de intervenção. 159 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.


6

Gráfico 4 – Classificação de Nolan dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

A partir da classificação de Nolan, estabelece-se uma das possíveis dimensões que caracterizam as perspectivas e posições políticas. Neste caso, o gráfico 5 apresenta as porcentagens que cada candidato considera como ideais em relação à intervenção do Estado na vida individual, nos direitos e na privacidade dos indivíduos da sociedade. 159 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.

Gráfico 5 – Opinião sobre Liberdade Civil dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O gráfico 6 apresenta uma segunda perspectiva, mostrando a opinião dos candidatos em relação ao que julgam como tamanho ideal de intervenção do Estado na economia. Conclui-se que a maior parcela defende uma intervenção entre de 21% a 40%, seguida de perto pelos que defendem de 41% a 60%. 159 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.

Gráfico 6 – Opinião sobre Liberdade Econômica dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012 Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Considerando os bairros de domicílio, nota-se, no gráfico 7, que há uma maior frequência de candidatos que residem no Boqueirão e na Cidade Industrial de Curitiba, seguido pelos bairros Cajuru e Sítio Cercado. A parcela referente a 54%, diz respeito aos demais bairros, que apresentam um número inferior a 14 candidatos residentes em cada um deles, somando-se um total de 65 bairros. 159 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.

Gráfico 7 – Bairro de domicílio dos candidatos a vereador, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Em relação à divisão doscandidatos a vereador entre partidos, , a maioria é filiada ao Partido Social Cristão (PSC), seguido do Partido Social Liberal (PSL). Os partidos que apresentam o menor número de filiados são: Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e Partido Pátria Livre (PPL), ambos com apenas um candidato, observados no gráfico 8. Gráfico 8 – Números de candidatos a vereador distribuídos em partidos políticos, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Observa-se no gráfico 9 que a maior parcela dos candidatos são católicos, seguida dos evangélicos.189 candidatos não forneceram informações para a pesquisa.


7

Gráfico 9 – Religião dos candidatos a vereador na cidade de Curitiba – set.2012 Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

A legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (19641985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar. Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos. Atualmente existem 30 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


8

PERFIL DOS PARTIDOS POLÍTICAS E DOS CANDIDATOS Para as eleições de 2012 na Cidade de Curitiba para o cargo de vereador há os seguintes partidos políticos, os quais são comentados abaixo. PDT – Partido Democrático Trabalhista - O Partido Democrático Trabalhista (PDT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda e de ideologia trabalhista, fundado por políticos e intelectuais brasileiros no final da década de 1970, logo após o início do processo de abertura política da ditadura militar. Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 27 candidatos do partido (6 deles não forneceram informações para pesquisa. O gráfico 10 aponta que o maior percentual dos candidatos a vereador pelo PDT (43%) possui uma ideologia estatista (favoráveis à restrição nos dois campos), seguido pelos centristas. Entretanto, o partido possui uma ideologia de esquerda (que prega restrições na economia e liberdade individual). Logo, apenas 10% dos candidatos pelo PDT enquadra-se inteiramente na ideologia de seu partido.

Gráfico 10 - Classificação dos candidatos PDT segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Os gráficos 11 e 12 indicam que o maior percentual de candidatos a vereador pelo PDT defende de 0 a 20% de liberdade civil e de 21 a 40% de liberdade econômica, respectivamente. Porém, sabendo-se que o partido é de esquerda, apenas a porcentagem de intervenção do estado no tocante à liberdade civil defendida pelos candidatos vai ao encontro da ideologia do partido. A porcentagem de liberdade econômica defendida pela maioria dos candidatos deveria estar acima dos 50% (71% defende até 40%)

Gráfico 11 - Liberdade Civil dos candidatos do PDT, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 12 - Liberdade Econômica dos candidatos do PDT, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 1 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador.

Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil


9

Liberdade Econômica Quadro 1 – Avaliação dos candidatos do PDT, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro - O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é o maior partido político brasileiro, apesar de não ter até hoje elegido nenhum Presidente da República por meio do voto direto. Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista (equilíbrio entre intervenção e liberação).. Nas eleições de 2012, há 41 candidatos do partido para vereador na Cidade de Curitiba e (5 que não forneceram as informações para pesquisa). O gráfico 13 apresenta que 44% dos candidatos a vereador do PMDB segue uma ideologia centrista, ou seja, quase a metade dos está em sintonia com a ideologia do partido..

Gráfico 13 - Classificação candidatos PMDB segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Os gráficos 14 e 15 indicam que 78% dos candidatos a vereador pelo PMDB defende liberdade civil abaixo dos 40% (39% dos candidatos na faixa de 0-20% e os demais 39% na faixa de 21-40% de liberdade civil). Com relação à liberdade econômica, nota-se que a maioria dos candidatos (52%) do partido enquadra-se na faixa de 0 a 40% de liberdade. Contudo, a ideologia do PMDB – centrista – exige que haja um equilíbrio entre intervenção e liberação. Ou seja, os percentuais de liberdades civil e econômica defendidas pelos candidatos estão abaixo do que, em princípio, deveriam estar (o ideal para centristas seria a faixa dos 41 a 60%). Gráfico 14 - Liberdade Civil dos candidatos do PMDB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 15 - Liberdade Econômica dos candidatos do PMDB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 2 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 2 – Avaliação dos candidatos do PMDB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores.


10 Nota:

Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PP – Partido Progressista - O Partido Progressista, cuja sigla oficial é PP, , segundo informações do TSE, é o segundo maior partido do país. As origens do Partido Progressista estão ligadas à ditadura militar (1964–85). Possui uma orientação política de direita (defendem liberdade econômica e controle da liberdade do indivíduo). Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba, há 43 candidatos do partido (12 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PP é de direita, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo. Apenas 23% dos candidatos defendem a ideologia de direita, enquanto a maior parcela dos candidatos do PP (42%) prega a ideologia estatista (gráfico 16).

Gráfico 16 - Classificação candidatos PP segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdades civil e econômica, os gráficos 17 e 18 demonstram que a maioria dos candidatos do PP enquadra-se na faixa entre 0 - 20% de liberdade civil e entre 21 - 40% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (direita) defende baixa liberdade civil e alta liberdade econômica, pode-se concluir que a porcentagem relacionada à liberdade civil não está dentro do padrão do partido. Já no que concerne à liberdade econômica dá para inferir que está coerente com a ideologia do partido (58% defende uma intervenção de até 40%).

Gráfico 17 - Liberdade Civil dos candidatos do PP, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 18 - Liberdade Econômica dos candidatos do PP, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 3 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 3 – Avaliação dos candidatos do PP, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido


11 Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PPS – Partido Popular Socialista - O Partido Popular Socialista (PPS) foi criado frente a uma nova ordem internacional, após a queda dos antigos modelos comunistas (fim da URSS e da Guerra Fria). Sua fundação ocorreu em 1992 e obteve registro permanente em 19 de março de 1992. O PPS possui uma orientação política de esquerda (baixa intervenção nas liberdades individuais e restrições na econômica). Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 52 candidatos do partido (09 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PPS é de esquerda, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo (61% dos candidatos se define como centrista)(gráfico 19).

Gráfico 19 - Classificação candidatos PPS segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 20 e 21 demonstram que a maioria dos candidatos do PPS (70%) enquadra-se na faixa entre 0 - 40% de liberdade civil e entre 41 - 60% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (esquerda) exige alta liberdade civil e baixa liberdade econômica, pode-se concluir que os candidatos do partido estão dentro das porcentagens esperadas.. Gráfico 20 - Liberdade Civil dos candidatos do PPS, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 21 - Liberdade Econômica dos candidatos do PPS, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 4 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 4 – Avaliação dos candidatos do PPS, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PRP – Partido Republicano Progressista - O Partido Republicano Progressista (PRP) disputa as eleições brasileiras desde 1990 e obteve registro definitivo em 22 de novembro de 1991.


12

O PRP possui uma orientação política de direita (controle das liberdades individuais e alta liberdade econômica). Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 50 candidatos do partido (22 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PRP é de direita, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo: apenas 18% dos candidatos segue a ideologia de direita, enquanto a maioria dos candidatos (53%) segue a ideologia centrista (gráfico 22). Gráfico 22 - Classificação candidatos PRP segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 23 e 24 demonstram que a maioria dos candidatos do PRP (72%) enquadra-se na faixa entre 0 - 40% de liberdade civil e entre 41 - 80% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (direita) defende baixa liberdade civil e alta liberdade econômica, pode-se concluir que as porcentagens de liberdade civil e econômica não estão dentro do que dita a ideologia do partido.

Gráfico 23 - Liberdade Civil dos candidatos do PRP, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 24 - Liberdade Econômica dos candidatos do PRP, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 5 mostra uma comparação da ideologia do partido com respostas os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 5 – Avaliação dos candidatos do PRP, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido


13

PSB – Partido Socialista Brasileiro - O Partido Socialista Brasileiro (PSB)foi criado em 1947. O PSB possui uma orientação política de esquerda (alta liberdade individual e restrições à liberdade econômica). Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 24 candidatos do partido (03 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PSB é de esquerda, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo: apenas 5% dos candidatos seguem a ideologia de esquerda, enquanto a maior parcela dos candidatos (47%) segue a ideologia centrista (gráfico 25). Gráfico 25 - Classificação candidatos PSB segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 26 e 27 demonstram que a maioria dos candidatos do PSB enquadra-se na faixa que defende entre 0 - 20% de liberdade civil e entre 21 - 40% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (esquerda) prega alta liberdade civil e baixa liberdade econômica, pode-se concluir que as porcentagens de liberdade civil estão dentro do padrão, mas de liberdade econômica não estão dentro do esperado (62% defende intervenção do Estado em até 40%).

Gráfico 26 - Liberdade Civil dos candidatos do PSB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 27 - Liberdade Econômica dos candidatos do PSB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 6 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 6 – Avaliação dos candidatos do PSB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PSC – Partido Social Democrata Cristão - O Partido Social Cristão (PSC) obteve registro definitivo em 29 de março de 1990. O PSC possui uma orientação política de direita (restrição às liberdades individuais e alta liberdade econômica). Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 63 candidatos do partido (14 dos quais não forneceram as informações para pesquisa).


14

Tendo em vista que a ideologia do PSC é de direita, conclui-se pelos dados coletados que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo: apenas 10% dos candidatos segue a ideologia de direita, enquanto a maioria dos candidatos (53%) segue a ideologia centrista (gráfico 28). Gráfico 28 - Classificação candidatos PSC segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 29 e 30 demonstram que a maioria dos candidatos do PSC enquadra-se na faixa entre 21 e 40% de liberdade civil e entre 41 e 60% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (direita) exige uma intervenção nas liberdades individuais e liberação econômica, a maioria dos candidatos do partido deveria defender uma intervenção do Estado na liberdade civil acima de 41%, e abaixo de 40% na liberdade econômica (47% defende entre 0 e 40% de intervenção).

Gráfico 29 - Liberdade Civil dos candidatos do PSC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 30 - Liberdade Econômica dos candidatos do PSC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 7 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 7 – Avaliação dos candidatos do PSC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PSDC – Partido Social Democrata Cristão - O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) é um partido político de inspiração na Democracia-Cristã (Centro-direita). Nas eleições de 2012, para vereador na Cidade de Curitiba, há 51 candidatos do partido (13 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Partindo do princípio que o PSDC segue uma ideologia preponderantemente centrista (enquadrando dentro da classificação de Nolan), considerar-se-à que a maioria dos candidatos a vereador pelo PSDC se enquadra na ideologia do partido, visto que 42% se declara centristas e 12% de direita. Vale a pena ressaltar a alta porcentagem de candidatos com perfil estatista (gráfico 31).


15

Gráfico 31 – Classificação candidatos PSDC segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Conforme os gráficos 32 e 33 a maioria dos candidatos a vereador pelo PSDC enquadrase na faixa de 21 a 40% tanto de liberdade civil quanto liberdade econômica. Contudo, tendo em vista que o partido possui uma ideologia centrista, a porcentagem de liberdade civil dos candidatos deveria estar em torno dos 50%, sendo que 89% defendem de 0 a 40% no nível de intervenção do Estado. A porcentagem de liberdade econômica da maioria dos candidatos não está de acordo com a ideologia centrista do partido: 58% defende de 0 a 40% de intervenção.

Gráfico 32 - Liberdade Civil dos candidatos do PSDC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 33 - Liberdade Econômica dos candidatos do PSDC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 8 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 8 – Avaliação dos candidatos do PSDC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira - O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi fundado em 25 de junho de1988 por importantes figuras do cenário político brasileiro. O PSDB possui uma orientação política centrista (equilíbrio entre intervenção

e não intervenção do Estado) . Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 20 candidatos do partido (03 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PSDB é centrista, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido segue a ideologia do mesmo, pois a maioria dos candidatos (59%) segue a ideologia centrista (gráfico 34). Gráfico 34 - Classificação candidatos PSDB segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.


16

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 35 e 36 demonstram que a maioria dos candidatos do PSDB enquadra-se nas faixas entre 21 - 40% e 41 – 60% de liberdades civil e econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (centrista) exige um equilíbrio entre intervenção e liberação, a maioria dos candidatos do partido está dentro do padrão esperado.

Gráfico 35 - Liberdade Civil dos candidatos do PSDB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 36 - Liberdade Econômica dos candidatos do PSDB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 9 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 9 – Avaliação dos candidatos do PSDB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PSL – Partido Social Liberal - O Partido Social Liberal (PSL) obteve registro definitivo em 2 de junho de 1998. O PSL possui uma orientação política de direita. Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 57 candidatos do partido (19 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PSL é de direita, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo: apenas 24% dos candidatos segue a ideologia de direita, enquanto a maior parcela dos candidatos (38%) segue a ideologia estatista (gráfico 37).

Gráfico 37 - Classificação candidatos PSL segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 38 e 39 demonstram que a maioria dos candidatos do PSL enquadra-se na faixa entre 0 - 20% de liberdade civil e entre 21 - 40% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (direita) exige baixa liberdade civil e alta liberdade econômica, pode-se considerar que a porcentagem de liberdade civil não está dentro do padrão, mas de liberdade econômica estaria perto do padrão.


17

Gráfico 38 - Liberdade Civil dos candidatos do PSL, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 39 - Liberdade Econômica dos candidatos do PSL, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 10 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 10 – Avaliação dos candidatos do PSL, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PT – Partido Trabalhista - O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em 1980, sendo um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América do Sul. O PT possui uma ideologia centrista-esquerda. Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 25 candidatos do partido forneceram informações para a pesquisa. Sabendo-se que o PT possui uma ideologia centrista-esquerda, o gráfico 40 mostra que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido possuem realmente uma ideologia centrista (56%), com um pequeno viés esquerdista (4%)..

Gráfico 40 - Classificação candidatos PT segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

A ideologia do partido, predominantemente centrista (dentro da classificação de Nolan), favorece uma tendência a um equilíbrio entre intervenção e não intervenção do Estado nas liberdades civil econômica. Observa-se, com auxílio dos gráficos 41 e 42, que a maioria dos candidatos (76%) defende as faixas de intervenção entre 0 e 40% na liberdade civil, indo de encontro à ideologia do partido. Em termos de liberdade econômica acontece o mesmo, onde 80% dos candidatos defendem faixas de liberdade econômicas entre 0 e 40%. Gráfico 41 - Liberdade Civil dos candidatos do PT, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 42 - Liberdade Econômica dos candidatos do PT, Cidade de Curitiba, 2012.


18 Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 11 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 11 – Avaliação dos candidatos do PT, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro - O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) existiu durante dois períodos: no período democrático de 1945 a 1965 e sendo recriado após a Abertura do Regime Militar. O PTB possui uma orientação política de direita. Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 53 candidatos do partido (15 dos quaise não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PTB é de direita, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo. Apenas 13% dos candidatos segue a ideologia de direita, enquanto a maior parcela dos candidatos (45%) segue a ideologia estatista, seguida pela parcela de centristas (39%) (gráfico 43).

Gráfico 43 - Classificação candidatos PTB segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 44 e 45 demonstram que a maioria dos candidatos do PTB enquadra-se na faixa entre 0 - 20% de liberdade civil e entre 21 - 40% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (direita) exige controle da liberdade civil e alta liberdade econômica, pode-se concluir que a porcentagem de liberdade civil não está dentro do padrão esperado, mas em termos de liberdade econômica está dentro.. Gráfico 44 - Liberdade Civil dos candidatos do PTB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 45 - Liberdade Econômica dos candidatos do PTB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 12 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador.


19

Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 12 – Avaliação dos candidatos do PTB, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PTC – Partido Trabalhista Cristão - O Partido Trabalhista Cristão (PTC) obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990. O PTC possui uma orientação política de direita. Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 36 candidatos do partido (09 dos quais não forneceram as informações para pesquisa). Tendo em vista que a ideologia do PTC é de direita, conclui-se que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido não segue a ideologia do mesmo: apenas 15% dos candidatos segue a ideologia de direita, enquanto a maioria dos candidatos (59%) - segue a ideologia estatista. (gráfico 46). Gráfico 46 - Classificação candidatos PTC segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Quanto às porcentagens de liberdade civil e econômica, os gráficos 47 e 48 demonstram que a maioria dos candidatos do PTC enquadra-se na faixa entre 0 - 20% de liberdade civil e entre 21 - 40% de liberdade econômica. Tendo em vista que a ideologia do partido (direita) exige baixa liberdade civil (alta restrição) e alta liberdade econômica, pode-se concluir que a porcentagem de liberdade civil não está de acordo com a ideologia,, mas a de liberdade econômica está dentro do esperado (66% defende intervenções entre 0 e 40%). Gráfico 47 - Liberdade Civil dos candidatos do PTC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 48 - Liberdade Econômica dos candidatos do PTC, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 13 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 13 – Avaliação dos candidatos do PTC, Cidade de Curitiba, 2012.


20 Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido

PV – Partido Verde - O Partido Verde (PV) surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas em curso na Europa. O PV possui uma orientação política centrista. Nas eleições de 2012 para vereador na Cidade de Curitiba há 24 candidatos do partido (apenas 1 candidato não forneceu as informações para pesquisa). O gráfico 49 indica que a maior parcela dos candidatos a vereador pelo PV (48%) possui uma ideologia centrista, o que vai ao encontro da ideologia do partido.

Gráfico 49 - Classificação candidatos PV segundo Diagrama de Nolan, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Contrariamente à ideologia centrista do PV, , os gráficos 50 e 51 de liberdade civil e econômica, respectivamente, mostram que a maioria dos candidatos a vereador pelo partido defendem maiores liberdades civil (84% de 0 a 40%) e econômica (60% entre 0 e 40%)

Gráfico 50 - Liberdade Civil dos candidatos do PV, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

Gráfico 51 - Liberdade Econômica dos candidatos do PV, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Candibook – Gazeta do Povo - Portal dos candidatos 2012.

O quadro 14 mostra uma comparação da ideologia do partido com os posicionamentos dos candidatos a vereador. Candidatos x Partido Classificação de Nolan Liberdade Civil Liberdade Econômica Quadro 14 – Avaliação dos candidatos do PV, Cidade de Curitiba, 2012. Fonte: Elaborado pelos autores. Nota: Mais de 50% dos candidatos se enquadra na ideologia do partido Mais de 50% dos candidatos não se enquadra na ideologia do partido


21

Referências CARREIRÃO, Yan de S. Ideologia e partidos políticos: um estudo sobre coligações em Santa Catarina. Opinião Pública, v. 12, n. 1, p. 136-163, 2006. Disponível em: <http:// www.scielo.br/pdf/op/v12n1/29401.pdf> WIKIPÉDIA. Partido Democrático Trabalhista. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Democr%C3%A1tico_Trabalhista. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_do_Movimento_Democr%C3%A1tico_Brasileiro. em 03 de Setembro de 2012.

Acesso

WIKIPÉDIA. Partido Progressista. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Progressista_(Brasil). Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido Popular Socialista. Disponível em: Partido_Popular_Socialista. Acesso em: 03 de Setembro de 2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/

WIKIPÉDIA. Partido Republicano Progressista. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Republicano_Progressista. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido Socialista Brasileiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Socialista_Brasileiro. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido Social Cristão. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Social_Crist%C3%A3o. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido da Social Democracia Brasileira. Disponível em: http:// pt.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Social_Democracia_Brasileira. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido Social Liberal. Disponível em: Partido_Social_Liberal. Acesso em: 03 de Setembro de 2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/

WIKIPÉDIA. Partido dos Talhadores. Disponível em: Partido_dos_Trabalhadores. Acesso em: 03 de Setembro de 2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/

WIKIPÉDIA. Partido Trabalhista Brasileiro. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Trabalhista_Brasileiro. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido Trabalhista Cristão. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/ Partido_Trabalhista_Crist%C3%A3o. Acesso em: 03 de Setembro de 2012. WIKIPÉDIA. Partido Verde. Disponível em: Partido_Verde_(Brasil). Acesso em: 03 de Setembro de 2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/


22

Vereadores Curitiba  

Relatório Vereadores Curitiba das eleições 2012.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you